Malu e Sylvia em Praia do Forte e Itacimirim

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Entre agosto e setembro, as duas melhores praias ao norte de Salvador foram visitadas quase simultaneamente por duas trips de carteirinha.

[caption id="attachment_5396" align="aligncenter" width="450" caption="Tivoli Praia do Forte (foto: Malu Esper)"]Tivoli Praia do Forte (foto: Malu Esper)[/caption]

A Malu esteve no Tivoli Praia do Forte (novo nome do Eco Resort da Praia do Forte, que foi comprado por um dos maiores grupos hoteleiros de Portugal). Elogiou bastante a comida e contou uma novidade: agora há shows todas as noites. Veja o relato completo -- com fotos, dicas de trânsfers e de como combinar a Praia do Forte com Salvador -- no Filigrana, da Majô.

[caption id="attachment_5397" align="aligncenter" width="450" caption="Pousada Jambo, Itacimirim (foto: Mario Lemos)"]Pousada Jambo, Itacimirim (foto: Mario Lemos)[/caption]

Já a Sylvia foi checar a praia da região que oferece a melhor relação custo x pé-na-areia -- Itacimirim, 5 km ao sul. Por ter pego um feriadão no meio da viagem, a Sylvia acabou testando as duas melhores pousadas do pedaço: a Pousada da Espera (a preferida da Eunice) e a Pousada Jambo (a preferida da Adriane Lima). Veredicto: "O legal da Pousada da Espera é o praião pros dois lados da baía, sem bares e barracas; o gramado que emenda com a areia; o café da manhã num deck à beira-mar; as piscinas naturais sempre vazias na frente; o serviço de restaurante até as 22h. O que  falta: wifi, mobilia na varanda, o ar condicionado não é split, rede e cadeira confortável no apê. O legal da Jambo : wifi grátis em toda a pousada ,apês amplos com boa mobilia, tv tela plana, varanda com mesa, cadeiras e rede, piscinas naturais na frente. Mas o muro baixo que separa a pousada da praia coloca um limite, faz com que a gente goste mais de estar na Espera. (Os bares à direita  na praia lotam nos fins de semana, mas não incomodam os hóspedes). A atenção e o serviço em ambas foi`perfeito".

Vá lá no Filigrana e veja fotos dessas duas pousadas -- e também dos encontros (gastronômicos!) da Sylvia com a Eunice, a Adri e o Caetano.

Malu, Sylvia e Majô: obrigadíssimo, meninas!

241 comentários

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalinkResponder

Obrigada pela dica, Márcia!!

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalinkResponder

Olá pessoal!!

Alguém tem alguma referência da POUSADA CASA DO FORTE, na Praia do Forte?
Achei as acomodações muito charmosas e aconchegantes!!Alguém já se hospedou por la?

Abraços

Ana

Helvécio Guimarães

Ôpa ! Eu fiquei lá num fim de semana.

Sim, é aconchegante e charmosa. É perto do centro da vila, mas longe do barulho do agito noturno de bares e restaurantes. Tem garagem e o café da manhã e farto e variado.

Vale a pena. Divirta-se.

Jorge Carvalho

Ana,

Eu vou direto a praia de forte, mas nunca fiquei nessa pousada. Mas eu tenho um vizinho (do meu prédio) que fica nela (já por duas vezes, com duas crianças) e adora.

Eu adoro as pousadas Refúgio da Vila e Vila dos Corais.

Um abraço.

Jorge

Geraldo Gontijo

Riq & Trips, vou passar uma semana na Praia do Forte no final deste mês(setembro), e na volta vou passar uma tarde/noite em Salvador e estou na duvida...
Jantar no Amado ou no Trapiche Adelaide??
Valeu,
Geraldo

Ricardo Freire

Amado. Trapiche Adelaide fechou sad

Janira Borja
Janira BorjaPermalinkResponder

Se me permite, para aumentar a dúvida: o Paraíso Tropical, no Cabula e a moqueca do Donana, em Brotas (o último ainda não fui, mas o que já ouvi de propaganda...). Pena que os dois estão totalmente fora do circuito turístico.

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalinkResponder

Helvécio e Jorge muitíssimo obrigada pelas informações.
Eu fechei a reserva com a Pousada Casa do Forte. Quando voltar de viagem posto minhas impressões do lugar!

Abraços

Ana Cláudia

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Olá pessoal,

Li todos os comentários mais de uma vez e ainda estou na dúvida entre Pousada da Espera/Jambo e Rosa dos Ventos (na Praia do Forte). É aniversário de casamento e estamos com bebê de 1 ano e 3 meses, por isso o sossego de Itacimirim combina com a ocasião. Amei a piscina na Espera, mas achei os quartos tão simples! E também não tem foto dos banheiros, fico meio cabreira com isso, principalmente por estar com bebê.
Me ajudem a sair desse dilema?
Abraços!

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Simone, fui para a Praia do Forte em julho, com marido e meu filho de 7 anos.
Uma das minhas opções era a Pousada Rosa dos Ventos, mas ficamos na Pousada Casa de Praia ( http://www.casadepraia.tur.br ), da mesma rede da Pousada Casa do Forte.
Hospedagem boa e barata, com quartos simples (o site não tem fotos dos banheiros), perto do Centrinho e da praia do porto, mas longe do barulho. Os quartos têm ar condicionado e uma varanda com rede.
A Casa do Forte é maior, mas fica mais afastada do centrinho e do mar.
Recentemente a Pousada Rosa dos Ventos estava em reformas para instalação de uma piscina.
Acho que Itacimirim é uma praia mais calma, mas a Praia do Forte tem mais opções de lojinhas e restaurantes.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Olá Luiza,
Piscina na Rosa dos Ventos vem a calhar, né? Achei uma boa relação custo x benefício. Por coincidência, hoje recebi retorno da Jambo e os preços estão bastante convidativos por tudo o que oferecem. Vou dar uma espiada tambén na Casa de Praia.
Muito obrigada pelas dicas!!!!
Abraços.

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Olá a todos. Leio sempre, mas nunca comentei. Agora estou à procura de uma pousada na Praia do Forte, já li todos os comentários, mas ainda não decidi ( e estou ficando maluca pesando cada coisa). Gostaríamos de um lugar com piscina, e estamos entre a Refúgio da Vila e a Casa do Forte. O que pega é que vi um comentário muito negativo sobre a Refúgio, falando que o local é barulhento pq fica atrás de uma rua principal onde passam muitos ônibus. Alguém sabe dizer se é verdade? Ela é das mais caras, e não quero pagar caro pra ter barulho. Já sobre a Casa do Forte não consegui ler nada a respeito e meu medo é justamente esse, hehe. Alguém saberia dizer se é boa ou conhece alguém que já ficou lá?
Obrigada desde já.

val
valPermalinkResponder

Farol das Tartarugas

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Jussara, eu fiquei hospedada na Refugio da Vila em julho de 2008, e sinceramente nao me lembro de barulho que incomodasse. O cafe da manha era muito gostoso e os funcionarios muito educados. So achei os quartos um pouco pequenos.

arthur
arthurPermalinkResponder

Amigos, estou na praia da Pipa, e aceito sugestoes de passeios por aqui.

Aproveito para pedir mais uma dica,hotel/pousada em Natal, vou passar 4 dias por la.

Abracos e obrigado Arthur

Ricardo Freire

Os passeios são esses que todo mundo já foi oferecer pra você aí. Bugue pra Cunhaú, bugue pra Baía Formosa, bugue pro Sagi, passeio de barco à baía dos Golfinhos, passeio de barco à lagoa Guaraíras.

Eu ficaria por aí mesmo, pegaria praia na Praia do Amor e na Ponta do Madeiro.

Hotéis BBB em Natal, Das Flores Inn, Araçá, Vip. Hotel bom, Manary.

https://www.viajenaviagem.com/2009/08/escondidinhos-de-natal/

BethN
BethNPermalinkResponder

Eu fiquei na Casa do Forte e gostei muito. É bem pertinho da praia, tem um restaurante, fiquei em um quarto com ar refrigerado, em cima.
Os quartos são pequenos, mas a pousada é bem agradável. Recomendo.

paulab
paulabPermalinkResponder

Acabei de voltar da praia do Forte. fiquei na pousada farol das tartarugas e não podia ter escolhido algo melhor. Comida incrivel, serviço maravilhos, quarto enorme! Ficar de frente para o mar faz toda a diferença e valeu super pagar um pouco mais, a piscina fica na frente dos quartos e um pouco mais para frente um gramadão que dá para a praia. Fiquei muito bem impressionada com o nivel do serviço, cuidado com os detalhes e staff muito atencioso. Recomendo e voltarei com certeza. E ainda é do lado da vila e do projeto Tamar e ao mesmo tempo bem isolado. Riq, estou com fotos da pousada, pra onde mando?

Ricardo Freire

xongas arroba gmail ponto com! smile

arthur
arthurPermalinkResponder

Obrigado pela dicas Ricardo. Aproveito para confirmar que a Praia Ponta do Madeiro, é fantastica, otima para banho, tranquila, golfinhos passando, sensacional.
Realmente nao da vontade de ir para outra praia na Pipa, mais ainda depois das suas consideracoes, abracos e obrigado. Arthur

arthur
arthurPermalinkResponder

Ricardo,obrigado pelas dicas, a praia Ponta do Madeiro é sensacional, tudo de bom mesmo. Grato Arthur

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Valeu, Ana Claudia, obrigada pela dica e pela resposta. Agora com o comentário da Paula estou indecisa entre a Refúgio e a Farol das Tartarugas ;D.

Ricardo Freire

Passei hoje por elas (Casa do Forte e Refúgio) e são vizinhas de muro. Se tiver barulho em uma, vai ter na outra.

A Farol é uma das duas únicas pé na areia.

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Valeu, gente. Obrigada a todos que comentaram! Faltou um voto de minerva, mas acho que já me decidi. Quando eu voltar, venho aqui contar.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Aproveitando o post, uma para o Perguntódromo: Vale pegar a Linha Verde e ir até Mangue Seco? Sei que são 150 Km do Forte, mas fica puxado para ir com bebê? Em quais praias dá para parar?

Ricardo Freire

Muito trabalho pra pouco proveito, Simone. Não há praias calmas ao norte da Praia do Forte. Dia de semana vá a Imbassaí pegar praia de rio, vá a Itacimirim na maré baixa, mas se aventurar com um bebê por 300 km pra ver dunas não é uma boa idéia não.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Obrigada pela atenção Riq!
Vamos ficar quietinhos na Pousada Jambo em Itacimirim, passear pelo Forte e arredores.
Viagem totalmente preguiçosa para curtir aniversário de casamento.
Pena que será 15 dias depois da ConVenção em Salvador, senão, estaria por lá, com certeza!
Abraços.

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Olá,
Demorei, mas voltei. Tive uns contratempos, e por isso não postei antes. Minha dúvida inicial estava entre me hospedar na pousada Refúgio da Vila ou na Casa do Forte, mas depois do comentário da paulab, do Ric falar que a Farol era uma das únicas pé na areia, e tb depois de ler num post sobre Jericoacoara o Ric falando sobre a Farol (alguém fez uma pergunta lá sobre pousadas na Praia do Forte), acabei mudando de ideia e me decidindo pela Farol (confesso tb que não gostei muito dos atendimentos por e-mail das outras pousadas).

O preço é um pouco mais salgado que as outras, mas eu adorei a localização, o conforto do lugar e principalmente o café da manhã maravilhoso, hehe. Os funcionários eram, no geral, muito atenciosos, as meninas da cozinha muito legais e os donos estavam sempre por lá checando tudo. Limpeza do quarto muito boa. E depois que vi a localização das outras duas percebi que fiz mesmo uma ótima escolha.
Mais uma vez, obrigada a todos que comentaram.

PS: Ric, a revista da Gol com a matéria sobre vc estava lá. Eu ainda não tinha lido. Adorei conhecê-lo um pouco mais.

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Só um adendo pra quem pegar o bonde andando: por Farol eu quis dizer Pousada Farol das Tartarugas.

Alexandre Lima

Pensando em 2011... e programando meus passeios... e praia do forte está na minha lista.
Na busca de algo Bom Bonito e Barato, vi a pousada casa da praia e gostaria de saber se alguem já ficou e pode recomendá-la para mim.
Bom ano novo a todos e aguardo comentários.

Ricardo Freire

Fiquei lá recentemente, uma noite. O quarto é pequeno, o ar condicionado funciona bem, o café da manhã é bom, a localização é conveniente.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Fiquei lá também. A localização é ótima e consegui negociar de sair as 17 hs, que para um final de semana em cidade de praia é ótimo!!!
Não gostei do café da manhã não...

Alexandre Lima

Obrigado pessoal... e alguem conhece a pousada hotel tatuapara? Podem contar experiencias?

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Eu costumava ficar na Tatuapara, antes do codinome hotel-pousada e antes da nossa casa no Litoral Norte. Possuía um serviço correto, limpa, decoração simples e despretenciosa, café da manhã tendia para o regional (que adoro por lembrar minhas férias na roça) e a localização era ótima para mim: próxima da praia, mas não é pé-na-areia, e não fica na muvuca da rua principal, portanto, dá pra descansar legal à noite. Eu gostava de lá, inclusive porque as donas estavam sempre presentes e atenciosas.

juliana amorim

Eu tb já fiquei na Tatuapara. Concordo com a Sandrissima. Os quartos são simples, serviço correto e limpo, atendimento atencioso. A localização, como ela já disse não é caindo na água, mas de todas que vi é uma das mais proximas. O hotel tem um mini spa , vc pode agendar massagens com um bom preço, e tb alugam material para snorkel.
é um lugar familia. Nada muito sofisticado mas muito bacaninha.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Alexandre, concordo com as meninas quanto à Tatuapara. É uma boa pousada e vale o quanto cobra. Além disso, a localização é bastante conveniente, próxima de tudo e escondidinha ao mesmo tempo.

Sobre a Casa de Praia, também recomendo - mas puxa, CarlinhaZ, não sabia que tinha dado azar com o CAfé da manhã... no geral, é uma boa pousada, sem muitos luxos mas com o essencial nos quartos.

Viviane Moura
Viviane MouraPermalinkResponder

Oi Alexandre:

Entre a Casa de Praia e a Tatuapara, essa última é mais simples mas ainda assim legal para os padrões da vila , enquanto a Casa de Praia é uma pousada mais nova e se não me engano, com uma estrutura para crianças.
No que decidir, boa estada!

Daniela Pereira

Eu já fiquei na Vila dos Corais - fui pra lá na páscoa (ganhamos até uma cestinha com ovinhos de chocolate)o quarto é bom, mas sem luxo o café da manhã também é gostoso, a localização é perto do centrinho, o único porém da pousada é que fiquei em um quarto que perto tinha um mega gerador que de vez em quando fazia uma barulho infernal o que atrapalhou bastante o nosso sono, infelizmente não conseguimos trocar de quarto pois a pousada estava cheia por causa do feriado.

Renata Runge
Renata RungePermalinkResponder

Eu ja fiquei na Tatuapara e gostei. O servico era bom, a Localizacao bem boa tambem, perto da praia e da rua principal. Recomendo

Renata M. Gonçalves

Boa Tarde,

Eu gostaria de uma ajuda na seguinte dúvida:
Vou com meu namorado p/ Salvador e teremos 4 ou 5 dias na região.
Sou apaixonada por belas praias e quero conhecer o que for possível.
Na opnião de vocês, melhor ficar em Salvador e conhecer as praias locais ou ir p/ Morro de São Paulo?!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Renata, acho que depende do seu ritmo! Tanto para Morro quanto para Salvador, acho 5 dias ideal para passear bastante, mas pouco para as duas.

Se o foco é praia, acho Morro de SP melhor. As vantagens de Morro é que se vc achar que já deu pra aproveitar bem em menos de 5 dias (acho difícil), tem Boipeba pertinho pra aproveitar, com passeios que duram um dia, caso não queira mudar de hotel.

Salvador tem muito a fazer além das praias, claro... e se enjoar também antes dos 5 dias, tem Praia do Forte, Itassimirim, Imbassaí... 300km de praia até Aracaju pra escolher! E até Sauípe dá pra fazer bate-volta!

Lia
LiaPermalinkResponder

Salvador é uma cidade por si só espetacular (pena que tá se deixando estragar), e que tem muita coisa pra se ver (e muitas praias pra escolher).

Depende muito do foco, como ja foi dito antes; se é a 1a vez e você quer conhecer Salvador salvador , 5 dias é só pra cidade mesmo - tem tanto a parte historica , como a parte divertida - e sem contar que como já foi dito , tem praias ótimas próximas - e o ideal é alugar carro na cidade. Minha preferida ainda é Praia do Forte (meu namorado prefere Guarajuba, pq diz que a praia do Forte é praia de criança - tem enseadinha e nao tem onda)

Se voce é do estilo - quero ir pra praia e tenho alergia a ladeirao (hehe) - morro de SP é muito bom - fui num bate volta e fiquei doida pra ficar ((só nao deu pra ficar pq o nosso carro tava num estacionamento no comercio que nao abria no sabado). É um lugar que pode ser zen ou muvucado, e uma das praias mais bonitas que eu ja fui, sem contar que dá pra comer em conta lá (38 reais na moqueca de camarao pra 2 na cidade - na praia é caro)

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Se não conhece Salvador ainda, eu ficaria em Salvador.

Patrícia B. Maia

Sou suspeita pq adoro Salvador. Acho que vai ficar corrido p/ ir p/ Morro, além de v não aproveitar Salvador, a não ser que v já conheça. O que dá p/ fazer é curtir praias distantes, na Estrada do Coco e Linha Verde. Em Salvador, as melhores são afastadas.

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Renata, como a Adri e as meninas disseram, depende... Se voces não conhecem SSA, os 5 dias na cidade dão para ver legal e, se for no verão, sentir o clima das festas que rolam. O bate-e-volta até Praia do Forte (ver o visual nas ruínas do Parque DIas DÁvila, Projeto Tamar, andar até a praia do Papagente, comer comida regional que a Adri sabe ensinar, curtir um pouco a vila), além das praias de SSA (já sem barracas e com muvuca). Na opção Morro do S Paulo vale ficar cada um dos 5 dias lá: curtir a noite na vila, conhecer Garapuá e Boipeba (vai-e-volta), andar nas diversas e maravilhosas praias de lá, comer bem nas várias opções (o pastel do FUM ainda existe?).

Eunice
EunicePermalinkResponder

Minha opinião coincide com as demais. 5 dias é pouco para os dois destinos. Caso vocês não conheçam a região, escolheria Salvador, de preferência com carro alugado, para ter acesso a boas praias.

Cândida Cabral

Renata, eu não suporto morro de São Paulo rs...

Adoro Salvador e acho 5 dias um tempo legal pra vc curtir tudo.

Na minha opinião eu ficaria em salvador ou no máximo iria a Praia do Forte ou Guarajuba que é pertinho..mas morro.. nem pensar.

Roberta Martins

Prefiro Morro de São Paulo, principalmente para aproveitar as praias. Salvador é mais cidade.

Mariana - Hotel Querido

Como soteropolitana, darei meu pitaco.

Eu ficaria em Salvador, aproveito para recomendar a Pousada Boutique Casa da Vitoria, linda linda linda e com um servico de primeira, super bem localizada numa das ruas mais bonitas da Cidade, o Corredor da Vitoria, que fica bem entre o Porto da Barra e o Centro da Cidade. Me hospedaria na cidade por 2 noites, pois eh tempo suficiente para conhecer a parte, digamos, urbana/historica.
Ah, nao deixe de fazer o passeio de barco ate o Forte Sao Marcelo.

Depois, me mudaria para a Praia do Forte por outras 3 noites. A POusada Vila dos Corais eh uma gracinha.

Ah, que saudade de Salvador!

Vinícius
ViníciusPermalinkResponder

Você irá se divertir muito tanto em Salvador quanto em Morro de São Paulo. No entanto, acho que o seu objetivo de viagem definirá qual o melhor lugar para você ficar. Se quiser aproveitar as praias - vá para Morro de São Paulo. Se quiser aproveitar a cultura local, bom restaurantes - Salvador.

Henrique Mill
Henrique MillPermalinkResponder

Gostaria de saber a opinião geral sobre a pousada Farol das Tartarugas.
Tenho 11 anos e pretendo passar uma semana na Praia do Forte com meus pais e meu irmaão de 14 anos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Procure entre as páginas de comentário deste mesmo post que você vai encontrar referências!

Daniela Santana

Eu havia feito a pergunta em outro post, mas acho que acabou meio escondida.

Pretendo passar o Carnaval em Barra Grande ou Boipeba. Não busco folia, apenas praias bonitas, boa comida e alguma barzinho ou música pra curtir a noite.

Não posso cacifar uma Kiaroa, mas gostei da pousada Encanto da Lua em Taipus.

Dúvida: uma ilha fica próxima a outra, mas qual é exatamente a diferença entre os dois locais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Taipus é uma praia isolada. Barzinho à noite é na vila de Barra Grande, que fica a 20 min de jardineira.

Leia sobre as duas praias nesses posts;

https://www.viajenaviagem.com/category/boipeba

http://www.viajenavaigem.com/category/barra-grande-marau

Daniela Santana

Eu já havia lido sobre as duas em suas respectivas entradas.

Minha pergunta foi justanmente pq mesmo depois da leitura dos posts, segui sem compreender bem o que difere uma da outra.

Conheço Itacaré, Morro, Trancoso, Caraíva e cada uma tem seu jeito próprio. Boipeba e Barra Grande me parecem iguais.

Tô naufragando em dúvidas. Joguem a bóia, por favor.

Ricardo Freire

Boipeba é pequena e caminhável, Maraú é enorme e requer transporte em jardineiras por uma estradinha abominável. Boipeba é rústica e tem dois vilarejos autênticos, Velha Boipeba e Moreré. Barra Grande e Taipus são integralmente ocupadas por forasteiros; o vilarejo autêntico é Maraú, onde ninguém vai. Boipeba tem algum turismo de um dia só vindo de Morro por lancha, Taipus virou destino-fetiche de turismo de massa de Itacaré. Leia mais sobre as duas em meu livro 100 praias que valem a viagem.

Daniela Santana

Ricardo,

Super obrigada pela resposta. Agora sim consegui visualizar a coisa.

Comprei o Freire's assim que foi publicado e acabei esquecendo meu guia preferido justamente numa pousada de Itacaré.

Amanhã mesmo comprarei seu novo livro smile

Janira Borja
Janira BorjaPermalinkResponder

Oi Daniela!
Conheço Boipeba e Barra Grande. As duas ficam na península de Maraú - mas não são exatamente de fácil circulação (entre elas). Como Riq bem explicou, Boipeba é um vilarejo mais simples, mais autêntico, mas que tem pousadinhas charmosas... Fui em um restaurante de uma italiana muito bom - pena que não lembro o nome. Mas acho que perguntando dá para achar (não deve ter tantos assim, né?). As praias são lindas e calmas. Ficando em Velha Boipeba, dá para ir em Moreré passar o dia (e comer a moqueca de camarão com banana da terra, que é delícia!)... Barra Grande já é um pouco maior, com mais restaurantes e mais infra-estrutura, mas eu achei igualmente bela...
Um abraço e boa viagem!

Daniela Santana

Janira,

Muito obrigada, viu?

Depois dos esclarecimentos de vocês, eu que estava mais animada pra Barra Grande, agora já elegi Boipeba smile

Jorge Carvalho

Henrique,

Eu sou de salvador e vou direto a praia do forte.

Nunca fiquei na pousada farol das tartarugas nao. Mas é uma pousada bem conceituada, de frente para a praia. Meu irmão, quando casou, passou a lua de mel lá e adorou.

Pode ir sem medo.

Quando eu vou para praia do forte, fico na pousada vila dos corais (fantastica) ou Refúgio da Vila (sensancional).

Mas em qualquer uma, pode ficar tranquilo, praia do forte é muito gostoso, sobretudo por causa da vila, à noite, tem muitos restaurantes e lojinhas para compra.

Jorge

Thiago Augusto

Faz uns quatro anos que estive na Praia do Forte. Alguém tem sugestão de restaurantes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Não deixe de ir ao restaurante Terreiro, de Tereza Paim. Ninguém resiste também aos petiscos do boteco do Souza, na entrada da vila. De resto, passeie pelas ruelinhas, examine os cardápios e faça suas escolhas -- você certamente será feliz!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Oi Thiago!

O bolinho de peixe do Restaurante do Souza continua imperdível - com o restaurante ampliado na entrada da vila e uma filial no projeto Tamar. As moquecas são boas, adoro o lugar, mas o serviço é bem lento.

O restaurante Café do Forte tem opções contemporâneas. O Taverna Paradiso vive cheio e tem um bom cardápio, muito além das pizzas. Na Casa da Nati você come comida caseira por um preço honesto, e tem opções de café da manhã e da tarde! Além desses, curto muito o Terra Brasil e o Kasato, esse último um japonês muito bom para jantar.

O Terreiro Bahia é outro restaurante que está bombando em PRaia do Forte, com a Chef Teresa Paim.

Para sobremesas, o Tango Café continua lotado e delicioso. Há um posto do Sorvete da Ribeira em frente, muito bom. E bem em frente também você encontra uma casa de farinha que tem uma tapioca maravilhosa para um lanchinho.

Você pode pegar descritivos e endereços no www.praiadoforte.org.br.
Boa viagem! smile

Thiago Augusto

Obrigado!

maria helena meyer

Estou no link de Ricardo Freire? Caso não, desculpe; se estou, queria saber algumas coisas para organizar minha viagem de aniversário - de seis décadas. Sou gaucha, apaixonada pelo mar, e vou em busca de praias mais tranquilas, e de águas que não arrepiem. Conheço Noronha, e o litoral entre Recife e Maceió. Agora penso em tres possibilidades: Natal e Pipa, Trancoso e arredores, ou Salvador e Praia do Forte. Minha maior preocupação é com o tempo, pois a viagem deve ser entre 25 de abril e 05 de maio, e sei que já é tempo de chuvas. Outra coisa, quero muito ficar numa pousada charmosa, daquelas das chamadas pé na areia. Na praia do Toque fiquei na Pousada da Amendoeira, e adorei. Gosto de praia tranquila, mas acho importante ter uma vila por perto, como a da Praia do Forte, por exemplo.Vou com meu marido, e pretendemos alugar carro. Como tenho problemas de coluna, não posso fazer caminhadas mais longas, nem escalar pedras.Acho que já falei demais. Muito obrigada, e um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Helena! Nesta época a melhor aposta é o sul da Bahia, onde o tempo é imprevisível (ou seja, pode fazer mais sol do que nos outros pontos que você está considerando). Vai ser depois da Páscoa e você conseguirá acomodações onde quiser -- com o carro, então, vai poder decidir in loco. Uma combinação ideal seria dividir a estada entre uma pousada pé na areia na praia do Espelho e uma pousada no Quadrado de Trancoso.

maria helena meyer

Muito obrigada pela sugestão. Mas ainda não sei se quem me escreve é o Ricardo Freire. De qualquer forma, acho que vou decidir por aí. Um abraço da Maria Helena.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Helena! Sou a Bóia, ajudante certificada do Ricardo Freire smile Pode deixar que a dica é quente!

Marcella
MarcellaPermalinkResponder

Olá!

Estou indo para a Praia do Forte e estou em dúvida entre o Hotel Eco Atlântico e o Porto Zarpa. Alguém conhece os 2 e saberia me informar qual é mais interessante para um casal?

Obrigada

Marcella
MarcellaPermalinkResponder

Muito obrigada pelas dicas! Muito úteis para me ajudar a decidir...

Abraços

Alex
AlexPermalinkResponder

Estivemos na Pousada Jambo em Itacimirm neste Carnaval, foi maravilhoso. As barracas ao lado não atrapalharam em nada, inclusive deram um charme maior ao local. A praia em frente a pousada sempre estava vazia e tranquila, mar maravilhoso para banho, atendimento da pousada foi muito bom tb. Achei o preço do restaurante justo. Recomendo. Abs.

Juliana Marinho

Estou indo pra Bahia em junho. Tenho pavor de animais rastejantes(iguanas, lagartos e afins). Na praia do Forte ou Itacimirim vou encontrar muitos? Ficam perto da piscina, na praia?

Eunice
EunicePermalinkResponder

Juliana. Em Praia do Forte existe uma imensa reserva de Mata Atlântica ( Sapiranga ). E, neste momento, está em curso um grande projeto de reflorestamento das margens do Rio Pojuca ( divisa de Itacimirim e Praia do Forte ). De maneira que, apesar das áreas não serem nenhum Parque dos Dinossauros, não será surpresa encontrar animais variados em seu entorno. Nas praias nunca vi lagartixa ( não é o habitat natural ). Mas nas vilas e nas pousadas já encontrei inúmeras vezes nos jardins, em banheiros de pousadas simples e em paredes de lojinhas . Desculpe-me pelo pitaco, mas talvez, viajar para ambientes naturais não seja uma boa idéia para quem tem pavor de animais.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Nas praias já encontrei répteis também:tartarugas adultas e filhotes. E nas lagoas, sapos.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Ah, já encontrei também em resorts ( Tivoli e Iberostar ).

Eunice
EunicePermalinkResponder

"serem"= sejam

Japa
JapaPermalinkResponder

Gostaria de saber se alguém conhece pessoalmente a Pousada Rosa dos Ventos, na praia do Forte, e oque achou de sua localização, quartos, piscina etc. Ela fica em rua tranquila mas perto o suficiente da rua dos restaurantes e artesanatos? e da praia com piscinas naturais? Estou planejando visitar a Praia do Forte no fim do ano. Desde já agradeço qualquer dica.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Olá Japa,
Eu não fiquei na Rosa dos Ventos, mas como tinha cogitado ficar, em visita à Praia do Forte dei uma passadinha por lá. É muito bem localizada, fica grudada com a vila da praia, mas a rua em que está localizada é bastante movimentada. Quando fui, estavam construindo a piscina e pelo que vi no site ainda não há fotos. Os quartos são novinhos, pequenos, mas bem decorados. Ouvi alguns relatos positivos e outros negativos quanto ao barulho das redondezas. Mas depende muito do estilo de cada um, né? Quanto às picinas naturais, tem que caminhar um bocado, mas o mesmo tanto que outras pousadas localizadas na Vila fo Forte (parada obrigatória toda noite, uma delícia!).
Eu fiquei em Itacimirim, na Pousada Jambo, que é muito recomendada por aqui mas, tirando a localização (beira-mar) não gostei. Acho que fui com a expectativa muito alta e achei o quarto sem graça e a comida do restaurante péssima. O atendimento também deixou a desejar, acho que fiquei mal acostumada em outras pousadas do nordeste. Bem, espero ter ajudado. Abraços.

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Olá! Vou para a Praia do Forte em agosto e queria saber se alguém já ficou na Pousada Aloha e se gostou... Ricardo, adoro este teu site, Tchê!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Estive hospedada na POUSADA DA ESPERA no primeiro fds de agosto de 2011.

O astral do local é encantador... O café da manhã praticamente na areia e as visitas das tartarugas ali, bem na tua frente, à tarde já valem o pesseio. Itacimirim é muito tranquilo e execelente pra quem está a procura de sossego e descanso.

Quanto à hospedagem, recomendo o apartamento standard ou o bangalô, mas em qualquer uma das opções solicite uma unidade reformada!!!
Quanto ao apartamento básico, no site eles informam que a diferença para o standard é o ar condicionado. Mas não é verdade, a GRANDE diferença é que o básico não tem forro no teto, e entra muito, mas MUITO inseto... Reservei inicialmente o básico e consegui ficar lá por 2 minutos. Pra minha sorte, ainda tinha um stardard disponível para fazer o upgrade.
Eles estão reformando os quartos aos poucos e me disseram que futuramente, colocarão forro nos básicos.

A limpeza da pousada deixa um pouco a desejar, os quartos são BEM simples e o ar condicionado é antigo e meio barulhento (não liguei o meu, mas ouvia o do vizinho). No entanto, a simpatia dos funcionarios e a beleza do local compensam.
A pousada tb tem estacionamento e wireless grátis.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Olá! Estou em dúvida entre ficar na praia do forte e Itacimirm no feriado do dia 15 de novembro. Vi em algum mapa que a distancia entre elas é uns 5km e acredito que seja bem viável estando em uma, visitar a outra (mesmo estando sem carro). Mas ainda não consegui decidir aonde ficar. Iremos eu, meu marido e minha filha de 3 anos. Imagino que a Praia do Forte seja mais movimentada(praia e vila). Sabem me dizer se é no nível de Porto de Galinhas, por exemplo? É tranquilo ir a pé com uma criança de 3 anos das pousadas da vila pra praia? Pelos comentários que li, Itacimirim é mais tranquila e a praia mais vazia. E os hotéis mais simples e mais baratos. E o mar, é parecido nas duas vilas (calmo e tranquilo pra crianças)?
A passagem já está garantida. Agora só falta decidir a hospedagem e precisava de ajuda com essas dúvidas.
Abraços!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Ana, sem carro fique na PForte.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Mas quando o pessoal fala em muvuca na praia do forte, não é como Porto de Galinhas, né? E ficando na Praia do Forte, mesmo estando sem carro, não deve ser difícil visitar itacimirim?

Eunice
EunicePermalinkResponder

Ana. Em feriados e alta estação a vila de Praia do Forte fica muito cheia. A circulação de veículos é proibida na vila, todo o ano. A vila fica muito cheia para o meu gosto ( que gosto de sossego ), mas a praia, não. É muito extensa. Exceto pelo local em frente as barracas, nunca fica muvucada. Praia do Forte tem um forte apelo para conservação de meio-ambiente, que não senti em Porto de Galinhas ( mas fui lá muito tempo atrás, talvez PG tenha melhorado nesse aspecto ).

Lisi
LisiPermalinkResponder

Eunice,
Tenho o mesmo problema da Ana Luisa, pessoa sem veículo... mas simpatizei tanto com a pousada da espera! Não ligo muito pra balada noturna, gosto de caminhar bastante durante o dia e só sinto falta de ter algum lugar para refeições para quando bater a fome.
Não tem ônibus entre praia do forte e Itacimirim, nem mesmo durante o dia?

Eunice
EunicePermalinkResponder

Ana, de táxi, a corrida Itacimirim-Praia do Forte fica em aproximadamente R$ 60,00 ( ida e volta ). Praia do Forte tem uma vila beira-mar com restaurantes, lojas,projeto Tamar, shows etc. Itacimirim, não. Só casas de veraneio e algumas pousadas. A "vila de Itacimirim" ( Barra do Pojuca ) não fica beira-mar, mas do outro lado da estrada, na direção do continente. Itacimirim é só uma praia para quem quer descansar, banho de mar, caminhar. Tanto Itacimirim quanto Praia do Forte são praias muito extensas, com trechos muito bons para banho e outros nem tanto. Da vila de Praia do Forte é possível alcançar techo bom de praia para banho em Praia do Forte, caminhando. A estrutura hoteleira de praia do Forte é infinitamente melhor que a de Itacimirim.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Obriagada Eunice. Vou ficar com Praia do forte mesmo. Agora é só escolher a pousada...

Flavia (@ladyrasta)

Folks, depois da minha tradicional lavagem do BOnfim este ano vou passar a 6a e o sábado no Forte porque uma grande amiga cujo filho é um dos melhores amigos do lordrastajr vai estar lá. Vai estar um inferno, eu sei, pq é temporada, cheio, mas paciência. Qual pousada é menos cheia e com preço pagável? Tatuapara eu já fiquei, era bem razoável. Vi o site da Casa Praia, até achei bonitinha. Alguma outra coisa que alguém tenha na manga? Eu vou ficar o tempo todo fora de casa, é mais pra tomar banho e dormir, não vou aproveitar nada de hotel...

Thanks!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Subimos a sua pergunta para o Perguntódromo. A Casa da Praia parece bem adequada para o que você procura!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Duas sugestões: http://www.sobradodavila.com.br/ ou http://www.viadoscorais.com.br/. As duas pousadas são dos mesmos donos.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Flávia. Uma opção economica e que sempre ouço boas referencias é o albergue da praia do Forte ( tem suítes individuais ): http://www.albergue.com.br/estrutura.html

Flavia (@ladyrasta)

Vou ver lá Eunice brigada!! Meus amigos estão com casa, então vai aquele esquema de ter um pouso sabe? (e deixa eu passar a loucura que está esse fim de novembro pra te mandar um email com minhas coordenadas)
beijos!

Flavia (@ladyrasta)

Eunice, as duas ficam em lugar sossegado? Porque o problema nessa época é barulho. A Tatuapara eu sei que não tem problema de barulho. Eu sei que tem umas pra dentro do condomínio sem ser as que ficam na areia, mas nunca lembro o nome. Vou fuçar essas duas que vc deu.

beijos

Eunice
EunicePermalinkResponder

Sobrado da Vila fica na muvuca. Via dos Corais fica em rua sossegada, mas perto da muvuca. Bj.

Nico
NicoPermalinkResponder

Indico uma que fiquei ano passado: Rosa dos Ventos, arrumadinha, bom preço e bem localizada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar