Reserve seu hotel pela internet

Da minha página Turista Profissional, publicada toda 3a. no caderno Viagem & Aventura do Estadão. Este post atualiza e substitui este aqui. Obrigado a todos os que deram pitacos!

comoreservar

Estimulado pelos feirões promovidos nas madrugadas e fins de semana pelas companhias aéreas, o brasileiro já aprendeu – e se habituou – a comprar passagens pela rede. Pouca gente, no entanto, se arrisca a dar o próximo passo: reservar hotéis online.

De fato, ainda existem algumas barreiras. No Brasil, são poucos os hotéis e raríssimas as pousadas que aderiram ao sistema. Muitos sites de reservas e a maioria das resenhas de consumidores estão em inglês.

Para reservar hotéis no exterior, porém, a internet é imbatível: você encontra as melhores ofertas e reserva com segurança. A boa notícia para nós é que já há sites internacionais com páginas e atendimento em português.

Mesmo se o seu inglês não for 100%, antes de fechar negócio pesquise as resenhas do hotel escolhido no TripAdvisor.com.br. Procure palavras que descrevam problemas objetivos – “overbooking”, “dirty” (sujo), “noise” (barulho), “mold” (mofo). Se não encontrar, e a média de nota for boa, reserve com tranqüilidade.

BOOKING.COM
Foi primeiro a oferecer interface em português. Suas resenhas – escritas apenas por quem já se hospedou nos hotéis – são simplificadas e fáceis de entender por quem não domina o inglês. Salvo em ofertas excepcionais (leia sempre as condições de venda), nada é debitado na reserva. Tem atendimento telefônico no Brasil.

HOTEIS.COM
Recentemente abriu um site voltado ao público brasileiro. Dos internacionais, é o mais fácil de navegar – e, além de resenhas próprias (feitas por clientes que necessariamente fizeram a reserva pelo site e se hospedaram no hotel), traz links para as resenhas de cada hotel no TripAdvisor (que é do mesmo grupo). Não cobra taxa de cancelamento. Tem um 0800 no Brasil.

VENERE.COM
Bom para achar hotéis básicos na Europa. Traz mapinhas que facilitam a busca por bairro. A classificação dos hotéis reflete o estilo de viajar do europeu, que não se importa com quartos pequenos ou banheiros antiquados, mas preza a localização. Não há débito na reserva.

HOTWIRE.COM
Quer ficar em hotéis 4 estrelas pagando diária de 2 estrelas? Este site vende quartos ociosos a preços que os hotéis não têm coragem de divulgar em seus sites. A reserva é feita no escuro: você escolhe por categoria e localização aproximada, e só vai saber qual o hotel depois da reserva concluída (e das diárias debitadas no seu cartão, sem possibilidade de reembolso).

PRICELINE.COM
Oferece uma maneira pouco ortodoxa de reservar hotéis: por leilão. É preciso informar um endereço nos Estados Unidos ou no Canadá (pode ser o de um amigo, ou de um escritório da sua empresa). Você escolhe cidade, região e categoria de hotel, e faz um lance pela diária. Se for aceito, o débito é efetuado na hora (sem possibilidade de reembolso). Existe um site que ensina (em inglês) os macetes para fazer lances bem-sucedidos: é o biddingfortravel.yuku.com.

CONSOLIDADORES
Armado de paciência e perseverança, você pode achar barbadas em sites como gtatravel.com, asiarooms.com, lastminute.com, travelzoo.com, wotif.com, ratestogo.com e octopustravel.com.

MUNDI.COM.BR
Metabuscador brasileiro que cruza ofertas de diversas agências (e alguns consolidadores). É especialmente bom para localizar hotéis e pousadas do Brasil que já aderiram à reserva online.

HOTELSCOMBINED.COM
Melhor metabuscador estrangeiro; busca diárias em todas as agências convencionais e em inúmeros consolidadores.

KAYAK.COM/HOTELS
É o único que pesquisa simultaneamente no Priceline.com e no Hotwire.com.

HOTÉIS-BUTIQUE
Entre em sites especializados como TabletHotels.com.br, Mr. and Mrs. Smith.com, DesignHotels.com e i-Escape.com.

NO SITE DO HOTEL
Antes de bater o martelo, não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site. Algumas tarifas podem ser melhores do que as negociadas com agências e consolidadores.

239 comentários

Oi Ricardo, bom dia desde Espanha. Nao encontro seu email e preciso falar com vc porque tem outro buscador novo para Brasil, eu axo que vai gostar.

Desculpas meu portugues mais sou espanhola. Obrigada pela resposta, Vanessa

Eu li uns relatos sobre isso no site do Road Warriors, da CNN (em inglês). Li três relatos sobre isso há uns meses atrás, pelo editor do site, para ser mais exato.

A recomendação-padrão é:
(1) preferir sites que fazem apenas bloqueio (ex. Booking.com), e não débito, a menos que sejam confiáveis e conhecidos.

(2) em caso de dúvida, entrar em contato com o hotel e tentar confirmar a reserva. Atenção: certos hoteis de rede (HDI por exemplo) não fazem isso pois as reservas são administradas por uma central internacional e só “caem” no sistema do hotel com poucos dias de antecedência do check-in.

(3) em caso de problemas, deixar logo claro para a recepção que o problema é deles, e que você quer um quarto o mais rápido possível. Nos países desenvolvidos, com clientes mais combativos – judicialmente – do que no Brasil, essa atitude pode acelerar a pronta resolução do caso.

    É, eu também acho que certos cuidados devem ser tomados. Eu sempre prefiro reservar de um site com “pés físicos” fincados no Brasil, a não ser que o desconto em outro site seja tão grande que torne suportável o maior risco. Mas os relatos sobre boas e más experiências com os sites de reservas vão nos ajudando a formar uma lista dos que são e dos que não são confiáveis, permitindo avaliar melhor o risco.

RIQ, tens por acaso conhecimento de uma reserva internacional ter sido feita (e paga) e algum destes ou outros sites, mas na realidade o hotel não “encontrar” a reserva?

O meu maior temor em fazer reservas internacionais pela internet (confesso que há um tanto de pé atrás típico de advogado…) é chegar no hotel e ele não ter a reserva e eu perder o dinheiro eventualmente já debitado/pago. Nesse caso, não havendo a quem acinar no Brasil, ficaria quase impossível se ressarcir.

Não podemos esquecer que a internet aceita tudo e que um site com boa aparência e com boas ofertas – por si só – não é garantia de compra segurança.

Minha irmã já teve uma péssima experiência com o site eDreams. Houve um cancelamento sem aviso prévio e não devolveram a ela o dinheiro debitado. Ela não pode fazer nada contra isso porque a empresa dona do eDreams está sediada apenas no exterior.
O importante é a seriedade e a reputação da empresa que está por trás daquele atendimento virtual, e é por isso que pergunto sobre eventuais problemas já acontecidos.

De todo modo, eu sugeriria dar preferência a compras em sites que têm representação física no Brasil, para o caso de precisar acioná-lo por algum motivo. Sempre é bom pegar o endereço e o telefone no Brasil.

E acrescento que já encontrei ótimas tarifas de hotéis também no site da CVC, no HDN e no MMTGapnet.

    Dionísio, esses sites me parecem bastante confiáveis. Posso citar experiência em váiras reservas com o venere em 2006 na itália e agora em 2009 na espanha e itália. A vantagem do venere é, como alguém já coocou ali em cima, não debitar nada no cartão de crédito, o nº consta só para garantia no caso de no-show. Em 2006 reservei pelo venere hoteis em milão, firenze, e costa amalfitana, tudo funcionou perfeitametne. Agora em 2009 reservei para osmeus pais que até agora não reclamaram (estão no meio da viagem!!!)
    Ah… outra coisa boa do venere é que após a estadia é recebido por e-mail um formulário para, ou seja, quem faz o review hospedou-se efetivamente no hotel.

    Sandro, muito bom este teu relato. Obrigado.

Já usei todos essas menos o Hotwire, mas depois de todas as boas experiências relatadas, vou experimentar da próxima vez. Reservar no “escuro” e ver o que dá!

Riq, pra mim tanto aqui quanto no exterior (em 2007) uso Booking. Ao fazer a comparação com outros sites achei diferença nas tarifas. Não sei se foi coincidência…

Realmente, faz falta esse tipo de site no Brasil ! Ric, seguindo a opinião do GUstavo, gostaria de sugerir que vc liderasse uma campanha pros viajante brasileiros escreverem resenhas dos hoteis em que ficam pelo mundo!!! Parabéns pelo post! Massa !

Olá Riq!!!!
A minha viagem já resolvi, viu??? vamos curtir o inverno em Amsterdam e Barcelona. Ótimo!!!!

Mas ser jornalista é assim, as pessoas vivem perguntando as coisas pra gente, então lá vai…

Tenho um casal de amigos que sai em lua de mel no finalzinho de março. Quais as dicas pra eles???? Bom, naquele esquema BBB, tá? Ah! Eles a-do-ram uma praia!

bjos e parabéns pelos blog/coluna! São parada obrigatória pra quem quer viajar com mais acertos do que micos!

    Março na praia — finzinho do verão no Nordeste. Rota Ecológica é uma boa. Ótimo também para Santa Catarina — pousadas vazias, bons preços, tempo melhor do que no alto verão.

    BBB, Buenos Aires sempre.

    Praia BBB no exterior em novembro? Dá pra ver o que as operadoras oferecerem pro Caribe, mas ainda será temporada de furacões na maioria dos lugares e, fora da rota dos furacões (ARuba-Curaçao-Los Roques) é a época menos seca, sujeita a chuvas.

    OI RIQ,

    ELES VÃO VIAJAR FINAL DE MARÇO… ESSAS DICAS NO EXTERIOR SÃO PRA MARÇO OU NOVEMBRO????

    BJO

    haha, errei, desculpe, NÃO PRECISA GRITAR :mrgreen:

    Março é ótimo pra todo o Caribe também. Mas os preços não são muito baixos não, porque é alta estação entre o Réveillon e a Páscoa 🙂

    GRITEI NÃO RIQ, É MANIA DE BAIXINHA QUERER PARECER MAIS ALTA, NEM QUE SEJA NA CAIXA, SÓ…HAHAHAHAHAH!!!!!

    VALEU MESMO!

    ÓTIMA SEMANA!

Já contei no post anterior, o da enquete, mas vou acrescentar aqui também. Usei esses dias pela primeira vez o Priceline e logo na minha estréia já arrisquei a modalidade “leilão”. Confesso que a princípio achei muito louca a idéia de reservar um hotel sem saber exatamente qual seria, mas fui seduzida pela possibilidade de descontos incríveis e foi o que aconteceu. Consegui reservar o Mondrian, em South Beach, pela metade do preço normal para o período. E olha que antes de ler o post do Riq eu nem imaginava que isso poderia existir!

Minha estratégia foi dar uma boa lida no http://www.betterbidding.com (achei melhor que o biddingfortravel) e selecionar apenas hotéis 4*. Decidi que, já que não vou escolher o hotel, que pelo menos seja um de categoria… Não é uma garantia, mas é um indicativo de que não vai ser um horror de hotel…

Agora estou a procura de um hotel em Key West, mas lá está difícil. As ofertas que fiz no Priceline foram todas rejeitadas e agora o preço já está muito próximo do que eu pagaria se reservasse diretamente o hotel que estou querendo (Casa Marina), eu acho que para compensar o fator “surpresa” do sistema, o desconto tem que ser realmente incrível. No Hotwire, as ofertas são poucas para o período (apenas dois hotéis em Key West e apenas um deles é 4*, sem avaliação do Trip Advisor) e também não está com um preço ótimo. Mas vou esperar um pouquinho já que o Ernesto disse que lá os melhores descontos a gente consegue algumas semanas antes da viagem e a minha é só em dezembro…

Riq, pouporri de consolidadores de hotéis nota 1.000!
Eu já pesquisei em quase todos, mas confesso que adoro o booking pela facilidade de entender tudinho! Fora que as resenhas (as minhas, pelo menos) são sempre publicadas direitinho!
Mais um post para os favoritos! Brigadim :mrgreen:

Uso com frequência o http://www.venere.com para realizar as reservas e faço todas as pesquisas de preço no http://www.Kayak.com , gosto do Venere por ser somente reserva e poder cancelar sem custo até 48h antes, o que é uma grande praticidade.
Não existe milagre, sempre pesquiso a qualidade do hotel antes no TripAdvisor e também tento colocar minhas opiniões lá, algo que a todos deveriam fazer e ajudar aos próximos viajantes terem surpresas desgradáveis.
BOA VIAGEM A TODOS!!!

    Gustavo, acho que vc tocou num ponto interessante. A maioria das pessoas nao coloca os reviews no tripadvisor. Confesso que a única viagem que coloquei coisa lá foi a ultima viagem que fiz a Buenos Aires.
    Rola muita preguiça, e a gente as vezes faz as recomendacoes aqui no blog, mas acho muito importante colocar os reviews lá. O tripadvisor e blogs afins só são tão fortes quanto a nossa disposição de alimentar-los.
    abraços!

    Gustavo e João, é verdade. Eu mesmo nunca inseri minhas opiniões no TA e afins. Vou passar a contribuir.
    Abraços!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito