Escondidinhos de Natal

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça-feira no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Prainha de Pirangi

Nenhuma capital do Nordeste cresceu tanto com o turismo quanto Natal. Os visitantes, contudo, parecem movimentar-se sempre pelos mesmos lugares e nos mesmos horários. Pois bem: longe da Via Costeira, ou na contramão dos turistas, ainda se encontram lugares onde dá para curtir uma Natal diferente.Venha comigo descobrir essas delícias escondidas.

MANARY

Escondidinho do Manary

É tão discreto que você pode passar por ele, no calçadão de Ponta Negra, sem se dar conta de que aquele muro guarda o melhor hotel de Natal. Mesmo que você não esteja hospedado, marque um almoço ou jantar à beira da piscina - e comece provando justamente o escondidinho (pode ser o tradicional ou o de bacalhau). Aproveite os tratamentos do recém-inaugurado spa Amana - experimente o tatame de microsseixos (manary.com.br; desde R$ 447).

 

PRAINHAS

Camurupim

O litoral imediatamente ao sul de Natal --  já no município de Parnamirim -- reserva praias que não estão escancaradas para a estrada e, por isso, passam despercebidas pelos visitantes. A mais bonita delas é a Prainha de Pirangi, na ponta norte do bairro. Ignore os prédios residenciais às suas costas e deslumbre-se com a vista para as dunas e a Barreira do Inferno. (Para chegar, faça o retorno para pegar a pista em direção a Natal, passe o restaurante Paçoca de Pilão e entre à direita na rua do boteco Comeu Morreu; depois, pegue a segunda ruazinha à esquerda). Outra praia escondidinha do sul é Camurupim. Fica logo depois da Barra de Tabatinga, protegida da estrada por casas de veraneio. Estacione perto da pousada Porto Parus e mergulhe na gostosíssima piscina natural represada na maré baixa.

DUNAS NO CONTRAFLUXO

Ginga com tapioca

É praxe: em Natal todo mundo acorda cedo, pega um bugueiro e vai para as dunas de Genipabu. Quer fazer um passeio muito melhor? Espere até a tarde. Saia de Natal às 14h30, direto para as dunas fixas; curta o visual da Lagoa de Genipabu lá de cima. Programe com o bugueiro a chegada às dunas móveis lá pelas 16h. A luz vai incidir no ângulo mais bonito - e você vai se sentir o dono das dunas. Antes de voltar, passe no Mercado da Redinha, debaixo da ponte nova: procure a barraca de Dona Lurdes e experimente a tapioca recheada com ginga - um delicioso peixinho frito. Você não queria emoção?

LAGOAS DO SUL

Lagoa do Carcará

Enquanto todo mundo vai apinhar as lagoas do norte - entenda-se: aerobunda e esquibunda -, a Lagoa do Carcará, no sul, rodeada por mata, fica sossegada (mas só de segunda a sexta; no fim de semana, os natalenses invadem). Outro programa sem multidões é o passeio de lancha pela Lagoa Guaraíras, terminando na praia de Tibau do Sul.

 

 

MARACAJAÚ NA CERTA

Parrachos

Os parrachos (corais) de Maracajaú são os mais ricos da costa nordestina. Para pegar a água cristalina, vá em época de lua cheia ou nova, num dia em que a maré baixa ocorra perto do meio-dia. Cacife o passeio de lancha; é bem mais civilizado do que o de catamarã (em vez de ir e voltar com a tropa toda, você vai num pequeno grupo e pode escolher entre vários horários para voltar).

 

 

PRAÇA DAS FLORES

Da Camilla

A vida noturna dos visitantes é na Ponta Negra, mas os natalenses continuam gravitando pelos bairros centrais de Petrópolis e Tirol.

Nesta simpática pracinha de Petrópolis você pode curtir a noite sem turistas -- nem as moças que andam atrás deles.

Beba no bar Jobim (número 756) e jante no bistrô Da Camilla (número 736).

223 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Natal fou o meu primer viagem a Brasil. Eu conhecí as Dunas de Genipabu, as vilas e praias de Touros, Pirangi, Pipa, a Barra do Cunhaú, Baía Formosa e despois volté, volté, volté e volté a Brasil. Certamente, me tivesse gostado conhecer estas dicas antes de ir a Natal. Eu fou ao hotel Rifoles, mais acho que gostaria mais do Manary. Seguro que gostaria do Da Camilla, verdade!
Um saludo

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Volté, não. É voltei, desculpem!

Thiago Parente

Comandante, tem dois textos identicos...dunas do contrafluxo que tem a foto do beiju com peixe frito e o seguinte, da lago do carcará.

Ricardo Freire

Obrigado, Thiago! Acabei de corrigir!

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Recomendo MUITO os parrachos de Maracajaú.

Sem dúvida, como disse o Riq, são os corais mais ricos do nordeste, pelo menos entre aqueles aos quais se pode chegar com facilidade.

Eu fui num dia nublado e com a maré baixa meio alta, mas mesmo assim vi muita, muita vida marinha, mais até do que no batismo que fiz em Noronha.

E o melhor é que em Maracajaú basta snorkell. Não tem nem comparação com Porto de Galinhas e Maragogi. É muito melhor em termos de mergulho.

Achei muito bacana ir de lancha, que fica ali parada te esperando enquanto tu te divertes naquele marzão.

Fiz o passeio pela Maracajaú Diver (www.maracajaudiver.com.br), que foi super profissional. Como meu passeio era de manhã bem cedo, tinha até um bom café da manhã antes da saída para o mar, na sede da empresa.

E fui de Natal a Maracajaú de carro. Aluguei um e em menos de uma hora estava em Maracajaú. Depois, fui a São Miguel do Gostoso (um paraíso), onde fiquei na Pousada dos Amores, que é bem boa e fica bem na frente do mar.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Apenas corrigindo o site da Pousada dos Amores, em São Miguel do Gostoso.

http://www.enseadadosamores.com.br/index1.html

Esta pousada pertence ao Breno, que sabe bem trabalhar o negócio, que é formado em hotelaria em Canela/RS e já passou inclusive por grandes hotéis.

Maria das Graças

Estive na Lagoa do Carcará em 1996. Realmente o caminho não é sinalizado e depois de passar por muitas fazendas de coco e de perguntar a um e outro, finalmente avistamos aquela belezura. Só que atolamos numa areia branquinha, branquinha. E agora, como sairemos daqui. De repente a nossa volta tinha uns três conterrâneos (sou cearense) que com toda a boa vontade típica de um nordestino nos tiraram daquele belo atoleiro. O paraíso era ali mesmo. Não tinha viva alma. Maravilha. Só a sombra de um velho cajueiro e um bar rústico. Valeu muito as horas que passamos por lá.

Igor Santos
Igor SantosPermalinkResponder

Evite Ponta Negra. A não ser que você seja um italiano interessado em prostitutas.
(Faltou falar do restaurante Mangai.)

André Lot
André LotPermalinkResponder

É realmente muito triste a degradação da Ponta Negra. A primeira vez que fui, era um lugar descolado, com um movimento legal de 'footing' noturno. Voltei ano passado, me hospedei na região mas mal fiquei lá, é muito escancarado o turismo sexual lá, ou pelo menos era em maio/2008. É mais ou menos como em Copacabana, às vezes mais direto e, o que é pior, envolvendo menores. Uma pena ver lugares bonitos como esses tomados pelo turismo sexual.

Ricardo Freire

É o turista que sobrou, André mrgreen

O turista sexual não se importa com a subida do real (o sexo por aqui continua muito barato) e não se intimida com a imigração (ele é o mais organizado, e topa correr riscos).

Já o turista quadradinho faz conta e escolhe o lugar onde vai correr o mínimo de riscos -- seja gripe suína ou guardinhas de alfândega retaliadores.

Infelizmente a manutenção de pólos turísticos como Ponta Negra, Recife Antigo, Praia de Iracema em Fortaleza, Jaraguá em Maceió e mesmo o Pelourinho dependem de fluxo constante e crescente de turistas. Com os brasileiros de algum poder aquisitivo indo para o exterior e os gringos rareando -- ou estacionados há 15 anos naqueles 5 milhões, menos do que Cancún + Punta Cana sozinhas -- a tendência é deteriorar, mesmo.

A saída em todos esses lugares é freqüentar os pólos noturnos eleitos pela classe média alta -- Petrópolis em Natal, Segundo Jardim em Boa Viagem, Varjota em Fortaleza, Ponta Verde e Stella Maris em Maceió, Rio Vermelho e Contorno em Salvador.

Naná Praia
Naná PraiaPermalinkResponder

Bom dia!!! Posso dizer que Natal foi um dos melhores lugares que já morei, ótima cidade!!! Posso dar pitaco também???
O restaurante Mazzano é incrível. http://www.mazzano.com.br
Não está escondido, pelo contrário, em uma das principais avenidas da cidade, mas muitas vezes passei batido até descobrir esse lugar. Ótimas pizzas, serviço impecável e no almoço o visual do Morro do Careca é único...
E falando na Praça das Flores... olha que legal “Praça das Flores já tem acesso livre a internet”
http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/16233/
Saudades de Natal...

Juliana Medeiros

Prá mim ir à Natal não tem muito de turismo porque vou para a casa de primos e tios, então todos os passeios estão na contra-mão dos turistas. E um restaurante que não pode faltar é o Mangai ( Av Amintas Barros, 3300) - parada obrigatória para quem mora por lá, e uma boa dica para os turistas. Além de bastante simpático, oferece uma comidinha regional de qualidade!

Ricardo Brasil

Bom dia,
muito oportuno esse post sobre Natal. Vou me hospedar em Pipa na Toca da Coruja do dia 5/9 a 9/9 e ainda tenho milhoes de dúvidas.
Vou alugar um carro normal, vou passar perrengue nas estradas de Pipa? Dá pra rodar tranquilamente até Barra do Cunhal? Há muitos pontos onde poderei atolar ou as estradas são de terra batida?
Dá pra chegar até a "cara do gol" em Genipabu? É necessário contratar um bugueiro lá? Dá pra chegar na Lagoa de Jacumã de carro? Essa Lagoa do Carcará é de fácil acesso?
Já vasculhei todas suas dicas inclusive nos livros, mas sempre é bom pesquisar mais e ouvir de quem conhece ou esteve lá recentemente pra não cair nas roubadas.
Agradeço desde já.
Abraços,

Ricardo

Ricardo Freire

De carro normal dá para trafegar por qualquer estrada da região, mesmo as de terra, mas não dá para pegar a areia em lugar nenhum.

A propósito, andar de jipe pela areia é um péssimo hábito, que deve ser restringido às praias totalmente desertas.

Pelas dunas de Genipabu só trafegam bugueiros autorizados.

Peça a indicação de um bugueiro ao seu hotel, e não economize no passeio.

Maria das Graças

Só para esclarecer, quando atolamos perto da Lagoa do Carcará estávamos em um caminho (no Ceará chama-se "vereda")de areia, com vegetação rasteira típica da região, há uns 500 metros da lagoa. Usávamos um carro normal e jamais poderíamos imaginar que naquela estradinha pudéssemos atolar.

Ricardo Freire

Ei, não era pra você não smile Eu vi que vocês estiveram lá em 96... hoje tem estrada asfaltada até bem perto, e depois uma estrada de terra bastante boa (só não tem sinalização...)

André Lot
André LotPermalinkResponder

De fato... o costume de usar a faixa de areia como rodovia (principalmente nas praias voltadas para o Norte, onde a areia é compacta e há poucos obstáculos naturais) torna certas praias um tanto perigosas se vc nào prestar atenção no "trânsito", principalmente para quem tem crianças.

Geo
GeoPermalinkResponder

Riq e trips,

Apesar de ser em Ponta Negra e alvo e turistas, o restaurante Camarões é delicioso e muito frequentado por Natalenses. Na verdade são dois restaurantes em ponta negra popularmente conhecidos como "Camarões Velho" e "Camarões Novo", este último mais gostoso e mais bonito, mais focado na culinária regional. Sou de Natal e, quando vou visitar a família, faço váris paradas por lá. Recomendadíssimo! O Mangai, qua alguém já falou aqui tb é delicioso. UM outro lugar maavilhoso para passar o dia em Tibau do Sul é o day use "Ponta do Pirambu", delicioso, piscina de borda infinita, cozinha de respeito, um pouco caro mas... vale o passeio. Recomendo muitíssimo também!
Abraços

Geo
GeoPermalinkResponder

Esqueci de falar que se vcs forem a Barra do Cunhaú, depois de Pipa um pouquinho, não deixem e ir numa barraca que se chama "Solimar" . Lá tem o melhor peixe que já comi na vida (em beira de praia ou em restaurantes). Esqueci qual é o peixe agora mas o prato se chama "Picanha do mar". Se vcs estiverem fazendo passeio de buggy, os bugueiros vão querer levar vocês para um outro restaurante chamado "Náuticos" eu acho... mas não vale a pena. O melhor é o Solimar. Recomendações fortíssimas!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Camurupim é dez, mesmo. Outro lugar que adorei foi Barra de Punaú, foz do rio do mesmo nome e com uma duna de uns 10 metros de altura de onde se tem uma bela visão panorâmica do lugar. A água do rio é muito gostosa de ficar.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

É bem difícil falar de casa. A visão de local pode embaçar a visão de viajante. Aquela frase "moro onde você passa férias" passa a ter alguma importância. Sem querer ser insider, apenas digo que as dicas do post estão acertadíssimas e recomendadíssimas. Faço, contudo, uma única ressalva, em relação ao Restaurante Da Camilla. Na verdade, um casal (Camilla e Roberto) tinham dois restaurantes, o Da Camilla (em Petrópolis, anteriormente na própria Praça das Flores mas hoje não mais, embora esteja a três minutos a pé dela) e o Da Roberto (em Ponta Negra, afastado da área das prostitutas). O Da Camilla tem uma cozinha internacional. O Da Roberto é especializado em comida italiana. Cada um deles (Camilla e Roberto) administrava um dos restaurantes e os dois eram simplesmente excelentes. Com a morte de Roberto (afogado, depois de salvar outra pessoa que também estava se afogando), os dois restaurantes tiveram uma queda significativa em seus cardápios e em sua qualidade. No começo eu achava que era temporário, em razão do baque. Mas até hoje não houve propriamente um retorno aos patamares anteriores de qualidade em nenhum dos dois, o que é uma pena e uma grande perda para Natal.

Acresço às sugestões do Ricardo um passeio pelo estuário do Rio Potengi feito pela http://www.toatoapasseios.com Custa R$ 25 por adulto, aí incluído uma bebida (caipirinha, lata de refrigerante, água etc.). Sai do Iate Clube de Natal, passa por baixo da Ponte Newton Navarro, aproxima-se do Forte dos Reis Magos, volta, passa pela Ponte Newton Navarro de novo, ingressa nos mangues, sai, vai até o fim do Rio Potengi e depois volta. Mais ou menos 1h45 minutos. Nem mais, nem menos do que o necessário. Enquanto isso acontece, o sol vai se pondo. O pôr-do-sol no Rio Potengi é lindo, lindo, podem acreditar. Há saídas certas todos os sábados e eu sugiro que se faça reserva. Quem conseguir reunir oito pessoas consegue sair qualquer dia da semana. Vale ligar e dizer que tem interesse. Se oito pessoas, não necessariamente conhecidas entre si, mostrarem interesse em um determinado dia, o organizador do passeio liga de volta dizendo que se conseguiu o número mínimo de pessoas necessário e que o passeio vai ocorrer. Chega-se no Iate Clube de Natal por volta das 15h30, 16h e por volta das 18h, 18h30 já se está liberado, ou seja, dá para fazer muita coisa antes e depois desse passeio.

Outra dica: ligar (84) 3201-0477 e agendar uma visita no Farol de Mãe Luiza (administrado pela Marinha do Brasil). As visitações ocorrem apenas aos domingos, das 14 às 17h e somente as pessoas previamente agendadas podem subir no Farol e ver a vista lá de cima. É inteiramente gratuito. Não é o melhor dos programas mas, no mínimo, vale a visita para um domingo quando estiver voltando do almoço (a propósito, a boa churrascaria Tábua de Carne fica quase na frente). Em no máximo meia hora você sobe, tira fotos lá de cima, dá tudo por visto, desce, tira fotos do próprio Farol e já está liberado.

Ricardo Freire

Puxa, não sabia essa do marido da Camilla, que triste.

Mas o que me interessa mais no caso é contar que existe uma vida noturna natalense fora de Ponta Negra que merece ser vista (princnipalmente para quem se incomoda com as garotas do alto de Ponta Negra).

Ótimas as outras sugestões -- assim como os outros restaurantes sugeridos por outros natalenses e ex-moradores. Vão ser devidamente incorporados na futura página de Natal do site, obrigado!

Carol BsB
Carol BsBPermalinkResponder

Estou arrasada!!! Vou à Natal em novembro e fiquei super empolgada com esse passeio pelo estuário do Rio Potengi! Entretanto, ao entrar no site, vi que eles não fazem mais esse passeio! sad
Será a minha primeira vez na cidade! Alguém tem mais algo imperdível para acrescentar??
Abraços!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Vou pra lá 4ª feira, Riq.
Adorei a matéria, ganhei lugares novos para fotografar!!!
Beijos

carime
carimePermalinkResponder

Oi Ricardo, adoro suas dicas, fotos e comentarios sou fã e seguidora rsrsrrs nunca deixo de dar uma olhada no freires ou aqui pra tirar duvidas sobre meus destinos e as dicas sempre superam as expectativas !!! segui dicas de arraial e foi fantastico! perfeito !! estou indo a pipa agora dia 12 de nov. vi as dicas porem no quesito acomodação fiquei confusa pois as duas recomendações que mais gostei uma não aceita criança (toca da coruja) e o hotel da pipa esta fechado para reparos... as outras achei com menos "infra" para crianças... escolhi a pousada dos girassois... vc conhece? acha que fiz a escolha certa? ainda não paguei rsrrs estou indo com meu marido e 2 filhos de 2 e 4 anos... ja estou preparada para a pirambeira ate´a praia rsrsrsr mas queria ficar bem localizada. tem mais algumas dicas para uma viajante a pipa com crianças?? acha que devo escolher outro hotel? um forte abraço e parabens pelo blog e´otimo !

Bjos
Carime

Ricardo Freire

Pousada dos Girassóis é bem bacana, eu recomendo sempre.

Está no meu guia mais recente, o 100 praias que valem a viagem.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=6704&tipo=2&isbn=8525046183

O Freire's não é atualizado desde 2004 e até o fim do ano sai do ar.

Fátima
FátimaPermalinkResponder

Oi Riq e tripulação,
Queria dicas de acomodação pra minha irmã que está indo dia 05/12 pra Natal com crianças. Se Ponta Negra não é uma boa, quais as outras indicações? Ela gostaria de pousadas em conta.
Valeu!

Ricardo Freire

Obrigado por pôr a pergunta no post certo!

Eu acho Ponta Negra recomendável, sim. A praia é melhor e o mar mais calmo do que na Via Costeira, onde estão os resorts.

Difícil é encontrar pousada barata em Natal.

Repito para você a resposta que dei a uma moça que, ao contrário de você, pôs a pergunta no post errado mrgreen

A minha indicação-default de hotel barato em Natal é a Pousada La Luna, que fica na parte boa do calçadão de Ponta Negra. Mas olha só: é muuuito simples, camas e ar condicionado à moda antiga. http://www.pousadalaluna.com.br/

Veja o que você consegue em flats como o Vip http://www.vippraiahotel.com.br/ , o Araçá http://www.aracaflat.com.br/, Coral Plaza http://www.coralplaza.com.br/ e Marítima http://www.maritimaflats.com/ e a pousada Das Flores Inn http://www.dasfloresinn.com.br/.

Olga
OlgaPermalinkResponder

Estou em Natal, no Sehrs. Acho que é um ótimo hotel para quem quer vir com crianças. Sobre Natal, justiça seja feita, ela tem alguma coisa a mais que as outras capitais do nordeste. Estou com uma sensação que no geral é superior a Maceió, que também gostei muito, mais que as outras, e até a Recife, que é maior e tem mais pontos culturais. A cidade parece aberta, sei lá, com ruas bem amplas... muiiiitas lojas e shoppings (grandes), além de restaurantes, com uma sofisticação bem interessante. Parece uma cidade rica, sem muitas favelas, sem carros velhos. Já está decorada para o natal (muito decorada por sinal, por toda parte). Não achei a cidade tão pequena como me falaram. Ao menos é confortável e tem muitos hotéis. Não imaginei que tivessem tantos canteiros bonitos com jardins bem verdes. Achei que João Pessoa tem muito verde, mas é diferente, parece mais mato mesmo, além de estar com a água do mar bem barrenta (durante toda a semana que passei por lá, mesmo com sol). Está fazendo bastante sol aqui, e o mar dia está azul, dia está verde, é incrível. Pipa é tudo o que me falaram, só que mais bonita que pelas fotos. Agora, é uma praia cara. Achei a orla de Natal bem diferente, em termos de natureza é bem superior as outras.... as praias parecem um pouco mais abaixo que as ruas. Tem sempre um lugar que a gente vê o mar do alto.... é lindo... Fui a Ponta de Mel (jamais vou esquecer aquelas dunas que são quase tão bonitas quanto os lençois maranhenses, só falatava algumas lagoas), Galinhos (mar muito bonito). Sobre São Gostoso, achei mais ou menos. Comum. Mas no geral o Rgde do Norte tem praias bem diferentes ao longo da costa. é um litoral realmente ímpar. Falta mergulhar em Macajaú. O pessoal daqui está de parabéns, e recomendo o Sehrs na costeira, pois é belíssimo e atende muito bem o turista. Aliás, a maior parte dos lugares aqui atende bem as pessoas. Estou encantada com a cidade.

Jorge Melo
Jorge MeloPermalinkResponder

Estou reservando hotel para minha viagem a Natal e fiquei preocupado com o que li aqui sobre Ponta Negra. Pergunto ao Nobre Ricardo Freire e Colegas que tanto me ajudaram em outras oportunidades se existem algumas ruas recomendadas para hospedagem, sem o ataque da prostituição, etc,etc.
Meu Clube oferece diversas opções na área, além da praia dos Artistas e a Costeira.
Um forte abraço a todos.

Ricardo Freire

Acho Ponta Negra mais interessante do que a Costeira e a praia dos Artistas. (A Costeira só é mais interessante se você gostar de hotelzão tipo resort.) O melhor ponto da praia de Ponta Negra para freqüentar de dia é trecho do calçadão sem rua, mais ou menos à altura do Manary.

O problema da prostituição aparece nos Altos de Ponta Negra, em alguns bares, depois das 22h. Você saberá identificar quais têm e quais não têm. Não há assédio.

Jorge Melo
Jorge MeloPermalinkResponder

Seguindo sua orientação, estou tentando reserva no Hotel Ponta Negra Beach. Não sei se é um bom Hotel, mas pelas fotos...
Grande abraço

Ricardo Freire

Não conheço esse hotel, Jorge. Por ali eu recomendo o Manary, os flats Araçá, Coral Plaza Apart e Marítima, a pousada Das flores Inn.

Jorge Melo
Jorge MeloPermalinkResponder

Ricardo, o Hotel Ponta Negra Beach confirmou minhas reservas e já imprimi os vouchers. O Araçá(único da lista pertencente ao meu clube) já está lotado para data.
Agora, é pagar para ver.

Um abraço

Regiane Sobral

Ricardo
Estou indo pela 1º vez a Natal e estou com algumas dúvidas , vou me hospedar no hotel Parque da Costeira , porém fui informada que a praia é imprópria para banho .
Devo mudar de hotel ?

Ricardo Freire

Acho que "imprópria" não é o termo, Regiane. A praia da Via Costeira inteira não é boa para o banho. Alguns trechos têm pedras, outros têm mar revolto, não convidativo.

A opção de ir para a Via Costeira é para aproveitar os hotelões tipo resort. O Parque da Costeira é do time intermediário, por isso os preços camaradas. Os mais confortáveis são o Pestana, o Serhs e o Ocean Palace.

Karla
KarlaPermalinkResponder

Oi, Ricardo!
Tbem estou um pouco assustada com os comentários sobre Ponta Negra... qdo estive lá, em 2003, não vi nada disso do que li aqui, deve ter mudado muito de lá pra cá!
Enfim: vou voltar pra lá em fevereiro, e queria muito que vc me dissesse se conhece, e o que acha do Rifóles e do Visual Praia. Qual deles fica nesse parte melhor de Ponta Negra?
Obrigada!!! Abraços, Karla.

Ricardo Freire

O Visual está num ponto mais conveniente, no trecho do calçadão sem rua na frente. O Rifóles já está fora do calçadão, na direção da Via Costeira.

Martha
MarthaPermalinkResponder

Olá Ricardo. Pretendo ir a Natal em abril. Acho que ficarei no hotel Natal dunnas. Você tem alguma informação a respeito, é um bom hotel? Gostaria de saber também se chove muito neste período ou não, pois ouvi dizer que abril começam as chuvas. Gostaria também de algumas dicas de baladas noturnas em Natal.

Obrigada.

Martha.

Ricardo Freire

Nunca visitei. Fica na quadra de trás de Ponta Negra. A época seca no litoral leste do Nordeste vai de setembro a março; fora deste período, se chover não dá pra reclamar. A balada em Natal fica no Alto de Ponta Negra. O bar do albergue Lua Cheia é um point seguro; informe-se sobre quais são os lugares onde mulheres sozinhas não são confundidas com profissionais.

Gisele
GiselePermalinkResponder

O mar de frente do Sehrs é como? Agitado, calmo? Clarinho? Quente?

Geo
GeoPermalinkResponder

Gisele, o mar em frente a qualquer hotel da Via Costeira é agitadinho. Não é muito clarinho por causa das ondas. Quente,sim!

Loraine
LorainePermalinkResponder

Riq e Trip, estou indo para Pipa, onde fico alguns dias e de lá parto para Natal. Gostaria de saber se neste trecho, entre Pipa e Natal, há praias ou locais interessantes que valham a visita ou até mesmo uma parada. Também gostaria de saber se alguém possui informações sobre os dois locais nos quais pretendo me hospedar: Pousada Thalassa (Pipa) e Mirador Flat (Ponta Negra - Natal)
Grata!

Geo
GeoPermalinkResponder

Riq e trips, estou indo para Natal em maio e, apesar de ser de lá, moro há alguns anos em outra cidade e posso dizer que não conheço São Miguel do Gostoso. Vocês recomendam alguma pousada de charme (estilo Rota Ecológica) por lá, ou não recomendam a praia? Como não achei o post específico resolvi colocar a pergunta aqui. Obrigada! Beijos

Ricardo Freire

Gostoso tem pousadas agradáveis pé-na-areia. A mais confortável é a Pousada dos Ponteiros http://www.pousadadosponteiros.com.br/ . Eu não gosto muito da praia -- é deserta mas o mar é sempre turvo. É um lugar especial para windsurfistas, por causa do vento. Os passeios mais bonitos são de lagoa e de mangue.

No litoral oeste do RN eu sou mais Galinhos/Galos.
http://www.oasisgalinhos.com
http://www.kitesurfgalinhos.com/
http://www.pousadapeixegalo.com.br/

Loraine
LorainePermalinkResponder

Riq, vi um post antigo (acho que da época do Freires) sobre uma passagem sua por Barra de Camaratuba, será que é um local que vale a pena passar? A pousadinha q vc descreve (e eu achei muito charmosinha)hj se chama Aldeia de Camaratuba, mas parece que mudou de dono, vc tem alguma informação? Alguém já esteve por lá? Grata!

Ricardo Freire

Só vim a visitar Camaratuba em 2008. O post é este:
http://viajenaviagem.t35.com/BRASIL/Pe-na-areia_%20Praia%20sem%20muvuca%20na%20Paraiba_%20R$%2070_%20Interessa.htm

Encontrei por acaso com um leitor que já passou pela pousada depois da mudança de nome. Não consegui saber se mudou a administração. Só sei que agora os quartos têm ar condicionado.

Denise
DenisePermalinkResponder

Olá, estou indo conhecer Natal no mês de junho, gostaria de me hospedar no vip flat, achei o hotel bacana pela internet, mas não sei se é um bom lugar, sou do RS, tenho medo de sair de tão longe e não valer a pena, não pelos passeios é claro, mas pelo hotel, pois já li cada coisa, que estou com o pé atras, ah aceito sugestões.

Ricardo Freire

Faz a linha moderninha. No mesmo gênero também tem o Araçá e o Marítima, que são um pouquinho mais agradáveis.

Miguel Angelo de Gomes

Riq,
Na minha humilde opinião, Natal é a capital do Nordeste em se tratando de turismo, tudo bem que Salvador é uma estrela que Recife é um coral e que Fortaleza é uma sereia, mas Salvador é capital mais suja do Brasil, e tirando aqueles que trabalham no receptivo, os nativos (claro com exessões) tratam muito mau o turista. Recife é uma metropole, violência e caos no transito dão uma sensação meio carioca, uma ótima cidade pra se fazer negócios mas pra turistar prefiro outras capitais como a própria Fortaleza que não deixa a desejar em nada se comparada a Natal que também tem seus problemas como o alto indice de prostituição, mas o diferencial de Natal é seu povo, sempre muito atenciosos e dedicados, nunca fui tão bem assistido em uma cidade como em Natal, o capital humano da cidade a credencia como uma das melhores cidades para se visitar do Brasil, não é a toa que o turismo cresce a proporções Chinesas por lá.

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Caro Ricardo,

Suas dicas são ótimas.
Ficarei 4 dias em Natal com minha esposa e mais um casal de amigos. Após isso 3 dias em Tibau do Sul. Que recomenda como imperdível tendo esse tempo?
Obrigado

Ricardo Freire

Escolha entre as dicas as que mais lhe apetecerem.

Loraine Vigo
Loraine VigoPermalinkResponder

Estive em Natal neste mês e fiquei hospedada no mirador flat http://www.miradorflat.com.br/, achei a localização excelente e um ótimo custo x benefício (diárias a R$ 160,00). Não gostei de Natal, estive lá há cerca de dez anos e achei tudo muito pior, muita muvuca...Acho que tb contribuiu para essa má impressão o fato de ter estado antes na Paraíba, que me surpreendeu, com praias fantásticas e muito limpas. também estive em Tibau do sul e gostei muito mais que Natal, imperdíveis em Pipa/Tibau são o pôr do sol na creperia Marinas, a prainha no trecho do encontro da lagoa Guaraíras com o mar, a praia do Madero e os restaurantes Panela de Barro e Tapas.

simone tinoco freitas

acho que voce dve esta enganado, pois pelas minhas pesquisas, Natal é uma cidade maravilhosa, não se compara nunca com João pessoa, acredito que voce tenha algum problema,

Loraine Vigo
Loraine VigoPermalinkResponder

Em Pipa, a minha dica é a pousada Thalassa, muito encantadora, foi inaugurada no ano passado, tudo novinho e decoração muito esmerada, acima da média.

arthur
arthurPermalinkResponder

Estou pensando em passar 10 dias na Pipa, e me hospedar na Pousada Thalassa, mas nao tenho referencias, pelo visto vc gostou, se puder me passe mais detalhes.

Obrigado

http://www.pousadathalassa.com.br/

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Arhur, nunca me hospedei na pousada, só posso dizer que ela é bem longe da praia e do centrinho, o que pode ser um ponto negativo princpalmente se você vai com crianças.

Aqui tem a localização das poudadas. A Thalassa é a nº14

Martha
MarthaPermalinkResponder

Ricardo,

No próximo dia 18/04 embarco para Natal e espero que seja uma ótima viagem. Já peguei várias dicas citadas por aqui e acho que irão fazer a diferença. No entanto, entre os passeios sugeridos pela empresa e turismo há dois passeios que estou em dúvida Barra do Cunhaú e Baía Formosa. Se realmente for necessário optar por um dois dois, qual seria o sugerido.

obrigada.

Martha

Ricardo Freire

São dois passeios interessantes de fazer a partir de Pipa. Ir e voltar de Natal todos os idas para fazer esses três lugares é muito chato.

Erick Sousa
Erick SousaPermalinkResponder

Estou indo pra natal em julho, mais precisamente na ultima semana de julho. Será vou pegar chuva? ou nessa epoca consigo aproveitar a praia / dunas / piscina entre outras coisas...?

Parabens pelo blog!

Abraço.

Fernando Poshar

Ricardo, pessoal.
Bom dia, estava pesquisando na net pousadas, hoteis, flats em Natal e me deparei com este link, que achei excelente pois tem as perguntas, opinioes e orientaçoes dadas em forma clara e objetiva.
Por isso, gostaria de receber sua opiniao referente ao "Encanto Flat" que fica em Ponta Negra, sei que esta afastado da praia (temos que caminhar), pelas fotos me parece um bom lugar para ficar por 25 dias e com um valor que a gente pode pagar, pois com a minha esposa pretendemos ir morar lá e "chutar o balde" para nos dedicar a algo proprio e que gere renda e possamos gerar algum emprego.
Entao, fico aguardando sua importante ajuda e sei que, pelo que temos lido, visto e escutado, vamos viver felices em Natal.
Obrigado,
Fernando

Ricardo Freire

Indo na baixa temporada e com tanto tempo assim para ficar, você pode reservar as três primeiras noites e usar esses dias para procurar o flat do primeiro mês.

regina ramoska

Sigo pra Natal logo depois do feriado. Minha primeira intenção é seguir logo para Maracajau, passar 2 dias e de lá para Galinhos. Não consegui me localizar bem geograficamente: de Galinhos é fácil fazer os passeios para as demais praias? O que ainda é mais 'selvagem'? Fujo de muvuca... Vale a pena alugar um carro se ficarei uma semana baseada em Galinhos? obrigada, seu site é dez.

Ricardo Freire

Galinhos é pra ficar em Galinhos, não dá pra fazer passeio nenhum a partir de lá, a não ser pras dunas e salinas ali perto.

Maracajaú é só pra fazer o passeio aos parrachos; a praia é feia.

Beatriz Pias
Beatriz PiasPermalinkResponder

Estou indo pela primeira vez para Ponta Negra, Natal. Vou ficar no Marítima Flat Hotel.Você conhece? Pode me dar alguma informação sobre o mesmo? Li algumas informações negativas. Fiquei preocupada em não ter escolhido bem o hotel.

Ricardo Freire

Não tenho informações rcentes, Beatriz. O hotel é bonito e a decoração é moderna, com um terraço muito bacana; a localização, Ponta Negra, para mim é a melhor de natal.. Durante um tempo fez parte da rede Dorisol. Se você for, por favor dê seu depoimento aqui na volta.

Lucyellen
LucyellenPermalinkResponder

Viajo p natal em agosto. Mais estou muito indecisa com relaçao ao Hotel. Vip praia, Pontalmar,Mirador flat. Gostaria de ficar em um lugar com bom acesso a restaurantes, ferinhas...que fosse bem localizado. O que vc me diz?

Ricardo Freire

Escolha um hotel em Ponta Negra.

lucyellen
lucyellenPermalinkResponder

Ricardo o que vc me diz dos hoteis : Mirador flat, Vip praia e o praia azul. Dos tres qual o seria o melhor na sua opiniao

Ricardo Freire

Não tenho como saber, Lucyellen. Não me hospedei em nenhum deles. Recomendo pela localização: Ponta Negra é mais simpático e tem uma praia melhor do que Via Costeira.

Paulo Hernandes

Olá tudo bem, vou viajar para Natal em out/10 5 dias, para minha 3ª lua-de-mel em 2 anos de casado será que você pode me indicar um lugar legal para passar o dia inteiro com minha mulher ou um lugar que vc acharia indispensável deixar de visitar em Natal, sou do RJ e se não for muito queria uma indicação para o ano que vem para minha 4ª lua-de-mel para me programar financeiramente. Obrigado e viaje na viagem! rs...

Ricardo Freire

Paulo, não acredito nisso de "o lugar indispensável". Leia sobre Natal -- essas dicas que eu juntei neste post, por exemplo -- e vá conferir as que atraírem mais você.

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Caro Paulo,

Fui em Natal e Pipa há 3 meses. Um lugar imperdível para casais é o restaurante Camamo em Tibau do Sul(próximo da praia da Pipa). Comandado pelo chef Tadeu Lubambo é uma experiência cara, mas inesquecível... Boa viagem !

Cristina Souza

Vou sempre a Natal. A família do meu marido mora na cidade, mas procuro sempre ficar em hotéis, e apesar de ser fã de "resortões", acho que tudo tem hora e lugar. Já paguei para ficar no Ocean ali, hoje não pagaria mais. Gosto de um hotel entre a Via Costeira e Ponta Negra para ficar bem localizada e com certas regalias. Atualmente estou na fase do Rifóles, gostei muuuuito e..... circulo todo o tempo por praias próximas e, à noite ainda posso jantar no meu restaurante preferido, o Camarões. Na última ida descobri a praia de Camurupim e um restaurante que adorei: o Camurutaba, ainda em Barra de Tabatinga que é uma região de piscinas naturais. Fui também pela primeira vez a São Miguel do Gostoso, é claro que inspirada nos posts do Ric, lá ficamos hospedamos na pousada Só Alegria e não tenho do que reclamar. Nesse momento não estou lembrando o nome dos proprietários, mas eles é que cuidam de tuuuuuudo. Fomos recebidos com sucos de frutas típicas maravilhosos servidos em taças de champagne, tratados com todo carinho por eles que sempre estavam dispostos a uma boa prosa e o ambiente formado inclusive por hóspedes assíduos da pousada era um tanto familiar. No jantar a proprietária prepara pratos inacreditavelmente maravilhosos e no café da manhã.... ki delícia, ela faz na hora pão caseiro, pães de queijo, todas aquelas coisas que se come no nordeste (tapioca, omelete de carne seca, cuscuz....) o único, porém é que a praia em frente não é boa.

Milene
MilenePermalinkResponder

Olá,

Estaremos indo pra Natal de 02 a 09/01/2011, casal com uma criança de 2 e outra de 6 anos. Sabemos que os passeios com mergulho não serão possíveis sad Gostaria de opinião sobre os melhores pontos a conhecer...

Ricardo Freire

Milene, Natal é um parque de diversões para crianças. Tem aerobunda, esquibunda, dromedário, parque aquático. Fique tranqüila que depois de quinze minutos na cidade todos os passeios já terão sido oferecidos a você.

arthur
arthurPermalinkResponder

Ricardo,

Estou indo para Pipa no inicio de outubro e vou ficar 10 dias.
Gostaria que vc me indicasse umas 3 opcoes para hospedagem. Vou com a minha esposa, e gostamos de conforto, um belo cafe da manham e sossego. Ficando na Pipa quais opcoes interessantes para se fazer viagens curtas e conhecer outras praias charmosas.

Agradeco pela sua atencao

Arthur

Ricardo Freire

http://www.pousadadosgirassois.net/

http://www.tocadacoruja.com.br

http://www.pousadamarlins.com.br/pt/index.php

Não há segredos em Pipa. Você vai ser abordado por bugueiros para ir a Barra do Cunhaú, Baía Formosa, Sagi, Lagoa Guaraíras. Aproveite a noite na cidade.

arthur
arthurPermalinkResponder

Obrigado pelas sugestoes, me recomendaram tambem a pousada thalassa, hotel sombra e agua fresca e hotel da pipa.

Voce conhece???

Grato

Ricardo Freire

Pipa é cheia de boas pousadas.

Loraine
LorainePermalinkResponder

Olá, fiquei hospedada na pousada Thalassa, durante o mês de março deste ano, consegui uma boa tarifa e não me arrependi, a pousada é super charmosa, café da manhã espetacular e os quartos são muito confortáveis e completos. A pousada é novinha em folha e os funcionários todos muito gentis, fica bem perto da rua principal, uns cinco minutinhos a pé e fica numa área bem sossegada, sem barulho. Voltaria lá novamente!

arthur
arthurPermalinkResponder

Muito obrigado pelas suas informacoes , vou fazer a minha reserva para 01/10 e ficar 2 semanas.

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Ola, estamos indo 2 casais com 3 crianças (de 7 meses a 3 anos) em meados de dezembro, para passar uma semana no RN. Ainda nao decidimos em que praia ficar. Estou procurando algo bem especifico, viagem com crianças: ficar 1 semana na mesma praia, praia bonita e limpa, mar azul e bem calmo, sem muvuca, e uma pousada com chalés (com 2 ou 3 quartos, para ficarmos todos no mesmo chalé) bem perto da praia, preços interessantes. Nada de luxo. Não precisa de agitação noturna (mas alguns restaurantes perto seriam bem vindos).
Muito obrigada desde ja pelas dicas!!!

Thyago Portela

Clarissa... cheguei agora de Tibau do Sul.

Fiquei no Girassóis Lagoa Resort (ex- Quinta da Lagoa). Como moro em João Pessoa, quase sempre vou a Pipa e toda vez passava na frente desse hotel e falava que da próxima vez iria pra ele. Valeu a pena demais... achei excelente e creio que sirva para o tipo de viagem que vc relatou.

São vários chalés que ficam em uma ampla área gramada, quase todos iguais e com vista para piscina e praia. Dependendo da quantidade de pessoas, pode-se ficar em algum que tenha uma mini-cozinha inclusa.

Fui com um casal amigo (c/ uma criança 2 anos) e ficamos acomodados em 02 ótimos quartos no primeiro andar, c/ varanda enorme, eles são ligados por uma pontezinha de menos de 2 metros.

A piscina é grande e ótima. Tem uma pra criança tbm com um parquinho.

Dá uma olhada no site, se bem que o site não reflete a beleza e qualidade do local www.girassoislagoaresort.com.

Vi q eles oferecem vários passeios. Ex.: lancha pela baía dos golfinhos.

Pipa fica a menos de 10km de lá. E, como o Riq falou, tem ótimas opções de gastronomia. Entre elas a pizza da Pipa Brasil e os crepes do Fases da Lua ou do Calígula. Sem falar na praia de águas calmas.

Se optar por ficar em Pipa mesmo, lá tbm tem outro empreendimento do Girassóis ... é uma pousada recém inaugurada e pelo que vi no folder deve ser muito bom tbm.

Fica a dica.

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Completando a mensagem acima, para ser mais direta: é melhor ficar em Natal ou seria melhor numa outra praia, tipo Pipa, Pïrangi ou Cotovelo? Obrigada!!

Ricardo Freire

Cotovelo e Pirangi estão coladas a Natal, mas têm menos infra do que os bairros centrais. Pipa sim tem uma localização diferente, e é uma cidadezinha bem resolvida. A praia central de Pipa é bem calminha.

Natal é para quem quer fazer muitas atividades/passeios. Pipa é para uma estada mais quieta, com boa gastronomia, para quem não curte cidade grande.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar