Rio 2016: ouro para este vídeo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Não conhecia este vídeo do Rio feito para a disputa da sede das Olimpíadas de 2016. Cheguei nele depois de um tuíte da MaWa. Adorei. Tô fazendo figa. Esta pode ser a Olimpíada mais bonita de todos os tempos.

36 comentários

Dri - EveryWhere

Nossa... emocionante!!
Sera que dessa vez o projeto sai do papel?!
Bem, se a Africa do Sul vai ser host da copa (?!) por que nao o Rio pras Olimpiadas, certo?
Esse video eh de arrepiar, heim?
Abs
Dri Miller

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Ficou tudo muito asséptico. Senti falta de umas balas tracejantes para dar um toque maior de realismo ao vídeo.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Pode ser bom como for: depois do pan, dá medo imaginar o que seria uma Olimpiada por aqui...

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Agora a sério. O Rio é lindo. O brasileiro é ótimo. Ruim é saber que o ouro, além de ir para os melhores atletas, também vai migrar para bolsos escusos.

Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

O RIO, decididamente, tem muitos inimigos, impressionante a quantidade de torcedores CONTRA.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Concordo!
O Rio é lindo, seu povo é maravilhoso, será uma festa inesquecível.
Eu ainda tenho esperanças em um mundo ideal, mais generoso, mais companheiro, mais caridoso e mais justo.

jpsoares
jpsoaresPermalinkResponder

O Rio merece! Fico a torcer para que SIM!

Babi
BabiPermalinkResponder

Independente de qualquer coisa, o Rio é a cidade mais linda do mundo #fato

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Lindo mesmo!!!

Sabe o que eu mais curti no filme? Não tinha NENHUMA favela. Sensacional! Será que faz parte do projeto? wink

(Ah, também adorei o projeto da "praia olímpica exclusiva aos atletas"...)

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Amei o video... e também fico na torcida.
Mas a gente sempre fica com medo de algo ruim acontecer e trapalhar ainda mais nossa imagem mundo a fora.
mas com certeza seria uma maravilha!!!
Esse nosso Brasil tão lindo!!! Só falta melhor o social e a violencia... smile
Obrigada por dividir com a gente esse achado!

Cristiano
CristianoPermalinkResponder

Bem, vamos lá! Seguinte: Concordo com os que disseram que temos muitos problemas. Peraí; Pequim não tem? Athenas não? Sidney? Atlanta? Estes lugares são perfeitos? Não tem violencia? Corrupção? Problemas? Háaa, sim, eles também tem, e em alguns casos mais que a gente! Então porque se fazer uma olimpiada num lugar com problemas? Háaa sim, para chamar a atenção do mundo para cá, atraindo mais investidores, aumentando e massificando o turísmo, mostranto pro mundo que a capital do Brasil não é Buenos Aires e que aqui vai muito além do que aquele filme (turístas). E outra, quando se assume o risco de se fazer uma olímpiada, ou vc faz o dever de casa, ou você faz. Não existe outra opçãp, por isso são dadas tantas garantias de todos os níveis de governo, senão o direito é passado pra outra cidade, e sabe quando isso aconteceu? NUNCA! E quanto os vídeos, é isso mesmo, tá ótimo, ou quando você recebe visita na sua casa você fica mostrando os problemas da construção, evidencianso os móveis quebrados? Pelo contrário, pra visita a gente mostra o melhor, afinal queremos que ele volte, e entre a gente sabemos bem o que precisa ser feito. O que não dá é pra gente ficar dizendo pro mundo, olha gente, como temos problemas, como somos incapazes, melhor até que nunca mais venham aqui, aliás, apaguem nossa cidade do mapa, e aproveitem, e apaguem nossopaís tbm. Nãaao! Pelo contrário, temos que erguer a cabeça e dizer, temos problemas sim, como todo mundo, e vamos resolver, mas deixa isso com a gente, o que interessa pra vocs (mundo), é o que temos de bom, venham, nos conheçam, gastem aqui.
Enfim, sou um extremo torcedor do RIO2016, e antes de finalizar, os que escreveram contra acima, moram no Rio? Háa, porque eu moro e QUERO muito que ele venha pra cá, não quero entregar assim de bobeira pra Chicago, Madri e Tókio. EU QUERO!
Um abração a todos e é isso aí, vamos debater!

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Assino embaixo do Cristiano. Só pq aqui temos corrupção não significa que não podemos fazer uma olimpíada decente. O problema do Brasil é que a gente tem tanta coisa errada que quando algumas coisas boas aparecem todo mundo fica com o pé atrás.
Eu posso dizer que sinto diferença no que o Pan2007 trouxe pra cidade, afinal das contas moro na Vila do Pan, um lugar onde munda gente fala mal mas não conhece. Quem conhece sabe como é bom morar aqui. Mas quem nunca nem viu como é isso aqui dentro diz até que os prédios vão cair. smile
Todos dizem que o Pan foi um fracasso. Mas porque? Pro resto do mundo não ficou essa imagem. Talvez nossa lastimáveis "autoridades" não tenham aproveitado a oportunidade de fazer algo mais duradouro e consistente com os investimentos que rolaram, mas definitivamente não dá pra dizer que o saldo foi negativo.

Eu também estou na torcida. Torço MUITO para a Olimpíada vir para o Rio.

Abraços,

Ricardo Freire

O Pan não foi um fracasso, não, João. O Pan é um mico em si mesmo; não é um torneio importante, porque é esnobado pelos Estados Unidos e pelo Canadá. Não atrai turistas: ninguém se mobiliza para ir a um Pan, só jornalistas e atletas, talvez familiares.

O Pan serviria só para habilitar o Rio à Olimpíada e o Brasil à Copa. E passamos no teste. A festa, apesar de desimportante, foi linda -- e segura.

O ponto negativo do Pan é que, na ponta do lápis, não vale a pena fazer tudo o que se fez (e se roubar tudo o que se roubou) para um evento-mico.

Os gastos e a estrutura construída para o Pan só se justificarão numa Olimpíada -- este sim, um evento que pode transformar uma cidade para sempre (vide Barcelona e Pequim).

André Lot
André LotPermalinkResponder

Olha, Copa do Mundo até pode passar, o esporte é pra lá de popular, e as obras e benefícios (lícitos e infelizmente ilícitos também) beneficiarão todo o país, de Manaus a Porto Alegre a Natal. O problema é a conta, que começou em R$ 19 bilhões e já está em R$ 72 bilhões (trem bala incluso).

Agora Olimpíadas, além de ser concentrada em uma única região metropolitana só (Rio, mas poderia ser São Paulo, Brasília, Fortaleza etc.), apresentam um risco muito mais de geração de elefantes brancos. E imagino que sem penalizar severamente a vida dos moradores locais e visitantes habituais de negócios, o Rio de Janeiro não tem "gordura" sobrando em termos de capacidade de transporte, hospitais, hospedagem etc.

Organizar hospedagem e logística para 64 partidas idênticas (2 horas de duração), em 12 cidades diferentes, durante 1 mês é uma coisa. Organizar a logística de 400 ou mais competições em 15 dias necessitaria de "fechar" o Rio em quase tudo que não fosse a Olimpíada: aulas, serviços públicos não-essenciais. Já interromperam aulas, até de faculdades se não me engano, durante o PAN para "aliviar" o trânsito. Sem falar nos elefantes brancos (um problemão em Athenas, falta dinheiro para manutenção etc.)

Que fique claro: eu não tenho nada pessoalmente contra o Rio. Já fui lá várias vezes, sempre sozinho e de carro. Não compro o rótulo de cidade mais bonita (as favelas empobrecem - com o perdão do trocadilho - a experiência de visitar o Rio, ficam à vista de qualquer lugar legal que vc vá exceto a praia da Barra da Tijuca as praias dos extremos pra lá do Recreio dos Bandeirantes). Só não acho um bom investimento jogar outros tantos bilhões lá. De certa forma, Pequim estabeleceu um parâmetro de comparaçao pra lá de alto em termos de instalações, custos etc. Se em 2016 a gente fizer jogos mais "modestos", vai passar uma impressão de decadência relativa (mais ou menos como a Copa da África está se apresentando em relação às duas anteriores na Alemanha e Japão/Coreia).

luiz
luizPermalinkResponder

Nao vi no video as favelas, os traficantes armados ate os dentes e as balas perdidas.

O video é uma farsa!

Mas mesmo assim torço pelo Brasil, a olimpiadas amenizará os gastos do pan e da copa. Fechando o ciclo de publicidade necessarios para o Brasil entrar no de vez no caminho ao desenvolvimento.

Ricardo Freire

Eu não asssiti ao vídeo de Madri, mas acredito, intuo, tenho um palpite, de que provavelmente eles não tenham tocado no assunto terrorismo basco, nem mostrado os maus tratos a turistas latino-americanos na imigração.

Twitter Trackbacks for Rio 2016: ouro para este vídeo « Viaje na Viagem [viajenaviagem.com] on Topsy.com

[...] Rio 2016: ouro para este vídeo « Viaje na Viagem www.viajenaviagem.com/2009/08/rio-2016-ouro-para-este-video – view page – cached #Viaje na Viagem RSS Feed Viaje na Viagem Atom Feed Viaje na Viagem » Rio 2016: ouro para este vídeo Feed de comentários Viaje na Viagem Bem-vindos à primeira escala dessa nova viagem Charada da 6a.: falésia — From the page [...]

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Riq
não me leve a mal. Torço para o Brasil e principalmente para que o turismo se desenvolva por aqui. Nós como viajantes queremos aproveitar o que nosso país nos oferece tão bem quanto lá fora. Mas o vídeo é uma peça publicitária. Foi a primeira coisa que me chamou a atenção, o que fizeram com as favelas, apagaram no photoshop ou outro software? Acho sensacional que todas essas melhorias cheguem a cidade para que ela possa sediar as olimpíadas, mas muitos problemas estruturais que Madrid, Atenas e Barcelona não têm, também precisam ser resolvidos.

Ricardo Freire

É claro que o vídeo é uma peça publicitária, Georgia.

Cada cidade fez o seu.

Nenhuma mostrou suas mazelas.

Não é que se trate propriamente de um segredo que o Rio tem favelas, gente pobre e problemas de segurança. Tem uns filmes por aí com esse tema que fizeram algum sucesso recentemente, entende?

Daniel Guimarães

Todas as favelas aparecem no vídeo, nenhuma foi apagada, mas claro, não se deu destaques a elas, até pq nenhum esporte será sediado em uma...

O que muita gente de fora do Rio pensa é que toda encosta na cidade tem favela, o que é um grande erro, tirando a Rocinha, as maiores favelas do Rio são planas e longe da zona turística...

Quanto ao vídeo, Chicago não pôs no seu vídeo sua South Side e seus 1000 homicídios em 2008 (a imprensa americana nem de nenhum outro país fica mostrando mazelas para fora que nem a nossa).

O Rio tem sérios problemas de violência, mas geralmente, eles acontecem em bolsões de pobreza, sobretudo na Zona Norte da cidade.

Acho que as pessoas poderiam conhecer um pouco da cidade antes de sair escrevendo um monte de besteiras.

E, aos críticos, o Rio ganhou com todos os méritos.

Mariana "de Toledo" _ @merel

Chorei um pouquinho.

:õ)

Minha cidade!!!
Fiquei tentando achar meu prédio. grin

O vídeo é lindo, faz seu papel de venda super bem (QUE LOCUTORA!), e as Olimpíadas seriam um presente para o Rio e para o Brasil.

(Ó, e não vou me dar ao trabalho de ler os comentários negativos. Duas janelinhas, a do pessimismo e a do otimismo, o meu check vai na segunda opção.)

beijoca.

Beto
BetoPermalinkResponder

É impressionante o culto ao fracasso, né? Lembro sempre do Tom (Jobim), vaiado ao lado do Chico (pasmem!) em pleno Maracanazinho. Nefastos, vão se catar!

Marcel Alcantara

Totalmente otimista. Vai ser no Rio a olímpiada de 2016.
Madri: ponto fraco, ameaça de terrorismo.
Chicago: ponto fraco, alto custo do projeto.
Tóquio: ponto fraco, já foi sede dos jogos e acabamos de ter uma olímpiada na Ásia.

Ricardo Freire

Não estou tão otimista assim, mas acho que pela primeira vez a cidade tem alguma chance real.

O mais incrível é que, com o mundo de cabeça pra baixo, o timing parece perfeito: desta vez, o país pobre é o que está com a economia mais dinâmica e menos afetada pela crise.

Acho que o maior problema para o Rio, depois dos índices de violência, é o fato de o Brasil já ter garantido a Copa dois anos antes, e ficar exagerado sediar os dois eventos mais importantes do mundo na seqüência. Para a organização do evento, porém, esse seria um fator positivo; algumas obras poderiam ter sinergia.

Vamos saber logo: 2 de outubro já está quase aí...

Jorge Bernardes

Eu estou surpreso com o que ando lendo na imprensa internacional ultimamente... O Brasil anda tão fotogênico na "foto" da mídia internacional que já colocam o Rio como favorito... Vamos torcer muito!

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, adorei o video !! Ficou a cara do Rio, galera na praia, jogo no Maraca, mar, montanhas e o visu lindo da Baia de Guanabara com Pão de Açucar e o Cristo Redentor. Também faço figuinha, pois acho que será uma festa linda e os cariocas receberão todos de braços abertos.

Fiquei na cidade durante o Pan, transitei pra cima e pra baixo sem problemas de trânsito, passei na frente da Vila Olímpica, comentei aqui inclusive que estava tudo tranquilo. O COB foi organizadíssimo.
O Pan foi em julho durante férias escolares e não houve nenhuma alteração no calendário de universidades e escolas.

Acho que Olimpídadas 2016 no Rio, será excelente para turismo e serviços, vai gerar renda e empregos, portanto acho que é bom não só para o Rio, é bom para o Brasil. Vamos fazer uma vibe positiva como foi no Pan !

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Isso ae Majô concordo plenamente com você...não sei a visão do povo do Rio...mas aqui o pessoal adorou o pan!
Todo mundo acabou indo ver alguma prova de algum esporte e durante então o pessoal foi gostando mais ainda...
Eu me mudei pra copa no final de semana que começou o pan e a primeira vez que fui a praia estava com arquibancadas...bandeirinhas do Brasil...foi tão legal.
Acho que ia ser bem legal Olimpíadas aqui.

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Eu até hoje guardo as entradas dos eventos do Pan que fui... Fui à vários... A final do futebol feminino é inesquecível.
A cidade ficou linda, tudo era festa, é um clima maravilhoso.
Como nada é perfeito, lembro que na época os cambistas tomaram conta da venda de ingressos. Mas acho que no olimpiada o pessoal já vai ter aprendido com os erros do Pan.

Acho que estamos disputando com umas cidades sinistras, mas acho que temos um pouquinho de chance sim. smile

Andre Galhardo

Só vi o vídeo agora - sensacional! Dedos cruzadíssimos. E concordo com o Riq: o timing parece perfeito. Fora a falência dos ricos, é um absurdo tantas cidades americanas já terem sediado olímpíadas e a américa latina só uma, no Mexico em 68. Epa, se não me engano dois anos depois rolou uma copinha do mundo por lá, não? wink

Majô
MajôPermalinkResponder

Pois é, eu perdi a final do futebol feminino e o encerramento que achei ESPETACULAR !
Se tivermos Olimpíadas não perderei o encerramento e pretendo assistir a algumas provas wink

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Eu fui no dois! smile Também fui no volei, basquete, atletismo... Muito bom mesmo.
Se rolar a olimpiada, eu tiro férias e viro "torcedor profissional dos jogos olímpicos". rsrs

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Aqui em casa vamos todos entrar de férias.Imagina ver o atletismo,volei,basketbol,natação e etc.

Bora torcer pro Rio « Filigrana

[...] querido Riq fez este post com um video super bacana. Como nosso guru, acho que esta pode ser as Olimpíadas mais bonita de [...]

blog do giva
blog do givaPermalinkResponder

Ficou legal agora é so por em pratica

Graça Carvalho

Sou Portuguesa e senti uma grande emoção ao ouvir que o Rio será a cidade que recebe os jogos olímpicos ,Fantático !!!!!
Serão concerteza dos jogos mais bonitos de sempre . Parabéns o Rio e o Brasil serão merecedores de tão grande honra.

Geraldo
GeraldoPermalinkResponder

Olha o que recebi pela rede.
Não sei se confirmo.

Responder
|GERALDO FARIA para apoio
mostrar detalhes 16:54 (0 minutos atrás)

Repassando....


Parte 01 do GRANDE M.T.I.C. Movimento Todos Inchando a Cueca.
Porque Brasil? Porque Rio de Janeiro?
Haja cuecas verdes. Amarelas, azuis, beges, brancas, pretas, etc... para tanto dinheiro.
Com a presença de “personalidades”, (que não mostram oposição ao governo), como esportistas “antigos” que vivem colhendo restos de frutos daquilo que já fizeram, e agora tentam ou tentarão cargos políticos para manterem-se financeiramente, ou talvez virarem apresentadores ou ocuparem cargos públicos, como escritor, é isso mesmo escritor, o membro da academia brasileira de letras ( em minúsculo mesmo), o escritor Paulo coelho, pasmem Paulo coelho, o caroneiro de Castanheda e Raul. Ele mesmo, estava lá, POR NOSSA CONTA, fazendo parte da comitiva governamental, e como não tem nada de valor, nem a comentar, sugeriu, pasmem de novo, plantar bananeira. Prá quem consegur passar da terceira página de qualquer livro dele, isso deve ser o ápice.. O “rei do futebol” que até chorou, talvez por remorso, nem sabe se estará lá daqui a 7 anos e junto com o senhor que diz plantar bananeira, receberam homenagens póstumas. Praça rei da farsa, praça Coelho da bananeira. Não serei hipócrita em dizer que o país passa fome, que a maioria dos atletas passa fome. Sei que será lançado a “bolsa esporte olímpico”, serão inauguradas organizações não governamentais em apoio ao Rio 2016, que tem a maior bandeira internacional voltada para a prostituição, e talvez tenha sido o motivo da vitória. Dizer que o país se transforma em receber a olimpíada e esconder lixo sob o tapete.
Política , Política e Política. Políticos presentes, gozaram de emoção, já prevendo matéria para discursos á candidaturas a senadores ( aliás , prá que serve um senador no Brasil ?????? Porque não acaba. Seria LUCRO nacional), governadores, deputados. Todos que posaram para as fotos. Acreditam em estar eleitos.
Assim como Brasília, que o mesmo caminhões com areia entrava no canteiro de obras por quatro, cinco, até seis vezes, o gasto apresentado, após perícias e pesquisas, será em média 8 vezes maior que o real preciso, sem contar os valores CUECAIS. Será que o arquiteto de concreto sem verde vai desenhar mais uma obra faraônica, ou finalizará no super monstro branco ( dourado ) do governo das minas gerais, e que haja ouro, diamante e cachaça.
Descanse em paz Dercy não sei de quê, vc que viu este páis por mais de cem anos, por sorte não verá este absurdo assumido.
Saudades do Henrique, do vítima do Caçador de marajás, e até mesmo do senhor do bigode, antes de achar que virou dono da nação, e distribuiu à família.
Prato cheio para programas de entretenimento ajudarem quem precisa, apresentar “talentos” trapaceiros fundarem “clubes” de talentos.
Vamos esperar, se o país conseguir cobrir até 2016 todo o rombo existente, teremos uma espetacular cerimônia de imbecis chorando, se emocionado e sentindo-se grande, em engolir isso.
Talvez consiga comprar países, medalhas e jogadores externos, para não se tornar o vexame nacional.
E haja puta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar