Turquia: as dicas da Carla Tolosa

Pamukkale

A querida Carla Tolosa, também conhecida como Carla2, esteve em junho de 2008 na Turquia. Durante doze dias, passeou por Istambul, Capadócia, Pamukkale e Éfeso (Kusadasi). Recentemente a Carla resumiu as dicas testadas durante a sua viagem para ajudar no planejamento da Mari Campos (que está no momento em Istambul) e da CarlaZ (que vai agora em setembro). Eu entrei no meio da conversa delas para pedir uma cópia desse precioso email, que repasso, com a devida autorização, para todos vocês.

Istambul

Fiquei quatro noites no Erboy Hotel, no bairro de Sirkeci; reservei pelo site Otel.com. Eu ficaria nesse hotel de novo só pela guest manager – um doce de pessoa, e resolveu nossa vida na Turquia, nos apresentando o Metin, que nos ajudou a montar o roteiro pelo interior (dados do Metin daqui a pouquinho). Ela se chama Ayse (pronuncia-se Aicha); seu email é [email protected].

Aconselho você a pegar um hotel em Sirkeci ou em Sultanahmet.

Quanto aos passeios, faça tudo que estiver no guia que você levar, e mais:

• Pegue o ferry-boat (no último píer, mais próximo da ponte) e fazer o passeio pelo Bósforo até o Mar Negro. O ferry vai parando em diversos pontos, mas a idéia é saltar na última parada, onde tem um castelo no ponto mais alto da vila. A subida é dureza, mas a vista compensa. Não esquecer de levar água!!!

• Às 20h tem um show de luzes e som na Mesquita Azul (é do lado que tem vários bancos do lado de fora). A dica é chegar cedo e ficar num restaurante muito agradável que tem em frente à mesquita (mesas no jardim), pois no intervalo tem um show dos dervixes rodopiantes – na verdade é meio fake, tem só 3 músicos (o original são 8 se não me engano) e apenas um dervixe. Mas se não der para ir até a cidade-sede deles (Konya, que fica na Capadócia, ao sul de Goreme e Ürgüp), pode ser um bom programa.

Depois de Istambul

O agente que montou toda a programação pelo interior da Turquia foi o Metin Koca, da Ensemble Travel. No pacote da Ensemble estavam inclusos: todos os trânsfers hotel/rodoviária/hotel, os hotéis (todos com café da manhã, e na Capadócia com 1 refeição), e os tours guiados na Capadócia e em Éfeso.

Capadócia

Pegamos um ônibus noturno na Nevtur de Istambul a Ürgüp (11 horas de viagem). Reservamos duas noites no Hisar Evi Cave Hotel (hotel na caverna) próximo a Uçhisar.

Nosso passeio de balão estava marcado para o dia seguinte. Custa entre 120 e 150 euros, mas conseguimos por 110 euros com a Ensemble Travel. Eles te pegam no hotel às 5h30 da matina, mas vale a pena. Às 8h você volta para o hotel, toma café da manhã, e sai para o tour pela Capadócia, incluindo visita à cidade subterrânea e aos “pombais”.

No último dia fizemos outro tour, visitando as igrejas construídas nas rochas e uma loja de cerâmica em Avanos.

Os passeios na Capadócia foram feitos com a Agra Tour. O atendimento era péssimo (fomos mal recepcionadas), mas o guia que nos acompanhou era fantástico!!! O nome dele é Onur Koksuyer.

Pamukkale

De Ürgüp pegamos outro ônibus noturno com destino a Pamukkale. (A cidade maior perto chama-se Denizli.)

Ficamos uma noite no Hotel Koray. Vi num guia que é o melhor da cidade – a cidade é pequena e o hotel, simples, mas agradável.

Atenção: em Pamukkale, não compre a visita guiada aos terraços de travertino e à Hierápolis. Os terraços ficam a 10min de caminhada do hotel (a cidade é pequena), e subindo os terraços chega-se à Hierápolis. Leve roupa de banho para os terraços e a piscina termal em Hierápolis. Dá para fazer os dois em um dia. Fizemos no mesmo dia da chegada, pois no dia seguinte íamos sair cedo para o próximo destino.

Éfeso (Kusadasi)

Pegamos um ônibus logo depois do café da manhã para Selçuk (três horas de viagem).

Ficamos hospedadas duas noites em Kusadasi, num confortável hotel de frente para o mar Egeu, o Pine Bay Marina.  Kusadasi é meio Guarujá, mas é um bom passeio, mar bonito, bons restaurantes, ocidentalizada. Pôr do sol no mar, lindo.

No dia seguinte fizemos o passeio a Éfeso, uma das ruínas mais importantes (senão a mais importante) da Turquia. Ali viveram de 400 a 500mil pessoas.  Foi capital da província romana na Ásia (ou seja, durante o império romano, era a cidade mais importante depois de Roma). Não fica muito longe de Tróia, que nós não visitamos. Dizem que São João Batista, encarregado por Jesus de cuidar de sua mãe após sua “morte”, levou Maria para viver em Éfeso. Não exatamente na cidade, mas numa casa nas montanhas a uns 10 km dali. A Casa de Maria é famosa e pode ser visitada no mesmo dia das ruínas. Leve uma ou mais garrafinhas para trazer as águas que brotam de três fontes no local. Nesse mesmo tour visita-se o museu localizado em Selçuk e o templo de Artêmis (do qual só sobrou uma coluna visível; para o restante é necessário olho de arqueólogo).

No terceiro dia na região passamos o dia em Sirince, uma cidade grega no alto da montanha – pega-se um microônibus em Selçuk (na estação de ônibus), que leva uma meia hora. A cidade é encantadora, pequenininha, não tem carros, e tem várias lojinhas e tendas pelas ruas. Procure pela Igreja (Kilise), e tome algo ou almoce no terraço do Kilise Restaurant – prove os vinhos de frutas que eles fazem lá.

Voltando a Selçuk, pegamos o ônibus noturno para Istambul.

Observações gerais

1) As viagens em ônibus noturno são cansativas. Sugiro gastar um pouco mais e fazê-las de avião, ainda que os ônibus sejam de primeira linha, confortáveis, com banheiro a bordo, café, água, bolinho…

2) Junho já estava muito quente. Somente na Capadócia as noites eram frias, mas de dia muito sol.  Istambul e Selçuk (ruínas de Efeso): muito, muito, muito quentes. Para ir no verãozão, talvez seja melhor ter mais dias, para fazer tudo devagarzinho. (O dia que visitamos as ruínas estava fazendo 43ºC, e não tinha muita sombra, não…).

3) Pelo tour pelo interior, pagamos 450 euros (fora o balão). Os preços começaram em 740 Euros (com deslocamentos de avião), baixaram para 680, depois tiramos os aviões… Esse pacote incluiu: todos os hotéis, todos os ônibus, todos os transfers, os passeios com guia (todos da Capadócia, Éfeso) – os passeios incluíam o almoço, e todos os hotéis tinham café da manhã.

4) O passeio de balão é IMPERDÍVEL – tem que ir, ainda que custe caro. Vale cada centavo.

5) Lugares aonde não fui, mas acho que merecem ser visitados: Ankara ( a capital, afinal de contas…), Tróia, e um cruzeiro de 4 dias no Sul, próximo a Olympus. Também ficaria mais dias na Capadócia, para fazer as trilhas que dava para ver do balão.

6) Li num dos guias que quanto mais a leste e para o interior do Mar Negro, o país vai ficando menos turístico (tanto na infra-estrutura quanto na quantidade de turistas) e o islamismo é mais sentido. Por onde andamos, não era necessário cobrir a cabeça, com exceção das mesquitas. Também usamos shorts, camisetas regatas, sem problemas. E a região Leste do país não é das mais tranqüilas politicamente.

7) Quanto ao assédio dos homens: nada grave, mas acontece.  No primeiro dia entramos numa loja no Grande Bazar e o vendedor ficava se encostando no meu braço, pegando pela cintura para conduzir o meu olhar a outras coisas. Demorei a perceber que aquilo era uma forma desrespeitosa (tenho certeza que ele não faria isso com uma turca), pois nós, latinos, estamos acostumados ao contato físico, e encostar o braço realmente não me incomodava. Comecei a achar estranho aquela mãozinha boba na cintura. Depois disso fiquei mais esperta, mas nem todos são assim. Eles gostam muito de conversar, e acho que para eles também é algo inusitado, as nativas não ficam dando trela.  Eles adoram o Brasil e o futebol brasileiro. Alguém com alguma cultura futebolística (a minha é nula) vai fazer mais sucesso, seguramente.

Obrigadíssimo, Carla!

Leia também:

353 comentários

Rafael, eu fiquei no Acra Hotel https://www.acrahotel.com e simplesmente adorei tudo. Peguei uma promocao otima na edreams, em que o quarto saiu por menos da metade do preco oficial do hotel.
Eu conto algumas coisinhas aqui, se interessar:
https://viajeaqui.abril.com.br/blog/hotel-acra-istambul-testado-aprovado-182353_comentarios.shtml?7536578

    Acrescentei à lista, Mari! Quando é que o ViajeAqui vai instalar a ferramenta nova? É impossível linkar grupos de posts…

Patsy, fico aliviada que não sou a única – “Esse é um país que nunca me atraiu de imediato, quem sabe mudo de idéia”.

Carla2 esse post tá realmente show – tô quase incluindo na minha lista “um dia eu vou”.

Interessante que Egito e Grécia sempre foram ou são must go…

😉

    Eu estou com vocês, meninas, a mim também a Turquia nunca atraiu de imediato, como vários outros lugares também… Mas acho interessante como, conforme vou lendo os relatos de quem esteve lá, e vejo as fotos, começa a brotar uma vontadezinha…

    Carla, parabéns pelo post!!! 😉

    Sabe que a Turquia também não me atraia…mas acho que me conquistou na hora certa…na hora que estava pensando no destino da próxima viagem…então acabou “furando a fila” de tantos destinos de sonhos antigos…

Eu me decepcionei muito com Tróia. Depois de Éfesus, é díficil depois se impressionar muito. Infelizmente muito de Tróia nao está mais ali e há também muitas excavacoes ainda.

Ai que pena que esse post chegou com 3 meses de atraso pra mim… queria mt ter ido a outras cidades da Turquia que não só Istambul, mas como planejei tudo super em cima da hora (20 dias antes de embarcar ainda não tinha passagem!) não tive mt tempo de pesquisar. Essas informações de deslocamento, hotel, cidades no interior não são tão simples de achar – obrigada pelas dicas preciosas, meninas! Vou guardar pra próxima viagem à Turquia!

Entre tantos posts não reparei se alguém falou num programinha nocturno curioso em Istambul – ir ao Pera Palas Hotel (construido para alojar os passageiros do Orient Express em 1892). Disse nocturno porque de dia já há tanto para fazer…
Os porteiros ao ver-nos olhar para o edifício levam-nos em visita guiada, esperando recompensa. Lá se conservam as suites da Agatha C, do presidente Ataturk… está velho mas faz parte daqueles hóteis míticos de todas as cidades. Fica perto de uma rua comercial cheia de boas pastelarias e muito animada à noite – Istikal Caddesi. (Zona de Beyoglu).
Eu sei que gostam de viajar de forma independente mas para quem n se importe de andar em grupo (ou queira mandar os pais), e quiser partir de Portugal, eu fiz um circuito que correu muitissimo bem, com um bom guia a falar português. O preço é muito acessível e andei por todos os locais que abordaram por aí. A agência é Pachatours.
Ainda em relação ao vestuário… Na primeira localidade onde parei para ver monumentos (Bursa)fizeram-me vestir uma saia meio nojenta e mal-cheirosa onde cabiam duas (sou minúscula), porque o meu vestido estava dois dedinhos acima do joelho. Para a parte de cima tinha levado um lenço/écharpe. A partir daí calças daquelas que se transformam em calções porque é um país muito quente.
Estou a um dia de ir correr França de carro. Levo as vossas indicações da Bretanha, Normandia(sim, dormirei dentro do M Saint-Michel conforme tantas recomendações, mas gostaria de mais qualquer coisinha sobre as praias do desembarque) e Vale do Loire.
Mas tenciono correr muita catedral gótica e vamos entrar por zona menos badalada por aqui – o Périgod Noir, onde se produz o fois-gras, se colhem as trufas. Vamos ficar na região de Sarlat-la- Canéda e fazer o vale do rio Dordogne. Por tudo o que li parece ter muito potencial para quem gosta da época medieval. Tb aí se situam as grutas de Lascaux, cujas pinturas rupestres estão em tudo o que é livro de História. Depois conto se vale a pena.

    Isabel, minha passagem por Istambul, há dez anos, foi meteórica — e ainda assim tive tempo de cometer um erro grave: em vez de ir ao Pera Palas, fui jantar no Çiragan, que já deve ter sido um palácio mas se tornou um hotel de luxo totalmente sem sal (pelo menos estava assim em 1998).

    Da minha experiência, também curta, pelo Loire, ano passado, te recomendaria pegar a direção de Villandry num dia bonito, para ver o jardim em seu momento mais espetacular.

    Dos outros castelos cheios de estrelas no Michelin verde, visitei Blois, Chambord e Chennonceaux (em ordem crescente de “uau!”). Não entrei em Amboise nem em Azay-le-Rideau, e não senti falta; se tivesse tido mais tempo, teria me dedicado a seguir as placas para os castelinhos menores e obscuros — nem tanto para entrar neles, mas para apreciar a paisagem e os vilarejos das estradinhas, que sempre são mais interessantes do que os das estradas mais importantes que levam aos castelões…

    Bon voyage!

    Isabel, no meu dia em Beyoglu segui para o Pera Palas, mas ele estava em reformas…estive lá em outubro do ano passado mas deve continuar por um tempo. Acho que o guarda da obra deve ter visto a minha cara de desapontamento pois me permitiu dar uma olhadinha no lobby. Se restaurarem com propriedade, vai ser um espetáculo!
    Sobre as praias do desembarque, eu me lembro de ter visitado algumas ruínas ao longo da costa, mas um lugar interessante é Arromanches, com o museu do desembarque e restos do porto artificial que podem ser vistos da praia. Omaha beach é também ponto obrigatório, com o cemitério americano. E se tiver interesse, vale a pena ir a Bayeux, tão pertinho, ver a tapeçaria: https://www.tapisserie-bayeux.fr/
    Já o Périgord…que invejinha! Essa é a região que eu mais adoraria conhecer em profundidade, uma área riquíssima…Se vc tivesse mais tempo, indicaria um guia muito interessante sobre a região, mas não deve ser muito fácil de encontrar: https://www.cadoganguides.com/guide.asp?BID=53&Dest=France
    Bem, só posso te desejar boa viagem e depois pedir que nos conte tudo 😀

Sylvia, super obrigada pela dica. Meu médico acha o máximo esses meus amigos do VnV. Sou muito feliz por fazer parte dessa comunidade; vcs são o máximo!!!! 😆

Carlinha, adorei!!! Super post!!!! Muitas dicas.
Esse é um país que nunca me atraiu de imediato, quem sabe mudo de idéia.

Olha o que eu lembrei…. café da livraria cultura, noite de autografos da Mari, você contando dessa história e eu a Liciana+Emilia rindo muito, mas muito, eu acho que fiz alguma brincadeira e estavamos todas alegres 😀

😆
lembro direitinho, parabens,beijo moça! Saudades.

Pessoal,
Também estou indo em setembro pra Turquia, em um roteiro bem similar a esse.
Alguém tem algum hotel em especial para me sugerir em Istambul? Queria poder seguir a recomendação do Arnaldo, mas tá fora do budget. Mesmo assim queria um hotel bacaninha.

    Riq, metendo a minha colher no meio da mistura: o A’jia é liiiindo…eu o vi por fora quando o ferry estava se aproximando da parada em Kanlica. Mas eu achei bem fora de mão, pois além de estar no lado asiático, fica mais ou menos no meio do Bósforo. Mas eu adoraria me hospedar na beira do estreito numa próxima vez, a paisagem é maravilhosa…
    E gostei bastante da localização do Witti! Não sei como são os arredores, mas fica bem perto da Sultanahamet, para turistar, e do lado de Beyoglu e dos outros bairros mais ‘in’ para comer e sair à noite. Muito bonito o hotel também.

    há uns 2 anos, fiquei num hotel muito bacana e charmoso em sultanahmet, o empress zoe https://www.emzoe.com . localização é dez, bem perto do Four Seasons mas com preços muuuuuuito mais camaradas, vista bestificante no terraço, café da manhã no jardim, quartos com decoração “étnica”… vale cada euro (acho q uns 100 por casal)

    🙂 q legal! curti mt, mesmo na primeira noite, em q fiquei num quarto single + baratinho (ele era triangular, e tinha o banheiro no corredor (só meu, com chave particular, mas fora do quarto…). se ñ me engano, tem uma foto feita a partir do terraço do hotel, ultraemblemática, q abre ñ sei q guia, acho q aqueoe visual, q a folha republica.

    Luis, fiquei muito chateada por não ter conseguido o Empress Zoe…tentei reservar com 6 meses de antecedência e já não tinha os quartos que eu queria.
    Mas bom saber que foi testado e aprovado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito