Reserve seu hotel pela internet

Da minha página Turista Profissional, publicada toda 3a. no caderno Viagem & Aventura do Estadão. Este post atualiza e substitui este aqui. Obrigado a todos os que deram pitacos!

comoreservar

Estimulado pelos feirões promovidos nas madrugadas e fins de semana pelas companhias aéreas, o brasileiro já aprendeu – e se habituou – a comprar passagens pela rede. Pouca gente, no entanto, se arrisca a dar o próximo passo: reservar hotéis online.

De fato, ainda existem algumas barreiras. No Brasil, são poucos os hotéis e raríssimas as pousadas que aderiram ao sistema. Muitos sites de reservas e a maioria das resenhas de consumidores estão em inglês.

Para reservar hotéis no exterior, porém, a internet é imbatível: você encontra as melhores ofertas e reserva com segurança. A boa notícia para nós é que já há sites internacionais com páginas e atendimento em português.

Mesmo se o seu inglês não for 100%, antes de fechar negócio pesquise as resenhas do hotel escolhido no TripAdvisor.com.br. Procure palavras que descrevam problemas objetivos – “overbooking”, “dirty” (sujo), “noise” (barulho), “mold” (mofo). Se não encontrar, e a média de nota for boa, reserve com tranqüilidade.

BOOKING.COM
Foi primeiro a oferecer interface em português. Suas resenhas – escritas apenas por quem já se hospedou nos hotéis – são simplificadas e fáceis de entender por quem não domina o inglês. Salvo em ofertas excepcionais (leia sempre as condições de venda), nada é debitado na reserva. Tem atendimento telefônico no Brasil.

HOTEIS.COM
Recentemente abriu um site voltado ao público brasileiro. Dos internacionais, é o mais fácil de navegar – e, além de resenhas próprias (feitas por clientes que necessariamente fizeram a reserva pelo site e se hospedaram no hotel), traz links para as resenhas de cada hotel no TripAdvisor (que é do mesmo grupo). Não cobra taxa de cancelamento. Tem um 0800 no Brasil.

VENERE.COM
Bom para achar hotéis básicos na Europa. Traz mapinhas que facilitam a busca por bairro. A classificação dos hotéis reflete o estilo de viajar do europeu, que não se importa com quartos pequenos ou banheiros antiquados, mas preza a localização. Não há débito na reserva.

HOTWIRE.COM
Quer ficar em hotéis 4 estrelas pagando diária de 2 estrelas? Este site vende quartos ociosos a preços que os hotéis não têm coragem de divulgar em seus sites. A reserva é feita no escuro: você escolhe por categoria e localização aproximada, e só vai saber qual o hotel depois da reserva concluída (e das diárias debitadas no seu cartão, sem possibilidade de reembolso).

PRICELINE.COM
Oferece uma maneira pouco ortodoxa de reservar hotéis: por leilão. É preciso informar um endereço nos Estados Unidos ou no Canadá (pode ser o de um amigo, ou de um escritório da sua empresa). Você escolhe cidade, região e categoria de hotel, e faz um lance pela diária. Se for aceito, o débito é efetuado na hora (sem possibilidade de reembolso). Existe um site que ensina (em inglês) os macetes para fazer lances bem-sucedidos: é o biddingfortravel.yuku.com.

CONSOLIDADORES
Armado de paciência e perseverança, você pode achar barbadas em sites como gtatravel.com, asiarooms.com, lastminute.com, travelzoo.com, wotif.com, ratestogo.com e octopustravel.com.

MUNDI.COM.BR
Metabuscador brasileiro que cruza ofertas de diversas agências (e alguns consolidadores). É especialmente bom para localizar hotéis e pousadas do Brasil que já aderiram à reserva online.

HOTELSCOMBINED.COM
Melhor metabuscador estrangeiro; busca diárias em todas as agências convencionais e em inúmeros consolidadores.

KAYAK.COM/HOTELS
É o único que pesquisa simultaneamente no Priceline.com e no Hotwire.com.

HOTÉIS-BUTIQUE
Entre em sites especializados como TabletHotels.com.br, Mr. and Mrs. Smith.com, DesignHotels.com e i-Escape.com.

NO SITE DO HOTEL
Antes de bater o martelo, não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site. Algumas tarifas podem ser melhores do que as negociadas com agências e consolidadores.

239 comentários

Olá a todos, sem dúvida este post é para ser guardado com todo carinho, riquissimo em informações e dicas…Uso o booking e as resenhas do trip, mas depois de ler o post, vou me aventurar em outros sites de reservas. Lembrei com saudades do capitulo do livro “viage e na viagem” com quem aprendi os passos para efetuar buscas e reservas pela web. A proposito, mantenho um cartão internacional com limite baixo para utilizar nas reservas pela internet.

Riq, para hoteis semi-independentes urbanos no Brasil, pode ser utilizado o site da CMNET. Seguem o estilo Booking.com, e agregam várias redes também (Accor, Atlantica), mas também incluem muitos outros hoteis que não são afiliados a nenhuma delas. É o mais completo do gênero que já encontrei.

Acho que o legal mesmo é pesquisar em todas as opções citadas, até chegar a melhor opção. Filtra pelos reviews do venere, tripadvisor e booking as opcoes mais recomendadas, depois começa a fuçar em todos pra ver quem oferece o menor preço. Depois vai no site e vê se eles não fazem mais barato.

Antes de fechar, passa no forum do pessoal aqui e talvez no do tripavisor (que é muito bom também) para ver se alguém tem algum opinião.

Isso tudo, claro, tendo visitado antes o hotwire e procurado por opções com super promoções que “quase” dá pra saber qual é o hotel com uma ajudinha da nota do tripadvisor. 🙂

Dá muuuito trabalho, mas acho que vale a pena: vc tem muita chance de ficar num lugar bom, e com o melhor preço.

Conheço quase todos os que voce relacionou e gosto muito mesmo é do booking.com. Uso muito quando viajo para fora do Brasil para obter informações mas nunca fiz nenhuma reserva através dele.

Ric voce conhece o site https://www.malapronta.com.br ? Conheci há alguns meses atrás quando pesquisava hotéis em Porto Alegre. Não cheguei a fazer a reserva porque desisti da viagem. Na época, eles estavam começando e hoje entrei no site e já tem muito mais hotéis em diversas cidades do Brasil. Tomara que dê certo. Sinto-me órfã quando procuro um hotel no Brasil. São tantos os sites e todos tão incompletos…

Reservei NY para outubro através do Expedia depois das dicas da Carla Idas e Vindas. Agora estou na expectativa de tudo correr bem, como acontecido com a Carla e o Arnaldo.

Para contribuir, já usei o venere, sem problemas nenhum, inclusive usei de novo a pouco tempo pra reservar hoeteis na viagem dos meus pais…

Vou aproveitar para explorar o conhecimento dos trips… é meio off topic, mas queria algumas dicas de fortaleza e arredores… Vou para lá em outubro para um congresso de 7 a 10 e gostaria de aproveitar para esticar do dia 10 a 13 em alguma praia próxima. A minha primeira questão é decidir qual.. estou pensando em jericoacoara ou Canoa quebrada e gostaria de informações (se possível um comparativo) destas praias em relação à ambiente, público frequentador, atraçoes e opções. Desde já Obrigado!!!!

    Sandro
    3 noites e 4 dias : prefiro Jeri : é mais longe , mas mais bonita e com boas pousadas, passeios e restaurantes.

    Sandro, Jeri é mais “cool”, mas, ao contrário do Wander, acho longe demais para 3 dias. Você vai levar entre 4 horas e meia (de jipe) a 7 horas (de ônibus) para chegar.

    Canoa é mais rústica, mas é linda, simpática e animada. Quem fica por lá aproveita muito mais do que quem simplesmente vai passar o dia. Aproveite para fazer o passeio de bugue até a Ponta Grossa, que passa em revista as falésias mais bonitas do Brasil — mas que só pode ser feito por quem está em Canoa na hora certa da maré baixa do dia.

    Viva Ricardo

    Nos de Canoa Quebrada , agradecemos sua indicaçao e aproveito para dizer que com suas dicas de reservas de hoteis em on line ja consegui inclusive ter no site de nossa pousada a reserva on line como voces podem ver no link abaixo usando o e-reserve.

    https://www.pousadalatitude.com.br/reservapousada.html

    Voce esta facilitando a vida dos turistas e tambem dos donos de hoteis e pousadas

    Olá Marta!
    Ficamos felizes que estão contentes com o e-Reserva.
    Qualquer coisa estou à disposição.
    Abraços

    Valeu!!! Acho que Jeri é melhor mesmo, mas não vou ter muito tempo pra aproveitar… ainda não decidi totalmente, mas devo ficar com Canoa Quebrada… só estou com um pouco de receio de ser um pouco muvucado demais, tendo em vista que pretendo estar lá no feriadão de 12 de outubro. Vou continuar pesquisando!! Obrigado!!

    Só para acrescentar, Ricardo… acabei de fazer a reserva em Canoa Quebrada na POusada Tranquilandia (sua indicação em outro post que eu achei vasculhando o site!!) Depois eu conto como foi!! Brigadão, boa viagem pro México!!!

Usei o Priceline (mas não como leilão, apenas para reservas “normais”) e foi muito bom. Não tive problemas e os hotéis estavam todos reservados e pagos quando eu chegava ao meu destino.
Depois de ler a dica do Pato Econômico, usei o Hotwire pra reservar um hotel em Bruxelas. Consegui um 4 estrelas por $65.00 a diária. O hotel reservado foi o Crowne Plaza e fiquei super satisfeita com o resultado. Ainda não fui a Bruxelas (a viagem é daqui 25 dias!) e na volta prometo postar sobre.
Para reservar o hotel de Londres usei o Booking.com e também fiquei satisfeita com a reserva.

    Francelli
    Ja fiquei no Crowne Plaza de Bruxelas ( reservei no Priceline em 2006). Muito bom o hotel, mas nao e no centrao. Nos estavamos de carro, mas acho que tem metro quase que embaixo do hotel. Boa viagem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito