Enquanto isso, em Playa del Carmen…

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen (“Playa”, para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem — algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um “up” para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

Muito legal suas dicas, me fale vale a pena alugar um carro ? Vou ficar dois dias em Cancun e vou passar mais 4 em cozumel, depois vou voltar para Cancun e ficar mais dois dias, sera que vale ?

    Nunca fui a Cozumel, não sei se é necessário ficar de carro por lá.

Agradeço novamente a prontidão em responder! Fico muito feliz com essa possibilidade de podermos falar diretamente com você e assim “personalizarmos” as dicas conforme nossas necessidades!

Acho que agora consegui tomar boa parte das decisões que faltavam. Na verdade, só fica faltando decidir sobre ir – ou não -pra Cancun. O estilo de Playa e Tulum fazem MUITO mais a minha cabeça, mas são 15 dias, seria uma forma de conhecer todas as facetas da região e fazer muitas viagens numa só! Afinal, onde eu colocaria esses 3 dias que haviam sobrado pra Cancun?

Grande abraço!

Oi Riq, muitíssimo obrigada pela resposta (e pela rapidez em responder!)

Últimas perguntinhas:

Dá pra ir a pé de Playacar p/ o centrinho?

Em Tulum, os hotéis que você indicou no outro artigo (Zulum, Ana y Jose, etc) ficam lá no finalzinho da zona hoteleira, por esse mapa aqui ( https://www.todotulum.com/tulum-mexico-maps.php ). Os que eu escolhi me pareceram um pouco mais próximos das ruinas. Vale a pena se hospedar num mais pertinho ainda, que dê pra ir a pé pras ruinas, andando uns 20 minutos (tipo o La Vitta e Bela, ou o Posada Del Sol)? Fiquei com medo da “farofa” que você relatou…

Só por curiosidade, porque não dormir nas ruinas, e o que tem de interessante em Mérida e Valladolid? Eu sou apaixonada por arqueologia e pela cultura maia, mas talvez 2 dias seja demais, quem sabe apenas uma noite (cedendo uma noite pra Cancun…)

Quanto a Cancun, nós não queremos exclusivamente pela vida noturna (que nem gostamos tanto), mas já que são muitos dias achei que Cancun merecesse pelo menos esses 3 dias…você que já se hospedou no Gran Caribe Real, recomenda p/ lua de mel? ou a Piscina do Westin Lagunamar vale mais a pena?

Obrigada mais uma vez 😉

    Tulum – os hotéis que você selecionou estão no km 5, não no 8. (E eu também me enganei – confundi o km 8 com o km 10, que é onde acaba a zona. Até o km 8 eu fui, sim; é onde fica o Ocho).

    É bastante chato ir a pé às ruínas de qualquer ponto que não seja o da farofa, porque a praia é interrompida em dois pontos. Você teria que ir andando pela estrada. Mas de bicicleta deve ser legal.

    Mas veja bem — pra quem FICA em Tulum, as ruínas são o que há de menos importante. É impossível passar mais do que uma hora e meia nas ruínas, não há tanto o que ver assim. O barato de ficar em Tulum é curtir a rusticidade do lugar. As ruínas que fazem a cabeça de quem está em Tulum são as de Cobá, a meia hora pela estrada. Quem fica em Tulum não vai a Xel-Ha — vai a cenotes fora de parques.

    Chichén – você precisa ser arqueóloga amadora para precisar mais do que um dia inteiro em Chichén. Mesmo se você ficar para o espetáculo de som e luz, eu acho muito mais jogo dormir e acordar numa cidade colonial espanhola preservada, e não num hotel chato. Mas cada um é cada um.

    Cancún – se você faz questão de Cancún, comece por lá. No fim da viagem acho que vai ser superfrustrante, a não ser que você tenha odiado Playa e/ou Tulum com todas as suas forças. Cancún é uma cidade que agrada, e muito, a quem não curte lugares como Playa e Tulum. Não vejo como encaixar as duas coisas numa mesma viagem e não se decepcionar ou com uma ou com outra. Se o seu sonho é um resort em Cancún, você vai detestar o hotelito em Tulum, e vice-versa.

Oi Riq,

Entrei em contato com o seu trabalho quando ganhei o seu livro de um amigo, e depois achei o blog pesquisando sobre minha lua de mel. A principio, havia decidido passar a lua de mel (que será em junho) em Cancun, por indicação de uma prima. Mas pesquisando no blog, cheguei a conclusão de que a região é muito rica para nos limitarmos a Cancun.

Como iremos passar 15 dias por lá, gostaria de saber a sua opinião pela forma como pretendo dividir nossa estadia por lá:

1 – Playa Del Carmen: 7 dias (ficando alguns dias no Resort, aproveitando a vida noturna do local e fazendo os passeios mais proximos nos outros – Xcaret, Xplor, etc)
2 – Tulum: 3 dias (conhecendo a região, indo em Xel Ha e Cobá e aproveitando os cenotes)
3 – Chichen Itza: 2 dias (quero pegar o show de luzes noturno e conhecer a região de Valladolid e Merida)
4 – Cancun: 3 dias (por desencargo de consciência, aproveito p/ conhecer o tal do mercado 28 e a vida noturna local).

Também estamos em dúvida quanto a hospedagem. De acordo com a minha pesquisa, a diferença entre um resort All Inclusive tanto em Cancun quanto em Playa e um bom hotel sem nada incluso é tão pequena que mesmo que a gente passe o dia fora (inclusive comendo fora algumas refeições) ainda compensa o All Inclusive (em Playa a diferença é irrisória, já em Cancun ela pode chegar a até 80 dolares por dia).

A minha duvida da hospedagem é a seguinte (levando em consideração que os preços são praticamente os mesmos):

PLAYA – Gran Porto Real ou algum da Iberostar
TULUM – Playa Azul ou Posada La Mar (de todas as opções sobraram essas 2, que são bonitinhas, não estão nem tão perto da farofagem e nem tão longe das ruinas, e as praias são livres de rochas – lá pro Km 8).
CHICHEN ITZA – Hacienda Chichen ou Hotel Chichen Itza Mayaland
CANCUN – Cancún Caribe Park Royal Grand, Gran Caribe Real ou The Westin Lagunamar Ocean Resort Villas (que não é All Inclusive, mas tem uma piscinaaa…)

Alguma sugestão quanto à hospedagem e a nossa divisão da estadia?? Se puderem e ajudar ficarei muito grata, pois pretendo reservar tudo até o final dessa semana!

Grande abraço,
Érica

    Playa – o Gran Porto Real fica na vila, os outros ficam em Playacar, que é um bairro inteiramente separado.

    Tulum – não fui até o km 8 (fim da zona hoteleira), mas pelo site dá pra ver que têm cara boa. Você estará a 45 min a pé pela areia dos hotéis mais bochinchados do km 5.

    Chichén – não dormiria nas ruínas, não. Dormiria em Mérida ou Valladolid, para valer a pena essas duas noites.

    Cancún – se você está ficando lá por causa da vida noturna, pegue algum hotel no km 9, que está ao lado da vida noturna.

    O Mercado 28 e Isla Mujeres não são motivos para se ficar em Cancún; são passeios interessantes para se fazer sem sair de Cancún. Você vai ver artesanato e praias calminhas por toda a Riviera.

Ola gente! Adorei as dicas!!!!Final de maio, la pro dia 20 estou pensando
em ir a cancun c meu marido e um casal d amigos mas morro de mefo de pegar um
furacao por la, tem esse risco? E a tal das aranhas? Onde a gt mais ve? Eu nado bem mas nao tenho muuuito folego nao por tanto gostaria de saber quais lugares a gt fica muito tempo em alto mar ou mar aberto sem poder pisar, se apoiar ou subir na lancha/barco/ catamara? Eu li
os posts e pensei em ficar 4 dias na playa del carmen e 2 em cancun, o q achas? D noite faz frio? D dia essa epoca e quente? Quanto vcs acham q um casal gasta em
media por 6,7 dias la, excluindo o hotel( tipo passeios, alimentacao, bar…) eu acho q n qro ir a chichen pq qremos so praia, mar, o q acha? Muitas perguntas ne rsrs. Obrigadooo

Boa tarde Riq, como foi de caranaval, alguma novidade por vir?

Escrevo agora neste post, pois estou decidido a trocar punta cana por playa del carmen e estao me oferecendo o hotel PLAYACAR PALACE GOLF & SPA RESORT (5*), voce conhece?

Para lua de mel, aonde é mais bonito, playa ou cancun?

Obrigado pela paciencia e ajuda como sempre.

Abs

Olá Ricardo! Achei teu blog fuçando sobre playa, e estou a horas lendo os posts! Parabéns pelo trabalho!

Olha, estou saindo em fevereiro em lua de mel. 4 dias em cancun no ME Melia e 4 dias em playa no Sandos Riviera Beach (o booking.com soltou um pacote promocional, saindo a mais ou menos 150 dolares a diária, all inclusive). Você conhece esse hotel, Sandos Riviera? Estava pretendendo alugar carro já em cancun. Você recomenda ir a Tulum, Chichén, etc, de carro? Minha dúvida é com relação a ter um guia para explicar (me parece que os ônibus excursionais vão com guia). Existe guia que fala português na riviera maya? Meu espanhol não é lá essas coisas, e dizem que o inglês deles tbm não é muito recomendável. Li também que tem umas apresentações em Chichen à noite, compensa esperar?
Mais uma coisa: o que os mexicanos (tais como recepcionista de hotel, atendente de restaurante, guiche de companhia aérea) agradam mais, brasileiro que chega falando em inglês ou que se esforça em falar um espanhol-portunhol?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito