Reserve seu hotel pela internet

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda 3a. no caderno Viagem & Aventura do Estadão. Este post atualiza e substitui este aqui. Obrigado a todos os que deram pitacos!

comoreservar

Estimulado pelos feirões promovidos nas madrugadas e fins de semana pelas companhias aéreas, o brasileiro já aprendeu – e se habituou – a comprar passagens pela rede. Pouca gente, no entanto, se arrisca a dar o próximo passo: reservar hotéis online.

De fato, ainda existem algumas barreiras. No Brasil, são poucos os hotéis e raríssimas as pousadas que aderiram ao sistema. Muitos sites de reservas e a maioria das resenhas de consumidores estão em inglês.

Para reservar hotéis no exterior, porém, a internet é imbatível: você encontra as melhores ofertas e reserva com segurança. A boa notícia para nós é que já há sites internacionais com páginas e atendimento em português.

Mesmo se o seu inglês não for 100%, antes de fechar negócio pesquise as resenhas do hotel escolhido no TripAdvisor.com.br. Procure palavras que descrevam problemas objetivos – “overbooking”, “dirty” (sujo), “noise” (barulho), “mold” (mofo). Se não encontrar, e a média de nota for boa, reserve com tranqüilidade.

BOOKING.COM
Foi primeiro a oferecer interface em português. Suas resenhas – escritas apenas por quem já se hospedou nos hotéis – são simplificadas e fáceis de entender por quem não domina o inglês. Salvo em ofertas excepcionais (leia sempre as condições de venda), nada é debitado na reserva. Tem atendimento telefônico no Brasil.

HOTEIS.COM
Recentemente abriu um site voltado ao público brasileiro. Dos internacionais, é o mais fácil de navegar – e, além de resenhas próprias (feitas por clientes que necessariamente fizeram a reserva pelo site e se hospedaram no hotel), traz links para as resenhas de cada hotel no TripAdvisor (que é do mesmo grupo). Não cobra taxa de cancelamento. Tem um 0800 no Brasil.

VENERE.COM
Bom para achar hotéis básicos na Europa. Traz mapinhas que facilitam a busca por bairro. A classificação dos hotéis reflete o estilo de viajar do europeu, que não se importa com quartos pequenos ou banheiros antiquados, mas preza a localização. Não há débito na reserva.

HOTWIRE.COM
Quer ficar em hotéis 4 estrelas pagando diária de 2 estrelas? Este site vende quartos ociosos a preços que os hotéis não têm coragem de divulgar em seus sites. A reserva é feita no escuro: você escolhe por categoria e localização aproximada, e só vai saber qual o hotel depois da reserva concluída (e das diárias debitadas no seu cartão, sem possibilidade de reembolso).

PRICELINE.COM
Oferece uma maneira pouco ortodoxa de reservar hotéis: por leilão. É preciso informar um endereço nos Estados Unidos ou no Canadá (pode ser o de um amigo, ou de um escritório da sua empresa). Você escolhe cidade, região e categoria de hotel, e faz um lance pela diária. Se for aceito, o débito é efetuado na hora (sem possibilidade de reembolso). Existe um site que ensina (em inglês) os macetes para fazer lances bem-sucedidos: é o biddingfortravel.yuku.com.


CONSOLIDADORES
Armado de paciência e perseverança, você pode achar barbadas em sites como gtatravel.com, asiarooms.com, lastminute.com, travelzoo.com, wotif.com, ratestogo.com e octopustravel.com.

MUNDI.COM.BR
Metabuscador brasileiro que cruza ofertas de diversas agências (e alguns consolidadores). É especialmente bom para localizar hotéis e pousadas do Brasil que já aderiram à reserva online.

HOTELSCOMBINED.COM
Melhor metabuscador estrangeiro; busca diárias em todas as agências convencionais e em inúmeros consolidadores.

KAYAK.COM/HOTELS
É o único que pesquisa simultaneamente no Priceline.com e no Hotwire.com.

HOTÉIS-BUTIQUE
Entre em sites especializados como TabletHotels.com.br, Mr. and Mrs. Smith.com, DesignHotels.com e i-Escape.com.

NO SITE DO HOTEL
Antes de bater o martelo, não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site. Algumas tarifas podem ser melhores do que as negociadas com agências e consolidadores.

239 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Adriana
AdrianaPermalink

OI é a primeira vez que vou a buenos aires e vi esse hotel Room Mate Carlos oque vc acha... vou com meu namorado, quero curtir o lugar, e quero um lugar com paisagem bonita e que seja confortavel. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Adriana! O Ricardo Freire já comentou por aqui que o hotel pertence a uma rede bacana de hotéis, mas a localização não é a melhor possível. Descubra onde é melhor se hospedar em Buenos Aires: https://www.viajenaviagem.com/2009/10/onde-ficar-em-buenos-aires-intro/

Andre
AndrePermalink

Andei pesquisando no hotelscombined por hoteis bayahibe - republica dominicana, mas as ofertas boas são feitas por sites que aparentemente não são tão renomados.

Existe algum lugar onde eu possa ver uma avaliação desses sites de compra online?

Obrigado.

Léia
LéiaPermalink

Riq, notei que não há comentário sobre Decolar, o qual costumo comprar na América do Sul. Você acha que não é uma boa escolha para Europa? qual você me indica caso eu precise falar com a empresa se houver problema na recepção do hotel?

Uma vez, na recepção do Sheraton em Viña del Mar, a moça não achava minha reserva. Ainda bem que a Decolar também tem endereços em Argentina e Chile. A recepcionista ligou e se descobriu que a reserva estava ok. Ocorreu apenas uma divergência de sobrenome. A Decolar costuma utilizar o sobrenome do cartão de crédito e não o sobrenome que informamos no site. Mas deu tudo certo e foi maravilhosa a estadia. O café da manhã é surreal, com direito a omelete a gosto do frequês e sucos deliciosos (o de Atimóia é nota 10).

Então, nunca compreo do Hotel.com (hotels.com). O que me recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Léia! Aqui quem responde é A Bóia! O Hoteis.com é patrocinador do site, e o Comandante faz reservas por ele com regularidade. Temos por aqui comentários positivos e negativos sobre a Decolar.com:
https://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/comment-page-8/#comment-106156
O importante é sempre estar atenta às condições de pagamento e cancelamento, para evitar problemas. smile

Fabiano
FabianoPermalink

Olá Bóia, tudo bem?
Fiz duas reservas pelo Booking para Junho deste ano (Montevideo e Buenos Aires).
Você já ouviu relato de problemas com reservas feitas por esse site? Como é a primeira vez que reservo por ele estou um pouco ansioso. Sabe aquele medinho de chegar no hotel e estar lotado... não terem recebido a reserva... etc. O que acha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiano! Os sites de reserva pela internet hoje são os canais de distribuição mais importantes dos hotéis. É muitissíssimo raro que dê problema.

Fabiano
FabianoPermalink

Sim, creio nisso também! Muito obrigado!

Nádia
NádiaPermalink

Fabiano

uso o booking a anos, e já reservei hotel em várias cidades da Europa e EUA por ele, nunca tive problemas...
Por segurança, alguns dias depois da reserva pelo booking, ou hoteis.com, sempre mando um e-mail diretamente para o hotel pedindo a confirmação desta reserva. Sempre deu tudo certo.

Fabiano
FabianoPermalink

Nádia, muito obrigado pela dica.
Vou entrar em contato com o hotel confirmando as reservas.

Hosana
HosanaPermalink

Bóia, como é mesmo aquele site que acha umas super promoções de hotéis 5 estrelas na Europa sem informar o nome do hotel? Onde vc escolhe a região e fecha o Hotel sem saber qual é.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hosana! Tem o Hotwire.com e o Priceline.com .

Hosana
HosanaPermalink

Valeu Bóia!

flavia.salim
flavia.salimPermalink

Olá, vou pra Paris em julho e estou vendo com uma agência um hotel. Paralelamente, entrei no booking.com e achei o mesmo hotel que a agência me indicou, só que muito mais barato. Será que corro o risco por ser alta temporada? Morro de medo de overbooking. ´Já entrei umas 3 vezes no site do hotel, o quarto está lá me esperando, rsrs, mas fico sem coragem quando lembro que a moça da agência disse que com eles tenho garantia e comprando direto pela internet nao. O hotel está muito bem avaliado no trip advisor e no booking.com . Help me , please!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Se você reservar, está reservado. O risco de dar problema é bem pequeno -- só com muito azar.

flavia.salim
flavia.salimPermalink

Vou na fé então!! Sem pensar no azar, ai,ai!! Obrigada!

Ana
AnaPermalink

Olá,
Estou com uma dúvida sobre os sites de reserva de hotel (meu ponto de partida foi o hotelscombined). Alguém sabe me dizer se quando o site apresenta o valor em reais, significa que serei cobrado no cartão de crédito já em reais, ou seja, não será cobrado IOF que é tarifado em compras internacionais? Ah, esqueci de comentar que é uma reserva para um hotel fora do Brasil.
Obrigada,
Ana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Procure as condições gerais de pagamento; isso deve estar descrito. Acredito que a cobrança seja feita em dólares mesmo.

Miramar Malheiros Sayão

Prezados,
Como faço para reservar um quarto de hotel no exterior para 1 pessoa se o hotél só oferece quartos para 2 pessoas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Miramar! Normalmente o preço não varia. A disponibilidade de quartos "single", com apenas uma cama de solteiro, é insignificante.

Maria do Socorro Nogueira Lima

Olá pessoal, sou fumante e o hotel em Moscou que quero reservar tem quartos para fumantes e não fumante. Queria reservar diretamente pelo site do hotel mas não sei como dizer que quero 1 quarto para fumante se só sei falar português.

Podem me ajudar?

val
valPermalink

smoking room!

Eline
ElinePermalink

Aproveitando o embalo, eu ao contrário queria ter certeza que vão me colocar em um quarto de NÃO fumante. Tenho uma amiga que não especificou nada na hora da reserva e acabaram colocando ela em um quarto para fumantes com aquele cheiro característico (Maria, nada contra viu wink).
Como escrevo na reserva pra eixar bem claro que tenho alergia e preciso de quarto longe dos fumantes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eline! Peça um "non-smoking room" mrgreen

Manuela
ManuelaPermalink

Olá! Preciso de ajuda. Vou viajar para Londres e Paris em setembro, reservei os hotéis pelo site do premier inn e pelo venere,para pagamento quando da estadia, acontece que utilizei um cartão de crédito que , depois, foi cancelado, por tentativa de fraude, para compras pela internet. Vão me mandar outro cartão, com número diferente. Será que tem risco de dar errado se eu chegar lá com um cartão de crédito diferente? O que devo fazer para evitar problemas?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Manuela! Não há problema.

Manuela
ManuelaPermalink

Obrigada, fico mais tranquila!

Reinaldo
ReinaldoPermalink

Olá!
Vou para Recife em setembro, e encontrei no site da "logitravel" um valor bem abaixo do praticado pelo setor hoteleiro de Recife. Alguém saberia me informar se este site é confiável?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Reinaldo! É sim.

Tulia
TuliaPermalink

Olá! Vou para New York em Agosto e gostaria de uma indicação de hotel com boa relação custo-benefício. Ja fiquei em Midtown Center mas os hotéis estão caríssimos! Alguma sugestão? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tulia! Para pagar barato em Nova York, uma dica é compartilhar banheiro:
https://www.viajenaviagem.com/2009/12/quer-pagar-baratissimo-por-hotel-em-nova-york-compartilhe-o-banheiro/

Nossos leitores indicam hotéis aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/01/hoteis-em-nova-york-o-depoimento-dos-leitores/

Gabriel
GabrielPermalink

Vi um comentário lá em cima extremamente desonesto por parte de uma Agência que diz que a reserva feita na internet não é garantida.
Só estiver falando desses sitezinhos que ficam gastando em aparecer na TV, e jornal mas que não entregam o que vendem.
Sites sérios como a www.Atrapalo.com.br e a www.Booking.com.br, reservou ta reservado.

Eline
ElinePermalink

Gabriel, acho que eles falam isso mais para prender o cliente, tendo em vista que eles mesmo sabem que muitas vezes sites como o booking e as vezes até reservando no próprio site do hotel é mais barato wink
Cada um faz a média que pode pra segurar os clientes né?!

isabella
isabellaPermalink

Olá gostaria de saber se vcs acham que o site logitravel é de confiança.
Os preços deles são bem convidativos, mas estou com um pouco de receio.
Obrigada

JotaPê
JotaPêPermalink

Isabella
A Logitravel é uma agencia com boa reputação, pode comprar à vontade.
Mas atenção às condições de cancelamento, muitas vezes as tarifas não são
reembolsáveis

isabella
isabellaPermalink

Mto obrigada JotaPê!

isabella
isabellaPermalink

Gostaria de obter informações sobre o hotels4u.com tb.
Os dois estão com preços otimos para hoteis em punta cana.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabella! Por favor, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

isabella
isabellaPermalink

Obrigada A Boia!
Eu li o artigo! E entendo que nao possam avalizar nenhum site!
Mas gostaria de saber se os sites são conhecidos e bastante utilizados por usuários do site e por voces!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabella! Ainda não temos relatos de quem tenha utilizado o hotels4u. O melhor a fazer é seguir aquele roteirinho wink

Ana
AnaPermalink

Pesquisei compra de hotel no hotwire para EUA e realmente os preços são atrativos, alguém tem o hábito de comprar reservas de hotel por lá. A qualidade dos hotéis são boas e também é seguro. Estou pesquisando comprar para Miami.
Obrigada a todos que puderem me ajudar...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! É seguro. O problema é que uma vez comprado, o valor é debitado integralmente e não há como fazer nenhuma alteração ou reembolso.

Felipe Ruiz
Felipe RuizPermalink

Pessoal,
Tenho utilizado o Booking.com ultimamente, e vou utilizá-lo no modo hard mês que vem (20 dias na Europa, 5 hotéis).

Pelo menos aqui no Brasil (1 vez em Salvador e outra em Morro de SP) foi excelente.

O atendimento em português também foi excelente:
Tive de fazer uma alteração em um hotel que teria custo e o atendente fez pra mim, entrando em contato com o Hotel na Alemanha, e como foi com bastante antecedência, sem custo algum.

Conto depois, mas estou certo que se houver algum problema, o erro foi do hotel e não do Booking.com

abraço e boa viagem a todos!

Marisa Camargo
Marisa CamargoPermalink

Olá,
Já utilizei diversas vezes o booking.com aqui e na Europa e nunca tive nenhum problema..acho super confiavel,agora vi aqui nesse site a opção de usar hotelscombined e vi que alguns preços são ainda melhores,dá pra confiar?outra dúvida nesse site a reserva tem que ser paga no ato?sem possibilidade de free cancellation,como no booking.com?
Obrigada.
Marisa.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marisa! O Hotels Combined não é uma agência, é um comparador. Vai buscar ofertas em várias agências. Cada agência tem sua política, leia sempre as condições da reserva antes de fechar.

Mauro Motta
Mauro MottaPermalink

Alguém conhece o site otel.com? Sabe se é seguro?
Quanto a reserva de hoteis, tenho que pagar agora ou no hotel quando chegar ao meu destino(Orlando)?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauro! É seguro. Veja as condiçôes de pagamento da tarifa escolhida.

Catherine
CatherinePermalink

Alguém já teve problema com Othel.com?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Catherine! É um site grande e usado pelo Tripadvisor.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Catherine
CatherinePermalink

e é confiavél, estou querendo reservar um hotel para curação por lá, está bem mais barato,porém vi que passam o valor em euro. será que vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Catherine! Haverá um acréscimo de 6,38% de IOF no seu cartão.