Um pulinho em Bruges

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pelos canais de Bruges

Cidade-monumento, cortada por canais e pontilhada por belíssimos exemplares de arquitetura gótica, Bruges é um dos maiores ímãs de visitantes da Europa. Todo mundo quer dar um jeito de dar uma passadinha por lá. Vale a pena? Se a Bélgica estiver no seu caminho, claro que vale. Mas se o desvio no seu roteiro for muito grande, é melhor deixar para uma próxima. Bruges se esgota em poucas horas; é mais um passeio do que um destino. Conheça as melhores estratégias de visita.

O QUE VER

Frietmuseum

Evidentemente, é essencial fazer um passeio de barco pelos canais. Não descuide, porém, de algumas importantes atrações em terra firme. No caminho entre a estação de trem e o centrinho, procure o Begijnhof, uma espécie de convento para mulheres não-ordenadas, construído no século 13, que se espalha por casinhas brancas em torno de um parque. Na cidade, a Igreja de Nossa Senhora tem uma Madonna de mármore de autoria de Michelangelo. No capítulo curiosidades, ano retrasado foi inaugurado o Museu da Batata Frita (Vlamingstraat 33; €6). Apesar do aspecto de bufê de festa infantil, é um bom lugar para descobrir por que as batatas belgas são mais gostosas do que as outras (a saber: a escolha das variedades corretas; o uso de banha animal; o intervalo entre a pré-fritura e a fritura final). A melhor experiência gastronômica da cidade, claro, é almoçar a dupla moules-frites (mexilhões ao vinho branco e batatas fritas) num dos restaurantes da praça principal.

Begijnhof (ou Beguinage)

COMO BATE-VOLTA

Thalys

A maioria dos brasileiros que visita Bruges vem de Paris para passar o dia. Para quem não quer esquentar a cabeça com nada, um passeio organizado como este pode ser a pedida. Ir por conta própria pode ser mais barato e menos cansativo, já que os trechos entre Paris e Bruxelas são feitos em trem de alta velocidade. Compre com 120 dias de antecedência no site da SNCF francesa. (Faça duas simulações: primeiro, Paris-Bruges-Paris; depois, Paris-Bruxelas-Paris. Às vezes o trecho a Bruxelas está bastante descontado e vale a pena ser comprado separado; o trecho Bruxelas-Bruges-Bruxelas custa 28 euros ida e volta -- no fim de semana, 15 euros ida e volta -- e pode ser comprado no site da B-Rail ou mesmo na hora, porque os trens regionais belgas não exigem reserva de asssento.) A primeira etapa do trajeto, no trem rápido Thalys, dura 1h25 até a estação Bruxelles-Midi. Então é preciso fazer baldeação para um trem regional que leva mais uma hora até Bruges. Você não pode trocar os horários do Thalys, mas pode embarcar em qualquer trem regional do dia de validade da sua passagem. Se quiser, pode aproveitar a passada por Bruxelas e tirar uma hora para dar uma espiadinha na Grand’-Place (pegue o trem local -- sua passagem dá direito! -- e salte na estação Bruxelles-Central, que já é a parada seguinte).

Novidade: agora tem também um trem low-cost entre Paris e Bruxelas, o Izy, com tarifas desde 10 euros -- vale conferir. Saiba mais aqui.

Moules-frites

COM PERNOITE

Só passe a noite se você estiver em muito boa companhia e curtir sossego total: depois que os turistas do dia vão embora, a cidade morre. Para dormir numa pequena cidade gótica belga cortada por canais e que tenha alguma vida noturna, a solução é montar base em Ghent, que fica a meia hora de trem (exatamente na metade do caminho a Bruxelas). Veja sugestões de hotéis bem-localizados nas duas cidades aqui.

Gent

COMO PIT STOP

Maleiro

Na minha opinião, o jeito mais prático de visitar Bruges é fazendo da cidade um pit-stop de uma viagem de trem entre Paris e Amsterdã. Pegue um trem que saia antes de 8h e deixe suas malas na estação Bruxelles-Midi. Há armários automáticos de vários tamanhos – com instruções até em português –, além de um guarda-volumes operado por atendentes. Escolhendo este jeito de ir a Bruges, normalmente sai mais barato comprar os trechos separadamente: Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã em Voyages-sncf.com, e Bruxelas-Bruges-Bruxelas no guichê da estação. De Bruxelas a Amsterdã dá 1h50 de viagem.

Leia mais:

384 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rovana Steffens e Mauricio Franzoi

Estivemos em Bruges em abril de 2010 e adoramos!!Recomendamos ficar uma noite pelo menos. O nosso hotel era ótimo, bom custo-benefício e de excelente localizacao! Espacoso, café da manha maravilhoso. Se chama Hans Memling, a meia quadra da praca central.
Imperdivel!

http://www.hansmemlinghotel.com/

Mariana
MarianaPermalink

Ricardo,
Bom dia!
Estou indo a Brugge em setembro e reservei o hotel ETAP Centrum Station. Você conhece? O deslocamento para os pontos turísticos pode ser feito a pé? Também ficarei em hoteis ETAP em Paris, você os conhece?
Ultima dúvida, comprei minha passsagem Paris - Brussels - Brugge pela internet (SNCB) e já a imprimi. Vi em um dos post que a validação do bilhete na França é necessária. Entretanto, em alguns outros blogs é informado que não é necessário validar, já que máquina nem recconhece o formato da folha A4. Você sabe se isso procede?
Obrigada!

valeria
valeriaPermalink

Ricardo,
Tudo bem?
Estou pensando em ficar de 31/10 a 16/11 em Amsterdã e dar um pulinho em Bruges. Estará muito frio nesta época? Como faço p/ ir de lá para Bruges? Pode me dar sugestões p aproveitar melhor?
Obrigada!

Roberta Cruz Braga
Roberta Cruz BragaPermalink

Oi pessoal,
Meu plano inicial era ir de Londres a Paris (cidade final da maratona), mas vi que Bruges pode ser um bom pit-stop. Alguém sabe quais as opções de transporte de Londres pra Bruges (cedinho), seguindo a noite do mesmo dia (ou no máximo no dia seguinte cedo) para Paris?
Agradeço muitíssimo.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

2h a Bruxelas, mais 1h a Bruges.

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Vou fazer a mesma viagem, optei por ir a Amsterdan e descer com pit stop em Bruxelas de 4 horas, dormir em Ghent, conhecer Bruges no outro dia e chegar em paris a noite.
De Londres direto a Bruges nao e caminho, vc vai a Bruxelas e volta a Bruges e depois volta a Bruxelas para ir a Paris(da uma checada no Google maps). O mais logico(talvez, nao o mais rapido) e pegar o Ferrie Boat para atravessar o canal da Mancha e chegar a Oostend e ir de trem a Bruges e de la bruxelas e Paris.
boa sorte!

maria ines
maria inesPermalink

vou viajar para Paris em outubro 2010, e quero optar por alguns bate volta.
Estou adorando suas dicas.
Depois volto para contar como foi.bjs

Stella Melo
Stella MeloPermalink

Boa Noite Ricardo

Gostaria de fazer uma viagem de Amsterdã a Bruges para passar um dia e voltar para dormir em Amsterdã, qual seria a melhor forma de transporte?

Irei e voltarei de avião de Paris p/ Amsterdã, onde permanecerei tres dias, mas gostaria de fazer um passeio a Bruges em um destes tres dias, acha válido, devido a distância?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Eu não iria. Três dias em Amsterdã é pouco. Provavelmente você já vai perder boa parte do primeiro dia nos trâmites de chegada.

A viagem de Amsterdã a Bruges, mesmo nos Thalys, leva 3h15, cmo baldeação em Bruxelas. São 6 horas e meia de viagem. Na minha opnião, Bruges não vale esse sacrifício.

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Voltei de minha viagem e o planejamneto , inspirado nesse site, deu certinho.
Amsterdam para Bruxelas de Thalys: perfeito
Maleiros : Perfeito
voltinha com almoco na Grand Place: Perfeito
RAILPASS 74.00 Euros para passagens: funcionou em parte,no proximo topico eu detalho.
Dormir em Ghent no NH Belfort: EXCELENTE
Bruges: Legal , mas nao e uma BRASTEEEEMP
Bruxelas Paris Thalys: Perfeito
Obrigado pelas dicas e inspiracao!

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

O RAIL PASS foi uma dica da DANI G, Obrigado desdeja:
E eu comprei, mas durante a viagem notei q existe uma promocao em q o bilhete do meu Thalys de Amsterdam para Bruxelas e de Bruxelas para Paris no outro dia, serviriam para andar de de trem entre quaisquer cidade da Belgica. A promocao chama-se: Thalys any Belgium station.
poderia ter economizado os 74 euros, mas e isso ai...

Outra coisa e como usar o tal ticket: Vc deve escrever o data e dia da semana e entre quais estacoes vc vai andar, trecho a trecho. eu e minha esposa nao sabiamos disso e nao preechemos nada, ja estavamos na sexta viagem qdo o cobrador enfim apareceu(e com diz o Ricardo, sim eles sempre aparecem) e deu UMA BRONCA em DUTHC/FRANCES/HOLANDES/INGLES q foi ate divertido, mas no fim escreveu em nosso bilhete e tudo bem...

Gina Lima
Gina LimaPermalink

Olá Ricardo! Estou indo a Paris 03/12 de março de 2011 e queria saber:
1- Hotel Artus:34 Rue De Buci, 06. Saint Germain - Luxembourg
Paris , 75006 é uma boa opção? Se sim como faço p/ir p/la saindo do aeroporto de Orly? Se não outras opções...
2- Pensei em ficar 5 dias em Paris e ir até o Vale do Luar (1 ou 2 noites). Nessa época vale a pena fazer o Vale do Luar??? Se sim qual hotel mais aconchegante e romântico ou pensei até em hosperdar-me num castelo lindo. Qual vc indica?...faço base em que cidade do Vale? Se não o que vc indica p/associar a Paris?
Abraço, Gina.

Ana Clara
Ana ClaraPermalink

Oi Ricardo, estarei indo a Bruxelas e Bruges no final desse ano e gostei da sua idéia do pit stop. Minha dúvida é que você recomenda comprar o trecho Bruxelas-Bruges-Bruxelas no guichê da estação, mas quanto custa?
E eu poderia comprar esse trecho para voltar no outro dia de manhã, caso queira dormir em Bruges?

Obrigada pela ajuda smile
Ana Clara

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A passagem Bruxelas-Bruges custa 13 ou 15 euros cada perna.

Raissa
RaissaPermalink

Vou ficar em paris de 30/01 a 03/02, vale a pena tirar 1 dia e ir até bruges? Pensei em ir dia 02, dormir lá e voltar direto para o aeroporto. O que você acha? Vi que tem uma estação no aeroporto. Compro ida e volta nessa estação ou poderia sair de uma estação mais próxima do meu hotel?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não vale a pena, Raissa. Deixe Bruges para quando você fizer a Bélgica e a Holanda. Bruges é só um museu. Paris é Paris.

Amélia
AméliaPermalink

Achei bem interressante uma viagem de carro até Amsterdã/Bruges e o retorno passando em Rouen e Giverny (é próximo, né?).Minhas duvidas:
Como é a sinalização de transito na Bélgica e Holanda?
É maraturismo, para quem quer ficar uns 15 dias em torno de Paris?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Depende de quantos dias você dedicar ao circuito.

Quanto a fazer essa região de carro -- a Dani G. fala muito de engarrafamentos na Bélgica. A paisagem por aquelas bandas é muuuuito monótona, o tempo é instável, as cidades não são feitas para o trânsito de carros, não sei se vale a pena trocar o trem pelo carro, não.

Andre L.
Andre L.Permalink

Riq, respeitosamente discordo! Estando de carro, dá para fazer pit-stops interessantíssimos onde o trem não chega. Entre eles Kinderdijk, os campos de tulipas perto de Alphen aan den Rijn, o Projeto Delta para quem quer um toque de modernidade, os outlets para compras (no caso de quem gosta), as florestas a sudeste de Bruxelles...

Congestionamento em estrada até existe, mas é evitável e mais restrito ao horário de pico. Toda cidade pequena (como Brugge ou Oostende) tem um estacionamento fácil, sinalizado e simples de operar perto das áreas históricas, livrando dos perrengues de estacionar na rua.

A sinalização de trânsito segue o padrão da UE (acho que o Riq até já transformou um comentário que eu criei sobre isso em post). É quase tudo (e tudo o que é essencial) feito por figuras, unificadas na UE.

O que nào vale a pena é usar carro apenas para substituir o trem sem nenhuma intenção de pit-stops ou desvios. Aí, só vale como economia se os passageiros forem 3 ou mais.

sandra
sandraPermalink

Considero Brugge um conto de Fadas e Paris maravilhosa. As duas cidades sao encantadoras,para mim! Fui e achei um sonho Brugge.

Magnho Jose
Magnho JosePermalink

A viagem é Amsterdã/Bruxelas/Luxemburgo em 9 dias e oito noites em março/2011/Carnaval. A pergunta é: fico 4 em Amsterdã, 3 em Bruxelas e 1 em Luxemburgo? Ou distribuo de outra forma? Pretendo fazer um bate pronto em Bruges de trem, é válido?
Parabéns pelo blog!!!

Patricia Martins
Patricia MartinsPermalink

Olá,
Vou conhecer Bruges em 29/12 como um pit stop, conforme sugerido no blog. Comprei uma passagem de trem Bruges - Amsterdan no final do dia, mas está como "Open Ticket". Por favor, eu consigo reservar assento pela internet? Não posso correr o risco de perder o trem Bruxelas - amsterdan por volta das 16 horas! Muito obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não há necessidade de reserva para nenhum trem que não seja Thalys.

Daniele
DanielePermalink

Oi!
Pegamos um trem em meados de outubro de Frankfurt-Paris pra ficar em Bruxelas, num sábado, sem ter feito reserva, foi um SUFOCO!! Vajei com meu marido quase 1 h em pé no corredor.Não sei se foi por causa da greve na França, por ser um sábado de manhã. Eu ri muito depois, mas na hora...

Gabriela
GabrielaPermalink

já passei esse sufoco também.. 1 h no corredor, de bruxelas até brugges, sabado de manhã... e não tinha greve nenhuma...

Renata
RenataPermalink

Boa tarde,

Existe algum ônibus que sai de Amsterdã ate Bruges? Se sim, quais os horários ou site que posso encontrar?

Obrigada,

Renata.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu ficaria três dias. O trem é o jeito mais cômodo, agora que a linha rápida vai até Amsterdã.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pesquise em http://www.eurolines.com .

Andre L.
Andre L.Permalink

Vale a pena não! Os ônibus internacionais que partem da Holanda são todos pinga-pinga, e vc vai gastar o que tem de mais importante - tempo - em rotas que nào fazem sentido.

Mauricio
MauricioPermalink

Ricardo,

Já comprei as passagens do Thalys de Paris para Bruxelas no dia 21/12, agora preciso comprar a outra perna de Bruxelas para Bruges pela internet, ou compro na hora?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Na hora.

Mauricio
MauricioPermalink

Valeu Ricardo!!
Estava na dúvida...

Marcelle
MarcellePermalink

Olá,
Alguém sabe quanto tempo é de trem de Bruges para Bruxelas? Estou pensando em sair de Amsterdã (onde vou ficar 5 dias), passar o dia em Bruges e depois, ao invés de voltar para Amsterdã, seguir viagem para Bruxelas... Sabem se em Bruges tem locker para deixar a mala?
Obrigada,
Marcelle

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Releia o post.

Marcelle
MarcellePermalink

Para eu ir de AMsterdã para Bruges, eu compro tíquete em qual companhia? Na b-rail.be, na nshispeed ou no Thalys? Não vou a Paris.
Dá para ir de Amsterdã direto de trem para Bruges ou eu necessariamente tenho que passar por Bruxelas?

Muiiito obrigada,
Marcelle

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pode ser Thalys ou nshispeed. Tem que passar por Bruxelas.

Marcelle
MarcellePermalink

Obrigada, Ricardo!
abs

Fabiana
FabianaPermalink

Estou programando uma viagem a Londres,daí eu iria para Bruxelas (onde eu queria dar uma passada em Bruges),iria para Amsterdam e de la Iria para Berlim.Gostaria de dicas para fazer esse trageto da melhor forma.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! A melhor idéia seria trem de Londres a Bruxelas, trem de Bruxelas a Amsterdã, trem ou avião de Amsterdã a Berlim.

Para mais informações sobre Amsterdã e Berlim, visite:

https://www.viajenaviagem.com/europa/amsterda-ricardo-freire/

https://www.viajenaviagem.com/europa/berlim-ricardo-freire/

Fabiana
FabianaPermalink

Muito obrigada!
È sempre bom receber dicas de quem está por dentro!
Só estou com dificuldade de consultar as tarifas de trem da eurostar de Londres para Bruxelas.
Vc pode me dar uma força mandando o link do site para compra dos bilhetes de trem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! Saindo de Londres, use o http://www.eurostar.co.uk . Os trechos começam a aparecer entre 90 e 60 dias de antecedência.

Fernanda Moreira
Fernanda MoreiraPermalink

Riq,
na segunda quinzena de maio vou fazer passar em brugges como bate-volta a partir de bruxelas. Minha ideia é começar por Paris, depois bruxellas, bate-volta Brugges e Amsterdam.
Vi que várias pessoas começaram a viagem por Amsterdam, fazendo o contrário da minha proposta... o q vc acha?
P.S.: dessas cidades, eu já conheço paris, mas meu marido nao, por isso vou voltar.
O tempo para cada cidade deve ser 6 noites para paris, 2 para bruxelas (com um dia de bate-volta em brugges) e 4 em amsterdam. Vc acha o suficiente para cada cidadeW
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Fernanda! O Comandante recomenda sempre Bélgica antes de Holanda, pelo mesmo motivo que recomenda Montevidéu antes de Buenos Aires e Budapeste antes de Praga: para deixar o mais impressionante para o final. wink
Os dias estão adequados!

Fernanda Moreira
Fernanda MoreiraPermalink

Valeu Riq! Aliás, ano passado segui sua dica e fui a budapeste antes de Praga! valeu mto a pena! foi uma viagem maravilhosa (ainda fui a Viena, Cesky Krumlov, Salzbourg e Munique)!
Suas dicas foram fundamentais!
bjs

Marcelle
MarcellePermalink

Oi, pessoal,

No dia 30 de abril vou sair de Amsterdã com destino a Bruges. Pretendo sair cedo de Amsterdã de trem, deixar as malas no hotel em Bruxelas (reservei um Ibis perto da estação Bruxelas-Midi) e pegar o trem para Bruges. No mesmo dia, depois de visitar Bruges, volto para dormir em Bruxelas (de Bruxelas vou de avião para Londres).
Estou tentando comprar a passagem de trem Amsterdã-Bruxelas no site do Thalys, mas acho que eles só estão com venda aberta até o dia 3 de abril. Mas vi que uma passagem no trecho Amsterdã-Bruxelas varia de 29 euros a 69 euros na segunda classe, dependendo da antecedência com que se compra, e a viagem dura 1h54.
Daí entrei no site da outra empresa que faz Amsterdã-Bruxelas, a NS Hispeed, e vi que eles já estão vendendo a passagem para o dia que eu quero, por 39 euros, duração da viagem de 2h45, só que o trem é um IC e não chega na estação Bruxelas-Midi, mas sim na Bruxelas-Central.
O trem IC é pior ou melhor que o Thalys? No Thalys, tenho que pagar para reservar o assento, né? E no IC?
Na opinião de vocês, vale a pena esperar abrir a venda do Thalys?
Não simulei a compra até o final, sabem se a NS Hispeed aceita cartões brasileiros?
Obrigada,
Marcelle

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelle! Os trens IC são antigos e mais lentos e não requerem reserva de assento. São mais baratos, também. Mas a NS Hispeed também vende os horários do Thalys, a partir do momento em que entram no sistema.

O IC vai até Midi sim, se por acaso o seu trem não for, é só pegar o próximo trem regional, sai a todo momento.

Lembre-se que de Bruxelas a Bruges você tem mais uma hora de viagem, então indo de IC desde Amsterdã são quase 4 horas.

É possível deixar as malas no guarda-volumes da estação Midi, poupando uma incursão desnecessária até o seu hotel só para deixar a mala.

Andre L.
Andre L.Permalink

Comprando com antecedência, exceto em feriados, o Thalys promocional é mais barato que o IC comprado na hora. Um problema que anda afetando os trens Benelux IC são cancelamentos frequentes pois reduziram a frota à espera do novo trem Fyra, 1 hora mais rápido, cujas composições sofreram atrasos na entrega.

Eu moro aqui na Holanda e frequentemente (1-3 vezes por dia, em geral) trens Benelux são cancelados, e aí vc perde tempo esperando o próximo ou - pior - por lotação na linha férrea tem de se virar com trens doméstico até Roosendaal.

Então, na minha opinião, o Thalys acaba compensado por dar mais "estabilidade" nesse planejamento. Se a pessoa quiser chegar mais rápido em Brugge, sugiro ir até lá desde Amsterdam via Antwerpen, e depois ir para Bruxelles.

Marcelle
MarcellePermalink

Oi, André L.
Puxa, obrigada pela informação dos cancelamentos do IC...
Descobri que no dia que eu estou planejando sair de Amsterdã para Bruges, o dia 30 de abril (dia da Rainha), não vai ter Thalys saindo de Amsterdã para Bruxelas... Acho que deve ser por causa do feriado, não sei...
Ou seja, ou eu vou para Bruxelas no dia 29 de abril, no trem das 19h16, durmo em Bruxelas, e aí na manhã do dia 30 eu vou para Bruges (e perco o fim de tarde de e a noite em AMsterdã); ou eu arrisco pegar o IC de Amsterdã para Bruxelas/Bruges na manhã do dia 30, mas correndo o risco de eles cancelarem o IC...

Obrigada,
Marcelle

Marcelle
MarcellePermalink

Corrigindo: vi agora que no dia 30 de abril, não tem Thalys saindo de Amsterdã-Centraal, mas tem saindo de Schipol para Bruxeles-Zuid (eu queria chegar em Bruxeles-Midi, que é onde é o meu hotel), mas não sei se vale a pena...
Enfim, obrigada, André.

Andre L.
Andre L.Permalink

Nesse caso, Marcelle, não haverá qualquer trem internacional saindo de Amsterdam, vc precisará de um trem local, parador, para ir até Schiphol, seja qual for sua opção de seguir em frente.

Marcelle
MarcellePermalink

Obrigada, Bóia! Vou esperar abrir a venda do Thalys.
abs,
Marcelle

Amsterdã | Orla Online

[...] a 1h12, e Bruxelas, a 1h53. Mas Bruges continua distante: são 3h10 de viagem, com baldeação em Bruxelas (deixe para fazer quando estiver a caminho de Paris). Colônia, a 2h40, é a porta de entrada para [...]

Fernanda Moreira
Fernanda MoreiraPermalink

Estou tentando comprar os horarios do thalys na ns higspeed e estao recusando meu cartao por ser de fora da europa... alguma dica????

Fernanda Moreira
Fernanda MoreiraPermalink

Consegui comprar no site da SNCF, mesmo sendo de amsterdam pra bruxellaS!

Rejane
RejanePermalink

Comprei minha passagem Paris-Bruxelas pelo Thalys e já comprei tb o trem Bruxelas-Bruges. Vou chegar em Bruxelas às 7:45 e o trem sai às 8:05. Eu e meu grupo gostaríamos de deixar nossas malas no luggage storage da estação de Bruxelas. Se perdermos muito tempo nessa empreitada e perdermos o trem das 8:05, podemos pegar o próximo com o mesmo ticket? Ou temos que ir pedir pra trocar o horário antes? Brigadão desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rejane!

O trecho Bruxelas-Brugges não tem assento reservado, então você pode usar durante o dia inteiro. Se perder o trem previsto, tem outro na hora seguinte!

Rejane
RejanePermalink

Valeu A Bóia!

lucila faerchtein
lucila faerchteinPermalink

Ricardo.
Eu estou chegando em Amsterdam dia 9 de Junho na hora do almoço e vou encontrar com amigos no dia 10 à noite para iniciar nossa estadia em Amsterdam. Minha idéia era aproveitar esse tempo para conhecer Bruges e Oostende. Pensei em alugar um carro no aeroporto de Amsterdam e ir para Bruges, dormir lá e voltar no dia seguinte, passando por Oostende, mas procurando no Google map não consegui entender direito qual é a distância, o percurso, etc.
Vc sabe me informar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucila! Vá de trem, é muito mais prático! Siga as instruções do post.

Oostende fica a 15 minutos de trem de Bruges.

Lane
LanePermalink

Oi pessoal!

Eu estou montando a minha viagem para Paris e Londres. Vou deixar 1 dia para Bruges. Já verifiquei que existe um trem de Bruges que chega na estação Bruxellas Midi às 19:34 e um trem que sai de Bruxellas Midi para Londres às 19:59. Gostaria de saber de vcs se a estação Bruxellas Midi é muito grande e se os trens são pontuais. Será que eu consigo desembarcar de um trem às 19:34 e embarcar em outro 19:59?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lane! Os trens são pontuais. Mas não recomendamos fazer Bruges entre Paris e Londres: é uma volta e tanto! Deixe para fazer Bruges quando você visitar a Bélgica e a Holanda!

Uyara
UyaraPermalink

Olá, adorei o site de você, estou indo para Paris agora dia 28/03 e quero ir um dia em Bruges, mas não tó conseguindo comprar pelo site que vc indicou, além de tudo está em frances e eu não entendo nada. Tem como eu comprar em Paris em alguma estação? Vou ficar no bairro Quartier Latin, tem algum próximo, ou alguma agência lá que eu podeira procurar. Fico aguardando abraços Uyara.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Uyara! O melhor é conseguir alguém que entenda francês para comprar no site. Senão, compre assim que chegar. Na última hora as passagens a Bruxelas ficam mais caras! A estação mais central de Paris é a Gare de l'Est.

Uyara
UyaraPermalink

Ricardo,

Muito obrigada vou ver se eu consigo alguém para me ajudar.

Roberta Braga
Roberta BragaPermalink

Oi pessoal,
vou fazer um pit-stop em Bruges entre Londres e Paris. Ocorre que no site do eurostar que vou comprar consta que o trem para na estação Bruxelas Midi e pelo Rail Europe vi que os trens de Bruxelas para Bruges partem da estação Bruxelas Nord. A mesma coisa no trem de Bruxelas para Paris.
Alguém sabe como é o transporte entre estas estações em Bruxelas (Midi e nord)? É perto?
Como fazer?
Agradeço se alguém me explicar.
Abraços a todos.

Andre L.
Andre L.Permalink

Vc tem certeza de que quer mesmo fazer esse "pit-stop"? Afinal, isso tranforma seu tempo no trem de 2h40 para mais de 5h20...

Se for o caso, a locomoção entre as duas estações é simples: há trens circulando entre as mesmas, e seu bilhete do Eurostar e o outro do Thalys são válidos para trânsito entre as mesmas, desde que vc use trens da SNCB e não o metrô.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta!

Da mesma maneira que o André falou, o Ricardo Freire não recomenda esta viagem. Sempre recomenda deixar Bruges para uma viagem para Bélgica e Holanda. CAso você realmente faça, há vários trens por hora entre Midi e Central.

Roberta Braga
Roberta BragaPermalink

Quando pensei melhor e vi que o trajeto era "meio" programa de índio, já havia pago o hotel, 1 noite em Bruges, vindo de Londres. Agora não tem jeito, vou encarar. Meu único consolo é que adoro cidades pequenas, ainda mais neste estilo. Espero que valha a pena.
Obrigada por explicarem o trajeto. Espero que seja fácil mesmo com meu inglês "macarrônico".
Beijos para vocês.

isabel
isabelPermalink

olá ric!
estou indo pra Paris de 19/05/2011 a 28/05/2001 , depois sigo para Bruxelas e Amsterdã. Preciso comprar minhas passagens de trem, entrei no site da scnf como orientou, mas empaquei: como devo proceder , comprar porr trecho, ou a viagem toda? porque quero parar em bruxelas, dormir uma noite, parar em brugges, dormir uma noite, e no dia seguinte pegar novamente o mesmo trem para Amsterdã, onde ficarei 2 noites e depois retornarei direto para Paris. como eu compro? trechos separados, e a volta?
outra duvida, preciso validá-las, já que estarei com uma folha A4 impressa? uma grande preocupação é se tem como reservar o assento,já que li aqui que corre-se o risco de ir em pé no corredor...
ah! somos 2 pessoas, vale a pena comprar algum passe de trem?
e em Paris , vale a pena comprar algum passe para não entrar nas filas nos passeios?
desde já muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabel!

Aqui quem responde é A Bóia.

O trecho de Paris a Bruxelas necessariamente tem horário e assento reservado.

O trecho de Bruxelas a Bruges não tem assento reservado, mas só vale no dia da viagem. Se você dormir em Bruxelas, não pode incluir esse trecho na passagem de Paris.

A passagem Bruxelas-Amsterdã pode ser feita em trens Thalys, necessariamente com horário e assento reservado, ou em trens InterCity, podendo pegar qualquer horário. Ambos são comprados no site da SNCF.

Por favor tenha a paciência de ler os comentários anteriores, há uma infinidade de perguntas já respondidas (esta é uma delas).

Os trens para a Bélgica saem da Gare du Nord em Paris. Não dá pra escolher a estação.

Sobre furar filas:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/

isabel
isabelPermalink

ah! outra dúvida, qdo eu for comprar as passagens pela internet, qual estação de Paris sai o trem? Posso escolher esta estação?

mais uma vez obrigada, e por favor, me ajude, pois estou meio perdida neste planejamento!
bjs

isabel
isabelPermalink

ric, desculpe, mas esqueci de dizer que quero ir de Thalys.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabel! As respostas foram dadas acima.

Laisa
LaisaPermalink

Olá, Ricardo!
Vou com meu marido à Amsterdam, Bélgica, Paris, sul da França e Barcelona. A primeira parte da viagem estamos pensando em fazer de trem, mas como viajamos em 19/04, optei por deixar para comprar as passagens na própria estação porque tenho receio da entrega pela DHL não chegar a tempo (eles não estão mais colocando a opção e-ticket).
Você acha arriscado não conseguir trem na hora?
Outra coisa... Parece que na Bélgica, onde passaremos a Páscoa, tb será feriado, e todos os hotéis que eu olhei em Brugge (onde queria passar 2 noites) já estão lotados, inclusive o que vc indica no post. Você teria alguma dica para me dar em relação a isso?
Obrigada,
Laisa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laisa! Tente se hospedar em Ghent, fica a meia hora de trem e é uma cidade mais bacana à noite do que Bruges.

Em que site você não está conseguindo comprar com e-ticket? No http://www.voyages-sncf.com você consegue!

Andre L.
Andre L.Permalink

No caso de trens Amsterdam-Bruxelles-Paris - o Thalys - é ESSENCIAL comprar antecipado no feriado de Páscoa, a menos que vc esteja disposta a pagar algo como € 140 por cada bilhete em cima da hora. Os trens lotam bastante no feriado.

Na pior das hipóteses, compre todos esses bilhetes no aeroporto de Amsterdam (Schiphol).

Laisa
LaisaPermalink

Gente, muito obrigada pelas dicas!!!
Vou dar uma navegada no site que vc me passou, A bóia! Obrigada! Eu não estava conseguindo e-ticket no raileurope.
André, O Thalys só faz as capitais? Os trens para Bruugge e Ghent eu teria que comprar separado? Você comprou esse ticket no site do TGV?
Tenho visto que, a cada ticket, pago uma taxa de reserva de R$70,00, no site da raileurope, pelo menos. Mesmo assim vale a pena, então?
Essa é a minha primeira viagem à europa... To quebrando a cabeça nas pesquisas!!!
Obrigada pela ajuda, pessoal!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Laisa, compre em http://www.voyages-sncf.com . Não mude para a versão TGV (internacional), porque você vai perder a oportunidade de conseguir descontos. Chame alguém que manje francês pra ajudar você.

Simule a compra da passagem até Bruges e também só até Bruxelas. Muitas vezes é mais barato comprar só até Bruxelas e comprar Bruxelas-Bruges separadamente (o preço é fixo nesse trecho, sai uns 30 euros ida e volta).

Eu evitaria comprar na Raileurope, dá muita reclamação:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/raileurope-entra-contato/
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/direito-de-resposta-da-rail-europe/

(leia os comentários)

Se quiser comprar as passagens aqui no Brasil, em português, use uma das agências credenciadas, como a TT Operadora, que tem escritório e gente para atender você:
http://www.lufthansacc.com/passes-de-trem/index.do

Laisa
LaisaPermalink

Muito obrigada, Ricardo!

Carlos Felipe Franca
Carlos Felipe FrancaPermalink

Prezado Ricardo,
Estou pensando no roteiro abaixo, sendo Londres a Paris TAV.
De Paris até Roma iria alugar um Citroen C5.
Seria eu e minha esposa.
Qual sua opinião do Roteiro?
Grato
Carlos

31 Maio/12 São Paulo/Londres
1 junho/12 Chegada a Londres
2 Londres
3 Londres
4 Londres
5 Londres/Paris
6 Paris
7 Paris
8 Paris
9 Paris
10 Paris/Brugge
11 Brugge
12 Brugge/Amsterdam
13 Amsterdam
14 Amsterdam/Colonia
15 Colonia
16 Colonia/Zurich
17 Zurich
18 Zurich/Insbruck
19 Insbruck
20 Insbruck
21 Insbruck/Mestre
22 Veneza
23 Veneza
24 Mestre/Cruzeiro
25 cruzeiro ilhas gregas
26 cruzeiro
27 cruzeiro
28 cruzeiro
29 cruzeiro
30 cruzeiro
1 cruzeiro/Roma
2 Roma
3 Roma
4 Roma
5 Roma/ Guarulhos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos Felipe! Aqui quem responde é A Bóia, ajudante do Ricardo Freire nos comentários smile Infelizmente o Comandante não pode analisar roteiros um a um. No menu superior, clique em "Europa" > "Monte a sua viagem". Ali há uma série de links úteis. Irão ajudar no seu planejamento!

silvia
silviaPermalink

Caro Ricardo,

Meu plano é fazer de trem Paris -Bruges - Bruxelas num dia, pernoitar em Bruxelas e voltar para Paris. Você sabe me dizer se posso fazer isso comprando apenas um bilhete de ida e volta, isto é: Paris - Bruges (via Bruxelas)? Obrigada, parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia!

Aqui quem responde é A Bóia.

Tente Paris-Bruges mas também veja Paris-Bruxelas separadamente. É mais fácil encontrar ofertas no trecho Paris-Bruxelas. Tenha em mente que o trecho Bruxelas-Bruges sai cerca de 15 euros cada perna.

Marcelle
MarcellePermalink

Pessoal,
Queria dar a dica de duas lojas de chocolate maravilhosas em Bruges, com chocolates feitos a mão: Brown Sugar (na Rua Maria Straat, 21, perto da igreja Onze Lieve, que você vai visitar) e Chocolaterie Sukerbeyc (na Rua Katelijne Straat, 5, também perto da igreja Onze Lieve).
Visitei Bruges no início de maio (e também Bruxelas) e coloquei mais dicas no meu blog: http://viciadaemviajar.blogspot.com/2011/05/bruges-e-bruxelas.html

Ah, a dica para o wafle perfeito (e não careiro) na Grand Place é o Aroma Cafe (de costas para o Hotel de Ville, é o primeiro à esquerda).

ABraço,
Marcelle

Paula
PaulaPermalink

Uau, Marcelle! Essas dicas deram água na boca wink Vou lá no seu blog sabe mais.

Estou planejando ir a Bruges em julho. Pelo meu roteiro, passo por lá no dia 21 de julho (vindo de Paris e rumo a Amsterdã). A questão é nesta data é feriado nacional na Bélgica.

Alguém já experimentou estar por lá no feriado? As lojas e atrações abrem?

Andre L.
Andre L.Permalink

Lojas sim. Museus, alguns. Há menos trens circulando.

Andrea
AndreaPermalink

Olá, como estão?
Gostaria muitissimo de uma ajuda.Qual a melhor opção de transporte de Amsterdan a Bruges(ficarei um dia em Bruges) e depois de Bruges a Paris?
Aguardo uma resposta.
Parabéns pelo site.
Andrea

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andréa! Como o texto diz, é o trem. Por favor leia com atenção grin

Fernando
FernandoPermalink

Alguém me ajuda?
Estou com dificuldades para comprar as passagens direto no site da Ferrovia Francesas (trechos Paris/Bruxelas/Amsterdam). Qual o país que se coloca para retirar a passagem? Comprando com antecedência posso emitir o bilhetes quando chegar na França?
Estou pensando em sair de Paris, passar por Bruges, dormir em Ghent e seguir para Amsterdam no dia seguinte, passando rapidamente por Bruxelas. Mas o que fazer com as malas quando for para Bruges, já que não voltarei para Bruxelas no mesmo dia?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Coloque França para não sair do ambiente da SNCF; antes de fechar a compra você vai ver que opções são oferecidas (impressão do bilhete em casa ou retirar numa estação usando o cartão de crédito usado na compra).

A estação de Bruges tem lockers mas são poucos e não são grandes. É possível deixar no maleiro em Bruxelas por mais de um dia. Além dos maleiros automáticos, há um guarda-volumes tradicional operado por humanos.

lelê
lelêPermalink

Olá!
Gostaria de saber se vcs têm dicas para dar a respeito do seguinte roteiro, chego em amsterdan, vou com 2 amigos. Temos metade do dia 20, dias 21, 22, 23 e 24 livres. Tenho que ir a Munique chegando dia 24 à noite ou 25 dia.
Gostamos de sightseeing e algumas atrações principais, mas não de visitar todos os museus então queria saber se 1 dia e meio em amsterdan, 1 dia em bruxelas e 1 em brugges é muito corrido. Também qual a melhor opção para ir de Bruxelas a Munique (trem noturno? Avião?).
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lelê! Amsterdã é uma cidade muito bacana para você dedicar apenas 1 dia e meio, depois de uma longa viagem internacional!

Leia sobre o que fazer na cidade aqui: https://www.viajenaviagem.com/europa/amsterda-ricardo-freire

De Amsterdã a Munique vá de avião. Veja se não vale a pena incluir o trecho na sua passagem transatlântica.