Chicago pra Keka

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

(foto: ExploreChicago.org)

A Keka vai agorinha pra Chicago e bateu aqui em busca de informações, na esperança de haver algum trip como a Maryanne ou a Marcie que mantivesse um blog sobre a cidade.

Vasculhei os bastidores, e tudo o que achei foi um comentário pedaçudo da Karinissima, de julho de 2007, a propósito de um papo que degringolou no meio de um post sobre... pousadinhas de Noronha (!).

Resolvi então abrir um post, para criar um verbete de Chicago no menu e ficar fácil de todo mundo dar suas dicas.

Estive em Chicago por três dias, há mais de 10 anos, para participar de um júri de um festival de publicidade, e passei praticamente o tempo todo fechado numa sala de exibição. Se voltasse hoje, mal saberia me orientar.

Mas começaria minhas pesquisas pelo bom site da cidade, o ExploreChicago.org -- que tem o básico bem explicadinho. (E uma curiosidade: os lugares favoritos do presidente Obama.)

Depois pesquisaria na seção de viagem do New York Times, que dificilmente me desaponta. A respeito de Chicago, encontrei quatro ótimos artigos:

36 horas em Chicago -- um pouco antigo, de 2006

Frugal Traveler em Chicago -- dicas espertas do mão-fechada Matt Gross

A onda das microcervejarias -- roteiro recentíssimo, de junho

Chicago alternativa: Pilsen, o bairro latino -- o lugar que está acontecendo

À beira do lago Michigan, Chicago tem uma ligação especial com a água, mas a sua praia mesmo é a arquitetura. Não se deve sair da cidade sem fazer um dos inúmeros tours da Chicago Architecture Foundation. E até 20 de novembro tem uma exposição gratuita muito bacaninha: uma megamaquete da cidade, a Chicago Model City.

Fãs de arquiteturismo batem ponto em dois marcos da arquitetura modernista nos arredores de Chicago: a Fansworth House, de Mies van der Rohe, e a casa-estúdio de Frank Lloyd Wright.

Finalmente, uma das coisas que eu não deixaria de fazer em Chicago é ir a um show de blues; o Chicago Blues Guide dá uma boa mãozinha.

Bom, fiz a minha parte. Agora é com vocês. Dicas de Chicago, experiências recentes, links úteis -- já pra caixa de comentários, please!

Leia mais:

Todas de Chicago no Viaje na Viagem

101 comentários

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Riq e Keka,
um cara que trabalha comigo acabou de voltar de lá e por acaso hoje rolou um papo sobre Chicago...lembro que ele falou que comprou o passe para as atrações e que valeu muito a pena pois tinha fila pra tudo!
Ano passado uns amigos meus foram pra Maratona e amaram...lembro que mandei esse post pra eles http://viajantealeatorio.wordpress.com/2008/04/01/chicago-e-a-maior-diversao/

Dri - EveryWhere

Minha unica experiencia com Chicago foram algumas hora no Aeroporto O'Hare numa conexao de volta da California que durou hoooooas e foi super confuso!
O aeroporto eh um mundo, e se der bobeira, jah era!
Acabei tendo que sair correndo pelos corredores, enquanto ouvia meu nome sendo anunciado (com uma pronuncia hilaria) na "ultima chamada" da United!
Hahahahaha

silvia
silviaPermalinkResponder

Não deixe de provar a pizza "chicago style" . Eh quase uma torta de tanto recheio e espessa altura . Vem numa foram para não transbordar ...Fui ao GINO, bem famoso por lá . A avenida que passa ao longo do lago , acho que se chama Lake Harbor tambem eh imperdivel... visite o pier com lojas e restaurantes com shows de jazz que fica quase enfrente ao Hotel Days Inn .E para compras a Avenida Michigan com Bloomingdales e etc

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Todo ano, em novembro/dezembro o maior Congresso de Radiologia do mundo, chamado RSNA acontece em Chicago. Eu me programei para ir há dois anos atrás, mas fiquei grávida e desisti pela dificuldade de viajar sozinha de 7 meses. Ano que vem, 2010 vou me programar novamente.
Mas uma amiga deixou algumas dicas para mim lá na comunidade do orkut que transcrevo aqui. Talvez ajude:

"Chicago possui a maior quantidade de área destinada a parques dos Estados Unidos, uma área total de 30 km² área verde.
Os parques mais famosos da cidade são:

* O Millennium Park, que ocupa uma grande área entre o centro financeiro e o litoral da cidade.
* Grant Park
* Lincoln Park, no norte da cidade, ao longo do litoral do Lago Michigan. Possui um zoológico, de acesso livre à população o ano inteiro, além de inúmeras facilidades esportivas e residenciais, e uma pista de golfe.
* Garfield Park, ocupa 748 000 m² no oeste da cidade.

No verao acontecem vários shows ao ar livre nos parques, vc ve muita gente bonita patinando, andando de bicicleta, skate e afins. Um clima muito gostoso e onde se veem desde criancas até idosos aproveitando o solzao de verao.

Museus:
A cidade tem inúmeros museus, alguns excelentes como:

*The Art Institute of Chicago- com várias obras de artistas como Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, Seurat, Salvador Dalí e outros. Imperdível.

*Field Museum- neste museus de história natural encontra-se múmias, artigos de índios americanos, tumbas egípsias, esqueletos de dinossauros e etc, mas a pérola do museu é Sue, a maior, mais completa e mais bem preservada fóssil de Tiranossauro Rex já encontrada.

*Adler Planetarium & Astronomy Museum- bem explicativo, tem daqueles cinemas em que vc faz "uma viagem" pelo espaco.

*The John G. Shedd Aquarium/Oceanarium- Conhecido como Shess Aquarium é um dos maiores museus do mundo na área, com a maior colecao indoor de animais aquaticos, repteis, anfíbios, invertebrados e peixes. Imperdível pra quem se interessa pelo assunto.

Existem muitos outros, mas estes eu considero os melhores.

Shoppings e Malls:

*Woodfield Mall- É um shopping enoooorme, um pouco afastado do centro de Chicago, mas ao seu redor tem vários Malls com precos excelentes.

5 Woodfield Mall
Schaumburg, IL 60173-5012

*Gurnee Mills Mall- com mais de 200 lojas.

6170 Grand Ave
Gurnee, IL 60031

*North Michigan Avenue- conhecida como THE MAGNIFICENT MILE-MICHIGAN AVENUE é onde estao as lojas mais elegantes da cidade, um deleite para os olhos.

(Cross Street: Between Oak Street and Grand Avenue)
Chicago, IL 60611

Lugares pra passear:

*Navy Pier- um pier no Lago Michigan, com bares, restaurantes, e muita diversao. Tem um cinema IMax, 20 restaurantes, uma grande roda gigante(muito bacana!), carrosel, pista de patinacao no gelo, e ainda um Skyline Stage, Crystal Gardens, Chicago Children's Museum, a Shakespeare Theater, e o Miller Lite Stage. Dali saem vários passeios de barco pelo Lago Micheigan no verao.

*Millennium Park- aberto em 2004 e é um dos lugares mais visitados na cidade. Eu ainda nao conheci o parque(nao voltei ainda na cidade depois que ele abriu) mas ouvi falar que é muito bacana.

*Historic Water Tower- é um marco na cidade, esta torre foi construída em 1867 e hoje é um memorial das vítimas do grande incendio que ocorreu na cidade em 1871.

*Buckingham Fountain- fica no Grant Park, e foi construida em 1921.

*John Hancock Center- fica na North Michigan Avenue, próximo ao Water Tower. Um dos prédios mais altos da cidade e se tem vistas lindas do seu topo. 02/03/07 excluir Carina
*Sears Tower- já foi o mais alto edifício no mundo, e fica na Wacker Drive. Também tem um observatório no topo com vistas lindas da regiao.

*United Center- muito bacana assistir um jogo do Chicago Bulls em seu estádio, realmente um programao!

silvia
silviaPermalinkResponder

Não deixe de experimentar uma pizza " chicago style" .Eu fui ao GINO bem conhecido.Eh uma especie de torta, vem numa forma de tão alta e cheia de recheio ...
Vá á avenida que passa ao longo do lago, acho que se chama Lake Harbor , além de linda, tem um pier enfrente ao hotel Days Inn com lojas, resturantes com shows de jazz .
Para compras Avenida Michigan, com Bloomingdales e etc

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

E mais umas dicas da Carina:

Passeio de barco:
Vale super a pena. Existem vários barcos ao longo do rio que fazem o percurso, alguns passeios sao só pelo rio, outros vai até o Lago Michigam e se tem belas vistas do skyline da cidade.
A empresa que eu fui se chama Wendella Tour ( www.wendellaboats.com ) e tem 3 tipos de passeios:

-The Chicago River Architecture Tour- 60 minutos, ao preco de $22,00 adultos, $20 idosos e $11 criancas;

-Combined Lake and River Tour- 90 minutos, $22,00 adultos, $20 idosos, $11,00 criancas;

-Chicago at Sunset- 2 horas, $24,00 adultos, $22 idosos, $11,00 criancas

O barco sai da 400 North Michigan Avenue at Wringley Building

silvia
silviaPermalinkResponder

Eu ainda recomendaria comer uma pizza "chicago style" no GINO, quase uma torta servida numa forma, de tão alta e com tanto recheio...muito boa !!

http://featuredfoods.com/cgi-local/SoftCart.exe/a-store/gino_p2.shtml?L+scstore+hsbl4569ginosff18f818+1251204205

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Eu não quero ir pra Chicago, não!smile

http://www.youtube.com/watch?v=t53LYUamBZI

Renata R
Renata RPermalinkResponder

Ola pessoal!
Fui para Chicago no final do ano passado. Fiquei no The James Hotel www.jameshotels.com Super recomendo! Otima localizacao e servico impecavel! O servico de transporte publico ( onibus / metro) e muito bom e eficiente. Da para chegar em ambos os aeroportos ( O'Hare ou Midway) e pegar metro direto pro centro.Na alta temporada eles tem um servico de onibus para os turistas que para nas principais atracoes e, se nao me engano, e gratuito. Se vai com crianca ( como nos fomos) o Children's Museum no Navy Pier e parada obrigatoria. O Aquario e o Field Museum tambem sao excelentes opcoes para aqueles dias chuvosos. O Observatorio John Hancock tem uma vista linda ( dizem que a da Sears towers e linda tambem). Para fazer compras as melhores lojas estao na Magnificent Mile.

Thereza
TherezaPermalinkResponder

olá Riq ... uma pergunta off topic (sorry !!) ... em out vamos à Paris/Provence/Annecy ... para Paris já resolvi o hotel (dica sua ... claro !!) p/ Provence(Gordes) andei vendo o Domaine de L'Enclos(vc conhece ??) teria outro p/ me indicar? Aqui no VNV eu li sobre o Mas de Etoiles, mais eles estarão em férias no período q eu vou.Em Annecy eu não tenho a mínima idéia ... agradeceria sua ajuda(ou dos viajantes do VNV).Abraços... Thereza

Ricardo Freire

Thereza, em Gordes eu também fiquei no Domaine de l'Enclos e adorei. A Lu também ficou por lá mais recentemente e também gostou muito.

Sobre a Provence não deixe de ler os blogs do Beto Paschoalini e da Claudia Carmello:
http://omeulugar.wordpress.com/category/franca/provence/
http://outromododeviajar.wordpress.com/tag/provence/

Procurei dicas de Annecy aqui e na fase anterior do blog e não consegui achar nenhuma. O Rafael R., que sabe tudo da França, indica alguns hotéis em Lyon -- clique neste link e role a página até encontrar França e Lyon.
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/67854_comentarios.shtml?1311328

Aqui está a página de hotéis de Annecy no Venere ordenada pelas notas dos hóspedes:
http://www.venere.com/france/annecy/#o=userRating&r=0&m=0&f=C0001001&sb=1

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Thereza,

Em Gordes fiquei na Bastide de Gordes http://www.bastide-de-gordes.com/en/accueil_provence/index.php e achei fantástico. O Les Bories http://www.hotellesbories.com/fr/index.php é muito bom também, mas fica um pouquinho fora da cidade.

Em Annecy sugiro os apartamentos renovados do Allobroges http://www.allobroges.com/ são bons e com preço legal. Tem o Clos des Sens http://www.closdessens.com/site_page.php?varSectionId=5&varLocale=LOCALE_FR&varSitePageId=3 , que é um ótimo restaurante e tem também alguns quartos de charme, mas não conheço as acomodações.

Aproveitando as dicas de restaurantes, pra comer uma boa raclette vá na Taverne Le Freti http://www.lefreti.com/ .

Ricardo Freire

Nâo tem pra ninguém -- interior da França é com o Rafael. Merci!

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Bem, esse "off-topic" foi ótimo... estava procurando um lugar para encaixar minha pergunta. smile
Minha esposa agora se empolgou com a viagem, fez algumas reformulações e pediu peloamordejesusmenino para passarmos pela cote d'azur... e - si possible - provence... Estou procurando vários lugares indicando roteiros isolados: Nice, Monaco, St Tropez, Avignon, etc.. Mas uma dúvida ainda não consegui sanar... quantos dias ficar, e qual é o roteiro indicado.
Não tenho muito dias, e sei que a primeira resposta vai ser que 5 dias é muito pouco, mas será que dá pra fazer e se divertir?
Alguem tem algum post/reportagem com roteiro?

Talvez consiga aumentar o numero de dias para 8 e adicionar a Provence (tirando outra cidade do roteiro).

Só pra lembrar, pretendo viajar durante o mês de abril.

Pois é.. planejar viagem com muita antecedência dá nisso, milhares de planos sendo alterados ao longo do caminho. Mas o bom é que isso faz parte da diversão. smile

Ricardo Freire

Cinco dias é muito pouco. Vocês podem percorrer toda a região, mas terão a sensação de que vai ser preciso voltar -- não porque gostaram muito, mas porque não viram quase nada.

Escolham entre a Côte d'Azur e a Provence.

5 dias pra Côte d'Azur são suficientes (quatro já dariam). Montem base em Nice ou Antibes para fazer também Mônaco pela corniche, Èze, Grasse, St.-Paul-de-Vence, Vence, Cannes, St. Tropez (que pode ser uma segunda base para uma ou duas noites, explorando os arredores.)

Para a Provence vocês precisariam pelo menos uma semana; 10 dias seria ideal.

Com 5 dias vocês podem se ater ao Lubéron.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/06/na-provence-com-a-claudia-carmello/
http://omeulugar.wordpress.com/category/franca/provence/
http://giramundo.wordpress.com/category/viagens/europa/franca/provence/

João Barcelos

Pois é... acho que os 5 dias que tenho dariam para cote d'azur, mas estaremos tão pertinho da Provence que acho um desperdício não dar uma passadinha lá. Vou fazer as contas e decidir.
Obrigado pela ajuda, mais uma vez. smile

Ricardo Freire

Minha opinião (não precisa seguir, claro): Lubéron é muitíssimo mais interessante que Côte. Sobretudo nessa época, fora de temporada, quando a Côte perde a graça na costa (os vilarejos montanhosos da Provence são bem mais charmosos que os vilarejos montanhosos da Côte).

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

João, concordo com o Riq que é preciso mais dias pra conhecer realmente a Provence. Mas acho que se você conseguir 8 dias dá pra fazer Cote d'Azur e Provence, sem ter que correr demais...
Eu ficaria 3 noites em Nice ou Saint Paul, 1 entre Cote d'Azur e o miolinho da Provence (tem a ótima Abbaye de la Celle, do Alain Ducasse, em Brignoles http://www.hostellerie-abbaye-celle.cote.azur.fr/page_en_1.html ) e deixaria as 4 últimas para 1 ou 2 bases provençais (Saint Remy + Gordes seria uma boa)

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Rs. Que isso Riq!!! Ossos do ofício né...

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Como niguem é de ferro, tem o Chicago Premium Outlets que é o outlet em Chicago do mesmo grupo do famoso Woodbury em NY. Na verdade, fica num cidade a 45min a oeste chamada Aurora. Mais informaçoes no site: http://www.premiumoutlets.com.

Ricardo Chester

Salve. Tô indo pra Maratona de Chicago este ano. Quem tiver dicas sobre a prova, pode me passar? Agradeço desde já. Grande abraço,

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Oi Ricardo, meu marido correu a Maratona de Chicago em 2006 e amou (eu que nem corri adorei tambem)! A prova beira a perfeição de tão plana e bem organizada, bem, o ano que ele correu fez muito frio e não faltou agua nem nada! Se voce conseguir ficar no Hilton vale a pena pois é beeeem em frente a largada e a chegada. Nós ficamos no Sheraton Four Points que não é longe e fomos de taxi até a largada, foi tranquilo! Se você for com alguem não esqueça de combinar bem o lugar de encontro depois da prova porque a quantidade de gente é assustadora (tô dando essas dicas básicas porque não sei se voce tem experiência em Maratonas gringas...) Outra dica legal, tambem pro caso de voce ir com algum acompanhante que não vai correr, é que dá pra ir a pé da largada/chegada até o Km 21 que é perto da Sears (uma caminhada de 15 a 20min). Eu consegui ver meu marido no meio do percurso e depois voltei pra chegada pra esperar por ele! Ah! A feira da Maratona tambem vale muito a pena e tem onibus de graça saindo de varios pontos da cidade o dia todo. A cidade toda "respira" Maratona nos dias anteriores a prova, é uma festa! E não esqueça de sair com sua medalha no peito no dia seguinte, você vai receber vários cumprimentos e elogios! Nossa, me empolguei... Abraços e boa prova!

Ricardo Chester

Tks Silvia. Otimas dicas. Obrigado mesmo. Grande abraço,

marcelo
marceloPermalinkResponder

Eu adoro Chicago e ja estive la pelo menos umas 15 vezes. Moro a 5 horas de carro de Chicago e as estacoes que mais gosto la' e o verao e a primavera. La voce nao vai precisar the carro. Use o El train http://www.transitchicago.com/ e ande bastante, so assim voce vai conhecer a cidade. Da ultima vez consegui ficar no Hotel Hyatt regency que fica em downtown (North michigan/east wecker) com um otimo preco pela Priceline -- consegui USD 80 mas vi no tripadvisor pessoas que conseguiram por USD 60.

Alexandre Schmid

Eu gostaria de ir na ultima semana de novembro. Ainda da para passear pela cidade ou vai estar muito frio?

Alexandra Forbes

Riq, eu fui a Chicago, adivinhe... pra comer!!! Eu dou dicas dos melhores restaurantes neste post aqui,
http://origin.viajeaqui.abril.com.br/blog/78606_comentarios.shtml?5883912

e no post tem um link pra um prato-a-prato fotografico meu no Alinea, hj considerado o restaurante top dos EUA.

Fiquei no hotel James tambem, e tambem gostei muito!

bjks
A.

Érico Maia
Érico MaiaPermalinkResponder

Já fui a Chicago algumas vezes e aqui vão minhas dicas:

- Se for alugar carro para passear em Chicago lembre-se de checar nos hotéis se o estacionamento faz parte da diária (provavelmente, não). A grande maioria dos hotéis próximos ao centro terceirizam o serviço de estacionamento com "valets" que saem por volta de US$40 por dia e ainda tem que dar gorjeta para o manobrista cada vez que ele pega seu carro (pelo menos US$5 por vez). Estacionamento na rua no fim de semana é normalmente de graça mas é difícil de achar. A maioria dos restaurantes tem serviço de manobrista.

- O centro de Chicago fica morto depois das 5 da tarde. Se quiser ver algum movimento, vá de dia durante a semana. O Millenium Park é ótimo para andar, fica grudado ao centro e tem aquela escultura de um "grão de feijão" prateado lindíssimo. Além do chafariz enorme e antigo que também fica lá (o maior que já vi). Tem uma vista excelente da cidade.

- Fim de tarde no Chicago River é ótimo para tirar fotos dos prédio iluminados e das pontes.

- Tomar um café cedo no bar do John Hancock Center. Nesse horário quase não há niguém e dá para escolher uma mesa na janela tendo a melhor vista da cidade no prédio que não é o mais alto mas que é o mais bonito. Não precisa pagar para subir ao bar e também não precisa pegar fila. Também há um brunch estilo bufê disponível no mesmo andar mas no restaurante.

- Chicago não é tão internacional em relação a comida. Eles gostam mesmo é de carne e comida pesada e talvez por isso é comum ver restaurantes de rodízio brasileiro. Restaurantes de comida asiática são poucos, a maioria indiano... Gostei mesmo da comida mexicana que é a melhor que já comi na região entre Chicago e NYC e que me pareceu bem autêntica. O restaurante que mais gostei foi o Café Ibérico, especializado em tapas espanholas: delicioso e farto. Toda vez que vou em Chicago almoço lá.

- Para quem quiser ter uma experiência bem americana vale a pena ver um jogo de beisebol. O povo de Chicago é fanático, com dois times, o ingresso é bem barato em comparação com os outros esportes e dá até para comer e beber dentro do estádio sem gastar uma fortuna. Um jogo de beisebol em geral dura entre 2 e 3 horas, então se chegar atrasado ou sair mais cedo não faz mal.

Boa viagem! Érico

KEKA
KEKAPermalinkResponder

VAleu Eriko! Watou indo amanhã... No final do mês volto para contar!

Thereza
TherezaPermalinkResponder

Riq ... mais uma vez sua ajuda é perfeita !!!abraços,Thereza

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Estou de mudança para Chicago e adorei as dicas!
Se alguém quiser albergue, recomendo o Hi Chicago http://www.hichicago.org - super bem localizado, a 1 quadra da Michigan Avenue, ótima estrutura nos quartos e seguro.

Flor
FlorPermalinkResponder

Chicago e’ uma das cidades mais vibrantes nos EUA, setembro comeca a temporada de futebol americano, os Chicagos Bears jogam no estadio Soldier’s Field (o proximo jogo sera no dia 3 de setembro). Para jogos de baseball um dos times mais amados nos EUA esta em Chicago, chama-se Chicago Cubs (a temporada vai ate setembro se nao houver playoffs). O time Chicago White Sox tambem joga em Chicago, todos os estadios sao servidos pelo metro.
Um hotel bacaninha e’ o Monaco no centro da cidade, com quartos bem decorados (tem ate’ um aquario com peixinhos) http://www.monaco-chicago.com/index.html
O Art Institute Chicago possuim uma das mais belas colecoes de arte do mundo, e e’ um dos meus favoritos nos EUA. http://www.artic.edu/aic/
Se nao estiver frio os parques da regiao central de Chicago sao uma delicia para deitar na grama e descansar, da’ para ver familias jogando baseball, futebol, fazendo um picnic, simplesmente relaxando.
O Navy Pier e’ outra atracao turistica que vale a pena dar uma passadinha por la’ . Sei que e’ possivel fazer passeios de barco mas nao tenho informacoes.
A Sears towers que recentemente mudou de nome agora chama-se Willis Towers, nao tenho certeza se turistas podem subir na torre...

cintia
cintiaPermalinkResponder

Oi, Ricardo!
Gostaria muito de conversar com você pelo telefone. Sou produtora de um programa sobre ecoturismo da Rede Minas de Televisão e da TV Cultura. Qual telefone consigo falar com você? Meus contatos são:
Cíntia D´angelo
Coordenadora de Produção + Ação
31-3269-9091
Av. Nossa Senhora do Carmo, 931
Sion, Belo Horizonte, MG.
Cep – 30330-000
cintiadangelo@redeminas.mg.gov.br

marina corremundo

Dá para alugar uma bike no próprio Milleniun Park e passear por todas as "praias" (tem até areia.. rsrs) até chegar ao distrito de Evanston, onde fica a Northwestern University e um templo Bahai lindo.
Embaixo do Hancock Center tem uma Cheescake Factory, pra quem gosta...
No verão, veja se há feirinhas em alguns parques, é uma delícia.
O pessoal compra frutas e produtos naturais e já fez um piquenique lá mesmo.

Daniele
DanielePermalinkResponder

Estive em Chicago por 3 dias em 2005.
Recomendo:
- Aquário da cidade (muito bacana): Shedd Aquarium
- House of Blues: apra ouvir música e comer um hamburgão enorme
- Fazer um passeio arquitetônico de barco
- Subir no Hancock Building para ver a cidade de cima (ou na Sears Tower). No Hancock Building tem um almoço estilo buffet, não me lembro do preço, mas não era caro.
- Passear pela Magnificent Mile (é a 5a. avenida deles)
- Passear no Milenium Park

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu fiquei em Chicago só 2 dias, mas dei a sorte de ser justamente durante a Cows on Parade - em 1999, já faz uma eternidade! Além de fotografar vaquinhas pelas ruas, também subi ao observatório da Sears Tower (a vista para os lagos é lindíssima!) e fiz um passeio de barco pelo Chicago River, inspirada pelo filme "O casamento do meu melhor amigo", que se passa na cidade. Uma voltinha pela Magnificent Mile também é super bacana, vale a pena! wink

Rodrigo Maroni

Quando vou pra Chicago, parada obrigatória no Billy Goat's Tavern (peça o "triple cheezeborger", escrito desse jeito mesmo e nao tao grande quanto ameaça). Mas vá no original sujinho debaixo do Wrigley Building, nao nas filiais tourist-friendly como a do Navy Pier - cheque o mapa em http://www.billygoattavern.com/

Outra muito boa é Lou Mitchell's, para um café da manhã generoso, serviço mais do que atencioso. 565 W Jackson Blvd. http://www.loumitchellsrestaurant.com/

Também recomendo o Buddy Guy's Legends, à noite, pra um show de Blues. Despretensioso, relaxado, música de primeira. 754 S. Wabash. http://www.buddyguys.com/

No mais:
- O passeio de barco no lago, ao por do sol, é imperdivel.
- Os passeios da Chicago Architecture Foundation, como já disseram, sao maravilhosos. Tem alguns a pé pelo centro da cidade, outros de onibus (como o pra Oak Park...)
- Nao perca tempo experimentando o pao/torta que eles chamam de pizza - é a coisa mais sem graça que vc pode imaginar.

Ricardo Freire

Pessoal, muito bacanas as dicas de Chicago! Obrigadíssimo a todos! (Mas quem tiver mais, mande, pufavô!)

Alexandra Forbes

Minhas dicas de restaurantes de Chicago tinham sumido da internet, então resolvi postar de novo. Está tudo lá, pra quem gosta de gastronomia moderna:

http://viajeaqui.abril.com.br/blog/alinea-moto-l20-ge-melhores-restaurantes-chicago-190826_comentarios.shtml?5883912

Ricardo Freire

Ueba! Sênquiu!

diogo
diogoPermalinkResponder

riq, esse video aqui sobre o alinea é incrível. ele é um dos restaurantes mais xpimpols (sei lá, inventei um termo agora por falta de um que realmente traduza o conceito do lance): http://vimeo.com/6184730

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Ficamos 3 dias em Chicago numa escala pro Canadá. Gostei muito da cidade.
Um passeio interessante e que mistura arquitetura com gastronomia é o Food, Tasting and Cultural Tour (http://www.chicagofoodplanet.com) onde passeamos a pé com explicações sobre a arquitetura e visitamos uns 10 estabelecimentos ( especiarias, azeites, chocolates, chás, etc) com direito a degustações e, inclusive, um pedaço da tal pizza que a Sylvia citou e que apesar de parecer um pizza Hut grandona, não deixe de ser interessante.
Também comemos no Moto que é caro, mas vale a pena.
E passamos pelo Millenium Park pra ver o feijão inoxidável do Anish Kapur e o teatro do Frank Gehry.
Ficamos no Sonesta, um hotel moderno e muito bem localizado pertinho da Magnificent Mile.
Chicago foi um dos acertos da minha nova política de viagens: quando a passagem nos obriga a uma conexão, ficamos uns 2 ou 3 dias nela. É um método pra conhecer lugares que não são o alvo principal.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Eu já fui a Chicago a trabalho 3 vezes, sendo que última foi em 2000, e aqui vão algumas dicas:

- Passear pela Michigan Avenue e ver toda a arquitetura moderna da cidade, incluindo a ponte elevadiça sobre o Chicago River. Na Michigan estão também diversas lojas, como a Nike, Reebok, Sephora, etc...
- Passear no Navy Pier no final de tarde
- Fazer um passeio de barco que sai de baixo da Michigan Avenue e segue pelo rio e pelo lago Michigan. O guia conta toda a história da cidade e dos prédios, fazendo bastante referência ao incêndio que destruiu parte da cidade no século 20. Dura cerca de 1:30h.
- Subir no edifício John Hancock, que é um pouco mais baixo que o Sears Towers, mas é mais vazio e oferece uma vista mais bonita do lago Michigan e do "litoral" da cidade, além de poder ver o próprio Sears Towers. Além disso, no topo tem um restaurante/bar que é muito mais bacana para sentar e curtir a paisagem, que não existe no Sears Towers (pelo menos na época em que eu fui)
- Visitar o Fields Museum e o Aquário, que são bem bonitos e bacanas. Existem também outros museus.
- Passear pelo Millenium Park.
- Imperdível ir aos bares de blues, que são uma tradição na cidade. Eu já fui a alguns, mas os melhores foram o Buddy Guy e House of Blues. Você ainda corre o risco de encontrar um dos grandes nomes do blues, como o BB King, que é um dos donos do House of Blues e vira e mexe dá uma palinha por lá.
- Tentar ir a um jogo do Chicago Bulls (basquete) ou do Chicago Bears (futebol americano), apesar desse último estar em baixa.

Abraços!

Thereza
TherezaPermalinkResponder

Rafael R. ... obrigada pelas dicas ... vou pesquisar ... abrçs,Thereza

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Ricardo!!
Se puderes fazer algum post semelhante a este de Chicago, com Boston também, pois estou indo mês que vem para Boston e esta interatividade de hoje com as dicas de Chicago, foram muito 10. Tem dica para todos os gostos.
Valeu pessoal!!!

Ricardo Freire

Preciso antes coletar as dicas de Boston que já existem espalhadas nos bastidores. Vou tentar pôr no ar até o fim da semana.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Valeu !
E mais uma vez parabéns pelo Viaje na Viagem.

luis r.
luis r.PermalinkResponder

vou a chicago na próxima semana e acabei descobrindo, por acaso, que estarei na cidade no mesmo período (de 4 a 6 de setembro) em que vai rolar o chicago jazz festival, que é supertradicional e tem tudo a ver com a cidade.
são apresentações ao ar livre (free!) em 3 palcos no grant park, ao lado do lago.
talvez nem seja o seu tipo de música, mas os shows acontecem do meio-dia à noite e dizem que são muito alto astral, além de bastante ecléticos - tem jazz de todo estilo, de big band a madeleine peyroux.
dá pra ver a programação aqui
www.chicagofestivals.net/category/city-of-chicago-festivals/jazz-festival

KEKA
KEKAPermalinkResponder

Nossa Riq... Até tomei um susto quando vi meu apelido fazendo parte do título do post, me senti quase uma celebridade... rsrsrs. Que delícia! Bem, então agora nossa relação é de intimidade virtual, não?!kkk
Fiquei surpresa com tua brevidade, realmente não esperava que fostes tão rápido. Mais um vez mostras o quão és eficiente e teu Blog super preparado. Estou radiante com as manifestações de interesse da tchurma. Hj meu dia foi terrível, mas amanhã pretendo destrinchar cada uma das dicas.
AGRADEÇO POR DEMAIS DA CONTA, ESSE POVO TÃO BOM E VIAJADO! kkkk

Lea Dorf
Lea DorfPermalinkResponder

A Alex Forbes postou hoje sobre os melhores restaurantes de CHicago no Boa Vida: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/alinea-moto-l20-ge-melhores-restaurantes-chicago-190826_comentarios.shtml?5883912

André
AndréPermalinkResponder

Eu fiquei um tempo em Chicago só estudando e tocando gaita. Logo, minhas dicas são as casas de blues. A minha preferida é o Kingston Mines. É o pague 1 e leve 2 do blues. Um bar com dois palcos. Acaba um show e começa outro. E a programação é sempre boa. Tem o Buddy Guy's Legends. Com sorte, vc encontra o próprio no balcão de entrada. Tem o B.L.U.E.S. que é excelente. E o Blue Chicago (2 casas, uma perto da outra. Com o mesmo ingresso, vc aproveita as 2). Mesmo para quem não é um fã de blues, vale a pena ver um show. Magic Slim, Sugar Blue, Billy Branch, Larry McCray e Lonnie Brooks (toca no sábado 05/09 no Buudy Guy's Legends) são alguns dos excelentes nomes do Chicago Blues. Hotel: http://www.casshotel.com/
A localização é excelente. Perto de tudo. E o preço, ótimo. Foi comprado pela Holliday Inn. Boa Viagem para a Sweet Home Chicago.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Estive em Chicago mês passado e fui supreendida. Fiquei maravilhada com a arquitetura e a limpeza da cidade e o fato de estar o maior calor. Altamente recomendado um tour do Instituto de Arquitetura. Ficamos no Sofitel Water Tower um belíssimo edifíco, super novo com serviço impecável e café da manhã delicioso. Na primeira noite jantamos no restaurante do hotel e foi perfeito.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Eu passei rapidinho por Chicago no Ano NOvo de 2004 p/ 2005 e adorei... A cidade eh tudo que Toronto deveria ser (mas na parte de tranquilidade e limpeza eu ainda prefiro Toronto risos).
Enfim, escrevi o pouquinho que fizemos nesse post: http://www.mikix.com/?p=260 e eu gostei muito no Show "Buddy Guys Legend".
Ficamos no Hilton bem em frente ao Centenial Park e arrasamos... pois pegamos uma preciho 10, somente US$100... e alocalizacao eh impagavel, ne?!
E para brazucas morando no exterior... nao percam o Fogo de Chao, soh de lembrar me dah desespero... a melhor churrascaria brasileira dos EUA...
Abs

marina corremundo

Ricardo, aproveitei o embalo das dicas que escrevi aqui e resolvi finalmente parar de enrolar meu blog e postei sobre Chicago. Se quiser, mande para a Keka: corremundo.com.br

Placebreak
PlacebreakPermalinkResponder

Uma das melhores coisas para fazer em Chicago é tomar um tour arquitetônico no rio, que corre a partir do mar, a cidade!

Rinaldo Barbosa

Vou para Chicago no próximo mês de maio e gostaria de dicas sobre as casas de jazz/blues.

Ricardo Freire

Leia de novo o texto principal, desta vez com atenção; há vários links que falam de blues, incluindo o Chicago Blues Guide. Clique nos textos em azul.

Cristhianne Linvas

Estou indo pra Chicago em maio pra um congresso no hotel Hyatt Regency O’Hare. Tem algum hotel perto dele que seja mais barato? Em maio, tenho que levar muita roupa de frio?

Ricardo Freire

Chicago é uma cidade fria. O'Hare é o nome do aeroporto. Sempre existem inúmeros hotéis nas imediações dos aeroportos das grandes cidades americanas.

Roberto Martins

Para quem quiser dicas mais atualizadas, estou à disposiçao... Moro aqui há um ano e meio, trabalho no centro e vivo no Northside, perto de Evanston que alguém já mencionou. Por enquanto, for all that it's worth, aqui seguem alguns comentários sobre o que li acima:
- Arquitetura: YESSSS
- Museus: só perdemos para NY (nao por acaso Chicago é chamado aqui nos USA de "Second city", uma referencia a ser a melhor cidade além de NY, ou depois de NY... o aquario e o planetário tambem sao show.
- Baseball: uma alternativa aos Cubs e Sox, agora com ingressos caros, é assistir um jogo nas minor leagues, que apesar do nome nao tem nada de minor, sao como uma segunda divisao, uma divisao de acesso à Major League Baseball. Por exemplo, tem um time aqui perto, o Kane County Cougars, em que voce assiste um jogo no melhor assento da casa, com direito a espaço, famílias inteiras curtindo e show de fogos no final por US$14. Esse preço nao te deixa nem parar o carro no Wrigley Field (casa dos Cubs...)
- Quem falou de comida, que Chicago nao tinha bons restaurantes internacionais, falou besteira... temos sim o Fogo de Chao, o Texas de Brasil e Brazzaz, mas a variedade de restaurantes e comidas aqui, desde o oriental até o francês, passando por excelentes mexicanos e italianos, é bem grande. Tanto que o Alinea está aqui, o melhor restaurante dos USA (numero 7 no mundo), à frente do Daniels de NY.
- Também li comentários meio irônicos sobre o "litoral" daqui... olha, isso aqui é uma cidade praiana sim... Primeiro que o lago é a perder de vista, nao se vê o outro lado... (tem mais ou menos 800km x 250 km de largura...). Segundo que o povo vai a praia mesmo, é tipo Rio num final de semana de verão. As praias mais "do bochicho" são a Oak Street beach e a North Avenue beach; mais para o Norte, na Montrose ou na Hollywood beach, sao mais familias, e voce pode fazer até churrasco nos parques margeando o lago. A água é quase sempre meio fria, e nao se pode beber nada alcoólico exceto em restaurantes à beira do lago, que sao raros. Esse meu maior problema com os USA de maneira geral (nao se pode beber em ligar público, é uma hipocrisia terrível. Eles acham que gera bagunça e pode levar até à violencia...). O que nao deixa de ser verdade, mas é brochante estar num tremendo sol à beira do "mar" e nao poder sacar uma cervejinha do seu cooler...
- A trilha de bicicleta (Lake shore bike trail) que segue a avenida (Lake Shore Drive, nao como alguém disse acima) - popularmente chamada de LSD - é uma maravilha... tem mais de 35 km ao longo do lago, sem sinais, sem carros, sem stress. Vale a pena para quem pedala. Eu venho trabalhar de bicicleta nos meses mais quentes, sao 18 km pra ir e 18 pra voltar, acaba com todo o stress de um dia no trabalho. Melhor que 1 hora de marginal (pra quem é Paulista sabe o que estou falando).
- Quem falou dos bares de blues: Acertou tudo, maravilhosos, eu gosto especialmente do B.L.U.E.S. - nao confundir com Blues Chicago, que é outro.
- Estacionamento: nao é mais grátis nem aos Domingos no centro e nem nas praias. Eu sugiro muito o El, os taxis, carro só pra quem nao ficar no centro... ou para alugar por um dia e ir ao Premium Outlets, ao Gurnee Mills, ou ao Six Flags Great America (tambem em Gurnee). ahh e tem cameras nos sinais tambem pra pegar os espertinhos do sinal amarelo. Just like Sao Paulo.
- Festivais de verao: entre Junho e Setembro, todos os finais de semana tem algum festival, a maior parte gratuita, na cidade. Tanto que é a cidade mais visitada por turistas americanos durante o verao, creiam se quiserem... tem o Blues Festival, Gospel Festival, Taste of Chicago (comidas), Country Festival, tem feiras de arte em diversos bairros, muitas vezes várias no mesmo final de semana... vale a pena ver os sites como http://chicago.metromix.com/events/article/chicago-festival-guide-2010/339943/content para se programar.

Para terminar... dizem que Chicago é tão bom quanto Nova York mas as pessoas são mais simpáticas... eu acho que é verdade mesmo e embora continuemos como "Second City", e eu nunca diria a alguém para não ir pra NY de vez em quando, quem vier pra cá vai gostar.

abraçoS!

Gi
GiPermalinkResponder

Olá Roberto muito legal receber dicas atuais e de alguém que esta morando na cidade. Estou indo para Chicago final Outubro para um evento em Schaumburg estava lendo que seriam apenas 30 quilômetros de Chicago, gostaria de saber se existe um transporte local como trem, ônibus direto e se é caro? E como teremos mais dias se é melhor mudar de hotel para Chicago? E qual vc sugere melhor custo beneficio hehe. Também fiquei em duvida se o Woodfield Mall é um outlet. Desde já agradeço sua resposta. Abs,

Luciana Bordallo Misura

Gi, não são 30km, são 30 milhas de Chicago a Shaumburg. 30 milhas são 48km. Colocando de Chicago a Shaumburg no Google Maps as rotas sugeridas (de carro) ficam em torno de 45 minutos sem trânsito a 1h com trânsito. Usando transporte público fica em 1 hora mas o trem não vai até Shaumburg, somente até uma cidade vizinha, Roselle, e depois você teria que pegar um táxi da estação de Roselle até Shaumburg. Se eu fosse você ficaria em um hotel perto do evento e depois mudaria pra Chicago.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Esse post está caindo como uma luva! Já fui a Chicago, mas estou precisando de várias dicas novas... vou pegar tudo aqui!
Quem tiver mais... manda pra mim smile
Valeu!

Caio Braz
Caio BrazPermalinkResponder

Que incrível! Estou indo gravar matérias no próximo mes em Chicago, procuramos lugares que sejam exóticos, que envolvam arte, tecnologia, cinema, vídeo, música, etc. Chicago nao é a unica cidade que vamos visitar, mas o objetivo da viagem é mesmo o Lollapalooza, festival de música que rola no Millenium Park!

Amei o post porque todo o básico de Chicago está aqui! Quem tiver dicas mais atualizadas também, nao deixe de mandar! Obrigado, bjs

Camilla Mendes

Riq, amo vir aqui... Já planejei 3 viagens só com as dicas do site. Dessa vez vou pra Chicago pro Lollapalooza, festival de música que dura 03 dias e ao contrário do que o Caio disse logo acima, o festival é no Grand Park, à beira do lago.
Já anotei aqui todas as infos e juro que quando voltar, venho aqui atualizar um pouco do que está acontecendo na cidade.
Bjs.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Passando para agradecer as dicas do pessoal... acabei de chegar de Chicago (onde passamos o final de semana) e adoramos.
Ficamos no hotel Allegro (rede Kipton), apesar de ser bem localizado no loop, eu acho que ficar mais ao norte é mais legal.
A pizza do Gino's East é gostosinha (tem que provar).
Quando estavamos lá, estava tendo a gravação do Transformers III... até gente pulando do Trump Tower nós vimos eheheheh...
O bar da moda é o Roof (no topo do hotel wit, mas a fila é indecente).
Para os expatriados, aviso que o Fogo de Chão de Chicago, continua sendo a melhor churrascaria para se ir... um sonho!
Fui smile

Mikix – em Toronto, Canada » Blog Archive » Nossos dois dias em Chicago… (Parte 1)

[...] do prédio Wrigley e adoramos! Com certeza ir nos mais novos perde totalmente a graça (Dica do Rodrigo Maroni no VnV). Ah… se você não souber o que pedir, imediatamente você será convencido a pedir o [...]

Ludmila
LudmilaPermalinkResponder

Alguém já foi para Yellowstone? Sei que tem voo de Chicago para Jackson Hole e de lá aluga-se um carro para o parque. Esse é mesmo o melhor jeito? Qual a melhor base para ficar dentro do parque para ver os Geisers? Estamos planejando ir em julho de 2011.

Viaje na Viagem

Não é Jackson Hole, é Jackson, no Wyoming. Não tem nada a ver com Chicago.

http://www.nps.gov/yell/planyourvisit/directions.htm

A página da Wikipedia em português é bem completa e traz indicações de turismo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_de_Yellowstone

Se quiser continuar esse assunto, por favor refaça a pergunta na página https://www.viajenaviagem.com/americas/americas-a-z . Este post é sobre Chicago.

Ludmila
LudmilaPermalinkResponder

Riq, desculpe ter feito a pergunta em local errado mas não achei nenhum post que falasse sobre Yellowstone em América de A-Z, a única referência sobre Jackson Hole cai no link de uma enquete da semana sobre hotéis em conta.

Tentei entrar no link que vc indicou para continuar o assunto mas aparece a seguinte mensagem: Not Found, Error 404.

Sei que Yellowstone fica em Wyoming, estava apenas me referindo a voos que chegam em Jackson.

Obrigada de qualquer forma.
Ludmila

Viaje na Viagem

Repita a pergunta no Américas A-Z (corrigi o link) e eu ponho no perguntódromo.

O que eu não posso é fazer do post de Chicago um arquivo de informações sobre Yellowstone shock

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Eu e mais 4 amigas fomos esse ano para Chicago para participar de um dos maiores festivais de música do mundo, que acontece por lá todo ano, o Lollapalooza. Esperávamos muito do Festival, mas não tínhamos nenhuma expectativa pela cidade. Resultado: foi tudo muito mais do que fantástico. Chicago é muito bonita, organizada e tem um estilo de vida mais agradável do que NY. Recomendo demais! No link abaixo contamos um pouco de nossos dias nessa delícia de cidade:

http://corramlollas.tumblr.com/tagged/chicago

Abs,
Maíra

Philipp Muller

Morei 2 anos em Chicago e agora vivo em NYC e sinto falta da Windy City (mas nao do inverno).

Para o Blues, ha varias boas casas, eu morava no predio que fica em cima ao House of Blues (eles chamam de "Corn Cobs") assim era assiduo frequentador de la' e gostava muito de quase todas as bandas, em especial uma que chama Blue Olives. Tambem frequentei bastante o Buddy Guy's Legends.

A cidade e' fenomenal, principalmente entre Maio e Setembro quando as praias ficam cheias. Varias opcoes noturnas na cidade, desde lounges mais calmos a baladas intensas. Wicker Park estava/esta na moda. Pubs tambem ha de tudo, mas eu frequentava um Irish Old Style que ate' pouco tampo nao tinha tvs que chama Celtic Crossings. Em Wriggley Ville ha um bar belga que chama Hopleaf, excelente para quem gosta das melhores cervejas do mundo junto de otimos mexilhoes.

O Art Institute e' provavelmente o melhor museu dos EUA (pois Chicago nao tem tantos museus quanto NYC), mas e' enorme e cansativo de se visitar, como minha esposa estuda na School of the Art Institute, fui muitas vezes, e cada vez ia para ver uma coisa especifica.

Arquitetura e' especial. Para o turista o tour pelo Chicago River e' a melhor opcao, e para os que tem mais interesse, visitem a Unvirsidade de Chicago para ver a Robbie House de Frank Lloyd Wright, o Harper Center, e a propria Universidade. O Illinois Institute of Technology com predios do Mies van der Rohe (que viveu por bom tempo em Chicago), alem dos mais altos predios da America, Sears (Willis), Hancock e Trump tower. Lincoln Park, e a parte norte tambem sao muito agradaveis.

Para os que gostam de musica classica, a Chicago Symphony Orchestra e' uma das melhores do planeta, e contra sempre com programas espetaculares. E Lyric Opera tambem e' excelente, mas pesa mais no bolso.

Para os que gostam de comida, minhas dicas sao:
Pizza: Chicago Style eu prefiro a UNO e DUE, mas Gino's e Giordano's tambem sao boas.

Hamburguer: Kuma's Corner, fica perto do nada com lugar algum, mas vale MUITO a pena. O lugar e' Heavy Metal dos mais pesados, mas os Hamburgueres sao sensacionais.

Restaurantes: Nao deve nada nem para NYC. Tem o Alinea que e' considerado o melhor dos EUA, mas que vai custar uns bons $300 per capita. Gosto tambem do Bon-Soiree que e' um "Alineazinho". Province e' um Latam Fusion excelente, e o Blackbird e' super trendy. Le Collonial, um Thai bem legal. Tizi Melloul e' um Marroquino/MIddle East que gostei bastante. Argentino tem o TAngo Sur que e' um BYOB (Bring your own bottle) assim paga-se a comida e o vinho ja vem de casa.

Brunch: Bongo Room, Wishbone e Yolk.

Abs

Philipp

Ricardo Freire

Bárbaro! Vai virar post mrgreen

Rita Meireles
Rita MeirelesPermalinkResponder

Oi Ricardo,
desculpa, mas posso sugerir uma pequena correçãozinha?
É coisa simples, só uma palavrinha...
No antepenúltimo parágrafo, ao invés de "contemporânea", use "modernista" (é que a Farnsworth é de 1951 e o Home Studio é de 1893)
Uma coisinha básica que fãs de arquiteturismo não deixam passar...rs

Ricardo Freire

Corrigido grin

Lara
LaraPermalinkResponder

Pessoal, qual destas vcs consideram a melhor localização para ficar em Chicago: Na área do Loop, ou mais ao norte, perto do Hancock? Quero de ficar bem no meio da muvuca, de preferência em algum local que tenha um bom movimento à noite tb. Alguém disse aqui que o centro de Chicago fica deserto depois das 5...
Acho que estou querendo saber onde fica a "Times Square" de Chicago.
Obrigada a todos, o post está excelente!

Luciana Bordallo Misura

Qualquer hotel na Magnificent Mile está ótimo: http://en.wikipedia.org/wiki/Magnificent_Mile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar