Paraguai pra Gisele

Paraguai pra Gisele 1

A Gisele vai passar o feriado de 12 de outubro em Assunção. E, não tendo achado nada do Paraguai no menu (quer dizer: agora já vai achar este post aqui, hehe), pergunta se por acaso não existe ninguém por aqui que já tenha passeado por lá.

Respondendo rapidinho à Gisele, o Arthur desencavou dois bons links: um do Ig Turismo, 10 razões para ir ao Paraguai, e outro do Turismo paraguaio, one se pode encontrar uma seleção de hotéis em Assunção.

Eu acrescentaria esta página em português da Wikipédia sobre turismo no Paraguai e, como sempre acontece nos destinos mais difíceis, o ótimo capítulo do Lonely Planet. Encontrei também uma página que fala especificamente sobre os lugares a que se pode fazer bate-voltas desde Assunção.

Pelo que entendi, em Assunção não dá pra perder o quarteirão restaurado Manzana de la Rivera e o Museu Boggiani, de arte plumária indígena (na vizinha San Lorenzo, a 30 km.).

Nas redondezas, dá pra passear na cidade colonial de Luque e, claro, ir ao lago Ypacaraí, a partir de San Bernardino ou de Areguá. Se sobrar tempo, dá pra considerar subir a Atyrá.

Em Assunção o Lonely Planet lista 9 hotéis (incluindo três pousadas) e 14 lugares para comer (entre bares, cafés, confeitarias, restaurantes e… uma churrascaria chamada Paulista Grill).

As outras atrações do Paraguai  ficam um pouco longe da capital. Sem contar as Cataratas e Itaipu, que a Gisele já visitou, dá vontade de ir a Encarnación, a 5 horas de ônibus (de onde se vai às ruínas das missões de Trinidad e Jesús). O Loney Planet lista 5 hotéis na cidade.

E você? Já rodou por lá? Deixe seu recuerdo de Ypacaraí pra Gisele na caixa de comentários.

55 comentários

Já estive em Assunção, por 2 dias e meio apenas. Me hospedei num hotel no centro, umas 3 quadras do Panteão. O centro de Assunção lembra meio que alguma cidadona do interior de São Paulo, mas mais pobrinha. Tudo tem uma cara meio degradada, mas não abandonado. Rodei por uns bairros mais sofisticados (não lembro o nome), tudo bem paradão e até simpático. Também já rodei pelo interior do Paraguay saindo de Ponta Porã no Mato Grosso e indo até uma fazenda no centro do pais. Foi uma experiência interessante, porque você passa em algumas cidadezinhas interessantes com cara de interior do México na época do Zapata!

Olá, Gisele. Nós visitamos Assunção em agosto (eum marido e dois filhos adolescentes), pois consegui uma mega promoção da Gol (aniversário da cidade). Fui meio no escuro, achei algumas coisas procurando na internet e algumas outras neste site https://sopabrasiguaia.blogspot.com/2007/02/guia-turstico-do-paraguai.html .
Ficamos 4 dias. Gostamos muito da cidade. Os paraguaios são extremamente gentís, nos atenderam bem em todos os lugares. A cidade é muito segura e bem policiada.
Ficamos no hotel Internacional, bem na área central, e fizemos praticamente tudo a pé ou de táxi (bem barato). Os museus são muito bonitos, o Panteón de los Heroes é lindo, o palácio do governo é lindíssimo, e se você conseguir ver a cerimônia da descida da bandeira, mais ou menos às 17:00 hs, vale muito a pena. Só o calor é infernal. Depois do almoço é melhor descansar um pouco, pois ficar na rua não dá.
No centro, também é bom fazer compras de eletrônicos, de roupas (tem um outlet da Adidas que é ótimo!) e de bebidas. São muito mais baratas que no Brasil.
Para visitar as cidades vizinhas, contratamos um taxista para nos levar. Não deixe de comprar as jóias de prata de Luque (filigranas), são lindíssimas e muito baratas.
Tem centenas de fotos em https://lucianamencia.shutterfly.com/, se tiveres paciência para dar uma olhada.
No final, o balanço foi totalmente positivo, a viagem que nunca tínhamos pensado em fazer valeu muito a pena.
Boa viagem para você.

Se houver interesse em visitar as Missoes, eu recomendo se hospedar em Posadas – do outro lado do Rio Paraná – já que Encarnación é uma cidadezinha pra lá de feia. Posadas até que é bonitinha e tem uma bela “costanera” ao longo do Rio Paraná.
No entanto as ruínas de Trinidad e Jesus de Taravengue valem a visita.
Para visitar San Ignacio Mini – na Argntina – é só pegar um ônibus na rodoviária de Posadas. Já o acesso às outras ruínas – tanto na Argentina quanto no Paraguai – só é fácil de carro. Sugiro fechar um preço com um taxista para visitar as outras ruínas.

Assunción mesmo não tem muita coisa.. tem o Panteon, tem o Palacio Presidencial que é bastante bonito (mas não chegue muito perto, que guardas armados podem ir até você), a Casa Legislativa e a Catedral, que nem parece Catedral e por isto é diferente.
também algumas vistas do Rio Paraguai são bem bonitas.

Se tiver tempo, as ruinas em Encarnación são muito legais. É meio complicado chegar até elas, tem que pegar um ônibus que te deixa há 1 km de distancia, na estrada, ou então ir de carro. Mas o lugar é muito bem conservado e bonito. Além disto, está ao lado de Posadas, que tem várias das chamadas reduções jesuíticas, a principal sendo San Ignacio Mini, extremamente bem conservada e com guia incluido na entrada. Entre Encarnación e Posadas vai 1 hora de distância, ou menos.

Tenho algumas fotos desta região em https://olemxela.multiply.com/photos/album/24/022007_-_Cordoba_Ruinas_jesuiticas_e_Assuncion mas tem mais das missoes mesmo que de Assuncion

Por falar em Paraguai, lembrei agora de uma viagem que eu nunca fiz, nem conheço quem já fez, mas que deve ser interessante. Trata-se do roteiro Caminho das Missões, que se faz a pé, podendo ser feito só nas missões gaúchas, como também estendido ás missões argentina e paraguaia.

A partida é de São Miguel das Missões/RS, onde, aliás, há um hotel muito bom, o Wilson Park. O site do Caminho das Missões é https://www.caminhodasmissoes.com.br/.

E lembrei agora que um dos idealizadores é um conhecido meu, Carlos Augusto Alves ( https://www.albergues.com.br/ ), que é presidente da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude. Se alguém se interessar por este roteiro, o Carlos Augusto seguramente poderia dar informações preciosas.

Além disso, o Carlos Augusto (exagerando, claro…) conhece quase todos os albergues do mundo, em todos os continentes. Para quem gosta de ficar em albergues e quiser informações, ele é uma enciclopédia.

    Dionísio, uma amiga já fez esse passeio e gostou bastante. Visitou missões do Brasil, Argentina e Paraguai, mas ela fez de carro, começando em São Miguel e terminando em Foz do Iguaçu.

    Que legal! Há passeios realmente originais e inovadores no Brasil e que muitas vezes não conhecemos.

Existem alguns museus bonitos em Assuncion, como o Panteão dos Herois,o musueu nacional de história, o do trem ( há saidas em alguns domingos num trem a vapor), e o ponto alto de Assuncion na minha opinião é que parece uma Cidade meio parada no tempo, com um ar de anos 70. O Paraguai não chega a ser um must, mas éum pais interessante, e com muitas coisas bonitas para se ver, sendo que a maioria das pessoas associa o Paraguai com Cuidad del Este, o que é mais ou menos a mesma coisa que pensar que Sâo Paulo se resume a 25 de março.

Outro passeio que me pareceu interessante é um cruzeiro fluvial de 4 dias, que li na “proxima viagemm”, que está por volta de 250 dólares.

O Paraguai é outro daqueles lugares que geralmente poucos turistas pensam em visitar; e no entanto, está aqui ao lado e tem suas atrações. Gisele, traga uma boa descrição da viagem, dicas e muitas fotos 😉

Sobre esse meu amigo que andou pelo lago de Ypacaraí, tem uma história pitoresca: ele parou num bar de música ao vivo ao entardecer e depois de algum tempo, convidaram-no para dar uma canja ao violão e ele aceitou!

Os sete povos das missões incluem cidades no Paraguai, Argentina e Brasil, são bem interressantes, apesar da triste crueldade com que estes povos foram destruídos.

Ricardo, fugindo completamente do assunto do post. Mas estou com uma grande dúvida: qual o melhor local de Pipa para eu me hospedar, sem carro, com criança pequena? Preciso de pousada por no máximo 200 a diária agora em outubro. A Praia do Amor tem muitas ondas, confere?
Um abraço

Ricardo Freire….muitíssimo obrigada!!!!
Vc resumiu de forma primorosa tudo que se precisa para sair do escuro em relação ao Paraguay.
O mínimo que posso fazer é checar as informações, e na volta deixar para os viajantes de plantão umas dicas quentinhas…
Abraços a todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito