Fotoblog: um dia em Xcaret

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Xcaret

Cancún não é um destino natural; é um destino "fabricado". Goste-se ou não do lugar, uma coisa é inegável: é muito bem-feito. Cancún não é só o paredão de hotéis em frente ao mar azul-calcinha do Caribe. Nem se vale apenas das atividades náuticas que a situação proporciona. Juntando a infra e o mar às ruínas maias próximas (Chichen-Itzá e Tulum), e já haveria atrações suficientes para oferecer aos três milhões de turistas que vêm aqui todo ano (ou vinham até a crise estourar).

Flutuação no rio

Mas Cancún tem mais uma cenoura turística: uma coleção de ecoparques temáticos ao sul da cidade.

O maior deles é Xcaret, a 70 km da zona hoteleira. Das outras vezes que vim eu nunca tive tempo (tradução: sempre morri de preguiça) de ir. Felizmente calhou do parque estar no programa da nossa excursão de blogueiros, e eu finalmente pude visitar o parque, e ainda por cima em ótima companhia.

Flutuação no rio

O conceito é bastante interessante: ecoturismo com uma pegada Disney. É como um Beach Park instalado em Bonito, com toques de Epcot Center. Dá para ver bichos (pumas, jaguares, peixes-bois, antas, peixes e corais num aquário), fazer flutuação num rio que passa por cavernas, mergulhar com golfinhos, mergulhar com tubarões ou simplesmente ir à praia. Nunca se sabe o que é verdadeiro ou o que é fake; certamente aproveitaram as incríveis condições naturais do terreno, mas aqui e ali deve ter rolado uma engenhariazinha. (Uma coisa é certa: no Brasil o Ibama jamais daria licença para um parque assim.

Peixe-boi

Almoço no restaurante mexicano
Voladores de Papantla
Voladores de Papantla
Voladores de Papantla
Uma das prainhas
A outra prainha

Há pequenos shows de folclore esparsos durante o dia -- e à noite, um mega-espetáculo de duas horas e meia, com 260 figurantes, com encenações da vida na época dos maias e aztecas (incluindo um jogo de pelota) e números de música e dança de diversos estados (muito, muito bons).

A caminho do show
Estado de Veracruz
México pré-columbiano

É bem fácil de chegar de carro (a rodovia da Riviera Maia é um retão com dupla pista). O jeito mais comum de ir é comprando o pacote ingresso + transporte.

136 comentários

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Pergunta que não quer calar: é caro? Uma viz vi os preços e achei meio carinho...
Sempre tive um pouco de preconceito com esses parques artificiais (tanto que nunca fui a Disney), mas acho que vale a pena pra quem gosta. Mas confesso que a descrição que vc fez me deixou intrigado. Parece muito bem feito.

Só não vi uma recomendação explícita sua a favor do parque. smile Estou enganado?

Ricardo Freire

O parque -- e Cancún como um todo -- não faz(em) o meu gênero, João. Mas reconheço que ambos cumprem o objetivo a que se propõem. Cancún é uma máquina de fazer férias, e os parques entram nessa onda de maneira pereita.

Preços: sem transporte, Xcaret custa 99 dólares (incluindo snorkel e almoço; atividades como mergulho com tubarões e golfinhos são extras), Xel-Ha (que fica perto das ruínas de Tulum) custa 75 dólares (all-inclusive: com direito a todas as atividades do parque, mais almoço); Xplor custa 90 dólares (incluindo todas as atividades, quantas vezes quiser, e alimentos e sucos sem limitação). Crianças pagam menos, e há pacotes que combinam as atrações. Os sites têm os preços e dão descontos online. Há muitos outros parques com rios e mergulho com golfinhos e mergulhos em cenotes (rios subterrâneos). Estes são apenas os três principais.

http://www.xcaret.com
http://www.xelha.com
http://www.xplor.travel

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ui, precinhos bem inflacionados em dólar ao longo de 8 anos... Encontrei nas minhas anotações de Cancún o ingresso a US$ 45 em 2001! wink

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Fala Riq!!
Só agora vi sua resposta. E fiquei bolado com os preços.. bem puxados mesmo. Mesmo com todas essas praias sensacionais, e juntando a parte historica dos maias, vc não acha que é uma viagem maneira não?
Eu tenho planos de viajar no fim do ano que vem com milhas da American, e aproveito pra dar um pulo em Miami. Tentei achar outro lugar no caribe, mas acabei ficando com Cancun por causa da união Mar do caribe/conforto/historia e cultura.
abs

Ricardo Freire

É um destino espetacular, João. Tem tudo para todos os gostos -- da estrutura de Cancún à falta de estrutura de Tulum, passando pelos resorts exclusivos da Riviera Maia e pela muvuca ainda charmosa de Playa de Carmen.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Riq do céu!
Fale um pouquinho sobre esse prato, porque fotogênico ele não é, né?

Ricardo Freire

Era o bandejão, Zé! Eu preciso comer arroz e feijão no almoço, e lá tinha! Aproveitei e peguei frango com mole de chocolate e mole verde!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Excelente dica! Bonito em Cancún! Mesmo se for artificial, "Disney", deve ser lindo fazer flutuação ali. É, já estou começando a me coçar...

Merél, Mariana "de Toledo", @merel, como preferir...

Eu fui no Xcaret e AMEI! Ok, eu tinha 13 anos. E, ok, agora com 26 estou planejando uma viagem à Disney para 2010. (Leia-se: adoro um parque temático.) Mas, enfim, é bonito pra caramba, o riozinho para flutuar é o máximo e aquelas mini praias, artificiais ou não, são ótimas para ficar de snorkel. Fora que o restaurante é divino! Pedimos um pratão de frutos do mar que na verdade era um bandejão, uma tabuona, sei lá... tinha tudo quanto era bicho e estava marabixoso!

Carol
CarolPermalinkResponder

Merél, olhe que coincidência... Também tenho 26 anos, também fui à Cancun aos 13, e também amei Xcaret!!!
Lendo seu comentário, quase pensei que eu já havia comentado aqui...rs

Merél, Mariana "de Toledo", @merel, como preferir...

Que engraçado! Será que a gente se esbarrou lá? grin

JB
JBPermalinkResponder

Putz Riq,

Fiquei com vontade tb. Juntar ruinas maias em um dia com diversão Disney em outro me parece a conjunção perfeita de cultura e diversão...

JB
JBPermalinkResponder

Riq,

Qual a região que vc recomenda ficar em Cancun? Ou acha que Playa del Carmen é melhor pedida? Vi um Hotel no que eles chamam de baixa de Cancun, próximo ao ferry para Islas Mujeres. É bem localizado?

Ricardo Freire

Fique ligado, podemos ter surpresas nos próximos dias mrgreen

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Ótimo ! Essa mistureba fake-real é bem interessante , pois é garantia de descanso e diversão grin

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Tambem "nao tive tempo" ( mrgreen ) de visitar o parque quando estive ai no ano passado; mas depois de ler sua descricao ("É como um Beach Park instalado em Bonito, com toques de Epcot Center"), a ideia me pareceu bem mais interessante wink

Andrea Donadio

Que delícia essa viagem !!

Edson
EdsonPermalinkResponder

Já fui e achei muito legal. O preço não é barato não mas inclui almoço nos restaurantes do parque. Para quem ficar em Cancun uma opção é alugar um carro e aproveitar para dar uma parada em Playa del Carmen, se aguentar claro. Aliás, atualmente acho melhor ficar em Playa que em Cancun, que tá meio longe das melhores atrações, tipo Xcaret e Tulum, por exemplo.

Ricardo Freire

Preciso ir, pessoal!
De noite respondo às perguntas!

Dri
DriPermalinkResponder

Eu QUERO ir pra cancun... eu PRECISO ir pra cancun...

faz mais isso não, riq! Assim minha conta bancária não aguenta!

Daniele
DanielePermalinkResponder

Riq, vc vai ao parque Xel-Ha tb? Ele parece menos artificial que Xcaret.
Na verdade eu gosto dos 2. E daí que é meio artificial? Com aquele mar daquela cor, isso é o de menos!
Quero ir pra Cancun!!!

Ricardo Freire

Não vai dar tempo não, Daniele... Mas eu tinha essa intuição de que era mais naturalzinho. Obrigado por confirmar mrgreen

Claudia Chow
Claudia ChowPermalinkResponder

Ricardo, pq chama ECOparque (desculpa, sou meio ecochata)? Essas fotos da flutuação no rio e tals, é tudo de verdade, digo, natural? Ou é td fake, fabricado, bem Disney mesmo? Como vc disse q o IBAMA jamais autorizaria uma coisa assim aqui devo acreditar q é td de verdade, né? Como ambientalista, isso me preocupa... Mas vou passear no site deles pra ver...

Ricardo Freire

Claudia, quando eu falei que o Ibama jamais aprovaria um parque assim no Brasil era uma crítica ao Ibama, não ao México.

O que dá pra notar é que muito do ambiente natural foi aproveitado, e muita coisa foi modificada também. E fizeram isso com tanto engenho que uma parte importante desses três milhões de urbanóides que passam todo ano por Cancún tiram um diazinho para fazer um passeio que no final das contas é educativo.

André Lot
André LotPermalinkResponder

Riq, eu acho o Parque Nacional do Iguaçu o melhor exemplo de que é possível, com um pouco de racionalidade, acomodar muitos visitantes sem degradar o local. O parque do Iguaçu é o único além da Tijuca em que mais de 95% da área já foi regularizada. As instalações turísticas, abundantes, não ocupam mais que 5% da área total, isso contando o entorno... E ele fatura, sozinho mais que qualquer outro parque nacional, gerando $$ considerável para ser investido nos outros 95% da área.

Tem muitos parques nacionais em que um modelo como esse seria ótimo, vc atrai visitantes e, mais do que a oportunidade de apenas ver algo, permite a eles interagir e tal. Não faz meu tipo predileto de turismo, mas que há um mercado enorme para isso, acredito que há.

Vc vai a Cozumel?

Ricardo Freire

Vou não... nos meus três dias livres resolvi explorar um destino novo (Tulum) e atualizar um conhecido (Playa del Carmen). Eu acredito que Cozumel seja um destino bom para mergulhadores, o que não é bem a minha praia...

Fernanda Ferreira

Olá Pessoal,

Muito bom o tópico. Vi que tem muitas pessoas querendo ir para lá, caso fique alguma dúvida sobre documentação e consulados do méxico, segue o link. Espero que ajude.

Tchau.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu fui a X-Caret também e amei! wink Para quem se hospeda em Playa del Carmen é mais próximo, mas acho que vale a pena o bate-e-volta mesmo para quem fica em Cancún, como foi o meu caso. O ingresso é meio caro (para mim foi mais ainda, porque paguei no cartão de crédito e o câmbio saltou de R$ 2,50 no dia do parque para R$ 4 no dia do vencimento da fatura, ai, ai...), mas acho super válido. Eu fiz bem esse esquema de ir cada dia a um lugar, de carro alugado, por conta própria, e achei tudo muito fácil - a parte mais difícil é lidar com o assédio de quem fica perguntando porque queremos fazer tudo de forma independente, e não em grupos... mrgreen

Marcie
MarciePermalinkResponder

Fique de olho nos meus familiares, pufavô. E se achar algum, fotografe, sivuplê. :cool: :cool: :cool: :cool:

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Eu fui no início do ano e como havia dito no meu blog, Xcaret não me encantou muito não. Eu adoro parques temáticos (na verdade sou fanático) e sempre que posso vou a Disney, no entanto Xcaret não me conquistou. Achei caro (é mais caro que os parques da Disney) e acho que o problema foi que existe tanta coisa bonita e natural nessa região, que perdeu um pouco da graça. Acho que também minha expectativa era alta demais. O que gostei mesmo foi a experiência de flutar no rio e pelas cavernas do caminho, pena que você não vê quase peixe nenhum. Achei mais legal Playa del Carmen e Cozumel, mas é gosto pessoal. Cancún é um destino que vale muita a pena e como o Riq disse, tem muitas opções em volta. Recomendo!

Rachel Simões

Ricardo,

Como é a temperatura aí em Cancun no mês de janeiro?
Janeiro é baixa temporada aí?
Como foi o seu voo (direto ou com conexão?).

Rachel Simões

JB
JBPermalinkResponder

Rachel,

Tentando ajudar:

1) Em janeiro a temperatura fica entre 28 (máxima) e 17 (mínima). Acho que ainda dá para pegar uma praia smile

2) Janeiro é altíssima temporada, todos os americanos querem sair do inverno para alguma praia.

3) Acho que não há voos diretos do Brasil para Cancun. No mínimo uma escala na Cidade do Mexico se vc for com as companhias mexicanas, ou na Cidade do Panamá, com a Copa Air que tem o melhor preço para janeiro de 2010.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Rachel, complementando as dicas do JB.

Eu fui no ano novo, a temperatura estava ótima e peguei praia direto. Sempre pode existir a possibilidade de uma frente fria, mas no geral é quente.

Estava bem cheio, sendo que Cancún estava cheia de americanos e brasileiros e Playa de europeus. Não sei como vai ser esse ano depois da gripe suína.

Além das opções informados pelo JB, também existe a possibilidade de conexão via Miami, que foi o que eu fiz. Fui de American e ainda aproveitei para fazer um stop de 1 dia em Miami para compras, mas você tem que ter visto americano.

Ricardo Freire

Ops, não tinha visto que você tinha respondido também... eekops:

Ricardo Freire

Conforme adiantou o Jotabê, o inverno do Caribe é agradável, com dias quentes na medida e noites fresquinhas. Por isso a alta temporada vai do Natal à Páscoa. Assim que começa a esquentar demais, os americanos arrepiam.

Acredito que, por conta da crise americana e européia, o Caribe em geral e Cancún em particular tenha bons preços neste janeiro.

Como o México exige visto de brasileiro, não há demanda suficiente para vôos diretos a Cancún. Dá para voar com conexão na Cidade do México pela Aeroméxico e Mexicana; com conexão na Cidade do Panamá pela Copa (que sai também do Rio e de Manaus), ou por qualquer cia. americana, via Miami, Atlanta ou Houston (mas daí é necessário visto americano).

Luciana Bordallo Misura

Riq, estou amando todos esses posts de Cancún, em ÓTIMA hora porque estamos com viagem marcada praí em fevereiro. Vamos ficar no Royal Caribbean, se você conhecer ou passar por ele pode me dizer o que acha da localização, se vamos precisar de carro pra tudo ou não? Eu curto um parque temático então Xcaret já estava na minha lista, agora você só confirmou wink

Ricardo Freire

É algum dos hotéis do grupo Park Royal, Luciana? Nosso grupo etava hospedado no Royal Cancún Caribe. Veja direitinho na sua reserva o nome e a torre que eu falo smile

Luciana Bordallo Misura

Nao, e Royal Caribbean mesmo, nao e exatamente hotel, e apart-hotel (ape de 2 quartos). Nao sei se voce conhece timeshares, normalmente o pessoal no Brasil nunca ouviu falar, de repente voce conhece. Os Royal Resorts sao timeshares. Eu estou encucada com a localizacao porque parece que e tudo longe em Cancun - 40km pra isso, 50km praquilo, e nao tenho certeza se devemos alugar carro ou se o lugar e do tipo que e melhor comprar um monte de passeios/tours que ja incluem transporte. Por exemplo, ir a Tulum ou outras ruinas sem um ter um guia e furada? Normalmente a gente se vira bem alugando carro, mas as distancias me espantaram um pouco.

Ricardo Freire

Luciana, consegui descobrir o endereço (é km 17 do boulevard Kukulcán, que é a Sernambetiba de Cancún). Vocês vão precisar de carro, sim, porque ele é meio longe dos principais shoppings, que ficam entre os km 8 e 12.

Os passeios às redondezas requerem um pouco de estrada, sim. O lugar mais bem localizado para explorar a península é Playa del Carmen, que está no meio de tudo (só não é mais perto para ir a Chichen Itzá).

Você vai levar: 1h20 a Playa del Carmen (são apenas 70 km, mas há muto trânsito e a velocidade baixa sempre que se passa por cidades ou há retorno); 1h30 a Xcaret e Xplor (que ficam imediatamente depois de Playa), 2h a Tulum (130 km), 2h30 a Cozumel (1h20 a Playa, mais o ferry), 3h a Chichen-Itzá.

As estradas são duplicadas. Se quiser você pode contratar guias credenciados na entrada das zonas arqueológicas.

Luciana Bordallo Misura

Valeu Riq! E tudo meio longe mesmo, entao o negocio vai ser carro + guia quando precisar smile Aluguel de carro no Mexico e tao barato quanto nos EUA? Ainda nao olhei, espero que nao sejam precos no estilo Brasil...vou la ver.

Ricardo Freire

Eu consegui agora na baixa por 20 dólares a diária na Thrifty, alugado em cima da hora (o seguro ficou mais caro, 25 dólares por dia).

Não é preciso alugar carro por todos os dias; tem ônibus freqüentes pela Zona Hoteleira que vocês podem pegar para ir aos shoppings e eventualmente ao centro.

Rachel Simoes
Rachel SimoesPermalinkResponder

JB e Alessandro A.

Muito obrigada por responderem às minhas dúvidas.
Tenho 25 dias de férias em janeiro (e como vão ser minhas primeiras férias em janeiro)estou meio perdida para onde ir.Sempre viajei nos meses de abril/maio e setembro/outubro.
Mas agora por causa do meu filho terei que viajar nas férias escolares e pagar bem mais por isso.

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Riq, esses posts estão uma loucura! Preciso ir correndo para Cancún! mrgreen
Parques, praia, shows, infra...nossa! Parece ótimo para ir com as crianças! Adorei! smile

Bruno Agostini

Salve, Ric. Queria aproveitar a sua estada no México pra te pedir um favor. Prova aí um vinho chicano e conta pra gente. Ando bem curioso sobre o tema. Se uma garrafa dessas passar na tua frente (aliás, é comum ver vinhos mexicanos em lojas e restaurante? E o povo de lá (daí, no caso) toma? E os gringos? O esquema é só tequila mesmo?
Ajuda da tripulação também é bem-vinda.
Valeu.

Ricardo Freire

Rapaaaaaz.... já saí de Cancún e agora tô numa praiazinha meio sem civilização... acabei de tomar uma meia-garrafa de... Concha y Toro, que é o que temos para o momento! (Na minha dieta só posso tinto, tequila só na próxima encarnação...)

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Bruno,
parabéns pela reportagem do Globo semana passada. Deu vontade de ir a Los Roques.

Bruno Agostini

Obrigado, Cristina.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Bruno, de fato, sua reportagem estreando no Globo ficou ótima. Guardei aquele exemplar do Boa Viagem para consultas.
Abraços!

Malu
MaluPermalinkResponder

Quando estive em Xcaret era obrigatório comprar o protetor solar deles para não poluir as águas das piscinas naturais. Na entrada, todos deixavam seus protetores guardados num armário.Ainda é assim, Riq?
Paula*, tenho certeza que as filhotas vão adorar Cancún e vcs também vão aproveitar bastante.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Malu, ainda é assim, só que agora eles trocam o protetor. Não precisa comprar. Achei muito bacana essa preocupação com a fauna marinha, q eu simplesmente nunca tinha visto em outro lugar do mundo.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Riq
Eu vi na tv que um furacão está se aproximando do México.
Nào tem nada haver com Cancun?

Ricardo Freire

Estamos em plena temporada de furacões no Pacífico e no Caribe, Luciana. É por isso que eu sempre falo neles antes de discorrer sobre o Caribe nesta época. Normalmente eu mando as pessoas ir pra Aruba, Curaçao e Los Roques (os leitores habituais não me agüentam mais repetindo esta recomendação).

Mas este furacão específico que está na primeira página dos portais está passando no noroeste do México, na costa do Pacífico. Eu estou no sudeste do México, na costa do Caribe. Esse aí não vai passar por aqui, não, fique tranqüila.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Realmente agora fiquei mais tranquila. Que a sua viagem continue ótima. Estou acompanhando todos os detalhes

Marilia Botelho

Riq,Estamos adorando..as crianças então nem se fala djá bj

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Eu gostei de Cancucn, embora tenha ido há muito tempo... Uma das viagens que está na agenda é repetir a viagem que o Riq fez para o México de onibus.... Xcrtet e outros parques, achei muito divertidos, e quem quiser um mergulho mais "natural", sem nada de artifical pode ir para o parque marinho de cozumel.

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Xel Ha é diferente porque tem uma espécie de lagoa com aguas abrigadas e tem cada peixão lindo .... vimos uma barracuda(coisa jurássica!, arraias..Chichen Itzá vale o dia perdido de praia.Tendo em vista que tem muita coisa pra ingles ver ainda assim vale a pena conhecer a região.

Eduardo Casares

Estive em Cancun em Dez/08, por 3 semanas,em tres diferentes hoteis(somos socios do Royal) e ficamos no Park, Gran Oasis e em Cozumel tb no Park,que alias e um barato!
Vale muito a viajem é bem legal e divertido...

Bruno Agostini

Beleza. Mas se uma garrafinha chicana cruzar a sua frente faz esse esforço de reportagem pra gente? Abração. E divirta-se.

Ricardo Freire

Amanhã vou pra Playa del Carmen, de repente eu acho uma...

Lafa
LafaPermalinkResponder

Ric, EU JÁ TIVE UM PEIXE-BOI!!!, ou melhor UMA PEIXE-MULHER. A bolota! E era filhote!

Tinha sido capturada por imbecil, que estava vendendo. Meu pai viu, resgatou e, para um período de recuperação, cuidar de ferimentos e tal, foi lá para o sítio.

Por uns 6 meses, apenas. Depois tive que entregar ao Museu Emílio Goeldi (CNPQ).

Era legal amamentá-la, direto, com leite em mamadeira!

Abraços pra ti.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Legal, Lafa. Excelente atitude. Isso mostra o que acontece por aí com os pobres coitados.
Mas vc chegou a batizar a peixinha-vaca? grin

Ricardo Freire

Lafa, quanto tempo!

Para a série "mascotes amazônicos"!

(E não sei como é que o sindicato das mulheres ainda não protestou contra o fato do feminino de peixe-boi ser peixe-muié...)

Carla
CarlaPermalinkResponder

Hahaha... lol Protesto registrado!!! E não protestei antes, mesmo dando muita risada, porque não sabia disso!!! lol

(Viagem para Bs.As. adiada para outubro - snif... cry )

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Lafa, invejinha boa de ti wink
Riq, para mim esse post (e uma visita a Xcaret) já valeriam por esse peixe-boi tão simpático. Ô coisa fofa (literalmente!)

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo, tudo bem?
gostaria de uma ajudinha.
estou programando para ir a cancun mais ainda não sei direito a data por causa da temperatura.
Gostaria de saber dentre os meses de fevereiro, março, abril e maio, qual o mês mais quente e qual o mês que as águas estão mais quentes, pois quero aproveitar bastante as praias e os passeios com mergulho.
Obrigadaaaa, Fernanda.

Ricardo Freire

Quanto mais próximo de julho, mais quente, Fernanda.

Temperatura da água http://www.cancunhotelvacations.com/index.php?/cancun-water-temperature

Vivianne
ViviannePermalinkResponder

Prezado Ricardo, boa noite. Pretendo passar minha lua de mel em Cancun e penso em ficar no The Royal in Cancun. Me pareceu um excelente hotel, mas não encontro ninguém que tenha se hospedado nele. Você recomenda? Obrigada

Ricardo Freire

Vasculhando o TripAdvisor, dá para encontrar resenhas bastante positivas que parecem autênticas. Há reclamações sobre insistência do pessoal de venda de time sharing.

Pelo site, percebe-se que as instalações são luxuosas, mas o terreno do hotel não é muito grande, não.

Acho que o mais importante é você ver se vai ser interessante o all-inclusive. Se a idéia for ficar bastante no hotel, o all-inclusive vale a pena. Mas se você quer fazer de Cancún uma base para passeios, e quiser aproveitar a vida noturna fora do hotel, não fica tão interessante assim.

Antes de fechar num plano all-inclusive em Cancún, veja na operadora as opções de pacotes para a Riviera Maia, onde há resorts em praias mais calmas e ainda mais bonitas, mais próximas dos passeios, e sem tentações para sair do hotel à noite.

Vivianne
ViviannePermalinkResponder

obrigada pelas dicas!

suzana
suzanaPermalinkResponder

Ricardo,

Suas dicas já ajudaram bastante, mas gostaria de saber qual seria o melhor lugar para ficar com crianças? Pensei em Playa por ser bonito e menos "turistada", mas queria saber se seria uma boa escolha. Estarei indo em Janeiro com meus tres filhos, pois achei que seria um programa legal principalmente os parques, mergulho com golfinhos...o q vc acha?
Suzana

Ricardo Freire

Toda a Riviera é bem turística, Suzana. Playa é mais interessante para os turistas independentes, porque está melhor situada na Riviera para todos os passeios (com exceção de Chichén-Itzá). Os hotéis do centrinho de Playa é que não são muito amigáveis para crianças. Procure pacotes para hotéis na Riviera; dependendo de quantos dias você planeja ficar fora passando (dois? três?), all-inclusive pode valer a pena.

suzana
suzanaPermalinkResponder

Ricardo,

Esqueci de dizer que a idéia era ficar no Iberostar Quetzal, vc conhece?

Suzana

Ricardo Freire

Não conheço o hotel, só os do Brasil, que são ótimos para o que se propõem -- máquinas de hospedar e divertir bastante gente smile Aqui no Brasil, eu digo que eles são o "genérico do Club Med" -- e isso é um elogio.

A localização deste Iberostar é muito boa -- Playacar é um condomínio de resorts do lado direito (sul) do centrinho de Playa del Carmen. Você estará pertinho da cidade para quando quiser passear. E como eu disse na outra resposta, Playa está melhor localizada para os passeios aos parques do que Cancún.

suzana
suzanaPermalinkResponder

Ricardo,

Obrigado pela resposta. Vc acha que indo a x-caret vale a pena ir a algum outro parque ? Minha idéia é passar uma semana, portanto tenho tempo para algumas atividades.

Suzana

Ricardo Freire

Eu só fui a X-Caret, Suzana. Sei que Xel-há é mais "ecológico" e deve valer a pena combinando a visita a Tulum, que fica ao lado. Já o X-plor parece bacana para crianças maiores. Dê uma olhadinha nos sites pra ver se te apetecem.

suzana
suzanaPermalinkResponder

Ok valeu pela informação, vou dar uma olhada e escolher o que for mais de acordo com a idade das crianças.

Suzana

mauricio
mauricioPermalinkResponder

Ricardo,

Muito legal este espaço, parabens.
Duas questoes:
1- O que vc acha do NH Cristal? Eu gostaria de comprar o pacote completo passagem + hotel all inclusive, mas as operadoras nem citam este hotel?
2- Voce acha cancun uma boa opcao familiar? Vou com minha esposa, meu filho de 3 anos e meus pais de 70 anos.

Ricardo Freire

NH Cristal fica no trecho da zona hoteleira onde a praia é mais calma e a noite mais agitada.

Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/09/cancun-como-escolher-seu-hotel/

Se as operadoras não oferecem, é porque não negociaram com esse hotel específico para seus pacotes. Normal. Orce por conta própria passagem + hotel e veja se o custo compensa.

Cancún é um destino multiuso, serve a todos os públicos.

Caso você não esteja interessado na vida noturna, e já que você está interessado em all-inclusive, dê uma olhadinha no que oferecem ao longo da Riviera Maia. As praias são ótimas e os resorts ficam mais perto dos parques e de Tulum.

Vanessav
VanessavPermalinkResponder

Oiii ricardo, quais sao os pontos mais importantes de cancun que nao pode faltar no roteiro de viagem?

Ricardo Freire

Leia todos os posts da série que você vai ver.

Rai
RaiPermalinkResponder

Oi !
esses 3 parques valem a pena ir por excursoes pacotes ou é melhor ir independente? é necessario 1 dia inteiro para cada um ou da pra fazer mais de 1 em um mesmo dia?
nossa tenho tantas duvidas pra me programar.. ainda bem que tenho tempo ! hahaha

Ricardo Freire

Dá pra combinar Xcaret com Xplor na boa. Os outros é melhor fazer um dia cada. Vá de passeio organizado se estiver sem carro, ou independente se alugar carro.

glau
glauPermalinkResponder

é seguro andar de carro em cancun?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glau! É seguro, sim!

ricardo sanches

Olá,

Estou com uma duvida, estou indo para cancun dia 04/05 e gostaria de saber qual parque ir xcaret ou xel-ha ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Entre nos sites dos dois parques e veja qual dos dois atiça mais a sua curiosidade; siga a sua intuição.

Liana
LianaPermalinkResponder

Acho o Xcaret infinitamente melhor que o Xel-ha. E gastaria um dia inteiro nele, tem muito o que ver e fazer. Ja o xel-ha eh mais basico.

ingrid
ingridPermalinkResponder

Gente,

Em Xel-ha também tem como nadar nas cavernas??

Fabio de Rezende

Pelo que me lembro não. Tem uma cavernas, mas vc só dá uma entrada, tira uma fotos e tal.

ingrid
ingridPermalinkResponder

Gente, outra coisa... estou planejanto ir no dia 08/04/12.. irei pegar o spring break???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Ingrid! Pois é, o spring break acontece entre março e maio. A dica do Comandante é não ficar em resorts all inclusive, que é onde a bagunça acontece.

Rosangela Ruchet Cordeiro

Riq,eu li tudo no "viaje",antes de ir a Cancun,fui agora em março deste ano de 2011,e agradeço cada dica de voces,fiquei em Playa no Mayan Palace,maravilhoso.Xcaret era minha meta e foi a coisa mais linda ,Chorei ao terminar o show na revoada das araras .Já estou de viagem marcada para voltar'a Cancun em março de 2012,rever o que vi e ver o que faltou.Cancun é imperdível.

Poliana
PolianaPermalinkResponder

Olá estou saindo de lua de mel agora no fim de novembro com destino a Cancun. Como estamos indo de lua de mel queremos aproveitar mais o hotel e descansar mas pretendo fazer alguns poucos passeios e pelo que li não podemos perder Xcaret e gostaria de decidir entre Isla Mujeres ou Cozumel. Qual das dus opções você indica?
Outra coisa sempre quis mergulhar com golfinhos (sonho de criança) onde fica mais em conta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Poliana! Cozumel é mais bacana para quem pretende mergulhar. Nossos leitores dividiram suas aventuras por lá com a gente:
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/4-vezes-cozumel-wazari-marcio-lucia-e-rafael/

Leia também o relato do Comandante sobre Isla Mujeres: https://www.viajenaviagem.com/2009/08/vai-por-mim-isla-mujeres/

Mergulho com golfinhos costuma ser caro em qualquer lugar. Se é um sonho de criança, cacife o passeio que tiver mais vontade de fazer smile

Para mais informações sobre Cancún, visite a página-guia: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

tatiana
tatianaPermalinkResponder

Olá obrigada pelas dicas. Vou sozinha e ficarei no Riu Cancun agora em novembro. Já fechei um pacote. É uma pena que ficarei só 7 dias. Estou na dúvida, se eu comprar o ingresso pra xcaret pelo site, é fácil arrumar a condução em cancun? Ou é melhor eu já comprar o ingresso + transporte junto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Se você não vai alugar carro, compre sempre o trânsfer junto com o ingresso.

Crazy Family
Crazy FamilyPermalinkResponder

Boa noite , ótimas dicas
Estou indo com minha família agora dia 12/12/11 para Cancún
Eu minha esposa e meus filhos , 12 e 10 anos
O que recomendam ?

Que passeios recomendam alugar carro ao invés de depender de ônibus , grupos fechados , etc?

E quanto ao idioma , dá para entender legal ou eles enrolam a língua ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Crazy Family! Com exceção de Chichén Itzá, que é muito longe para fazer de carro (melhor ir de tour organizado de ônibus), todos os outros passeios são melhores de fazer por conta própria. Fala-se espanhol no México, não há nenhuma dificuldade de comunicação.

Leia sobre passeios nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Ola. Estava na duvida entre Cancun e Playa, e atraves do blog optei por Playa. Estou encantado com o lugar Nem de curiosidade fui a Cancun Fiquei no The Royal que é maravihoso em tudo; serviço comidas etc
Estive no Xcaret e Xplor Ambos valem o ingresso
Espero voltar o quanto antes
E graças as boas informaçoes do blog
Abs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar