Cancún: como escolher o seu hotel

Vista do hotel Cancún Caribe Park Royal Grand (km 11)

A península de Cancún tem praticamente uma centena de hotéis ao longo de seus 20 km. Antes de achar a sua agulha nesse palheiro, é melhor entender a geografia do pedaço.

Zona Hoteleira: ponta norte, da animação

O desenvolvimento de Cancún começou, em meados dos anos 80, pela ponta norte da península. As praias dali, voltadas para a baía de Mujeres, têm águas calmíssimas, tipo piscininha. É uma região ocupada por hotéis mais antigos, em terrenos pequenos: não espere piscinas grandes nem jardins. Por outro lado, é o trecho ideal para quem quer sair a pé para aproveitar a noite: por ali estão os bares e discos Señor Frog’s, Carlos’n Charlie, Coco Bongo (com shows superproduzidos toda noite), Hard Rock Café, Hooters, Friday’s. É o ponto mais animado do Boulevard Kukulcán (o nome oficial da avenida da zona hoteleira), pronto para quem quer brincar o ano inteiro de “spring break” (o equivalente americano à nossa semana do saco cheio). Os shoppings por ali são meio caidinhos. Há um píer de embarque para Isla Mujeres por ali mesmo (na Playa Tortuga) e o centrinho “de verdade” de Cancún não está longe. Os hotéis desse trecho têm como endereço os km 8 e 9. Aqui eu ficaria no Krystall Grand(ex-Hyatt Regency), porque é confortável, está numa praia ótima, tem bom preço e não é all-inclusive, permitindo que você curta tudo o que Cancún e a região têm a oferecer fora do hotel sem remorso. Já para quem quer mesmo all-inclusive, o Riu Cancún está no limite da zona de mar calminho.

Entre os km 12 e 13: shoppings

Quando a praia passa a se voltar para o leste, já estamos em mar aberto. O mar piscininha dá lugar a um mar com ondas — mas sem perder o tom azul-turquesa, nem oferecer (muito) perigo. Os hotéis ficam mais verticais, mas seus terrenos não aumentam na mesma proporção, não. Em alguns pontos forma-se um paredão de prédios pé-na-areia. O melhor trecho desta zona intermediária é entre os km 12 e 13, porque ali estão localizados os dois melhores shoppings da cidade: o La Isla (que é ao ar livre) e o Plaza Kukulkan (que tem uma ala chique, a Luxury Avenue). Os restaurantes são mais caretas e o ambiente bem mais familiar do que lá em cima. Bons hotéis nesta região: o elegante Le Blanc, o acessível Grand Park Royal Cancún Caribe, o rejuvenescido ME Cancún, o grandalhão Park Royal Cancún, o moderno Westin Lagunamar (um dos mais novos da península, e com um superpiscinão), e o renovado Aqua. O hotel mais barato dos pacotes, o Flamingo, também fica mais ou menos por aqui. Mas é um hotel bem básico. (Na mesma faixa de preço, eu ficaria com o Krystall Grand do grupo anterior.)

Ao sul, mais espaço

A parte de baixo da península é de desenvolvimento mais recente. Por aqui se encontram os hotéis com terrenos mais espaçosos. O lado da laguna é ocupado não por restaurantes ou danceterias, mas por campos de golfe. No km 16 estão dois hotéis que os brasileiros conhecem de outras invasões, os vizinhos Oasis Cancún e Gran Oasis Cancún. Por ali também estão dois hotéis recentemente renovados: o Iberostar Cancún e o Paradisus Cancún (ex-Gran Meliá).

Finalmente, escondidinho na enseada calmíssima de Punta Nizuc, está o Club Med, pioneiro da região e inteiramente renovado há poucos anos.

Outros pontos que você deve considerar ao escolher seu hotel:

Precisa alugar carro? Não, só se você quiser. Os 20 km do Boulevard Kukulkan são percorridos entre 6h e 22h por ônibus bem decentes, a menos de um dólar. Precisando voltar para o hotel à noite, tome um táxi; a tarifa é fixa, não deve sair mais do que 7 dólares (vindo do centro, 15 dólares). Para passeios fora da cidade: Chichén Itzá é muito longe (2h30/3h) para ir de carro; é melhor ir de excursão. Os ecoparques da Riviera Maia (Xcaret, Xplor, Xel-há) oferecem ingressos com transporte incluído; é mais tranqüilo. Eu só recomendaria alugar carro para tirar um ou dois dias para ir a Playa del Carmen ou Tulum sem pressão de horário.

All-inclusive ou não? Alguns hotéis oferecem a opção all-inclusive; outros são, perdão, exclusivamente all-inclusive. Vale a pena? Se você vai com crianças e/ou quer ficar o máximo de tempo possível no hotel, sempre vale. Agora: se a sua intenção é fazer muitos passeios de dia e curtir Cancún adoidado à noite — que são as razões pelas quais você deve ter escolhido Cancún frente a outros destinos do Caribe — então o all-inclusive vai acabar não se pagando.

Já ouviu falar da Riviera Maia? Se você está indo para Cancún por causa da praia, da infra hoteleira e dos parques, mas não por causa dos shoppings, bares e discotecas, considere os resorts que ficam ao longo da Riviera Maia. Os 150 km que separam Cancún de Tulum têm praias belíssimas, algumas delas em enseadas delicadinhas, ocupadas por grandes resorts que não ficam a dever aos grandes hotéis da cidade — e que estão mais perto das outras atrações da região, como os ecoparques. Há desde all-inclusives de redes com bom custo x benefício, como Iberostar, Barceló, Gran Palladium e Dreams, até resorts de altíssimo luxo, como o Maroma e o complexo Mayakoba — passando por hotéis-butique como o Esencia e o Paraíso de la Bonita.

Playa del Carmen e Tulum: Playa é para quem quer férias animadas, mas sem o gigantismo e a americanização excessiva de Cancún. Já Tulum é para quem quer uma praia tranqüila e hospedagem de charme, mas não quer cacifar os hotéis mais exclusivos da Riviera.

Leia mais:

586 comentários

Ricardo,

Estou pensando em ir para Cancun na metade de agosto, sera que terei problemas em relação a tornados? Qual seria os melhores meses para ir?

obrigada,

    A possibilidade é sempre remota, mas existe.

    A época sem furacões é entre dezembro e junho/julho.

Olá!
Vou passar minha Lua de Mel em Cancun, mês de abril/2010, 6 noites. O Hotel do pacote é o Park Royal Cancun, mas é possível mudar.
Gostaria de obter informações e opniões de quem conhece o hotel. É indicado? Tem boas condições? é bem localizado? tudo que puderem me informar será bem vindo!
Obrigada!

Oi Ricardo, suas dicas são sempre muito importantes seja no rádio ou na web! Parabéns! :o)

Vou para Cancun no final de Março, essa é uma boa época?

Quanto ao hotel, li alguns posts indicando o Fiesta America Condesa e tb me indicaram o Grand Oasis Cancun. Acredito que os dois tenham as mesmas características, porém não sei se são as melhores opções e como definir este tema. Pode me ajudar?

Muito obrigada!

Prezado Ricardo,

Parabéns pelo seu site. Tenho um plano de viagem da RCI e pretendo utilizar uma semana em Cancun.Você conhece a relação de hotéis da RCI? Qual você indicaria para um casal mais maduro que costuma frequentar supermercados para completar a alimentação com frutas?
Outra pergunta: média de despesas com alimentação e relação de preços com os nossos aqui no Brasil. Última pergunta: viajar em abril é uma boa lá em Cancun?
Desde já muito agradecido pela sua gentil atenção

Parabéns pelo site completo , com todas as infos mtooooo úteis….não deixo de passar por aqui um só dia!!!! A-D-O-R-O!
Acabo de voltar de Cancún e segui suas recomendações e a viagem foi sensacional, inclusive playa del carmen!!!
A próxima já está programada: Carnaval e m Jeri e já peguei suas dicas.
Bjosss Ric

Riq,
lendo suas dicas eu tinha decidido ficar no Hyatt, porque o mar é mais calminho e o preço das diárias parece legal, mas e pra comer por lá como é ? Será que é mais negócio ficar no km 12/13 onde vc disse que tem os shoppings e restaurantes ? Não sou baladeira mas também não queria ficar no all inclusive.
Obrigada

    O trecho dos km 8/9, além da praia calminha, tem um aspecto mais urbano, interessante até para quem não baladeia. No resto do boulevard Kukulcán o pedestre se sente meio bonequinho de maquete (copyright by José Simão).

Olá Ricardo,

Estava pensando em passar minha lua de mel em Cancún. Será que o mês de Setembro seria indicado visitar o local? Pergunto pois já lí em algum lugar que é época de tornados. Você acha que Cancún pode mesclar bem agitação com passeios ecológicos/mergulho e praias tranquilas?
Abraços

    A temporada de furacões vai de agosto a novembro. A possibilidade de você pegar um é pequena mas existe.

    Leia também os posts de Playa del Carmen e de Tulum para decidir a sua praia.

    Em setembro só não há risco de furacão no Caribe em Aruba, Curaçao e Los Roques.

    Setembro é uma ótima época para Noronha.

Riq, tudo bem? Acabo de voltar de viagem de Cancún. Foi ótima, inclusive devo ressaltar que muito dela, em dicas, obtive sucesso com o ViajenaViagem, com as questões que foram respondidas por você e pelos viajantes do site. Fui com 2 crianças, escrevi tudo em fotos no https://voupraonde.blogspot.com/ …pode ser ótimo para quem pretende ir com os “bambinos”. Tem Tulum, Chichen Itza, Valladolid, etc…

Grande Abraço

Sabem o que passa ? É impossivel alguem ser criativo e ter que ao mesmo tempo ,ficar respondendo perguntas repetitivas , não pertinentes ,e de interesse pessoal e intranferível.
Vamos pensar duas vezes antes de perguntar , pro Riq poder trabalhar , sem ocupar espaço mental com a pergunta da pergunta?

    Concordo em gênero-numero-grau, Sylvia!! Acho que não vou nem olhar o post Aruba x Curacao pra não ter um treco. Acho que as vezes as pessoas perdem a noção de que o Riq não é um agente de turismo contratado por elas…

    Dri, posso dar um conselho? Não vá lá não. Eu quase enlouqueço. Sem noção.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito