24 comentários

Riq, eu de novo! Vi sua resposta, obrigada. Vou lançar minha pergunta aqui mesmo, pq a questão é que não tenho destino definido, então não dá pra procurar no menu. 🙂
Queria uma sugestão de qual local visitar agora no final de agosto. Temos (eu e o maridão) 10 dias (24/08 a 02/09)e gostaríamos que fosse um destino internacional. Pensamos muito em Cuba, mas disseram que não dá pra aproveitar milhagem ( e nós temos), que é muito cara (estamos apertados e as férias foram confirmadas de última hora) e que esta época é ruim, por causa dos furacões (?). Daí pensamos em Chile e Argentina, que não conhecemos, mas quando eu falo nisso, as pessoas me chamam de louca (a famosa gripe…). Enfim, gostaria muito de contar com uma sugestão sua pra começar a pesquisar tudo (até pq, está um pouco em cima da hora). Muito obrigada novamente. Bjs, Lud.

Ernesto, já que vc gosta de “alimentar” seu jipãozinho com trilhas, sugiro que vc visite Aiuruoca, sul de Minas: tem uma pousada lá deliciosa, só que meio rústica, mas somente acessível com jipão, chama-se Abrigo do Lado de Lá (tinha site, não consegui abrir) 0xx35 3341-6850,é uma casinha de boneca do alto de uma montanha (não tem caminho pra carrinhos mortais), não tem luz, tem forno a lenha, uma cachoeira bem na varanda e uma vista impressionante do vale. Im-per-dí-vel

Ah tem também o jipão carro forte que os executivos blindam para se sentirem mais seguros. Coitados!!!

Pode contar com meu apoio ao movimento:
Devolvam os Jipões à Natureza!!

Ótima maneira de começar uma segundona, gargalhando…
E sou mais uma para aderir ao Movimento!!!!
Bjo, boa semana.

Comprar um jipe ou um SUV para fazer um off-road de vez em quando eu até entendo. Pelo prazer de se aventurar em estradas impróprias para os carros normais até vale a pena o alto consumo, o tamanho exagerado, emissão de poluentes acima dos demais carros, a instabilidade nas curvas e o preço sempre elevado.

Mas comprar um jipe só por ego, sem nunca levar o carro nem mesmo para passar perto de um bom atoleiro, é de uma ignorância singular.

Só que as pessoas muitas vezes se deixam levar pela moda. E hoje ter um jipe ou um SUV é moda, e como ninguém quer ficar de fora então vemos esses trambolhos nas ruas.

    Isso me lembrou o final do ótimo desenho “Carros”, da Pixar, quando o jipe sargentão (jipe mesmo, do exército) monta uma academia de trilhas para SUV mauricinhos, onde se vêem Hummers e outros “de cidade”, brilhando de novos, cheios de frescura (Ai, vou sujar minha pintura; tem que andar nessa terra suja?; eu nunca pisei fora do asfalto na minha vida) e tomam um monte de bronca do sargentão…rssss

    Eu também lembro dessa parte. E o pior é que é verdade. Se pegar o dono de um SUV e falar para pegar uma estrada de terra, provavelmente ele vai reclamar porque não quer sujar o jipão.

Muito legal! Todos os dias vejo na garagem do prédio que trabalho vários jipões, estão lá solitários, esperando ansiosos o fim de semana para quem sabe ir dar um passeio no sitio/fazenda do seu dono e encontar um pouco de terra, pois durante a semana a coisa mais emocionante que fazem é subir a rampa da garagem.

    O prefeito de Paris , tempos atrás , fez uma declaração perfeita a respeito dos jipões : são inadequados ao uso urbano !! , portanto , devem ser banidos da cidade ! 😉
    Já pensou que fantástico , se isso desse certo aqui ?
    A gente poderia estacionar, e circular em paz pelas ruas , sem
    os monstros a atrapalhar 😀

Bem, Riq, em parte voce tem razão… Ter um jipe por staus, é uma bobagem, e quanto maior o jipe, maior a agressão ao planeta. Só que eu realizei um sonho de muitos anos,e tenho um pequeno jipe (Tracker /suzuki) , e o comprei porque ele me leva para muitos lugares onde eu não chegaria com o meu carro antigo (uma Parati), e ja fiz vários passeios em estradas de terra onde uma tração 4×4, altura do solo e proteção em baixo fazem uma bela diferença como Minas via Maua, São Francisco Xavier – Joanópolis, Cunha – Parati , Prudentólis ( e isto num espaço de um ano, onde preferi ir para o exterior em face do cambio favorável,e das liquidações de passagens aéreas, e viajei pouco com o carro). O ideal seria ter 2 carros, sendo um menor para a Cidade, mas eu uso o Tracker para o dia, pois não tenho condições de pagar um segundo IPVA, seguro, etc… Tem muito dono de jipe que embora não seja adepto de trilhas radicais, o usa para ver cachoeiras, e para outros recantos onde um carro não vai, e quem quiser conhecer esta turma, e so dar uma espiada no forum4x4.com.br .Ah, e jipe de madame Shopeira tem uma grande vantagem: é a melhor e mais exonomica maneira de entrar no mundo do 4 x 4 . E o que todo mundo procura no mercado de usados! E um carro quase novo a preço de segunda mão.

Ótima crônica, e é de 2005. Hoje então…
Malditos os que disseminaram essa mania de SUV pelo mundo. 99% dos donos não precisam desses carros, que só ficam nas cidades, atrapalhando o trânsito, causando engarrafamentos, fazendo fila dupla e tripla. Ruim para os outros e ruim até para o dono, pela dificuldade em manobrar, achar vaga, gastar mais gasolina, causar mais danos aos outros em caso de acidente… Teve uma mulher que comprou um SUV que não cabia na garagem do prédio dela. Ela trocou de prédio por causa do carro.
Quanto às picapes, creio que uns 40% realmente precisem delas para cargas, idas ao sítio, etc. O resto é playboyzice e cai no mesmo item acima.
Bom, já que essa moda veio dos EUA e agora eles estão querendo fazer carros pequenos e econômicos, pode ser que daqui a uns dez anos o resto do mundo tenha aposentado os SUV…

hahahahaha, adorei! Essa crônica agora seria perfeita pra falar sobre a cidade de Caracas. Riq, vc chegou a “passear” por Caracas? Só tem Jipão, e quanto mais caro melhor. Existe fila de espera para a compra dessas 4×4, especialmente das mais caras. A primeira vez que vi uma Hummer na minha vida foi na Venezuela. E essa “moda” não é só em Caracas, está pelo país todo, é como uma praga. E é uma moda que costuma pegar quanto mais desigualdade social tiver o pais…. Que triste ambição quere um jipão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito