Voltando de viagem :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Queridos trips,

Desculpem esses dois dias fora do ar.

O que aconteceu: meu hospedeiro low-cost americano, o maldito Bluehost, suspendeu a minha conta. Motivo? O grande acesso ao banco de dados (tradução: caixa de comentários) estava prejudicando a performance do meu servidor, atrapalhando os outros 449 sites hospedados nele. Mas o contrato não era de tráfego ilimitado? Si, pero no mucho.

Resultado: passei 24 horas morrendo de medo de perder meu conteúdo (não me pergunte se eu já tinha um back-up do blog em algum lugar. Falei pra não me perguntar!).

Felizmente os amigos me ajudaram. O Fred Marvila, personal maridão da Natalie, levou um lero os caras do suporte e conseguiu botar o blog de novo no ar. Mas logo foi suspenso de novo.

Daí o Fred e o me ensinaram a fazer back-up do conteúdo. Então ontem, no fim da tarde, pude respirar aliviado: já tinha todo o conteúdo na minha máquina. Mas não tinha nenhuma condição emocional de resolver o próximo hospedeiro.

Hoje de manhã, indo atrás da indicação abalizada do Henrique Martin, endossada pela Luciana Misura e pelo Letsvamos, procurei o Cris Dias do Vilago. Menos de uma hora mais tarde, os arquivos já estavam no servidor novo.

Daí eu troquei o endereço do servidor lá no meu registro, e só não anunciei que o site entraria logo no ar porque recebi um email avisando que a operação poderia durar 72 horas.

E então... tcharam! Olha o blog de novo do ar, bem antes do esperado. (Nem tô em casa. Senão teria subido pelo menos uma fotinho.)

Queria agradecer também à Merél, à Nhatinha, ao Alessandro Ayres, ao Rodrigo Purisch, ao Tony Galvez e à Cássia Zanon pela força tecnológica e a todos vocês pela paciência e compreensão.

(Queria também pedir desculpas à Marcie, à Camila e ao Fabio, porque ao apagar o post sobre a instabilidade acabei apagando também os comentários. Perdão!)

A viagem continua! Bem-vindos de volta!

89 comentários

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bom, onde foi que eu parei, mesmo?
Ah, lembrei.
Aqui: http://www.festivalfranciacorta.it/
Inda vou trazer essa Maserati pra casa wink

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Iuuuuupiiiii!
Já estava usando "desivos com o pin da bóia" para aguentar o tempo de abstinência! mrgreen

Zé
PermalinkResponder

Ufa! Já posso morrer tranqüilo sem sentimento de culpa mrgreen

Paula*
Paula*PermalinkResponder

eekops:
Digo, adesivos.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Riq, só um comentário adicional para o caso de alguém ter problemas no acesso ao blog. Sem entrar em detalhes muito técnicos, mas quando você altera um endereço na internet (ex: www.viajenaviagem.com) ele é propagado por diversas máquinas no mundo para que todos possam ser direcionados para o servidor novo correto. Esse tempo pode ser muito pequeno, mas também pode durar várias horas, ou seja, pode ter gente que ainda esteja acessando o servidor da bluehost. Se alguém disser que não está conseguindo acessar o blog, peça para acessar mais tarde de novo que deve funcionar.

Vera Lucia
Vera LuciaPermalinkResponder

Então, apertem os cintos e vamos aproveitar!!!!!

Luciana Bordallo Misura

EEE que legal que esta tudo resolvido e ja estou vendo o blog no host novo smile Agora o VnV esta boiando em aguas tranquilas.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Viva! Sabia que não estava dando uma viagem perdida (ops, sem trocadilhos!) vindo aqui no meio da tarde, cheia de trabalho por fazer! Obrigada a todos que ajudaram, não é só o Riq que está feliz!

Marcio Nel Cimatti

Acabou a bad trip!! Vamo que vamo!!

Abs!

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

ooooba!!!! ja estavamos com saudades! wink

Júlia
JúliaPermalinkResponder

Nem brinca em perder todo conteúdo aqui. Se pra você seria terrível, pra gente seria pior! Acredite.

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Já estava pensando em criar o VnV Anônimos!!
Sabe que você faria mais uma utilidade pública explicando (pelo menos pra mim) como é que faz backup dum blog !!
Bom retorno !!
Já deu baixa na Majô ?

Ricardo Freire

Na versão não-comercial do WP não sei #comofas, Edu. Na versão comercial tem um plugin que faz back-up em intervalos programados (vou passar a usar esse).
No meu caso o servidor estava tão lento que não consegui becapear desse jeito, então becapeei direto do Control Panels do hospedeiro.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Eduardo, se você está usando a versão básica e gratuita do WP, como eu, você pode fazer o backup usando a opção "Exportar" dentro do menu "Ferramentas", que fica no Dashboard do seu blog. Será criado um arquivo XML com diversas informações, mas infelizmente ele só contém parte do seu blog. Por exemplo, ele não contém as fotos, mas somente uma referência as mesmas. De qualquer forma, todos os textos, comentários, categorias, páginas e tags estão lá e você pode importá-lo para qualquer outro blog do Wordpress. É melhor do que nada, até porque as fotos e vídeos normalmente estão gravados no seu HD ou em outro site. Eu procuro fazer toda a semana, até porque é bem rápido.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Dica super anotadíssima, obrigada!

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Obrigadão, Alexandre!
Vou fazer agora mesmo !!
Abs.

Marcie
MarciePermalinkResponder

nossa...Edu, vc procurando criar o VnV Anônimos e eu tentando googlar pra ver se já tinha uma versão local....
All is well that ends well.
E uma liçãozinha básica: nem sempre no "estrangeiro" é melhor...muito menos nessas horas.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Notícia ótima esse retorno. Acabou a síndrome de abstinência. Pergunta: é sem chance os comentários voltarem a ser exibidos em uma só página?

Ricardo Freire

Reconfigurei pra 50.
eekops:

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Que bom que voltou! mrgreen

Ernesto, o  pato

Estava em SAR (Sidrome de Abstinencia do Riq)....

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

OIêêê ....
lol
lol
lol

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Viva Riq!!! Não sei viver sem seu blog!!!

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

Que isso Riq. Tamos aí pra isso! Nerdices são comigo mesmo razz

Eu achei muito rápido e eficiente o trabalho do Cris Dias! Tanto é que estávamos discutindo como o site tinha voltado ao ar e até achamos que tinha sido o BlueHost (bate na madeira) que tinha liberado a conta automaticamente.

Vamo que vamo viajar nessa viagem smile

Patrícia Vieira

Olá Ricardo, tudo bem? Trabalho na agência de comunicação Burson-Marsteller, em São Paulo, e gostaria de confirmar os seus contatos. Você porderia, por gentileza, entrar em contato comigo via e-mail (patricia.vieira@bm.com)?
Muito obrigada! Abs, Patrícia

Camila
CamilaPermalinkResponder

Acho que muita gente ainda não deve ter conseguido entrar, isso aqui tá muito silencioso... smile

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Ai que bom!!
Riq, avisou p/ o novo hospedeiro que isso aqui bomba? Que pode ter mais de 500 comments numa simples caixa de comentários? Que não é que o pessoal da seita acessa muito, é que fica plugado 24h? É bom deixar as coisas claras logo no começo.... smile

juliana
julianaPermalinkResponder

nossa esse blog é parte da familia!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Então voltemos à programação normal, após este acidente de percurso. Entre mortos e feridos, salvaram-se todos!

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Já aproveitando a boa vontade alheia: eu devo ir daqui a duas semanas a Salvador, visitar (de novo!) a minha irmã, que mora lá, mas deve sair em setembro (ai que tristeza - só espero que ela seja transferida para algum lugar legal mrgreen ).
Só que eu demorei demais pra avisar, e ela vai ter outras visitas no meio do nosso período. Assim, estamos querendo ir em Morro de São Paulo passar pelo menos uns quatro dias.
Perguntas: quatro dias está de bom tamanho? Que hotel sugerem? Eu achei um post antiiiiiigo do Riq (de 2005), e ele sugere o Villa dos Corais - ainda procede? Que praia?
Desculpas desde já (odeio planejamento em cima da hora), mas fazer o que...
Brigadim!

Ricardo Freire

Quatro dias tá óóóótimo. O Villa dos Corais é o hotel mais bacana.
Outras que vale considerar: Pousada da Torre na Segunda Praia (mais na muvuca), Charme Pousada e Solar do Morro (no centrinho).
Se concidir de maré baixa no meio de um dia de sol, contratem um bugue no Receptivo (ponto de bugues atrás do hotel Villa das Pedras) para ir a Garapuá, que é linda.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Brigada, Riq! Já estou mandando email, pra ver se tem disponibilidade (acredito que agosto é meio morto, né?)
O tal Resort Patachocas é muito longe de tudo (pareceu)?
Eu queria um pé-na-areia, mas que não ficasse muito longe dos restaurantes, porque praia caaaansa... wink

Ricardo Freire

O Patachocas beeem longe de tudo. Tipo pra ficar lá e não sair.

Villa dos Corais é um pouquinho longe também para voltar de noite (a não ser que você fique pela Segunda Praia e não suba à vilazinha -- o que é perfeitamente possível, já que já tem um novo centrinho por ali).

Segunda Praia é pé-na-areia, tem restaurantes por ali mesmo e está perto do centro. Só não sei como é na questão barulho à noite -- pode vazar alguma coisa se for noite de luau.

Mas mesmo agosto sendo alta temporada dos europeus na Bahia, acredito que nessas pousadas que você está cogitando (que não fazem parte do circuito mochileiro Pelô ou Porto da Barra/Morro) você vai poder decidir na hora. Se chegar numa e resolver mudar pra outra no dia seguinte, vai ter vaga e negociação boa.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Dani S., considere também as pousadas Pasárgada (www.pousadapassargada.com.br - linda, vista belíssima dos chalés e no café da manhã, que por sinal é de-lí-cia) e a O Casarão (www.pousadaocasarao.com), uma das casas mais antigas do Morro. Na Passárgada eu já me hospedei e gostei muuuito. Na O Casarão eu nunca fiquei, mas sempre ouvi falar muito bem. Ambas ficam na vila. Boa sorte!

Ricardo Freire

Já fiquei na Casarão três vezes. É minha opção budget preferida. Não tá no padrão de conforto das outras que eu citei antes, mas é charmosinha e bastante ficável.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Dani , o meu irmão adora o Portaló , e fala das vantagens ;
sair e chegar rapidinho , conforto , e sem muvuca .
Dá uma olhada http://www.hotelportalo.com/

Ricardo Freire

È vero.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Eba! Um monte de palpite!
Vou olhar agora de noite com calma e decidir - ou talvez decidir que vou decidir lá (mas isso me dá brotoeja só de pensar).
Quem já foi pode informar qual o melhor método de chegar lá? A minha irmã foi de ônibus até Valença, e de lá seguiu de lancha rápida, e diz que é o melhor, à exceção do vôo direto. Procede? Tem um barco que faz a ligação direta de Salvador, mas demoooooora e parece que balança.
Nós vamos estar sem carro, e o marido tem paúra de embarcações em geral. Qual o método mais indolor?
Brigadim!

Ricardo Freire

Ih, ônibus pra Valença leva uma eternidade. Tem ferry boat pra Bom Despacho (50 min. atravessando a baía, água por todos os lados também), daí conexão com ônibus, daí conexão com lancha... melhor tomar Dramin e pegar o catamarã. Leva duas horas.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Dani, eu fui de catamarã. No geral, me pareceu a melhor opção. Leva 2 horas, como disse o Riq, e, sim, balança bastante - mas não é nada que um Dramin preventivo e um café da manhã leve não dêem conta. Mas vai preparando o espírito do maridão para ele não se impressionar com a quantidade de pessoas que passam mal durante a travessia! wink

Ricardo Freire

E outra coisa, Dani: a opção Valença inclui 25 minutos numa l-a-n-c-h-a, em que o maridão não vai ter onde se esconder. (No catamarã ele pode ir pra dentro e fechar os olhos durante toda a travessia...)

Carla
CarlaPermalinkResponder

Hahaha... Foi mais ou menos isso o que eu fiz: aproveitei que o Dramin dá aquele soninho e fechei bem os olhos para não ver o "Inferno de Dante"... lol

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ah, sim, e fiquei hospedada na Solar do Morro! Queria uma pousada na vila, pertinho pra chegar e sair, e fiquei bem satisfeita. A pousada é charmosinha, aconchegante e o café da manhã é uma delícia!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Talvez eu coloque mais dúvidas, mas eu gostei muito da Villa das Pedras, que fica na segunda praia e pode-se ir a pé para a "rua" principal dos restaurantes e da muvuca. E não fui incomodado por nenhum barulho.

Rossana
RossanaPermalinkResponder

Super benvindo de volta!!!! Essas trips são parte da nossa vida...

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Que boa surpresa ver o blog no ar de novo!

Aproveitando a alta frequência de personal nerds no post, se alguem souber como cadastrar um blog do wordpress (versão básica, gratuita) no Google Analytics, me ensina! Tentei de tudo e não consegui. A dica do backup já está anotada.

Ricardo Freire

Eu acho que não dá, Wanessa. A ferramenta não-comercial do Wordpress tem várias limitações, como não aceitar anúncios. Acho que é essa a razão de não rolar Analytics.

Mas acho que o Alessandro Ayres deve saber mais smile

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Puxa, Riq, será? Quando eu disse q "tentei de tudo", é preciso levar em conta que meu conhecimento na matéria é quase nulo. Mas os tutoriais que encontrei realmente fazem referência a algumas funcionalidades que não aparecem no meu dashboard...

Vou esperar pra ver se o Alessandro A. dá uma luz!

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Wanessa, eu também já havia tentado e não dá. Você só consegue usar o Analytics na versão paga, pois é necessário usar um plug-in. A versão gratuita é bem engessada. sad

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Que pena, Alessandro! Vou ter que controlar minha curiosidade, então... Obrigada.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Agora é que caiu a ficha... Estou tentando postar aqui desde ontem, mas eu tava deixando um link. Acho que meu comentário foi pro poço... sad

Camila
CamilaPermalinkResponder

Wanessa, você pode tentar outros sites que também mostram o fluxo de dados. Não tem tantas informações quanto o Analytics, mas dá pra você ver "ao vivo" quem está entrando no blog e de onde estão vindo. Eu uso esse: http://feedjit.com/ É o que aparece na barra lateral direita do meu blog.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

o bom do feedjit é que funciona na versão gratuita. Eu também tenho no meu blog.

Ricardo Freire

Ops! Então eu tava falando besteira. Vou até apagar o comentário em que eu disse que não podia eekops:

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

oba! não pode anqlytics, mas, se tem uma alternativa, já ajuda.
Camila, o primeiro coment que fiz neste post tb não entrou e nem tinha link! aconteceu tb no post da enquete, mas antes da pane.

Majô
MajôPermalinkResponder

Uma perguntinha, vocês pagam pelo feedjit ? Achei que estava na versão free, mas no final apareceu a tela com os cartões para débito.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Majô, eu não pago nada não.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Consegui colocar o Feedjit no wordpress gratuito. Aliás, eles têm um código específico pra quem usa o wordpress versão básica. Valeu a dica, Camila e Alessandro!

Camila Navarro

Que bom que deu certo! Mas como esses sites às vezes não são muito precisos, entrei nos blogs de vocês e lá apareceu Belo Horizonte... sad

Majô
MajôPermalinkResponder

Estranho, já recebi e-mail me propondo desconto :roll:

Majô
MajôPermalinkResponder

Consegui instalar, obrigada Alessandro e Camila wink

FH
FHPermalinkResponder

Achei mega estranho entrar e estar fora do ar!!!
que bom que a rota voltou ao prumo...

Leonardo Luz - BrasiLéo

Fiquei triste quando ví aquele aviso de blog suspenso!
Agora: Eeeee....felizão que vcs, blog e Riq, voltaram!

Geo
GeoPermalinkResponder

Ufa!!!!!!

Aterrissagem de altíssimo risco sem feridos.
Vamos viajar pessoal.
Apertem os cintos.O piloto voltou!

Camilla
CamillaPermalinkResponder

Deculpadíssimo!!!!!! pelo bem do site, não tem problema smile
agora mais tranquila que tenho diversão garantida!!! u-hu...
bem-vindo de volta e que esse servidor novo seja realemtne excelente!!
beijo

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Riq, você que tá mexendo no blog, dê uma olhada no Digital Drops:
http://digitaldrops.com.br/drops/
Eles deram uma senhora repaginada em tudo... coincidentemente, hoje!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Salve, Salve!
Parabéns a todos que ajudaram a solucionar o problema!A crise de abstinência foi braba, mas,colocando na ponta do lápis, até que durou pouco!
Riq, torço para que esse servidor seja tudo que parece: maravilhoso!
Abç,

Maria das Graças

Riq, estava me sentindo órfã. Voce saberia me dizer se é viável sacar dinheiro no exterior com o cartão de crédito em caixa eletrônico PLUS. Paga-se taxas e juros.

Ricardo Freire

Maria das Graças, você me pegou. Com o advento dos saques por cartão de banco, esse é um assunto que eu nunca mais pesquisei.

Quando você saca pelo modo retirada de conta corrente, não há cobrança de juro. Só taxas, que variam de caixa automático para caixa automático, de banco para banco e de conta para conta (dentro de cada banco). Normalmente, quando "melhor" a sua conta, menores as taxas.

As retiradas de conta corrente são feitas usando os cartões múltiplos dos bancos, que podem ser Visa ou Mastercard. E aí, pelo menos por enquanto, há uma diferença de procedimento. As retiradas de conta corrente feitas com cartão múltiplo Mastercard são debitadas na hora, pelo câmbio do dia. As retiradas de conta corrente feitas com cartão múltiplo Visa são convertidas na hora para o dólar mas estranhamente só vêm cobradas na conta do cartão de... crédito. Não há incidência de juro, só as tais taxas que variam de rede para rede, de banco para banco e de conta para conta.

Da mesma maneira como acontece com os cartões de banco, acredito que haja diferenças entre os cartões de crédito (de bandeira para bandeira, de cartão para cartão, de standard para gold, etc). É melhor você ligar para a administradora do seu cartão e perguntar sobre o seu cartão específico. Houve uma época em que não incorriam juros; não sei como está hoje.

Ricardo Freire

Olhe o que diz o site do Diners:

O serviço está disponível em mais de 100 países nas agências Citibank. Será cobrada uma taxa de serviço de 4% sobre o valor sacado para saques de até US$ 500,00 e, nos saques acima desse valor, uma taxa fixa de US$ 20,00, ressaltando o limite de US$ 2.000,00 a cada 21 dias.

Ou seja, no Diners não tem juros.

Já o American Express cobra encargos entre o saque e o vencimento da conta:



Saque dinheiro nos Escritórios de Viagem, em centenas de países. Cada saque será debitado no próximo Extrato de Conta, acrescido de taxas de serviço e de encargos de financiamento do período, a partir da data do saque. Os valores em moeda estrangeira serão convertidos em reais, com base no câmbio da data do saque.
2. Consulte as Agências de Viagem, Escritórios e Serviços de Câmbio.



Para saques de emergência, você também conta com os caixas automáticos da rede Banco24Horas, da rede HSBC no Brasil e com os 190 mil caixas automáticos com sinalização American Express no exterior. Para cadastrar a sua senha, basta ligar para o Serviço de Atendimento a Associados 4004-2639 (4004-AMEX, capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 726-2639 (0800 726-AMEX, demais localidades). O valor de cada saque será debitado no próximo Extrato de Conta, acrescido de cobrança de encargos de financiamento mais taxa de serviço, a partir da data do saque.




Quando estiver no exterior, você também pode sacar3 dinheiro em uma das 2.200 Agências de Viagens, em mais de 140 países e territórios, até o limite de US$ 500,00 por conta. O valor de cada saque será debitado no próximo Extrato de Conta, acrescido de cobrança de encargos de financiamento mais taxa de serviço, a partir da data do saque.
3. Saques sujeitos à autorização do emissor dos cartões American Express.

Moral da história: só mesmo vendo com o emissor do seu cartão.

Ricardo Freire

Última coisinha. A rede Plus é que processa os cartões Visa. (Os MasterCard são processados pela rede Cirrus.)

Normalmente todos os caixas eletrônicos são ligados às duas redes.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Riq, que bom que estamos todos de volta!!!!
Imagina a quantidade de órfãos que ficariam... sad

Pra Maria das Graças, já saquei $$ no exterior em caixas da rede PLUS. Você tem que primeiro avisar a gestora do cartão de crédito que vc vai viajar pra habilitarem a opção de sacar fora do país. Mas se você puder optar por sacar de conta corrente, geralmente as taxas são menores... sem contar que o cartão de crédito interpreta isso como um 'empréstimo', e te cobra juros. Eu só uso em último caso...

Maria das Graças

Adri e Riq, muito obrigada pelas informações. Está começando a clarear. Entendi que para quem tem cartão múltiplo (de banco e de crédito) não há juros, só taxas. Nesse caso pode-se compara-lo ao Visa Travel Money. A diferença seria apenas no valor limite para saque que, no VTM, o limite quem faz é voce. É isso mesmo?

Ricardo Freire

Limite total: sim, no Visa Travel Money o limite total é o quanto você carregou no cartão. E quando estiver acabando o saldo, você pode recarregar à distância, por internet banking. Dá para carregar com até 20.000 dólares.

Limite de saque por operação: costuma ser baixo no VTM. Eu não conseguia sacar mais do que 300 euros de cada vez. Já vi casos de gente que tinha limites de saque por operação menores. (Nos saques do VTM incidem US$ 2,50 de taxa, e eventualmente alguma taxa de saque da rede de caixas automáticos.)

Outra diferença de VTM e cartões de banco: o dólar ou euro do VTM é comprado na cotação turismo; os saques no cartão de banco costumam vir numa cotação próxima ao dólar comercial na maioria dos bancos.

Na minha última viagem eu sofri um pouco mais do que o normal com o assunto saque de dinheiro porque eu estava alugando apartamentos e precisava sempre de muito dinheiro vivo.

O esquema ideal é pagar todas as despesas que você puder com plástico (cartão de crédito, se você não tem medo de desvalorização do real; ou VTM, se você não quer correr risco nenhum), e fazer saques de 200 ou 300 dólares, no cartão de banco ou VTM, para ter "pocket money".

Maria das Graças

Caro Riq, mais uma vez muito obrigado. Assunto esclarecido. Resta saber o quanto o meu banco cobra por saque usando o meu cartão de banco. Se forem os percentuais que vi no site é muito caro. Só vale para uma emergência. Confirmarei e lhe informarei.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Só dando um oi pra dizer que estou acessando o VNV normal

Pra quem perguntou de Morro: eu fiquei no Villa dos Corais e amei (e não é do tipo de hotel que eu curto ficar, gosto de coisas menores)
Ah! Tem wi- fi grátis. E se não me engano eles têm algum tipo de transfer à noite pra ir pro Centro.

Beijos

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Parabéns pra todos.Quem rezou,quem torceu,quem resolveu técnicamento o problema e todos os trips.E#, principalmente pro Riq enverga mas não quebra.
S U C E S S O E B O A S V I A G E N S P R A T O D O S.

Malu
MaluPermalinkResponder

Após uma escala técnica inesperada, com troca de aeronave, vamos seguir nossa VnViagem. Um pouco estressados...... lol

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Ufa! Que alívio estar aqui!!!

zezé
zezéPermalinkResponder

Eu, hein!! Que deprê aquele aviso de blog suspenso. Síndrome de abstinência total!!
Mas, felizmente, já passou. Vida longa à todos nós!!

Edson
EdsonPermalinkResponder

Valeu. Meu dia a dia já pode voltar ao normal. Afinal a passada diária por aqui é obrigatória.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Vc voltou !!!
Já estava desesperada aqui. Que bom que deu tudo certo no final.

bjo e sucesso pra vc Riq

André
AndréPermalinkResponder

Que alívio... clicar no VnV e ver que tudo voltou ao seu devido lugar.

Estava ficando agoniado sem minha dose diária.

Abs!!!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Cheguei!!! Oba!!! resolvido! que sucesso hein, nem os americanos guentam!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Ueba, consegui entrar sem problemas, viva o VNV !!! Superando obstáculos sempre wink

jpsoares
jpsoaresPermalinkResponder

Do lado de cá também já se chega smile

Mais uma vez obrigado pelo "100 Praias que Valem a Viagem".
Está a ser um prazer viajar nele
Um abraço!

Majô
MajôPermalinkResponder

Todo mundo de volta à casinha smile

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Um pouco atrasada, mas...parabéns pela nova 'casa', Riq!
Todos aliviados... grin

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq,
Este blog é abençoado#caminho das indias.Depois da tempestade dos úlitmos dias, estar intacto com esse imeeenso acervo privado-público é um milagre wink Amém para você e todos nós.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar