Espanha e Portugal no inverno, pro Renato (e pra Vanessa)

Sevilha, dezembro de 2002

Sevilha, dezembro de 2002

O Renato Mechica só pode viajar em janeiro e está pensando em ir para o sul da Espanha (Andaluzia), continuando a Portugal.

A dúvida principal dele é se estará frio demais para aproveitar. E se estiver frio mesmo, se não valeria a pena trocar a parte de Portugal por uma extensão aos Pirineus, as montanhas relativamente próximas a Barcelona, para ter um gostinho do inverno ibérico.

Já a Vanessa tem 10 dias entre o Natal e o Réveillon para viajar por Portugal e está com dificuldades para decidir.

Achei que dava para reunir as duas perguntas numa enquete só, e assim beneficiar a todos os que queiram viajar para a Europa no inverno sem enfrentar um frio rigoroso demais.

Começando pela minha experiência: estive na Andaluzia em dezembro de 2002 e peguei dias lindos. Fez sol quase todos os dias, e depois de caminhadas acabava sempre tirando o casaco. Por tudo o que leio por aí, a Andaluzia é um dos lugares da Europa onde não há dúvidas de que é melhor ir no inverno do que no altíssimo verão.

Fui a Portugal nesta época duas vezes. Estive em Lisboa em dezembro de 2001 e em Lisboa, no Bussaco, em Chaves e no Porto em dezembro de 2002. As duas vezes o tempo esteve mais cinza do que ensolarado; no norte de Portugal peguei bastante chuva (o que é bastante normal nesta época do ano). Acho que Lisboa fica bem mais bonita com calor (o frio tende a acentuar sua melancolia), mas a temperatura é perfeitamente palatável. Em 2001 tirei o casaco algumas vezes (em 2002, não).

Para a Andaluzia recomendo ler a Paula Bicudo. Para Portugal, o Arnaldo (leia também este, este e este posts) e a (que já esteve por lá no inverno duas vezes). Para os Pireneus, a Carmen.

E você que já foi à Península Ibérica no inverno, o que recomenda para os nossos queridos consulentes?

161 comentários

Uma vez um familiar ia a Portugal no inverno mas não pode ir para algumas cidades no interior pois algumas ruas que davam acesso a esses lugares estavam com muita neve. Foi uma situação única, uma ano com muitas nevascas: nem sempre a neve impede as estradas do país. Mas é uma possibilidade caso vocês estejam de carro. Caso contrário o país é acessível no inverno sim e não é tão frio quanto outros países europeus.

Se decidirem ir a Portugal, olhem a previsão do tempo e planejem, se possível, viajar de carro. Não há nada mais bonito do que passear viajar pelo país de carro! As paisagens são belíssimas, mesmo com um dia um pouco nublado!

Pessoal,
Ano passaddo eu morei na Espanha e queria lembrar que o inverno foi bem rigoroso e eu passei muito frio (mas estava em Castilla y leon) e tambem chegou a nevar em Madrid. Porém, ainda com um inverno forte, acho super viável ir pro sul da Espanha. Nao é um frio insuportável, as temparaturas sao amenas comparadas ao resto do inverno europeu e chega a ser ate bem agradavel viajar (cuidado só com a neve nas estradas, se for passar por regioes que nevam…).
Tambem estive duas vezes em Portugal, uma no meio de dez e outra no final de janeiro e posso dizer que achei otimo e as temparaturas sao amenas, mas ate que na Espanha. Um pouco umido o clima, mas tambem muito agradavel, nada qque precise de tantas camadas de roupa, só algumas. Alias, acho Lisbboa um dos lugares ideal no inverno europeu pra quem nao quer pegar tantpo frio (sem contar que parece que a Lisboa inteira está em promocao no inverno).
Boa viagem a todos!

Primeiramente, obrigada pela citação. :)!
Eu amei a Andaluzia e fui em maio, mas não peguei um calor horroso, aliás, longe disso. Em Sevilla, sempre é quente, mas quando se sobe para Ronda, o frio costuma aumentar.
Acho que se há algum lugar na Europa onde valha a pena viajar de carro no inverno é a Andaluzia e o sul de Portugal, tirando talvez o Algarve que deve ficar morto nessa época. E please, tire a Costa do Sol da sua viagem, pos além de feia, deve ficar vazia no inverno.

Tambem nao posso reclamar nadinha; por sinal, adoro o inverno na Europa, ainda mais na peninsula iberica, em que ele eh tao mais light em termos de frio e fica tao mais tranquilo em termos de quantidade de turistas. Ja viajei no inverno uma vez para Portugal e duas vezes para a Espanha, e sempre aproveitei muito, sem nunca passar muito frio. Curiosamente, na Espanha ate peguei umas chuvinhas das duas vezes; mas em Portugal dei sorte e foi sol e ceu azul todos os dias, em janeiro.

    Dri, obrigado pelas dicas. Queria dizer que adoro seu blog, carregamos as dicas de Londres direto quando estivemos lá este ano, principalmente seu roteiro de 3 dias. Foi ótimo, apesar de ter feito em alguns dias mais.

    A idéia inicial é ficar no Sul mesmo, para conhecer Lisboa, Sintra, Évora quem sabe. E na Espanha, pensamos na Extremadura e Andaluzia.

    Obrigado pelas dicas.

Como jah morei na Espanha por cerca de 1,5 ano e no norte de Portugal por uns 4, vou dar meu pitaco hoje!

Concordo com seus comentarios Riq: A Andaluzia eh um dos lugares mais agradaveis da Europa durante os meses de inverno. O sol esta sempre brilhando e as temperaturas raramente estao abaixo dos 10/15 graus.
Jah no verao, nao passo nem por perto! A media de temperatura em Sevilla em Agosto pode chegar a 50 graus, por exemplo! Jah peguei 45 graus (na sombra) em pleno Maio! (teoricamente, primavera!)
Entao se a viagem eh no inverno, nao poderia ser epoca melhor!

Mas nao se engane! A Andaluzia tambem tem areas montanhosas, que fazem sim muito frio no inverno! Jah peguei neve e estradas fechadas em Marco em Granada…

Jah se a viagem sera por outras partes da Espanha, ai a coisa muda um pouco de figura…
A Costa Blanca e Costa del Sol ficam abandonadas as moscas na baixa temporada… Barcelona chova bastante, e Madrid, por ser tao alto, faz um frio infernal (no pun intended!)! No ano que morei em Madrid peguei varias tempestades de neve em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, e temperaturas que poderiam chegar a -11 graus!

Jah em portugal, de Lisboa pra baixo, o fato de ser inverno tambem pode vir a ser uma vantagem. O ar eh seco, o sol brilha e as temperaturas nunca sao extremas… dificilmente baixam dos 10 graus.

Jah o norte de Portugal tem um micro-clima totalmente diferente, muito mais humido e chuvoso, e uma viagem pelo Porto e vale do Rio Douro entre Outubro e Marco serah, com quase toda certeza, em baixo de chuva!
A regiao nao perde seus encantos, mas dificulta um pouco andar pelas ruelas do Porto, de chao de pedra quando esta tudo molhado!

Mas por outro lado, eh uma desculpa a mais pra “provar” o Vinho do Porto!

Abs
Dri Miller (Londres)

    Olá Dri, gostei das suas observações. Se você puder me ajudar agradeço. Estarei em Portugal dia 13 de março de 2010 em férias . Pretendo ficar 07 dias em portugal e 08 dias na espanha , na verdade no Sul( granada e Sevilha). Gostaria , se possível que você me orientasse quais os lugares , regiões, imperdíveis , dentro desse tempo, e considerando que se trata de um período de inverno( Março). Antecipagamento agradeço sua atenção. Abraços Fátima

Eu já passei um Natal em Portugal e já fui para Espanha no inverno, nada demais, super tranquilo, acho ate melhor para aproveitar e caminhar muito, nada comparado a -20C que já passei, tranquilo…tranquilo… e vale muito a pena 🙂

Bjos e bom feriado…

Fiz uma viagem de Madri até Almeria passando por Granada e Sierra Nevada no auge do inverno de 2005. Na Andaluzia, para fazer passeios a temperatura é ótima durante o dia (equivalente a um “dia frio” de São Paulo, 12C), sempre ensolarado e à noite já esfria muito. Já em Almeria a temperatura estava melhor ainda, e alguns dias passava de 20C dando até para ir a praia — fui até Cabo de Gata e gostei muito (tem uma parte lá que lembra Fernando de Noronha).

Achei interessante a combinação de Granada com Sierra Nevada. Granada tem o castelo de Alhambra (sempre com muita gente) e dá para agüentar a fila sem morrer de calor. Ainda dá para ver muita neve indo para a Sierra Nevada de carro: a subida não é perigosa e dá para ver a mudança de visual e temperatura aos poucos.

    Érico,
    Granada já está na lista dos lugares obrigatórios da viagem. Estava em dúvida sobre Sierra Nevada, justamente por ir de carro, mas acho que vale a pena deixar planejado e quem sabe ter um plano B em caso de neve na estrada por exemplo.

    Você chegou a dormir em algum hotel próximo ao parque de Sierra Nevada? Teria dicas de hotel por lá? Brigadão!!

Oi, Riq!
Obrigada por lembrar do meu bloguito!
Amo Portugal, acho que apesar da chuva nesta época – nos 2 anos estava assim – vale a pena cada minuto estar lá!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito