Escondidinhos de Natal

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça-feira no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Prainha de Pirangi

Nenhuma capital do Nordeste cresceu tanto com o turismo quanto Natal. Os visitantes, contudo, parecem movimentar-se sempre pelos mesmos lugares e nos mesmos horários. Pois bem: longe da Via Costeira, ou na contramão dos turistas, ainda se encontram lugares onde dá para curtir uma Natal diferente.Venha comigo descobrir essas delícias escondidas.

MANARY

Escondidinho do Manary

É tão discreto que você pode passar por ele, no calçadão de Ponta Negra, sem se dar conta de que aquele muro guarda o melhor hotel de Natal. Mesmo que você não esteja hospedado, marque um almoço ou jantar à beira da piscina - e comece provando justamente o escondidinho (pode ser o tradicional ou o de bacalhau). Aproveite os tratamentos do recém-inaugurado spa Amana - experimente o tatame de microsseixos (manary.com.br; desde R$ 447).

 

PRAINHAS

Camurupim

O litoral imediatamente ao sul de Natal --  já no município de Parnamirim -- reserva praias que não estão escancaradas para a estrada e, por isso, passam despercebidas pelos visitantes. A mais bonita delas é a Prainha de Pirangi, na ponta norte do bairro. Ignore os prédios residenciais às suas costas e deslumbre-se com a vista para as dunas e a Barreira do Inferno. (Para chegar, faça o retorno para pegar a pista em direção a Natal, passe o restaurante Paçoca de Pilão e entre à direita na rua do boteco Comeu Morreu; depois, pegue a segunda ruazinha à esquerda). Outra praia escondidinha do sul é Camurupim. Fica logo depois da Barra de Tabatinga, protegida da estrada por casas de veraneio. Estacione perto da pousada Porto Parus e mergulhe na gostosíssima piscina natural represada na maré baixa.

DUNAS NO CONTRAFLUXO

Ginga com tapioca

É praxe: em Natal todo mundo acorda cedo, pega um bugueiro e vai para as dunas de Genipabu. Quer fazer um passeio muito melhor? Espere até a tarde. Saia de Natal às 14h30, direto para as dunas fixas; curta o visual da Lagoa de Genipabu lá de cima. Programe com o bugueiro a chegada às dunas móveis lá pelas 16h. A luz vai incidir no ângulo mais bonito - e você vai se sentir o dono das dunas. Antes de voltar, passe no Mercado da Redinha, debaixo da ponte nova: procure a barraca de Dona Lurdes e experimente a tapioca recheada com ginga - um delicioso peixinho frito. Você não queria emoção?

LAGOAS DO SUL

Lagoa do Carcará

Enquanto todo mundo vai apinhar as lagoas do norte - entenda-se: aerobunda e esquibunda -, a Lagoa do Carcará, no sul, rodeada por mata, fica sossegada (mas só de segunda a sexta; no fim de semana, os natalenses invadem). Outro programa sem multidões é o passeio de lancha pela Lagoa Guaraíras, terminando na praia de Tibau do Sul.

 

 

MARACAJAÚ NA CERTA

Parrachos

Os parrachos (corais) de Maracajaú são os mais ricos da costa nordestina. Para pegar a água cristalina, vá em época de lua cheia ou nova, num dia em que a maré baixa ocorra perto do meio-dia. Cacife o passeio de lancha; é bem mais civilizado do que o de catamarã (em vez de ir e voltar com a tropa toda, você vai num pequeno grupo e pode escolher entre vários horários para voltar).

 

 

PRAÇA DAS FLORES

Da Camilla

A vida noturna dos visitantes é na Ponta Negra, mas os natalenses continuam gravitando pelos bairros centrais de Petrópolis e Tirol.

Nesta simpática pracinha de Petrópolis você pode curtir a noite sem turistas -- nem as moças que andam atrás deles.

Beba no bar Jobim (número 756) e jante no bistrô Da Camilla (número 736).

223 comentários

Elaine
ElainePermalinkResponder

Olá , vc pode nos ajudar, gostaria de dicas sobre esses hoteis , pois estamos na duvida em qual escolher, Coral Plaza apart hotel ou Esmeralda praia hotel , qual é o melhor em termos de custo beneficio , conforto e qualidade , o duvida cruel , opinião por favor.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! O Esmeralda é beira-mar, o Coral Apart está na quadra de trás da praia. O Ricardo Freire acha o Coral mais bonito. Nunca se hospedou em nenhum dos dois.

Jokiene
JokienePermalinkResponder

Na proxima semana vou a natal com meu marido e dois filhos (10 e 15 anos). ficaremos hospedados no Hotel Esmeralda . Gostaria de saber se escolhemos bem o hotel.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Ricardo,
vou pra natal em agosto e ainda nao sei onde me hospedar.
Gostei da Pousada Manga Rosa, o que vc acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire não visitou essa pousada. Parece charmosa, está em Ponta Negra.

Veja recomendações do Ricardo nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/natal-ricardo-freire/natal-links-e-posts

thiago
thiagoPermalinkResponder

Olá, viajo dia 11 para Natal Ocean Palace, estamos muito preocupados com a calamidade na praia de ponta negra e arredores. O que acham que devemos fazer será que afetou os resorts? Precisava de uma sugestão urgente. Queremos viagem para lugar de calor, não queriamos cancelar mais estamos com medo de não conseguir aproveitar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! O que acontece é que trechos do calçadão de Ponta Negra estão sofrendo com a erosão marinha, que se acentua nesta época de maré alta acentuada. Por isso a prefeitura decretou estado de calamidade justamente para ter acesso a verbas federais para tentar solucionar o problema com rapidez.

Afora o fato da maré alta, no seu pico, "comer" alguns trechos da praia, não há nenhum problema para os turistas.

O Ocean, o hotel para onde você vai, fica na Via Costeira, cujos hotéis estão no alto e não são afetados pela erosão.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Boa noite
Estarei em Natal no periodo de 16 a 26 de agosto.
Já peguei várias dicas por aqui, mas a minha maior dúvida é onde hospedar.
Estou entre Mirador Hotel (ponta negra)e Vip Praia (ponta negra)
Agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! O Mirador é mais novo que o Vip. O Vip está mais próximo do centrinho de Ponta Negra.

Veja o que dizem do Mirador no Trip Advisor.
Veja resenhas de ex-hóspedes do Vip Praia Hotel no Booking.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Obrigada pela sua resposta rápida.
Mas eu continuo na dúvida....
Você pode me indicar um de sua preferência?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! A minha função é esclarecer o essencial e remeter a opiniões de outros. Não tenho opinião sobre nenhum desses hotéis, não me hospedei em nenhum deles. E mesmo se tivesse, teria que conhecer você para saber de qual você iria gostar mais. O máximo que fazemos aqui é alertar quando a localização, a época ou a duração da permanência não são adequadas.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Entendo....Estou nessa dúvida é que já tive algumas experiências não muito satisfatórias em outros locais.
E realmente não gostaria de ficar em um hotel que me desse novamente aborrecimentos como (limpeza, troca de roupa, organização e por ai vai...) Mas tbm sei que ficamos o dia todo quase na rua, e por isso não quero me dispor a pagar caro, quero ficar bem alojada e com um preço justo.
Tive vendo tbm o Vila do Mar em via costeira, que acha?
boa localização? Posso ir andando a ponta negra, sem problemas de segurança como por exemplo? Desde já agradeço sua atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Ficando na Via Costeira você vai precisar de carro ou táxi para todas as saídas. Os hotéis são mais estruturados, tipo resort, e a praia é mais brava. Estando em Ponta Negra você pode sair a pé para comer nas redondezas. A praia é mais calma, os hotéis são menores.

Os hotéis que recomendamos estão nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/natal-ricardo-freire/natal-links-e-posts

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Bom Dia
Obrigada pelas suas respostas, essa sua ajuda é muito satisfatória para todos e muito gentil de sua parte.

Lúcia

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Ola viajo dia 28 de setembro para Natal, estarei hospedada no Pestana Natal e gostaria de umas dicas sobre restaurantes/pizzarias nas redondezas.
Para a localidade do resort estamos muito longe de ‘’tudo’’? Compensa alugar um carro ou usar taxi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Não há restaurantes na Via Costeira; você vai precisar chamar um táxi para jantar fora.

Recomendamos os restaurantes Camarões, Manary, Tábua de Carne; para almoçar, Mangai.

Eduardo Raniery

Olá. chego a Natal em 25 de setembro a 4 de outubro. é a primeira vez que vou a Natal e gostaria de aproveitar ao máximo. Tem algum roteiro de lugares para visitar? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Veja as informações sobre Natal na página-guia da cidade: https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/natal-ricardo-freire/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ola, passarei uma semana em Natal no final de Setembro. Vale a pena alugar um carro e fazer passeio de um dia ate Galinhos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Galinhos é muito bacana, mas não é para bate-volta. São três horas de viagem; tem que dormir pelo menos uma noite lá. Voltar 180 km à noite numa estrada mal sinalizada depois de uma viagem e um dia no sol não é nada nada recomendável.

Graciela
GracielaPermalinkResponder

Vou para Natal na próxima semana e gostaria de saber qual o melhor lugar para mergulho (com snorkel e que dê pé, pois eu não sei nadar!!). Li sobre Maracajaú e Perobas. Qual desses é o melhor? Tem alguma outra opção?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graciela! Maracajaú é maior do que Perobas. Ao chegar contate uma operadora de mergulho, você pode agendar um mergulho mais próximo, em alto mar, sem precisar ir até as piscinas naturais.

Danilo Alonso
Danilo AlonsoPermalinkResponder

Bom dia,
Estou indo nesta quinta feira para o "resort" praia bonita em camurupim.
Gostaria a respeito da hospedagem? É um hotel Bacana?
O que vc sugere pra fazermos de passeio e restaurantes?
Compensa alugarmos um carro?
Estamos indo eu e minha esposa!
Desde ja agradeço

Vanessa Schanuel

Boa noite, Vou para Natal/Pipa em Dezembro e estou com muitas dúvidas sobre onde me hospedar, Hotel Rifolis ou Sers Resort? gostaria de um amiente lindo, agradável mais que pudesse ir ao centro da cidade a pé...
Em Pipa , me falaram do Pipas Bay, o que você pode dizer sobre este hotel?
agradeço se puder ajudar, pois será a primeira vez que irei há Natal!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! No Rifóles você poderá ir caminhando à orlinha de Ponta Negra de dia; de noite, não.

Pipas Bay é um flat próximo à praia e ao centrinho das coisas em Pipa.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Boa tarde! Gostaria de indicações de empresas que fazem o passeio de buggy, dromedário, skybunda, lagoasno mesmo dia. Obrigada.

M. S.
M. S.PermalinkResponder

Estamos indo a Natal no dia 14/11, ficaremos hospedados no Porto Suites hotel. Gostaria de saber sobre o mesmo, principalmente a localização, pois só conheço bem O Ponta Negra.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, M.S.! Fica na Praia dos ARtistas, uma praia urbana de Natal, ótima para tomar banho, e que tem freqüência mais popular no fim de semana.

Clique e leia o que os hóspedes dizem do hotel no Booking.

Eleonora Gervasio Markues

Ola´estou pesquisando o atol das Rocas apart hotel, sera´uma boa escolha? é bem localizado ? Pretendo ir em Março de 2014 e ficar 5 dias em Joao Pessoa e depois ir para Natal e ficar + 5 dias , me dicas se possível .

Fabiana Mota
Fabiana MotaPermalinkResponder

Ola! Gostaria de sugestão para passeio com 2 crianças de 7 e 8 anos, se devo alugar carro, quais praias tem golfinhos, eles podem andar de dromedário, em fim estarei em natal em 25 a 31/10, vou ficar em ponta negra, perto do Morro do Careca.
Obrigada.Fabiana Mota

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Dromedários são em Genipabu. Golfinhos aparecem perto da praia na Praia do Madeiro, em Pipa.

Priscila Araújo

Ficarei em Natal por 4 dias. Gostaria de dicas de passeios imperdíveis. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Veja dicas a partir da página-guia: https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/natal-ricardo-freire/

Ramon
RamonPermalinkResponder

Bom dia! Gostaria de uma sugestão. Viajarei para Natal com minha esposa no mês de Março, ficaremos 15 dias devido ao longo tempo e o custo beneficio estamos pesquisando um apart hotel que fica na rua Luis Estevam 86 - Ponta Negra e olhamos os comentários as pessoas falaram bem deste apart, gostaria de saber se esta localidade é boa e se tem algum perigo andar a pé até a feira de artesanato e aredores ou seria melhor ir de carro ja que alugaremos um. Desde ja estou grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ramon! Recomendamos tomar todos os cuidados que você tomaria em qualquer cidade grande.

Ana Lucia
Ana LuciaPermalinkResponder

Ficarei 2 dias inteiros sabado e domingo em maio. Voce poderia me indicar qual o melhor programa vou com crianças. grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Lucia!

Veja a seção "O que fazer" desta página e escolha o que mais lhe aprouver:

https://www.viajenaviagem.com/destino/natal

EVANI CAETANO DA SILVA

Adorei

Ana Paula Pereira Cunha

Boa tarde Ricardo e Bóia!

Vamos para Natal nessa quarta, e queremos conhecer Maracajaú na quinta, dia 6/11(já pesquisamos lua e maré baixa!). Gostaria de saber a melhor forma de chegar lá para depois pegar a lancha que o Ricardo sugeriu. É melhor ir de Uber? Não vou alugar carro.
Depois passamos uns dias em Pipa e voltamos para Natal, e então faremos o passeios para as Dunas, no dia 11, uma terça.
Achei legal a dica do "DUNAS NO CONTRAFLUXO"! Vocês conhecem algum bugueiro legal que eu já pudesse deixar agendado o passeio? OU é bem fácil agendar no dia anterior mesmo? Em Natal estaremos hospedados em Ponta Negra, no Coral Plaza.
Muito obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Infelizmente não temos dicas de bugueiros. Sem carro, compre um tour organizado aos parrachos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar