Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Praia particular de Cas Abou, Curaçao
Praia particular de Cas Abou, Curaçao

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)
Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

Praia Grote Knip, Curaçao
Praia Grote Knip, Curaçao

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

Curaçao: na sinagoga
Curaçao: na sinagoga

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

Baby Beach, Aruba
Baby Beach, Aruba

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, “fabricada”,  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

Breezes, Curaçao
Breezes, Curaçao

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Oi, Ricardo…

Estou indo pra Aruba/Curaçao no final do ano e, até o momento, o melhor preço que encontrei para vôo + hotel foi no Expedia. Mas estou com receio de o preço que encontrei não ser realmente o preço final. Você sabe me dizer se eles cobram alguma taxa extra?

    Tem que ver as condições de venda. Veja se fala em taxes included ou não. Normalmente elas aparecem antes de fechar a compra (em caso de ofertas a Expedia costuma debitar tudo antecipado).

Ricardo,

sobre comunicação em Aruba, sei que lá que o que mais falam é o ingles e o espanhol, e eles tem o opapiamento que é uma misturada, porém não falo ingles, tenho uma noção, nada mais que isso, espanhol da pra se virar mais ou menos, vc sabe se eles entendem o portugues, se o cardapio dos restaurantes pra kem naum fala ingles, como fazem, to cheio de duvidas né, essa vai ser minha primeira viagem intenacional.

    Não se preocupe, vai dar tudo certo, os funcionários costumam ser todos colombianos/venezuelanos.

Bruno, como você pode ler no texto do post, o Seaquarium é em Curaçao. Em Aruba tem o passeio de barco com fundo de vidro para ver peixes.

Para ver tudo o que existe em Aruba, clique em https://www.aruba.com, que está logo no início do texto.

Como eu já disse em outros comentários, os restaurantes mais em conta são os que ficam na zona hoteleira de Palm Beach, na quadra interna, com jeito de shopping aberto.

Para economizar em restaurantes caros, conforme também já foi sugerido um pouco mais acima, tem o programa Aruba Dine Around.
https://www.arubadining.com/dinearound/

Caso você alugue carro, pare no Charlie’s Bar em San Nicolas
https://www.charliesbararuba.com/ ou no Brisas del Mar em Savaneta. https://www.bridgeandtunnelclub.com/bigmap/outoftown/aruba/savaneta/brisasdelmar/index.htm

Ricardo,

Aruba tem algum Sea Aquarium, para vermos golfinhos, tubarões e etc ??, e manda pra gente aí tbm algumas dicas de restaurante na ilha (aruba), bom e barato.

Estou indo por conta própria, e pelo trip advisor ouvi falar do Divi, por isso comecei a pesquisar.
Gostaria de saber se você sabe qual é a diferença entre as tarifas standard e as tarifas senior do Mill Resort ? Pq pelo que eu entendi, os quartos são os mesmos, o que muda é o valor.

Obrigada pelas dicas !!!!

    É para maiores de 60 anos, Alyne.
    Tali do ladinho: “Senior Discount Rate. Min 60 yrs. Does not include 10pct Tax”.
    😎

Olá Ricardo, o que você acha do Hotel Divi Aruba Phoenix ? Ele é bom ? Bem Localizado ?
E em sua opinião qual é o melhor para se ficar: o Mill Resort ou o Divi Aruba Phoenix ?

Obrigada !

    O Divi fica na divisa entre Eagle e Palm Beach — fora do burburinho maior de Palm Beach. É uma localização bacana para caminhar por Eagle, que é uma praia mais vazia e mais gostosa que Palm. Não sabia que estava sendo vendido em operadoras brasileiras. Em qual que você conseguiu?

    Entre o Divi e o Mill, ficaria no Divi porque está pé-na-areia. Ambos têm quitinetezinhas e críticas bem divididas no TripAdvisor. Algumas críticas são objetivas (problemas de funcionamento do equipamento no Divi), mas a maioria diz respeito a expectativas não alcançadas. Nenhum dos dois é um hotel cinco estrelas; são alternativas para economizar (sobretudo se você usar a cozinha para algumas refeições).

Ricardo, estava vendo a diferenca do mill resort na epoca do ano novo para os outros hoteis em frente a praia acima citados, é significativa….Vale a pena pagar a diferenca? O mill e um bom hotelou e ruim?..ja que acredito q devemos ficar passeando o dia todo
Obrigado

    Não é mau não, só é simples em comparação aos outros! A diferença de preço reflete isso. Mas se você é mais de praia do que de piscina, invista num carrinho e você vai se dar muito bem.

Ricardo, alguma opiniao sobre o mill resort? obrigado

    Das opções econômicas, é a mais interessante, porque todos os apartamentos têm minicozinhas e você pode almoçar ou jantar em casa, poupando verdinhas.

    Mas é um resort modesto, não é um hotelzão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito