Enquanto isso, em Playa del Carmen...

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen ("Playa", para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem -- algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um "up" para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

Danielle Willig

Riq,
Preciso comecar dizendo que ja te sigo faz tempo (primeira viagem com dica sua em 2006 para Cumuruxatiba no Sul da Bahia, foi otema!).O seu bom senso e excelente gosto ja nos ajudaram bastante.
Estou morando nos EUA, e estamos planejando uma viagem de 8 noites agora em dezembro para Playa. Daí, vendo esse post, me interessei por Tulum, estamos pensando em ficar 3 noites em Tulum, no Zulum (execelente deal, se o que diz no sitefor confirmado)e as outras 5 noites em Playa, no Mosquito Beach.

Minha pergunta é,é muito puxado ir de Cancun pra Tulum direto? A estrada é ok?

super obrigada.
Dani

Ricardo Freire

Pista duplicada, asfalto bom o tempo todo. Dá umas duas horas de viagem. Só não dá pra fazer em menos tempo porque a cada cidadezinha -- Puerto Morelos, Playa, Akumal -- há cruzamentos e a velocidade baixa.

Dani Willig
Dani WilligPermalinkResponder

Super thanks!
Mais uma perguntinha, entre os "Mosquitos" qual você preferiu? Vale a graninha a mais para ficar pé na areia?

Ricardo Freire

Os dois são bacanas. Indo com criança/família, o Beach é mais jogo. O outro é melhor para quem quer ir todo dia à praia da muvuca (Mamita's Beach Club) -- ou seja, que não aproveitaria a praia do hotel.

Dani Willig
Dani WilligPermalinkResponder

ötimo! Super obrigada!

Felipe
FelipePermalinkResponder

Ricardo,

Minha noiva e eu pesquisamos muitos destinos no Caribe para passar nossa Lua de Mel, a princípio quase fechamos Cancun, mas depois desistimos porque descobrimos ser muito artificial e "made in US"...

Então quase fomos para Punta Cana (no lindo Majestic Elegance), mas por sugestão de uma amiga também ficamos desanimados, pois segundo ela não tem o que fazer por lá, é apenas o resort.

Agora estávamos pra fechar Aruba e/ou Curacao, mas os valores dos hotéis (quatro/cinco estrelas) e os resorts são bem mais salgados do que as outras opções. Enfim, lemos essa matéria e voltamos a pensar no México, porém para ficar em Playa.

Sempre consultamos as suas matérias antes de viajar, uma das melhores foi para Porto de Galinhas no Hotel Ocaporan...

O que você acha? Para onde devemos ir? Vamos em março...

- Adoramos piscinas naturais (para snorkeling);
- Preferimos praias paradisíacas, mas não tão lotadas;
- Gostamos de hoteis ou resort com certo luxo, bons quartos (principalmente por ser lua de mel, queremos algum mimo) e principalmente com "pé na areia";

Qual é o melhor lugar (Aruba, Curacao, Punta Cana, Playa, Cozumel ou Cancun) ou algum mix?

Quantos dias (7, 10 ou 15)?

Compensa o All Inclusive?

Ajude-nos, por favor!!!!!!

Forte Abraço!

Felipe

Ricardo Freire

Eu acho que o melhor pra vocês é Riviera Maia. Ainda mais se vocês tem 10 ou 15 dias pra investir na brincadeira.

Eu faria o seguinte: desembarcaria em Cancún e pegaria um trânsfer direto a Tulum. Brincaria de lua de mel por uns cinco dias num dos hoteizinos mais bacanas de lá, tipo o Zulum ou o Ocho Tulum. Nesses cinco dias, faria num dia um passeio a um cenote (rio subterrâneo), com um operador local (tem váááários), e outro dia iria às ruínas maias de Cobá. (Tem gente que combina esses dois passeios num só).

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/vai-por-mim-tulum/

De Tulum eu pegaria um ônibus (os ônibus do México são ótimos) a Mérida. Dormiria duas noites por lá. Veria a cidade no primeiro dia e no segundo iria a Chichén Itzá. Terminaria a viagem curtindo o charme de Playa del Carmen. Ficaria no Mosquito Beach ou no Mosquito Blue (o Básico e o Deseo podem ser meio barulhentos porque são points), de repente indo passar um dia em Cozumel para mergulhar.

Em Playa eu acho que o all-inclusive só vale para quem vai com criança e vai curtir a cidade com moderação. Pra quem vai a Playa para curtir Playa não vale a pena, não.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Caro Freire,

Muito obrigado pela dica, acho que vamos levantar os preços e, provavelmente, seguir o seu conselho

Aliás gostaríamos de parabenizá-lo pelo seu trabalho!! Somos fãs de carteirinha e estamos sempre ligados nas suas dicas!!

Muito obrigado!!!!

Felipe

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá Ricardo.
Me caso em abril/2010 e estou organizando a lua-de-mel.
Pesquisando, encontrei um post do Alessandro A., falando sobre Cancún e Playa, o qual me indicou seu site.
Adorei todas as dicas e já tomei nota de tuudo!!O site é perfeito!!
Com base nas informações que você passou decidimos ficar 3 noites em Cancún (por desencargo de consciência!rsss..) e 4 noites em Playa (só de ler já me apaixonei pelo lugar).
Estamos decidindo entre os hotéis: Gran Caribe Real, o The Royal e o Royal Park Cancún Caribe. Também me interessei pelo Oasis Viva Beach (por causa da localização) mas acho que entre os outros ele é o menos "sofisticado",né!? Você tem alguma dica sobre esses hotéis? Alguma preferência?
Em Playa estamos entre os hotéis: Gran Porto Real e o The Royal. Eles são perto do agito, dos bares, restaurantes,...?? São bem localizados?
Descartamos o Mosquito porque não é all inclusive (apesar das dicas, achamos que é pouca diferença de preço entre os all e os que servem apenas café da manhã!!).
Outras duvidas, agora sobre o dinheiro: trocamos tudo por dólar ou vale a pena trocar um pouco por peso também?; É melhor trocar o dinheiro aqui no Brasil ou trocar quando chegar lá!? Tem muita diferênça no câmbio?
Quanto aos passeios, já anotei tuudo. Agora "só" falta montar o itinerário (tarefa que não será facil tendo tantos lugares lindos para conhecer em pouquíssimo tempo!!rss..)
PARABÉNS pelo site...como já disse, é perfeito!!
Sei que são muitas dúvidas mas desde já agradeço a ajuda!!
OBRIGADA!!

Ricardo Freire

Não vale a pena comprar pesos aqui. Leve dólares ou Visa Travel Money ou tire no caixa eletrõnico lá diretamente em pesos.

https://www.viajenaviagem.com/2009/05/pros-x-contras-dolar-euro-peso-real-travelers-cartao-de-credito-saque-internacional-ou-visa-travel-money/

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/audioguia-dinheiro-cartao-travelers-ou-vtm/

Compare resenhas atualizadas dos hotéis em que você está interessada em http://www.tripadvisor.com.
Para ver a diferença de localização, veja neste post https://www.viajenaviagem.com/2009/09/cancun-como-escolher-seu-hotel/

Os dois hotéis de Playa estão bem localizados, basta você reler o texto para ver que eu digo exatamente isto.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

MUITO OBRIGADA!!

Flavio
FlavioPermalinkResponder

Bom dia Ric, 1 CASAL COM 2 FILHAS DE 13 E 6 ANOS, AONDE VC INDICA, JÁ VI QUE CANCUN É OUT, EM QUAL HOTEL E QUAIS PASSEIOS EM CARMEM VC ACHA QUE CURTIREMOS...ABS

Ricardo Freire

Antes de mais nada, me permita um toque, Flavio: não escreva em maiúsculas na internet. Maiúsculas = GRITAR.

Cancún não é out; há muita gente que vai gostar mais de lá do que de Playa del Carmen. Se você curte hotel grandão, por exemplo, vai se sentir melhor por lá (ou em algum resortão ao longo da Riviera Maia).

Os passeios são os mesmos. Playa del Carmen está apenas mais próxima dos parques do que Cancún.

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/cancun-como-escolher-seu-hotel/

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/fotoblog-um-dia-em-xcaret/

LUCIANA
LUCIANAPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Li quase tods as dicas que vc deu aqui e amei!! Vou te explorar mais um pouquinho...rs
Eu e meu marido estávamos divididos em Cancún e a Riviera, mas depois do que li aqui, acho que a Riviera é mais a nossa cara. "Playa é minha praia!"
Vamos nas férias em março/10, porém ainda não fechamos o pacote, segundo a Nascimento e a CVC, ainda estão esperando o bloqueio para março/10 (vôos + baratos).
Fiquei um pouco preocupada pq descobri que março é a época do tal spring break e não gostamos de tumulto...
Vamos fechar um pacote pq nos sentimos mais seguros do que ir "por conta própria". O problema é q a Nascimento só tem pacotes com all e não achamos qua valha e pena como vc mesmo citou. Vi algumas fotos e gostei mt do Occidental Allegro Playacar e do Ocean Coral & Turquesa (apesar de seram all incluive estão com preços bons)Veja: http://www.nascimento.com.br/imagens/Riviera_Maia_Especial_2010_aeromexico_e_mexicana.pdf
O q vc me recomendaria? Acha q vamos ter problemas com o spring break?
Um grande abraço e obrigada desde já!!
Luciana

Ricardo Freire

Cancún é mais visada por americanos do que Playa. Os hotéis mais procurados são os all-inclusive, porque deixam fácil beber o dia inteiro.

pedro cruz
pedro cruzPermalinkResponder

boas pessoal vou de ferias dia 31 de janeiro para playa del carmen apesar de ser um jovem de 20 ans vou com os meus tios de frança por isso vou partir de frança para la... vou para o hotel lookea alguem k va para la nessa data ????...

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Ricardo,
ótimas dicas as suas, vou estar em Cancun em janeiro, entre os passeios a Tulum e Chichén, qual o mais interessante? Se for a um, não precisa ir a outro?

Onde fica o Mercado 28 que você comentou?

Ricardo Freire

O Mercado 28 fica no centro.

Chichén é mais importante que Tulum.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Bom dia Riq.
Estou indo com a minha namorada para Playa no carnaval/10!! E gostaria de algumas dicas ... smile
Vou ficar 5 dias lá e gostaria de saber como posso aproveitar bem esse tempo. Eu estava pensando em ficar nos hoteis mais baratos (Barrio Latino ou Lunata) como vc havia comentado a cima. Pois gostaria muito é de curtir as praias.
Gostaria de sabe se compensa em ficar no hotel mais simples e durante o dia eu ir ao Beach Club (Mamitas).
Como é a travessia para Cozumel? Quanto tempo? Eu também gostaria de fazer mergulho na ilha, é preciso saber mergulhar? ou eles fazer um "batismo" igual a de Fernando de Noronha?

Outro lugar que eu gostaria de ir é em Tulum. Como descrito em:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/vai-por-mim-tulum/
Gostaria de saber o que é melhor? Passar o dia todo lá e de tardezinha voltar a playa, ou já ficar em hotel lá?. Qual lugar vc recomenda eu ficar?

Ricardo Freire

Tudo é perto. Dá pra ficar num hotel simples e ir à praia legal todo dia, sim. Cozumel fica a 50min. de ferry boat. Os programas para iniciantes de mergulho incluem duas horas de teoria e ensaio em piscina, normalmente de manhã; à tarde já acontece o mergulho.

Eu nunca atravessei a Cozumel.

Ingrid B.
Ingrid B.PermalinkResponder

Oi Fernando.

Também estou indo no Carnaval para Playa com meu namorado e tb estou com algumas duvidas a respeito de mergulho e tal. Quando vc descobrir, vc pode me avisar?!
Outra coisa, vc sabe se o Mamitas tem q reservar para utilizar as instalações da praia, ou é só chegar e sair deitando?

Ricardo Freire

É só chegar, Ingrid. As espreguiçadeiras têm um preço, as camas têm outro. Fale com um atendente.

Ingrid B.
Ingrid B.PermalinkResponder

Obrigada Ricardo!!

José Augusto
José AugustoPermalinkResponder

Ricardo,
Sou iniciante no seu blog, mas sempre dou uma passada por aqui antes de planejar uma viagem maior.
Eu e minha esposa pretendemos ir à Playa em maio, para algo em torno de 10 a 12 dias. Pretendo incluir Tulum, Cozumel, Chichén Itzá e Xel-há, fixando base em Playa.
Achas que seria interessante alugar um carro na chegada ao aeroporto de Cancún?
Incluirias mais algum destino nesta rota?
Em tempo: nosso maior objetivo é sombra e água fresca...

Ricardo Freire

Como você vai ter um bom tempo por lá, vá de ônibus a Playa (sai do aeroporto mesmo, são confortáveis) e deixe para alugar o carro em Playa mesmo, fazendo um shoppingzinho por lá. Semana que vem devo publicar mais um relato de viagem à região, mencionando outras praias bacanas e também Cobá.

Quando você for a Chichén, é mais interessante dormir uma noite por lá, em Valladolid ou em Mérida.

José Augusto
José AugustoPermalinkResponder

A propósito, não poderia deixar de parabenizar o excelente blog!!!

Lissa
LissaPermalinkResponder

Olá Ricardo! Achei teu blog fuçando sobre playa, e estou a horas lendo os posts! Parabéns pelo trabalho!

Olha, estou saindo em fevereiro em lua de mel. 4 dias em cancun no ME Melia e 4 dias em playa no Sandos Riviera Beach (o booking.com soltou um pacote promocional, saindo a mais ou menos 150 dolares a diária, all inclusive). Você conhece esse hotel, Sandos Riviera? Estava pretendendo alugar carro já em cancun. Você recomenda ir a Tulum, Chichén, etc, de carro? Minha dúvida é com relação a ter um guia para explicar (me parece que os ônibus excursionais vão com guia). Existe guia que fala português na riviera maya? Meu espanhol não é lá essas coisas, e dizem que o inglês deles tbm não é muito recomendável. Li também que tem umas apresentações em Chichen à noite, compensa esperar?
Mais uma coisa: o que os mexicanos (tais como recepcionista de hotel, atendente de restaurante, guiche de companhia aérea) agradam mais, brasileiro que chega falando em inglês ou que se esforça em falar um espanhol-portunhol?

E o hotel ? « Filigrana

[...] escolha do hotel Barrio Latino foi baseada no post do Riq sobre Playa.  Sabia que era um hotel simples,  B&B e perto de praia, mas  só depois de chegar na [...]

De pernas para o ar em Playa « Filigrana

[...] pelos posts do querido guru Riq em setembro – obrigadaaaa guruuuu - sobre essa pérola que  [...]

Deco Pinheiro
Deco PinheiroPermalinkResponder

Boa tarde Riq, como foi de caranaval, alguma novidade por vir?

Escrevo agora neste post, pois estou decidido a trocar punta cana por playa del carmen e estao me oferecendo o hotel PLAYACAR PALACE GOLF & SPA RESORT (5*), voce conhece?

Para lua de mel, aonde é mais bonito, playa ou cancun?

Obrigado pela paciencia e ajuda como sempre.

Abs

Ricardo Freire

Playacar é uma área que fica imediatamente ao sul do centrinho de Playa del Carmen. É ocupada por resorts e casas de veraneio. Lá você estará a 5 minutos de táxi do centrinho de Playa. As resenhas no TripAdvisor são boas.

http://www.palaceresorts.com/RESORTS/PlayacarPalace/Index.asp

http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150812-d155824-Reviews-Playacar_Palace_Wyndham_Grand_Resort-Playa_del_Carmen_Yucatan_Peninsula.html

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Ola gente! Adorei as dicas!!!!Final de maio, la pro dia 20 estou pensando
em ir a cancun c meu marido e um casal d amigos mas morro de mefo de pegar um
furacao por la, tem esse risco? E a tal das aranhas? Onde a gt mais ve? Eu nado bem mas nao tenho muuuito folego nao por tanto gostaria de saber quais lugares a gt fica muito tempo em alto mar ou mar aberto sem poder pisar, se apoiar ou subir na lancha/barco/ catamara? Eu li
os posts e pensei em ficar 4 dias na playa del carmen e 2 em cancun, o q achas? D noite faz frio? D dia essa epoca e quente? Quanto vcs acham q um casal gasta em
media por 6,7 dias la, excluindo o hotel( tipo passeios, alimentacao, bar…) eu acho q n qro ir a chichen pq qremos so praia, mar, o q acha? Muitas perguntas ne rsrs. Obrigadooo

Ricardo Freire

A pergunta foi respondida no post em que você perguntou originalmente.
https://www.viajenaviagem.com/2010/02/tulum-por-dani-w/#comment-60603

Por favor não repita perguntas em posts diferentes.

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Oi Riq,

Entrei em contato com o seu trabalho quando ganhei o seu livro de um amigo, e depois achei o blog pesquisando sobre minha lua de mel. A principio, havia decidido passar a lua de mel (que será em junho) em Cancun, por indicação de uma prima. Mas pesquisando no blog, cheguei a conclusão de que a região é muito rica para nos limitarmos a Cancun.

Como iremos passar 15 dias por lá, gostaria de saber a sua opinião pela forma como pretendo dividir nossa estadia por lá:

1 – Playa Del Carmen: 7 dias (ficando alguns dias no Resort, aproveitando a vida noturna do local e fazendo os passeios mais proximos nos outros - Xcaret, Xplor, etc)
2 – Tulum: 3 dias (conhecendo a região, indo em Xel Ha e Cobá e aproveitando os cenotes)
3 – Chichen Itza: 2 dias (quero pegar o show de luzes noturno e conhecer a região de Valladolid e Merida)
4 – Cancun: 3 dias (por desencargo de consciência, aproveito p/ conhecer o tal do mercado 28 e a vida noturna local).

Também estamos em dúvida quanto a hospedagem. De acordo com a minha pesquisa, a diferença entre um resort All Inclusive tanto em Cancun quanto em Playa e um bom hotel sem nada incluso é tão pequena que mesmo que a gente passe o dia fora (inclusive comendo fora algumas refeições) ainda compensa o All Inclusive (em Playa a diferença é irrisória, já em Cancun ela pode chegar a até 80 dolares por dia).

A minha duvida da hospedagem é a seguinte (levando em consideração que os preços são praticamente os mesmos):

PLAYA - Gran Porto Real ou algum da Iberostar
TULUM - Playa Azul ou Posada La Mar (de todas as opções sobraram essas 2, que são bonitinhas, não estão nem tão perto da farofagem e nem tão longe das ruinas, e as praias são livres de rochas - lá pro Km 8).
CHICHEN ITZA - Hacienda Chichen ou Hotel Chichen Itza Mayaland
CANCUN - Cancún Caribe Park Royal Grand, Gran Caribe Real ou The Westin Lagunamar Ocean Resort Villas (que não é All Inclusive, mas tem uma piscinaaa...)

Alguma sugestão quanto à hospedagem e a nossa divisão da estadia?? Se puderem e ajudar ficarei muito grata, pois pretendo reservar tudo até o final dessa semana!

Grande abraço,
Érica

Ricardo Freire

Playa - o Gran Porto Real fica na vila, os outros ficam em Playacar, que é um bairro inteiramente separado.

Tulum - não fui até o km 8 (fim da zona hoteleira), mas pelo site dá pra ver que têm cara boa. Você estará a 45 min a pé pela areia dos hotéis mais bochinchados do km 5.

Chichén - não dormiria nas ruínas, não. Dormiria em Mérida ou Valladolid, para valer a pena essas duas noites.

Cancún - se você está ficando lá por causa da vida noturna, pegue algum hotel no km 9, que está ao lado da vida noturna.

O Mercado 28 e Isla Mujeres não são motivos para se ficar em Cancún; são passeios interessantes para se fazer sem sair de Cancún. Você vai ver artesanato e praias calminhas por toda a Riviera.

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Oi Riq, muitíssimo obrigada pela resposta (e pela rapidez em responder!)

Últimas perguntinhas:

Dá pra ir a pé de Playacar p/ o centrinho?

Em Tulum, os hotéis que você indicou no outro artigo (Zulum, Ana y Jose, etc) ficam lá no finalzinho da zona hoteleira, por esse mapa aqui ( http://www.todotulum.com/tulum-mexico-maps.php ). Os que eu escolhi me pareceram um pouco mais próximos das ruinas. Vale a pena se hospedar num mais pertinho ainda, que dê pra ir a pé pras ruinas, andando uns 20 minutos (tipo o La Vitta e Bela, ou o Posada Del Sol)? Fiquei com medo da "farofa" que você relatou...

Só por curiosidade, porque não dormir nas ruinas, e o que tem de interessante em Mérida e Valladolid? Eu sou apaixonada por arqueologia e pela cultura maia, mas talvez 2 dias seja demais, quem sabe apenas uma noite (cedendo uma noite pra Cancun...)

Quanto a Cancun, nós não queremos exclusivamente pela vida noturna (que nem gostamos tanto), mas já que são muitos dias achei que Cancun merecesse pelo menos esses 3 dias...você que já se hospedou no Gran Caribe Real, recomenda p/ lua de mel? ou a Piscina do Westin Lagunamar vale mais a pena?

Obrigada mais uma vez wink

Ricardo Freire

Tulum - os hotéis que você selecionou estão no km 5, não no 8. (E eu também me enganei - confundi o km 8 com o km 10, que é onde acaba a zona. Até o km 8 eu fui, sim; é onde fica o Ocho).

É bastante chato ir a pé às ruínas de qualquer ponto que não seja o da farofa, porque a praia é interrompida em dois pontos. Você teria que ir andando pela estrada. Mas de bicicleta deve ser legal.

Mas veja bem -- pra quem FICA em Tulum, as ruínas são o que há de menos importante. É impossível passar mais do que uma hora e meia nas ruínas, não há tanto o que ver assim. O barato de ficar em Tulum é curtir a rusticidade do lugar. As ruínas que fazem a cabeça de quem está em Tulum são as de Cobá, a meia hora pela estrada. Quem fica em Tulum não vai a Xel-Ha -- vai a cenotes fora de parques.

Chichén - você precisa ser arqueóloga amadora para precisar mais do que um dia inteiro em Chichén. Mesmo se você ficar para o espetáculo de som e luz, eu acho muito mais jogo dormir e acordar numa cidade colonial espanhola preservada, e não num hotel chato. Mas cada um é cada um.

Cancún - se você faz questão de Cancún, comece por lá. No fim da viagem acho que vai ser superfrustrante, a não ser que você tenha odiado Playa e/ou Tulum com todas as suas forças. Cancún é uma cidade que agrada, e muito, a quem não curte lugares como Playa e Tulum. Não vejo como encaixar as duas coisas numa mesma viagem e não se decepcionar ou com uma ou com outra. Se o seu sonho é um resort em Cancún, você vai detestar o hotelito em Tulum, e vice-versa.

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Vi agora que Playacar fica a 5 min de taxi do centro...pode pular essa pergunta! smile

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Agradeço novamente a prontidão em responder! Fico muito feliz com essa possibilidade de podermos falar diretamente com você e assim "personalizarmos" as dicas conforme nossas necessidades!

Acho que agora consegui tomar boa parte das decisões que faltavam. Na verdade, só fica faltando decidir sobre ir - ou não -pra Cancun. O estilo de Playa e Tulum fazem MUITO mais a minha cabeça, mas são 15 dias, seria uma forma de conhecer todas as facetas da região e fazer muitas viagens numa só! Afinal, onde eu colocaria esses 3 dias que haviam sobrado pra Cancun?

Grande abraço!

Felipe Glod
Felipe GlodPermalinkResponder

Muito legal suas dicas, me fale vale a pena alugar um carro ? Vou ficar dois dias em Cancun e vou passar mais 4 em cozumel, depois vou voltar para Cancun e ficar mais dois dias, sera que vale ?

Ricardo Freire

Nunca fui a Cozumel, não sei se é necessário ficar de carro por lá.

Isabel O., Portugal

Os meus planos de férias de Verão para este ano já deram mil voltas.
Ao ler uma revista, descobri uma promoção (por compra antecipada)num agência de viagens (da Net, o que talvez possibilite tarifas melhores) para Playa, estadia no Riu Lupita, por cerca de 900 euros (TI+avião). Já vi que o hotel não é linha da frente, mas as críticas são simpáticas. Também dá para comer e utilizar as instalações de outros Rius.
Será uma boa opção?
Os meus outros planos estavam tão longe disto...
Mas vocês meteram-me o bichinho.
Obrigada

Ricardo Freire

O hotel fica na zona dos resorts, que é fora do centro da cidade, mas a uma curta distância de táxi. Se você for queremos relatório grin

Isabel O., Portugal

Està bem... Para já estou em reflexão e ... a tentar convencer marido. Para cada viagem é sempre preciso convencê-lo que "é mesmo fundamental" ir àquele sítio.
O hotel tem carrinhas regulares para os clientes. É uma das coisas que apurei.

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Tenho uma pergunta sobre custo x beneficio de hoteis em Playa.Vamos pro Mexico no inicio de junho, já consegui reserva no Zulum em Tulum com um preção ( $99/noite de frente pro mar). De Tulum vamos pra Playa. O Mosquito Beach custa $ 162/noite e o Deseo custa $ 114.
Vale a diferença? O Basico nao faz meu estilo.

Ricardo Freire

Então o Deseo também não vai fazer, não grin Vá pro Mosquito; o fato de estar na praia compensa, sim. (Talvez o Mosquito Blue tenha tarifas um pouco mais em conta).

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Os quartos parecem legais, mas nao consigo entender a localizacao, pq nos 2 sites tem o mesmo endereço. O quarto la sai por $ 112 o basico e $ 127 com varanda. Vale? Nao fica longe da praia ne?

Ricardo Freire

O Mosquito Blue fica na esquina em frente ao Deseo. Os dois a duas quadras da praia.

luis r.
luis r.PermalinkResponder

o deseo realmente ñ faz o estilo de todo mundo (acho q nem o meu...), mas o bar vale uma visita. ou +! depois da praia ou memso à noite, uma delícia ficar no balcão ou nos sofás junto à piscina. o restaurante do basico ñ deixou saudades, ñ

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Parabéns pelo blog! Através dele que eu decidi minha viagem de lua de mel de 8 dias no comecinho de dezembro. Tenho algumas dúvidas com relação hospedagem, andei lendo bastante blogs e dicas e cotação em agências.O melhor preço e a atendimento nota 10 é da Special Word (Hotéis no Caribe) você recomenda?

Estavamos pensando em se hospedar no Gran Porto Real pelo custo/benefício e localização, mas os comentários no tripadvisor não são nada bons e a praia na frente não é muito bonita, queriamos ficar centralizados e a diferença dos não all inclusive é muito pequena, tem bastante opção em Playacar mas teriamos que pegar um táxi. Queriamos conforto e um certo luxo pois é lua de mel, em outra ocasião optaria por um hotel mais simples.

Com relação aos passeios pensamos em alugar um carro em Playa mesmo. Quais as melhores operadoras e os valores compensam? Ou é melhor já fazer um pacote pela agência? pensamos em visitar Tulum, Chicken Itza depois os Cenotes(compensa ir de carro pela distância)e talvez um parque. O melhor lugar pra nadar com golfinhos é Cozumel, (sei que vc não conhece), mas tem outros locais legais? Os outros aproveitariamos o resort as prais vizinhas que parecem ser bem bonitas como Maroma, vi a praia de Akumal no Blog Colagem e amei.

E a vida noturna, gostamos muito de musica caribenha(salsa)e cubana, teremos que ir até Cancun? quais os melhores locais em Playa? Compensa visitar Cancun a noite?

E qto as compras a Quinta Avenida tem boas opções ou Cancun é melhor?

Nossa te enchi de perguntas...
Obrigado pelas dicas, seu blog é muito útil pra muitas pessoas.

Grande abraço!

Ricardo Freire

Para aluguel de carro, cote em http://www.expedia.com ou http://www.kayak.com . Ou pegue o ônibus especial do aeroporto para Playa e faça um shoppingzinho depois de chegar, às vezes se consegue ofertas melhores nas locadoras locais. Nos primeiros dias você não precisa de carro, porque vai curtir Playa.

A praia em frente ao Gran Porto Real não é boa, mas "a" praia de Playa começa logo ao lado, à esquerda.

Se você pode investir, fique no Mosquito Beach.

A vida noturna de Playa del Carmen é ótima, você não precisa ir a Cancún. O comércio de Playa é bom, só não tem os shoppingzões de Cancún (mas eu não iria pra lá só pra me meter em shopping).

Eu faria todos os passeios de carro, com exceção de Chichén, que é muito longe, e em bate-volta deve ser feito de excursão.

Leia também
https://www.viajenaviagem.com/category/tulum
https://www.viajenaviagem.com/category/playa-del-carmen
https://www.viajenaviagem.com/category/cancun

Ricardo Didio
Ricardo DidioPermalinkResponder

Achei esse site antes de ir pra Cancun. Quando vi as fotos e comentários não tive dúvidas. Adorei o lugar, Playa del Carmen é maravilhoso, à luz do dia e a noite. Do aeroporto de Cancun peguei um ônibus pra lá, 10 dólares. Desci do ônibus já na quinta avenida, andei um pouco e perguntei os preços nos hotéis. Acabei ficando no Playa Palms, pé na areia - recomendo.
Muito obrigado a este site e a todos.

http://www.playapalms.com/

Ricardo Freire

Bela dica, Ricardo! Só com esse hotel você já retribuiu tudo o que você se informou por aqui!

Maria Francisca

Prezado Ricardo,
de fato são excelentes as dicas do blog, não poderia esperar melhores. Aproveito seus vastos conhecimentos e imploro uma ajuda:
Vamos em 8 pessoas, todas com 25 anos, passar o reveillon no México, em Playa.
Pergunta 1: vale a pena reservar por conta própria ou é melhor fechar pacote em agência? Sei que os pacotes só começam a ser vendidos em julho e acabam muito rápido... Sou de Curitiba/PR: poderia me indicar alguma agência que faça este trecho? Fui informada que a rota é pelo Panamá, procede?
Pergunta 2: Qual hotel tem a melhor relação custo benefício em playa: próximo da praia x qualidade x preço?
Pergunta 3: alguma sugestão sobre o que fazer no reveillon e se devemos comprar com antecedência?
Pergunta 4: quanto à viagem do aeroporto para playa, temos que reservar antes ou acertamos na hora mesmo?
Grata desde já... suas dicas mudam a vida das pessoas para melhor!!! smile

Ricardo Freire

Os hotéis que eu recomendo estão no texto, Maria Francisca, com os links. Um comentário acima, o Ricardo Didio também sugeriu um hotel ótimo.

Ponha as datas que vocês querem no http://www.tripadvisor.com e vejam os hotéis que aparecem com disponibilidade. Já vêm com preço também.

Qualquer agente de viagem reserva para vocês Curitiba-Cancún, seja via Panamá ou Cidade do México.

Ao chegar vocês vão saber das festas, não se preocupe.

O transporte aeroporto de Cancún-Playa é regular, sai a todo instante.

Raphael Sales
Raphael SalesPermalinkResponder

Olá Maria Francisca, estou pensando em passar reveillon com minha namorada tbm em Playa del Carmen. Gostaria de saber se vc vai fechar com agencia ou por conta propria. A quantidade de hoteis eh imensa por lá, não consigo me decidir, tenho medo de cair numa furada!!! Meu email é raphaelscf@hotmail.com,se você já tiver encontrado um bom hotel e barato me manda um email com o nome dele.
Obrigado desde já!

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Estou aqui em Playa, nesse exato minuto, passando minha lua de mel no Gran Porto Real. Após 7 dias aqui, amanhã vamos para Tulum ficar 3 dias no La Zebra, voltamos para Playa por mais 3 dias (num hotel mais simples mas não menos charmoso na 5 avenida, o Lunata) e depois ficamos em Cancun 2 dias (no Westin Lagunamar).

A idéia era ficar 5 dias em Cancun, mas no primeiro dia de Playa rapidamente cancelamos nossa reserva em Cancun, pois seria impossível sair desse lugar sem conhecer os bares e restaurantes locais (algo complicado para quem pagou um All Inclusive).

No final da viagem, volto para compartilhar dicas e comentários sobre tudo que estamos vivenciando nesse paraíso!

Alysson Fonseca

Prezado Ricardo,

Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer pelas ótimas dicas e matérias.

Ricardo, estamos indo na próxima semana (13/07) para Playa del Carmen, onde ficaremos por 9 dias. Estamos de olho na previsão do tempo e nos sites que pesquisamos as informações para os próximos 10 e 15 dias são de "trovoadas esparsas" e "parcialmente nublado" em praticamente em todos os dias.

Vc acha que seria o caso de cancelarmos a viagem?

Abraços e obrigado

Alysson

Ricardo Freire

É fato que esta não é a época de tempo mais firme em todo o Caribe, mas a previsão do tempo sempre mostra o pior cenário. Se houver alguma possibilidade de chuva no dia, é o que aparecerá na previsão.

E "parcialmente nublado" significa sol com nuvens.

O normal é que você pegue sol e chuva em qualquer destino caribenho nesta época.

Este post traz links para temperatura e precipitação mês a mês em todo o Caribe mais visitado por brasileiros:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Oi Alysson,acabei de voltar de lá e, contrariando as previsões que mostravam chuva quase todos os dias (dos 15 que fiquei), só choveu 2 dias. A chuva também não atrapalhou tanto os passeios, os parques funcionaram normalmente, a única coisa que não dava pra fazer era mergulho em alto mar. Lá é tão quente que uma chuva nem é tão mal. Aproveita p/ ir pros cenotes (rios subterraneos em cavernas) nos dias de chuva.

Riq, como prometi acima, escrevi um relatório da minha estadia em Cancun, Playa e Tulum, com todos os prós e contras de cada um, além de várias dicas. Se for do seu interesse, gostaria de retribuir ao site todas as dicas que peguei aqui. Como posso te enviar p/ que vc avalie se é passível de publicação? Não tenho blog.

Ricardo Freire

Oba, manda pra mim! xongas arroba gmail ponto com

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Enviado!

Farne
FarnePermalinkResponder

Olá Ricardo, preciso de sua ajuda. Vou sair em lua de mel início de novembro 2010, e queria muito um ambiente caribenho, penssei em cancum, mas parecde que pelos comentátios acima, não é bem o que eu queria, talves playa?! O que vc me sugere? Obrigado e forte abraço!!!

Ricardo Freire

A sua pergunta contém a resposta.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Ola Ricardo, estou adorando o blog e as dicas. Escrevi p vc recentemente perguntando sobre Aruba, pois minha ideia era viajar com milhas(porem so consegui trechos via smiles muito elevados) e estou pensando em mudar o meu roteiro qd vi esse post.

Minha pergunta é: estou fechando pacote via um site de viagens, e consegui um preço bem em conta p reveillon (27/12-02/01), nesse pacote, tb oferecem os passeios para Chichén Itzá (u$72)e Tulum ($138.50). Sera que encontro preços mais baratos para esses passeios por la, em vez de fechar agora?

Outra pergunta, e acho q e bem idiota, me perdoe. Meu visto americano e valido ate 2014, mas meu passaport ate março/2011, irei tirar outro passaport, consigo entrar como nos EUA, passaport novo, mostrando o visto do antigo?

Vale a pena ir a Playa del Carmen p passeio de 1 dia, sendo q dormirei em cancun?
Desculpe-me por tantas perguntas.
Obrigada, Mariana.

Ricardo Freire

Passaporte novo, com o antigo anexo para mostrar o visto.

Tulum é melhor fazer com carro alugado, daí você pode ir à zona bacana da praia depois.
https://www.viajenaviagem.com/category/tulum

Playa, Cozumel, Tulum, Isla Mujeres, Xcaret, Xplor, Chichén, cenotes, todos são passeios possíveis de fazer a partir Cancún, faça os que derem mais vontade/encaixarem no seu ritmo.

https://www.viajenaviagem.com/category/cancun

Para passear bastante, Playa está mais bem localizada, no centro da península.

Para passear pouco, Playa também é mais indicada, porque dá pra fazer tudo a pé por lá.

Nara
NaraPermalinkResponder

Ricardo,

estou com viagem marcada para outubro/2010 para cancun. A idéia não era ficar em cancun (onde já conheço), mas sim em cozumel os seis dias, pois curto praias calmas, possibilidade de fazer snorkeling e mergulhar. Assim, você acha que vale a pena ficar a estadia inteira em cozumel?? Também, vc conhece o hotel Park Royal Cozumel? Recomenda?
Agradeço desde já a atenção.
Abs, Nara.

Ricardo Freire

Nunca fui a Cozumel. Parece ser perfeito para mergulhar.

O Marcio nel Cimatti esteve lá recentemente e ficou neste hotel que você pergunta:
http://www.ajanelalaranja.com/search/label/cozumel

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Nara, se vc mergulha, Cozumel é ótimo, pq vc não vai se cansar. Tem trocentos pontos de mergulho, dá pra ir cada dia em 2, ainda fazer noturnos, etc. Nós ficamos só 2dias meio e foi pouco, em minha opinião.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Nara,
Eu estive nesse hotel junto com o Marcio e gostei muito. A transparência da água para o mergulho é realmente impressionante e vale muito a pena. Se você quiser um pouco mais o hotel e o passeio de mergulho que fizemos, seguem os posts que eu fiz na época:

http://wazari.wordpress.com/2010/06/14/a-caminho-de-cozumel/
http://wazari.wordpress.com/2010/06/17/o-que-fazer-em-cozumel/

Selma
SelmaPermalinkResponder

Caro Ricardo,
Minha amiga e eu estamos pensando em uma viagem no fim do ano, pra passar o Natal fora, e pensamos em Cancún. Antes dos seus comentários, não havia ouvido falar de Playa...
O que seria mais legal para duas moças de 25 anos? Cancum, Playa, ou outro lugar...?
Queremos um hotel econômico e razoável (serão 15 dias de viagem) pra dormir apenas, mas com uma boa localização, perto de bares e baladas, do agito meeeesmo, além de, é claro, do mar...
Não pretendemos depender muito de carro, se precisar um dia ou outro, blz, mas queríamos a balada e o mar bem na mão, entende?
Obrigada!

Ricardo Freire

Releia o post, Selma. Os links em azul são hotéis sugeridos. Se você ler o post com a atenção que ele merece você vai ver que eu falo exatamente o que você quer encontrar. Por que eu preciso escrever tudo de novo aqui nos comentários?

Leia também os outros posts da categoria:
https://www.viajenaviagem.com/category/playa-del-carmen

Selma
SelmaPermalinkResponder

Caro Ricardo,

Sugiro que você vá pra lá, numa praia calminha e tranquila. Quem sabe desestressa um pouco, não?

Ricardo Freire

Cara Selma,

No dia em que você tiver um blog você vai saber como se sente um blogueiro quando faz um post superexplicadinho e vem alguém e pergunta EXATAMENTE o que está escrito no post.

Recapitulando.

a) Eu escrevi um post em que explico, com todas as letras, que Playa del Carmen é um achado, perto de Cancún, para quem quer ir a uma praia ótima, a restaurantes bacaninhas e à balada sem precisar de carro. Aproveito e dou a dica de hotéis em várias faixas de preço, inclusive baratos.

b) Daí você entra no post e fala: nossa, bacana essa Playa del Carmen. Eu até estaria a fim de ir pra lá em vez de ir pra Cancún, desde que tivesse uma praia ótima, restaurantes bacaninhas e balada, sem que precisasse de carro. Playa del Carmen é assim? Você pode dar uma dica de hotel barato?

Diante disso você me deixa três alternativas:

1) Pensar que você não sabe ler -- o que talvez nem seja culpa sua, mas do sistema educacional brasileiro;

2) Pensar que você não acredita no que eu escrevo e por isso precisa que eu confirme tintim por tintim aquilo que eu já escrevi tintim por tintim -- o que me causa tristeza e depressão;

3) Pensar que você leu o post apressadamente.

Das três alternativas, eu escolhi a que deixava você melhor na foto: supus que você não dedicou ao post a atenção necessária.

Pelo jeito, me equivoquei.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Djilícia de resposta!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

"Djilícia de resposta!" (2x)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Muitos risos , muitos meesmo !
Paciencia infinita hem Riq :cool:
E o povo ainda inveja e deseja a profissão de blogueiro-turista-profissional ...

Dri - EveryWhere

HAHAHAH
Quero ser que nem voce quando crescer!
Eu tenho paciencia zero pra essas coisas... hoje em dia, prefiro ignorar smile

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Pede orientação, com todas as informações já escritas, o Ricardo complementa indicando a LEITURA de outro post e a forma de AGRADECER é uma total falta de sensibilidade e educação.

Majô
MajôPermalinkResponder

lol lol lol

Angela Capaccioli

Djilícia de resposta!(3X)

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Indulgências quadruplicadas... smile smile smile

Paulo Gonzo
Paulo GonzoPermalinkResponder

Quem é Nick

Ricardo Freire

Meu companheiro.

Vivian
VivianPermalinkResponder

Creio que necessito voltar a Praia del Carmen (e Cancun) logo. A vez que estive la choveu a semana inteirinha e o mar estava distante de como está nas lindas fotos! Amei! Congrats pelas maravilhosas dicas, fotos e tudo!

Um p.s na comentario do Riq: Riq, acho que é total falta de compreensão e como vc relatou falta de atenção total na leitura, as pessoas leem e nem sabem o que estao lendo! Afinal é mais fácil ter tuuddo nas mãos, sem ter trabalho algum.. Bjos

André L.
André L.PermalinkResponder

O que eu acho que a turma poderia compreender melhor é que o Riq não é um agente de viagens patrocinado... Esse site traz mtas e mtas dicas, basta procurar um pouquinho.

Tem pessoas que caem aqui de pára-quedas via Google (normal), comentam sem entender a dinâmica do blog (aceitável) e depois ficam choramingando porque o Riq pediu pra ler o post.

Agora eu deixaria como uma sugestão um tipo de "VNV - INSTRUÇÕES DE EMBARQUE", na tela principal, ou como um link perto do "comente aqui", onde questões como "leia o post antes de perguntar o que está escrito nele" poderiam ser já indicadas.

Ricardo Freire

O problema é que o post não pode ser longo, porque se for ninguém vai ler shock

Agora, sério: eu tenho procurado ter paciência com quem cai direto no comentário e nem percebe que existe um post em cima (vindo pelo Google, é possível). Mas quando vejo que a pessoa passou pelo post mas precisa que eu pare tudo para confirmar se o que ela leu era realmente o que eu escrevi, é difícil me controlar...

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Eu fico indignada com a falta de educação. Ricardo, você é educadíssimo e gentil. Seu trabalho é de alto nível.

patricia
patriciaPermalinkResponder

Achei a idéia do André muito interessante. Outra sugestão seria colocar um "alerta" na hora que a pessoa for confirmar o envio do comentário tipo "Já viu se essa pergunta não foi respondida no post ou por outro viajante? Pense bem! O blogueiro não é agente de viagem e pode não responder caso a pergunta não proceda" ou algo do tipo.

Vivian
VivianPermalinkResponder

Riq

Vc tem uma paciência infinita, qto a isso, relaxa! Na minha opiniao, é que para muitos não interessa o tamanho do post os problemas são outros (preguiça, falta de compreensão entre outros). Pedir uma opinião/sugestão do que não esta escrito tudo bem, mas quando é so olhar o proprio post ou a caixa de comentários, dai te dou toda razao em perder a paciencia e o que mais vc quiser.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu acho que o Ricardo tem toda a razão em perder a paciência, por vezes. Porém, um direito que é dele, e que ele não usa o suficiente, na minha opinião, é o de simplesmente apagar o comentário inconveniente.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Concordo 100% Marcie .

Estava aqui pensando.. se não tem uma ferramenta que permita
*esconder* todos os comentarios que não acrecentam nada ao conteudo do post( outros assuntos, mesmas perguntas já respondidas).

Com uma ferramenta assim, em apenas um clic, todas iriam para *um poço* dentro do proprio post , e podem ser lidas clicando num botão lá no fim dos comentários.

Assim, não precisaria apagar e a gente vai se dando conta de que não dá pra ir escrevendo assim sem compromisso.

Se o comentario não está aqui é pq foi prá-lá .

Isso ajudaria um monte aos que consultam buscando informações específicas e ficam tontos c/ tantos comentários nada a ver .

Marcie
MarciePermalinkResponder

Cadê o Zé? Deixa que ele resolve esta parada, junto com os Jet-Sons! wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Marcie, me lembrei agora da pergunta clássica :

*Tu tens uma solução , ou fazes parte do problema ? *
E eu respondo : ambas .

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

gostei da ideia do esconder. No youtube os comentários indesejáveis já são automaticamante escondidos, não? basta uns 'x' cliques de desaprovação.

Laura
LauraPermalinkResponder

Por essas e outras que o Riq Freire é rei e que esse blog é demais.

Thiago Parente

Riq, no Vnv 3.0, onde provavelmente teremos um fórum, sugiro elegermos (quando digo nós, quero dizer você smile) alguns moderadores para determinados assuntos, assim fica mais fácil de trabalhar. Esse tipo de comentário sempre vai ter. eu frequento muito fóruns e hoje é comum em hot topics o cidadão chegar e dizer assim: "fiquei com preguiça de ler o tópico inteiro, alguem sabe como....." É impressionante.

Como diz a Roberta Sudbrack: é preciso estar atento e forte. wink

Vamos pra frente!

Majô
MajôPermalinkResponder

A questão é que a geração atual não lê nem jornal, sério.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Isso é verdade. Se não está na primeira página da UOL não é notícia.

Majô
MajôPermalinkResponder

Preguiça, pura preguiça. Precisam malhar os neurônios, né ?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

É a cultura do instantaneo : só um clique no mouse e plim!
A solução apareçe . #geraçãoY

Selma
SelmaPermalinkResponder

Bom, pra falar a verdade não me preocupa muito se as pessoas acham que sei ler ou não. Sou juíza com 26 anos e publiquei 6 livros até hoje.
A verdade é que nem sei por que tive o trabalho de perguntar a alguém sobre viagens, porque posso e viajo a qualquer hora para onde quiser, diferente de vocês, inteligentíssimos comentaristas de blog de plantão.
Aliás, me preocupa terem surgido de um dia para o outro 20 posts de desconhecidos sobre coisas que não dizem respeito a nenhum de vocês. Falaram tanto mal de cultura do instantâneo e de massa, mas me parece que andam no ritmo do Big Brother Brasil.
Quanto ao Ricardo, o blog é de fato muito organizado. As dicas são válidas. Acho que não me fiz clara na minha pergunta, na verdade. Mas não importa.
Um bom dia a todos.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Perfeito dona Selma !
Esta sequencia de comentarios deve ser enviada ao Ministério Publico para avaliação .
Quem sabe assim não podemos melhorar os julgamentos feitos no nosso país, com pessoas tão despreparadas e arrogantes sad

Rosa
RosaPermalinkResponder

Lamentável mesmo é a arrogância. Lamentável é a cultura do você sabe quem eu sou e você sabe com quem está falando? Lamentável é a vaidade e a falta de humildade. Lamentável que pessoas assim ocupem cargos para os quais não parecem estar preparadas. Inteligência de títulos, é muito diferente da inteligência de vida, a inteligência de saber conviver e respeitar os outros. Selma, pegue seus títulos, seus livros, seu emprego de juiza e acrecente a essa sua capacidade intelectual, a capacidade da convivência, do respeito ao próximo. Desculpe, mas em poucoas palavras registradas aqui no blog, você não deixou transparecer absolutamente nada de positivo. Cresça querida, gentileza gera gentileza. Paz e bem! Ric, obrigada por você ser quem você é, dignidade é tudo.

Marcie
MarciePermalinkResponder

clap, clap, clap, Rosa. Falou e disse!

Vivian
VivianPermalinkResponder

Idem Marcie e Rosa!

E Selma, muitos aqui podem viajar quando bem entendem, mas ninguem precisa ficar dizendo isto aos quatro ventos. Todos aqui dividem suas experiencias. Ja visitaste o blog da Marcie por exemplo? Tem otimas dicas, mesmo ela não fazendo uma viagem por semana e esbanjando dinheiro! Alem da Marcie existem outros excelentes blogeiros que aqui comentam. E antes que diga que é puxacao de saco, nem perca seu precioso tempo. E saber ler é diferente de compreender!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Oi Riq,

To adorando as dicas desse blog!! Estou na duvida sobre os hoteis em playa.
Alguem conhece o a pousada Hacienda Mariposa ou o Hotel Hacienda Real? Estou na duvida entre eles e o Barrio Latino, q descobri aqui no site. Se alguem ja ficou hospedado em algum deles, queria saber o q acharam...me parecem bem localizados. Mas com falta de fotografias no tripadvisor, fiquei desanimada.
http://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g150812-d1541307-r58729802-Hacienda_Mariposa-Playa_del_Carmen_Yucatan_Peninsula.html#CHECK_RATES_CONT
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150812-d1179622-Reviews-Hotel_Hacienda_Real_del_Caribe-Playa_del_Carmen_Yucatan_Peninsula.html

Obrigada!!

Ricardo Freire

Ambos parecem mais bacaninhas que o Barrio Latino, que é um semi-albergue (bastante confortável e com preço ótimo, diga-se).

Nos dois hotéis há reclamação de barulho, então se você não quer curtir a noite, não seriam recomendáveis. Mas se curtir a noite é prioridade, então eles estão melhor localizados que o Barrio Latino.

O Hacienda Real está em frente à filial da Coco Bongo, e o Hacienda Mariposa um pouco mais adiante, próximo da zona boa da praia (Playa Mamitas) e fora do bonchinchão (aqui a reclamação de barulho se deve a paredes finas demais).

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Ola Ricardo..
Td bem?
Estou pesquisando para onde viajar na lua de mel em fevereiro de 2011 e de inicio iria somente para San Marteen...mas não quero so ficar na praia e fazer mergulhos,gosto de fazer algo mais agitado também com cassinos,shoppings,centrinhos,parques...e li artigos acima sobre Playa del Carmem....estava pensando em ficar 4 noites em cada lugar o que acha???
Voce conhece San Marteen ,la é mas tranquilo ou tem algo mais agitado para se fazer?
Aruba??Cancun??
Estou em duvida...vamso em 3 casais...

Obrigada ate agora pelas dicas
Larissa

Ricardo Freire

Não tem cassino no México.

St Maarten tem alguma vida noturna e tem cassinos, mas não há nada a "conhecer". As praias são lindíssimas.

Aruba tem cassinos e alguma muvuca, e também nada para "conhecer".

Para "conhecer", vá Cancún/Playa del Carmen/Riviera Maia, Barbados ou Curaçao. Curaçao tem cassinos.

Não tente combinar pontos distantes do Caribe numa viagem só, não vai dar certo e vai encarecer o aéreo que é uma loucura.

https://www.viajenaviagem.com/category/st-maartenst-martin

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/category/barbados

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,barbados-uma-ilha-a-explorar,577781,0.htm

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Oi Riq,

Você chegou a analisar o Illusion Hotel? Estava pesquisando os valores no hoteis.com e o Illusion tem quase o mesmo preço do Mosquito Blue e pelo que percebi no mapa fica mais próximo a praia. Porém, de acordo com uma das mensagens postadas nos seus posts, quem usa o Mosquito Blue pode acessar gratuitamente a área da praia do Beach. Entre o Mamitas e a área de praia do Mosquito Beach, qual gostou mais?

Obrigada.
Abs,

Viaje na Viagem

É uma escolha entre estar mais perto da praia (Illusion) e da noite (Mosquito). O trecho de praia do Mamitas (fora da cidade) é melhor do que o do Mosquito Beach (urbano).

Mauro
MauroPermalinkResponder

Ano passado estive em Playa por 5 noites,ficando hospedado no hotel Aventura Mexicana. Apesar do nome pitoresco, trata-se de excelente opção de estadia.

http://www.aventuramexicana.com/hotel-and-service

Carol
CarolPermalinkResponder

Ricardo, o Mosquiro Beach tem opção te meia pensão ou só café da manhã?

Ricardo Freire

Não se nem se o café da manhã está incluído, Carol. É um hotel pequeno, não é um resort. Playa del Carmen é uma cidade para aproveitar os restaurantes.

Carol
CarolPermalinkResponder

Obrigada!!! Mandei um e-mail para o hotel perguntando, obtendo resposta, posto aqui!!! Vou na agência de viagens da minha cidade na segunda, para saber se eles vendem pacote para lá, pois tudo que lí no seu blog me fez pensar que nem sempre um all inclusive é bom...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar