Um pulinho em Isla Mujeres

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lucia Malla

Ontem a Lucia Malla e eu nos desgarramos um pouquinho do simpaticíssimo grupo de blogueiros brazucas em Cancún para fazer um programinha que eu adoro: dar um pulinho em Isla Mujeres.

Bem-vindo a Isla Mujeres...

Isla é uma ilhota ao norte da cidade (na direção contrária, portanto, de Playa del Carmen e da Riveira Maia) de acesso facílimo. Há três lugares de onde saem ferry-boats, dois deles na Zona Hotelera: na Playa Tortuga (poucas saídas) e no Embarcadero (de meia em meia hora). O outro ponto de embarque fica para lá do centrinho, em Puerto Juárez. A travessia dura 20 minutos; a passagem ida e volta custa 15 dólares por pessoa.

Bar Zazil-Ha

Durante a viagem o funcionário do barco vai oferecer várias coisas para fazer em Isla -- mergulhar em recifes próximos, alugar um carrinho de golfe, visitar tartarugas marinhas, até mesmo ver tubarões-baleia. Mas para mim a ilha vale a pena só por oferecer a chance de pegar praia sem prédios em volta.

isla2

A prainha da cidade se chama Punta Norte, e para chegar até ela é preciso vencer alguns bons quarteirões de lojas de souvenir, albergues bem vagabundinhos e uma profusão de bares que, a essa hora da manhã, estarão fechados. Nunca fiquei em Isla à noite, mas pela capacidade instalada dos bares da ruazinha principal, o lugar deve ser bem animado -- pelo menos na temporada.

Corona? No, gracias

Chegando à praia, não se contente com as primeiras barracas, lotadas de espreguiçadeiras de plástico que os vendedores vêm oferecer a 70 ou 80 pesos (6 ou 7 dólares). Ande mais um pouco -- cinco, oito minutinhos -- e no cantinho direito da praia você vai encontrar o bar Zazil-Ha, no hotelito Na Balam.

As espreguiçadeiras duplas custam 150 pesos (12 dólares) -- ou seja, o mesmo que duas numa zona mais craudeada da praia.

Creio que a essa altura do post não preciso gastar meu mexicanol para descrever o visu...

Bar Zazil-Ha

À medida que a manhã avança, vão aparecendo muitos barcos nesse canto da praia. Lá pelas tantas pareceu ter mais gente ao longe, na água, do que na areia do nosso barzinho.

Punta Norte, Isla Mujeres

Lá pelas duas da tarde, levantamos acampamento para empreender a segunda parte do programa.

El Cejas, Mercado 28

Em vez de pegar o ferry para a Zona Hotelera, embarcamos na linha para Puerto Juárez, no centro. Nosso destino era o Mercado 28, um mercado de quinquilharias (e de vendedores chatos e insistentíssimos). "Van a comprar?", perguntou o motorista de táxi do porto. "No, vamos a comer!", respondi, contanto nada mais do que a verdade.

Camarones al mojo de ajo

Para mim, muito mais do que o artesanato industrializado, o bacana do Mercado 28 são os restaurantes populares. Escolhemos o mais bochinchado, El Cejas, que estava cheio de mexicanos, com pouquíssimos turistas.

Eles tocaram Cielito Lindo!

Uma dupla ao xilofone e um trio de mariachis (sem chapelão!) se revezavam na trilha sonora. A Lucia pediu um camarão "al mojo de ajo", e eu, um arroz de mariscos. Para acompanhar, frijoles refritos e guacamole.  Tudo ótimo. A conta: 26 dólares.

mercado-frijoles

Isla Mujeres + almoço no Mercado 28 é um passeio que recomendo a todos que queiram ter uma experiência mais pitoresca sem sair de Cancún.

144 comentários

Evaldo
EvaldoPermalinkResponder

Estivemos em 21.11.10 na Isla, e hoje não esta como descrito anteriormente - sem embargos, ainda persistem vendedores chatos, porém as ruas estão sujas, esburacadas e etc. Estão tentando arruma-la, tomara que de certo, porque para mim foi uma decepção.

Patricia Pappacena

Só uma dica. Se a idéia é consumir nos bares da praia, negociem o valor das espreguiçadeiras, ou melhor, não paguem. Assim funciona, é só dizer que vai consumir e eles oferecem de graça, seja espreguiçadeira na beira do mar, seja somente cadeiras e mesas.

10º dia – Isla Mujeres « andertours

[...] (e isso existe perto de Cancun?), isto é, sem prédios, seguindo a dica do Ricardo Freire em www.viajenaviagem.com/2009/08/vai-por-mim-isla-mujeres. Ficamos no final da Rua Zazil-Ha, no bar Balam. Ali se tem um visual bacana, muito melhor que em [...]

Pedro
PedroPermalinkResponder

Confesso que Isla Mujeres não correspondeu às expectativas, mas a minha esposa adorou a praia. O melhor da visita foi ter escolhido a carreira de barco mais barata, usada pelos locais, com muita música e cerveja grátis e sobretudo o barzinho "los meninos" bem junto ao porto, com enchiladas e tacos de peixe genuínos, simpatia no atendimento e à prova de "gringos"

erica
ericaPermalinkResponder

e sobre o mergulho/nado com golfinhos na isla mujeres, vale a pena? pode me dar algumas dicas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! Para ler sobre nado com golfinhos, veja este post: https://www.viajenaviagem.com/2012/06/onde-nadar-golfinhos/

Zeza
ZezaPermalinkResponder

Eu fui e foi uma delicia..... super recomendo

Na calma contagiante do tubarão-baleia - Uma Malla Pelo Mundo

[...] de bióloga: nadar com os tubarões-baleia (Rhincodon typus). O Riq Freire, a quem eu acompanhava naquele passeio, comentou o quão o tal tour era “a minha cara”; fui então perguntar preço e [...]

Uma Malla em Cancún - Uma Malla Pelo Mundo

[...] do café, eu e Riq fomos rumo ao Embarcadero para pegar o ferry para Isla Mujeres. A travessia é tranquila por aquele mar azul piscina. Chegando em Isla Mujeres, logo vi que [...]

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Ola, vou para Cancun em dezembro com meu namorado e mais um casal de amigos. Ficaremos no hotel Gran Caribe Real. Gostaria de saber se no hotel eles vendem pacotes turisticos para Tulum/Hél-Ha e Xcaret tudo junto. Ate encontrei um site que faz esse passeio em um dia...primeiro vai para tulum, depois passa a tarde em hel-ha e por ultimo vai para Xcaret para os shows e retorna ao hotel por volta das 23;00 (detalhe: te pegam no hotel por volta das 07 da manha). Porem tem que comprar pelo site, eles nao vao nos hoteis vender. Alguem poderia me ajudar como faço para fazer um passeio desse tipo?
E Isla Mujeres, vale a pena? Como faço para ir?

Fico aguardando a ajuda de vocês.
Obrigada

myller cury
myller curyPermalinkResponder

Gabriela,
estou te respondendo de Cancun neste exato momento. Fui hoje no Xel-ha e posso te dizer os valores dos ingressos: Xel-há USD:79,00; X-caret USD: 109,00; mas se for fazer os dois, vc compra por 168.00 dolares, mas é só na porta, vale a pena alugar um carro, custa em média 50 dolares/dia. Tulum, não gostei muito, apenas ruínas, mas é bem barato, 5 dolares apenas e fica a 15km do Xel-ha...
espero ter ajudado...
t+

Zeza
ZezaPermalinkResponder

Acho muita coisa para um dia so viu. Ficara cansativo demais e vc nâo conseguirá aproveitar tdo o q cada lugar oferece. Geralmente nos hoteis tem agencias que vendem os pacotes sim

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Obrigada Zeza.
Você já foi em algum desses lugares?

Renata lyra
Renata lyraPermalinkResponder

Myller curi, vou agora dia 10 de nov com meu filho e marido. vc disse que os dois parques comparando na porta ficam 168 dolares, mas vc pode ir um dia num , e outro dia em outro, ou precisa ser no mesmo dia? Quanto alugar carro muita gente fala dos policiais corruptos, vc teve algum problema quanto a isso ? Obriga da desde ja pois vc ja ajudou muito pois pesquisei bastante e tinha esse duvida de comprar no local se sairia mais barato ou nao.

Geise
GeisePermalinkResponder

oiii, adorei ler sobre Cancun! Gracias! moro em Chicago e vou a Cancun dia 20 de Novembro.
Quero aproveitar ao maximo meus 4 dias ai... vc acha perigoso fazer os passeios sozinha? o que vc recomendaria p/ quem vai sozinho?

Obrigada!

eric
ericPermalinkResponder

Olá, Viajo proximo dia 28 para cancun e ficarei no hotel Riu Cancun. Gostaria de saber se vale a pena conhecer x-caret e Xel-ha ou ir a apenas um deles seria suficiente. Ficarei 5 dias e gostaria de aproveitar o maximo. abçs e Parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eric! Pode ficar repetitivo. Há vários passeios para fazer na região. Leia sobre eles aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Cancun que nada! Playa del Carmen - A "Hippie Chique" do Caribe Mexicano. - Viajando com pouco

[...] de um destino de grande procura, sugiro que leiam o post Isla Mujeres do blog Melhores Destinos e o Vai por mim: Isla Mujeres do Viaje na [...]

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Bom dia ! estou adorando as suas dicas e cumprindo à risca. O bar zazil-há é perfeito, o lugar então nem se fala... Estamos em um grupo de 6 adultos e 4 crianças, a praia estava quase particular e calma, bem diferente da praia do hotel em que estamos, as crianças mal conseguem entrar. Um passeio que recomendo (para quem gosta de mergulhar de snorkel) é fazer o passeio de barco. Enquanto estávamos desfrutando de uma tarde maravilhosa no zazil-há, um comerciante se aproximou oferecendo o passeio de barco para mergulhar, ele nos garantiu que veríamos tartaruga. Nao acreditamos, mas pagamos pra ver. Seu nome é manolo, o barco bem simples, fechamos em u$ 10 por pessoa, o barco exclusivo nosso (os 10). Eu tive a oportunidades ver arraia e tartaruga, além de barracudas, e muuuuuitasoutas especies de peixe. Gostari de lhe enviar uma foto do zazil-ha que tiramos para facilitar um pouco a visualização em seu blog, achei ele bem escondidinho. Valeu a dica !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Mande fotos para redacao arroba viajenaviagem ponto com, vamos adorar publicar! Obrigada!

Salva
SalvaPermalinkResponder

Pessoal, estamos pensando em ir pra região de Cancun no meio de ano, e considerando fazer de Isla Mujeres a nossa base, pela tranquilidade, pela beleza, pra fugir da muvuca mais americanizada, etc. Gostamos muito de praia, e ter praias sem hotelões por perto, com aquela qualidade de Caribe, é o que está nos atraindo.
Por outro lado, também gostaríamos de conhecer um pouco o resto da região, Cancún, Carmen, as ruínas, fazendo passeios durante o dia, talvez uns dois dias na semana, por exemplo (nosso plano é ficarmos duas semanas por lá).
A pergunta que não quer calar é: vocês, que conhecem a região, acham esta uma estratégia viável? Vamos conseguir pegar o barco na ilha e nos encaixarmos em algum grupo saindo para as ruínas, por exemplo? Alugar um carro, nesse caso, seria uma boa alternativa? Alguém sabe até que horas os barcos funcionam?

Aguardo suas dicas!
Salva

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Salva! Ficar em Isla Mujeres não é prático -- o bacana de lá é fazer como um passeio, a partir de Cancún. Seria mais bacana se hospedar na Riviera Maia ou Playa del Carmen -- se quiser algo mais rústico, passar uns dias em Tulum. Leia este post para descobrir qual o seu cantinho na região: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Salva
SalvaPermalinkResponder

Falou Bóia, obrigado pela dica. Estava pensando em ficar em Isla porque curti o astral da ilha, a julgar pelas fotos, vídeos e relatos que vi. E também porque estou conseguindo vaga por lá em Julho, em um simpático hotelzinho-boutique que posso reservar através de timeshare.
Mas vou pesquisar um pouco mais antes de tomar uma decisão.
Abração!

Ana Caroline
Ana CarolinePermalinkResponder

Olá bom dia!
Passarei 6 dias inteiros em Cancun com meu futuro marido agora em junho e pensei em fazer os seguintes passeios: XCaret, Isla Mujeres, Cozumel, Nadar com os golfinhos e Playa Del Carmen, o que você acha?recomenda?
Tem mais dicas para esses outros passeios?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Caroline! Nossas dicas estão neste post. Dê uma olhada: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Fábio
FábioPermalinkResponder

Viajo para Cancun dia 05/11/13 e fico até 13/11/13. Ficarei no hotel Park Royal Cancun e gostaria de obter a opinião de vocês em relação a localização e a prestação dos serviços aos hóspedes. Gostaria de saber, também se fica muito longe dos melhores locais de passeios, boate, shopping, balsa para ir a Isla Mujeres, mercado 28, etc. E, por fim, quantos km fica de Cozumel. Para este passeio onde pretendo mergulhar usa-se um dia todo só para isso? Muito obrigado desde já. Saudações. Fábio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio!

Entenda Cancún a partir deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Fábio
FábioPermalinkResponder

Obrigado pela dica.

Rosane
RosanePermalinkResponder

Oi! Viajando p Cancún c meu filho de 17 anos daqui há 4 dias! Nem sei se alguém vai ler meu post até lá... Pensava em ir até Isla como opção mais próxima do que Cozumel, pq li em algum lugar q o melhor de Cozumel só dá p aproveitar em mergulho com garrafa. P/ mergulhar de snorkel Isla seria um lugar tb rico em fauna marinha e de mais fácil acesso. Pensei q tb poderia ser uma opção mais barata p/ nadar c os golfinhos, mas pelo visto me enganei: a 'natação' c golfinhos, no site do Dolphin Discovery está US$ 99 por pessoa, o mesmo valor que 30 minutos de 'natação' em Xel-Há. É isso mesmo ? Pq se for, como vamos mesmo a Xel-Há, talvez a gente faça o mergulho c golfinhos lá mesmo.
Abraços,
Rosane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosane! Para quem está hospedado em Cancún, Isla é um passeio bem mais conveniente do que Cozumel.

Leia sobre golfinhos:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/onde-nadar-golfinhos/

Fernando Almeida Vieira Junior

Bom dia Boia. Gostaria de uma ajuda sua se possivel for. No proximo ano estarei indo no final de outubro em lua de mel, porem vai ser feito tudo sem agencia de turismo, ou seja, vou comprar as passagens, vou fazer a reserva e vou me hospedar em Playa. venho colhendo informações a uns 8 meses e em nenhum blog consegui tirar essa duvida, ai vai: Como provavelmente nao vou ficar em hotel "pé na areia", o que eu faço para ir nas praias de lá, pois aqui no Brasil agente encontra td nas areias (alugar barracas, cadeiras, comprar refrigerante e etc), ou do contrario coloca td no carro e leva ate a praia. Como é feito la? Eu pretendo alugar um carro, o ideal seria eu ir em um mercado, comprar cadeira de praia e sombrinha e ir as praias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Este post é sobre Isla Mujeres. Pelas regras do site, não poderíamos responder a perguntas sobre Playa del Carmen.

Playa tem clubes de praia que alugam espreguiçadeiras. Mas você pode levar sua toalha e estender na areia, a praia é pública.

Leia sobre Playa del CArmen:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Meggie
MeggiePermalinkResponder

Olá!! Gostaria de algumas dicas sobre como aproveitar melhor Isla Mujeres em apenas um dia. Pretendemos nadar com golfinhos na ilha e estamos na dúvida se também compramos o ingresso para o Parque El Garrafon ou não. É possível conhecer no mesmo dia a parte norte com essa programação (nado+el garrafon)? Muito obrigada!! Meggie

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Meggie!

Passe o dia no parque Garrafón, o nado com golfinhos é lá:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/onde-nadar-golfinhos/

Meggie
MeggiePermalinkResponder

E sobre conhecer a parte norte da Ilha? Vale a pena? É possível fazer tudo no mesmo dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Meggie! Se der tempo, você vai. Mas o foco deve ser o parque. A "parte norte" da ilha é um vilarejo cheio de lojinhas e uma praia. Não vai mudar a sua vida, acredite.

Meggie
MeggiePermalinkResponder

Ok, muito obrigada pelas dicas!! Abraço!

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá! Você tem alguma dica de hospedagem em Isla Mujeres? Tem algum all-inclusive? Vamos passar 10 dias, e a ideia é ficar 05 na Isla e 05 em Cancun, para aproveitar alguns passeios e conhecer a cidade.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Isla Mujeres vale só como passeio. Se quiser all-inclusive, fique na Riviera Maia: https://www.viajenaviagem.com/destino/cancun/onde-ficar-cancun

Evelton Stock
Evelton StockPermalinkResponder

Ótimas referencias. Qual a distancia ou tempo de ônibus da zona hoteleira
de Cancun até Porto para isla de mujeres ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evelton! Há um ponto de embarque na própria zona hoteleira.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/cancun/o-que-fazer-cancun

Fernando Junior

Boa noite. Estarei indo para Playa em 26-10-2015 e ja estou procurando hoteis. A minha duvida é a seguinte: Quanto antes reservar, melhores preços vou encontrar ou para hotel não tem tanta necessidade assim? Alguem poderia dar uma dica referente a hospedagem tanto em cancun quanto em playa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Os bons preços aparecem 90 dias antes da data.

Sandro Albertini

Olá, Boia. Vou para a região de Cancún em maio/2015, passarei 15 dias. Estava pensando em ficar 3 noites em Cancún, 3 em isla Mujeres, e oito noites em Playa del Carmen (usaria como base para algumas incursões), mas você me desanimou um pouco ao indicar a Isla Mujeres como um passeio de um dia. O que você acha? Teria uma sugestão de como distribuir esse tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Vale você dar uma lida nestes posts - https://www.viajenaviagem.com/2010/08/cancun-playa-del-carmen-ou-tulum-todos-por-erica-de-paula e mesmo e https://www.viajenaviagem.com/destino/cancun/onde-ficar-cancun

Sandro Albertini

Obrigado pela dica, me ajudou. Mas ficou uma dúvida: vale a pena ficar mais de um dia em Isla? Ou vale mais a pena programar uma noite em Tulum?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Isla Mujeres vale o passeio para quem vai ficar só em Cancún e quer variar de paisagem. Como pernoite, não vale tanto assim não; Playa del Carmen, no estilo, é muito mais legal. Você pode dividir a sua estadia entre Tulum, Cancún e Playa del Carmen, mas são locais com personalidades bem distintas. Há chance de você gostar muito mais de uma do que de outra. Veja esta outra experiência: https://www.viajenaviagem.com/2014/04/cancun-playa-del-carmen-como-escolher (leia também os comentários).

Sandro Albertini

Obrigado. Ajudou bastante na decisão. Pelo o que li sobre Cancún não é muito a minha praia, já estou até pensando em não me hospedar por lá, apenas fazer um passeio para conhecer. Já reservei o hotel em Playa, fui na sua dica: Playa Palms Boutique Beach Hotel. Abraço.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar