Emília na Grécia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_5002" align="aligncenter" width="450" caption="Santorini (foto: Emília Fernandes)"]Santorini (foto: Emília Fernandes)[/caption]

Existem duas maneiras de blogar uma viagem. Uma é no calor (e na pressa) do momento, quando o blogueiro sacrifica uma ou duas horas do seu dia para fazer uma polaroidezinha daquela etapa.

A outra maneira é depois de voltar, e devagarzinho. É bom para todo mundo: o blogueiro pode saborear a viagem de novo, e o leitor tem o panorama completo.

A querida Emília Fernandes é uma mestra do slow-blogging de viagem. A série de posts sobre as ilhas gregas n'A Turista Acidental está magnífica. E, no final das contas, o timing é perfeito: aposto que tem muita gente aí começando agora a planejar sua viagem pelas ilhas no ano que vem mrgreen

[caption id="attachment_5003" align="aligncenter" width="450" caption="Rodes (foto: Emília Fernandes)"]Rodes (foto: Emília Fernandes)[/caption]

Você pode entrar na categoria Grécia ou começar pelos lugares que mais lhe interessem:

Atenas: Reconhecimento de terreno

Acrópole: Verdadeiros clássicos

Ágoras: Devaneios privados em espaços públicos

Raspa do tacho

Delfos: A pitonisa leu o meu destino

Meteora: Cadê o sol que estava aqui?

Milos: a primeira ilha grega a gente nunca esquece

Milos: vilarejos mil

Velejando em Milos

Santorini: É tudo verdade

Santorini: No centro da caldeira

Santorini: Aqui, ali e em toda a ilha

Mikonos: sem balada

Delos: No centro do mundo

Mikonos: Um guarda-sol para chamar de meu

Rodes: Para voltar um dia

Rodes: Perdida na cidade antiga

163 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

FH
FHPermalink

Faço a mesma coisa.... Passei 20 dias em Junho atravessando o Chile de Norte a Sul e até agora ainda estou fazendo as materias para o meu Blog...
sei la, acho melhor... e você tem como escrever mais coisas, fazendo todo mundo se sentir no lugar e tudo mais.
Abraços!!!

Emília
EmíliaPermalink

Riq, adorei passar aqui logo cedinho na segunda e ver uma chamada para o TA!
Na verdade, a blogagem acabou ficando mais 'slow' do que eu planejava, mas pelo menos a Grécia está chegando ao fim. Vou só colocar mais um post de Rodes nesta semana e fechar com um resuminho.
Obrigada grin

Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

Cada um com seu próprio estilo, caraterística e personalidade, os viajantes-blogueiros-redatores cujos blogs gravitam como satélites em torno do astro rei VnV, quase todos (senão a totalidade) inspirados, motivados por você, Ricardo Freire, formam hoje um vigoroso, poderoso "sistema solar", um banco de dados fabuloso para consultas acerca do tema viagens para os mais diferentes destinos. Consultar um blog de viagens para programar uma é hoje tão corriqueiro e importante quanto ler um guia de viagens impresso ou mesmo digital.

Escrever bem sobre um destino, apropriadamente, com estilo e informação na medida certa, personalidade e conteúdo é uma das características mais admiráveis e atraentes que encontro na Emília, A Turista Acidental e sem dúvidas muitas pessoas já inspiraram-se nos seus relatos e destinos para programarem suas viagens.

Figurar aqui no VnV, ver o "Fatos & Fotos de Viagens" mencionado em destaque é uma honra muito especial que estou certo que todos os que já tiveram essa sorte sentiram. Estar no blog roll junto com todos os "satélites" é um privilégio, mas em destaque, assim, como agora, aqui, junto ao da Emília é...bem, é...assim, deixa ver, é. bom, é o máximo!

Emília
EmíliaPermalink

eekops: eekops: eekops:
Adorei, obrigada...

Marcia
MarciaPermalink

Oi, Emilia, que fotos!!!!! Será que um dia eu consigo? Obrigada, suas fotos me deram um alento hoje, estou triste porque acho que vou ter que cancelar minhas férias deste ano... Estou, portanto, viajando na sua viagem!

Carmen
CarmenPermalink

Com os posts de Emília eu viajo a Grécia, uma e outra vez...

CarlaZ
CarlaZPermalink

Eu amei esses posts da Emília da Grécia e é claro que me deram ainda mais vontade de ir a Grécia, que aliás está no topo da minha listinha...

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Coincidência monstruosa foi que eu passei esse final de semana explorando o Fatos e Fotos e A Turista Acidental, sonhando com os destinos. Fiquei impressionadíssima com a semelhança entre Rhodes e a Croácia (sobretudo Split e Dubrovnik), o que é uma garantia de que vou gostar bastante da Grécia. Outra coincidência é que fiquei mexendo no material de scrapbooking e vendo que eu preciso retomar, para acabar meus álbuns físicos e isso sempre me dá vontade de fazer um blog... Mas, para isso, preciso passar férias em casa, hehe...

Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

Lili-CE, fazer um blog é MUITO mais gostoso do que fazer um scrapbooking fotográfico. Mas é assim que quase todos começam. Por que não fazer um seu?

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Aiii, Arnaldo, a vontade é enorme, mas com um bebê de 2 anos e meio e outro chegando em 2 meses, querendo entrar num mestrado, chefiando uma procuradoria e, ainda, (a melhor parte) viajando no tempo livre... Só queria não ter que dormir 8h de sono... Talvez devesse começar devagar, mas não sei nem como.

Ernesto, o  pato
Ernesto, o patoPermalink

Para quem quer ir para a Grecia, ou para quem já foi, a sensibilidade e a riqueza de detalhes na narração fazem deste um blog imperdivel!

Silvia Oliveira - Matraqueando

A série da Emília assim como a da Patrícia http://www.turomaquia.com sobre a Grécia (com direito a telenovela grega protagonizada por ela e o marido) estão magníficas. São dois guias perfeitos para quem quer planejar uma viagem para lá. Quando viajo gosto de postar alguma coisa apenas para mostar o quente da coisa, acontecendo naquele momento, duas linhas que seja. Mas para fazer um trabalho bem feito só em casa mesmo. São muitos dados para checar, fotos para editar (que particularmente me toma um tempo danado)... e texto para escrever!smile Bjs!

Carla
CarlaPermalink

Eu sou fã assumidíssima do estilo slow blogging da Emília - só preciso deixar de ser slow reader, o que espero conseguir agora, com o fim da escravidão... wink

Camila Navarro
Camila NavarroPermalink

Desde que a Emília começou a narrar a lua de mel eu não consigo decidir o meu lugar preferido! Além das fotos deslumbrantes, ela escreve de uma forma que parece que a gente está viajando junto. E eu estou amando o slow blogging, não quero que essa série acabe tão cedo! smile

Marcie
MarciePermalink

Ambos os blogs - da Emília e do Arnaldo - são maravilhosos. Daqueles que a gente quer recortar (sim, sou do tempo do recortar e adoro!) e guardar pra ler quando der saudades.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

O blog da Emília e do Arnaldo são sensacionais! Cada um tem o seu estilo, mas ambos escrevem muito bem e te fazem sentir parte integrante da viagem. Você nem sente o tempo passar. Já aproveitei algumas dicas da Emília na Grécia e espero aproveitar outras tantas.
Parabéns!

Carol Wieser
Carol WieserPermalink

A Emília merece a citação, pois os posts sobre a Grécia estão completíssimos. E os textos cada vez melhores...

Beijos

Cristina
CristinaPermalink

Na verdade o Riq fez esse post de chamada para chamar minha atenção que eu ainda não li tudo do blog da Emília...wink
Emília, conto com vc para terminar, ainda que eu não vá cobrir 50%, antes de sexta viu? wink (olha o abuso). Esse findi estarei conectada e vou passar por lá, voltar ao Fatos & Fotos, ao Alessandro...e Silvia Oliveira - obrigada pela dica do turomaquia da Patricia - esse ainda não conheço. Tb tá incluído. Foco na Grécia!!!

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Adoro o slowblogging (apesar de euzinha ter andado mega slow ultimamente... mas agora estou engatando a segunda). Viajo na viagem mais uma vez, enquanto a próxima viagem não vem!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Eu também já tinha me apaixondo pela Grécia da Emília, e quando prepararuma viagem para lá, vai ser meu guia de bolso (tbvou imprimir e levar, hahaha). Beijos e parabéns pelo blog. O estlo slow blog é delicioso.

Emília
EmíliaPermalink

Meninos e meninas, que delícia ouvir isso de vocês...além do prazer de fazer os posts (por mais lento que seja o ritmo lol ) e de ter vocês como leitores, ainda todas essas palavras gentis.
Obrigadíssima! grin

Inquietos
InquietosPermalink

Emília, eu já elogiei no teu blog, agora elogio aqui. Sua série ficou muito bacana mesmo, parabéns!

Carla
CarlaPermalink

Pessoal, dois grandes amigos estão me tentando a passar uns dias na Grécia no início de julho. (Sei que vai ser um calor infernal, mas férias de professora não são escolhidas, sabem como é...) Já dei uma boa olhada nos blogs da Emília, do Alessandro, da Patrícia - e já perturbei a Cristina por email... Mas como é o meu primeiro contato com info sobre a Grécia, estou me sentindo meio perdida, assoberbada com a informação! A princípio, a idéia seria distribuir uma semana entre Atenas, Mykonos e Santorini, com direito depois a mais alguns dias na cidade de conexão, provavelmente Paris (saudades!) Então, aceito sugestões de tudo que me ajude a pôr a viagem em foco - desde a distribuição dos dias à escolha de meios de transporte, das comidinhas imperdíveis à melhor localização de hotéis... wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu acho puxadito as três numa semana só. Com uma semana, faria Atenas + Santorini, com 4 dias inteiros em Santorini, e avião entre as duas.

Sylvia
SylviaPermalink

Carlinha, nenhum grego fica na capital em julho.

A cidade fica em permanente estado de alerta, com niveis de umidade abaixo do respirável , e um calor que deixa saudades do deserto. Fique o tempo minimo , 2 dias, e de preferencia na volta pra casa.Se tiveres dois dias a mais , vá a Meteora via Delfos)
Aqui tem umas idéias : http://www.keytours.gr/en/default.asp

Santorini , 3 dias dá tranquilo para ir a Akrotire( pule as vinicolas , igrejas ) , passar uma tarde em Oia , fazer um passeio de barco e caminhar escada acima , morro abaixo .

Mykonos já tem mais coisa pra fazer , mas se planejares direitinho, e não ficares hooras numa praia, 3 dias resolvem
(aluga uma scooter que não vais te arrepender )

Carla
CarlaPermalink

Sylvia, eu morro de saudades de quanto podia tirar férias em setembro... Agora o que me resta é julho, dezembro, janeiro e fevereiro - nenhum deles muito atraente! wink

Então, se conseguirmos alocar uns 10 dias para a Grécia, você acha que está de bom tamanho? Não estamos pretendendo passar hooooras na praia, não, hehehe...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu acho que em julho um pouquinho de praia faz superparte do pacote... até porque é difícil fazer outra coisa com sol alto! Ficar parado horas e horas na piscina em Santorini com vista pra Caldera é o melhor passeio que se pode fazer por lá lol -- eu reservaria um dia só pra isso (e provavelmente ficaria com vontade de mais...)

Acho os lerês nas ilhas bem dispensaveizinhos (o que estou fazendo dentro deste sítio arqueológico quando lá fora a arquitetura e paisagem são tão lindas?). Mas acho que você não absorve o lugar direito se estiver apenas de passagem...

Pra fazer muita coisa em poucos dias, os cruzeiros são mais indicados, porque pelo menos toda a logística de check-ins e bagagens fica resolvida.

Sylvia
SylviaPermalink

Tu consegues imaginar a Carla de bobeira numa piscina?
Eu não ... wink
Nem com a vista mais deslumbrante que eu tenho na memória.

Carla
CarlaPermalink

lol lol lol

Sylvitcha, você já me conhece bem demaaaaaais, hehehe... Acho que o Riq também não consegue me imaginar hooooras de bobeira em lugar nenhum - afinal, foi ele que disse que eu era da Bicho Carpinteiro Tours... wink

Mas dessa vez eu quero ir com calma, porque realmente não me imagino passando batida pelas paisagens - e os amigos que vão viajar comigo são mais tranqüilos do que eu, o que deve dar um bom equilíbrio!

Não estou muito interessada em cumprir lerês nas ilhas, não - até porque não saco nadinha de arqueologia, mas consigo imaginar o desconforto de um sítio arqueológico debaixo de um sol escaldante... (Só não dispenso os de Atenas, por tudo o que vão me evocar dos meus estudos de literatura e mitologia grega! grin )

Sylvia
SylviaPermalink

Eu adorei Akrotire , mas já tinha uma ligação especial com a cidade antes de chegar .
A única coisa que me parece indispensável é acordar debruçada sobre a cratera :cool:
( Firostefani é uma boa opção , com tarifas menos abusivas do que Fira ou Oia)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A propósito: o easyCruise ficou uma droga. Tá zunindo pelas ilhas, não dá mais a chance de aproveitar a vida noturna. Em Santorini o barco chega às 16h30 e parte às 21h... absurdo.

Carla
CarlaPermalink

Pois é, eu andei consultando uns roteiros de cruzeiros pra ver se algum era viável - mas a maioria passa mesmo zunindo pelas ilhas, é uma pena que o Easy Cruise esteja fazendo igual! Descartei a idéia...

Sylvia
SylviaPermalink

Dez dias dá tranquilo , Carla .

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Concordo mrgreen

Sylvia
SylviaPermalink

:cool:

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Carla,
Nem me fale! A última vez que viajei fora das férias foi em maio de 2004. Esse "milagre" aconteceu por conta de uma greve. cry

Carla
CarlaPermalink

Só por "milagre" mesmo, Lu... Apesar da fama, faz muito tempo que não temos greves - e acho que provavelmente vamos continuar assim! O jeito é encarar o calor e o frio extremos - além dos preços nas alturas... cry

Carla
CarlaPermalink

Riq, e quanto dias a mais você acha que precisaríamos para incluir Mykonos? Não temos nada comprado nem reservado ainda, então acho que deve ser fácil aumentar o número de dias. (E isso me agrada mais do que retirar uma ilha... mrgreen )

FlaviaHC
FlaviaHCPermalink

La vao meus pitacos de novo, Riq!
Carla, em junho de 2006 aproveitei a "desculpa" de um congresso em Creta e fiquei 15 dias na Grecia. Distribui assim: 2 noites em Atenas na ida, 2 em Mikonos, 5 em Santorini e as demais em Creta. Apesar de ter adorado Creta, ela nao eh tao bonita (ou exotica) como as outras. Vc vai aproveitar bem se fizer algo parecido com o q fiz, tirando Creta do roteiro. De Atenas p/ Mikonos e de Creta p/ Atenas comprei trecho aereo pela Aegian air, no site deles vc encontrara otimas promocoes. Compre na hora se for o trecho desejado pois a cia eh boa, confiavel e os assentos promocionais acabam em segundos!

Carla
CarlaPermalink

Flavia, obrigada pela dica! E como você viajou entre as ilhas? Foi de avião também ou de barco?

Sylvia
SylviaPermalink

Fomos de avião entre Santorine e Mykonos , e recomendo.
Comprei com uns 5 ou 6 meses de antecedencia ( os aviões são pequenos e estão sempre lotados ).

FlaviaHC
FlaviaHCPermalink

Correcao: a cia aerea chama-se Aegean air.

Emília
EmíliaPermalink

Carla, só cheguei agora na discussão, mas apoiadíssimo o projeto 'Carla na Grécia' grin
Grandes opiniões já foram dadas, mas aí seguem meus pitacos. Com uma semana e 'tendo' que passar na ida e na volta em Paris, realmente não sobra muito mais que Atenas e Santorini. Para Mykonos mais 3 dias (ou dois e meio contando deslocamentos): você vai querer fazer um dia de praias, conhecer Delos e bater perna na cidade. Apesar de não ter me apaixonado tanto por Mykonos, é uma ilha bacana.
Já em Santorini, eu que também tenho formiga nas calças, não consegui resistir à tentação de me deixar levar pela caldeira: todas as minhas manhãs (na piscina) e fins de tarde eram ali em Oia, na beira dela. A única hora que eu me permitia sair era para almoçar e percorrer a ilha depois. Mas realmente nenhum passeio bate a vista para a caldeira e curtir Oia. Akrotiri está fechada e, pelo que pesquisei na época do post, não havia previsão de reabertura ao público.
Bom planejamento!

Carla
CarlaPermalink

Emília, estou lendo os seus posts sobre a Grécia lá n'A Turista com toda a atenção do mundo! E veja só: ontem pensamos na possibilidade de chegar a Atenas via Istambul, e deixar para voltar a Paris em outra ocasião. Estou tentada... wink

Ana
AnaPermalink

Acho super engraçado como é impossível encontrar uma unanimidade sobre a Grécia. Amei Mikonos. Fiquei louca com Creta. E teria passado um dia a menos em Santorini. Acho que tem a ver com os hotéis. O de Santorini, eu achei meio árido. Meio sem graça. Mas até isso foi engraçado. Quando eu estava quase de saco cheio de Santorini, o sol se punha e eu via aquela vista "morro abaixo" que é fogo. Creta só é muito grande. Acho que precisa de muito tempo para conhecer. Como fiquei muito pouco temo e quis curtir o hotel, acabei só conhecendo Agios Nikolau e uma outra cidadezinha que não lembro o nome. Acho que preciso ir de novo smile

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Ôpa, achou que vou dar os meus pitacos também!
Carla, na minha opinião dá para cutir bem fazendo 2 dias em Atenas + 3 em Santorini e 3 em Mykonos, fora os deslocamentos.

Atenas não é muito grande e dá para fazer todos os lerês em 2 dias tranquilo. O único problema vai ser o calor. Eu fui em junho e também estava bem quente, mas dava para se virar com bermuda e camiseta e mais uma guarrafa de água.

Santorini é realmente linda, mas não tem tanto o que fazer assim. O barato é realmente fazer alguns lerês básicos e ficar curtindo a piscina do hotel, como bem disse o Riq. Andar pelas ruazinhas de Oia sem compromisso é sem dúvida o melhor passeio. Akrotire ainda estava fechada até ano passado.

Mykonos é para mim o lugar com mais coisa para fazer e 3 dias vai ser pouco. Além de Delos e de passear em Chora, existe uma infinidade de praias bonitas e julho é excelente para aproveitá-las, pois estará bem quente e a água não está tão gelada. Eu recomendo as praias de Psarou e Angios Sostis. Com 3 dias você não conseguirá ver todas as praias, mas vai conseguir curtir bastante. Assim como a Sylvia, eu também recomendo alugar uma scooter ou pelo menos um quadricículo, que é o maior barato.

Para deslocamentos, para mim os aviões são imbatíveis. Use a Aegean para os deslocamentos de e para Atenas. É uma das melhores companhias em que já viajei e eles se juntaram a Olympic, que era sua forte concorrente. Entre Santorini e Mykonos, utilize a Sky Express, que voa com aviões bem pequenos. Se tiver medo, vai de barco mesmo.

Carla
CarlaPermalink

Alessandro, estou devorando o seu blog também... grin Obrigada pelas dicas - acho que vou ter que te perturbar um pouco na hora em que as dúvidas começarem a aparecer...

Elaine e Marcelo
Elaine e MarceloPermalink

Grécia! Perfeito, já estamos programando nossa segunda lua de mel. Abraços a todos.

Rogéria
RogériaPermalink

Eu amei a Grécia! Fui em Junho e quase derreti em Atenas. Acho que para a cidade dois dias está ótimo.
Depois fui para Santorini, Ios e Mykonos. Fiz todos os trechos entre as ilhas de barco e foi perfeito. Atenas - Mykonos é uma viagem de 12h quase, portanto vale a pena cacifar uma cabine com cama para chegar descansada lá. Na verdade, não era um barco, era um navio. Morri de dó ao ver aquelas pessoas dormindo nos bancos do convés. Além do desconforto das acomodações, venta muito à noite.
Os trechos mais curtos entre as ilhas foram feitos em barcos rápidos, muito confortáveis e as viagens levavam no máximo 2h.
Comprei todos os tickets no aeroporto de Atenas assim que desembarquei.
A viagem dos sonhos!

Rogéria
RogériaPermalink

Corrigindo: Atenas – SANTORINI é uma viagem de quase 12h...

Sylvia
SylviaPermalink

Mandei um email pra Carlinha , mas é bom deixar registrado aqui :
Atenas tem horários latinos para o comércio e serviços em geral.
Se forem ficar pouco tempo na cidade, é bom estar nos dias em que tudo está aberto ( ou ao menos saber antes de ir, os dias em que tudo estará fechado a tarde).

http://www.tourtripgreece.gr/athens_guide/ath_shopping.php
*Shopping hours are normally 09.00-15.00 Monday, Wednesday, Saturday
* 09.00-13.30, 17.30- 20.30 Tuesday, Thursday and Friday
(na verdade a maioria não reabre as 17.30)
*Monastiraki comes alive on Sundays from 08.00 to 13.00

Carla
CarlaPermalink

Valeu, Sylvitcha! wink

Mariana Toledo
Mariana ToledoPermalink

Pessoal, alguem ja' alugou uma vila em alguma ilha da Grecia? Minha familia ira passar o proximo verao na Grecia e queremos alugar uma vila para 14 pessoas! Nao temos preferencia de ilha, desde que seja linda e pertinho da praia... sites, links e sugestoes sao bem-vindas... obrigadao

Alexandre
AlexandrePermalink

Caros,

Eu queria ir a Grecia em fevereiro? Vale a pena? Os locais turisticos ficam abertos?

Obrigado.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Alexandre, não recomendo não, pois essa época é muita fria e nas ilhas fica tudo fechado. Até o horário dos barcos é limitado e muitas rotas não são feitas nessa época. O país é lindo e você vai acabar não aproveitando muito, especialmente as ilhas.
Para curtir melhor o país, o ideal é ir entre maio e outubro, sendo que final de julho e agosto é alta temporada e fica tudo lotado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É frio e chuvoso. A vantagem é visitar os lugares históricos com menos gente. Não vale a pena ir às ilhas.

Alexandre
AlexandrePermalink

Ola,

Obrigado pelas dicas. Eu imaginava isso, pois na Espanha tive esse problema (atrações fechadas no inverno). Vou deixar para outra oportunidade.

Roberto
RobertoPermalink

Olá,
Pretendo viajar em junho 2011 no roteiro Atenas-Mykonos-Paros-Milos-Santorini-Creta-Rodes-Roma, totalizando 3 semanas de viagem. O que é melhor: reservar com antecedencia o transporte entre esses locais ou deixo para comprar na hora? E quanto à hospedagem (nada sofisticado): faço reserva antecipada ou seleciono no local? Grato.

Sylvia
SylviaPermalink

O único transporte que não é preciso reservar são os de barco.
Nas ilhas , se já sabes o tempo que vais ficar em cada uma, reserve pela web.
Em Atenas e Roma é indispensável a reserva ou vais perder um tempo precioso na busca.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Reserve todos os hotéis antes de viajar pela internet, pois procurar hotel não é nada fácil, especialmente nas ilhas, e você vai peder um tempo precioso da sua viagem. Além disso, tem muitas informações e promoções na internet que te ajudarão a escolher a melhor opção e mais econômica, diminuindo os seus riscos.

Se você for de avião para alguma ilha, reserve já, pois a diferença de preço para quem reserva com antecedência pode ser bem grande. Os barcos você pode reservar na hora, pois não é alta temporada, mas também é possível reservar pela internet antes.

Helo
HeloPermalink

Oi, eu e o Breno K visitamos Grecia (Samos, Mykonos, Santorini e Atenas) entre 28/05 a 08/06. Estavamos vindo da Turquia. Recomendo reservar na Grecia sim os hoteis porque mesmo um hotel simples é caro na alta estação. Com antecedencia, fica mais facil achar o hotel com a melhor relação de custo-beneficío.

Nosso planejamento inicial incluia pernoitar em Paros, chegamos a reservar um hotel lá, mas bem na vespera da nossa viagem, foi cancelada a linha de ferry que fazia a ligação entre Samos e Paros, assim tivemos de alterar o nosso roteiro. A proposito, em 2010, acompanhei bem os sites de venda de passagens de ferrys, pois queria comprar os tickets com antecedencia e saber a frequencia das rotas que seria oferecida para então reservar os hoteis, pois tinha lido em guia de turismo que as companhias de ferry constumavam alterar/cancelar rotas de um ano para outro. Só que demorou muito para os sites das companhias de ferrys divulgarem os horarios e os preços das passagens.

Em Paros, não cheguei a pernoitar, mas tinha gostado deste hostel que oferecia quarto com varanda http://www.pantareirooms.com/.

Em Atenas, nos hospedamos no Economic Hotel http://www.economyhotel.gr/?gclid=CMSjlYKRwqYCFa5k7AodeTDAJw e gostei muito da relação custo-beneficio, ainda mais porque a localização é central e não disponhamos de muito tempo em Atenas.

Quanto a compra de passagens de transporte, acho que vale muito a pena se conseguir uma oferta/redução do preço em virtude de estar comprando com antecedencia.

Roberto
RobertoPermalink

Olá,
Agredeço as dicas sobre a viagem que estou organizando para junho 2011 no roteiro Atenas-Mykonos-Paros-Milos-Santorini-Creta-Rodes-Roma, totalizando 3 semanas de viagem. Obrigado Sylvia, Alessandro, e Helo. Outra dúvida: nós mergulhamos com scuba: vcs fizeram algum mergulho nas ilhas que gostaram (ou que não gostaram)? Alguma agencia de mergulho que gostaram (ou que não gostaram)?

helo
heloPermalink

Oi Roberto, não mergulhamos. Em Santorini fizemos um passeio de dia enteiro em um barco menor que gostamos muito. E em Mykonos, alugamos carro para conhecer outras praias.

Roberto
RobertoPermalink

Obrigado, Helo.
O cancelamento de barco entre ilhas realmente deve ser terrível pois perturba o planejamento e ainda tem a questão da reserva da hospedagem no destino. Qual foi o motivo do cancelamento de barcos entre ilhas (condições climáticas, falta de quorum de passageiros, etc)? Quando há cancelamento de barcos entre ilhas, principamente entre ilhas próximas, existe a possibilidade/viabilidade de contratar um barco menor (tipo um taxi-boat)? Qual foi a sua estratégia para alteração de roteiro no caso de cancelamento de barco?

Sylvia
SylviaPermalink

Meu pitaco neste assunto ilhas gregas é que SE a viagem não for super apertada , E não for na alta estação ( nem em datas de feriados locais),não existe razão para engessar a viagem fazendo compras antecipadas de barco e hospedagem para todos os trechos.
A possibilidade de deixar em aberto , para ficar mais ou menos tempo numa ilha é muito mais atraente e até comporta uma zebra ( sempre possivel).
Deixe malas e bagagens numa cidade grande ( hotel ou aeroporto) pegue 1 sacola e vá para o que der e vier.
Leve telefones, endereços, reserve as primeiras duas noites na primeira ilha , verifique as opções de hospedagem ao chegar nos portos, negocie preços.
Tudo é muito volátil por lá, vá ao porto , compre e embarque
( preste muita atenção para não perder o barco, muitos não são sinalizados). E lembre que barco e malas nao combinam.
Se não der para ir a Paros, vá a Ios ...
Sempre vai existir 1 transporte entre as ilhas, as pessoas vivem nelas e estão sempre se deslocando.

helo
heloPermalink

Oi Roberto,

Não recebi nenhuma justificativa para o cancelamento da linha entre Samos e Paros. Ao final deste post, colo o meu email e a resposta do hotel de Paros que acabei reservando (o pantarei já estava lotado quando tentei reservar).

Eu e o Breno não falamos bem ingles, mas gostamos muito de viajar independentes. Para compensar um pouco o ingles mais fraco, gostamos de planejar bem e reservar o maximo com antecedencia. Em maio, fizemos uma viagem ao Egito, passando pela Turquia e terminando na Grecia. Com muita antecedencia, conseguimos fazer reservas de hoteis e transporte no Egito e na Turquia, mas em relação às ilhas gregas...para começar demoramos para definir a ordem das ilhas. Na costa da Turquia, há algumas cidades que têm ferrys que fazem conexão com ilhas gregas. Nossa melhor opção seria tomar um ferry em Kusadasi para Samos. Só que os sites de ferrys não soltavam as passagens de ferrys para o final de maio de Samos para Mykonos com parada em Paros. Em um site de ferry, já estava disponivel passagem por outra rota, assim tinhamos ja a opção de ir para outra cidade, Bodrum,e depois pegar um ferry para a ilha de Rhodes, mas se fizessemos isso, a viagem iria ficar muito cansativa e teriamos de inverter a ordem das ilhas. Assim, fomos acompanhando os sites, e como vimos que eram disponibilizadas passagens em abril nos dias de semana que nos interessa de Samos para Paros, ariscamos e decidimos entrar na Grecia por Samos. Compramos pela internet os ferrys de Paros para Mykonos, de Mykonos para Santorini e de Santorini para Atenas, e durante a viagem, ficamos visitando o site da hellenic seaways para ver se era disponibilizado a passagem que queriamos comprar. Veja bem, constava no site a passagem de Samos para Paros para o dia 26 de maio, por exemplo, sabiamos como era a frequencia da linha em função das datas disponibilizadas no site e estavamos somente aguardando a liberação para o dia 29. Para a nossa surpresa, no dia 23 de maio, entramos no site e esta linha parou de aparecer.
Resultado: mandamos emails para 3 hoteis no dia 23 de maio(o de Paros cancelando, e dois outros mudando datas). Por sorte, conseguimos fazer as modificações que queriamos. Entretando, não conseguimos reembolsar a passagem de ferry que ja tinhamos pago de Paros para Mykonos.

Pelo que eu li e senti, linhas de ferry famosas, como de Mykonos a Santorini não sofrem muita modificação (a frequencia é grande). Já as linhas de ilhas menos famosas estão mais sujeitas a mudanças repentinas.

Nossa estrategia em relação a ilhas gregas foi sempre pensar numa rota alternativa para chegar numa ilha. No guia da lonely planet sobre a Grecia, há um mapa que gostei muito com as rotas de ferry nas ilhas gregas quando da publicação do livro. Gostei porque deu uma visão geral das ligação das ilhas entre grupos diferentes.

Segue os emails que te falei:

"meu email:
Hi
I made a reserve in the website booking from 29 to 30 of may - Heloisa. I thought i will buy a ticket in the hellenic seaways from Samos to Paros because this trip is in the new schedule of this company. But now this trip does not exist in the hellenic seaways. Is it true? Isit possible travel to Paros on 29 from Samos with another company?
Since this moment, thanks.

o email do hotel que tinha feito reserva:

Dear Madam

I am afraid that it is true, it happened to some other guests as well. I don't understand either how they can cancel a schedule after having sold tickets but this is Greece.... Unfortunately there is no other way to reach Paros on the 29th directly from Samos.
I hope this incident wont spoil your vacations and your impression about this country, since it is not your fault for the cancelation no cancelation fees from our hotel will be charged. I hope that at a future trip you will be able to visit our beautiful island.

Thank you very much for your reservation, who knows maybe we meet some other time.

From Hotel Argo in Paros

Lu
LuPermalink

Roberto,

Recomendo mto em Santorini que vc fique num hotel c/varanda de frente p/o mar. Tomar café da manhã na varanda de frente p/aquele marzão lindo é sensacional!! Por este motivo, recomendo que vc reserve c/antecedência. Há vários htls nessas condições, mas os mais em conta geralmente esgotam primeiro.

Em Rhodes, se vc gosta de mar, acho que ficaria em Lindos, uma praia fora do centro antigo, que é mto linda! Só que é melhor checar essa info, pois estive em Rhodes há mto tempo.

Qto ao mergulho, só faço snorkel, e só fiz em Santorini, numa enseada que ñ me lembro direito o nome, fora do centrinho. Fui de scooter.

Aproveite muuuuuito!!

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Também recomendo ficar em um hotel com vista para o mar em Santorini. É uma experiência incrível e é um lugar onde economizar em diária não compensa.

Sylvia
SylviaPermalink

Vista pro mar, neste caso quer dizer vista para cratera , e não para uma praia qualquer . Objetivamente falando : se hospedar entre Fira e Oia com vista ( e de preferencia varanda) .

helo
heloPermalink

Faço coro ao Alessandro e a Sylvia. Hospedei-me em Oia e adorei a experiencia. Vale muito a pena se hospedar num hotel com varanda com vista para a cratera, nem que seja por um, dois dias e depois trocar de hotel.

Helo
HeloPermalink

Oi Roberto,

Dei uma lida na tabela de frequencia de ferry/voos do guia de lonely planet das ilhas gregas lançado em 2010.

Pelo que entendi no guia, as linhas de ferry em relação ao seu roteiro que não seriam oferecidas diariamente em 2010 são entre Paros, Milos, Santorini e entre Creta e Rodes.

A viagem de ferry de Milos para Santorini, segundo o guia, dura 4 horas, 17 eu, duas vezes por semana.

E a viagem de ferry de Paros para Milos dura 4 1/4 hr, 25 eu, quatro vezes por semana.

Já Los teria ferry diario tanto para Paros quanto para Santorini.

Se eu estivesse viajando de Creta para Rodes, optaria em ir de
avião e procuraria uma tarifa promocional, pois segundo o lonely, a viagem de ferry dura 12 horas, pelo preço de 26 eu, duas vezes por semana. Já a viagem de aviao teria um custo de 110 eu, 45 minutos, frequencia semanal de 11 vezes.

Sylvia
SylviaPermalink

Pessoal, nada do que é publicado em papel sb horarios de barcos entre ilhas é válido. Os sites fornecem uma info - guia apenas.

helo
heloPermalink

Oi, complementando o post meu anterior, segue a frequencia, tempo e valor de linhas de ferry/voo diarias, segundo o guia da lonely sobre ilhas gregas lançado em 2010. O proprio guia de turismo não se atreve a falar de horarios, tenta dar uma ideia de maneira bem metodica sobre as conexões de ferry e voos entre as ilhas e o continente, e tambem avisa que ocorre cancelamentos e mudanças de ultima hora.

Atenas – Mykonos

Vôo – 40 min, 77 eu – 27 vezes por semana
Ferry – 4 ¾ hr, 30 a 40 eu – 2 vezes por dia
Fast ferry 3 hr, 43 eu – 3 vezes por dia

Mykonos – Paros

Fast ferry – 1 hr – 19 eu – 3 vezes por dia

Paros – Ios

Ferry – 3 hr – 11 eu – 2 vezes por dia
Fast Ferry 1 hr – 27 eu 1 a 2 vezes por dia

Ios – Santorini

Ferry – 1 ¼ hr – 8 eu – 5 por dia
Fastferry – 50 minutos – 18 eu – 3 por dia

Santorini – Creta (Iraklio)

Ferry – 4 ½ hr 24 eu – 1 por dia
Fastferry – 1 ¾ hr 42 eu – 1 por dia

Roberto
RobertoPermalink

Pessoal, vcs são show! Obrigado pelas dicas para ilhas gregas.
Irei começar o refinamento do planning do roteiro. Dúvida de aluguel de carro ou scooter: tenho somente carta de motorista de automovel brasileira. Nas ilhas, é exigido carta internacional de motorista? E para scooter, precisa ter carta com categoria de motocicleta?

Sylvia
SylviaPermalink

Não é preciso nenhuma habilitação especial e quando fores comprar barcos dê preferencia ao super-cat ( rápido)

helo
heloPermalink

Oi, meu primo conseguiu alugar uma scooter na Capadocia sem habitação de moto, mas em Samos não conseguiu, teve de alugar um carro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Roberto! Apenas complementando o que a Sylvia e Helo já adiantaram, para alugar motinhos até 500cc não é preciso de carteira de motociclista não.

Recomendamos a leitura do post a seguir sobre habilitação internacional. Como o título já diz, precisar, não precisa. Mas...

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Marcela
MarcelaPermalink

Roberto, eu fiz mergulho com cilindro em Mykonos. Na parte onde fui, a água era beeem gelada e com pouca vida marinha (mas a visibilidade era ótima). Alugamos carro em Mykonos e Santorini com a carteira de habilitação brasileira mesmo. Sobre cancelamento de barcos: durante o período que estivemos em Santorini, os ventos estavam extremamente fortes. Os vôos atrasaram e cancelaram os barcos, todos os passeios inclusive (estivémos lá na terceira semana de maio do ano passado). Apesar de não conseguir fazer passeio de barco, aproveitamos muito a ilha. Boa viagem!

helo
heloPermalink

Oi Roberto,

Aluguel carro em Mykonos e tinha feito carta internacional antes. Foi muito facil de fazer via o Detran de Belo Horizonte. O cara da agencia nem deu bola para a carta, mas eu não arriscaria de viajar sem a carta internacional de motorista.

A proposito, a Silvia, dentro das excelentes dicas que passou, falou sobre malas...na grecia, minhas malas aumentaram por conta de umas comprinhas...no primeiro ferry que pegamos, subimos as escadas com as malas, ufa..., só depois descobrimos que no primeiro piso, junto com a garagem de carros e caminhoes, que havia um compartimento na lateral para deixar as malas maiores. Em outra viagem com ferry, então, colocamos nossas bagagens maiores lá num lugar que achamos mais seguro. No meio da viagem, o meu marido chegou a descer para conferir a bagagem, e na saida, descemos rapidinho e pegamos as nossas bagagens.

Mas sem duvida, o ideal é viajar com pouca bagagem!!

Sylvia
SylviaPermalink

Em todas as ilhas tem scooter para alugar, e é super eficiente!

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Eu aluguei uma scooter em Mykonos com a própria habilitação brasileira. Recomendo muita experiência, pois te dá uma sensação de liberdade bacana e as distâncias não são tão grandes.

Já em Santorini as distâncias são maiores, principalmente se você ficar em Oia, portanto achei a Scooter um pouco desconfortável para enfrentar o desafio. Preferi alugar um carro pequeno e não me arrependi.

Andréa G.
Andréa G.Permalink

Ricardo, (e todos os outros que quiserem ajudar)

Peço ajuda porque estou tentando montar minha 1a viagem à Grécia para maio próximo. Quer dizer, visualizei maio como uma época boa, mas até tenho flexibilidade para jogar essas férias para junho, se for preciso. Tenho, portanto, 30 dias disponíveis, mas não tenho dinheiro para passar isso tudo fora; então, calculo um pouco menos que isso.
Achei que ia ser fácil: ver os preços de passagem, marcar a data, compra, ver os hotéis, reservar e depois ir passear. Mas está sendo difícil montar essa viagem. Tenho lido bastante, mas as opiniões são múltiplas; então estou ficando quase doisa, pois o tempo está passando enão consigo fechar as coisas.
Tenho de decidir quais lugares visitar, quanto tempo passar e qual o roteiro a seguir. Minha idéia é ficar em hotéis de 2, 3 estrelas no máximo, podendo economizar em algum lugar para, quem sabe, ficar em algo melhor em outro (Santorini, por exemplo, onde os hotéis charmosos fazem diferença na viagem).
Quero visitar Atenas e pensei em 2 dias inteiros, fora os dias da chegada e saída, adicionando um passeio clássico de 4 dias até Meteora, passando por Epidauro, Olimpia e Delfos. Isso já é uma coisa que está mais ou menos certa na minha cabeça.
Aí começa os problema: as ilhas. Tinha pensado em fazer o continente e depois partir para as ilhas para relaxar. E em ir apenas à Mykonos (4 dias inteiros, reservando 1 para Delos) e Santorini (3 dias inteiros), pois por serem do mesmo grupo, seria mais fácil a circulação. E iria voltar de Santorini direto para o aeroporto de Atenas, pegando a minha conexão para o Brasil. Mas de tanto ver as fotos belíssimas, fiquei com vontade de aproveitar logo a viagem e conhecer Creta e Rodes, pois não sei quando poderei voltar e é só tentar ver uma hospedagem mais em conta nessas ilhas. Só que são ilhas mais distantes, de grupos diferentes e não sei conciliar isso tudo, fazendo por conta própria.
Já tinha enfiado na minha cabeça que peregrinaria por ruínas e história primeiro e terminaria a viagem no mais romântico e charmoso dos destinos: Santorini. Daí a começar de novo a ver a parte histórica em Rodes e Creta... Bom, não sei qual o melhor trajeto e tenho de montar isso logo, senão depois não acho mais hotéis e passagens.
Pretendo fazer os trajetos entre as ilhas de avião ou barco-rápido (e gostaria de saber como reservo e compro por minha conta). Aliás, pode-se fazer só reserva, sem comprar imediatamente, até que eu consiga fechar todas as datas?
Também não queria chegar correndo, olhar e sair. Queria um tempinho para conhecer legal os lugares. Então pensei em algo assim, descontando os dias de deslocamento, que não servem para nada e só se fica cansado. Não exatamente nessa ordem, mas reservando esse tempo para esses lugares:


Atenas : 2 dias
Passeio à Meteora: 4 dias
Mykonos (com Delos): 4 dias
Santorini: 3 dias
Rodes: 3 dias
Creta: 3 dias

Com os dias de deslocamentos, daria uns 21 dias, mais ou menos. Será que está demais?
A acomodação seria sem luxo, mas razoável, privilegiando localização e limpeza. Para mim, já está ótimo, pois se for gastar muito em hotel, não vou passear e ver o que quero. Estou sozinha e não em lua-de-mel e o hotel, não sendo uma espelunca, está ok. Exceção feita à Santorini, pois me dispus a gastar um pouco mais. Aliás, tenho uma pergunta específica a esse respeito: onde ficar? Oia ou Thira? Sei que dizem que Oia é muito melhor, mas dizem que em maio Thira é mais movimentado. Então, onde ganho mais ficando? E há até algumas outras vilas no caminho entre as duas, também no penhasco...
Pois bem, qual seria o melhor roteiro das ilhas? E fazê-las todas mesmo? Ou seria tão complicado tentar conciliá-las que é melhor tirar algo e deixar como estava, fazendo o resto em outra oportunidade? Pensei até em ir direto para um par de ilhas, fazer o continemte, e depois fazer o outro par, partindo dali direto de volta ao Brasil. Tipo: Myk-Sant-Atenas-Creta-Rodes!!?? Ou ao contrário: Rodes-Creta-Atenas-Myk e Sant... Mas não sei se isso é viável e adequado. E o tempo em cada local, está bom?

Agradeço a ajuda desde já.

Fê Costta - viaggio mondo

Andrea, na minha opinião, 4 dias em Meteora é muita coisa. Acho que 2 no máximo é suficiente.

Dá para vc incluir também o litoral da Turquia e fazer 2 dias em Bodrum (antiga Halicarnassus). No pico do verão há ferrys das ilhas gregas mais próximas para lá.

Sylvia
SylviaPermalink

Oi Andrea !
Maio e junho são meses perfeitos , aproveita e confere os vários festivais nestes meses ( podes ter sorte de conferir alguns).
O meu pitaco é , que como é baixa estação ( mas confira antes os possiveis feriados) podes deixar espaços em branco na tua agenda para alongar ou reduzir as estadias nas ilhas , e escolher o que der vontade.Sempre vais encontrar opções de hospedagem ao desembarcares nos portos.
Antes de marcar datas confira nos calendarios as tarifas para saber quando são mais em conta, e faça seu roteiro para otimizar.
Normalmente nas ilhas mais turisticas os preços sobem nos fins de semana.

Andréa G.
Andréa G.Permalink

Ah, faltou uma coisa!

A excursão à Meteora com guia em espanhol só sai às 4as feiras, o que me obrigaria a chegar em Atenas no fim-de-semana, justo o que eu queria evitar, pois nos dias-de-semana tudo é mais tranquilo, não é? Eu ficaria muito prejudicada se chegasse à Atenas em uma sexta ou sábado? Acho que, inclusive, às 2as feiras algumas atrações não abrem ou abrem mais tarde, inclusive a Acrópole! Se resolver chegar em outro dia, teria de pegar a excursão saindo em outros dias e com guias em outros idiomas, e talvez perdesse muito das informações do passeio...

Sylvia
SylviaPermalink

Sb Meteora : não esqueça que o onibus não circula nos locais mais legais de Meteora;ao chegar pegue um taxi correndo ( antes de anoitecer) e suba para fotografar os mosteiros e apreciar a visão do alto .No outro dia não vais ver nada disso do onibus :cool:

Cid Alexandre
Cid AlexandrePermalink

Andréa,
Estou pesquisando muito sobre a Grécia para a minha lua de mel. REcomendo a leitura do texto do Ricardo sobre o Turista maratonista que quer fazer tudo e não perder nada. Aí acaba não relaxando nunca, perde muito tempo se deslocando, conhece tudo superficialmente, se cansa e volta desiludido com a sensação que devia ter visto muito mais coisa... Repense nessas ilhas com carinho.

Sobre a sua viagem, primeiro vc deve repensar quais são suas prioridades e as características de cada ilha. Lua de mel? viagem romântica? aventura mochileira? história clássica? Vai sozinha?

Athenas é HISTÓRIA viva, museus, monumentos e como capital é a cidade cosmopolita, bares, restaurantes, cinema e centro cultural de tudo que é tipo. Se seu maior objetivo de viagem é história, museu, arte clássica, 4 dias são mais que suficientes. Se o seu negócio é conhecer a acrópole e tirar uma foto nos principais pontos turísticos da cidade, não precisa mais de um dia.

Santorini é considerada a mais bonita das ilhas e mais romÂntica, em qualquer situação ela DEVE ser vista e visitada. Considerando que OIA é a parte que faz toda a fama de Santorini e que a hospedagem é a mais cara da Grécia, eu optei por ficar um dia inteiro e meio em OIA (com direito a dois pores-do-sol ali) e metade de um dia conhecendo e tirando foto superficialmente as praias (que não são boas para banho) e outros centros da ilha como Thira e fira. Como vou de lua de mel, quase optei por 3 dias inteiros, mas o preço das boas hospedagens e o pequeno espaço me fizeram optar dessa forma a otimizar meu tempo priorizando oq julgo mais interessante para a situação.

Rhodes, essa ilhota com faces de arquitetura medieval é explêndida. Por falta de tempo não vou visitá-la. Tudo ali é bem característico daquela ilha. PElo que li, 2 dias é mais que suficiente ali tb.

Mikonos, tem praias belas e sua marca registrada é MUITA, MUITA BADALAçÃO. Boates ao ar livre, gente bonita, solteira e na pegação. Perfeito para uma mochilada, viagem com amigos solteiros e para curtir uma praia. Como meu objetivo é outro além de praia e balada, abri mão de Mykonos por Milos.

Milos, ilha espetacular com geografia e natureza maravilhosa e ímpar. Tudo a ver com o melhor e inusitado da natureza grega. Acho que combina com uma viagem para curtir o inusitado e belo da paisagen ou viagem romÂntica.

Leitura essencial para o meu roteiro, pode te ajudar:

http://wazari.wordpress.com/category/grecia/
http://www.aturistaacidental.com.br/?p=1751
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/grecia-para-experts-ilhas-sem-muvuca/

Use o google e pesquise muito, depois escreva seu roteiro aqui para me ajudar a finalizar meu roteiro. smile Grande Abraço

Usha
UshaPermalink

Andrea

Dar opiniao na viagem dos outros e muito dificil, pois cada um e cada um. Mas esse site aqui e incrivel para ajudar a tomar decisoes:
http://www.greecetravel.com/ferryboats/
Va tambem ao "dicas imperdiveis" no orkut.
Leia com atencao, pois a sua escolha das ilhas depende dos barcos. Quanto mais tarde na temporada, mais escolhas voce tem nas travessias e menos de hotel. Mas considere o aviao. Eu vou voltar para Atenas de aviao (Aegean) de Mikonos por 40 euros mais taxas.
Por causa da Emilia, minha mae se encantou com Milos, e la vamos nos. Milos, Santorini, e Mikonos.
Como voce esta so, eu colocaria uma mochila (de rodinhas) nas costas, ia em junho que ainda nao ta muito cheio, e viajava sem lenco nem documento. Fiz isso na minha juventude, 10 dias em Ios, Mikonos e Santorini no auge da temporada. Voce vai conhecendo gente e vai mudando o itinerario. NAO TEM PRECO, mas nao e para todo mundo. Tem horas que tem que dormir na sala de jantar de uma senhora grega porque nao achou hotel, mas vale a pena.

Usha
UshaPermalink

Andrea

Chegue na segunda sem medo:

Acropolis: Abre todos os dias
Hours Summer daily 8am-7pm; winter daily 8:30am-6pm (sometimes as early as 2:30pm)

E um excelente lugar para almocar em Atenas de acordo com o Decio do guiagrecia fecha aos domingos, mas segunda ta aberto


Athinaikon Frommer's Very Highly Recommended
2 Themistokleous, Athens 10677

Read more: http://www.frommers.com/destinations/athens/D11271.html#ixzz1Dcrlp69R

Marcela
MarcelaPermalink

Andrea, eu estive em Atenas durante sexta e sábado e não tive nenhum problema. Estive na Grécia no início de maio do ano passado. Seria melhor se eu tivesse ido um pouco depois, para pegar a temperatura mais estável (peguei muito vento em Santorini). Com relação à sua programação, eu talvez colocasse um dia a mais para Atenas. Não consigo te ajudar com Rodes e Creta, pois fui apenas para Atenas, Santorini e Mykonos. Fiz os deslocamentos de avião. Em Santorini fiquei em Oia, mas Thira também é uma ótima opção. Busquei muita informação aqui: http://www.aturistaacidental.com.br/?cat=60 e http://www.guiagrecia.com.br/
Abs, Marcela

Fernanda Castro
Fernanda CastroPermalink

Boa noite comandante e bóia! Que tal um post sobre Egito para comemorar a queda do Mubarak?

Cristina
CristinaPermalink

Fernanda, ótima idéia, a começar sobre qdo é bom ir ou voltar lá...fiquei muito chocada com tudo que aconteceu na praça onde vivi uma experiência única, pedir um taxi por mímica wink

Adriana
AdrianaPermalink

Olha, eu iria em Junho, Maio ainda é meio friozinho pra banho de mar, se bem que se sua prioridade são os sites históricos, a temperatura é bem agradável pra andar.

Eu só posso te ajudar com Creta e Rhodes, passei duas semanas em cada ( moro na Europa e Grécia é um destino barato de férias por aqui ). Eu adorei Rhodes, ficamos em Lindos. Lindos é linda ( no pum intended ). Creta é mais bonita pro Sul, mas mesmo assim não achei fantástica. Eu iria pra Rhodes ( ficaria em Lindos ) e pularia Creta.