Enquanto isso, em Playa del Carmen...

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen ("Playa", para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem -- algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um "up" para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

676 comentários

Carlos C. A.
Carlos C. A.PermalinkResponder

Ola Ricardo e Boia! Primeiro gostaria de te agradecer pelo Blog. Top Shelf info!!! Li muitos dos threads e quase todos os posts sobre Playa del Carmem e apesar de voce ter mencionado sobre os hoteis, ainda me permanece uma duvida e se puder me ajudar, ficarei muito grato. Inicialmente, um amigo e eu iriamos pra Cancun mas depois de ler que la Playa e' uma mini Cancun com menos adolescentes, comeco a considerar melhor a "Playa". Gostaria de saber se desembarcarmos em Cancun e formos pra Playa sem reservas em Hotel/Hostel/Airbnb, conseguiriamos algo la sem maiores problemas. Costumo viajar assim e tem dado certo rrsrsr. Sera que teremos problemas?? Mais uma vez, muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! A gente acha mais recomendável se programar com antedecência, para aproveitar promoções e não cair em roubadas wink

Carlos C. A.
Carlos C. A.PermalinkResponder

Obrigado Ricardo e Boia, estou tendo dificuldades em achar pacotes para Playa! Abraco

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Você pode ir de maneira independente também.
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/o-que-e-melhor-pacote-excursao-ou-conta-propria/

O Ricardo Freire montou um pacote combinado de Playa del Carmen + Aruba para o ClickOn:
https://www.viajenaviagem.com/2013/05/vnv-clickon-pacotes-ricardo-freire/

Carlos C. A.
Carlos C. A.PermalinkResponder

Grande Ricardo! Muito obrigado!

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Obrigada Bóia!
Mais uma pergunta... As praias de Xcacel e Akumal vale a pena mesmo? Qual o melhor jeito de chegar até elas? Alugando carro ou tem agencias locais que levam até elas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Xcacel e Akumal estão entre as praias que o Comandante recomenda aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

A leitora Renata alugou carro e relata: https://www.viajenaviagem.com/2009/09/enquanto-isso-em-playa-del-carmen/comment-page-6/#comment-238334

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Obrigada mais uma vez Bóia! Assim que voltar conto para vcs!

cintia
cintiaPermalinkResponder

Oi, estou indo com uma amiga no final de agosto para Playa del Carmen. Gostaria de saber se ficarmos em um hotel apenas em Playa, podemos ir e voltar todos os dias para os passeios mais legais da região e quais seriam imperdiveis. E quanto ao hotel em Playa, qual vcs indicam alem do Deseo? Que fique proximo a praia e os bares a noite? Obrigada.

Hanna
HannaPermalinkResponder

Oi Bóia! Viajo em lua de mel agora em novembro...entre os três qual o destino mais indicado para nossa situação especial? Cancun (Melia), Playa(The Royal Playa del Carmen) ou Punta Cana (Barcelo Palace Deluxe)?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hanna! Decida pelo destino, os hotéis são luxuosos e a época é equivalente nos três locais.

Hanna
HannaPermalinkResponder

Rs... sou um poço de indecisão! Vc sabe se a praia dos três lugares são parecidas e tem aquela visão que a gente espera ver no caribe?Tem alguma que ganha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hanna! Leia sobre os três destinos aqui no site e siga seu coração.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá! Qual o melhor período para ir a Cancun?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! O tempo é mais seco entre fevereiro e maio. De fevereiro a março recomendamos fugir dos hotéis all-inclusive, pois é spring break americano e a farra corre solta.

Consulte também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Lucas
LucasPermalinkResponder

Socorro!

Por motivos de trabalho, só poderei viajar pro réveillon em 1.o de janeiro (eu sei, eu sei). Tava pensando em levar o namô pra Plaia, mas só terei oito dias (fora os dias de viagem; uns seis no destino). Muito pouco? Melhor deixar Plaia para quando tiver mais tempo? Quem me ajuda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Você terá seis dias inteiros, já dá para curtir. É uma época de bastante agito e muito movimento; prepare-se para praias cheias.

João Neto
João NetoPermalinkResponder

Ricardo,

Pretendo presentear minha irmã com uma semana em Cancum. São um casal jovem e gosta de balada e passeios.
Me sugeriram o The Grand Mayan Riveira Maya Hotel, vocês teriam alguma informação sobre o hotel, preços, locais para alimentação próximo já que não sistema all inclusive, ou se há é opcional.
Nesses casos em que não há all inclusive é oferecido ou menos café da manhã?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Aqui quem responde é A Bóia! Temos relatos de leitores aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores/

Muitas vezes o café da manhã é cobrado à parte. Informe-se com o hotel.

João Neto
João NetoPermalinkResponder

PS.: A viagem seria em meados de dezembro...

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Boa tarde! Vocês podem me indicar um hotel em Cancun (Playa de la Carmen) que seja bom, mas não seja all inclusive.
Grata,

Janice Biora
Janice BioraPermalinkResponder

Ola Ricardo, qual a sua dica para poisada e ou hotel mais em conta? em março é considerado alta temporada? pois a principio eu ia a Cancun all incluse e pelo que percebi nao vale a pena... pois vc fica muito preso ao hotel.. e gostaria de saber se para compras vale a pena? que moeda vc recomenda, e o idioma.. só sei o portugues.... vc acha que a gente se vira facil? obrigada pelas dicas.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Seria possivel conciliar, na viagem, Punta Cana e Playa del Carmen? Qual a melhor forma de transporte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Respondemos no outro lugar que você perguntou. Por favor, não saia repetindo perguntas site afora.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/punta-cana-links-e-posts/comment-page-10/#comment-337980

Sara de Oliveira

Olá Ricardo e Boia... adoro suas dicas.
Estou planejando ir a playa del carmem em março de 2014 eu e meu marido. Estamos pensando em fugir dos hoteis all inclusive, e sendo assim, gostaria de saber qual a média de dinheiro se gasta por dia. Desde já obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sara! Veja como estimar gastos de viagem: https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

janice
janicePermalinkResponder

Ola Ricardo e Bóia,

Nao precisa mais do visto (SAE), sabe me dizer se isto é real?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janice! Sim, não é necessário mais visto.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia! Tudo na paz? Li praticamente todos os posts sobre Cidade do México/Riviera Maia/Playa del Carmen.O meu interesse é conhecer a cidade do México e a Riviera Maia, ficando em Playa del Carme. Como sou uma negação em Geografia, até mesmo com mapas, a minha dúvida é para onde terei que ir primeiro? Pretendo ficar uns 15 dias.
Obrigada!
Daniela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! O que faz mais sentido é deixar a praia para o final.

Carlos Santos
Carlos SantosPermalinkResponder

Olá pessoal,

Alguém poderia indica os hoteis abaixo...
El Taj Oceanfront & Beachside Condo Hotel
Mahekal Beach Resort
The Palm at Playa  

Obrigado,
Carlos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Clique nos links para ver opiniões de hóspedes sobre o El Taj, Mahekal e The Palm no Booking.

Andrei Genschow

Oi! Alguém que tenha passeado por lá recentemente saberia opinar sobre gastos médios com alimentação e bebidas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrei! Espere gastar um pouco menos que no Brasil, para restaurantes do mesmo nível. A cerveja, no entanto, é mais cara; e normalmente não se dividem pratos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Ola Boia,

Estou indo para Cancun com minha namorada em agosto desse ano e estou agora na duvida em qual hotel escolher.

Apesar de ja ter lido o post sobre o hoteis e algumas opiniões aqui no blog, existem muitas que são de 2009,2010.

Estou com medo de existir mudanças nesse tempo ou ter lançados hoteis novos que possam valer a pena e eu não ache na pesquisa.

Você sabe aonde eu posso olhar opiniões mais recentes?

Obrigado,

Alexandre

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Recomendamos dar uma espiada no Booking, que é parceiro do Viaje na Viagem. Lá você encontra opiniões recentes de quem efetivamente se hospedou nos hotéis.

Sayonara
SayonaraPermalinkResponder

Olá Boia.

Estamos indo para Cancun em novembro para lua de mel, porém tenho algumas duvidas, é nossa primeira viagem para fora do estado e do país.

Vamos ficar em média uma semana 10 dias, somos jovens e gostaríamos de conhecer tudo o que for possível, li posts sobre Cancun e Playa del Carmen, e ainda não sei onde ficar, também tem a questão de comprar um pacote ou fazer as reservas por conta, hotéis all-inclusive ou não, as agencias que pesquisei não oferecem muita variedade de hotéis e também os que oferecem pesquisei e não são muito bem avaliados por quem já foi. É uma data especial e gostaríamos que fosse inesquecível.

Agradeço se puder nos ajudar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sayonara! Aqui no Viaje na Viagem a gente incentiva as viagens independentes. Você pode orçar a viagem dos dois jeitos -- por conta própria e por uma agência -- e fechar o que parecer mais vantajoso.

All-inclusive vale a pena se você quiser passar mais tempo no hotel, fazer as refeições por lá, e sair ocasionalmente para fazer um passeio ou outro. O melhor lugar para ficar em all-inclusive nesta região é na Riviera Maia, onde estão os resorts com mais estrutura. Ficar em Cancún vale a pena se você gostar de hotéis de grande porte, shoppings e balada (é mais ao gosto americano). Ficar em Playa del Carmen é mais para quem quer fazer passeios e curtir um vilarejo charmoso, onde dá para passear a pé -- de dia, para curtir os clubes de praia e lojinhas, e de noite para aproveitar restaurantes e bares.

Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

juliana de castro

ola,
estou querendo ir pra cancun em novembro. Gosto das opcões noturnas de cancun, mas tambem adoro conhecer a cultura da regiao. Ficando em Cancun seria muito distante ir para os pontos turisticos da regiao, como as ruinas ou xcaret: ou seria melhor se hospedar em playa del carmem:

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Playa del Carmen fica mais perto desses locais, mas dá pra fazer tudo de Cancún também. Ou, se preferir, dependendo de quantos dias você vai ficar por lá, dá pra dividir a viagem e ficar nos dois. smile

Para mais informações, veja:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Ricardo, primeiro sou fa do seu blog, e tambem colunas na band news. Uma duvida, penso junto a um grupo de amigos. (2 casais, uma senhora e duas criancas 12 anos) fazer uma viagem entre 20 de dezembro e 3 de janeiro. O destino pensado seria dividir o periodo entre punta e cancun. Acha possivel e proveitoso? Aonde destinar mais atencao de dias? All inclusive é uma boa? Sao estas minhas duvidas. Forte abraco e sucesso

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! De qual "Punta" você está falando? Veja tudo sobre Cancún e tire suas dúvidas: https://www.viajenaviagem.com/destino/cancun

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Oi Gente, estou aqui fuçando informações sobre Playa e Tulum antes de baer o martelo na próxima viagem. Alguém sabe dizer se o hotel Basico (mesmo grupo do Deseo) fechou ou mudou de nome?! Não consta mais no site do grupo do hotel!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Respondendo a minha própria pergunta depois de mais algumas fuçadas no Google, fica a dica: os hotéis Basico e Mosquito Blue não estão mais em funcionamento. Nos últimos andares do primeiro agora funciona uma boate e aparentemente o segundo foi demolido para construção de um novo empreendimento.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Mariana! Isso reflete o crescimento de Playa para o canto esquerdo. Pelo jeito, o centrinho está ficando apenas para diversão mesmo. Valeu!

Marcus FD
Marcus FDPermalinkResponder

Ricardo,
Parabéns pelo Blog. Estarei indo com esposa, filha adulta e filho adolescente para Cozumel, em fevereiro . Ficarei no Royal Park Cozumel.
Gostaria de saber se é viável passeios para Cancun e os parques Xcatet , Xel - Há e Chinchén-Itzá ? As compras em Cancun ( roupas, relógios e eletrônicos ) são mais baratas que no Brasil ? Grato,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus! Cozumel não é a localização mais prática para se ficar. Você vai estar numa ilha e vai precisar pegar balsa quando quiser fazer passeios fora. O melhor para comprar no Caribe são perfumes, jóias e relógios.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Olá.
Vou passar minha lua de mel divida entre Playa del Carmen, Cancun e Miami.
Conheci Playa pesquisando aqui no blog e percebi que seria a melhor opção para o que queríamos, passear para conhecer outros lugares e fugir um pouco do Spring Break (vamos no final de março). Vamos passar a maior parte dos dias lá, serão sete dias completos, depois três em Cancun e quatro em Miami. Playa será nosso ponto de partida para os passeios que pretendemos fazer: Chichén Itzá, Cozumel, um parque temático e Tulum - Cenote dos Ojos - Akumal. Acredito que dá para fazer esses em quatro dias e ainda sobram três dias para aproveitarmos a cidade e a praia. Um desses dias livres gostaríamos de passar no Mamitas. Agora vamos as dúvidas.rs
- Qual seria a melhor localização para hospedagem, entre a calle 6 e calle 12 no centrinho ou mais afastado próximo a calle 24, 26? Estou entre os hotéis Lunata, La Passion e Aventura Mexicana, mas estou nessa dúvida de onde seria melhor partir para os passeios e curtir a praia.
- Onde para o onibus da ADO vindo de Cancun? Pesquisando já li que é na 5 avenida com a calle 2 e também na 20 avenida com a calle 12.
- Vale a pena ir para Cozumel mesmo se não for para fazer mergulho com cilindro, só snorkel? Pergunto isso pq li algumas pessoas dizendo que não vale, ai fiquei na dúvida.
Desde de já agradeço por toda ajuda que vcs tem dado a montagem dessa viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Com sete dias em Playa vale a pena passar um em Cozumel, sim. O snorkel também é muito bom, mas claro que será melhor se mergulhar de cilindro.

Não sabemos onde pára o ônibus, se for só no centro basta tomar um táxi ao seu hotel.

Fique na rua 20 se você quer ficar perto da praia, fique no centro se você quer ficar perto da noite.

Marcio Mafra
Marcio MafraPermalinkResponder

Caro Ricardo,
Eu e minha mulher viemos a Playa del Carmen muito por conta da comparação a Búzios e Arraial d'Ajuda que foi colocada no blog. O mar é impraticável, entupido de sargaços e muito encrespado. Talvez por ser abril. O turismo de massa predomina, com a diferença que é feito a pé, mas sem o famoso mar do Caribe, que está em Cozumel, na costa oeste, e em Cancún, na parte Norte. Lojas de shopping, restaurantes de rede ou de gastronomia pretensiosa é a tônica - jamais peçam um sushi em Playa. Achamos Playa um lugar com crise de identidade: até o fato de as lojas se repetirem ao longo da 5a. avenida torna o lugar um cenário de matrix num permanente déjà vu de Häagen Dasz, Senhor Frog, Sunglasses Hut, Burger Kings e conglomerados de souvernirs mexicanos feitos na China. Abraços

Ana
AnaPermalinkResponder

Acabei de voltar de Playa. Fiquei no Soho Playa Hotel, a uma quadra da Quinta Avenida. Recomendo muitíssimo o hotel - novinho, limpo, amplo e super bem localizado. As fotos do Booking.com são fidedignas. Fiz um post no meu blog sobre meus dias em Playa: www.apassageira.com.br

Dayane
DayanePermalinkResponder

Pessoal, estou tentando achar o site do Mosquito Beach ou tentando fazer reserva na decolar, mas não encontro em lugar nenhum. Mosquito Blue e Mosquito Beach são o mesmo hotel? Será que mudou de nome? Quando tento acessar por link em blogs, os links não existem mais e geralmente são de dois anos atrás ou mais antigos. Help me.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daiane! O hotel não funciona mais.

ROSANA
ROSANAPermalinkResponder

Em agradecimento as informações valiosas que sempre encontro no seu site, procuro sempre fazer a reserva partindo dos seus links, o que fiz agora! Muito obrigada por todas as informações! Adoro seu site, os mapas que explicam cada zona, as dicas..enfim.. em minhas viagens a consulta aqui é obrigatória!

Renata Oliveira

Ricardo, sempre antes de planejar uma viagem, venho aqui pra pegar dicas. É minha referência número 1! Passei 10 dias em Playa del Carmen (não fiquei em Cancun por conta das dicas daqui: mais perto dos passeios, mais charme, footing pela 5a Avenida, vida do lado de fora do hotel etc). Fiquei tão triste na hora de ir embora. Estou apaixonada por Playa. Fui em agosto/2017. Cheguei no dia em que a tormenta Franklin chegou ao continente. Havia água de chuva dentro do aeroporto, a 5a avenida estava alagada e o mar com sargaço. Mas logo a chuva cessou e a água abaixou. No dia seguinte o sol apareceu pelo restante dos dias. A prefeitura/hoteis reuniram um "exército" pra retirar o sargaço e ficou tudo limpo logo. Fui no momento certo, pois depois os furacões arrasaram o Caribe.

Pra contribuir com os viajantes: fiquei no Hotel Vista Caribe (entre a 5a Avenida e a praia). Próximo de tudo: terminal de ferry boat pra Cozumel, rodoviária da ADO, casas de câmbio, lojas de conveniência. O hotel tem quartos com varanda, sala e cozinha com pia, microondas e frigobar. A piscina é grande e muito limpa. Tem uma pracinha interna com um paisagismo gracinha. Oferecem toalhas de praia sem custo. Os funcionários são muito educados. Uma excelente relação custo-benefício! Não foi mais que R$200 a diária (pacote hotel + passagens montados por conta própria no Decolar).

Fizemos vários deslocamentos usando transporte público. Usamos os ônibus da ADO (empresa de ônibus de viagem muito boa e organizada) pra ir e voltar ao Aeroporto, aos parques Xcaret e Xel-Ha (a ADO vende os ingressos para os parques no próprio terminal rodoviário e o transporte é grátis) e para ir a Cancun. Em Cancun, usamos o ônibus comum para ir para a zona hoteleira e conhecer a Playa Delfines e o shopping La Isla. Tudo muito fácil. Me comuniquei em portunhol e os mexicanos ligados ao turismo entendem relativamente bem o português.

Peguei muitas dicas de transporte aqui everythingplayadelcarmen.com e o trajeto dos onibus comuns de Cancun aqui cancun.rutadirecta.com.

Pra economizar com bebidas e comidinhas pra praia e lanches, fomos ao Walmart. Em Playa tem Zara, H&M, Mac, Forever 21, McDonald's;s e muitas outras lojas e restaurantes bacanérrimos! E vc faz tudo isso de short e chinelo sem que ninguém te trate diferente. Um clima cool e relax sensacional!

Para Chichen Itza e Tulum, fomos com a Easy Tours, intermediada pela Sayvin, saiu bem mais barato do q comprando diretamente com a Easy. E engraçado, nos stands da Easy na 5a Avenida é mais caro do que via face/site da empresa.

Se alguém quiser me perguntar algo, pode falar.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Fui para Playa del Carmem passar l Réveillon e me hospedei no Barrio latino, pois tinha visto boas recomendações aqui. Mas não gostei, pelo menos não pelo preço que paguei, média de 600 reais a diária, sei que foi alta temporada, mas o hotel (na verdade uma pousadinha) é bem simples, quarto pequeno, banheiro com água fria e chuveiro super fraco, mal dava pra lavar o cabelo, cortina menor que a janela, permitindo que qlquer pessoa que passasse por fora nos visse dentro do quarto. E ainda tivemos que carregar malas pra subir uma escada até o quarto, apesar dos funcionários terem ajudado. De ponto positivo a localização, os funcionários prestativos e educados. O café da manhã era simples, mas ok. Não voltaria.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar