Um pulinho em Bruges

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pelos canais de Bruges

Cidade-monumento, cortada por canais e pontilhada por belíssimos exemplares de arquitetura gótica, Bruges é um dos maiores ímãs de visitantes da Europa. Todo mundo quer dar um jeito de dar uma passadinha por lá. Vale a pena? Se a Bélgica estiver no seu caminho, claro que vale. Mas se o desvio no seu roteiro for muito grande, é melhor deixar para uma próxima. Bruges se esgota em poucas horas; é mais um passeio do que um destino. Conheça as melhores estratégias de visita.

O QUE VER

Frietmuseum

Evidentemente, é essencial fazer um passeio de barco pelos canais. Não descuide, porém, de algumas importantes atrações em terra firme. No caminho entre a estação de trem e o centrinho, procure o Begijnhof, uma espécie de convento para mulheres não-ordenadas, construído no século 13, que se espalha por casinhas brancas em torno de um parque. Na cidade, a Igreja de Nossa Senhora tem uma Madonna de mármore de autoria de Michelangelo. No capítulo curiosidades, ano retrasado foi inaugurado o Museu da Batata Frita (Vlamingstraat 33; €6). Apesar do aspecto de bufê de festa infantil, é um bom lugar para descobrir por que as batatas belgas são mais gostosas do que as outras (a saber: a escolha das variedades corretas; o uso de banha animal; o intervalo entre a pré-fritura e a fritura final). A melhor experiência gastronômica da cidade, claro, é almoçar a dupla moules-frites (mexilhões ao vinho branco e batatas fritas) num dos restaurantes da praça principal.

Begijnhof (ou Beguinage)

COMO BATE-VOLTA

Thalys

A maioria dos brasileiros que visita Bruges vem de Paris para passar o dia. Para quem não quer esquentar a cabeça com nada, um passeio organizado como este pode ser a pedida. Ir por conta própria pode ser mais barato e menos cansativo, já que os trechos entre Paris e Bruxelas são feitos em trem de alta velocidade. Compre com 120 dias de antecedência no site da SNCF francesa. (Faça duas simulações: primeiro, Paris-Bruges-Paris; depois, Paris-Bruxelas-Paris. Às vezes o trecho a Bruxelas está bastante descontado e vale a pena ser comprado separado; o trecho Bruxelas-Bruges-Bruxelas custa 28 euros ida e volta -- no fim de semana, 15 euros ida e volta -- e pode ser comprado no site da B-Rail ou mesmo na hora, porque os trens regionais belgas não exigem reserva de asssento.) A primeira etapa do trajeto, no trem rápido Thalys, dura 1h25 até a estação Bruxelles-Midi. Então é preciso fazer baldeação para um trem regional que leva mais uma hora até Bruges. Você não pode trocar os horários do Thalys, mas pode embarcar em qualquer trem regional do dia de validade da sua passagem. Se quiser, pode aproveitar a passada por Bruxelas e tirar uma hora para dar uma espiadinha na Grand’-Place (pegue o trem local -- sua passagem dá direito! -- e salte na estação Bruxelles-Central, que já é a parada seguinte).

Novidade: agora tem também um trem low-cost entre Paris e Bruxelas, o Izy, com tarifas desde 10 euros -- vale conferir. Saiba mais aqui.

Moules-frites

COM PERNOITE

Só passe a noite se você estiver em muito boa companhia e curtir sossego total: depois que os turistas do dia vão embora, a cidade morre. Para dormir numa pequena cidade gótica belga cortada por canais e que tenha alguma vida noturna, a solução é montar base em Ghent, que fica a meia hora de trem (exatamente na metade do caminho a Bruxelas). Veja sugestões de hotéis bem-localizados nas duas cidades aqui.

Gent

COMO PIT STOP

Maleiro

Na minha opinião, o jeito mais prático de visitar Bruges é fazendo da cidade um pit-stop de uma viagem de trem entre Paris e Amsterdã. Pegue um trem que saia antes de 8h e deixe suas malas na estação Bruxelles-Midi. Há armários automáticos de vários tamanhos – com instruções até em português –, além de um guarda-volumes operado por atendentes. Escolhendo este jeito de ir a Bruges, normalmente sai mais barato comprar os trechos separadamente: Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã em Voyages-sncf.com, e Bruxelas-Bruges-Bruxelas no guichê da estação. De Bruxelas a Amsterdã dá 1h50 de viagem.

Leia mais:

384 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rafael Jaccoud
Rafael JaccoudPermalink

Ricardo,

Em uma resposta logo acima você escreveu que "... acho BASTANTE complicado isso de chegar em Paris de trem e imediatamente pegar um carro para sair de Paris. "

Você poderia me dizer o motivo?

Obrigado! Suas dicas são muito valiosas!

Rafael.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hmm, examinando esse caso com calma nem seria tão complicado assim, porque o trem chega na Gare du Nord e há locadoras lá ou na Gare de l'Est, que está a apenas uma estação.

De todo modo, sair de Paris, mesmo com GPS, nunca é fácil ou rápido. O Périphérique pode estar congestionado. E me parece besteira perder meio dia na auto-estrada, tenso, para chegar ao ponto mais longe, quando dá para ir de trem, descansando, e pegar o carro só no destino.

Nathália Eko
Nathália EkoPermalink

Oi Ricardo, td bem? encontrei seu blog e vi que conhece bem os principais pontos turisticos belgas, tenho quase 2 dias pra ficar em bruges, mas queria visitar bruxelas.. Infelizmente anteriormente fui informada que ali só teria pra ver a Manneken Pis fountain e pensei em ficar apenas 1/2 dia por la, mas encontrei mais coisa e tenho receio de nao dar tempo de ver td! Agora estou em duvida, se paro em bruxelas vindo de paris, e dai vou pra bruges, ou se vou pra bruxelas saindo de bruges e indo pra amsterdan! Oq posso fazer pra aproveitar melhor meu tempo?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você vai fazer o esquema pit-stop, tanto faz. Apenas tenha o cuidado de pegar um trem cedinho.

http://viajenaviagem.t35.com/EUROPA/De%20Paris%20a%20Amsterda,%20com%20pit-stop%20em%20Bruxelas%20-%20Viaje%20na%20Viagem-%20Blogs%20viajeaqui.htm

Nathália Eko
Nathália EkoPermalink

Quero conhecer o Museu do Universo HQ, Manneken Pis Fountain, o Átomo, Grand Palace e Mini Europe (talvez)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acho que pro esquema pit stop você vai ter que abrir mão de alguma coisa.

Nathália Eko
Nathália EkoPermalink

E outra coisa, no site da Thalys eles enviam os bilhetes de trem por email, na raileurope só por sedex?? quero comprar essa semana, mas viajo dia 29... chegam a tempo??? =\\

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você sai de Paris, compre em http://www.voyages-sncf.com. Você vai retirar na estação com o cartão de crédito da compra.

Nathália Eko
Nathália EkoPermalink

Tenho várias, e várias perguntas hehe ! Estou hospedada prox. a estaçao porte d' orleans, queria saber qto tempo demora dali até a gare du nord?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Uns 45 minutos. Em Paris deve-se evitar ficar em qualquer "Porte" -- significa longe.

Nath Eko
Nath EkoPermalink

Obrigada Ricardo!! Vi sua mensagem apenas agora hehe Acabei comprando pela Raileurope.com.br (é de confiança né? hehe), eles vão enviar por sedex 10, chega aqui no PR em máx. 48h (veremos aí hehe).
Nossa, eu achei que de metro fosse demorar uns 20 min no máx hehe 45 é realmente LONGE!! hehehe Com relação a saída de Paris, decidi ir pra Brugges direto( Thalys 08:01 a.m)... Essa epoca amanhece por volta das 8:30a.m, é perigoso ir tão cedo para as estaçoes??

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não.

Diego Arelano
Diego ArelanoPermalink

Excelente! Quero ir pra lá!

Danielle
DaniellePermalink

Olá,

Queria algumas dicas...
Vou de paris a Amsterdã (4 dias) e me sobram 2 até retornar a Paris para pegar um vôo a madri. O que vc indica? Bruxellas - Bruges - gent? Onde ficar essas duas noites?
Como devo comprar os passes de trem? Qual site acha melhor?Deixo pra comprar algum na hora?

DDesde já agradeço pelas dicas,
Danielle

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você pode dormir as duas noites em Bruxelas, em Ghent ou em Bruges e visitar as outras cidades de trem. Eu ficaria entre Bruxelas e Ghent, não gostei de ter ficado em Bruges à noite. Mas se você ler outros relatos vai ver que tem gente que gostou.

Luiz
LuizPermalink

Ricardo, no site http://www.voyages-sncf.com/billet-train não estou conseguindo horario de volta Bruges - Paris para 25/03/10. No site http://www.raileurope.com.br tem horários diferentes, você conhece este site ? É confiável ? Tem algum outro que indica

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ué, Luiz, pra mim aparecem vários horários. Você escreveu em francês, Bruges com um "g" só?

Se os preços estiverem salgados, tente também só Bruxelas-Paris. O trecho Bruges-Bruxelas sai 13 ou 15 euros, e de Bruxelas aparecem tarifas melhores normalmente.

Raileurope.com.br é a interface para o mercado brasileiro da Raileurope, que é a companhia da SNCF que representa todas as ferrovias européias, emite os passes e reserva trechos ponto-a-ponto para clientes no exterior. Pela comodidade de fazer tudo em português você paga 17 euros de taxa por passageiro por trecho (ida ou ida e volta), mais 18 reais para receber todas as passagens por Sedex (essa última taxa é cobrada uma vez só).

Luiz
LuizPermalink

Digitei Bruges.
Você conseguiu horários no SNCF ?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim!

Erik Queiroz
Erik QueirozPermalink

Ricardo,

Adorei as dicas sobre a visita a bruges! Eu vou sair de paris sabado pela manhã!! Queria pegar o trem de paris direto pra bruges...visitar a cidade..e la ir pra bruxelas, visitar a Grand-Place e antão seguir pra Amsterdan!! Porém, minha dúvida é a seguinte!! Como vou direto pra bruges, e não fazer uma parada em bruxela antes, VOu ter que deixae minha mala em algum GUARDA -VOLUME em BRUGES e não em bruxelas!!! É viável fazer isso?

Atenciosamente

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não verifiquei os guarda-volumes em Bruges, Erik. Não sei se comportam malas grandes como as que usamos para viajar pela Europa. Em Bruxelas dá para usar na boa.

Daniela Dantas
Daniela DantasPermalink

Oi Ricardo!
Aproveitando que voce é craque no assunto gostaria de uma sugestão. Estou indo pra Amsterdan no dia 01/07 (chego 12h) e fico ate dia 03/07 pela manha quando gostaria de ir pra Bruges passar o dia e a noite partir para Bruxelas (ficando dia 04 o dia inteiro e indo pra Dublin dia 05). Voce acha suficiente a quantidade de dias que elegi? Qual transporte mais barato/rápido pra eu fazer os trechos Amsterdam - Bruges e Bruges - Bruxelas? Andei olhando os sites citados nos comentários acima mas alguns ainda não tem disponibilidade de preços. Acha que posso deixar pra comprar quando chegar lá?
Obrigada!

Dri
DriPermalink

Dani, eu nao sou nenhum Riq, mas já fiz mais ou menos o q vc fez, só optei por passar o primeiro dia pós Amsterdam em Bruxelas, para ter onde deixar as malas com mais conforto durante o bate e volta. Fiz tudo de trem e foi muito rápido e confortável. Geralmente os sites de trem só mostram os horarios disponiveis com 60 dias de antecedencia. Eu compraria pela internet, pra aproveitar as tarifas descontadas, especialmente Amsterdam-Bruxelas... Espere chegar um pouquinho mais perto e aproveite!

Daniela Dantas
Daniela DantasPermalink

Obrigada Dri. Farei isso sim!

marcelo ferreira
marcelo ferreiraPermalink

Comprei passagens de trem no site SNCF Paris/Bruges e Bruxelas/amsterdam, alguem sabe se preciso validar as passagens na estação antes do embarque? já recebi os bilhetes via e-mail e paguei com cartão de credito pelo site

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Na França, sim, nas maquininhas que ficam no início da plataforma. Na Bélgica, não.

marcelo ferreira
marcelo ferreiraPermalink

Ricardo, muito obrigado pela resposta. Gostaria de saber tambem se preciso retirar os bilhetes no guiche da estação, ou se os que eu recebi via e- mail servem ? Eles possuem codigo de barras.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim.

Enilda
EnildaPermalink

Finalmente te localizei Ricardo!não me recordava de como acessar o seu blog...gostaria de conhecer a rota entre Paris e Amsterdâ e aproveitar estes lugares com hoteis baratos e aconchegantes, e depois como conhecer Amsterdâ em 2 dias sem roteiro muito "turistico", daí vamos para Berlin de trem me oriente por favor!!!!!!!!!!!!!

Gisela
GiselaPermalink

Caraaamba, Ricardo, não consigo encontrar o post onde vc comentou a resposta à minha pergunta!! SORRY!

Na verdade, eu so queria saber se sai mais barato comprar as passagens Paris-Brugges e Roma-Firenze aqui, pelo Raileurope (ou pelos sites dos trens específicos, tipo Thalys), ou lá!

SORRY again.

ps. to indo dia 18 de abril pra lá!

Eloá
EloáPermalink

Ricardo, boa noite! li um post seu uma vez que dizia sobre os armários na estação midi Bruxelas, que tinha até foto!!! poisé, não to conseguindo abrir o link.....e estou preocupada sobre o tamanho do armário. Será que cabe minha mala? um colega meu foi uma vez e sua mala não cabia nele. A minha tem cerca de 75x50x30, hehe...
Senão, terei que dormir em Bruxelas, o que sairia mais caro pra mim, além de perder uma noite em Amsterdam....
o que você acha?
obrigada desde já

Eloá
EloáPermalink

oi Ricardo,
não consigo abrir esse link de jeito nenhum.....desde ontem que eu tento....

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

No meu computador abre, Eloá. Mas de todo modo confirmo a informação de que o guarda-volumes de Bruxelas Midi aceita malas de todos os tamanhos.

Eloá
EloáPermalink

Consegui abrir grin .....o problema tava no meu note mesmo!!!! muito obrigada, Ric, agora fiquei tranquila, cabe minha mala com folga no armário. Abraço

aline
alinePermalink

eu queria saber qual é o melhor roteiro p fazer saindo de londres. Eu gostaria de passar por bruges, bruxelas, amsterda e descer pro sul da alemanha (munique). Pelo oq eu vi numa revista da cvc, compensa ir de bruges para amsterda e depois voltar pra bruxelas e descer pra alemanha (pelo menos eh esse o roteiro deles). Ou seria melhor bruges-bruxelas-amsterdan-alemanha???

bjos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

De trem são 7h30 de viagem entre Amsterdã e Munique, e 6h30 entre Bruxelas e Munique.

São 2h de viagem entre Amsterdã e Bruxelas.

Simule horários de trem neste site: http://www.bahn.de/international/view/en/index.shtml

(Use datas nos próximos 90 dias.)

Juliana Amorim
Juliana AmorimPermalink

Oi Vou a Bruges num bate volta de Bruxelas. Ir numa segunda feira é furada? Ou fica tudo normal?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os museus públicos (sérios) fecham na segunda. Os museus particulares (comerciais, tipo do chocolate, da cerveja, da batata frita) ficam abertos.

Marianne Rangel
Marianne RangelPermalink

Oi Ricardo
Estou a procura das passagens de trem Paris-Bruge-Paris, mas só encontro a volta até 17h. Alguém sabe se tem alguma empresa, de bus ou trem, que faz o trecho de volta mais tarde? Gostaria de ficar até a noite pois dizem que a cidade fica linda toda iluminada.
Bjos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Desmembrando a viagem (Bruges-Bruxelas, Bruxelas-Paris) você consegue sair mais tarde -- mas não muito.

O último trem de Bruxelas a Paris parte às 21h15. Você poderia pegar o trem Bruges-Bruxelas das 19h58. Mas nesse horário só seria noite no inverno (também no fim do outono e começo da primavera).

Deve haver ônibus Bruges-Paris, e certamente há ônibus Bruxelas-Paris, mas não estou conseguindo entrar nas páginas de horários do http://www.eurolines.com.

A minha opinião é muito peculiar, e pouca gente concorda, mas mesmo assim te dou. Acho Bruges superestimado, e inventar mais um perrengue (esperar até a noite para ver a cidade iluminada e então tomar uma condução de volta a Paris e chegar tardão da noite ou mesmo de madrugada, se pegar ônibus) é tornar esse bate-volta ainda mais trabalhoso. Se você quer ver Bruges à noite, o mais prático é dormir por lá. (Mas nesse caso, eu dormiria em Ghent, a meia hora de trem, que é uma cidade um pouco menos bonita mas bem mais animada.)

Lembre-se que a iluminação noturna em Paris também é deslumbrante...

Marilda
MarildaPermalink

Olá Ricardo
Estava com tudo preparado para Paris e um pernoite em Bruges - passagem de trem e hotel marcados pela internet - pois sonho conhecer essa cidadezinha desde 2008, mas devido ao "caos aéreo" provocado pelo vulcão, não viajei. Pretendo remarcar para Setembro (2ª quinzena). Sei que imprevistos acontecem (agora então, sei muito mais!rsrsrs), mas será que nesse período é costume chover na região? Não tenho receio do frio, mas da chuva que atrapalha bastante. Como é período de mudança de estação (verão para outono), receio que chuvas sejam mais comuns que tempo bom. Já fui a Paris na primavera e nunca peguei chuva!
Agradeço sua opinião.
Bjs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Chove sempre, o ano inteiro, Marilda. Sol na Bélgica e na Holanda é raríssimo.

Andre Lot
Andre LotPermalink

Nós estamos aqui com uma semana sem chuva na Holanda e com sol aberto, coisa rara que nào acontecia há alguns anos. Mas foi justamente esse "tempo bom" que prejudicou a dispersão das cinzas daquele vulcão com nome impronunciável da Islândia.

Marilda
MarildaPermalink

Ricardo e Andre
Obrigada pelas opiniões.
Esse vulcão jogou, literalmente, um pedregulho no nosso caminho para Paris! Mas não há de ser nada! Vou refazer todo o meu roteiro e remarcar a passagem!

JORGE PAULO
JORGE PAULOPermalink

Ola Vou fazer Londres e Paris com minha esposa em Setembro. Gostaria de conhecer Bruges sem dormir la. Pergunto:
1. Ir de Londres a Paris e deixar 1 hora em Bruxelas/Bruges para outro dia?(Queria conhecer o trem bala. Ou sao todos iguas?)

2. Fazer Londres , Bruxelas , 1 hora em Bruxelas, Bruges, e chegar e Paris a noite (com malas grandes)?

Abs,

Jorge Paulo
Salvador Bahia

Andre Lot
Andre LotPermalink

Trens-bala são meio parecidos. É como voar de avião: é interessante e diferente a primeira vez, mas só entusiastas conseguem distinguir os detalhes mínimos entre as aeronaves.

Se estiver com pique, pode fazer essa viagem vindo de Londres. O primeiro Eurostar sai de Londres 6h20 (horário local) e chega em Bruxelles 9h44 (horário local, +1h em relação a Londres). Aí vc deixa as malas e segue o roteiro sugerido no post, retornando no fim do dia a Paris com o Thalys.

Te adianto: o túnel submarino é um grande buraco (!) em que vc não vê nada a não ser uma parede de concreto perto da sua janela.

JORGE PAULO
JORGE PAULOPermalink

Obrigado! pela a opiniao. sair ¨:20 de Londres parece uma boa, estarei em Westminster ao lado da Waterloo...
11:30h saio de Bruxelas e almoco e Bruges, onde fico ate as 20 horas, chego em Paris as 23: 30 mais ou menos, pego taxi para Hotel porcausa das malas. Acho que ficou Legal.
trem bala e isso ai qdo for mais necessario eu uso.
Abusando da sua boa vontade . O q acha de fazer oi mesmo so q com Amsterdan?
Mais uma vez obrigado

Carolina
CarolinaPermalink

Riq, em janeiro desse ano pedi umas dicas sobre sair de Bruxelas em direção a Paris, sair de Paris de carro em direção a Saint Malo, Rennes, etc, na França.

Ja viajamos e foi tudo maravilhoso!

Por isso, gostaria de compartilhar, ja que o seu blog e tao democratico!

Sai de Bruxelas em direção a Paris com a passagem de trem ja comprada antecipadamente (encorajada pelo proprio Riq que falou que valia a pena comprar as intern com desconto por conta da antecedencia). E valeu mesmo! Se tivessemos comprado na hora, teriamos pago mais de 40 euros!

Mas, meio que na contramao do que dizia o Riq, mesmo com medo de ser super furada, deixei tudo esquematizado no sentido de chegar em Paris, pela Gare du Nord, na propria Gare du Nord ja tinha sido alugado um carro e saimos de Paris no mesmo dia. Ou seja, nem entramos na cidade.

O motivo da ousadia (contraria-lo) foi pq a diferença de preço entre alugar um carro em Paris ou em Rennes e devolver em Paris era GIGANTE e, ainda, a passagem Paris - Rennes era mtooo mais cara tb! Resultado, com 94 euros literalmente, alugamos um carro por 4 dias, de Paris a Paris e pudemos visitar algumas cidades.

O medo pairava no momento que sairiamos de Paris, de carro, com GPS. O transito, perder tempo, etc. De fato, nao foi facil. Primeiro, pq chegamos as 17:20, e ate pegarmos o carro etc demorou e pegamos, sim , a hora do rush.

Tendo em vista que ja tinhamos a noite perdida, ja que ate chegar a Rennes demorariamos em torno de 3 horas, ficar mais 1h e 30 ou quase 2horas a mais no transito, nao teve nenhum atraso ou problema para nos... ja que nao fariamos nada mesmo naquele dia e ja tinhamos Hotel reservado em Rennes para em seguida irmos a Saint Malo e Saint Michel.

Enfim, so queria compartilhar, mesmo que detalhadamente, o meu roteirinho e encorajar o resto do pessoal.

Agora, vamos a NY e obviamente, ja estou por aqui de novo colhendo dicas!

Obrigada, Riq, sempre!

bjs

JORGE PAULO
JORGE PAULOPermalink

Ricardo e amigos o q acham do seguinte roteiro:
Londres - Bruxelas de Eurostar
Aluguel de carro dar uma volta em Bruxelas, ir para Bruges , Gent Antuerpia tudo em dois dias(onde dormir?)
Ir para Amsterdan onde entrego carro.
Dois dias Amsterdan sem carro
Siada 6 horas direto Amsterdan/Paris de Thalys
Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Amsterdã-Paris agora se faz em 3h18min de trem.
Eu faria tudo de trem, Jorge Paulo: todas essas cidades estão na linha do trem. Na Bélgica montaria base em Ghent, e veria Antuérpia como pit stop a caminho de Amsterdã (deixe a mala no guarda-volumes).
http://www.thalys.com/be/en/destinations/Belgium/Antwerpen?info=facilite
Mas dá pra fazer de carro, claro. Lembre-se de que há sobretaxas para devolver o carro em outro país.

JORGE PAUO
JORGE PAUOPermalink

Ricardo a ideia e ter a base(malas)no carro, mais flexibilidade nos horarios e passar nas cidade e nas estradas. Dar uma volta em Bruxelas, ir para Bruges (100 KM) e domir em Ghent(50 Km). Passar a manha la e seguir para Antuérpia(60 km) no almoco mais a tarde. Ir para Amsterdan (160 Km) e deixar o carro, curtir Amsterdan duas noite e descer para Paris de trem. Não sei sera mais caro mas achei legal. Vou com minha esposa.
Os trajetos sao curtos total 370 KM

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É uma questão quase ideológica, Jorge. Onde você vê flexibilidade e autonomia de dirigir, eu vejo dificuldades para entrar e sair de cidades grandes (Bruxelas, Antuérpia, Amsterdã, quem sabe Roterdã), problemas para estacionar, e uma sobretaxa de devolução em outro país.

Todas as cidades do seu roteiro são ligadas por trens freqüentes, a cada hora (às vezes a cada meia hora, dependendo do trecho), que partem e chegam no coração das cidades (está bem: em Bruges, a dez minutos de caminhada) e dispensam até mesmo reserva de assento. Você não planejou aproveitar o carro para pegar nenhuma estradinha nem chegar a nenhum povoado com acesso difícil ou impossível de trem; está fazendo o basicão da maneira mais complicada e, possivelmente, cara.

Mas se o teu barato é dirigir, então vai firme.

Dani G.
Dani G.Permalink

Oi, Jorge Paulo, deixa eu dar meu pitaco. Eu moro na Bélgica, e mesmo tendo carro, todas as vezes que preciso ir até alguma das cidades que vc quer visitar faço sempre de trem, por vários fatores:

- Não há estacionamento fácil em nenhuma dessas cidades. O estacionamento nas ruas custa 2€ a hora, mas só pode deixar o carro no mesmo lugar por 1 hora, e se vc quiser renovar o bilhete tem q voltar até a maquininha pra pagar um com o novo horário, e eu não deixaria malas dentro do carro nunca... Entao precisa deixar o carro em estacionamento privado que custa cerca de 3-4€ por hora e nem sempre tem vaga.

- O carro não é garantia certa de ser mais rápido e fácil, pois as estradas na Bélgica estão SEMPRE engarrafadas por causa das inúmeras obras que nunca terminam, e os milhões de caminhões que cruzam de um país pro outro. Vc corre risco de passar horas pra ir de Bruxelas até Gent, por exemplo, se for verão entaão o trânsito não anda, todo mundo indo pra praia ou montanha. Antuérpia de carro é tiro na cabeça, o ring de lá está sempre congestionado, o dia inteiro. E a cidade tem um trânsito imenso. Não dá pra contar que é "perto" pela kilometragem.

- Pra conhecer os locais turísticos dessas cidades, vc precisa ir à pé. Nenhuma delas precisa de carro.

- Há um ticket de trem chamado Rail Pass. Vc tem direito a 10 viagens de trem (pra qq lugar dentro da Bélgica) e custa 74€. Esse ticket vc pode usar pra mais de uma pessoa com vc. Por exemplo vc e sua esposa vão de Bruxelas até Bruges entao vc usa 2 pernas do bilhete. De Brugge ate Gent mais 2, assim por diante. Sai bem mais barato do que comprar o ticket normal individual (Bruxelas-Brugge sai por uns 15€ por pessoa se comprar individualmente) http://www.b-rail.be/nat/E/tarifs/passes/rail/index.php

- Vc pode pegar o Thalys p Amsterdam em Bruxelas ou em Antuérpia.

- E como o Riq já falou o aluguel do carro fica geralmente o dobro do preço qdo o retorno é em outro país !

Espero tê-lo ajudado ! Boa viagem !

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Esse passe é ótimo!

Dani G.
Dani G.Permalink

Eu o que eu sempre uso, pois ele vale um ano ! Uma viagem de Knokke até Eupen que sairia por 30€ no individual, vc paga só 7,4O€ no Pass !

Tem um tb de 10 viagens na mesma zona (os trens locais), que custa 15€.

O transporte público na Bélgica é bem barato. Ônibus por exemplo é só levar uma identidade (serve passaporte) e comprar o passe de 1 mês que custa 25€ e vc pode usar qtas vezes quiser, pra onde quiser.

Cristina
CristinaPermalink

Dani G.
Comprovado o fato do devolver o carro em outro lugar. Artificio que vamos testar e falo para vcs na volta. Trem Londres-Lille, pega o carro e vai para Brugges, devolvendo em território francês novamente. São 78km de Lille a Brugges.

Cristina
CristinaPermalink

Dani G. e Riq,
da série "voltando para contar" smile informo que pegamos o carro no dia 25 de Outubro em Lille com o tanque cheio e a Europcar acrescentou uma taxa de 13 euros para que pudéssemos devolver vazio em Paris Gare du Nord no dia 1 de Novembro( ainda não tinha chegado ao fim a greve de combustível). Londres-Lille de Eurostar.

Saímos às 19hs de lá e chegamos em Brugges 1h depois - demoramos o mesmo tempo para achar o hotel que era em cima de um estacionamento, Etap Brugges(algo que o GPS ficou confuso e nós, com fome, também rsrs). Padrão novo, daqueles com banheiro no meio do quarto, muito limpinho e o mais baixo custo do nosso roteiro: 49 euros.

Pegamos o único restaurante aberto as 22hs na praça principal de Brugges, abaixo de um hotel. Sem dica alguma, o critério foi "serve comida a esta hora" e esta foi satisfatória, nada ruim nem excepcional como restaurante para turista, tomamos um vinho e uma Brugse Zot e a conta foi mais cara que o hotel. Vimos o Belford iluminado, que foi um plus em relação à tarde que passei lá em 2007 (e ninguém assista o filme In Bruges por favor que não faz juz a beleza da cidade!). Ninguém na rua, era uma segunda, tiramos muitas fotos com o tripé e voltamos andando em segurança até o hotel, próximo a Estação de trem.

No dia seguinte, percorremos o roteiro inverso da minha 1a vez lá - Minnewater (Lago do Amor), Begijnhof (com andaimes desta vez, mas ainda assim conseguimos uma ou outra foto linda mas que não transmite a paz daquele lugar...), subir os mais de 300 degraus do Belford (que está com uma parte em reforma para obra, então não espere agora vista de 360) e um plus graças a foto inicial desse post: o passeio de barco, em quatro línguas, em um contato muito mais próximo (e romântico) que o de Amsterdam, para onde iríamos na sequência após comer um cachorro quente com batata frita tradicional na pracinha para ganharmos tempo.

Riq, é possível dormir em Bruges, pelo menos 1 noite, desde que muito bem acompanhado/a, claro! (eu desejei com força voltar lá assim e funcionou rsrs)

JORGE PAUO
JORGE PAUOPermalink

Pessoal muito obrigado pela (sinceras )respostas. Confio muito no Ricardo e todos do site. Por mim esta decidido, vou de TREM.
Mais adiante detalho com vcs mais minha VIAGEM na VIAGEM.
Vou em setembro (Show do U2 em Paris!!)

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

OK preciso de uma DICA QUENTE:
EStrei em Londres, quero conhecer Amsterdan e Bruges. E dar uma voltinha na Praca de Bruxelas(como sugere o post).
O q vcs fariam: TREM em todo percurso:

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim .

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Olá todos,
em Bruges, me hospedei no www.botaniek.be e gostei muito.
Recomendo.

DanielaCP
DanielaCPPermalink

Oi, Ricardo e pessoal...
Vou a trabalho a França, passar 1 mês.
Gostaria de passar um fim de semana na Bélgica.
Eu já li por aqui sobre lugares como Bruges, Gent, Antuérpia e, claro, Bruxellas.
Será que estou tendo um overplanning?? smile
Como posso alocar de forma a conhecer confortavelmente esses lugares?
Obrigada!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Monte base em Bruxelas ou Gent e faça bate-voltas a Bruges e à cidade que faltou. Pra Antuérpia você precisaria de mais um dia.

DanielaCP
DanielaCPPermalink

Obrigada!!
smile

GGMônica
GGMônicaPermalink

Adorei este blog. Tem dicas ótimas.
Estou com uma dúvida. Comprei bilhetes de trem pelo site brasileiro da raileurope e já recebi os bilhetes por sedex.
Os trechos Bruxelas-Londres e Londres-Paris,vieram com as datas e horários que escolhi e com os assentos já marcados.
O trecho Amsterdã-Bruxelas veio como open-ticket, sem data e sem horário, embora no site eu tenha marcado a data e o horário. Alguém pode me esclarecer?
Obrigada...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os únicos trens entre Bélgica e Holanda que têm lugares marcados são os horários do Thalys. Os outros horários (InterCity) são mais baratos e não oferecem reserva de assento; talvez você tenha comprado um desses. Passe na estação e vá ao guichê internacional para esclarecer em que horários você pode usar o seu ticket.

Luiz
LuizPermalink

Boa noite, estarei em amsterdam em julho e gostaria de ir ate brugge.
Comprando passagem ate bruxelas posso ir ate brugge com o mesmo e-ticket?
Qual a melhor e mais barata maneira de ir de amsterdam a brugge?
Obrigado pela atenção

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Há passagens de ida e volta válidas para o mesmo dia que são bem em conta. Compre no guichê internacional da estação central de Amsterdã.

Luiz
LuizPermalink

Obrigado,

Essa passagem serve de amsterda ate brugges? em bruxelas existe troca de trem?
Quais são as operadores de trens que fasem esse trajeto?
Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Provavelmente a baldeacao vai ser em Bruxelas, mas pode ser tambem em Antuerpia. Passe na estacao em Amsterda, guiche internacional.

isabel
isabelPermalink

olá ric

vou em setembro pela primeira vez à paris. nãõ falo inglês nem francês, mas gostaria de me aventurar em brugges. me ajude: devo comprar as passagens de trem no brasil pela internet para economizar? qual site eu compro? com qual antecedência? compro direto pra brugges , ou faço pit stop em bruxelas?
desde já, muito obrigada!!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tah tudo explicado no post, Isabel. Leia o texto, clique nos links. O site eh http://www.voyages-sncf.com .

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Queridos preciso de opinioes
Vou de trem de Amsterdan para Paris
Quero fazer o pitstop sugerido com pernoite
em Ghent.
Se possivel digam o passo a passo inclusive com sugestao de horarios pois nao estou conseguindo visualizar a viagem
Resumindo quero ver La grand Place em Bruxelas de passagem(deixo as malas no lock)depois vou para Ghent ou Bruges?
Q horas vou de uma cidade para outra?
Quero chegar em Paris 1 dia depois apos 12 horas
Obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se não está vendo os horários é porque deve estar pesquisando muito adiante. Simule datas nos próximos 60 dias. Confira a grafia das cidades: Bruxelles (ou Brussel), Gent, Bruges (ou Brugge).

O esquema é esse mesmo que você descreveu.

Amélia
AméliaPermalink

Jorge Paulo na volta conte como foi, pois ano que vem quero fazer este mesmo trajeto!Grata.

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

OK quebrei a cabeca mas estou programando assim:
Saida de Amstertadan- Bruxelas Cedo as 6:16 no Thalys, com lugar marcado
Chego a Bruxelas midi 8:10 Deixo minhas malas grandes e levo uma mochila com uma muda de roupa
Dou uma volta em Bruxelas ate 12 horas como sugere o post ate esticando mais. Volto para estacao onde pego Intercity sem lugar marcado para Ghent onde chego por volta de 35 minutos depois. Estabeleco uma base la no hotel, vou conhecer a cidade e curto a noite la. Descanso e tomo banho, no dia seguinte de manha vou a Bruges de Intercity saindo as 7 horas e chegando as 7 e 30, fico la o dia todo e de la Bruxelas a noite saindo as 17 horas de Intecity, pego minhas malas e vou de Thalys, saindo 19 horas, e chego em Paris 20 e 30hs...

O meu barato tb e viajar na viagem!

JORGE PAUO
JORGE PAUOPermalink

Ricardo nao cosegui um boa taxa para p NH Belfort em Ghent, coisa de U$ 180,00 a diaria. Tem um Hotel Hollyday inn Expo
http://www.holiday-inn-gentexpo.be/
4 estrelas e aceita por U$68,00. Vale a pena a troca? ou o barato sai caro? Tem alguma outra opcao? Lembrando q fico so uma noite la.

Duvida rapida: com se pronuncia Ghent. guent ou gent
Abracos,

Jorge Paulo

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É quatro estrelas, é barato mas fica fora da cidade, Jorge. Eu não ficaria.

Este é o ranking do TripAdvisor para Gent:
http://www.tripadvisor.com/Hotels-g188666-Ghent_East_Flanders-Hotels.html

Em inglês se diz "guent". Em holandês, "Rrrrrent". Em francês, "Gã".

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Obrigado pela opiniao,
Fechei o NH Belfort por U$ 132,00 pelo Cheaptickets
Vou agora para passagens de trem...

luiz
luizPermalink

Boa tarde
Por favor voce sabe me informar quanto custa ir de amsterda para bruxelas de trem? E voce sabe quanto custa o ingresso da disney paris? Aguardo.

Andre Lot
Andre LotPermalink

A partir de € 29 no Thayls.

luiz
luizPermalink

Boa tarde Ricardo,

Sairei de amsterdam dia 15 de julho e irei à bruxelas, durmo la e no dia seguinte passarei o dia em brugges e retornarei à bruxelas.
Qual a melhor opção que terei, compro somente uma passagem de amsterdam a bruxelas e no dia seguinte compro outra de ida e volta a brugges? ou existe outra opção? lembrando que durmo um bruxelas.
Luiz

Andre Lot
Andre LotPermalink

Compre dois bilhetes separados e prefira comprar um bilhete do Thalys entre Amsterdam e Bruxelles.

Luiz
LuizPermalink

Ricardo,

Achei entrada para disney por 67 euros na internet, caso eu deixe pra comprar na hora lá será mais caro? Compensa comprar agora na internet?
Obrigado pela atenção.
Luiz

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Entre no site da Disney e veja se você está fazendo um bom negócio ou não. Os ingressos válidos por mais dias são mais em conta.

http://disneyworld.disney.go.com/

Se a economia for pouca e você não tiver certeza de que quem está vendendo para você é quente, acho que não vale a pena arriscar, não.

Luiz
LuizPermalink

Ricardo,

Achei no site da thalys passagem de amsterdam para bruxelas por 54 euros, voce acha que esta caro? se eu deixar pra comprar la na hora posso achar mais barato?
Obrigado
Luiz

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acho difícil na hora ser mais barato. Essa é a tarifa "mid-flex". Talvez no dia que você queira não haja mais tarifas promocionais.

Sonia Granato
Sonia GranatoPermalink

Comprei em Antuerpia passagem para Amsterdã em maio por 36,60 EUR

Luiz
LuizPermalink

Ricardo,

Quanto custa mais o menos uma passagem de ida e volta de bruxelas a brugges?
Na volta de brugges existe a opçao de descer em ghent e pegar proximo trem pra bruxelas com o mesmo ticket?
Achei no site da Rail Europe essa passagem por 26 euros o trecho, não sei se esta caro, na estação posso comprar mais barato?
Obrigado pela atenção
Luiz.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

26 euros ida e volta o preço standard, comprado na bilheteria da estação. Não compre na Rail Europe, esse site tem sobretaxas. Como é uma passagem regional você pode conseguir descontada caso haja alguma promoção no dia (tarifa fim de semana, por exemplo). A bilheteira vai orientar você.

Luiz
LuizPermalink

Obrigado, bom dia

Luiz
LuizPermalink

Ricardo,

O serviço RER linha A que vai ate Disney funciona ate qual horario?
Estarei em frente a estação Liberté, qual a combinação de trem mais pratica para chegar á Disney?
è possível conhecer os dois parques em apenas um dia?
Obrigado
Luiz

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Estação Liberté? Tente de novo.

E por que você precisa ir à Disney tarde da noite?

Luiz
LuizPermalink

Ricardo,

Não pretendo ir a Disney tarde da noite, somente perguntei porque pretendo voltar da Disney a noite pois a mesma fica aberta ate 23 horas.
Obrigado, boa noite

Alessandra Lelis
Alessandra LelisPermalink

Olá Ricardo, parabéns pelo post sobre Bruges. Vou passar dois dias em Bruxelas e um desses dias pensei em ir a Bruges, mas estou na dúvida de dormir em Bruges ou em Bruxelas. Outra coisa, tem trem que sai direto do aeroporto de Bruxelas para Bruges? E melhor deixar pra comprar o ticket na hora ou compro pela internet? Muito obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Do aeroporto você precisa fazer uma baldeação em Bruxelles Noord.

Leia o post e os comentários anteriores, por favor. Você vai ver que eu acho que Bruges morre de noite, e que é melhor dormir em Bruxelas ou em Ghent. E que passagens domésticas na Bélgica não têm lugar marcado e podem ser compradas na bilheteria ao chegar.

Alessandra Lelis
Alessandra LelisPermalink

Muito obrigada pela resposta. Mas só pra deixar claro eu li o post inteiro e todos o comentários, eu não iria perguntar uma coisa se eu já tivesse lido, não é porque a cidade morre a noite que seria uma opção ruim dormir lá, eu poderia está querendo justamente saber da morte noturna da cidade, só não precisaria responder dessa forma, meio "grosseira". Mas mesmo assim obrigada pela resposta e parabéns pelo blog!

Andre L.
Andre L.Permalink

Oi,

Não sou membro da equipe do blog ou nada, só um trip que vem aqui com certa frequência. Olha só: o tanto de atenção que o Riq dá para quem visita. Eu mesmo acho ele um dos caras mais pacientes do mundo para responder posts, e tal. Só que ele não é agente de viagens particular, deve receber dezenas de milhares de views por mês + videos + viagens + relatos + coluna... daí vc pode ter ficado com essa impressão.

E, se vc ver outros blogs, verá que o Riq é extramamente autoral. Ele não vai te indicar o que ele considera uma furada wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Obrigado, companheiro!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Alessandra, o espaço das perguntas existe para dirimir dúvidas e pedir opiniões sobre coisas que não estão escritas anteriormente. Se eu já dei a minha opinião sobre pernoitar em Bruges, não é razoável achar que eu vá mudar de opinião entre o texto e a caixa de comentários. Nem todos os posts são completos, nem todos os assuntos estão totalmente aprofundados, mas é extremamente irritante responder perguntas repetidas em posts que já são mastigadinhos de nascença. Eu preciso desse tempo para escrever outros posts mastigadinhos, não pra repetir respostas que já dei ou para dar explicações a quem não devo. Pronto, aconteceu de novo...

Atualização: sim, excluí a sua última resposta. Se você quer bater boca com blogueiro, procure outra freguesia.

Gabriela
GabrielaPermalink

Oi,
e para ir de Londres para Amsterdã, mas parando em bruxelas para conhecer e/ou até dormir lá e no dia seguinte ir para amsterda?? como faz???

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Facinho. Eurostar de Londres a Bruxelas. http://www.eurostar.co.uk

Fernando Jr
Fernando JrPermalink

Prezado Ricardo, parabens pelo Blog! Li desde o inicio e eh fenomenal! Vamos ao caso! Solicito ajuda: acabo de comprar passagem (com escala prolongada em Lisboa - 10h - e pernoite em Frankfurt com saida 1220h - tudo para aproveitar ao maximo a ida!!! Loucura?), chego em Paris dia 01 de outubro, as 1330h. O retorno eh por Londres, dia 12 de outubro, as 2100h.

Considerando que pretendo passar cerca de 6 noites em Paris (que eh a prioridade da minha esposa nesta viagem! Acreditem se quiser! rsrs), qual a melhor forma de ir para Londres conhecendo, antes, ainda que rapido, Amsterda, Bruxelas e Brugges???

Ressalto que jah li os posts anteriores e jah considero que irei usar trem em todos os trechos. A duvida eh o trajeto mesmo, ir para Amsterda primeiro e depois descer? ou fazer Bruxelas de base? ...

Qualquer ajuda sua serah bem vida! Parabens pelo Blog!!!

Desde jah agradeco e peco desculpas pelo teclado sem qq pontuacao!!!

Abracos, Fernando.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu recomendo fazer Bélgica sempre antes da Holanda; indo primeiro a Amsterdã, os lugares ficam menos interessantes.

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Fernando, vou como vc conhecer Londres e Paris(so q na ordem inversa)
Programei Ir de Londres a Amsterdam de aviao, descer de trem para Bruxelas e fazer um pit Stop com pernoite em Ghent e conhecer Bruges no outro dia. De la ir a Paris. Achei meio apertado seu roteiro com 12 noites. Deixe Amsterdam ou a Belgica para uma proxima viagem. Cuidado com o maraturismo!