Reserve seu hotel pela internet

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda 3a. no caderno Viagem & Aventura do Estadão. Este post atualiza e substitui este aqui. Obrigado a todos os que deram pitacos!

comoreservar

Estimulado pelos feirões promovidos nas madrugadas e fins de semana pelas companhias aéreas, o brasileiro já aprendeu – e se habituou – a comprar passagens pela rede. Pouca gente, no entanto, se arrisca a dar o próximo passo: reservar hotéis online.

De fato, ainda existem algumas barreiras. No Brasil, são poucos os hotéis e raríssimas as pousadas que aderiram ao sistema. Muitos sites de reservas e a maioria das resenhas de consumidores estão em inglês.

Para reservar hotéis no exterior, porém, a internet é imbatível: você encontra as melhores ofertas e reserva com segurança. A boa notícia para nós é que já há sites internacionais com páginas e atendimento em português.

Mesmo se o seu inglês não for 100%, antes de fechar negócio pesquise as resenhas do hotel escolhido no TripAdvisor.com.br. Procure palavras que descrevam problemas objetivos – “overbooking”, “dirty” (sujo), “noise” (barulho), “mold” (mofo). Se não encontrar, e a média de nota for boa, reserve com tranqüilidade.

BOOKING.COM
Foi primeiro a oferecer interface em português. Suas resenhas – escritas apenas por quem já se hospedou nos hotéis – são simplificadas e fáceis de entender por quem não domina o inglês. Salvo em ofertas excepcionais (leia sempre as condições de venda), nada é debitado na reserva. Tem atendimento telefônico no Brasil.

HOTEIS.COM
Recentemente abriu um site voltado ao público brasileiro. Dos internacionais, é o mais fácil de navegar – e, além de resenhas próprias (feitas por clientes que necessariamente fizeram a reserva pelo site e se hospedaram no hotel), traz links para as resenhas de cada hotel no TripAdvisor (que é do mesmo grupo). Não cobra taxa de cancelamento. Tem um 0800 no Brasil.

VENERE.COM
Bom para achar hotéis básicos na Europa. Traz mapinhas que facilitam a busca por bairro. A classificação dos hotéis reflete o estilo de viajar do europeu, que não se importa com quartos pequenos ou banheiros antiquados, mas preza a localização. Não há débito na reserva.

HOTWIRE.COM
Quer ficar em hotéis 4 estrelas pagando diária de 2 estrelas? Este site vende quartos ociosos a preços que os hotéis não têm coragem de divulgar em seus sites. A reserva é feita no escuro: você escolhe por categoria e localização aproximada, e só vai saber qual o hotel depois da reserva concluída (e das diárias debitadas no seu cartão, sem possibilidade de reembolso).

PRICELINE.COM
Oferece uma maneira pouco ortodoxa de reservar hotéis: por leilão. É preciso informar um endereço nos Estados Unidos ou no Canadá (pode ser o de um amigo, ou de um escritório da sua empresa). Você escolhe cidade, região e categoria de hotel, e faz um lance pela diária. Se for aceito, o débito é efetuado na hora (sem possibilidade de reembolso). Existe um site que ensina (em inglês) os macetes para fazer lances bem-sucedidos: é o biddingfortravel.yuku.com.


CONSOLIDADORES
Armado de paciência e perseverança, você pode achar barbadas em sites como gtatravel.com, asiarooms.com, lastminute.com, travelzoo.com, wotif.com, ratestogo.com e octopustravel.com.

MUNDI.COM.BR
Metabuscador brasileiro que cruza ofertas de diversas agências (e alguns consolidadores). É especialmente bom para localizar hotéis e pousadas do Brasil que já aderiram à reserva online.

HOTELSCOMBINED.COM
Melhor metabuscador estrangeiro; busca diárias em todas as agências convencionais e em inúmeros consolidadores.

KAYAK.COM/HOTELS
É o único que pesquisa simultaneamente no Priceline.com e no Hotwire.com.

HOTÉIS-BUTIQUE
Entre em sites especializados como TabletHotels.com.br, Mr. and Mrs. Smith.com, DesignHotels.com e i-Escape.com.

NO SITE DO HOTEL
Antes de bater o martelo, não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site. Algumas tarifas podem ser melhores do que as negociadas com agências e consolidadores.

239 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

RIQ, eu notei que vc não citou o EXPEDIA. Você teve alguma experiência negativa com eles? Eu já usei duas vezes e não tive problema algum.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acredito que no Brasil eles sejam o Hoteis.com, que é do mesmo grupo. Como tem site em português, economizei espaço...

Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

Valeu, obrigado

Vera Lucia
Vera LuciaPermalink

A primeira vez que fiz reserva pela internet foi para Praga em 2000. E de lá para cá não parei mais. Nunca tive problemas. De um mode geral, faço tudo pela internet: passagens, aluguel de carro, hotel, passeio etc. Seguro e prático.

Arthur
ArthurPermalink

Já reservo hotel pela web há tanto tempo que nem lembro da primeira vez.
De metabuscador (consolidador), tem o Trivago também.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Riq, mais um excelente post! Você conseguiu dar uma geral nos sites de reserva de forma bem didática e prática.

Tenho diversos amigos que me perguntam dicas de sites para fazer reserva pela internet e agora vou apenas indicar esse post como referência.

CarlaZ
CarlaZPermalink

Sem falar dos consolidadores de albergues, que são muito bons e confiáveis também, como o www.hostelworld.com , www.hostelbookers.com
Só lembrando que os preços são por pessoa mesmo em quarto duplo.

CarlaZ
CarlaZPermalink

Acho que meu comentário não foi...

Sem falar dos consolidadores de albergues, como o www.hostelworld.com e o www.hostelbookers.com que são super bons e confiáveis. Mas sempre é bom lembrar que os valores são individuais, mesmo para quartos duplos.

Dri
DriPermalink

Pra hoteis na America do Sul, em especial Buenos Aires, eu gosto do lastminutetravel.com , sendo que funcionam no esquema hotwire de reservar no escuro. Mas... se vc tiver paciencia descobre direitinho qual é o hotel usando a opção "procurar pacotes" e checando as características dos hoteis (nessa opçao é mostrado o nome do hotel...)

Hugo
HugoPermalink

Esse post é para se guardar. Encontrar um bom hotel com preço acessível dá trabalho, mas sem dúvida vale a pena.

Augusto Rocha
Augusto RochaPermalink

Ricardo,

excelente seu post.

Nós da Pmweb, trabalhamos todos os dias para que as principais redes hoteleiras no Brasil ofereçam na web todas as condições, tarifas e a melhor interface para que seus clientes reservem seus hotéis online.

Então concordo com seu último parágrafo, no Brasil principalmente, vale a pena visitar o site da rede/hotel para verificar os valores, pois certamente encontrará os menores preços.

Abs e twittei seu post
wink

Liana
LianaPermalink

Excelente post! E eu tbém sempre uso o Tripadvisor para evitar ao máximo entrar em frias! rs

Francélli
FrancélliPermalink

Usei o Priceline (mas não como leilão, apenas para reservas "normais") e foi muito bom. Não tive problemas e os hotéis estavam todos reservados e pagos quando eu chegava ao meu destino.
Depois de ler a dica do Pato Econômico, usei o Hotwire pra reservar um hotel em Bruxelas. Consegui um 4 estrelas por $65.00 a diária. O hotel reservado foi o Crowne Plaza e fiquei super satisfeita com o resultado. Ainda não fui a Bruxelas (a viagem é daqui 25 dias!) e na volta prometo postar sobre.
Para reservar o hotel de Londres usei o Booking.com e também fiquei satisfeita com a reserva.

Renata R
Renata RPermalink

Francelli
Ja fiquei no Crowne Plaza de Bruxelas ( reservei no Priceline em 2006). Muito bom o hotel, mas nao e no centrao. Nos estavamos de carro, mas acho que tem metro quase que embaixo do hotel. Boa viagem!

Sandro
SandroPermalink

Para contribuir, já usei o venere, sem problemas nenhum, inclusive usei de novo a pouco tempo pra reservar hoeteis na viagem dos meus pais...

Vou aproveitar para explorar o conhecimento dos trips... é meio off topic, mas queria algumas dicas de fortaleza e arredores... Vou para lá em outubro para um congresso de 7 a 10 e gostaria de aproveitar para esticar do dia 10 a 13 em alguma praia próxima. A minha primeira questão é decidir qual.. estou pensando em jericoacoara ou Canoa quebrada e gostaria de informações (se possível um comparativo) destas praias em relação à ambiente, público frequentador, atraçoes e opções. Desde já Obrigado!!!!

Wander
WanderPermalink

Sandro
3 noites e 4 dias : prefiro Jeri : é mais longe , mas mais bonita e com boas pousadas, passeios e restaurantes.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sandro, Jeri é mais "cool", mas, ao contrário do Wander, acho longe demais para 3 dias. Você vai levar entre 4 horas e meia (de jipe) a 7 horas (de ônibus) para chegar.

Canoa é mais rústica, mas é linda, simpática e animada. Quem fica por lá aproveita muito mais do que quem simplesmente vai passar o dia. Aproveite para fazer o passeio de bugue até a Ponta Grossa, que passa em revista as falésias mais bonitas do Brasil -- mas que só pode ser feito por quem está em Canoa na hora certa da maré baixa do dia.

Marta Barbosa
Marta BarbosaPermalink

Viva Ricardo

Nos de Canoa Quebrada , agradecemos sua indicaçao e aproveito para dizer que com suas dicas de reservas de hoteis em on line ja consegui inclusive ter no site de nossa pousada a reserva on line como voces podem ver no link abaixo usando o e-reserve.

http://www.pousadalatitude.com.br/reservapousada.html

Voce esta facilitando a vida dos turistas e tambem dos donos de hoteis e pousadas

Mórris
MórrisPermalink

Olá Marta!
Ficamos felizes que estão contentes com o e-Reserva.
Qualquer coisa estou à disposição.
Abraços

Sandro
SandroPermalink

Valeu!!! Acho que Jeri é melhor mesmo, mas não vou ter muito tempo pra aproveitar... ainda não decidi totalmente, mas devo ficar com Canoa Quebrada... só estou com um pouco de receio de ser um pouco muvucado demais, tendo em vista que pretendo estar lá no feriadão de 12 de outubro. Vou continuar pesquisando!! Obrigado!!

Sandro
SandroPermalink

Só para acrescentar, Ricardo... acabei de fazer a reserva em Canoa Quebrada na POusada Tranquilandia (sua indicação em outro post que eu achei vasculhando o site!!) Depois eu conto como foi!! Brigadão, boa viagem pro México!!!

Claudia Matoso
Claudia MatosoPermalink

Reservei NY para outubro através do Expedia depois das dicas da Carla Idas e Vindas. Agora estou na expectativa de tudo correr bem, como acontecido com a Carla e o Arnaldo.

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Ric voce conhece o site http://www.malapronta.com.br ? Conheci há alguns meses atrás quando pesquisava hotéis em Porto Alegre. Não cheguei a fazer a reserva porque desisti da viagem. Na época, eles estavam começando e hoje entrei no site e já tem muito mais hotéis em diversas cidades do Brasil. Tomara que dê certo. Sinto-me órfã quando procuro um hotel no Brasil. São tantos os sites e todos tão incompletos...

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Conheço quase todos os que voce relacionou e gosto muito mesmo é do booking.com. Uso muito quando viajo para fora do Brasil para obter informações mas nunca fiz nenhuma reserva através dele.

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Senscional a dica1

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalink

Acho que o legal mesmo é pesquisar em todas as opções citadas, até chegar a melhor opção. Filtra pelos reviews do venere, tripadvisor e booking as opcoes mais recomendadas, depois começa a fuçar em todos pra ver quem oferece o menor preço. Depois vai no site e vê se eles não fazem mais barato.

Antes de fechar, passa no forum do pessoal aqui e talvez no do tripavisor (que é muito bom também) para ver se alguém tem algum opinião.

Isso tudo, claro, tendo visitado antes o hotwire e procurado por opções com super promoções que "quase" dá pra saber qual é o hotel com uma ajudinha da nota do tripadvisor. smile

Dá muuuito trabalho, mas acho que vale a pena: vc tem muita chance de ficar num lugar bom, e com o melhor preço.

marcelo
marceloPermalink

tem um novo que parece bom tambem:

http://www.farecompare.com/

André Lot
André LotPermalink

Riq, para hoteis semi-independentes urbanos no Brasil, pode ser utilizado o site da CMNET. Seguem o estilo Booking.com, e agregam várias redes também (Accor, Atlantica), mas também incluem muitos outros hoteis que não são afiliados a nenhuma delas. É o mais completo do gênero que já encontrei.

Mórris
MórrisPermalink

André,
Conhece o http://www.e-reserva.com.br?

Helo
HeloPermalink

Olá a todos, sem dúvida este post é para ser guardado com todo carinho, riquissimo em informações e dicas...Uso o booking e as resenhas do trip, mas depois de ler o post, vou me aventurar em outros sites de reservas. Lembrei com saudades do capitulo do livro "viage e na viagem" com quem aprendi os passos para efetuar buscas e reservas pela web. A proposito, mantenho um cartão internacional com limite baixo para utilizar nas reservas pela internet.

Gustavo
GustavoPermalink

Uso com frequência o www.venere.com para realizar as reservas e faço todas as pesquisas de preço no www.Kayak.com , gosto do Venere por ser somente reserva e poder cancelar sem custo até 48h antes, o que é uma grande praticidade.
Não existe milagre, sempre pesquiso a qualidade do hotel antes no TripAdvisor e também tento colocar minhas opiniões lá, algo que a todos deveriam fazer e ajudar aos próximos viajantes terem surpresas desgradáveis.
BOA VIAGEM A TODOS!!!

João Barcelos
João BarcelosPermalink

Gustavo, acho que vc tocou num ponto interessante. A maioria das pessoas nao coloca os reviews no tripadvisor. Confesso que a única viagem que coloquei coisa lá foi a ultima viagem que fiz a Buenos Aires.
Rola muita preguiça, e a gente as vezes faz as recomendacoes aqui no blog, mas acho muito importante colocar os reviews lá. O tripadvisor e blogs afins só são tão fortes quanto a nossa disposição de alimentar-los.
abraços!

Arthur
ArthurPermalink

Gustavo e João, é verdade. Eu mesmo nunca inseri minhas opiniões no TA e afins. Vou passar a contribuir.
Abraços!

Paula*
Paula*Permalink

Riq, pouporri de consolidadores de hotéis nota 1.000!
Eu já pesquisei em quase todos, mas confesso que adoro o booking pela facilidade de entender tudinho! Fora que as resenhas (as minhas, pelo menos) são sempre publicadas direitinho!
Mais um post para os favoritos! Brigadim mrgreen

Maria Célia
Maria CéliaPermalink

Já contei no post anterior, o da enquete, mas vou acrescentar aqui também. Usei esses dias pela primeira vez o Priceline e logo na minha estréia já arrisquei a modalidade "leilão". Confesso que a princípio achei muito louca a idéia de reservar um hotel sem saber exatamente qual seria, mas fui seduzida pela possibilidade de descontos incríveis e foi o que aconteceu. Consegui reservar o Mondrian, em South Beach, pela metade do preço normal para o período. E olha que antes de ler o post do Riq eu nem imaginava que isso poderia existir!

Minha estratégia foi dar uma boa lida no www.betterbidding.com (achei melhor que o biddingfortravel) e selecionar apenas hotéis 4*. Decidi que, já que não vou escolher o hotel, que pelo menos seja um de categoria... Não é uma garantia, mas é um indicativo de que não vai ser um horror de hotel...

Agora estou a procura de um hotel em Key West, mas lá está difícil. As ofertas que fiz no Priceline foram todas rejeitadas e agora o preço já está muito próximo do que eu pagaria se reservasse diretamente o hotel que estou querendo (Casa Marina), eu acho que para compensar o fator "surpresa" do sistema, o desconto tem que ser realmente incrível. No Hotwire, as ofertas são poucas para o período (apenas dois hotéis em Key West e apenas um deles é 4*, sem avaliação do Trip Advisor) e também não está com um preço ótimo. Mas vou esperar um pouquinho já que o Ernesto disse que lá os melhores descontos a gente consegue algumas semanas antes da viagem e a minha é só em dezembro...

Carol
CarolPermalink

Olá Riq!!!!
A minha viagem já resolvi, viu??? vamos curtir o inverno em Amsterdam e Barcelona. Ótimo!!!!

Mas ser jornalista é assim, as pessoas vivem perguntando as coisas pra gente, então lá vai...

Tenho um casal de amigos que sai em lua de mel no finalzinho de março. Quais as dicas pra eles???? Bom, naquele esquema BBB, tá? Ah! Eles a-do-ram uma praia!

bjos e parabéns pelos blog/coluna! São parada obrigatória pra quem quer viajar com mais acertos do que micos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Março na praia -- finzinho do verão no Nordeste. Rota Ecológica é uma boa. Ótimo também para Santa Catarina -- pousadas vazias, bons preços, tempo melhor do que no alto verão.

Carol
CarolPermalink

e fora do país????
alguma dica pro período????

valeu!!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

BBB, Buenos Aires sempre.

Praia BBB no exterior em novembro? Dá pra ver o que as operadoras oferecerem pro Caribe, mas ainda será temporada de furacões na maioria dos lugares e, fora da rota dos furacões (ARuba-Curaçao-Los Roques) é a época menos seca, sujeita a chuvas.

Carol
CarolPermalink

OI RIQ,

ELES VÃO VIAJAR FINAL DE MARÇO... ESSAS DICAS NO EXTERIOR SÃO PRA MARÇO OU NOVEMBRO????

BJO

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

haha, errei, desculpe, NÃO PRECISA GRITAR mrgreen

Março é ótimo pra todo o Caribe também. Mas os preços não são muito baixos não, porque é alta estação entre o Réveillon e a Páscoa smile

Carol
CarolPermalink

GRITEI NÃO RIQ, É MANIA DE BAIXINHA QUERER PARECER MAIS ALTA, NEM QUE SEJA NA CAIXA, SÓ...HAHAHAHAHAH!!!!!

VALEU MESMO!

ÓTIMA SEMANA!

AndreC
AndreCPermalink

Realmente, faz falta esse tipo de site no Brasil ! Ric, seguindo a opinião do GUstavo, gostaria de sugerir que vc liderasse uma campanha pros viajante brasileiros escreverem resenhas dos hoteis em que ficam pelo mundo!!! Parabéns pelo post! Massa !

Babi
BabiPermalink

Riq, pra mim tanto aqui quanto no exterior (em 2007) uso Booking. Ao fazer a comparação com outros sites achei diferença nas tarifas. Não sei se foi coincidência...

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Já usei todos essas menos o Hotwire, mas depois de todas as boas experiências relatadas, vou experimentar da próxima vez. Reservar no "escuro" e ver o que dá!

Dionísio (www.espacovital.com.br)

RIQ, tens por acaso conhecimento de uma reserva internacional ter sido feita (e paga) e algum destes ou outros sites, mas na realidade o hotel não "encontrar" a reserva?

O meu maior temor em fazer reservas internacionais pela internet (confesso que há um tanto de pé atrás típico de advogado...) é chegar no hotel e ele não ter a reserva e eu perder o dinheiro eventualmente já debitado/pago. Nesse caso, não havendo a quem acinar no Brasil, ficaria quase impossível se ressarcir.

Não podemos esquecer que a internet aceita tudo e que um site com boa aparência e com boas ofertas - por si só - não é garantia de compra segurança.

Minha irmã já teve uma péssima experiência com o site eDreams. Houve um cancelamento sem aviso prévio e não devolveram a ela o dinheiro debitado. Ela não pode fazer nada contra isso porque a empresa dona do eDreams está sediada apenas no exterior.
O importante é a seriedade e a reputação da empresa que está por trás daquele atendimento virtual, e é por isso que pergunto sobre eventuais problemas já acontecidos.

De todo modo, eu sugeriria dar preferência a compras em sites que têm representação física no Brasil, para o caso de precisar acioná-lo por algum motivo. Sempre é bom pegar o endereço e o telefone no Brasil.

E acrescento que já encontrei ótimas tarifas de hotéis também no site da CVC, no HDN e no MMTGapnet.

Sandro
SandroPermalink

Dionísio, esses sites me parecem bastante confiáveis. Posso citar experiência em váiras reservas com o venere em 2006 na itália e agora em 2009 na espanha e itália. A vantagem do venere é, como alguém já coocou ali em cima, não debitar nada no cartão de crédito, o nº consta só para garantia no caso de no-show. Em 2006 reservei pelo venere hoteis em milão, firenze, e costa amalfitana, tudo funcionou perfeitametne. Agora em 2009 reservei para osmeus pais que até agora não reclamaram (estão no meio da viagem!!!)
Ah... outra coisa boa do venere é que após a estadia é recebido por e-mail um formulário para, ou seja, quem faz o review hospedou-se efetivamente no hotel.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Sandro, muito bom este teu relato. Obrigado.

André Lot
André LotPermalink

Eu li uns relatos sobre isso no site do Road Warriors, da CNN (em inglês). Li três relatos sobre isso há uns meses atrás, pelo editor do site, para ser mais exato.

A recomendação-padrão é:
(1) preferir sites que fazem apenas bloqueio (ex. Booking.com), e não débito, a menos que sejam confiáveis e conhecidos.

(2) em caso de dúvida, entrar em contato com o hotel e tentar confirmar a reserva. Atenção: certos hoteis de rede (HDI por exemplo) não fazem isso pois as reservas são administradas por uma central internacional e só "caem" no sistema do hotel com poucos dias de antecedência do check-in.

(3) em caso de problemas, deixar logo claro para a recepção que o problema é deles, e que você quer um quarto o mais rápido possível. Nos países desenvolvidos, com clientes mais combativos - judicialmente - do que no Brasil, essa atitude pode acelerar a pronta resolução do caso.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

É, eu também acho que certos cuidados devem ser tomados. Eu sempre prefiro reservar de um site com "pés físicos" fincados no Brasil, a não ser que o desconto em outro site seja tão grande que torne suportável o maior risco. Mas os relatos sobre boas e más experiências com os sites de reservas vão nos ajudando a formar uma lista dos que são e dos que não são confiáveis, permitindo avaliar melhor o risco.

Vanessa
VanessaPermalink

Oi Ricardo, bom dia desde Espanha. Nao encontro seu email e preciso falar com vc porque tem outro buscador novo para Brasil, eu axo que vai gostar.

Desculpas meu portugues mais sou espanhola. Obrigada pela resposta, Vanessa

Twitter Trackbacks for Reserve seu hotel pela internet « Viaje na Viagem [viajenaviagem.com] on Topsy.com

[...] link is being shared on Twitter right now. @glerson said "Reserve seu hotel pela internet « [...]

Karinissima
KarinissimaPermalink

Sera que o Asia Rooms eh reliable? Achei alguns deals interessantes para o reveillon em Hong Kong. Mas confesso que tenho medinho.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A Sylvia é fã do Asia Rooms, acho que a Carla também já usou.

Taysa
TaysaPermalink

Kariníssima , já usei o Asia Rooms ano passado , para reservar um hotel em Buenos Aires e deu tudo certo . Semana passada tentei reservar 2 hotéis na Suiça através do Asia Rooms , mas apesar de falar confirmação imediata eles pediram 24 hs e depois enviaram e-mail dizendo que não era possível fazer a reserva devido a falta de disponibilidade . Me garantiram que não terei custo . Eles já tinham bloqueado o valor da reserva no cartão , mas me falaram que em 5 dias o valor já estaria livre . Ainda não chequei pois estava viajando a trabalho e cheguei ontem . Espero não ter surpresas !

Agostinho Couto
Agostinho CoutoPermalink

Ricardo, em 2005 viajei para a Europa no sistema Fly and Drive e reservei todos os meus hotéis pela internet, utilizando o Travelmall http://www.travelmall.com . Tudo correu muito bem. Inclusive, em uma ocasião, fiz reserva em um hotel brasileiro por esse mesmo site, pagando em dólares, e saiu mais barato do que se eu tivesse reservado em reais.
Aproveito para cumprimentá-lo pelo excelente blog.

Agostinho Couto
Agostinho CoutoPermalink

Infelizmente, o Travelmall não está mais funcionando, apesar do link funcionar. Pelo que vi, sua última atualização foi em 2009.

Eduardo
EduardoPermalink

Reservei para paris em dezembro pelo hotwire....achei que estava reservando o meridien etoile por 155 dolares.
No final vi que reservei um tal de Meliá Alexander Boutique Hotel...vamos ver que bicho cresce.
To preocupado.

Mórris
MórrisPermalink

Ricardo,
Você conhece o site da minha empresa, de reservas online de hotéis nacionais? www.e-reserva.com.br
Abs

Virginia
VirginiaPermalink

Oi, Ricardo

Em janeiro, após minha viagem a Buenos Aires, onde segui sua dica do Art Hotel, fiz resenha em português para o hotel. O tempo passou e nada, então eles me avisaram que tinha que ser inglês, espanhol, enfim, praticamente tudo, menos português. Fiquei meio chateada, mas mesmo assim fiz, em inglês, resenha para o hotel onde fiquei em Gramado, nesse mesmo mês.
Agora, nove meses depois, nasceu!!! Recebi e-mail do trip informando da publicação da resenha, fui conferir no site e lá está, na minha querida língua - e é a única em português. Boa notícia, pois muita gente não domina o inglês e pode ser ajudada.
Segunda embarco pra Europa, vou cheia de dicas suas e do Zé, depois eu conto. Já descobri que vou conseguir wifi grátis em mais de um hotel da viagem, bem legal.
Grande abraço

Gilson
GilsonPermalink

Convido - os a conhecer o site www.ehospede.com.br. Possui milhares de Hoteis e Pousadas no Brasil.

Maria Rita
Maria RitaPermalink

Oi Ricardo
Você não cita o Hospedevip aqui. É um site de confiança. Procuro um hotel em Barreirinas-Ma . Pensei na Posada Porto Buriti, vocè conhece?
Obrigada
Rita

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O problema é a quantidade de hotéis e pousadas que ainda não têm reserva online.

A Porto Buriti não fica em Barreirinhas, fica em Caburé. Só serve para quem quer pernoitar por lá. É mais interessante pernoitar em Atins. A Patricia Camargo do Turomaquia acaba de voltar de lá, veja seus relatos aqui:

http://www.turomaquia.com

francisca
franciscaPermalink

olá ricardo, estou pensando em comprar as passagens aéreas pelo site da e-dreams. Vc acha confiável?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Vários leitores já usaram com sucesso.

Flavia Garcia
Flavia GarciaPermalink

Alguem já usou o www.hotelclub.com? achei um preço muito bom para washington... obrigada!

Marilia Pierre
Marilia PierrePermalink

eu usei para reservar hotel no Japão.
Deu um erro na primeira transação e eles cancelaram de imediato.
Na segunda tentativa foi tudo correto

joao barcelos
joao barcelosPermalink

Oi Riq,

Tenho usado bastante o Priceline nos últimos meses e resolvi fazer um passo a passo de como utilizá-lo.
Acabei criando um blog pra devolver um pouco da ajuda que recebi online, e postei o "how to".

Quem tiver interesse:

http://terraincognitabr.wordpress.com/2010/05/20/priceline/

abs!

Reinaldo
ReinaldoPermalink

Olá!!!
Muito bom esse espaço para a troca de dicas. Parabéns!!!

Queria saber a respeito do decolar.com. É uma opção confiável? Nunca comprei/reservei nada através dele.

Se alguém tiver alguma experiência, agradeço a dica.

Riq, mais uma vez, parabéns!!

Obrigado e abraços..

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Todos esses grandões são confiáveis. Comece a busca pelo http://www.tripadvisor.com e você só terá fornecedores seguros.

Reinaldo
ReinaldoPermalink

Obrigadão pela dica e atenção!!!!

Kerles
KerlesPermalink

Alguem ja reservou hotel pelo site: www.cheaptickets.com ?

Fiz uma reserva no Hotel Axel em Buenos Aires neste site, foi uma reserva pré-paga, o preço médio da diária do Axel nos outros sites é acima de US$100.00, viajo no próximo mês e fiz a reserva com quase 2 meses de antecedencia, no CheapTickets custou apenas US$55.00!!

Alguém sabe se posso confiar neste site?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Neste site de resenhas há muitas críticas negativas:
http://www.reviewcentre.com/reviews6488.html

Valéria Rocha
Valéria RochaPermalink

Em 2008 fui a Paris e Roma e fiz minhas reservas pelo Venere.com. Recomendo este site por ter muita variedade e não cobrar taxas nem adiantamento. No ato da reserva é necessário informar o número do cartão de crédito mas o débito só ocorre no check out no hotel. As taxas de desistências dependem da política de cada hotel, geralmente só é cobrada em caso de no-show.
Já realizei reservas também pelo clickhotéis.com.br quando fui a Curitiba. A cobrança no cartão ocorre no ato da reserva, mas não tenho do que reclamar. Este site é bom para quem participa do programa Dotz.
Agora vou a Buenos Aires e tenho pesquisado os hotéis no Tripadvisor, que tem diversas opiniões de hóspedes e busca preços em 4 ou mais sites. E a dica do Ricardo de pesquisar no próprio hotel é muito boa, percebi a diferença de preços em alguns hotéis.

paulo coutinho
paulo coutinhoPermalink

Ricardo, parabens pelo site!!! tem sido minha principal orientaçao antes de qualquer viagem.
desejo viajar para aruba e curaçao utilizando milhagens, e estou tendencioso a reservar os hoteis pelo site Hoteis.com , mas percebi que podem haver taxas cobradas a parte pelos hoteis.
como é possível descobrir se o hotel cobrará taxa adicional ou o valor dessas taxas ?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Isso varia de país pra país, de hotel para hotel. Normalmente essas taxas, quando existem, já aparecem no último passo antes de fechar a reserva. Nesse meu giro pelo Caribe -- incluindo Aruba -- eu reservei muitos hotéis pelo Hoteis.com e na saída só precisei pagar eventuais extras; não houve sobretaxas não.

Dri
DriPermalink

Vim contar da minha experiencia com o Priceline aqui. Para fazer o cadastro, não há mistério, é só seguir as dicas do Riq e fornecer qualquer endereço americano. Não dá xabu pq sempre que preciso eles entram em contato via email. Fui para Paris de 09 a 13 de maio (4 noites). Já com todas as taxas do Priceline incluídas, paguei USD 160 a diária pelo Novotel Paris Les Halles (4 estrelas no 1eme). Por mais que digam que Les Halles não é uma vizinhança legal (mais por não ter uma cena gastronomica do que por perigo) a localização é perfeita pra turistar, pois está praticamente dentro de uma OTIMA estaçao de metro e dá pra ir a pé a varios pontos turisticos. Agora, o mais interessante: perdi duas diárias devido a erupção do vulcão e após contato com o hotel e o Priceline, eles ME REEMBOLSARAM essas duas diárias integralmente, ou seja, por mais que eles afirmem que não há reembolso em situação alguma, se o hotel que te hospedou concordar, há reembolso sim. Considerei a experiencia bem positiva e voltaria numa proxima visita.

Patricia
PatriciaPermalink

Preciso de indicações de sites que vendam hotel+passagem.
Já comprei no expedia e funcionou, alguém tem mais sugestão?

bjsss

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Expedia, Kayak, Submarino, Decolar, todos eles têm essa opção.

ana carolina
ana carolinaPermalink

Patricia
Não deixe de orçar em separado hotel e passagem - às vezes você consegue promoções com as próprias companhias aéreas que nem aparecem nos consolidadores.

ana carolina
ana carolinaPermalink

ah, acho que no site da Gol também há essa opção hotel+passagem, dependendo do lugar pra onde vc pretende ir...

paulab
paulabPermalink

riq, segui seu conselho e procurei o hotelsclick.com em algum agregador, não esta em nenhum...os comentarios são na maioria ruins e eles cobram o valor total na reserva...portanto não arrisquei!! obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Brigado pelo fidibeque!