Enquanto isso, em Playa del Carmen…

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen (“Playa”, para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem — algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um “up” para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

Estive em Playa em 2005, tive sorte pois partia de Barcelona, onde moro, e aqui se vende mais Playa del Carmen que Cancún, portanto depois de pesquisar sobre ambos lugares não pensamos duas vezes. REALMENTE recomendável. Ficamos em Playacar, próximo da vilinha de Playa del Carmen, num hotel grande, mas sem dúvida teria sido mais charmoso ficar na vila mesmo, num hotel pequeno. Fica prá próxima. Ah, fizemos algumas visitas de 1 dia: Tulum, Chichén Itzá, e Cancún e AMAMOS tudo (especialmente as duas primeiras)! Finalmente, a conclusão foi que acertamos na nossa decisão de ter nossa base em Playa. Muito legal o post, me trouxe boas lembranças. Abraços para todos.

Eu andei vendo os preços pra Cancun (imagino que Playa também) estão imbatíveis! Muito barato! A vontade era comprar na hora.
Já tinha uma boa impressão de Playa del Carmen através do que vocês falam e uma amiga que também foi e como preciso conhecer o Caribe…preciso ver essa agua azul…é uma…

Vou a Miami em janeiro próximo. Pensei em dar uma esticadinha até as Bahamas, pois vi que o voo (direto)dura menos de 1 hora. O mar de lá realmente é “do Caribe”? O hotel Atlantis é tão legal quanto parece em seu site (www.atlantis.com)? Três noites são suficientes? A Cia. aérea Bahamas Air é confiável (a Amercian também tem voos diretos para lá)?
Grato.

    Nunca estive nas Bahamas, mas o mar é esse mesmo das fotos :mrgreen:

    O hotel Atlantis é uma cidade; vá se você gosta de mega-hotel.

    A Bahamas Air é parceira da US Airways, que faz parte da Star Alliance, a mesma em que a TAM está entrando.

    A American também voa para lá.

    Outro paraíso a uma hora e pouco de vôo de Miami é Providenciales, em Turks & Caicos. Lá há bons resorts menores, como o Club Med, o Beach e o Sandals.

    Meninos, eu já fui às Bahamas e achei meio assim-assim-just-ok. Dou nota 6.7 pra elas 🙁 (passa de ano, mas sem louvor). Só que eu fiquei na ilha de Grand Bahama, em Freeport (o azul do mar é esse da foto aí de cima :P: ). Nassau deve ser outro esquema, não conheci. E o Atlantis me parece uma Sea World na beira da praia (praia essa que não deve ser das melhores, acho). Mas, no geral, acho que o Atlantis pode ser uma boa… 🙄 Ah, tava esquecendo… fui de American Airlines, saindo de My-ã-mi :mrgreen:

    Para mim ambas , Nassau e Freeport são assim-assim, mesmo com o mar azulzinho 😳 Muito footing , shopping
    e pouco esquema praia -relax .

    Fomos num cruzeirinho desde Miami para Nassau e depois um ilha particular da Royal Caribbean.
    Achei Nassau horrivel, só lojas e lojas, de joias, relogios e de roupas bem americanizadas brega). Nao quisemos passar dia num resort, como o Atlantis, entao resolvemos nos aventurar e alugamos uma scooter (ah, estavamos eu e meu marido).
    Foi divertido, mas nos perdemos muuuito e acabamos num lado meio perigoso da cidade, pra falar a verdade nao achei que estava em perigo. Mas saimos bem decepcionados, já que 99% das praias em Nassau são privativas, você só tem acesso pelas casas, entao rodamos um tempão pra poder achar um pedacinho de areia pública para aproveitarmos.
    Mas preciso deixar claro que o mar é realemnte maravilhoso, como em todo o caribe.

Oká, Riq. Acessei os boletins. Pelo que vi estão em ordem desde o dia 24 de agosto. Como o sono está forte agora, ouvirei depois. Mais uma vez, valeu!

Paula Bicudo ,tb estou tentando ficar por ali.
Maria das Graças eu geralmente usou duas carteiras .Uma fica de bobeira e cheia de santinhos com no máximo 20 reias em nota de 1 leia-se euros ,ok. A outra num lugar um pouco dificil para eles.Xerox de passaporte .e somente um cartão.Mas ladrão é ladrão se quiser roubar rouba mesmo..rs

Ricardo, voce acha valido incluir Acapulco dentro deste roteiro da Riviera Maia?

    Precisa não, Eleonora. Acapulco é engraçado, mas as praias da Riviera Maia são bem mais bonitas.

    Se é para combinar com outro lugar, eu faria algo no interior. Palenque, San Cristóbal de las Casas e Oaxaca são muito bacanas. (Só fui a Oaxaca, e lamento muito não ter ido a Palenque e San Cristóbal.)

Uma amiga esteve em Playa del Carmen e fiquei encantada com as fotos!! O mar conseguia ser ainda mais lindo que o de Phi Phi Island, na Tailândia. Fiquei louca para conhecer um dia!!! Ela ainda deu uma espichadinha e foi até Chichen-Itza, conhecer uma das 7 eleitas Maravilhas do Mundo Moderno. Ótimo roteiro!

Riq,
O público que frenquenta a Playa é mais velho e/ou sofisticado que o que frequenta Cancun?
Porque Cancun, em algumas épocas do ano, fica infestada de american teens!

    É um público mais descolado do que o de Cancún. O pessoal dos “spring breaks” prefere ficar em resorts all-inclusive, porque a bebida rola solta e de graça.

    Foi o que eu imaginei! Parece ser um lugar mais descolado mesmo.
    Já tá na lista dos meus próximos destinos! 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito