Reserve seu hotel pela internet

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda 3a. no caderno Viagem & Aventura do Estadão. Este post atualiza e substitui este aqui. Obrigado a todos os que deram pitacos!

comoreservar

Estimulado pelos feirões promovidos nas madrugadas e fins de semana pelas companhias aéreas, o brasileiro já aprendeu – e se habituou – a comprar passagens pela rede. Pouca gente, no entanto, se arrisca a dar o próximo passo: reservar hotéis online.

De fato, ainda existem algumas barreiras. No Brasil, são poucos os hotéis e raríssimas as pousadas que aderiram ao sistema. Muitos sites de reservas e a maioria das resenhas de consumidores estão em inglês.

Para reservar hotéis no exterior, porém, a internet é imbatível: você encontra as melhores ofertas e reserva com segurança. A boa notícia para nós é que já há sites internacionais com páginas e atendimento em português.

Mesmo se o seu inglês não for 100%, antes de fechar negócio pesquise as resenhas do hotel escolhido no TripAdvisor.com.br. Procure palavras que descrevam problemas objetivos – “overbooking”, “dirty” (sujo), “noise” (barulho), “mold” (mofo). Se não encontrar, e a média de nota for boa, reserve com tranqüilidade.

BOOKING.COM
Foi primeiro a oferecer interface em português. Suas resenhas – escritas apenas por quem já se hospedou nos hotéis – são simplificadas e fáceis de entender por quem não domina o inglês. Salvo em ofertas excepcionais (leia sempre as condições de venda), nada é debitado na reserva. Tem atendimento telefônico no Brasil.

HOTEIS.COM
Recentemente abriu um site voltado ao público brasileiro. Dos internacionais, é o mais fácil de navegar – e, além de resenhas próprias (feitas por clientes que necessariamente fizeram a reserva pelo site e se hospedaram no hotel), traz links para as resenhas de cada hotel no TripAdvisor (que é do mesmo grupo). Não cobra taxa de cancelamento. Tem um 0800 no Brasil.

VENERE.COM
Bom para achar hotéis básicos na Europa. Traz mapinhas que facilitam a busca por bairro. A classificação dos hotéis reflete o estilo de viajar do europeu, que não se importa com quartos pequenos ou banheiros antiquados, mas preza a localização. Não há débito na reserva.

HOTWIRE.COM
Quer ficar em hotéis 4 estrelas pagando diária de 2 estrelas? Este site vende quartos ociosos a preços que os hotéis não têm coragem de divulgar em seus sites. A reserva é feita no escuro: você escolhe por categoria e localização aproximada, e só vai saber qual o hotel depois da reserva concluída (e das diárias debitadas no seu cartão, sem possibilidade de reembolso).

PRICELINE.COM
Oferece uma maneira pouco ortodoxa de reservar hotéis: por leilão. É preciso informar um endereço nos Estados Unidos ou no Canadá (pode ser o de um amigo, ou de um escritório da sua empresa). Você escolhe cidade, região e categoria de hotel, e faz um lance pela diária. Se for aceito, o débito é efetuado na hora (sem possibilidade de reembolso). Existe um site que ensina (em inglês) os macetes para fazer lances bem-sucedidos: é o biddingfortravel.yuku.com.


CONSOLIDADORES
Armado de paciência e perseverança, você pode achar barbadas em sites como gtatravel.com, asiarooms.com, lastminute.com, travelzoo.com, wotif.com, ratestogo.com e octopustravel.com.

MUNDI.COM.BR
Metabuscador brasileiro que cruza ofertas de diversas agências (e alguns consolidadores). É especialmente bom para localizar hotéis e pousadas do Brasil que já aderiram à reserva online.

HOTELSCOMBINED.COM
Melhor metabuscador estrangeiro; busca diárias em todas as agências convencionais e em inúmeros consolidadores.

KAYAK.COM/HOTELS
É o único que pesquisa simultaneamente no Priceline.com e no Hotwire.com.

HOTÉIS-BUTIQUE
Entre em sites especializados como TabletHotels.com.br, Mr. and Mrs. Smith.com, DesignHotels.com e i-Escape.com.

NO SITE DO HOTEL
Antes de bater o martelo, não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site. Algumas tarifas podem ser melhores do que as negociadas com agências e consolidadores.

239 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

patricia
patriciaPermalink

Oi tenho pesquisado hoteis para BA em setembro e alguns me informam o valor da diaria e + taxa IVA, como munca usei reserva para BAires nao sei oq isso quer dizer.Alguem para me ajudar?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

IVA é o ICMS deles.

Marcelo Galvão
Marcelo GalvãoPermalink

Olá, Riq e tripulação. Em minhas pesquisas, comparo os hotéis indicados pelo Frommer's com os do Tripadvisor. E, quase sempre, encontro uma boa tarifa. Verifiquei, também, que o Booking.com tem indicado as melhores diárias, que correspondem às oferecidas pelos hotéis em seus sítios.

A. Lot
A. LotPermalink

Riq, vc já viu uma interessantíssima reportagem que saiu sobre um serviço de aluguel de quartos - e também de apartamentos inteiros - chamados airbnb?

Europe without hotels http://travel.nytimes.com/2010/07/18/travel/18couch.html?ref=travel

Sei que com essa fama toda grin vc deve ter ótima assessoria de imprensa para coletar clippings, mas eu achei interessante essa forma de viajar em que pessoas alugam quartos nas casas (não me interessa muito) ou até apartamentos inteiros (interessa) por preços bem convidativos.

Lorena
LorenaPermalink

Olá. Esse site me tem sido muito útil. Estou com uma dúvida: por que esses sites de reserva oferecem preços muito menores que os dos próprios hotéis? O booking.com por exemplo sempre traz preços inferiores. Obrigada desde já!

André L.
André L.Permalink

Depende. Hoteis sempre lançam promoções em diversos canais de venda. A vantagem de fazerem isso é que podem controlar para onde direcionar suas promoções de acordo com o tipo de público que buscam.

Nestor Gurry
Nestor GurryPermalink

Olá, parabéns pelo site. Seu trabalho é excelente, assim como a ajuda dos amigos que colaboram com as próprias informações e dicas.

Em Outubro vou viajar com minha esposa para BsAires, e gostaria de alguma opinião sobre um Hotel em Palermo Hollywood chamado "Rendez Vous"

Como será a nossa primeira viagem a BsAs, também gostaria de saber o preço cobrado pelos taxis, do Aeroporto Ezeiza até Palermo Hollywood. Qual seria a melhor opção. O pessoal do hotel me respondeu que poderiam agendar um táxi a nos esperar para o traslado por $120 dólares! ...eu achei um absurdo, porque a diária deles para um quarto standar está em 95 dólares + IVA. Ainda não fechei a reserva, mas gostaria muito da opinião de vocês.

Obrigado,
NestorGurry

alessandro
alessandroPermalink

Ricardo estou pensando em me hospedar no Axel hotel, pq gosto de relaxar também no hotel, e á tem muitas opções além de poder ficar com meu namorados sem olhares tortos. mas o hotel fica na Rua venezuela em Santelmo. o que me diz desse lugar.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

San Telmo está renascendo, mas ainda não me parece tão bacana quanto Palermo Soho.

A experiência de ficar num hotel gay pode ser interessante, mas fique tranqüilo que não vão olhar vocês tortos em lugar nenhum em Bs. As., sobretudo em hotéis mais descoladinhos.

alessandro
alessandroPermalink

pelas especificações do hotel, eu achei o preço da diaria bem em conta, o que pega mesmo é o local, não sei se é um local seguro e se tem algo lá p se faze a noite, como pubs, restaurantes e local gls, outra ajuda se possível é em relação a taxi do aeroporto p cidade

Carlos A. Ranzani
Carlos A. RanzaniPermalink

Ola, Riq e trip. Neste quesito hoteis tem uma coisa que ainda não entendo bem....a tal classificação em estrelas. O que enfim quer dizer cada uma delas? Hotel 3 estrelas, 4, etc. No Hotwire tem até 3 ou 4 1/2 estrelas.....Ao meu ver é uma classificação que parece variar de pais p/ pais...Existe algum criterio?
Um abraço e obrigado
Carlos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acredito que Expedia-Hoteis.com-Hotwire, que são do mesmo grupo, usem a mesma classificação, estendida a todos os países, por que eles são americanocêntricos...

Hirelda
HireldaPermalink

Oi Riq Freire.

Vou fazer minha primeira viagem ao exterior, Buenos Aires, já li tudo do site, dicas maravilhosas. Agora estou tentando fazer minha primeira reserva pelo site do Hoteis.com

Escolhi o Hotel Bel Air na Recoleta, minha dúvida é com relação as taxas. Não achei no site a explicação de que taxas são essas. Eu pago essas taxas pelo site e o hotel pode me cobrar alguma coisa, alguma taxa a mais?

Gradicida.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

21% de IVA.

Cláudia
CláudiaPermalink

Obrigada Riq,

Só mais um dúvida, se alguem puder me responder...
São 4 diarias que quero fechar. Não há opção de parcelamento, pelo que pude ver. Entendi certo? É uma paulada só no cartão?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Por enquanto sim.

Rakane Messalla
Rakane MessallaPermalink

Nossa sempre tive duvidas quanto a reservas online ... Meu marido e eu sempre pagamos mais caro pelas viagens por motivo de medo de comprar online e o site ser frajuta !!

Nossa todas as minhas duvidas foram exclarecidas !!

Riq vc é d++ !!

alessandra
alessandraPermalink

Oi Ricardo, boa noite. Já debulhei várias vezes seu site sobre punta cana. É fantástico!!! Queremos ir para lá no próximo ano mas sempre fechamos pacotes com operadoras. O site hoteis.com tem preços muito atrativos, mas estamos muito receosos. O que nos diz???
Muito obrigada, Alessandra

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hoteis.com é meu patrocinador aqui no site, Alessandra. É um braço da Expedia, a maior agência online do mundo, a Amazon das viagens. Em junho me hospedei em quatro resorts diferentes em Punta Cana reservando pelo Hoteis.com. Deu tudo certo.

Pode confiar em qualquer site de reserva que esteja no Tripadvisor.com, o maior site de resenhas do mundo (é também da Expedia).

Pollyanna
PollyannaPermalink

Olá Ricardo!
Pesquisando aqui no site sobre Hotéis em Buenos Aires, escolhi o Rugantino, em Palermo Soho.
Contudo, no site deles informa que, para fazer a reserva, deve-se entrar em contato por email.
Mandei um email, e os proprietários não exigiram depósito para reservar o quarto, aliás, não exigiram garantia nenhuma. Bastou eu enviar um email com a data da hospedagem, que o quarto já estava reservado. Devo confiar?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hehe, deve sim. Provavelmente não estão com problemas de lotação para a data que você escolheu.

Pollyanna
PollyannaPermalink

O problema é que o período que escolhi é Natal e Reveillon! E eles me disseram que era o último quarto disponível!
Estou morrendo de medo de chegar lá, na véspera do Natal, e não ter onde ficar!!!
Alguma sugestão para que eu possa me precaver?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pollyana, se você vai sofrer daqui até o Natal, reserve outro hotel. Mas não esqueça de desmarcar este.

Marcelo Sales
Marcelo SalesPermalink

Vou retribuir o que o site me deu:
- Estive em NY em outubro e fiquei por 8 dias. Todas as dicas do Ricardo e colaboradores foram insuperáveis. Fiz minha reserva de hospedagem pelo hoteis.com e fiquei na 96W (hotel alexander). Quarto amplo, limpo, ( a dica da gorjeta para as camareiras valeu 100%) com banheiro privativo e foi uma ótima estada. LCD com canais Hd e por um valor muito bom. Do hoteis.com nada a reclamar, muito pelo contrário. Toda a negociação foi transparente e ao chegar no hotel estava tudo certo. Adicionalmente, eu contactei o hotel previamente para confirmar toda a reserva. No fault!
Minha parte aérea foi pelo decolar.com. No aeroporto, ao chegar no guiche da LAN, o funcionario disse que várias vezes houve problemas com o decolar e que sempre havia um funcionário deles por lá para resolver os pepinos. Para evitar estes imprevistos, sugiro fazer como eu fiz, verificar suas reservas no site da própria companhia aérea dois dias antes. O próprio funcionário da LAN me confirmou isto. Deste modo, não tem stress e a viagem fica mais viagem ainda!
Vou fazer o meu review do hotel no tripadivsor também, afinal com estas colaborações todo mundo sai ganhando. Antes que eu me esqueça, a dica do cadeado TSA e das vacinas foi o canal!
Muito obrigado Ricardo e colaboradores.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Sei que o ratestogo está listado no texto, mas nunca usei e não achei muita informação de gente que tenha usado com sucesso - a questão é que eu encontrei boas ofertas de hotéis em Buenos Aires e em El Calafate, mas as melhores só ele aponta como tendo disponibilidade. Explico: o ratestogo me indica como vago o hotel X, busco em todos os outros consolidadores e no próprio site do hotel e não há disponibilidade daquele quarto que me é oferecido. É assim mesmo? Estou com medo de fazer a reserva (que tem custo) e ficar com o mico de pagar por um quarto que não existe.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Às vezes os quartos raspa-de-tacho, os que o próprio hotel não quer vender direto porque não estão no padrão dos outros apartamentos, são desovados nos consolidadores mais barateiros.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

faz sentido, até porque é num hotel em que o padrão das reservas gerais é com café da manhã e está sem café da manhã. Obrigada.

lisa
lisaPermalink

Ótimo tópico, Ricardo. Esta discussão está me dando coragem para fazer reservas de hotéis online. Até agora, consulto tudo nestes tipos de sites, olho o site do hotel e...peço meu agente de viagens para reservar. Tudo porque até agora não tinha visto depoimentos de pessoas que os usaram e foram bem sucedidas. Espero ver mais depoimentos aqui que vão esclarecendo dúvidas e me familiarizando com a reserva online.
Sou tão paranóica, que mesmo usando o agente de viagens, checo toda e qq reserva feita... rsrsr

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Checar reservas feitas por agências online nem sempre é uma boa prática, Lisa. Dependendo do tipo de "conversa" entre o sistema do hotel e o sistema da agência, a informação sobre o nome do hóspede pode chegar ao hotel muito próximo da data da hospedagem (isso acontece quando as agências têm um número de quartos bloqueados, não havendo necessidade de dar baixa imediata do apartamento no sistema do hotel).

Muita gente reserva daí liga na hora pro hotel, que não encontra o nome, e daí segue-se um stress à toa. Pode confiar nas grandes, se der algum problema está na margem de erro que pode ocorrer também direto ou via agência.

Marcia
MarciaPermalink

Pode reservar sem susto, Lisa, ainda tem o conforto de poder cancelar a reserva, no caso de um imprevisto, 48h antes sem custo na maioria das vezes. Reservo sempre e nunca tive problemas. No inicio a gente fica meio desconfiada mas depois dá tudo certo!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O cancelamento sem custo depende da tarifa. Nas melhores ofertas há débito imediato. Isto está acontecendo nos sites dos hotéis também. É sempre necessário prestar atenção nas condições específicas de compra de cada oferta.

lisa
lisaPermalink

Obrigada, Ricardo e Marcia.
Estou apaixonada com este site - não consigo desgrudar dele!

Arlete
ArletePermalink

Primeira vez q posto qq coisa aqui, mas achei importante dar um impulso pras reservas on line, já usava há anos o booking na Europa e sempre deu tudo certo, inclusive aconteceu de pagar menos por hoteis melhores do que amigos que preferiram reservar com agentes de viagem "para ter com quem reclamar se alguma coisa der errado", acontece q viagem não dá pra repor, não adianta reclamar na volta vc já perdeu os dias que dispunha, a passagem e o humor, então pelo menos paguemos menos, com uma boa pesquisa é quase impossivel errar é fundamental ler as opiniões dos hospedes. Já usei pra Paris, Londres, Milão, Lisboa, Madrid sempre conseguindo preços muito bons. Descobri o Hotwire que usei para reservas em Las Vegas, Los Angeles, San Francisco, Chicago e Washington agora em Novembro, todos os hoteis maravilhosos por preços muito menores do q nos sites convencionais, hoteis de 4 e 5 estrelas pelo preço de 3...Vc Não sabe o nome do hotel até o pagamento, mas dá pra tentar advinhar, eles dão a localização e as conveniencias do hotel, recomendo usar o site betterbidding q tenta adivinhar qual é o hotel q vc está pesquisando, não acertou 100% mas as possibilidades são sempre boas, o site tb informa se o hotel faz parte de algum tipo de rede tipo Hilton, Omni, Intercontinental, etc. dá pra ir sem medo. Eu arrisquei e consegui o Trump e Venitian em Vegas, Sofitel em L.A, Holliday Inn em SFO, Intercontinental em Chicago e em Washington o maravilhoso Fairfax na media gastei 100 US por diaria o q seria impossivel de outro modo nesta categoria de hoteis.

Arimar França
Arimar FrançaPermalink

Oi
Estou indo para Buenos Aires no final de janeiro.Ainda não decidi, mas estou pensando em ficar no Apart Hotel Icaro Suites (Rua Montevideo).As suites são enormes, 48 m2 e é perto da Plaza del Congresso. O que você acha? O local é seguro à noite?
Gracias

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nenhum lugar é seguro em Buenos Aires de dia ou de noite. É preciso tomar todas as precauções que tomaríamos no Brasil, e mais um pouco -- porque há quadrilhas de mãos-leves, coisa que não temos no Brasil. Essa região de Congreso é supermortinha à noite.

Leia mais sobre Buenos Aires na página de Buenos Aires:
https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire

Rafael Santos
Rafael SantosPermalink

Ricardo,

Eu já usei muitas vezes o booking.com, e a partir de seu site passei a usar o hoteis.com, no qual venho achando as melhores tarifas. Mas agora achei bons precos tambem no lastminute.com e gostaria de saber se esse site é confiável, porque estou um pouco receoso...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! O Lastminute.com funciona de uma forma diferente do Hotéis.com e do Booking.com; é um consolidador, assim como o Hotwire, TravelZoo, entre outros. Alguns trips já usaram este tipo de serviço, tiveram boas experiências e opinaram em uma enquete por aqui:

https://www.viajenaviagem.com/2009/07/enquete-hotwire-travelzoo-priceline-consolidadores-ja-usou/comment-page-1/#comments

Anna Paula Viggiano
Anna Paula ViggianoPermalink

Pessoal, reservei um hotel 4 estrelas pelo hotwire e foi a maior latada que entrei. Já fiz algumas reservas pelo Priceline e deu tudo certo então me arrisquei no hotwire. Então, o hotel oferecido era em Miami Beach, 4 estrelas e quando aceitei a oferta chegou o voucher na minha caixa de mensagem de um “apartamento” o Tradewinds Apartment Hotel. Fique pé da vida, pois o local se trata de um apê e não de um hotel 4 estrelas como eles haviam dito, não tem serviço de quarto, a limpeza é feita uma vez por semana, não tem estacionamento (nem pago, liguei lá e tem a exatas sete, eu disse sete quadras). Estou me sentindo passada para trás, pois o local não se trata de um hotel 4 estrelas e para aumentar minha angústia, dei um google nesse nome e não acho nada a respeito. To morrendo de medo até do local não existir de fato, pois no site as fotos não abrem, e de se existir o local não ser seguro. Vou fazer as compras do enxoval da minha filhinha que vai nascer e tenho medo de roubarem minhas coisas. Help!!! Alguém me ajuda! Será que alguém conhece o local.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá Anna Paula! O risco de não gostar do hotel é inerente aos sites de compras às cegas. Se fosse garantido que você sempre sairia com o Marriott os outros sites de reservas desapareceriam, concorda? Parece que você caiu um apartamento próprio para férias em South Beach, não para compra de enxoval. A saída é se conformar com as sete quadras de distância do estacionamento mais próximo e descarregar as compras antes de estacionar. Não exagere na paranóia. A região é segura, e há muitas fotos do hotel espalhadas pelas páginas do site. Trata-se de uma rede de apartamentos para alugar.

Graziela
GrazielaPermalink

Oi Ric!!!

Gostaria de verificar se vc conhece o site www.laterooms.com? Se é confiável?
E os site momondo.com? Os parceiros para reserva de hotéis são todos confiáveis?

Obrigada mais uma vez!

Graziela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Graziela! O Momondo.com já foi até bem comentado por aqui mas não houve registro de alguém que efetivamente tenha usado o serviço para além da pesquisa de tarifas. Sobre o Laterooms.com também não temos opiniões registradas.

Se quiser usar serviços testados e aprovados, veja o post-enquete sobre consolidadores! https://www.viajenaviagem.com/2009/07/enquete-hotwire-travelzoo-priceline-consolidadores-ja-usou/

Juninho
JuninhoPermalink

Oi Riq e demais trips!

Já li sobre muitas dicas aqui no VnV e é sensacional, meus parabéns a todos que contribuem.

Tentei achar no VnV algo sobre os sites de compras de passagens aéreas e o mais próximo de minha dúvida, que achei, foi este post.

Minha grande dúvida é se existe algum destes sites de compra de passagem aérea que permita a simulação de trechos com pontas diferentes, ou seja, chegar numa cidade e voltar por outra. Todos que conheço (ex.: decolar, submarino) não permitem, pois só consideram chegada e saída pela mesma cidade/aeroporto.

Pelas agências de viagem isto é possível porque eles utilizam os Amadeus e Galileus da vida, mas pela internet será que existe algum?

Fica aí a dúvida e se alguém tiver uma dica ou resposta, agradeço antecipadamente.

Abraços, Juninho

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juninho! Para comprar passagens complicadas, o melhor é usar o agente de viagens!

Thyago Portela
Thyago PortelaPermalink

Concordo com o Riq, ops, com A Bóia.

Mas se vc quiser pesquisar antes pode tentar o Ita Software http://matrix.itasoftware.com/ sempre uso pra procurar tarifas e poder comparar/mostrar ao meu agente.

Juninho
JuninhoPermalink

Riq e Thyago,

Obrigado pelas dicas! O Ita Software realmente já dá uma excelente idéia de opções e tarifas.

Luiz Amorim neto
Luiz Amorim netoPermalink

Ricardo, recentemente andei fazendo pesquisas de hoteis e apareceu um que nunca tinha visto com preços muito bons chamado LOGIVIAGENS , vc sabe dizer se é confiável? Abraço e Parabens pelas melhores dicas de viagens da internet

Sérgio Albuquerque
Sérgio AlbuquerquePermalink

Boa tarde amigo,
Eu tb vi este site, cheguei até a fazer uma reserva, porém cancelei, pois achei muito estranho o preço cobrado por eles, praticamente a metade do cobrado no mercado.
Por acaso vc ja descobriu se este site é confiavel?
Aguém que lê sabe nos informar sobre este site "LOGIVIAGENS", são filiados ao TripAdvisor, e ai confio ou não, noa ajudem nesta ai.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá Sérgio! Se você tiver chegado ao site por meio de agregadores como TripAdvisor ou Mundi, é confiável, sim.

Sérgio
SérgioPermalink

Oi Boia,
Mas como vou saber, pois foi por acaso que cheguei neste site.
Na pagina deles tem menção a TripAdvisor. Grato Sérgio

jeanne sophie
jeanne sophiePermalink

Essas dicas já me foram muito uteis, masagora achei um que não conheço, é o otel.com, alguem já reservou nele? é confiavel? Alguns preços são bem mais em conta que os de outros sites.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jeanne! Não temos registros aqui de quem tenha reservado hotéis por esse site. Tente procurar no Google por "otel.com" e as palavras "scam", "trouble", "problem", que normalmente levam a relatos negativos sobre quaisquer serviços. De toda forma, é sempre preferível utilizar sites amplamente conhecidos, testados e aprovados para reservas!

jpsoares
jpsoaresPermalink

jeanne, já usei uma vez o otel.com para reserva de hotel e não tive problemas, o processo foi normal. No entanto, para evitar "surpresas", verifique bem o preço final e as condições de cancelamento antes de enviar os dados do seu cartão de crédito

Alvaro Borja
Alvaro BorjaPermalink

Como é a primeira vez que faço reserva pelo Booking.com, gostaria de saber se devo confirmar diretamente com o hotel se a reserva está OK, ou o e-mail enviado pelo Booking.com confirmando a reserva é suficiente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alvaro! Tendo recebido a confirmação por e-mail, está tudo ok!

Sérgio
SérgioPermalink

Boa tarde, O que vc me diz sobre o "bedsonline.com", ele faz reservas em varios hoteis no Brasil, e pela metade do preço cobrado no brasil. Eu liguei para o Iberostar Bahia e me informaram que o beds são parceiros deles. Vc conhece , sera confiavel comprar de um site fora do país ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sérgio! Se o próprio Iberostar disse que o site é quente, pra que duvidar?

Diquinha: quando você quiser saber a reputação de uma empresa online, jogue o nome dela no google com palavras como "problem" e "trouble".

Teresa
TeresaPermalink

Bom dia, gostaria que me informasse sobre o esse site, é confiável? Procurei no google alguma reclamação e basicamente nao encontrei, mas é que os preços são tão acessíveis que quando o milagre é demais até o santo desconfia... ou, nós brasileiros nao estamos acostumados com preços que não nos explorem...
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Teresa! Você se refere ao Logiviagens?

É confiável, sim. Veja que todos os sites que estão listados em grandes buscadores, como o TripAdvisor, http://www.tripadvisor.com (o maior do mundo) e Mundi , http://www.mundi.com.br (o maior do Brasil), são confiáveis grin

Gustavo Scalcon
Gustavo ScalconPermalink

Pessoal, estou com uma duvida quanto ao sistema de cobrança do Hoteis.com.
Fiz pelo site (em português) uma reserva de hotel para viagem aos Estados Unidos. Toda a operação foi realizada em reais, inclusive o recibo de pagamento foi emitido nesta forma. Durante toda a operação não foi feita nenhuma menção aos valores em reais serem apenas ilustrativos.
Entretanto, o valor lançado no cartão de crédito (apenas em R$) está a maior e houve a incidência de IOF (ainda em 2,38%). O atendimento telefônico do Hoteis.com informa que lançou o valor em R$ para a operadora de cartão mas que a compra é considerada internacional devido a sede do site nos EUA?!?! A operadora de cartão se limitou a abrir um protocolo para avaliar a situação.

Alguém já passou por esta experiência? A compra feita pelos Hoteis.com é mesmo internacional ou será uma peculiaridade do meu cartão de crédito (Citibank). Se a primeria hipótese for verdadeira, perde-se uma das grandes vantagens de reservar pelo Hoteis.com que é o fechamento em R$, sem incidência de IOF.

Conta com a ajuda dos Trips e também da Bóia, caso seja possível um contato mais direto com o patrocinador do site (que aliás, é excelente)!!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Gustavo
já reservei o hoteis.com pelo site brasileiro e também tive o lançamento em dólares no cartão (do BB), só não lembro se o valor indicado era em reais ou em dólares (o hotel ficava em Buenos Aires). Mas no meu caso constou na fatura o valor em dólares e as tarifas em dólares (lançadas separadamente). Estranho isso de vir um valor em reais bem maior... quando a operadora do cartão de responder vc volta para contar o que aconteceu?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo!
A operação é realmente internacional, por isso há a conversão para o dólar do dia. A conversão é feita segundo a cotação do cartão usado.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Alguém já usou o xoom.com (https://www.xoom.com/sendmoneynow/home?receiveCountryCode= ) para fazer o pagamento de reservas de hotel/albergue?
Achei uma barbadinha em Lima, mas a reserva boa mesmo só direto com o hotel que me exige pagamento de uma diária pelo xoom, que eu nunca ouvi falar.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ana, pelo que consegui apurar é um serviço de transferência internacional de dinheiro que tem tarifas mais camaradas que Western Union.

No Brasil fez acordo com Itaú.

Para descobrir coisas sobre ele na internet é preciso googlar junto "wire transfer" ou "money transfer" porque Xoom sozinho só dá o novo tablet da Motorola eekops:

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

obrigada, Riq!
também caí no tablet da Motorola. De qualquer maneirao, o que eu vi geral sobre o xoom não foi assim muito concreto (e li críticas), então acho que desta vez eu vou passar a oferta (que incluía traslados) e fechar com algum consolidador mesmo.
Valeu por ter subido ao perguntódromo - vai que aparece gente aqui indicando para uma próxima... pelo menos fica o registro da existência.

Flávia
FláviaPermalink

Esses sites de reservas, tipo hoteis.com, cobram mais caro do que negociando direto com o hotel? (acredito que sim, mas como nunca usei...)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávia!
Na maioria das vezes, sai o mesmo preço ou mais barato. É só checar.

Val
ValPermalink

Alguém tem experiencia de reservar hoteis com o site DHR ( discount hoteis reservations)?

já usei vários outros(hoteis, venere, expedia,agoda,splendia), mas esse ainda não,e tem uns precinhos bons pra Italia em Julho...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Val! O Ricardo Freire sempre recomenda jogar o nome do site no Google junto com palavras-chave como complaint e problem.

Val
ValPermalink

Obrigada Bóia! veremos...

Val
ValPermalink

Bom, não achei nada de ruim na internet...espero que isso seja um bom sinal!
Mas se alguém mais souber de algo, agradeço!

Erica Oliveira
Erica OliveiraPermalink

Vocês conhecem o jetsetter.com? Eu me cadastrei ontem. A gente recebe promoções de hotéis bem bacanas do mundo todo. Os preços são mais baratos que os praticados no site do hotel. Se alguém já tiver se filiado e feito alguma reserva através deste site, eu gostaria de saber a opinião.
Abraços,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erica! Sua pergunta foi para o Perguntódromo; vejamos se algum leitor aparece aqui para ajudar smile

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Erica, eu também sou cadastrada mas nunca reservei de fato - por pouco wink Mas tenho amigos que reservaram e gostaram.

Luiz Ferreira
Luiz FerreiraPermalink

Erica, sou cadastrado, mas ainda não tive a oportunidade.

Mas um casal de amigos meus reservou um hotel em NY no ano passado, e tudo correu sem transtornos.

O hotel era aquele mesmo anunciado, e o preço era bem em conta.

Daniella MPA
Daniella MPAPermalink

Eu fiz umas reservas para Buenos Aires. Pelo visto deu tudo certo. Escrevi para o Hotel e eles me confirmaram.

Val
ValPermalink

eu vou arriscar o DHR.com, tá bom tbém!

Fernanda
FernandaPermalink

Boa noite,

Estou tentando alugar um apto em Londres, para apenas 1 mês em plena alta temporada (Julho - Agosto)... resultado, estou encontrando uma mega dificuldade! Porém encontrei um site, aparentemente bacana, com flats ainda disponíveis e por preços incríveis. Alguém por acaso já ouviu falar no mesmo: http://www.studioflat.co.uk/
Dá um medinho danado de fechar algo assim sem nenhuma indicação.
Se puderem me ajudar. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Fernanda! Sua dúvida foi para o Perguntódromo! Vejamos se alguém aparece para dar dicas.

No geral, existe um truque bacana: procure pelo nome do serviço no Google junto a palavras como "trouble", "problem" e assim em diante. Havendo comentários negativos, eles provavelmente aparecerão!

Fernanda
FernandaPermalink

Obrigada Bóia! Mas como o nome do local é "studio flat" fica complicado fazer a busca no Google, pois vem observações se referindo a todo e qq studio/flat e não necessariamente este. De qq forma, valeu pela ajuda. Fernanda

Flor
FlorPermalink

Fernanda, uma amiga teve um preju de 3 mil reais alugando um flat em Londres há uns 2 meses. Vou ver com ela amanhã se foi neste site e te aviso.

Ricardo
RicardoPermalink

Bom dia! Sei que esse post é antigo, mas não consegui encontrar nenhum lugar melhor para mandar minha dúvida. Estou pensando em reservar passagens aéreas com o site clickhoteis.com. Eles estão com uma tarifa inferior do próprio site da cia aérea. Como pode? Eles bloqueiam assentos promocionais que já estão esgotados? Além disso, queria saber se vcs tem alguma referência desse site. Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Não temos como garantir a idoneidade de nenhum site. Não temos reclamação contra esse site por aqui grin

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalink

Olá! Vou para Buenos Aires este mês e já tinha feito reserva a muito tempo atrás no Ibis Obelisco. Pois é, depois de ler alguns foruns eu meio que me arrependi de ficar no Centro e estou procurando um outro hotel. Achei um que parece ser muito bom e é muito bem recomendado no Trip Advisor, o hotel se chama Feir's Park, fica no bairro Retiro, do lado da Recoleta. Pesquisei a tarifa dele em alguns desses sites de reservas e o mais barato que achei foi no Octopus Travel. O preço da diária está quase igual ao do site do hotel, o que está fazendo a diferença no final é que no site do hotel eles cobram 21% de impostos e no Octopus não. Logo na página inicial do Octopus eles dizem que não cobram mais nenhuma tarifa além daquela que está sendo mostrada lá, que não vou pagar mais nada. Minha dúvida: será que se eu reservar e pagar o quarto pelo Octopus o hotel depois vai me cobrar os tais impostos? Estava exatamente querendo reservar pela octopus por ela está mais barata do que o hotel, senão no final da na mesma e pra mim não valerá a pena, vou preferir ficar mesmo no Ibis. Agradeço a ajuda!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Felipe! Vale a pena esclarecer com o hotel, para não ter nenhuma surpresa na hora!

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalink

Mandei um email pro hotel ontem, estou esperando a resposta deles. Estou achando um pouco estranho mesmo a Octopus Travel não estar cobrando esses impostos, pode ser pq esses impostos sejam locais lá de Buenos Aires. De qualquer modo, obrigado pela pronta resposta! Um abraço!

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalink

Esse tal Imposto Federal de 21% sobre Hospedagem na Argentina sempre teve ou só vão começar a cobrar isso agora a partir de Julho (Vi no site da Accor que eles vão começar a cobrar isso a partir de 17 de julho. Hehehe, deve ter sido sorteado mesmo, pois esse é o dia que vou chegar lá!) ? Que facada!! Sei lá, com a Argentina do jeito que está acho que isso não é muito bom pra eles, pois pode começar a afugentar turistas....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Felipe! Até onde sabíamos o IVA de 21% sempre foi cobrado por hotéis argentinos.

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalink

Pesquisei e achei o Feir's Park Hotel por USD 465,08 para 4 noites incluindo taxas no Easy Click Travel, um site que eu confio, pois já fiz uma reserva nele pro Pod Hotel lá em Nova York. O Feir's Park fica na Rua Esmeralda 1366, quase Av. Del Libertador, no Bairro Retiro. É uma boa região pra ficar? Estou com uma reserva no Ibis Obelisco, na Av. Corrientes, Centro. No Ibis eu vou pagar uns 500 e pouco reais, e mais essa taxa de 21%, por isso ele vai ficar mais caro que o Feir's, que é 5 estrelas. E aí, o que você acha, reservo o Feir's mesmo e cancelo o Ibis?? Ajude esse pobre indeciso, hehehe!! smile) Um abraço!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Felipe! Este assunto deveria ser discutido em algum dos posts de Buenos Aires. Retiro significa Centro. Obelisco também. Mas entre os dois, Retiro é menos degradado.

Veja a opinião do Ricardo Freire sobre hospedagem no Centro:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/9-razoes-pra-se-hospedar-na-recoleta-e-uma-pra-nao-se-hospedar/

Pelo novo regulamento do site, sua pergunta e a minha resposta serão apagados porque são off-topic.

Ju Miranda
Ju MirandaPermalink

Boa tarde, alguem tem referencias sobre o octopustravel, estou indo para Salvador e lá no site os hotéis estão a metade do preço.É confiável mesmo?? Obrigada.

Cid Alexandre
Cid AlexandrePermalink

Fui encaminhado ao Octopus pelo Hotelscombined.com em uma reserva para Buenos Aires em 2009. Sobre o site tudo perfeito, nada a reclamar. O hotel era fraquinho, mas até aí eu reservei ele porque quis. O site fez o serviço dele direitinho. Qualquer coisa procure reclamações em inglês sobre o site no google "complaint octopus travel".

Ana Luiza
Ana LuizaPermalink

Olá Riq,

estou indo pra Portugal em Abril de 2012, de lá partirei pra Roma, Veneza, Milão e Paris, vou reservar hóteis por minha conta pela Internet. Existe algum guia com localização de pontos estratégicos?
É sempre bom ficar perto de estações de metrô.
OBS. Segui suas dicas quando fui pra Cancun e deu super certo. Seu site é ótimo. Utilidade pública mesma. rsrsrsrsrs
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Luiza! Veja nas páginas de Roma, Veneza e Paris:

https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/europa/category/veneza

Este ano o Ricardo Freire vai passar por Veneza e Milão e vai renovar o material.

Odilon Araujo
Odilon AraujoPermalink

Bom dia,

procurando hospedagem em Buenos Aires, vi que o site da Decolar está oferecendo inclusive opções de parcelamento para reservas, sem juros.

É confiável?

Abs!

Odilon

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Odilon! Todas as grandes agências online são confiáveis.

Odilon Araujo
Odilon AraujoPermalink

Opa!

Valeu, Bóia. É que ainda não tinha visto nenhuma dessas grandes com parcelamento.

De qualquer forma, já fiz por lá e recebi a confirmação.

Obg!

Odilon

Andre
AndrePermalink

Alguem já referencia sobre o www.hotelclub.com, já utilizou o serviço? de todos que vi sobre o destino procurado(punta cana) é o mais barato, foi redirecionado após busca no HOTELSCOMBINED.COM, mas não vi nenhuma referencia a ele.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Se faz parte do Hotelscombined é porque é seguro.

Camila Ressiguier
Camila RessiguierPermalink

Oi, reservamos o Vida Baires , eles dizem que fica na Recoleta mas pelo que vi é em Palermo, vcs conhecem este hotel, as diárias estavam bem baratas, reservamos pelo booking?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! O hotel fica mais próximo à Recoleta, sim. Não temos relatos de leitores sobre ele. Agradecemos se ao voltar você deixar seu comentário neste post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/01/hoteis-em-buenos-aires-os-depoimentos-dos-leitores/

Camila Ressiguier
Camila RessiguierPermalink

Obrigada, deixarei meu relato sim, espero gostar do hotel! Abraços!

Paula Pfeifer
Paula PfeiferPermalink

Ola pessoal,

Deixo aqui 2 links, de 2 hotéis em Buenos Aires!! Já me hospedei nos 2 e recomendo muito.

BE HOLLYWOOD!, em Palermo Hollywood

http://sweetestpersonblog.com/2011/02/16/buenos-aires-be-hollywood-boutique-hotel/

- esse agora tem lofts executivos, ja reservei um pro verão!

DUQUE BOUTIQUE HOTEL, em Palermo Soho

http://sweetestpersonblog.com/2010/10/06/buenos-aires-duque-boutique-hotel-em-palermo-soho/

E quem quiser mais dicas, digite Buenos Aires na caixa de pesquisa do meu blog, www.sweetestpersonblog.com que puxa todos os posts das minhas idas para lá, com muuuitas dicas de bares e restaurantes!

Abração em todos, vivo aqui no Viaje na Viagem!!