Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

[caption id="attachment_4389" align="aligncenter" width="450" caption="Divi-divi na praia Arashi, em Aruba"]Divi-divi na praia Arashi, em Aruba[/caption]

[caption id="attachment_4390" align="aligncenter" width="350" caption="Praia particular de Cas Abou, Curaçao"]Praia particular de Cas Abou, Curaçao[/caption]

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

[caption id="attachment_4391" align="aligncenter" width="450" caption="Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)"]Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)[/caption]

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4392" align="aligncenter" width="450" caption="Praia Grote Knip, Curaçao"]Praia Grote Knip, Curaçao[/caption]

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

[caption id="attachment_4393" align="aligncenter" width="300" caption="Curaçao: na sinagoga"]Curaçao: na sinagoga[/caption]

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4396" align="aligncenter" width="350" caption="Baby Beach, Aruba"]Baby Beach, Aruba[/caption]

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, "fabricada",  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

[caption id="attachment_4395" align="aligncenter" width="450" caption="Breezes, Curaçao"]Breezes, Curaçao[/caption]

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Dionísio
DionísioPermalink

RIQ, já houve aqui consulta sobre o The Aruban Resort, que eu opinei por não recomendar, mas que é um hotel com tarifas bem atraentes.

Hoje, por acaso, encontrei a notícia no portal oficial de turismo de Aruba de que o Aruban Resort foi à falência e as autoridades recomendam que quem tem reservas contate seu agente de viagens para mudar.

Abaixo, a notícia

Aruban Resort Update
Category Hotels Date Tuesday, January 12th, 2010

The courts of Aruba declared KL Sales, Marketing and Management Company N.V, the management company of the Aruban Resort bankrupt on December 17, 2009. Two trustees have been appointed by the court to oversee the bankruptcy proceedings. The Aruban Resort is closed down until further notice.

At this time, we advise all future guests with reservations at The Aruban Resort to reschedule their visit and contact a travel professional for alternate accommodations. Aruba’s hospitality industry is always at the service of our guests, with the islands many fine properties available to reach out to displaced guests. Reservations can be booked directly through www.aruba.com. As a result of the bankruptcy status of the resort, and the fact that The Aruban is a privately owned company, no further information on this situation is available at this time.

For inquiries about The Aruban Resort, please contact the trustees appointed by the court of Aruba:

Law firm of A. Swaen N.V.
Lawyer: Mr. Arie Swaen
Address: Venezuelastraat # 17
Tel: (297) 582-1420
Fax: (297) 582-2013
E-mail: arie@sbplawyers.com

Law firm of Kloes & Partners
Lawyer: Mr. W.G.T. M. Kloes
Address: L.G. Smith Blvd. 22
Tel: (297) 582-4417
Fax: (297) 583-3246
E-mail: kloesw@kloeslawyers.com

ROBERTO  DELMAN
ROBERTO DELMANPermalink

Ricardo ,uma unica e objetiva pergunta :O mar das melhores praias de curaçao tem o mar mais cristalino, q as melhores praias de aruba, ou sao equivalentes nesse quesito?
abraços . ROBERTO

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pro meu gosto, as praias mais bonitas de Curaçao são mais bonitas que as praias de Aruba. Mas Aruba oferece praias legitimamente caribenhas que dão menos trabalho para chegar.

roberto delman
roberto delmanPermalink

Ricardo (e os blogueiros q ja foram p/ aruba /curaçao), desculpem a insistencia, mas pelas inumeras fotos q vi de aruba e curaçao, a impressao q fica e q curaçao tem as aguas mais azuis e transparentes,tipo caribe autentico, e aruba me parece menos transparente (algo leitosa?) e mais esverdeada.
É isso, ou aruba tb tem a mesma transparencia q curaçao?
Mais uma vez, desculpem a insistencia, e desde ja agradeço.
ROBERTO DELMAN.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Depende um pouco da hora da foto e da incidência do sol.

Mas em termos gerais praias menores, tipo enseadinhas, tendem a ter água mais cristalina. É o caso das pequenas praias de Curaçao.

As praias de Aruba são mais extensas e menos recortadas. Mas têm, sim, o legítimo azul-bebê do Caribe -- que, para mim, é o que define as praias da região, mais do que a transparência da água.

Se você se sente mais atraído pelo visual das prainhas de Curaçao, então é pra lá que você tem que ir.

Mas em momento nenhum dá pra dizer que as praias de Aruba não sejam caribenhas.

roberto delman
roberto delmanPermalink

valeu ric,pela dica.
abçs,roberto delman e...como vc diz na band-news,viage na viagem!!

Júlio
JúlioPermalink

Riq,grato pela resposta sobre Nicaragua.

Gisele
GiselePermalink

Gente, alguém ja fez cruzeiro por essas areas?

Cecilia
CeciliaPermalink

Fiquei sabendo do voo da GOL para Curaçao e Aruba por esse post!
Consegui emitir três bilhetes na semana passada,utilizando pontos do Smiles, mas só para a primeira semana de agosto; para julho não é mais possível. Fiz reservas no Marriott a U$ 219 o apto. triplo, com duas double beds.
Como tenho filho e marido que mergulham, peço dicas nessa área!

Mary Walmsley
Mary WalmsleyPermalink

Oi Cecília,

Que sorte! Só consegui emitir as passagens de ida. Teremos que comprar a volta.
Também sou mergulahdora e já comecei a fazer algumas pesquisas sobre pontos de mergulho em Curaçao, já que da primeira vez que fui, não conseguir mergulhar.
No site www.curacao.com (com versão em um português meio truncado), tem a lista de todos o pontos de mergulhos da ilha ( http://www.curacao.com/Choose-Your-Adventure/Diving-Snorkeling/Dive-Sites ). E vc irá descobrir coisas incríveis, como um "Cemitério de Carros" no fundo do mar, um avião "naufragado", além de maravilhosas barreiras de corais.
Na praia de Port Marie, é possível fazer mergulho autônomo (com cilindro), mas o snorkeling já é de tirar o fôlego.
Em Aruba, é possível penetrar 2 aviões também, numa mesma saída. Além disso o maior navio naugrafado do Caribe está nessa ilha. Nesse mergulho você pode acompanhar seu marido e filho, pois como não é muito profundo, dá para fazer snorkeling.

Daniel
DanielPermalink

Grande Ricardo, colegas viajantes...
Fiquei muito feliz de ir navegando pela internet e me deparar com esta página, achei que ia resolver minha dúvida, tudo piorou agora, minha dúvida e cada vez maior.
Vou passar minha Lua de mel em Aruba ou Curaçao, vou partir para um destes destinos em maio de 2010.
Vi o hotel que uma colega citou acima em Curaçao, Kura Hulunda Resort, seria um hotel interesante para passar uma lua de mel, pelo site me pareceu um grande hotel?
E quanto a Aruba, náo achei nenhum comentário sobre o Riu Palace, é um bom hotel? Esses hoteis com All-incluse e legal ou é furada?
Na opinião dos casados, ex-viajantes destes belos destinos, o que seria ideal mesmo para ir numa viagem de recém casados.
Tamos querendo um negócio calmo, sem muita agitação. Não temos interese em fazer compras tbm, pois vamos ficar 3 dias em Miami na volta (temos que comprar coisas para casa...)
Agradeceria muito por mais e mais opiniões.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Kurá Hulanda é o hotel mais charmoso de Curaçao. São dois: um num quarteirão tombado em Willemstad e outro numa prainha da ponta oeste da ilha. Mas essa prainha não é grande coisa. As melhores praias de Curaçao não têm hotel.

Riu Palace, como todos os hotéis all-inclusive, valem a pena só quando você quer curtir exclusivamente o hotel, sem sair para jantar nem passar dias inteiros passeando.

Eneida
EneidaPermalink

Oi Daniel,

Eu passei minha lua-de-mel em Curaçao, no hotel Kura Hulanda, e achei muito bacana. Não entendi se você quis dizer "grande hotel" no sentido de tamanho, mas nós escolhemos este hotel justamente porque não queríamos os grandes hotéis das redes americanas, tipo Hilton, etc.

O hotel é um charme, tem bons restaurantes, e você aproveita um pouco da cidade, Willemstad. Para quem gosta de mergulhar (meu marido mergulha), Curaçao também é melhor que Aruba.

Espero ter ajudado para que você tenha uma lua-de-mel maravilhosa!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ótimo! E.... ops -- Esqueci de adicionar o London para principiantes nas páginas de blogs e de Londres! Vou já!

Eneida
EneidaPermalink

Obrigada Riq! smile)

Bruno
BrunoPermalink

DANIEL

Eu fiquei num all inclusive,e não me arrependo. Fiz passeios de dias inteiros quase todos os dias,não fiquei preso ao hotel não. Quanto a comer somente no hotel...bem, no meu tinha 5 restaurantes mais 2 bares, sendo que um dos restaurantes e os bares ficam abertos das 7:00h até as 12:00h... Não me arrempedi nem um pouco de comer no hotel quase todos os dias... Espero que essa informação possa ajudar.
Bruno

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bruno, para a maioria das pessoas comer todos os dias no hotel num lugar onde há restaurantes lá fora é ficar preso no hotel mrgreen

Bruno
BrunoPermalink

Rcardo,
Entendo, só quis passar minha experiencia...esqueci de dizer que das 8 noites que fiquei jantei em 7 lugares diferentes... todos dentro do hotel. Acredito que as pessoas pensam que comer no hotel é comer sempre no mesmo restaurante, e no meu caso pelo menos, não foi nada assim.
Um abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim, Bruno. Mas o freguês precisa ter um certo tipo de temperamento para gostar disso, para ver o lado bom de não precisar sair do hotel para ir ao restaurante e não precisar esquentar sobre como voltar para casa.

Para muita gente, porém, sair, escolher um restaruante na rua, dar um rolê, consumir fora do hotel são momentos importantes da viagem. Para esses o all-inclusive não é indicado em lugares onde há vida fora do hotel, como é o caso de Aruba.

Silvana
SilvanaPermalink

Oi Dionisio,
Um day-use num hotel perto da praia seria ótimo! Se eu encontrar um baratinho...dá pra encarar! De qualquer forma, vou pesquisar sobre o parque aquatico tb.
Muito obrigada pelas dicas.
Silvana.

Dionísio
DionísioPermalink

Silvana, de nada. Se encontrares algo, conta para nós!

Andrea
AndreaPermalink

Olá, Ricardo!

Primeiramente, parabéns pelo blog e pelas dicas que você dá na Band News no quadro Viaje na Viagem. Eu e meu marido te ouvimos todas as noites aqui no Rio de Janeiro, pois sintonizamos na Band durante o jantar e esperamos ansiosos pelas suas dicas.

Já li atentamente todos os comentários feitos no blog e, não se preocupe, não farei nenhuma pergunta repetida, pois qualquer dúvida que tinha foi devidamente sanada e as dicas para a viagem Aruba/Curaçao que pretendemos fazer em maio deste ano estão prá lá de garantidas. Quando voltarmos, prometo colaborar com mais informações.

Apenas gostaria de saber se você ou algum dos seguidores tem referências da agência Agaxtur. Sempre compro pacotes pela CVC ou Marsans e tenho confiança nessas duas agências, mas a Agaxtur está com bons preços para o pacote Aruba/Curaçao e um preço impressionantemente baixo para o pacote Grécia com Turquia em Junho/2010, por isso gostaria da ajuda de vocês no sentido de uma referência.

Um abraço, mais uma vez parabéns e obrigada pela ajuda que puder me dar.

Andrea

PS.: Sei que não é o mote deste post, mas você poderia fazer um comentário sobre o pacote da Agaxtur para a Grécia e a Turquia? Vale a pena? Desculpe pelo abuso e mais uma vez obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Agaxtur é uma agência supertradicional, do primeiro time.

O roteiro Grécia-Turquia é enxuto, com Atenas, Capadócia e Istambul.

Veja como fazer por conta própria e continue esta conversa no post
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/turquia-as-dicas-da-carla-tolosa/

Andrea
AndreaPermalink

Valeu, Ricardo! Agradeço muito a sua atenção. Vou dar continuidade a conversa Grécia/Turquia no post apropriado.

Um abraço,

Andrea

Ane
AnePermalink

Bom dia Ricardo.

Estou fechando pacote para Julho no hotel Riu Aruba, irei levar o meu filho de 4 anos, como pretendo apenas ficar no hotel (fazer poucos passeios) gostaria de saber sua opnião se estou fazendo uma boa escolha (ainda consigo mudar) caso não por favor me indique um resort bacana, dês de já muitoooooo obrigadoooooo
Abraços
Ane

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Só não gosto do Renaissance porque está fora de Palm Beach e tem uma praia artificial numa ilha, e o Holiday Inn Sunspree porque acho que é um três estrelas no máximo. Se você quer o esquema all inclusive, o Riu é bom, sim.

Cecilia
CeciliaPermalink

Obrigada a todos pelas ótimas dicas de mergulho!
Como disse a Eneida, preferimos nos restringir a Curaçao por ser melhor pra o mergulho e ainda poder agradar aos "terrestres" da familia! May, antes de me decidir, pesquisei nesse site, mas ele é muito geral! É tão melhor quando as dicas são mais precisas, de alguém que utilizou o serviço e indica, não é mesmo?
Se você for primeiro, aguardo suas impressões, ok?

Gabriela Nunes
Gabriela NunesPermalink

Ricardo,
recebi um e-mail do programa Smiles dizendo que era possível viajar - ida e volta - para Aruba com 30 mil milhas. Pois bem, qual não foi a minha surpresa ao descobrir que ao contrário do que foi divulgado, só dá para viajar pagando o dobro das milhas. Isso é correto? As cias aéreas podem divulgar uma premiação e - na hora de "vender" o benefício cobrar o dobro?

Fiquei decepcionada... queria saber que cias aéreas, além da VARIG / GOL viajam para lá.

Outra coisa: em Aruba e Bonaire há atividades para se fazer com uma criança de 3 anos?

Um abraço,

Gabriela Nunes

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Deve ser uma questão de datas, Gabriela.

(E você não está confundindo? Se eu não me engano, a divulgação falava em 15 mil milhas para ida, então a ida e a volta dariam o dobro, 30 mil).

Também dá pra ir a Aruba via Bogotá, pela Avianca, ou via o Panamá, pela Copa.

Bonaire é pra mergulhar. Aruba é bom pra levar criança. Está escrito no post.

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Oi, Ricardo!

Resolvemos nosso dilema: Turquia e Grécia ficaram prá depois, pois Aruba e Curaçao ganharam a disputa!

Estou fechando um pacote de sete dias com a Nascimento Turismo(vi que a agência foi recomendada em posts anteriores e resolvi confiar), nos hotéis Westin em Aruba e Hilton em Curaçao, só com café da manhã e voando pela Avianca por US$ 1738,00 por pessoa. Você acha que estou fazendo um bom negócio?

Um abraço,

Andrea

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Me parece bom, sim.

Cecilia
CeciliaPermalink

Gabriela,pelo que entendi quando fui emitir meus bilhetes, agora o Programa Smiles oferece três opções na utilização de pontos: só milhas( mas com assentos limitados em cada voo), milhas mais um complemento em reais ( para alguns destinos) e o Smiles any day, no qual você gasta o dobro das milhas, mas pode emitir o bilhete para qualquer voo e data. Ou seja, se você quer ir para Aruba e o voo que você escolheu tem assentos disponíveis para o Programa Smiles, você precisa de 30.000 milhas ida e volta. Caso o voo escolhido não tenha mais esses assentos, ainda assim você consegue emitir o bilhete, mas tem que gastar o dobro das milhas, 30.000 milhas por trecho, 60.000 no total.
Concordo com o Ricardo sobre Bonaire: é bárbaro, mas um destino para mergulhadores. Aruba é bem mais adequado com crianças.
Boa viagem!

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Obrigada, Ricardo!

Um abraço,

Lidiane
LidianePermalink

Riq,

Eu e meu marido temos umas milhas para queimar mas estamos na dúvida se repetimos a belíssima e encantadora Los roques, ou conhecemos Aruba.

ADORO VC,. Carrego comigo seu site e seus livros.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Aruba é BEM diferente de Los Roques. Você tem que entrar no mood hotelão.

Eu acho que se você curtiu Los Roques, talvez goste mais de Curaçao; pode ser que você ache Aruba plastificada demais.

Mas se tudo o que você quer é mar lindo com conforto, Aruba satisfaz.

(O Bruno Vilaça, por exemplo, que adorou quando foi a Aruba, não gostou de Los Roques porque achou roots demais.)

Wilson
WilsonPermalink

Ricardo ou outra pessoa
gostaria de saber se alguem de vcs ja fizeram alguma viajem pela turnet, o que me falam desta agencia

Ane
AnePermalink

Wilson,

Como não respondi no lugar certo aqui vai:
Conheci a Turnet pela internet melhores preços comparado a muitos lugares que eu pesquisei, posso lhe garanti que nunca tive qualquer problema e hj é a minha agência, a sugestão por aruba foi do Renato que trabalha lá, sempre estou pesquisando e sempre os melhores preços são com eles, sem contar o atendimento, já cai em algumas roubadas com a CVC e com a Tam viagens, teve uma viagem que antes de ir o Renato foi sincero sobre o lugar e acabei cancelando, qualquer coisa que queira perguntar estarei aqui.
Bjos
Ane

Ivana
IvanaPermalink

Ricardo e demais companheiros de blog,

Estou pensando em ir com meu marido e filho de 2 anos p Aruba. Temos milhas smiles mas já pesquisei e vi que só é possível trocá-las no final de agosto. Fiz uma pesquisa de preço da parte terrestre com a Turnet, CVC e Nascimento. A que me deu melhores preços foi a Turnet. Mas fiquei com um pé atrás com uma coisa. A diferença entre O hotel Radissone o Westin foi de U$1300,00. Será que tem alguma coisa errada? O Westin é tão inferior assim, ou está havendo alguma coisa com o hotel? Ou será que o Radisson é que é muito superior? Alguém que tenha se hospedado em um dos dois recentemente pode dar alguma informação?

Os preços passados p 7 noites (casal e um filho) foram Westin - U$1.361 e Radisson U$ 2.671, com traslado e taxas inclusas.

A Agência é realmente confiável? Eles disseram que o marriot ainda não tinha liberado os preços p o período.

O que vcs acham?

Abs

Ivana

Ludiane
LudianePermalink

Ricardo,

Estou querendo passar minha lua de mel em Aruba, mas estou com muitas duvidas na escolha do hotel, devido as diferenças de preços, e com ou sem all-inclusive. Recibi os seguintes pacotes:
Hotel Divi Aruba Resort - all-inclusive - 7 dias
Preço por pessoa em dolar US$ 2055,00 + taxas
Em reais hoje cambio de 1,95 - R$ 4007,25 + taxas
outro pacote é para Aruba e Curação.
Renaissance Marina Aruba e Renaissance Curaçao resort e cassino.7 dias
Preço por pessoa R$ 2.663,70

Gostaria de ter mais informções??

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu não acho interessante all-inclusive em Aruba porque há vida fora do hotel e com all-inclusive você acaba não aproveitando.

Como eu escrevi no post, não gosto do Renaissance de Aruba porque não fica em Palm Beach e sua praia é 'artificial' numa ilha. O Renaissance de Curaçao é interessante.

Leia com calma o texto do post e tenha paciência de ler todos os comentários, você vai ver muitas opiniões e esclarecer suas dúvidas.

Angelica
AngelicaPermalink

Sobre Aruba...que me perdoem mais eu não gostei nadinha rs, as praias são maravilhosa a infra estrtura muito boa também mais o povo!!!Achei que tratam muito bem americanos mais os latinos assim como eles dizem é diferente eles não te dão a atenção.Vi uma cena numa loja de sorvete que fiquei de queixo caído um Latino queria que oa rapaz desse o troco em dólar pra ele mais o latino super educado e o ignorante do atendente começou a gritar com ele que não daria troco em dólar só em moeda local , achei um absurdo vale muito a pena a praia de Baby Beach é deliciosa , mais quem puder fique menos tempo em Aruba e se mande para Curação,lá é lindo natureza pura ,tranquilidade,e quem tava pensando em fazer o casamento lá , entre em contato comigo fiz meu casamento lá e foi um sonho é uma brasileira que mora lá e faz este tipo de serviço.tudo é um sonho.
Agora que ir para Los Roques mais tenho medo dos borrachudos kkkk

Gisele
GiselePermalink

Como se faz o transporte entre aruba e curacao? Morro de medo de teco teco

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É teco-teco.

Erika Dias
Erika DiasPermalink

Estou viajando nos comentários, Ricardo! Você e os outros internautas discutem tudo o que eu gostaria de saber e muito mais!
Estou pensando em ir para Àruba nas minhas férias em outubro junto com a minha mãe, uma senhora bastante animada na faixa dos 60 anos. Pergunto: estaremos à vontade ou seremos as únicas mulheres avulsas em meio a 5 milhões de casais em lua de mel? Um abraço!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Vão nada, Erika. Tem muitos avulsos e sobretudo muitas famílias em Aruba.

Fernando Julio
Fernando JulioPermalink

Olá Ricardo! Sempre viajo sem pacotes ou operadoras. E de tanto ler este post, já estou planejando minha ida a Aruba em Janeiro de 2011 (única época que terei férias). Estou sem parametro de preço de passagem, a avianca esta comercializando por + ou - R$ 1.200,00 (SÃO PAULO ARUBA) e a gol ainda não tem preço, mas gira em torno de R$ 1.400,00. Quanto a hoteis vi excelentes tarifas no site do hotel.com. Enfim, serão 7 dias lá. Os preço do aéreo está razoavel? o que sugere? Valeu!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Rapaz, preço de aéreo não existe isoladamente; é sempre na comparação. Comparando com tarifas que você pode conseguir pro Nordeste, acho um bom preço, sim. Orce os hotéis e compare com os pacotes para ter certeza do bom negócio.

Se você vai alugar carro e não faz questão de hotelzão tipo resort, dê uma olhada nesses hotéis fora da praia que o Dionísio pescou; eles oferecem um custo x benefício imbatível.

Eduardo Medeiros
Eduardo MedeirosPermalink

Estarei indo pra Curacao e Aruba no começo de julho, passarei 7 dias em Curacao e 6 em Aruba, e gostaria de agradecer todas as dicas que vcs colocam aqui no site, com certeza utilizarei muitas delas.
Teve um pessoal que me disse que julho é ruim pq as coisas ficam caras devido a alta presença de turistas americanos, esta informação procede?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não creio, Eduardo. A alta temporada do Caribe para americanos é no inverno do hemisfério norte (verão nosso), quando as temperaturas são mais amenas. Julho/agosto são mais procurados por europeus, que não se importam com o calor (e são mais sensíveis a preço). Sempre que eu vejo tabelas de preço de hotéis da região por temporada, o preço alto é entre o Natal e a Páscoa.

Dionísio
DionísioPermalink

Não sabia onde postar esta dúvida, mas como tem a ver com ir a Aruba, lá vai...

Por acaso, li um relato de um passageiro da Varig/Gol dizendo que muito chata a viagem de SP a Bogotá porque o voo é longo (quase seis horas) e não tem nada para fazer no avião, pois não tem filme, jornal, música etc.

Como vou a Aruba daqui a três semanas e sou meio ansioso com essa coisa de ficar sem fazer nada (e impulsionado pelo relato que contei), fiz contato com a Varig/Gol e perguntei se eu poderia usar meu notebook no voo (minha idéia é levar um filmezinho para assistir).

A atendente disse que não é permitido o uso de notebook. Perguntei-lhe, então, onde estava escrita essa regra, bem como a dos demais aparelhos eletrônicos. Ela não soube me dizer, e mandou que eu confirmasse "no aeroporto".

Liguei para empresa "no aeroporto", e lá me disseram que "não pode usar", mas não tinham certeza...(!). Aí, falaram que no voo mesmo eles esclarecem se pode ou não pode!

Mas eu queria saber antes, com certeza.

Alguém sabe me dar uma luz sobre isso?

Pode ou não pode notebook?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Esse pessoal de terra não sabe nada.... em todo vôo é possível usar aparelhos eletrônicos, inclusive notebook. Só não é permitido nos primeiros minutos depois da decolagem e um pouco antes da aterrissagem. Os comissários avisam "a partir deste momento, o uso de aparelhos eletrônicos está permitido, com exceção de telefones celulares".

Dionísio
DionísioPermalink

Pois é, eu estranhei a resposta da funcionária da VariGol, porque sempre vi a bordo pessoas usando notebooks e o próprio cartão de instruções do avião elenca o computador como autorizado.

Dionísio
DionísioPermalink

RIQ, mais um desdobramento dessa dúvida. Como andei lendo que Gol e TAM adotam regras diferentes quanto ao uso de eletrônicos durante o voo, resolvi mandar um mail à VariGol questionando sobre o uso de notebook.

Veio a ratificação do que já haviam dito: em voo internacional, não pode.

Olha aí a resposta por escrito:

"Prezado Senhor, Dionisio:

Agradecemos o envio de sua mensagem.

Número de protocolo: 20374208-22.

Sr. Dionisio, em voos internacionais não é permitido o uso de Notebook.

Permanecemos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional que se faça necessário.

Atenciosamente,

Solange Batista
Programa Smiles VRG Linhas Aéreas S.A. - Grupo GOL".

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Googlei pra ver se isso era uma nova regra internacional pós-incidente do vôo Amsterdã-Detroit, mas não encontrei nada. A única regra implementada pela TSA é a de que não se pode ter nada no colo na hora final de vôos internacionais.

Nunca ouvi falar disso e voei Gol para Buenos Aires em outubro; usei meu laptop normalmente.

jb
jbPermalink

Riq,

Confirmando, fiz o mesmo voo para BUE pela Gol no final de janeiro de 2010 e tb usei o notebook sem problemas.

Dionísio
DionísioPermalink

RIQ, acho que então é a velha tática do "se colar, colou".

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ou pode ser uma coisa super-hiper-recente. Mas se só eles estiverem fazendo isso na rota, equivale a renunciar ao mercado de viagens a negócios.

maria bonita
maria bonitaPermalink

durante o voo pode sim todos os aparelhos eletronicos devem ser desligados 30 minutos antes da aterrizagem e despegue.

Marcelle Ribeiro
Marcelle RibeiroPermalink

Pessoal,
Como eu e meu marido não estamos querendo acordar cedo para reservar guarda-sol em Aruba, sabem se é permitido levar o seu próprio guarda-sol para a praia e ficar em frente aos hoteis? Estou pensando seriamente em comprar o meu guarda-sol lá.
abraço,

Marcelle

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Calma, Marcelle, não fique nervosa antes da hora. Se o seu hotel não estiver superlotado, você não vai ter problema com isso. Acredito que você não possa fincar um guarda-solzinho caseiro no meio da área dos ombrellonões do hotel, mas poderia estender sua toalha em qualquer trecho da praia não ocupado por espreguiçadeiras. Mas calma:eu estive lá em janeiro e havia espreguiçadeiras vagas na frente de todos os hotéis em Palm Beach.

Claudia
ClaudiaPermalink

Levar guarda-sol??!! hauhahauahauahuaua
Depois dessa eu até desisti de ir pra lá...

Dionísio
DionísioPermalink

MARCELLE, eu também já andei lendo no Trip Advisor que muitos hóspedes contam que precisam estar às 7 da matina na praia para conseguir cadeira e guarda-sol nos hotéis de Palm Beach, inclusive no que eu vou ficar (Westin). E mais: que para "alugar" uma sombra na praia em frente aos hotéis é caríssimo.

Estarei lá em março e quero só ver como é. Mas confesso que tenho uma tendência de achar que isso é exagero.

Carla
CarlaPermalink

Olá, Ric!
Estando em Cancun, qual extensão vc recomendaria, considerando a viagem com 2 chds de 2 e 4 anos??
Cancun + Los Cabos ou Cancun + Aruba ou Cancun + Curaçao??
Obrigada!!!!!!
Abraços!
;o)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nenhuma delas, Carla!

Aruba e Curaçao estão em outro quadrante e outra rota, nada a ver com Cancún.

Los Cabos tem praias bem menos interessantes do que a Riviera Maia; vale a pena só para quem vai ficar em mega-hotéis como o Las Ventanas ou para quem mora na costa oeste dos Estados Unidos, que não tem ligação direta com o Caribe.

A Riviera Maia tem o que fazer por uma semana, dez dias, duas semanas. Se quiser combinar Cancún com algum outro lugar bom para levar crianças, pense na Flórida, que está do lado.

Leia os posts sobre a região e continue a conversa por lá:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/cancun-como-escolher-seu-hotel/

ROBERTO DELMAN
ROBERTO DELMANPermalink

Ricardo,ha uma febre(febricula?) sobre a beleza de San andres,tipo
agua de 7 cores,etc. Ja li o q a meilin falou,mas em comparaçao com aruba,vc acha San andres tudo isso? Tao bonito quanto?(em termos de praia)
Obrigado.
Roberto delman

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não fui a San Andrés, mas tenho certeza de que se trata de um destino para mergulhadores, não para curtidores de praia na superfície.

É um lugar onde todo dia você sobe num barco para mergulhar ou ir a outras ilhas.

ROBERTO DELMAN
ROBERTO DELMANPermalink

OUTRA COISA ..RIC Vc esteve em aruba em janeiro de 2010??
VALEU.
ROBERTO DELMAN

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Janeiro de 2007.

Fábio Luparele da silva

Prezado Ricardo,

Estou indo para Curaçao em 06/03, e retorno em 11/03/10. Não conheço a região, tenho procurado obter informações em sites, mas me pareceu muito confiável as sua posições.

Perguntas.: Posso locar carro em Curaçao, precisa de licença internacional para direção?.
Da para se virar bem sem carro, ou é uma furada pensar assim?.
Ficarei no hotel Plaza Curaçao, existem guias que vão até lá para oferecer passeios, ou preciso ter o carro para me virar melhor.
Aguardo seus comentários.

Outra duvida, preciso cambiar dolares no aeroporto para florin, ou posso trabalhar com os dolares americanos- os quais trarei do Brasil.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dá para alugar carro com a sua carteira de habilitação brasileira.
Não é preciso trocar dólares por florins. Os dólares são aceitos de forma corrente, normalmente com florins de troco.
Seu hotel fica no centro de Willemstad, em Punda. Você pode tentar se virar com transporte público, que é feito basicamente por vans. Não deve ser difícil ir para a praia do Seaquarium, que é a praia mais próxima do centrinho, mas para as outras não deve ser tão fácil (até porque a estrada principal passa longe das praias particulares).
Para mim, o ideal em Curaçao é estar de carro alugado o tempo todo. Sem alugar carro, Aruba é mais fácil.
Se você comprou pacote, certamente serão oferecidos passeios opcionais. Fora esses, sempre haverá vários passeios oferecidos na recepção do hotel.
Eu não faria: são passeios para te levar a grutas, destilarias, casas no meio do nada... eu me concentraria nas praias bacanas, que é o que te levou ao Caribe, e ao centro histórico, que é o diferencial de Curaçao.

Fábio Luparele da silva

Ricardo,

grato pela pronta resposta.

favor me orientar se a locação de veículo pode ser feita assim que chegar em Curaçao, neste caso seria feitas apenas em 07-03, em um domingo, ou o correto e por segurança, seria fazer a reserva daqui do brasil.
Estou indo pela agencia Marsans,vc acredita que o receptivo local da Marsans pode me dar apoio na locação de veículo, ou é melhor tratar por aqui do Brasil.

Ficarei 5 dias em Curaçao,- por quantos dias acredita que precisaria realmente estar com carro locado?. A locação do carro pode ser paga com cartão credito- Visa.

Para ir ao contro de compras, da para ir de van ou qualquer outro transporte publico?

Ricardo, em Curaçao também possui aquele submarino para ver os animais no fundo do mar?.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O submarino é em Aruba. Se eu soubesse de um em Curaçao eu teria posto no texto.

O comércio é perto do seu hotel.

Você pode dar uma sapeada nos preços de aluguel de carro em sites de reservas como http://www.kayak.com ou http://www.expedia.com ou http://www.decolar.com, que comparam todas as locadoras.

Dá para deixar para alugar lá, vendo os preços de locadoras locais, que de repente podem fazer alguma oferta interessante. (Só não é recomendável para altíssima temporada, porque tudo pode estar alugado; não creio que seja o caso dessa sua semana.)

Chegue, faça o city tour do pacote, situe-se na ilha, informe-se sobre transporte público na recepção do seu hotel, veja os passeios oferecidos e os preços e então decida se vai alugar e por quanto tempo.

Fábio Luparele da silva

muito obrigado.

postarei como foi a viagem assim que regressar.

Fábio

Adriana Matheus
Adriana MatheusPermalink

Ricardo,
Estou com viajem marcada (meu marido, eu e nosso filhinho de 3 anos) para sair do Brasil em 31/03 com destino a Caracas (utilizando Smiles). De lá, no dia 1º (com passagens pagas) iremos para Aruba e voltaremos ao Brasil no dia 10/04. Tenho acompanhado os teus comentários desde o final do ano passado, o que me ajudou a decidir ir apenas a Aruba (inicialmente pensávamos em fazer na mesma viajem Curaçao tbm).
Em Caracas já temos reserva de hotel; a princípio ficaremos no Pestana. Já em Aruba escolhemos o Holliday Inn Sunspree, por causa do custo mais baixo (pretendemos passar mais tempo fora do hotel que nele).
Ocorre que, apenas agora (depois de fazer as reservas das passagens aereas até Caracas) prestei atenção nos teus comentários sobre Caracas e que seria melhor escolher a ida por Bogotá. Também li em outros sites comentários horríveis sobre Caracas... E agora estou apavorada!!! Nem consegui descobrir ainda o nome da cia aerea com quem a agente fechou o trecho avulso; ela ficou de confirmar; (acho que é ASERCA
R7 0402 - isso é nome de cia?). Estou achando a tarifa avulsa alta demais. TARIFA + TX EMB BRL + TX EMISSAO + TX OPERADORA NO BRASIL: TOTAL PARA OS 3 PASSAGEIROS: R$3.310,OO. Ainda não paguei... a princípio farei isso amanhã.
Aí, então, vão as dúvidas que estão me assombrando e tirando o meu sono:
1) Se eu fizesse o avulso por Bogotá esse valor poderia ser menor?
2) Há como mudar ainda a reserva das passagens aereas que utilizam milhagem, para irmos por Bogotá?
3) Caracas é tão horrível assim? Sou muito medrosa e fico apavorada em grandes cidades. O que devemos temer em Caracas?
4) Seria perigoso alugarmos um carro para fazermos um tour no dia que passaremos lá? Pensava em levar meu filho no zoo e teleférico. Pensei em alugar carro porque o translado para o hotel + city tour achei caríssimo.
5) Fiquei sabendo que a Venezuela cobra uma taxa altíssima para sair do país (para ir à Aruba e para voltar ao Brasil)... será que além disso ainda terei que pagar mais algum valor? Isso acontece tbm em Bogotá?
6) Caso acredites que não há motivo para tanto desespero e, se em termos de valores não faria tanta diferença o avulso por Bogotá, o que sugeres que poderíamos ver em Caracas para aproveitar o pouco tempo que passaremos lá?
7) Quanto à Aruba tenho uma dúvida sobre o mergulho com Snorkel. Fazer esse tipo de mergulho lá é tão bom e fácil como em Noronha? Pergunto em relação à tranqüilidade e transperência da água além de quantidade de seres marinhos. Meu filho está treinando o mergulho com Snorkel na nossa piscina e está todo empolgado. Na última viajem que fizemos à Porto de Galinhas ele observou os peixinhos apenas de fora; esse será o primeiro mergulho dele e estamos todos anciosos. smile Até comprei máscaras para levar e ele já ficar familiarizado.
8) Outra preocupação minha é quanto à alimentação do meu filho. Em todas as viajens que fizemos, depois que ele nasceu (e que parou de mamar no peito), faço reserva em hotéis que tenham full-kitchen para que eu possa preparar algo para ele comer, caso não se alimente bem na rua. Isso nos salvou na última viajem aos USA!!!! Interessante: Numa viajem que fizemos à Maceió tinha uma Baby-Kitchen no hotel, comum a todos hóspedes que quisessem preparar ou aquecer a refeição dos pequenos (com fogão, cadeirão, microondas, etc) - isso deveria ser obrigatório em hotel sem cozinha no apto. Como acho que o Holliday Inn Sunspree não tem a facilidade da full-kitchen no apto, sugeres que eu leve algo, algum enlatado, sei lá? Ou quais seriam as opções de refeições mais saudáveis para crianças? O tempero é muito forte? Meu filho come de tudo, mas os pratos preferidos dele são as massas. Se alguma outra mãe puder me ajudar com esse assunto.
9)Quanto às compras os preços são baixos como nos USA? O que encontramos lá em questão de marcas? Há PóloRL, Nike, Boss, Tommy, etc? E bolsas e calçados, o que encontramos? Eu já vi que Victoria's Secret só tem nos USA e no Canadá mesmo!! He he.
10) Por fim, estou pensando em alugarmos um carro para todo o período que ficarmos em Aruba... tens algo a sugerir ou comentar sobre isso? E sobre o tipo de carro? Algum modelo a sugerir?
Muito obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Adriana, só dá pra saber se por Bogotá seria mais caro ou mais barato orçando. Preço de passagem aérea muda o tempo todo. Você pode ver quanto está em sites como http://www.expedia.com. Mas 615 dólares por pessoa, mais uma provável taxa de embarque internacional salgada, me parece muuuuuuuuuito caro. O número que eu tenho na cabeça é 300 dólares.

Mudar passagem-prêmio no Smiles é mais difícil do que no Fidelidade TAM, porque há limitação de assentos. Você teria que ligar para a central Smiles e ver se dá pra ir por Bogotá. (Aliás, acho que vale a pena ver se não dá pra emitir direto pra Aruba. Mesmo que você tenha que pagar uma passagem extra à parte -- já que o número de milhas para Aruba é mais alto -- acho que vai sair mais barato do que esse trecho que você vai pagar pra três pessoas desde Caracas.)

Se eu fosse você, tentava mudar. Não que eu ache Caracas perigosíssima, mas porque a Venezuela está esquisitíssima. Tem problema de câmbio, de companhias aéreas sem representação internacional, de taxa de embarque para sair, é uma confusão dos diabos. Não vai ser um turismo tranqüilo, ainda mais com criança.

Já respondi sobre compras em Aruba em vários comentários anteriores. Artigos comuns, esportivos e eletrônicos são bem mais baratos na Flórida. O comércio no Caribe só é vantajoso para duty free -- grifes, jóias, essas coisas. Pense no que você compraria num aeroporto -- é o que vale a pena comprar nas ilhas.

Se você quer baby kitchen, deveria ter pego o Mill Resort, que é mais barato que o Sunspree e tem cozinha.

Para fazer snorkel com qualidade Noronha em Aruba você vai precisar pegar passeios de barco para mergulhar. Dá pra fazer snorkel na praia mas não espere muita coisa.

Emília
EmíliaPermalink

Meninos, um casal muito amigo meu esté pensando em usar 15 dias de férias e milhagem para conhecer alguns trechos caribenhos próximos à Venezuela e Colômbia. Pesquisando superficialmente, percebemos que seria mais fácil, pela proximidade, ir por Caracas e conhecer Aruba e Curaçao e depois finalizar com Los Roques. Algumas das dúvidas já foram colocadas pela Adriana, mas ficamos em dúvida sobre a facilidade de se ir de avião ou barco de Caracas para estas ilhas (sem contar Los Roques, que já tem seu esquema próprio de transportes via teco-teco). Ainda tinha pensado na possibilidade de conhecerem Cartagena, e voltar por Bogotá, mas fica a dúvida se é muito trabalhoso e se existem vôos Caracas-Cartagena...Enfim: qualquer sugestão de um roteiro razoável é bem-vindo. Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não tem barco entre a Venezuela e as ilhas, Emília. Confirmar passagens aéreas internacionais saindo da Venezuela é muito trabalhoso e arriscado estando no Brasil. As cias. venezuelanas não estão nos sites internacionais de reserva e os vôos estão lotados o tempo todo por venezuelanos, que aproveitam o fato de que viajar para o exterior dá direito a comprar dólares no câmbio oficial, e viajam simplesmente para fazer dinheiro, congestionando o trecho.

Eu só recomendo usar milhas a Caracas para ir a Los Roques, porque não tem esse prolema com os venezuelanos.

Bogotá é muito mais jogo. Tem vôos tanto pra Aruba quanto pra Curaçao (e Cartagena, claro). Mas ir pra todos esses destinos numa mesma viagem possivelmente anulará o ganho obtido com o uso de milhas.

Outra opção -- pagando, ou usando o programa de milhagem da Copa -- é ir pelo Panamá. A Copa tem vôos tanto para Aruba quanto para Cartagena (mas não voa a Curaçao).

Emília
EmíliaPermalink

Riq, obrigada!
Vai ser mesmo difícil combinar tantos destinos numa mesma viagem, mesmo tendo tempo. A possibilidade de ir via Panamá não deve ser uma boa, já que eles têm milhagem Smiles e TAM. Vou sugerir via Colombia: apesar dos vôos extras, deve funcionar melhor.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dá também para tentar ir por Aruba ou Curaçao e voltar por Bogotá (ou o contrário), pagando só os deslocamentos intermediários mrgreen

Emília
EmíliaPermalink

Riq, eu tinha me esquecido de que dá para ir para Aruba com Smiles! Tinha lido faz tempo lá no Rodrigo. Vou sugerir a eles, obrigada!

Carol
CarolPermalink

Emilia e Riq, muito obrigada pelas informações! Estão me ajudando muito! Estava pensando em um roteiro alternativo, sugerido por uma amiga colombiana: Bogotá - Cartagena - Islas del Rosario. Vocês já ouviram falar de Istas del Rosário? Sabem dizer se vale a pena? Andei vendo que Aruba está mesmo MUITO caro! Queria ver um caribe um pouco mais rústico, sabe? Lindo, com águas daquele azul, mas sem grandes resorts ou baladas! rsrs! Super obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Islas del Rosario é onde quem está em Cartagena vai ver o Caribe, já que a praia em Cartagena não é lá essas coisas.

Esse Caribe rústico de que você fala pode ser encontrado em Los Roques.
https://www.viajenaviagem.com/category/los-roques

Carol
CarolPermalink

OI, Riq. Los Roques era o destino inicial, recomendado pela Emília, pelo Arnaldo e uma amiga Colômbiana. Mas, quando descobri que só tem acesso via Venezuela acabei me desanimando. Não é exatamente uma boa época para estar na Venezuela. Você conhece Islas del Rosário? Recomendaria? San Andrés é também uma opção atraente (bonita e barata)? Sei que nada no Caribe é muito barato, mas enfim, queria um lugar em que pudesse ver aquele mar lindo, mergulhar e conhecer um pedacinho do Caribe, mas sem gastar absurdos. Não faço nenhuma questão de resorts ou luxo. Alguma recomendação?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

San Andrés é barato e não é luxuoso, mas me parece um destino mais para quem mergulha.

Não sei se dá para se hospedar nas Islas do Rosario; o que sei é que todo mundo que está em Cartagena vai passar o dia nessas ilhas, em passeios de barco, para ir à praia.

Leia sobre Cartagena e San Andrés nos blogs da Meilin http://pergaminhoeletronico.wordpress.com e do Arthur http://agoravai.wordpress.com

Aruba e Curaçao não são destinos caros se você não se hospedar em resorts. Procure nestes comentários os hoteizinhos fora da praia descobertos pelo Dionísio em Aruba. Em Curaçao o Howard Johnson de Otrabanda tem apartamentos a 100 dólares. Nos dois casos você vai precisar de carro.

Tulum, na Riviera Maia, é rústico e caribenho.
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/vai-por-mim-tulum/

Lisa
LisaPermalink

Oi Fabio,

Acabei de chegar de Aruba/Curaçao, fui no Carnaval e a minha sorte foi ter alugado carro do Brasil, vi muitos brasileiros perdendo tempo com isso e pagando bem mais caro que eu.
Sobre Curaçao: Alugue o carro pelo tempo que for ficar lá, eu não vi nada de transporte público, e compre o mapa da ilha, pq tem pouquissimas placas.
As praias são lindas, eu achei mais bonitas que de aruba. Mas não fiz nenhum passeio em grupo, passava o dia todo esparramada nas praias...
O centro é fácil chegar, mas as lojas fecham as 18hs em ponto, ou até antes.
Uma dica: o restaurante/bar Moon (reserve), fica no centro, ele tem uma piscina que vc paga 8 dolares e pode usar. O lugar é lindo com vista para o mar e só com gente bonita e música boa. Tbm fui a noite para jantar, é comida internacional (maravilhosa!). Fui em um bistro frances que fica no Rif fort (reserve se quiser ficar na varanda), mas achei muito caro e a comida não é grande coisa.
Ah! Vale farofada por lá... Comprei um isopor e fiz umas comprinhas no supermercado, como todo hotel tem gelo sempre levava cerveja e comidinhas para a praia. E eu não era a única.
Se quiser mais alguma dica está tudo fresquinho, desembarquei hoje (de volta a realidade)!
Abs, Lisa

Charlene
CharlenePermalink

Lisa / Ricardo,

Estou indo para Curaçao em Abril, vou sozinha e estava qrendo saber se Curaçao realmente é mais agitado, mais joven que Aruba.. fiquei sabendo que Aruba é mto família. Porém ficarei 10 dias fora, retirando 2 dias de trânsito entre Rio e Caracas, restam 8 dias pra curtir por lá. Será que vale a pena dividir esse dia para as duas ilhas ou não é necessário? Não gosto de voltar de um lugar com a sensação de não ter visto td, isso é péssimo.. por isso pensei em ficar apenas em Curaçao.
Apesar que minha idéia inicial seria ir pra Los Roques e depois Curaçao, mas como não há conexão entre essas ilhas... achei que 2 voos partindo de Caracas fica mto caro, além das pousadas em Los Roques serem bem mais caras.

Enfim, to um pouco pertida, vou sozinha e não conheço ngm q já tenha ido pra esses lugares pra que eu pegue algumas dicas.

Se puderem me ajudar, agradeço.

Abçs,
Charlene

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Curaçao tem mais europeus avulsos. Aruba tem mais americanos. Por isso Aruba parece mais quadradona, mas procurando você se diverte em qualquer um dos dois lugares.

Curaçao tem mais o que fazer e fuçar. Aruba não tem nada para "conhecer" -- é para descansar e desfrutar.

Adriana Matheus
Adriana MatheusPermalink

Muito obrigada Ricardo!!!! Vou fazer a pesquisa e mantenho vocês a par da negociação final. Quanto a carro em Aruba e Caracas, tens algo mais a sugerir além do que já foi dito? Abraços.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em Aruba eu aluguei o carro mais basiquinho; em 2007 deu 35 dólares por dia.

Em Caracas, e em nenhuma grande cidade, eu não alugaria carro, não. Carro é bom para ir aos arredores, só depois de andar pela cidade. Vale para os arredores de Santiago, de Mendoza, de Bariloche, para zanzar por Punta. Eu não me arranjaria mais este problema em Caracas, não.

Marcelo Vaz
Marcelo VazPermalink

Caro Ricardo,

Por favor, gostaria de dicas culturais em Curaçao. Como ficarei 1 semana, acho que apraia pode ser intercalada com um pouco de cultura local.
Grato,
Marcelo Vaz

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

E será, Marcelo. Há muito o que ver no centro histórico. Não deixe de ir à sinagoga mais antiga das Américas em funcionamento contínuo e ao museu da escravidão, que fica no complexo do hotel Kurá Hulanda.

Larissa Farias
Larissa FariasPermalink

Olá, Ricardo,

Estou indo em abril/2010 de milhas com a minha irmã para Curaçao e Aruba (4 diárias em cada lugar). Resolvemos cotar os hotéis nas agências e achei o preço meio salgado (se comparado ao pacote aéreo e terrestre que as agências possuem).

Gostei do Lions Dive em Curaçao (Mambo Beach), que dá acesso gratuito ao Dolphin academy e Sea Aquarium. Além disso, há shuttle de ida e volta para o centro de Curaçao. Também gostei do Breezes, que é all inclusive, mas não dá acesso ao Sea Aquarium.

Em Aruba, pensamos em ficar no Holiday Inn, mas depois dos posts acima, acredito que o Radisson deva ser melhor.

Você conhece alguma agência especializada em Aruba e Curaçao para cotarmos nela?

Gostaria de saber se é perigoso alugarmos um carro em Aruba e Curaçao, já que seremos estrangeiras lá e estaremos sozinhas.

Iremos de DAE de Curaçao para Aruba.

Obrigada,
Larissa Farias

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cote nos sites de reservas de hotéis, eles costumam ter ofertas que os próprios sites dos hotéis não oferecem.

Juliana
JulianaPermalink

Olá Ricardo

Li muitos dos posts e não vi nada sobre o RIU, acho que o mais novo dos Resorts de Aruba. Você conhece? Me parece excelente, até acima dos outros, e pesquisando em sites de reservas, vi que a partir de abril as diárias baixam bastante e não há tanta diferença no preço em relação aos outros, ainda mais considerando que é all incluse. Já que tenho milhas, pretendo ir pela Gol em abril ou junho, e pensei em aproveitar e ficar num hotel melhor (eu e meu marido). Você acha que vale a pena o investimento? Também gostaria de saber se o hotel é luxuoso demais, formal, desses que a gente fica pouco a vontade?

Obrigada,

Juliana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Riu é uma grande rede espanhola especializada em all-inclusive. Está em Palm Beach. A arquitetura dos seus hotéis normalmente tem elementos rococó, mas lá dentro está todo mundo à vontade.

maria bonita
maria bonitaPermalink

o hotel Tiu e Palacio mais o ambiente e caribenho nao ha muita formalidade e voce fez uma excelente escolha os restaurantes sao excelente e o cafe da manha e o melhor e mais completo da ilha sei porque quase todos os domingos tomo cafe da manha com meu esposo no hotel Riu.

Adriana Matheus
Adriana MatheusPermalink

Informação interessante para quem interessar: Taxa aeroportuária internacional da Venezuela (para sair do país), a ser paga localmente = USD 37,50 por pessoa, criança também paga. Essa informação foi confirmada pelo Consulado da Venezuela.

Carla
CarlaPermalink

Não sei se esse é o melhor local pra perguntar isso, mas diante do desespero... E como meu noivo diz que voce é meu guru...Por favor, Riq, me de alguma dica de onde passar minha lua de mel em agosto. Ja cogitei milhoes de lugares, Africa (carissimo diante das despesas com o casorio), Italia (dizer ser muito quente e muito lotado), Russia, Turquia, Colombia... Enfim, o que voce sugere? Qual o melhor lugar para conhecer nessa epoca?

Muito obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Noronha é ótimo.
No Caribe, lugares sem possibilidade de furacão - Aruba, Curaçao, Los Roques.
Na Europa, Inglaterra, Alemanha, Escandinávia. (Eu não passaria a lua de mel na Rússia, é difícil viajar sem passar perrengue)
Na América do Sul, lugares de neve.

Lise
LisePermalink

Juliana/Ricardo

Oi Ricardo!
Estou querendo fechar a minha lua de mel no RIU em Aruba,o que você acha?
Queria também dicas de passeios...

Muito obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Leia os comentários anteriores.

Felipe
FelipePermalink

Olá, Ricardo! Tudo bom? Ótimo post, como sempre!

Estou com uma dúvida: estou planejando ficar 10 dias com a minha esposa no Hilton Curaçao, em setembro. Sei que o sistema lá não é all-inclusive e imagino que as refeições dentro do hotel não sejam tão baratas (posso estar errado).

Você sabe se próximo a este Hilton existem restaurante mais em conta, de preferência walking-distance? Ou os táxis são sempre necessários?

Grande abraço!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não tem nada walking distance. A baía de Piscadera não tem povoado, só hotéis espalhados. Melhor ficar no centro e alugar carro.

Lucas
LucasPermalink

Olá Ricardo, aei que já citou bons hotéis em Aruba, mas minha dúvida é meio específica.

Na minha cotação os hotéis Marriott, Hyatt e Westin estão com valores com pouca diferença.

Se fosse para escolher dentre estas 3 opções, qual você escolheria? (sem pensar no valor)

PS: É Lua de Mel, e amamos praia e piscina, e se possível ficar perto dos restaurantes.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Marriott é o mais distante dos shoppingzinhos entre os três.

Lucas
LucasPermalink

Mas em termos de qualidade, você acha que o Hyatt perde para o Marriot?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não.

Majô
MajôPermalink

Haha apareceu lol lol Que bom !!!

Fred
FredPermalink

Algum desses resorts em Aruba possuem o regime de day use, onde você tem acesso à área de lazer durante o dia? Se sim, você pode indicar algum?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Procure um comentário do Dionísio sobre isso neste post mesmo (desculpe, estou fora da base, sem tempo para pesquisar.)

Fred
FredPermalink

Obrigado!

Dionísio (www.espacovital.com.br)

FRED, em um comentário anterior eu sugeri a uma colega aqui um day use, sem citar nenhum hotel especificamente, porque não conheço algum que faça. Imagino, porém, que alguns devam fazer.

Sugiro consultar os resorts por email.

Irei para Aruba amanhã e vou tentar checar lá alguma alternativa para quem vai passar só o dia na ilha e para quem tem que circular até a noite para só então pegar o avião.

Fred
FredPermalink

Obrigado! Minha intenção é hospedar-me em um hotel simples e aproveitar, em regime de day use, os resorts ou o parque aquático (Morgan´s Island). Esta me parece ser a alternativa mais econômica.

José Antonio
José AntonioPermalink

Ricardo, tudo bom?

Ricardo, minha duvida ainda é grande, em termos de praias, Aruba possui praias belas como Curação?
O Sistema All Inclusive do Occidental seria uma boa para Lua de Mel?
obrigado,
José

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Releia o texto do post, por favor.

Sandra
SandraPermalink

Fui pra Curação em Fev 2010 e preferi muito mais essa ilha, pela história e pelas suas praias selvagens e pequenas....ela ñ é feita pra americano gastar...a ilha ñ vive apenas do turismo, fiquei 5 dias no oeste da ilha...cada dia me deparava com uma praia linda e mergulhos com tartarugas e peixes multicoloridos. Ficar nesse lado da ilha requer carro e precisei cozinhar no apto q aluguei...mas o visual da minha janela recompensava. Mas quem quer luxo fique nos resorts capital ou até mesmo Kura Kulanda da praia Kalki. Ir pra essa ilha e ficar trancafiado no hotel ou em sua praia desista...e vá pra Aruba...
E a educação dos holandeses é outro ponto considerável!!

Cecilia
CeciliaPermalink

Sandra, a locação de carro foi feita com antecedência? Pode me passar valores e indicação da locadora?
Obrigada!

Cecilia
CeciliaPermalink

Cecília, eu aluguei o carro junto com o apto (ALL WEST) era 40 doláres a diária, e o funcionário do condomínio te leva no aeroporto...um picanto super economico e novinho...entregamos ele qd deixamos a ilha no aeroporto, sem vistoria e sem ninguém ir buscar a chave...pediram q deixasse com a chave dentro no aeroporto..confiança total!!!!

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

Olá.. to indo novamente em outubro e na maior procura de um bangalow, apart, hotem mais em conta ou casa pra alugar
alguém tem alguam dica?

Sandra vc te o contato desse ap que vc alugou?
Gostarai de algo masi a mambo becah ou otrobanda..mas td é valdio.
Quem tiver de aruba tb quero
abs

Sandra
SandraPermalink

Eu aluguei no interior da ilha um apto super equipado por 75 doláres e 40 a diária do carro no site www.allwestcuracao.com, tanto o dono como o funcionário são pessoas incríveis.
Na capital fiquei no www.hotelklooster.com hotel centro, ia aos restaurantes a pé e pra ir as praias próximo à capital também tínhamos carro, o preço do hotel compensou 90 doláres.
Agora caso queira um hotel de frente a praia, e preço acessível fique Lions ou Dolphin ao lado do Sea Aquarium e Mambo Beach, praia legal mas necessitará de carro ou taxi para ir ao centro da Capital.
Não esqueça de conhecer as praia do interior caso queira ficar na capital todos os dias....pois Playa Lagun, Kenepa ,Por Marie...se possível ao meio dia qdo a cor do mar está mais deslumbrante.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Belas dicas, Sandra, obrigado!

Guilherme
GuilhermePermalink

USD$ 200 para um casal por dia é pouco em Aruba e Curaçao?

Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fora hotel? Dá e sobra.

Dionísio
DionísioPermalink

GUILHERME, eu e minha esposa chegamos agora de Aruba e, fora hotel, não gastamos mais do que 100 dólares por dia. Mas, veja bem, nós costumamos beber e comer pouco e não nos importamos de comer em restaurantes mais baratos (mas com boa comida), que não sejam badalados.

mas se vocês fizerem questão de ir aos melhores restaurantes, beber vários drinques etc, vocês podem gastar 200 por dia, seguramente.