Reserve seu hotel pela internet

Da minha página Turista Profissional, publicada toda 3a. no caderno Viagem & Aventura do Estadão. Este post atualiza e substitui este aqui. Obrigado a todos os que deram pitacos!

comoreservar

Estimulado pelos feirões promovidos nas madrugadas e fins de semana pelas companhias aéreas, o brasileiro já aprendeu – e se habituou – a comprar passagens pela rede. Pouca gente, no entanto, se arrisca a dar o próximo passo: reservar hotéis online.

De fato, ainda existem algumas barreiras. No Brasil, são poucos os hotéis e raríssimas as pousadas que aderiram ao sistema. Muitos sites de reservas e a maioria das resenhas de consumidores estão em inglês.

Para reservar hotéis no exterior, porém, a internet é imbatível: você encontra as melhores ofertas e reserva com segurança. A boa notícia para nós é que já há sites internacionais com páginas e atendimento em português.

Mesmo se o seu inglês não for 100%, antes de fechar negócio pesquise as resenhas do hotel escolhido no TripAdvisor.com.br. Procure palavras que descrevam problemas objetivos – “overbooking”, “dirty” (sujo), “noise” (barulho), “mold” (mofo). Se não encontrar, e a média de nota for boa, reserve com tranqüilidade.

BOOKING.COM
Foi primeiro a oferecer interface em português. Suas resenhas – escritas apenas por quem já se hospedou nos hotéis – são simplificadas e fáceis de entender por quem não domina o inglês. Salvo em ofertas excepcionais (leia sempre as condições de venda), nada é debitado na reserva. Tem atendimento telefônico no Brasil.

HOTEIS.COM
Recentemente abriu um site voltado ao público brasileiro. Dos internacionais, é o mais fácil de navegar – e, além de resenhas próprias (feitas por clientes que necessariamente fizeram a reserva pelo site e se hospedaram no hotel), traz links para as resenhas de cada hotel no TripAdvisor (que é do mesmo grupo). Não cobra taxa de cancelamento. Tem um 0800 no Brasil.

VENERE.COM
Bom para achar hotéis básicos na Europa. Traz mapinhas que facilitam a busca por bairro. A classificação dos hotéis reflete o estilo de viajar do europeu, que não se importa com quartos pequenos ou banheiros antiquados, mas preza a localização. Não há débito na reserva.

HOTWIRE.COM
Quer ficar em hotéis 4 estrelas pagando diária de 2 estrelas? Este site vende quartos ociosos a preços que os hotéis não têm coragem de divulgar em seus sites. A reserva é feita no escuro: você escolhe por categoria e localização aproximada, e só vai saber qual o hotel depois da reserva concluída (e das diárias debitadas no seu cartão, sem possibilidade de reembolso).

PRICELINE.COM
Oferece uma maneira pouco ortodoxa de reservar hotéis: por leilão. É preciso informar um endereço nos Estados Unidos ou no Canadá (pode ser o de um amigo, ou de um escritório da sua empresa). Você escolhe cidade, região e categoria de hotel, e faz um lance pela diária. Se for aceito, o débito é efetuado na hora (sem possibilidade de reembolso). Existe um site que ensina (em inglês) os macetes para fazer lances bem-sucedidos: é o biddingfortravel.yuku.com.

CONSOLIDADORES
Armado de paciência e perseverança, você pode achar barbadas em sites como gtatravel.com, asiarooms.com, lastminute.com, travelzoo.com, wotif.com, ratestogo.com e octopustravel.com.

MUNDI.COM.BR
Metabuscador brasileiro que cruza ofertas de diversas agências (e alguns consolidadores). É especialmente bom para localizar hotéis e pousadas do Brasil que já aderiram à reserva online.

HOTELSCOMBINED.COM
Melhor metabuscador estrangeiro; busca diárias em todas as agências convencionais e em inúmeros consolidadores.

KAYAK.COM/HOTELS
É o único que pesquisa simultaneamente no Priceline.com e no Hotwire.com.

HOTÉIS-BUTIQUE
Entre em sites especializados como TabletHotels.com.br, Mr. and Mrs. Smith.com, DesignHotels.com e i-Escape.com.

NO SITE DO HOTEL
Antes de bater o martelo, não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site. Algumas tarifas podem ser melhores do que as negociadas com agências e consolidadores.

239 comentários

Alguém conhece o site otel.com? Sabe se é seguro?
Quanto a reserva de hoteis, tenho que pagar agora ou no hotel quando chegar ao meu destino(Orlando)?
Obrigado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito