Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Praia particular de Cas Abou, Curaçao
Praia particular de Cas Abou, Curaçao

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)
Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

Praia Grote Knip, Curaçao
Praia Grote Knip, Curaçao

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

Curaçao: na sinagoga
Curaçao: na sinagoga

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

Baby Beach, Aruba
Baby Beach, Aruba

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, “fabricada”,  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

Breezes, Curaçao
Breezes, Curaçao

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

ok,
Mas em relação as compras, a política só vale para eletrônico?
Muito Obrigado
Fernanda

Muito Obrigado pela resposta, Ricardo.
Bom em relação ao Duty free zone, todas as lojas funcionam com esta política? Por exemplo, se eu comprar um tênis,eu não posso levar ele comigo? Ou o Duty free zone funciona apenas para alguns produtos..?
Estava pensando em visitar os seguintes lugares: Cas Abao; Kinip; Porto Marie; Seaquarium Beach; Sequarium Aquarium, vc sabe se chegando lá eu consigo ingresso para nadar com os golfinhos? Tem que reservar antes? Vc tem mais algum lugar que eu possa visitar?
Em Curaçau tem variedade de restaurantes com comida fast food?
Muito Obrigado pela ajuda Ricardo
Fernanda

    Não me lembro de fast food em Curaçao mas deve ter, sim. (Se bem que é triste pensar em fast food num lugar com comida boa e barata como Curaçao, com coisas que você não vai comer em lugar nenhum, devido à influência javanesa dos imigrantes indonésios.)

    Não sei se as regras do duty-free se estendem a calçados ou se valem só para alcoólicos, cosméticos e eletrônicos. Mas vem cá: por que você quer usar tênis em Curaçao? Você pode passar o dia inteiro de Havaianas, aproveite.

    Acredito que dê para comprar as atividades do Seaquarium em cima da hora, sim. Mas se você estiver aperreada, pode reservar por email:
    https://www.curacao-sea-aquarium.com/en/reserveren.html

    Ricardo, mais uma vez muito obrigado pela ajuda!
    Eu pretendo andar muito de havaianas..srsrrsrs…. mas gostaria tbem de fazer algumas compras(perfume,roupas,tenis, relógio, eletrônicos…etc).
    Vc sabe de alguem que comprou no duty free zone e teve algum problema na hora da entrega das compras no avião?
    Eu fico com medo de comprar e depois receber mercadoria errada ou até mesmo nem receber….
    Vc tem dica de mais algum passeio ou praia legal para visitar?
    Vc acha que só com um mapa dá para se achar em curaçau? É necessário pegar carro com GPS?
    O acesso para as praias é complicado?
    Estas praias: Cas Abao; Kinip; Porto Marie; Seaquarium Beach; Sequarium Aquarium, o acesso é tranquilo, sem problemas?
    Tem perigo andar de noite no centro e nos bairros?
    Transporte público é bom?
    Taxi é caro?
    Como é o transito em curaçau, confuso ou parecido com a Europa?
    Fico no Aguardo, muito obrigado
    Fernanda

    FERNANDA, vou para Aruba em março e vou esperar para ouvir sobre a tua experiência.

    Mas relaxa, tudo vai dar certo na tua viagem.

    Eu espero que sim estou indo com duas primas acho que vai ser bem divertido…….

    É tudo tranqüilo, Fernanda. Só o trânsito que é mais para Terceiro Mundo do que Europa.

Estarei indo para curaçau dia 31/12/2009 para passar o ano novo…vc tem alguma dica …algum lugar especial, animado???
Por favor, gostaria de saber se o hotel Floris em Curaçau é bom?
Quantos dolares devo levar para 9 dias e eu gostaria de alugar um carro para 5 dias. É melhor e mais barato alugar bugue ou carro?
Referente as comprar em curaçau no duty free zone… as mercadorias só podem ser retiradas no aeroporto?
Fico no Aguardo da resposta
Muito Obrigado
Fernanda

    O hotel parece bacaninha, Fernanda. No TripAdvisor há alguns comentários negativos de gente que esperava mais dos quartos (acontece muito em hotéis-design econômicos). A única reclamação objetiva é quanto a pulgas, mas há comentários recentes dizendo que não sofreram com isso.

    A localização é boa, perto de Willemstad. A praia do hotel não é grande coisa, mas nenhuma praia de hotel por lá é.

    Faça cotações de carro em https://www.expedia.com ou https://www.orbitz.com ou https://www.kayak.com . Mas faça logo, porque réveillon deve ser uma época em que as locadoras vendem tudo.

    Curaçao não é muito caro, sobretudo se você se dispuser a comer em restaurantes freqüentados pelos locais.

    A melhor festa deve ser em Mambo Beach, informe-se para conseguir ingressos. https://www.mambocuracao.com (neste momento está fora do ar).

    E quanto ao duty-free, sim, os produtos são entregues para você no vôo ou no navio, onde você indicar.

    Fernanda, acabei de voltar de aruba e curaçao. Comprei bastante em curaçao….E levei td na hora…Bem mais barato que aruba…mas não sabia que tinha uma zona específica de duty free. Para mim, td é duty free….preços mt bons, mas nem se comparam com os preços em Miami.

Reservei o hotel Plaza em Curaçao, achei um bom preço pela internet… tem boas referências dele?

Ricardo,

Td bem? Voc~e acha melhor, pra conhecer as praias, tanto de curaçao quantod e aruba, alugar um Jipe e vc acha seguro irmos somente com mapas ou é necessário fechar um tour( odeio essa opção!)?

Ahh , estou vendo sobre as bikes, depois volto pra contar como foi se fizer um tour by bike.
abs e agradeço desde já!

    Não precisa jipe não, Luciana. Todas as praias têm acesso asfaltado ou, no caso de algumas em Curaçao, de estrada de terra bem conservada.

    Em Aruba os jipes são usados para tours pelo lado das praias selvagens, que não são boas para banho. Não fiz esse passeio, mas acho um pecado ir pro Caribe e ir pro lado das praias de ondas 🙂

    A praia mais bacana em Aruba é Arashi. Em Curaçao, Cas Abou, Port Marie e Grote Knip.

RIQ, li acima um comentário teu sobre o Divi Phoenix Aruba, mas me veio uma dúvida. Este hotel fica num ponto intermediário entre Palm e Eagle beaches, mas algumas fotos me dão a impressão de que tem “pouca praia” em frente.

Será que o ponto de praia do Divi Phoenix é legal, para quem vai curtir praia mesmo, areia, mar…?

Vi que este hotel está com umas ofertas interessantes (231 dóalres a diária na alta temporada), considerando que parece ser confortável e tem equipamentos para se preparar uma comidinha “at home”, o que possibilita uma economia em algumas refeições.

Ou será que é melhor custo-benefício um hotel tipo o MVC, que está apenas 119 dólares, com continental breakfast, mas que te obriga a fazer todas as refeições “na rua”?

Em princípio, me pareceu a compensação entre que o que se paga a mais no Divi e o que se economiza podendo comer “em casa” acaba dando um resultado que faria valer a pena pelo conforto.

    RIQ, aproveito também para perguntar a ti e aos demais viajantes se sabem se é seguro reservar por meio da Turnet, de São Paulo, que acabei de ver que está com umas tarifas bem interessantes nas diárias de hotéis em Aruba.

    Obrigado! E o que tu pensas sobre o que disse a respeito do Divi Phoenix, logo acima?

    Não me lembro de ter visitado. Mas vendo no Google Maps a localização me parece bem interessante: tá no biquinho de Palm Beach (dá pra ir a pé ao comerciozinho da praia) e está a cinco minutinhos a pé de Eagle Beach (que, como praia, é melhor do que Palm).

    É verdade o que alguns dizem, que nos resorts de Palm Beach o hóspede tem que ir bem cedo, tipo 7 da matina, reservar cadeira de praia e guarda-sol, e que nos all-inclusive é preciso ir pra fila reservar o almoço ou janta?

    A questão de reservar cadeira de praia é comum no mundo inteiro em época de hotel cheio. Em Báli já fui acordado por engano pelo serviço de despertar às 5h45 (um hóspede que queria acordar para levar a toalha, reservar a cadeira e voltar a dormir). Se você leu esses depoimentos, devem ser verdadeiros, sim. Mas não necessariamente se aplicam ao ano inteiro. Aqui no blog já teve muita gente falando de Aruba e ninguém mencionou isso.

    É verdade, eu li vários depoimentos no Trip Advisor, mas aqui não.

    Não sei, mas algumas vezes tenho a impressão de que muitos hóspedes que escrevem seus depoimentos no Trip Advisor são um tanto dramáticos…

    Sem dúvida é mais fácil entrar pra bronquear e desopilar do que pra elogiar 🙂

    RIQ, a CVC está com tarifa no Westin Aruba, na ALTA temporada, por 417,00 reais o casal, com café da manhã e taxas inclusos.

    Parece uma ótima oferta, não é?

    Sim, avulso.

    Na verdade, sempre antes de viajar consulto os hotéis avulsos na CVC, que tem muitas ofertas interessantes, sem falar na possibilidade de parcelas o pagamento em até 4 vezes.

    Solicitei a reserva e estou aguardando confirmação, pois achei bem em conta.

    RIQ, fechei com a CVC! E ainda levei um seguro de viagem para o casal. Achei muito bom negócio.

    Mas acabei de ver que depois disso já aumentou um pouco (500 reais com café, taxas, impostos e seguro).

Oi Ricardo!

Muito obrigada pela rapidez e gentileza! 😉 Vou acessar os sites, se pelar por lá , postarei aqui minha experiência ok?

Abraços e até breve!

Luciana

Olá Ricardo e tds qu vão e já foram para Aruba & Curação!

EStou indo no dia 07/11 e pelas leituras percebi que as cidades são pequenas.
Gotaria de um dia por lá dar uma pedalada, ao estilo Holandes mesmo, usar a Bike como tranporte, pois assim a gente passeia calmamentee ve coisas que de carro não conseguimos ver.

Vcs sabem se há e onde poderei alugar um bike por lá?

Obrigada desde já!

abs,

Luciana

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito