Espanha e Portugal no inverno, pro Renato (e pra Vanessa)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Sevilha, dezembro de 2002

Sevilha, dezembro de 2002

O Renato Mechica só pode viajar em janeiro e está pensando em ir para o sul da Espanha (Andaluzia), continuando a Portugal.

A dúvida principal dele é se estará frio demais para aproveitar. E se estiver frio mesmo, se não valeria a pena trocar a parte de Portugal por uma extensão aos Pirineus, as montanhas relativamente próximas a Barcelona, para ter um gostinho do inverno ibérico.

Já a Vanessa tem 10 dias entre o Natal e o Réveillon para viajar por Portugal e está com dificuldades para decidir.

Achei que dava para reunir as duas perguntas numa enquete só, e assim beneficiar a todos os que queiram viajar para a Europa no inverno sem enfrentar um frio rigoroso demais.

Começando pela minha experiência: estive na Andaluzia em dezembro de 2002 e peguei dias lindos. Fez sol quase todos os dias, e depois de caminhadas acabava sempre tirando o casaco. Por tudo o que leio por aí, a Andaluzia é um dos lugares da Europa onde não há dúvidas de que é melhor ir no inverno do que no altíssimo verão.

Fui a Portugal nesta época duas vezes. Estive em Lisboa em dezembro de 2001 e em Lisboa, no Bussaco, em Chaves e no Porto em dezembro de 2002. As duas vezes o tempo esteve mais cinza do que ensolarado; no norte de Portugal peguei bastante chuva (o que é bastante normal nesta época do ano). Acho que Lisboa fica bem mais bonita com calor (o frio tende a acentuar sua melancolia), mas a temperatura é perfeitamente palatável. Em 2001 tirei o casaco algumas vezes (em 2002, não).

Para a Andaluzia recomendo ler a Paula Bicudo. Para Portugal, o Arnaldo (leia também este, este e este posts) e a (que já esteve por lá no inverno duas vezes). Para os Pireneus, a Carmen.

E você que já foi à Península Ibérica no inverno, o que recomenda para os nossos queridos consulentes?

161 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Oi, Riq!
Obrigada por lembrar do meu bloguito!
Amo Portugal, acho que apesar da chuva nesta época - nos 2 anos estava assim - vale a pena cada minuto estar lá!

Érico Maia
Érico MaiaPermalink

Fiz uma viagem de Madri até Almeria passando por Granada e Sierra Nevada no auge do inverno de 2005. Na Andaluzia, para fazer passeios a temperatura é ótima durante o dia (equivalente a um "dia frio" de São Paulo, 12C), sempre ensolarado e à noite já esfria muito. Já em Almeria a temperatura estava melhor ainda, e alguns dias passava de 20C dando até para ir a praia -- fui até Cabo de Gata e gostei muito (tem uma parte lá que lembra Fernando de Noronha).

Achei interessante a combinação de Granada com Sierra Nevada. Granada tem o castelo de Alhambra (sempre com muita gente) e dá para agüentar a fila sem morrer de calor. Ainda dá para ver muita neve indo para a Sierra Nevada de carro: a subida não é perigosa e dá para ver a mudança de visual e temperatura aos poucos.

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Érico,
Granada já está na lista dos lugares obrigatórios da viagem. Estava em dúvida sobre Sierra Nevada, justamente por ir de carro, mas acho que vale a pena deixar planejado e quem sabe ter um plano B em caso de neve na estrada por exemplo.

Você chegou a dormir em algum hotel próximo ao parque de Sierra Nevada? Teria dicas de hotel por lá? Brigadão!!

Patsy
PatsyPermalink

Eu já passei um Natal em Portugal e já fui para Espanha no inverno, nada demais, super tranquilo, acho ate melhor para aproveitar e caminhar muito, nada comparado a -20C que já passei, tranquilo...tranquilo... e vale muito a pena smile

Bjos e bom feriado...

Dri - EveryWhere
Dri - EveryWherePermalink

Como jah morei na Espanha por cerca de 1,5 ano e no norte de Portugal por uns 4, vou dar meu pitaco hoje!

Concordo com seus comentarios Riq: A Andaluzia eh um dos lugares mais agradaveis da Europa durante os meses de inverno. O sol esta sempre brilhando e as temperaturas raramente estao abaixo dos 10/15 graus.
Jah no verao, nao passo nem por perto! A media de temperatura em Sevilla em Agosto pode chegar a 50 graus, por exemplo! Jah peguei 45 graus (na sombra) em pleno Maio! (teoricamente, primavera!)
Entao se a viagem eh no inverno, nao poderia ser epoca melhor!

Mas nao se engane! A Andaluzia tambem tem areas montanhosas, que fazem sim muito frio no inverno! Jah peguei neve e estradas fechadas em Marco em Granada...

Jah se a viagem sera por outras partes da Espanha, ai a coisa muda um pouco de figura...
A Costa Blanca e Costa del Sol ficam abandonadas as moscas na baixa temporada... Barcelona chova bastante, e Madrid, por ser tao alto, faz um frio infernal (no pun intended!)! No ano que morei em Madrid peguei varias tempestades de neve em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, e temperaturas que poderiam chegar a -11 graus!

Jah em portugal, de Lisboa pra baixo, o fato de ser inverno tambem pode vir a ser uma vantagem. O ar eh seco, o sol brilha e as temperaturas nunca sao extremas... dificilmente baixam dos 10 graus.

Jah o norte de Portugal tem um micro-clima totalmente diferente, muito mais humido e chuvoso, e uma viagem pelo Porto e vale do Rio Douro entre Outubro e Marco serah, com quase toda certeza, em baixo de chuva!
A regiao nao perde seus encantos, mas dificulta um pouco andar pelas ruelas do Porto, de chao de pedra quando esta tudo molhado!

Mas por outro lado, eh uma desculpa a mais pra "provar" o Vinho do Porto!

Abs
Dri Miller (Londres)

FÁTIMA TARANTO
FÁTIMA TARANTOPermalink

Olá Dri, gostei das suas observações. Se você puder me ajudar agradeço. Estarei em Portugal dia 13 de março de 2010 em férias . Pretendo ficar 07 dias em portugal e 08 dias na espanha , na verdade no Sul( granada e Sevilha). Gostaria , se possível que você me orientasse quais os lugares , regiões, imperdíveis , dentro desse tempo, e considerando que se trata de um período de inverno( Março). Antecipagamento agradeço sua atenção. Abraços Fátima

Dri - EveryWhere
Dri - EveryWherePermalink

Ops!
Esqueci de deixar os links com minhas dicas de viagem pela Andaluzia:
Sevilla:
http://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2005/06/07/sevilla/
Cordoba:
http://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2005/06/06/cordoba/
Granada:
http://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2005/03/08/granada-parte-ii/

Abs
Dri Miller

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Dri, obrigado pelas dicas. Queria dizer que adoro seu blog, carregamos as dicas de Londres direto quando estivemos lá este ano, principalmente seu roteiro de 3 dias. Foi ótimo, apesar de ter feito em alguns dias mais.

A idéia inicial é ficar no Sul mesmo, para conhecer Lisboa, Sintra, Évora quem sabe. E na Espanha, pensamos na Extremadura e Andaluzia.

Obrigado pelas dicas.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Tambem nao posso reclamar nadinha; por sinal, adoro o inverno na Europa, ainda mais na peninsula iberica, em que ele eh tao mais light em termos de frio e fica tao mais tranquilo em termos de quantidade de turistas. Ja viajei no inverno uma vez para Portugal e duas vezes para a Espanha, e sempre aproveitei muito, sem nunca passar muito frio. Curiosamente, na Espanha ate peguei umas chuvinhas das duas vezes; mas em Portugal dei sorte e foi sol e ceu azul todos os dias, em janeiro.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Primeiramente, obrigada pela citação. smile!
Eu amei a Andaluzia e fui em maio, mas não peguei um calor horroso, aliás, longe disso. Em Sevilla, sempre é quente, mas quando se sobe para Ronda, o frio costuma aumentar.
Acho que se há algum lugar na Europa onde valha a pena viajar de carro no inverno é a Andaluzia e o sul de Portugal, tirando talvez o Algarve que deve ficar morto nessa época. E please, tire a Costa do Sol da sua viagem, pos além de feia, deve ficar vazia no inverno.

Carmem
CarmemPermalink

Já fui sim.
Em 2003, andei pelo sul e pelo norte da Espanha sem nenhum problema. Frio perfeitamente suportável.
Em 2006, Portugal e Espanha: tá no meu blog ( http://deunstempospraca.blogspot.com/search/label/europa%202006 )
E em 2009, neve em Madri. Também no blog: http://deunstempospraca.blogspot.com/2009/02/madri-nossa-casa-na-europa.html
Se eu pudesse iria novamente!

Beto
BetoPermalink

Pessoal,
Ano passaddo eu morei na Espanha e queria lembrar que o inverno foi bem rigoroso e eu passei muito frio (mas estava em Castilla y leon) e tambem chegou a nevar em Madrid. Porém, ainda com um inverno forte, acho super viável ir pro sul da Espanha. Nao é um frio insuportável, as temparaturas sao amenas comparadas ao resto do inverno europeu e chega a ser ate bem agradavel viajar (cuidado só com a neve nas estradas, se for passar por regioes que nevam...).
Tambem estive duas vezes em Portugal, uma no meio de dez e outra no final de janeiro e posso dizer que achei otimo e as temparaturas sao amenas, mas ate que na Espanha. Um pouco umido o clima, mas tambem muito agradavel, nada qque precise de tantas camadas de roupa, só algumas. Alias, acho Lisbboa um dos lugares ideal no inverno europeu pra quem nao quer pegar tantpo frio (sem contar que parece que a Lisboa inteira está em promocao no inverno).
Boa viagem a todos!

Juliana - eu mundo afora

Uma vez um familiar ia a Portugal no inverno mas não pode ir para algumas cidades no interior pois algumas ruas que davam acesso a esses lugares estavam com muita neve. Foi uma situação única, uma ano com muitas nevascas: nem sempre a neve impede as estradas do país. Mas é uma possibilidade caso vocês estejam de carro. Caso contrário o país é acessível no inverno sim e não é tão frio quanto outros países europeus.

Se decidirem ir a Portugal, olhem a previsão do tempo e planejem, se possível, viajar de carro. Não há nada mais bonito do que passear viajar pelo país de carro! As paisagens são belíssimas, mesmo com um dia um pouco nublado!

maria tereza
maria terezaPermalink

Frio de Lisboa é perfeitamente suportável! Em dez 2006 peguei dias lindos e ensolarados que a temperatura de manhã era 9 graus e ao meio dia 16, 17 graus. Nada demais, visto que tem se aquecimento nos hoteis!

Luciana
LucianaPermalink

Fui para Portugal no final de janeiro de 2005. Não sei se foi sorte, mas estava um frio suportável (eu diria até agradável) e os dias estavam ensolarados. Passei por Lisboa, Sintra, Cascais, Óbidos, Guimarães, Fátima, Porto, Coimbra. Foi tudo ótimo.
Também fui para a Espanha no inverno (começo de janeiro de 2006). Só fiquei em Barcelona e Madri. Em Barcelona chegou a fazer uns 15 graus. Parecia o frio de São Paulo.
Em Madri estava mais frio e choveu no primeiro dia, mas depois disso o tempo abriu e saíamos sempre a pé.
Enfim, acho que a península ibérica é bastante recomendável no inverno.

Cristiana
CristianaPermalink

Estive em Portugal jan/fev do ano passado. Frio (18.ºC/10.ºC), mas suportável, com dias ensolarados e sem chuva. Fui a Lisboa, Sintra, Cascais, Estoril, Óbidos, Nazaré, Batalha, Alcobaça e Fátima. A noite esfriava um pouco, mas não chega a ser desagradável.
Quem tiver disposição ainda pega a estação de sky na Serra da Estrela. O local é bonito, o queijo da serra é ímpar e, por não ser muuuuito badalada, tem um preço acessível. O site do hotel "Varanda dos Carquejais" vale uma visita.
Saldo: Portugal no inverno é um bom passeio.

Sílvia Soares
Sílvia SoaresPermalink

Riq, vc acha que vale a pena ir ao Bussaco?

Estou planejando passar 20 dias em Portugal ano que vem e estou em dúvida quanto a esse destino.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu só fiquei no hotel. Tinha só um dia, chovia muito, acabei não indo a Coimbra, conforme tinha planejado. Mas o hotel é uma das grandes pechinchas da Europa -- por estar decadente, claro. Combinado com um leitão da Bairrada no Pedro dos Leitões, é um pit-stop perfeito entre Lisboa e o Porto; e pode também ser a base para explorar o centro de P'r't'gal.

Sílvia Soares
Sílvia SoaresPermalink

Obrigada, Riq! Eu quero fazer uma viagem bem slow, a passos de tartaruga mesmo, ainda mais pq estarei com o baby...Se eu entendi direito, é decadente mas não é deplorável, certo? wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

De maneira nenhuma... mas ainda assim é bom lembrar que minhas impressões são de dezembro de 2002. As resenhas no TripAdvisor são beeem divididas. Tem os que sabem que o hotel não é mais um 5 estrelas e adoram, e outros que pensam que vão encontrar um palácio e se decepcionam.

jpsoares
jpsoaresPermalink

Ricardo, estive no hotel o ano passado e as suas impressões continuam actualizadas. O charme decadente mantem-se.
Sílvia, não se preocupe, o hotel está longe de ser deplorável smile

Patrícia
PatríciaPermalink

Estive em Portugal (Lisboa/Porto/Guimarães) e na Espanha (Madri e Santiago de Compostela) em janeiro do ano passado. Tirando a chuva em Santiago, foram dias muito ensolarados, apesar do frio em Madri. Em Lisboa e no Porto, à noite fazia muito frio mas durante o dia, ficamos muito à vontade. E olha que estava com uma criança de 8 anos, que nunca tinha enfrentado inverno no hemisfério norte. Recomendo, no Porto, a pousada (para eles, residencial) Castelo de Santa Catarina. É simples, lindinho, barato e charmoso. Os donos são super gentis. E a internet é de graça.

http://www.castelosantacatarina.com.pt/

simone
simonePermalink

Conheci Granada e o Alhambra no inverno e acho difícil que em outra época a beleza seja a mesma. Peguei um frio ameno e até muito agradável, com dias claros e brilhantes. A mesma coisa em Barcelona. Em Madri estava bem mais frio, mas lá são tantas as atividades indoor que não dá nem tempo de lembrar do frio. Assim, acho que o inverno não apenas não é empecilho, mas até um plus.

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Puxa Ricardo, nem sei agradecer que minha humilde pergunta tenha virado um post. Obrigado mesmo, adorei!!! Obrigado a todos pelas dicas que vieram até agora.

Queria abusar mais um pouco e colocar mais algumas dúvidas que tenho:
- Vocês acham que vale a pena fazer de carro o trecho Madrid-Andaluzia ou vice-versa, ou é um deslocamento desnecessário? Não sei, mas fora Toledo, a região de Castilla-La Mancha não me parece tão interessante... E por onde começariam a viagem, Portugal ou Espanha?

- Será que 15 dias é um bom tempo para aproveitar Espanha (Andaluzia e Extremadura) e sul de Portugal?

- E sobre os Pirineus? Vocês acham que valeria a pena o deslocamento até lá, ao invés de Portugal? Queria ajuda também para saber se lá nessa época as atividades se restringem aos esportes de neve, ou se dá para passear pelas montanhas e cidadezinhas também? É que eu e minha esposa já viajamos no verão para os Picos de Europa (junto às Astúrias) e para as Dolomitas, e adoramos as caminhadas por trilhas e as pequenas estradinhas cheias de curvas, mas não sei se dá para curtir muito esse tipo de passeio no inverno.

Obrigado a todos de novo!! Um abração

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A gente uma vez discutiu esse assunto -- sem foco nos Pireneus, mas pode servir:
https://www.viajenaviagem.com/2007/09/enquete-da-semana-europa-no-inverno/

Aline
AlinePermalink

Olá, Renato. Já morei em Portugal e moro na Espanha então também vou dar as minhas opiniões. Acho que o inverno na Andaluzia é totalmente viável e com certeza bem melhor do que o (insuportável) verão. Para esquiar, uma opção é Serra Nevada, bem pertinho de Granada. Eu não acho a cidade em si uma gracinha, mas as pistas são boas. Fiquei numa pousadinha entre Granada e Serra Nevada que eu adorei (http://www.laalmuniadelvalle.com/index_es.htm), mas tem que pegar carro tanto para uma cidade quanto para outra.

Quanto a carro de Madrid a Granada, depende do tempo que você tem. Uma viagem de AVE (trem rápido) até Sevilha é mais rápida e lá você pode alugar o carro quando já estiver saindo da cidade para rodar pela Andaluzia, já que em Sevilha mesmo você não precisa de carro.

Eu não recomendo o Algarve (sul de Portugal) no inverno. Apesar de o inverno não ser rigoroso, não dá para curtir as praias, que é o que a região tem de melhor. Portugal tem regiões mais gostosas para o frio.

E fique atento que alugar um carro na Espanha e devolver em Portugal pode sair muito caro. (Aliás, se alguém souber de uma locadora que não cobre por alugar em um país e devolver no outro, me avise!).

Eu não fui aos Pirineus, mas meu marido que faz snowboard foi no inverno passado e adorou. Mas se é a sua primeira vez nos dois lugares acho que Portugal tem mais para oferecer.

Espero ter ajudado um pouquinho.

Beijos.

Aline

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Aline,
Não ajudou um pouquinho não, ajudou muitão!! obrigado mesmo. Um abraço, Renato.

Leandro
LeandroPermalink

O inverno das áreas baixas do sul da Espanha é bem agradável, a Andaluzia fora das montanhas tem temperaturas médias um pouco mais baixas que Porto Alegre no inverno e mais altas no verão, em Sevilha o mês mais frio é janeiro tem média de 10,5ºC (madrugada 5 tarde 16), o mais quente julho com média de 27,5ºC (madrugada 20 tarde 35), calor de 40, 45 pode fazer mas não é regra, no geral não foge muito do verão de muitas cidades brasileiras exceto por ser muito mais seco, entre alguns o verão andaluz tem uma fama como se fizesse 45 graus todo dia, mas é bastante raro chegar a tanto.

Vanessa
VanessaPermalink

Riq e companheiros do VnV muito obrigado pelas dicas me ajudaram muito.
Com o frio eu não tenho problema(aliás até gosto) mas de chuva to fugindo então foi bom saber que no norte é mais chuvoso.
Sem querer abusar já abusando alguem teria uma dica de um hotel bom em Lisboa com um precinho honesto?

Obrigada

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

Um lisboeta me indicou a rede Sana, vou ficar no Sana Rex por 53 euros o quarto duplo e café da manhã, e na passagem do ano. Achei o preço bem legal!

André Lot
André LotPermalink

Já viajei no inverno pela Espanha, e o pessoal já deu bastante dicas acertadas por aqui.

O que gostaria de acrescentar é que uma escapada, sim, aos Pirineus pode valer muito a pena. Como eles são mais baixos que os Alpes, acabam sendo mais bonitos (na minha opinião) porque mesclam aquela vegetação desfolhada de inverno amarronzada com picos nevados. Minha sugestão é uma visita a Andorra, que nào fica longe de Barcelona: as estradas nunca fecham (só bem eventualmente), o lugar é um pouco muvucado, mas nada que chegue perto de Chamonix ou Cortina d'Ampezzo ou Zermatt. E Andorra fez e está fazendo um ótimo trabalho para não ser apenas "mais uma estação de esqui". Tem uns dois museus novos, um centro que foi todo revitalizado com restaurantes legais, e no entorno (raio de 70 km) algumas vilas típicas das montanhas ótimas para se visitar.

Andorra fica a 2h40 de Barcelona por carro, e tempo parecido desde Toulouse na França. Não tem estação de trem lá em Andorra, a mais próxima fica no lado francês, há uns 20 km da fronteira.

Vanessa
VanessaPermalink

Patricia muita obrigada! smile

Vanessa
VanessaPermalink

Riq obrigada tb! smile

Carmen
CarmenPermalink

Oi, Renato e Vanessa
Os Pirineos están a mais de 1000 quilômetros de Sevilla. Em Andalucía não faze tanto frío, mas em os Pirineos há neve certamente em inverno. Eu penso que Espanha é linda em primavera e outono, mas não tanto em pleno inverno e verão (por o frio e calor extremo, em algunas áreas do país)
Um saludo

Priscila (Inquietos)
Priscila (Inquietos)Permalink

Nós estivemos nos Pirineus em março e adoramos muito, gostamos tanto quanto a Suíça, sem falar nos preços bem mais em conta. Estava frio, mas eu sempre digo que com as roupas certas não há sofrimento (e eu sou muito friorenta!).

Portugal estivemos agora no verão e estamos fazendo uma série de posts sobre o Algarve. Lá tem uma dica de rota pelo interior que me pareceu super bacana e dá para baixar o guia em pdf.

Nosso blog é www.inquietos.wordpress.com

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Olá
A velocidade de posts é tão grande que~nem consigo chegar a tempo a nada. Com o início do ano lectivo estou cheia de trabalho.
Já muitas dicas dicas foram dadas, acho sim que devem vir para Porugal no Inverno, sobretudo para o Sul. O alentejo é sempre bonito em qualquer época.
Priscila pela primeira vez vi a minha região (Setúbal/Serra da Arrábida) por aqui e fiquei deliciada. Eu já escrevi - não me ligam!!! Quem vem a Lisboa, deve alugar um carrinho e fazer uma pequena rota a sul. Há poucos sítios em Portugal com a beleza da Serra da Arrábida. Chegados a Setúbal (pronto, está bem - há cidades melhores...) pontos-chave "Jardim da beira-mar", Largo do Bocage (estátua paga com ajuda de brasileiros amantes deste nosso poeta) e Avenida Luísa Todi com os seus muitos restaurantes de peixe grelhado.

Vera Lucia
Vera LuciaPermalink

Isabel, adoro Setubal, adoro comer chocos. Estou programando passar o Ano Novo (15 dias) entre Lisboa, Setubal, Evora, Porto e Guimarães. A Serra da Arrábida é muuuuito bonita.

Priscila (Inquietos)
Priscila (Inquietos)Permalink

Isabel, nós fomos muitíssimo bem tratados em Setubal. A serra da Arrábida e Galapinhos realmente valem a pena.

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Obrigada pela vossa recepção. A Vera está a morar em Portugal?
Sim, tinha-me esquecido - para além do peixe grelhada, as pessoas adoram choco frito.

Vera Lucia
Vera LuciaPermalink

Isabel, sou carioca e moro no Rio de Janeiro e sempre sou bem recebida em Portugal. Gosto de comer bem e visitar novas regiões da terra de meus pais. Minha primeira vez foi em 1987 e de lá para cá percebo as mudanças, para melhor, como: estradas, turismo e serviços. Parabéns pelo seu belo país.

lusitânia
lusitâniaPermalink

olá!
vou para portugal e passarei em pontevedra, santiago e depois madri no inicio do Mês de março gosaria qué me informasse se é muito frio e chuvosa nesse período.
Quais as dicas de hospedagem charmosa e de bom preço?
um abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em março espere pegar entre 7 e 16 graus no norte de Portugal e Galícia, entre 3 e 17 graus em Madri.

Chove um pouquinho no norte de Portugal e Galícia, mas menos do que no início do ano. Chove pouco em Madri.

Minhas indicações de hotéis em Madri:
http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/90515_comentarios.shtml?1311328

Indicações em Santiago de Compostela da nossa correspondente Carmen de Barcelona:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/a-primeira-viagem-a-europa/#comment-9755

Pontevedra está a 1h30 de trem de Santiago; talvez seja mais interessante fazer como bate-volta, fazendo um dia loooongo por lá, até à noite, sem precisar trocar de hotel nem carregar mala.

Magrineli
MagrineliPermalink

Riq, talvez role uma segunda viagem á Paris este ano (agora acompanhando uma delegação do Governo). Qual a média de temperatura entre a ultima semana de novembro e a primeira quinzena de dezembro????

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Segundo o Weather.com, entre 2 e 9 graus.

(Essa semana eu mando teu livro, promise!)

luiza
luizaPermalink

Passarei o natal em Portugal e ano novo em Madri. Onde posso ir para festejar à noite?
Adoro seu blog..muiiiiiiiiiiiiiiiiito bom....Toda viagem consulto, mas não achei nada a respeio de festas no final do ano..

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Luiza, Madri é uma das (poucas) cidades da Europa em que vale a pena estar na rua à meia-noite. Há uma grande festa na Puerta del Sol, e todos comem 12 gomos de uva, uma a cada badalada da meia-noite.

luiza
luizaPermalink

E para a noite de Natal em Lisboa...Será que terá algum lugar aberto? Ninguém comemora fora de casa????
Sugere outa cidade perto em Portugal mais animada?
Quanto ao dia 31 já comprei a idéia....Puerta del Sol vamos lá....
Obrigada..

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Luiza, noite de Natal não é "animada" em canto nenhum... ou você faz ceia em casa (ou no hotel) ou reserva um restaurante... ou vai à missa...

lourdes brito
lourdes britoPermalink

Irei passar o reveillon em Lisboa no hotel 4 estrelas.Quais os trajes feminino e masculino deveremos usar? apesar de ser frio os hoteis tem calefação,mas estou confusa,por favor me oriente.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em ambientes fechados você pode usar até vestido de alcinha se quiser, Lourdes. Sempre estará quentinho.

Na Europa você sempre vai encontrar um lugarzinho para guardar seu sobretudo/casacão na entrada -- seja uma chapelaria, seja um cabideiro.

O traje do Réveillon é roupa de festa. Não há a cultura do vestir branco.

lourdes brito
lourdes britoPermalink

Obrigada pela informação.Este site é de grande valia.

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Se a Lourdes vai para o mesmo hotel da Ana Cláudia não deve ficar a pensar no que escrevi anteriormente.
Esse hotel é muito moderno e interessante, pelo que a música e o ambiente hão-de ser bons.

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

O problema em Portugal é que em todos os locais há sempre uma misturada de roupa. Há imensa gente que não se arranja nada de jeito, mesmo na passagem de ano. No entanto, como é num hotel, é mais seguro ir com um vestidinho menos "casual", ou calça com uma blusa mais elegante. As senhoras usam imenso preto nessa noite, até é um bocadinho enjoativo... Pode comprar cá. As lojas Zara ou Mango estão cheias desse estilo a preços acessíveis, embora de qualidade mediana.
Quanto ao homem é melhor ir de fato (= terno) e gravata, ou pelo menos de blaser. Se o ambiente estiver mais descontraído poderá tirar a agravata, pelo que será melhor levar uma camisa que seja gira (=bacana) sem ela.
Prepare-se para sambas do tempo da sua avó ("É dos carecas que elas gostam mais..."), comboiozinhos e chapelinhos de papel na cabeça com ar deprimente.
Tenho um trauma das passagens de ano em hoteis com os meus pais, se calhar agora tudo é muito mais divertido e estou a ser pessimista. Espero que tenha uma óptima passagem de ano.

Beto
BetoPermalink

Deus me livre de comboiozinhos e chapelinhos de papel. shock

Beto
BetoPermalink

Já os carecas... há uma certa verdade no dito carnavalesco. mrgreen

Zé
Permalink

Qualé Beto! Pra quem dançou a Macarena (fazendo trenzinho) vestindo bermuda de tergal, sapatos pretos e meias brancas na praia em Cancún... hehe, um comboiozinho e um chapelinho de papel não vão fazer tanta diferença, não acha? lol

Quanto ao dito carnavalesco... concordo plenamente mrgreen

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Os homens deste blogue são todos carecas? (Tou também a pensar no chefe)

Zé
Permalink

Só os mais bonitos eekops:

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Eu NUNCA alinho em comboios. Ou danço a sério ou não danço. Comboio faz-me sempre lembrar homens suados e vermelhos, já em camisa (gravata e casaco voaram há muito) em casamentos portugueses na província (termo completamente fora de moda).
Até temos um cançãozita popular para acompanhar chamada "Apita o comboio". Aparece no intervalo de "Quem sabe, sabe, conhece alguém..." e "Olha a cabeleireira do Zézé". Pode?

Beto
BetoPermalink

O horror! O horror!

ana claudia
ana claudiaPermalink

Irei passar uma semana em Lisboa ,inclusive o reveillon ,no hotel Vilagalé ópera.Oriente-me o mínimo que devo levar ,ficarei muito grata.

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Esse hotel fica perto de um sítio chamado "Docas", que é um conjunto de restaurantes, alguns com música, e esplanadas junto ao Tejo. Também não é longe dos monumetos famosos - Jerónimos, Torre de Belém. Fica é longe daquilo a que chamamos a "Baixa Pombalina", o Chiado. Mas há eléctricos, autocarros sempre a passar. E claro, muitos táxis.
Se o tempo estiver ensolarado, óptimo. Mas em caso de chuva, a proximidade do rio/mar é do pior para o cabelo. Traga uma boina, um chapéu.
http://www.treklens.com/gallery/Europe/Portugal/photo56207.htm

Maria Lídia Ferreira
Maria Lídia FerreiraPermalink

Estava lendo algumas coisinhas aqui sobre as dúvidas e angústias em conhecer a Espanha e Portugal no inverno e resolvi deixar aqui a minha bela e inesquecível experiência!
Por enquanto a minha se limita apenas à Espanha, mas ao que tudo indica conhecerei Portugal no inverno do ano que vem!
Sobre a Espanha posso dizer que foi perfeito! Fiquei lá de 12 a 27 de janeiro do ano de 2008, em lua de mel!! Será que foi por isso que achei tão perfeito?! Com certeza ajudou, mas com certeza não foi apenas por isso! Começamos o nosso itinerário por Madrid. E foi incrível! Nunca havíamos saído do país e de repente nós dois, ambos arquitetos, nos embriagamos pela beleza daquela mega cidade! Tudo tão diferente! Tão lindo! O tempo?! Friozinho mais que gostoso! Muito frio sim! Mas nada que estragasse o brilho do Sol! Muito frio, mas brilhante! Ah! Também passamos um dia em Toledo! Coisa maravilhosa! Frio, bem frio, foi a cidade mais fria que fomos, mas mesmo assim era agradável!!No 4º dia pegamos um trem e chegamos em Sevilla...Aaaa Sevilla! Um amor à parte! À primeira vista confesso que fiquei decepcionada, afinal de contas havia saído de uma mega cidade, para ir para uma outra que era o oposto...Mais bucólica, mais intimista, mais criancinhas, laranjeiras...A primeira impressão se foi e a que ficou foi a melhor possível! Ficou a impressão dos dias ensolarados mais maravilhosos que alguém pode presenciar! Sabe aquele tempinho bem fresquinho com um Sol mega brilhante?! Assim é essa cidade! Me apaixonei perdidamente por Sevilla! Depois fomos para Granada! Linda de viver! E quem vai lá não pode deixar de conhecer Alhambra, a arquitetura linda e maravilhosa deixada pelos árabes!! Tempinho perfeito! Friozinho gostoso com Sol! E por último BARCELONA! Piramos lá! Gaudí, Gaudí e Gaudí!! Minha nossa! O cidade exuberante, minha gente!! E o frio? Frio que se mistura com calor em alguns momentos do dia, muitíssimo agradável também! Resumindo, conhecer a Espanha no inverno é, com certeza, perfeito! Recomendadíssimo, pelo tempo e pela beleza única desse país!!!!
Beijo,
Maria Lídia

Maria Lídia Ferreira
Maria Lídia FerreiraPermalink

Uma observação importante! Não pegamos nenhum diazinho de chuva! Apenas uma garoinha bem de leve em Madrid, apenas um dia!

Fred
FredPermalink

Nota-se que na maioria dos comentários não sabem do que falam. Temperaturas agradáveis, sim, mas no sul de Portugal, incluindo Lisboa, onde a maioiria de vocês foram. Venham ao Norte de Portugal e sintam o frio, mais propriamente nas regiões do interior, onde as temperaturas são frequentemente negativas e onde neva. Depois digam-me se o Norte é quente.

Paulo ST
Paulo STPermalink

Visitante antigo do site, pela primeira vez usando os comentários. Estive há cerca de 02 semanas em uma viagem de 08 dias por Portugal, de Lisboa ao Porto, com paradas para dormir em Óbidos e Coimbra. Não poderia ter pego um clima melhor, frio suportável (ainda mais para os naturais de Recife e com uma bebe de 02 anos) e ceú azul. Durante o dia, em alguns momentos dá até para tirar o casaco e fazer uma graça. Acho um destino altamente recomendável para quem quer ir a Europa em Janeiro sem congelar, e melhor, comendo bem e pagando preços brasileiros.

Fabiana
FabianaPermalink

Ricardo,
Montei minha viagem com as suas dicas. Obrigada.
Estou na dúvida de qual horário seria melhor para visitar Alhambra na parte da tarde. Vou passar só um dia em Granada, venho de Sevilla pela manhã. Alguma dica sobre granda também, o que eu não posso perder?
Att.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Depende do mês. No verão, quanto mais tarde, melhor, para não pegar calor. No inverno não é bom ir depois das 4, senão você pega pouca luz.

Granada no Frommer's: http://www.frommers.com/destinations/granada/

Granada no NY Times: http://travel.nytimes.com/2005/09/11/travel/11granada.html?_r=1

Ana Madeira
Ana MadeiraPermalink

Olá, adorei ler tantas infos importantes. Queria mais algumas dicas. Tenho dois meses para ficar na Espanha: dezembro e janeiro. Irei com meu marido e dois filhos de 3 e 7 anos. Como não quero muito frio, gostei das dicas sobre Granada e Sevilha. Vamos alugar uma casa. A dúvida agora é: Granada ou Sevilha? O que vocês recomendam? Caso tenham dicas sobre aluguel de casa também serão valiosas. Abraços, Ana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sevilha é mais central. Procure Sevilla vacation rentals ou Sevilla apartments no Google.

Tutorial para aluguel de temporada no exterior:
https://www.viajenaviagem.com/2009/03/como-alugar-apartamentos-de-temporada-no-exterior-parte-1/

Ana Madeira
Ana MadeiraPermalink

Ricardo, obrigada pelas dicas!!! Adorei!

Renata
RenataPermalink

Olá,
Será que podes me dar algumas Dicas? Gostei muito do site, é muito informativo e precioso.
O seguinte: Moro no Brasil e viajarei para Portugal em junho deste ano.. quero conhecer a Espanha e a França também. (Obs. Portugal e Espanha tenho tias onde ficarei hospedada.) A dúvida é, começo por onde? Conheço de trem? E quais cidades devo conhecer na espanha e portugal, sendo em na França só irei à Paris?
Obs2: Na Espanho estarei hospedada em Gibraltar e Portugal próxima a Lisboa.

Agradeço a atenção e aguardo seu retorno!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Comece por este post aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/

Vá a Paris de avião, seja de Lisboa, de Barcelona, de Madri, Gibraltar ou Málaga. Inclua este trecho na sua passagem transatlântica e volte de avião desde Paris. Compre a passagem com um agente de viagem, ele destrinchará o seu itinerário aéreo.

Fernanda
FernandaPermalink

Boa noite,
Estou de ferias na Europa (Espanha e Portugal) e tenho um problema:
Irei de Sevilha de trem para Cordoba apenas para passar o dia e depois seguir viagem para Granada. Mas, depois de comprar os passes de trem, descobri que nao ha local para deixar a bagagem na estacao de Cordoba. Voces tem alguma ideia de onde deixar a bagagem?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Na estação de ônibus, atrás da estação de trem.

Dionísio
DionísioPermalink

Na região de Granada, no fim de dezembro, tem neve que impeça a circulação de carro nas estradas?

E na mesma época chove muito em Barcelona?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não chove tanto não:
http://www.bcninternet.com/weather.php

Em Granada só neva no alto, na região de Sierra Nevada.

Ludmila
LudmilaPermalink

Olá, bom dia!
Este post está demais!! Informações muito úteis!!
Estou indo para Espanha em dezembro e dentre os lugares que pretendo visitar está a região de Andaluzia. Minha dúvida é quanto visitar Pueblos Blancos. Estaremos de carro e pretendemos ir de Sevilha a Ronda passando por Arcos de la Frontera e Zahara de la Sierra. Corro o risco de pegar neve no caminho? Ou posso me aventurar sem medo?
Desde já, obrigada.
Ludmila

jpsoares
jpsoaresPermalink

Ludmila, é provável que você encontre neve/gelo nas estradas

Ludmila
LudmilaPermalink

Muito obrigada!

Las
LasPermalink

Please... alguém me diga se a estação de AVEIRO-PT, tem lockers?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

No site não há menção.
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=01f7d3b5ab984010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD&contentId=c2da7b4d0b206010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD

Las
LasPermalink

De fato, Ricardo... e com isso terei que alterar meus planos. Valeu pela dica!!

Flavia
FlaviaPermalink

Oi pessoal, passarei os meses de inverno em Madrid (novembro, dezembro e janeiro) com minha família (marido e duas crianças). Estarei lá fazendo uma pesquisa, entao nao poderia optar pelo verão. Gostaria de obter informações sobre hospedagem mais barata porque nao consegui bolsa. E dicas sobre o que as crianças poderiam fazer para não ficarem ociosas e o que mais quiserem me oferecer de informações.

Daisy Boscarino
Daisy BoscarinoPermalink

Olá,bom dia!

Estou indo para Portugal em Dezembro.
Gostaría de orientação para ir do Porto para Santiago de Compostela, voltando ao Porto no mesmo dia.
Qual o meio de locomoção rápido e economico para esse trajeto?

Adorei seu blog, muito bom.

Agradeço a atenção e aguardo seu retorno.
Desde já, obrigada.
Daisy

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É complicado por transporte público. Tem que fazer baldeação em Vigo. Dificilmente você vai conseguir ir e voltar no mesmo dia e ainda aproveitar alguma coisa.

De carro são 230 km.