Enquanto isso, em Playa del Carmen…

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen (“Playa”, para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem — algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um “up” para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

Paguei em torno de 25 dólares por pessoa pela pulserinha, que incluía uma taça de champagne.
Mas, o valor oficial era 50 dólares! Segue o milagre:
Como eu e meu marido não estávamos muito satisfeitos com o “paraíso caribenho” em que estávamos hospedados, quase não ficamos por lá. Assim, depois da praia, passávamos nos bares de piscina do Básico e Deseo, que apesar de lotados em face da alta temporada, trataram a nós, não-hóspedes, quase com igualdade de condições. Na tentativa de experimentar todo o cardápio, lá se ia um par de horas… A verdade é que a equipe destes hotéis, super descolada, se divertia em atender aos curiosos e gulosos brasileiros. Em uma dessas oportunidades, me trouxeram uma toalha para experimentar o “tanque-piscina” do Básico!
Na tarde do dia 31, fizemos uma pesquisa de preços e clima das festas disponíveis. O preço anunciado da Deseo+Básico, que até então, para mim, seria Deseo ou Básico, era 50 dólares.
Na noite do dia 31, quando chegamos na Deseo para comprar os convites, o gerente nos disse: Ah, são vocês, os brasileiros! Serão apenas 25 dólares. Como para os hóspedes era de graça, para nós, “quase-hóspedes”, custou a metade… Justo! O engraçado foi que, em seguida, chegaram duas americanas de paetês, anteninhas e apitos, e o preço foi de 50 dólares. Menos mal, pensei que fossem dizer que os ingressos estavam esgotados!
Aliás, esta foi uma sensação que tivemos: os lugares descolados se esforçam por espantar o público americano tradicional. Para tanto, quase não há placas, as entradas são discretas, e quando se chega ao interior, toma-se um susto com a boa qualidade do ambiente!

Definitivamente Playa é a minha praia! 😉
Só tenho que ir lá para ter certeza! 🙂

Mas adorei mesmo foi o “O azul é bebê porque o branco é talco” :mrgreen:

Só mais uma perguntinha: entre Punta Cana e Playa del Carmen/Tulum o que seria melhor para um casal com uma criança de 6 anos contando a logística da viagem (menos tempo de voo, sem conexão, etc) e mais beleza natural?

Rachel Simões

Pelo que entendi tanto Playa quanto Tulum ficam na Riviera Maia?
Qual é a melhor forma de se montar a viagem para um período de 7 a 10 dias? Quais é a melhor opção para ir direto para Playa sem passar por Cancun? Há voos diretos?
Estou programando minhas férias de janeiro em família e queria um lugar de praia com mar do caribe.

Qualquer ajuda é bem vinda.
Rachel Simões

    Sim, se você ler o texto com atenção vai ver que eu explico que Playa del Carmen está a 50 km do aeroporto de Cancún; e Tulum, a 70 km de Playa.

    Há transporte a todo momento entre o aeroporto de Cancún e Playa.

    Não há vôos diretos do Brasil a Cancún. É preciso ir via Cidade do Panamá, com Copa, com Cidade do México, com Mexicana ou Aeroméxico.

    Em termos de hotel e estrutura, Punta Cana é mais interessante do que Playa/Tulum para um casal com crianças. Há vôos diretos (charter) diretos do Brasil a Punta Cana.

    A única vantagem de Playa para criança é a proximidade de X-caret. Mas para adultos que queiram ter vida fora do hotel, Playa é excelente.

    Eu não iria com criança pequena a Tulum; é um lugar mais para adultos e casais.

    De todo modo, a Riviera Maia também tem muitos resorts all-inclusive ao estilo Punta Cana, em praias fora das cidades. Procure na https://www.nascimento.com.br em México e Riviera Maia. Pode ser que os preços estejam convidativos por conta da gripe suína e da crise americana. (Normalmente Punta Cana é mais em conta.)

Para quem perguntou sobre o fim de ano, passei o último Reveillon lá e superou minhas expectativas.
Os hotéis design Deseo e Básico, que são dos mesmos donos, e distam dois quarteirões um do outro, ofereciam festas independentes, podendo o convidado comparecer a ambas, bem como sair, curtir um pouco a festa na rua e voltar quando e quantas vezes quisesse. Nestes hotéis, a festa acabou lá pelas 5 hs. Nas ruas, o esquema é o seguinte, os maiores bares contratam DJs e instalam caixas de som direcionadas para a rua, como se fossem anexos das respectivas casas. Assim, basta percorrer as ruas para participar de diferentes festas. Detalhe: em alguns pontos, fica cheio a ponto de não se conseguir passar… como em nossos carnavais. Não presenciei problemas ligados a violência.
Os bares da praia organizaram raves que duraram até a noite seguinte!
No básico, durante o dia, comi o melhor taco de camarão da minha vida!
Outra dica para tacos é o Señor Tacombi, uma Kombi adaptada e super charmosa que vende tacos.
Quanto à hospedagem, fuja do Caribbean Paradise (com este nome, acho que eu nem precisava alertar, né?) Foi onde fiquei, pois por decidir de última hora, não me restou outra alternativa…
Para descobrir as melhores noitadas e restaurantes, evitem os lugares frequentados pelos americanos e sigam os mexicanos! Não tem erro!
Quanto às compras, encontrei calças Diesel por 50 dólares e há ótimas lojas tax free com perfumes, relógios, maquiagem, etc.
Em Cancun, indico o ME Meliá, que atende à expectativa hotelão, sem perder o charme!
Só pra constar, minha viagem foi inspirada no “Bumba meu México” do Ricardo Freire (Obrigada por mais uma inspiração!), compondo-se de: Oaxaca – San Cristóbal de las Casas – Palenque – Playa del Carmen – Cancun – Cidade do México. Os três primeiros trechos de ônibus, entre Playa e Cancun, de carro alugado, e o final, de avião.

    Uau! Que bacana! Você lembra quanto pagou pela festa do Básico + Deseo?

Olá, Riq. Tudo bem? Tive, hoje, duas ótimas surpresas. Estava viajando, a trabalho, e ao retornar recebi a minha correspondência, na qual encontrei o seu livro autografado. Como havio dito anteriormente a você, já tenho o livro, porém autografado é outra coisa! Valeueeueueueueueueeueu!!!!! A outra foi ouvi-lo na BandnewsFM pela manhã. Quais são os horários dos seus comentários? Sou fã de rádio e da CBN, contudo ouço outras. Já ouvi as suas dicas na Paradiso, depois você sumiu. É muito bom escutá-lo novamente! Andei sobrecarregado em termos de trabalho e, agora, quero colocar a leitura dos posts em dia. Um grande abraço.

Julio, estive em Portugal durante um mês, em outubro de 2007. Hospedei-me em Lisboa no SANA Hotel que fica na Av. Fontes Pereira de Melo, quase na esquina da Av. da Liberdade/ Praça Marquês de Pombal e a poucos passos da estação de metro Libertadores/Marquês de Pombal. Local plano, podíamos sair a pé até o centro descendo pela Av. Liberdade. Ótima localização.
Um alerta: tome cuidado com os batedoures de carteira em Portugal. Em Lisboa fomos alertados, mas não tivemos a mesma sorte no Porto. Levaram a carteira do meu marido.

https://www.sanahotels.com/gca/index.php?hotelId=42&lng=en

Ernesto, vou tentar sim.Inclusive no dia q vc comentou hotwire eu entrei e vi um legal no perto Hide Park.Achas melhor o q novembro (final) ou dezembro até o dia 10.
Já aproveitando e abusando, qual o melhor bairro de Lisboa perto de tudo. Vc sabe? Eu nunca fui .
Abs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito