Hotel ou pousada com wi-fi grátis: você já se hospedou num?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

wifi-gratisEstou com vontade de levar a campanha pró-wifi grátis da Flavia Penido, nossa LadyRasta, para a minha página no Estadão.

E queria aproveitar o viajado público para assuntar em que hotéis ou pousadas, no Brasil e no exterior, você conseguiu navegar grátis, usando seu próprio laptop ou smartphone, recentemente (tipo assim: de um ano para cá).

A idéia não é apenas destacar os hotéis, mas intuir o perfil de estabelecimentos e/ou destinos que já aderiram ao sistema.

Da minha experiência recente, acessei a internet por banda larga grátis em Jericoacoara (Pousada Ibirapuera), Natal (Hotel Manary), Boipeba (Pousada Santa Clara) e Torres (Paradouro Punta Serena). Pelo que tenho visto, em Buenos Aires também o wifi grátis impera, assim como em albergues mundo afora.

Conte onde você tem conseguido navegar de graça, pufavô!

Posts relacionados:

Hotéis não deveriam cobrar wifi: "É como cobrar pela luz", diz especialista

Adote a campanha "Só fico em hotel com wi-fi grátis" , por Flavia Penido

 

103 comentários

FH
FHPermalinkResponder

Realmente de um ano pra cá muitos hoteis aboliram a taxa de internet dos hóspedes, mas sinceramente ainda não chegou em um nível satisfatório... Para ter uma ideia, a rede Blue Tree ainda cobra o acesso wi-fi.

Mas acredito que em 1 ano, 2 no máximo isso caia, muito pela popularidade de notebooks/netbooks e smartphones.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Ricardo, posso aproveitar a deixa e pedir pro pessoal escolher a frase em inglês pra eu pedir pro Nilo fazer o adesivinho? A Marcie tinha sugerido I support hotels with free wi fi - vou ter que ver como fica no logo.

Mais alguma sugestão?

E desculpa a folga, qualquer coisa apaga o comentário!

Noemia
NoemiaPermalinkResponder

Em Montevidéu (tanto no Cala di Volpi como no Trip) e em Colônia (no Radisson), em junho do ano passado, não paguei por wi-fi. Paguei na Colômbia em dezembro, tanto no Santa Clara em Cartagena, como no Sofitel, em Bogotá. Não paguei em Jericoacoara, em março na Vila Kalango.

diogo
diogoPermalinkResponder

Riq,
O ArtHotel em BAires tem wifi grátis em todo o hotel. Podemos navegar com o note no colo, deitado na cama, ou levá-lo para o lobby e ficar ali vendo o movimento tbm. O sinal é forte em qualquer lugar. A Constance Escobar hospedou-se num pelas bandas de Belgrano esses tempos que tbm era mto show, e que inclusive oferecia um imac pra cada hóspede!

No Casa da Montanha em Gramado, a mesma coisa. Tanto no quarto quanto no lobby, o sinal é igual e free.

Em Punta, o Mantra tbm oferece esse serviço, bem como o Awa, o Cafonrad e até mesmo o simplório Days Inn.

Quanto aos hostels, me lembro que Kabul em Barcelona e o The Circus em Berlim (btw, o MELHOR HOSTEL DO MUNDO, e melhor do que muitos dos hotéis que citei acima, sério mesmo) tbm não restringiam nada nesse sentido não. Era só pedir a senha que a galera liberava e com um sinal fantástico sempre.

Cutti
CuttiPermalinkResponder

Em ORLANDO, EUA - também tem wi-fi "di grátis" no Comfort Suites Universal Studios Area. Hotel BBB (bom, bonito e barato)!

LUCIANA
LUCIANAPermalinkResponder

Riq,
O Grande Hotel Senac de Campos do Jordão e o de São Pedro tem wi-fi grátis. Eles indicam uma senha e o hóspede pode usar à vontade. Entrei na internet no laptop e smartphone sem problemas.
São dois hotéis-escola que estão dando um ótimo exemplo.
Luciana

Dri - EveryWhere

Albergues! Aliais, nunca fiquei num albergue pela Europa que nao tivesse wi-fi gratis. Acho que eles nem anunciam mais o "beneficio" pois jah esta meio que implicito que wi-fi faz parte da diaria.
Os ultimos que fiquei foram : Hotel Agra em Istanbul, e esse fim de semana mesma fiquei no Baggies em Brighton, sul da Inglaterra.

Nos ultimos meses, fiquei nos eguintes hoteis, todos com wi-fi gratis, seja no hotel todo ou pelos menos na area do lobby / restaurante:
Lipa Lovely Resort - Ko Samui, Tailandia
Cocohut Resort - Ko Pangnham, Tailandia
Bopha Angkor - Sien Reap, Cambodia

Abs
Dri Miller

Alexandre Giesbrecht - AVIVIXE

No ano passado, fiquei no Sofitel Rio, e cobravam pelo acesso. Não me lembro quanto era, mas lembro que estava bem longe de ser um valor simbólico. Curiosamente, o hospital onde meu pai passou um mês internado tinha wi-fi gratuito. Não era a oitava maravilha do mundo, mas quabrava o galho, especialmente quando ele navegava de madrugada.

Aline
AlinePermalinkResponder

Riq, recentemente me hospedei em 2 hotéis com wi-fi grátis:
- Hotel Caprera em Veneza
- Hotel Américain em Paris

Luciana Xavier

Manaus!
Ja passei algumas temporadas por lá e nos 4 hotéis em que fiquei tinham wi-fi grátis. Dois deles:
-Mercure
-Novotel
Ambos da rede accor (o que varia de acordo com a localidade, já que o Ibis SP cobra pelo serviço).
Os outros dois hotéis em que me hospedei prefiro não indicar o nome porque eram piores do que albergues (em termos de serviço) e fiquei decepcionadissima. No entanto, vale observar que mesmo esses hoteis da pior qualidade em Manaus ofereciam wi-fi de graça, pra dar um banho de água fria em muito hotel bom por aí!
Abraços

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Riq, em maio fiz uma viagem para a China e em todos os hotéis que me hospedei cobravam pelo Wifi.
Numa viagem pela Europa no ano passado encontrei Wifi grátis no Quality Inn Kensington em Londres e no Marriott em Paris.

Rogéria
RogériaPermalinkResponder

Em New York, em Agosto passado, meu hotel era ótimo e tinha wi-fi grátis. Herald Square Hotel. Recomendo!
www.heraldsquarehotel.com

Carla
CarlaPermalinkResponder

O Hotel On Rivington, em NYC, tem wi-fi grátis. Os hotéis de rede nos EUA costumam ter também - fiquei num Howard Johnson em Orlando em que o wi-fi era uma maravilha!

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Utilizamos em Buenos Aires (out/08) no Marseille des Anges e em Gramado na Estalagem St Hubertus (que tem um ponto de acesso por andar e casualmente o do nosso andar ficava no nosso apto). Ambos funcionaram muito bem.

Marcos Vinicius

O que mais me impressiona nesta estória de wi-fi grátis é que os hotéis e pousadas menores são os que mais oferecem este serviço.
Tem uns 4 anos que me hospedei em uma pousadinha simples, barata e bem localizada em João Pessoa, e já tinha wi-fi grátis. Passei por lá de novo a cerca de 1 ano e o wi-fi continua grátis e muito rápido.

http://www.hotelpousolarpraia.com.br/

Os hotéis mais chiques em volta da pousada cobram um absurdo pelo acesso à internet. Vai entender...

Igor
IgorPermalinkResponder

Curitiba: Four Points Sheraton, na Sete de Setembro. Além do atendimento impecável, a internet é grátis em qq lugar do hotel.

Beto K
Beto KPermalinkResponder

No "hostal" Living Lounge em Lisboa.

Beto K
Beto KPermalinkResponder

No "hostal" Lisbon Lounge em Portugal.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

O Novotel de Vitoria tem wi-fi gratis em todo o hotel ( mas estava bem instavel ) . Quanto a Buenos Aires , é a capital do wi-fi gratis : tem em todos os lugares , cafés, sorveterias ...

Gabi
GabiPermalinkResponder

Oi Riq!
Fiquei no Lisbon Dreams em maio com wifi gratis nos quartos e eles também tinham um laptop disponível no lounge con conexao a internet. Aliás, é um lugar lindinho, super bacana e com tarifas ótimas. O único porém é que os banheiros são no corredor, mas são enormes e limpissimos e todos os hospedes ganham um robe branquinho para desfilar pelo corredor. O café da manha esta incluido e a localização é otima, pertinho do Principe Real e da marques de Pombal. Eu paguei 50 euros por casal com café da manha em Maio. Recomendo!

Geo
GeoPermalinkResponder

Sehrs Natal. Muito bom!

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Quase todos os hotéis da Inglaterra e Escócia têm wi-fi grátis (só os muito pequetitos, tipo um b&b de dois quartos, não tinham).
Nos EUA então, nem se fala.
Aliás, eu faço questão de só ficar em hotel com wi-fi (ou pelo menos conexão de fio) grátis. Até os apartamentos que alugamos tinha incluído na diária. No exterior, principalmente, é imprescindível, porque o Skype é uma mão na roda.
Engraçado, são os hotéis mais metidos a besta que são os mais munhecas, e cobram por qualquer extra.

Inquietos
InquietosPermalinkResponder

Riq, ficamos em muitos hotéis com wifi grátis. Em SP por exemplo, onde me hospedo no mínimo 1 vez por mês, sempre é de graça. Então concluo que hotéis com perfil executivo oferecem sim. Em geral fico no Golden Tulip ou Meliá ou Transamérica.Já no Rio a dificuldade é maior.

Na Europa, vou fazer uma lista dos hotéis que fiquei no último ano pois não lembro mais. Mas percebo que quanto mais "praiano" menor a possibilidade de ter internet. Rodamos o Algarve inteiro semana passada e nenhum hotel tinha. Resultado: Mc Donalds diariamente. A parte boa é que a senha da internet era a mesma em todos os MCs da região, então estacionávamos o carro e ficávamos online, pq ninguém aguenta Big Mac todos os dias.

p.s. Puxa, fomos os primeiros a lançar a campanha (porém sem selo) e nem fomos citados. Magoei.

Lena
LenaPermalinkResponder

Bom, de um ano para cá, também peguei Wi-Fi grátis em Jeri, na pousada Calanda. Aliás, para quem não tinha laptop ou outros apetrechos, o acesso pelo computador da pousada também era grátis. Bem simpática esta parte smile

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Não tenho certeza absoluta, mas acho que o Águas de Bonito, em Bonito (MS), tinha wifi grátis qdo ficamos lá em setembro passado. Na Fazenda San Francisco no Pantanal Sul tb era de graça. O hotel Silvestre em Imbituba (SC) tb tinha wifi free, mas foi um custo pra fazer funcionar no Mac - o sistema tinha uma trava bizarra q o AirPort não reconhecia.

Pousadas em geral tb têm wifi grátis. A Branca de Neve, em São Joaquim (SC), tinha, assim como a que ficamos em Nova Petrópolis e uma em Dourados (MS), ambas q eu esqueci o nome. :red:

Claudia Chow
Claudia ChowPermalinkResponder

Meus roteiros nao sao nada turisticos, mas... Em Presidente Prudente o hotel Portal d´Oeste tem wifi gratis, em Bauru o hotel Arco. Em Ribeirao Preto o Comfort Hotel oferece internet a cabo gratis, como em Araraquara o Morada do Sol.

Thiago Parente

Na Barra de São Miguel usei wifi gratis no Village Barra Hotel. Em Maceió o Ritz Coralli não me cobrou nada, mas tem que pedir a senha na recepção. Em Fortaleza, o Mercure Meireles não tem wifi nos quartos, so cabinho de rede, mas é de graça. No exterior, em NYC, o Cosmopolitan Hotel Tribecca tem um wifi ultra-super-hiper-mega rapido de graça e na Philadelphia o Alexander Inn também não cobrou nada.

joanice
joanicePermalinkResponder

Estive esse Fim de semana em Quixadá, cidadezinha no interior do Ceará, em pleno Sertão Central e lá tinha Wi-Fi GRÀTIS!
O 'hotel' era em um posto de gasolina, parecia dormitório de caminhoneiro, mas tinha internet.
Fiquei passada!

Natalie
NataliePermalinkResponder

Em Maio fiquei no Holiday Inn Midtown - NY e no Clarion Inn College Park - Washington. Os dois hotéis tinham wi-fi grátis e funcionou super bem. Facilita muito a vida do viajante poder telefonar para o BRasil via skype (com a ajudinha do wi-fi grátis).

Patsy
PatsyPermalinkResponder

O Apto alugado em BUE tinha Wi-Fi, só que me lembro.

Ibis e Formule 1 tem WI-FI mas cobram... não conta.

A proposito, eu estou procurando apto para alugar aqui em SP mobiliado, como em BUE, por dia e SEMANA, e uma das primeiras perguntas que preciso fazer é se tem INTERNET Incluso.

Alguém já alugou esse tipo de apto em SP para turismo?

smile

Oldemar
OldemarPermalinkResponder

Acessei gratis em Gramado (Horel Pousada Canto Verde)

Majô
MajôPermalinkResponder

Em Buenos Aires, os 2 apês tinham wi-fi free, pra mim é condição sine qua non. Aliás, a banda larga lá é um avião e mais barata do que nós pagamos por aqui.
Na Sicilia, o Villa Carlotta tinha e o l'Ucciardhome idem.
Em Paraty, na Vivendas não tinha.
Na Pousada do Toque não tinha, mas havia computador comunitário.
Campos de Jordão, o hotel não tinha.

Alexandra
AlexandraPermalinkResponder

Semana que passou me hospedei em dois hotéis com wi-fi grátis. Em Gramado, no Hotel SESC Gramado, é apenas no lobby e instável, mas deu pra usar bem... wink. Em Curitiba, no Harbor da Av. Batel, também é grátis e funciona muito bem.

Flávia (Avassaladora)

Aracajú, na Pousada do Sol, também tem wi-fi grátis!

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Nas viagens mais recentes, wifi grátis no Radisson Lexington (Nova York) e na pousada Vila das Velas (Ilhabela) -- em ambos os casos, no hall/área de entrada, não nos quartos.

Danielle Castro

Acabei de me hospedar no Estamplaza Moema em SP e eles cobravam pelo wi-fi.

jpsoares
jpsoaresPermalinkResponder

Pousada do Vale em Fernando de Noronha - Free Wireless a uma velocidade surpreendente smile

Elder
ElderPermalinkResponder

Em abril, acessei grátis no Pod Hotel, em NY.

Não funcionou muito bem nas primeiras horas que estive lá, mas parece que foi um problema pontual. No resto dos dias funcionou perfeitamente.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

voltei recentemente de São Luis e fiquei no Hotel Solar da Praia! Um hotel simples mas com quartos ótimos e em frente a uma praia linda, com varios restaurantes movimentados a noite. Lá o wi-fi eh gratuito para os hospedes! Muito bom!

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

em Boipeba é grátis. Na Pousada Azul (que fiquei em Paraty na FLIP) tb e funcionava bem - na Pousada do Ouro tb (pq a lady aqui perguntou pro concierge como é que fazia pra "ligar a internet" no meu computador e o cara me deu a senha - só eu tinha a senha na coletiva, hhehee).
O antigo 4 Rodas de Salvador (como chama mesmo? esqueci) cobra algo como 20 pilas por dia de diária (a diária é 200).

A conclusão à qual eu cheguei é que hoteis menores não cobram, e as grandes cadeias sim...

augusto
augustoPermalinkResponder

o best western de palm desert não cobra pela internet. e acho que isso seja uma praxe em todos os hotéis da rede nos estados unidos.
estou fechando hotéis pras férias de agosto na italia. todos cobram por hora. uma loucura

Viva
VivaPermalinkResponder

Riq, Nesta última FLIP me hospedei na Pousada Naus de Paraty (http://nausdeparaty.com.br/) que é simples e bem charmosa (excelente café da manhã), com wi-fi grátis.
Apóio sua campanha!

Lena
LenaPermalinkResponder

Acesso de graça e no quarto no bom Hotel Alto da Serra, em Canela. E mesmo nos mais simples, caso do hotel Primavera, em Bento Gonçalves, e no hotel Porto Alegre, na capital gaúcha.

tina magalhães

oi Ricardo, tudo bem? em maio estive em nova york e fiquei num ótimo hotel, AKA Central Park, que tem uma conexão wifi para cada apto. grátis. outro que fiquei recentemente foi o Cahuel Buenos Aires Boutique Hotel, em palermo, muito simpático e também com wifi grátis. recomendo os dois. abraços!

João Paulo Ramalho

Em El Calafate - AR, Patagônia Argentina - America del Sur Hostel wifi grátis e muito recomendado.

Tati
TatiPermalinkResponder

Oi Riq, assino embaixo de sua campanha! Fiquei em cinco hotéis com wi-fi grátis (que eu me lembre) ultimamente.

1 - Telmho Boutique Hotel, em Buenos Aires (grátis no quarto e nas dependências);
2 - Kenton Palace Hotel, em Bariloche (somente no lobby);
3 - Conrad Resort, em Punta del Este (no quarto e nas dependências);
4 - Grand Hotel, em Oslo (no quarto e nas dependências);
5 - Galerias Hotel, em Santiago (no quarto e nas dependências).

O Club Med de Trancoso cobra cerca de R$ 40 por dia de wi-fi!

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Em BsAs, há quase 2 anos, o Loi Suites Arenales tinha wi-fi grátis em todo o hotel, mas era meio instável. Ainda havia 2 computadores à disposição dos hóspedes. (Mas em BsAs, se não tiver wi-fi grátis no hotel, basta ir pra calçada que aparece uma rede!).

No Peru, em Lima, no Hotel San Agustin Colonial, não havia wi-fi, mas tinha computadores à disposição dos hóspedes na recepção. No site do Del Prado Inn, em Cuzco, diz que tem wi-fi gratuito, mas eu não testei, usei os computadores da recepção, grátis por meia hora diariamente.

Aqui em João Pessoa, não sei dos hotéis, mas o principal shopping da cidade tem wi-fi liberado. Alguns restaurantes tb têm. A prefeitura iria colocar alguns pontos na praia, mas até onde sei, não aconteceu ainda.

Anna Angotti
Anna AngottiPermalinkResponder

Ficamos no The Standard de NY, em soft opening, e o wi-fi era grátis. Não sei se a política muda com a inauguração oficial, mas que era o máximo postar e tuitar com vista para o Empire State sem preocupar com a conta, ah, isso era!

Abração

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Se for internet grátis e não só wi-fi eu tenho uma lista grande.
Agora, wi-fi só eu preciso me lembrar...

Marcio Nel Cimatti

Riq, anota aí.

Íbis de Innsbruck, Etap de Berlim, Íbis de Reims e Íbis de Porte de Clichy em Paris todos eles cobram e cada um deles uma taxa diferente.

Um exemplo bom é o centro de Lucern na Suiça que é todo com Wi-fi público grátis. Legal, né!

Abs!

Alexandra Rosa

Em novembro passado, em Paris, o Hotel Beaubourg tinha wi-fi grátis. E agora em junho fiquei no Room Mate Grace, em Nova York, também com wi-fi grátis (e também o café da manhã).

Edson
EdsonPermalinkResponder

WiFi di grátis
Paris - Familia Hotel (Quartier Latin)
Santorini - Anastasis Apartments (Imerovigli)
Rodes - Spot Hotel (Old Town)

Em Atenas, o Athens Gate e o Sofitel do aeroporto cobram pelo acesso. Porém no aeroporto tem uns terminais com acesso gratuito (vale numa emergencia).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar