Paula* e Fred na Europa Central

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Paula*, o Danúbio e Pest
Budapeste

Nossa querida Paula Asterisco* e seu personal maridão, o Fred, fizeram uma linda viagem mês passado pelo filé da Europa Central: Budapeste, Viena, Cesky Krumlov, Praga e Berlim.

(Pessoal, anote aí esse itinerário: a ordem dos fatores altera, sim, o produto, e para mim esta é a seqüência perfeita, tanto em termos de deslocamento quanto em, digamos, modo de servir os pratos.)

Praga
Praga

Paula* e Fred foram atrás conferir as dicas da comunidade -- tem dica minha, da Marcie, do Arnaldo, da Paula Bicudo, da Cristina, da Majô... -- e se deram muitíssimo bem. E, evidentemente, também fizeram seus belos achados, que agora compartilham com os trips lá no Condomínio da Majô smile

Cesky Krumlov
Cesky Krumlov

Para ir direto aos posts:

Leia mais:

265 comentários

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

Riq, Paula* e tripulação,

Paula*, meus parabéns!!! Excelente "trabalho". Como é bom viajar um pouquinho na viagem de outro tripulante.

Sugestão para botar SALZBURG nesse roteiro? E botar Salzburg e tirar Berlim (prá tentar fugir da tentação 33 lugares na Europa em 11 dias)?

Obg.

Cristiana.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Cristiana, eu não fui a Berlim, mas fui a Salzburg, e não me arrependi. Aliás, amei e super recomendo. A cidade é linda, graciosa, alegre e dança ao som das óperas do Mozart. E fica a pouquíssimas horas de trem (austríco) de Viena. Se quiser mais alguma dica, é só gritar!

Ricardo Freire

Salzburg está a 2h30 de Viena e a 1h10 de Linz, onde você pegaria a van para Cesky Krumlov.

Mas neste roteiro você não ganha nada, porque Salzburg é uma mini-Praga, que você vai ver dali a pouco. Salzburg combina com Munique, que está a 1h30 de lá. Dá pra fazer até como bate-volta.

Se você tem 11 dias, fique com Budapeste-Viena-Praga, passando ou não por Cesky. Menos de 4 dias inteiros para Berlim é bobagem.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Primeiramente: Paula*, que gatona! Tá linda na foto!
Fico feliz em ter ajudado, ainda com mínimas dicas, a viagem de vcs ter ficado ainda mais legal!
Adorei tudo!
Praga habita os meus melhores sonhos e eu não posso perder, da próxima vez Cesky Krumlov! beijão

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Riq, que honra! Obrigadíssima pela citação, viu?! wink
Realmente a ordem das cidades foi perfeita (não podia ser diferente - vc que sugeriu lá atrás)!

Cristiana, não conheço Salzburg, mas confio muito no gosto da Paula Bicudo! wink
Mas devo dizer que ameiiii Berlim!

Paula, Brigadim! eekops:
A ajuda de vcs é fundamental e deixa tudo mais divertido (a gente volta doido para contar)!
Viajar depois de conhecer o Riq e os trips é muito mais gostoso, fácil e eficiente! Bjoos smile

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Paula, adorei seus relatos, já tinha começado a ler lá no Filigrana.
Eu tenho planos de fazer um roteiro igual, mas será que estraga se começar por Berlim?

Ricardo Freire

Não vejo problema em Berlim, mas em Praga ser antes de Viena e Budapeste. Budapeste costuma parecer pobrinha quando vista depois de Praga...

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Wanessa, não diria que estraga. Mas, o que eu acho é que Berlim é a cidade mais desencanada, com mais lugares pra conhecer, uma cidade grande de múltiplas possibilidades. Então, após visitar as outras cidades que são menores, lindas, medievais e românticas é como se vc saísse de um conto de fadas para uma "big city" onde as possibilidades do "grand finale" vc é quem decide! wink
Pelo menos, eu senti dessa forma. Mas, nada impede que vc curta do mesmo jeito se colocar Berlim primeiro. Todas as cidades são incríveis e merecem muito a visita! Bjks smile

Renato Mechica

Pessoal, queria aproveitar para pedir uma ajuda "off-topic".
Em janeiro próximo, eu e minha esposa estamos pensando em visitar o sul da Espanha e quem sabe um pedacinho de Portugal, ou ao invés de Portugal, curtir alguns dias nos Pirineus.

Infelizmente temos uma baita restrição e só podemos fazer viagens mais longas em janeiro e julho. Estamos achando que em julho o calor no sul da Espanha poderia atrapalhar muito os passeios, então pensamos em ir em janeiro. Não estamos considerando visitar as capitais européias porque já visitamos a maioria delas em viagens recentes.

Tenho visto em outros posts que vocês não recomendam muito as viagens à Europa para passeios de carro no inverno, mas queria pedir a ajuda de vocês sobre o inverno no sul da Espanha, Portugal e Pirineus.

Se não for uma boa idéia, vocês tem outras sugestões na Europa para o inverno?

Obrigado, abraços a todos.
Renato.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Delícia de viagem essa da Paula e do maridón! Só serviu para aumentar ainda mais o apetite por Praga (e por outras...mas em outra ocasião.)

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, a Paula* está se saindo uma blogueira de mão cheia e o Condomínio agradece smile
Brigadim mais uma vez pelos links wink

Paula*, vem cá, essa foto linda você não me mandou, já estou copiando e colando no seu post mrgreen

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Emília, vc vai amar Praga! Bjos wink

Majô, ihhh...escapuliu...:mrgeen:
Brigadim! Bjk smile

gi
giPermalinkResponder

Oi Riq,
preciso dizer que este blog é absolutamente incrível. Desde que resolvi fazer uma viagem com o Rodrigo eu venho aqui em qualquer minutinho que eu tenha livre. As pessoas todas que colaboram com suas dicas, a sua atenção a cada detalhe...estou realmente impressionada. Já alterei umas 3 vezes o meu roteiro para poder desfutar de cadas dica preciosa deste blog. Eu estava marcando tudo muito em cima da hora (erro básico), e acabei mudando tudo pra poder ficar nos lugares indicados e aproveitar melhor as cidades que escolhemos. Não consigo imaginar uma vigem se passar por aqui!! Parabéns meu querido! beijo enorme e boa NY for you dear! Ah, e na volta conto tudo, claro!

Ricardo Freire

Brigadim, querida! Saudades docês!

gi
giPermalinkResponder

Mais uma coisa. Paula, esta viagem que vou fazer agora quase foi para Sicília, um dos primeiros destinos que íamos fazer. Fui lá no Filigrana (indicação do Riq) e fiquei com mais vontade ainda de ir. Mas como Berlim já era um destino certo, achamos melhor deixar a Sicília pra uma próxima viagem totalmente dedicada a ela, porque era impossível ficar só 5 dias por lá! O blog é muito bacana, parabéns!
E aproveitando, queria perguntar uma coisa: estamos indo no dia 02 de outubro para Berlin, ficamos até dia 07 e depois vamos a Istambul e ficamos até dia 12. Já está mais friozito ou ainda dá pra curtir um finalzinho de calor? Alguém sabe?

Ricardo Freire

Acho que já vai estar friozinho sim, Giovana. Em outubro o Weather.com dá como médias mínimas e máximas: para Berlim, 6 a 13; para Istambul, 12 a 19 graus.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Cristiana
Eu troquei Budapeste por Berlin neste roteiro e não fui a Cesky. Foi muito bom tb wink

Riq,
obrigada pela menção! A dica foi até ao vivo - tive a honra de almoçar com Paula * por conta dos guias da Dani G he he

Paula *,
viva seu momento tassi! Tá linda mesmo e mandou muito bem nos posts, tem mais é que se achar mesmo rsrs

E faltam 3 dias para o aeroporto!!!

beijos

gi
giPermalinkResponder

que pena...queria poder andar por Berlim e Istambul de chinelim e sandalim...hehehe. Aproveitando mais uma pouco todos os experts em Berlim e Istambul, ainda não fechamos os hotéis, já que acabamos de conseguir confirmar as passagens com milhas... Ainda tem lugar no Lux-Eleven e no Arcotel Velvet (claro que no Circus não tem), tô super na dúvida...fiquei bem afim de encarar um Lux-ELeven desembolsando um pouco mais. Mas como a melhor tarifa tinha que ser sem cancelamento, ou seja, desistiu perdeu tudo, fui dar uma olhada no Trip Advisor e li várias críticas..mas achei que foram todas de um cara puto que teve um problema com a internet lá e resolveu descontar...Alguém já chegou a ficar neste hotél? E no Arcotel? Queria saber se vale a diferença (que deve ser de uns 30 ou 40 euros por dia, contando com o café da manhã).E lá em Istambul tô entre Acra hotel, Empress zoe (que adorei, só que diz que não tem elevador, e não consegui descobrir quais seriam os quartos mais "perto do lobby") e Ibrahimpasha, que amei mas é bem mais carinho...tenho que fechar amanhã e estou numa dúvida cruel!!! Coisa de quem não viaja há um tempão e quer que tudo seja perfeito...se alguém puder ajudar, vou ficar muito feliz!

Ricardo Freire

Em Berlim eu ficaria no Lux!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Oi "passeando"pelos posts, queria saber se vc ficou no Lux? Valeu a pena?

gi
giPermalinkResponder

Valeu Riq, é o que eu precisava ouvir!!! Aliás esqueci de fazer um comentário importantíssimo: Lindas fotos!! Viajar com você como fotógrafa nunca mais, tô bexta! Beijos saudosos!!

Filiphe Falchioni

Olá, não sei se podem me ajudar, estou procurando melhorar meu roteiro, estou achando ele um pouco confuso, Lisboa, Barcelona, Viena, Budapest, Moscou, Atenas, Juri, Thailand, Hoong Kong e Pequim, já fiz outras viajens pela europa e america do norte, enfim, gostaria de alguma contribuição.

Aproveitando, parabéns pelo Blog!

sergio moraes
sergio moraesPermalinkResponder

Filiphe Falchioni, seja qual for o seu roteiro, não deixe de ir a Praga. É muito linda, os preços são ótimos, a comida é boa e a cerveja é excelente(Pilsen Urquell) e não dá ressaca.

gilberto v menezes

Olha as dicas

gilberto v menezes

Da uma olhada nas dicas

gilberto v menezes

este roteiro e melhoe, nao acha..

priscila
priscilaPermalinkResponder

Adorei sua viagem e tô pensando em passar por estes lugares. Mas estou quebrando minha cabeça para acertar a ordem. Os lugares são estes: paris, amsterdam, munique, berlim, cesky krumlov, praga, salzburg, viena e budapest.

Só sei que quero retornar ao Brasil de Paris. Alguem me dá uma ajuda.

bjs

Ricardo Freire

Budapeste-Viena-Cesky-Praga-Munique (com bate-volta a Salzburgo)-Berlim-Amsterdã-Paris.

Elizangela
ElizangelaPermalinkResponder

Estou pensando em fazer um roteiro parecido agora em junho. Nunca fui à Europa e gostaria de saber se está muito em cima da hora. São uns 20 dias. O roteiro seria Munique, Praga, Viena, Budapeste e Berlin, não necessariamente nesta ordem... E o clima nesta época, o que é bom levar??
Muitissimo obrigada!

Ricardo Freire

Faça Budapeste-Viena-Praga-Berlim-Munique. Compre a passagem aérea chegando em Budapeste e voltando de Munique. Os trechos internos faça de trem. Leve agasalho, não vai estar superfrio mas você ainda vai pegar um friozinho (tipo 12 graus de vez em quando).

Fernanda Moreira

Vou fazer na segunda quinzena de junho um roteiro igual ao acima, só que sem berlim. Minha ideia inicial era começar por budapeste, terminando em munique, só que achei voo mais barato pela airfrance se começar por munique. A diferença não é tao grande assim. Realmente fica melhor passar por Praga mais no final da viagem pela maior beleza, ou tambem há diferença nos deslocamentos de trem ou onibus? Tinha pensado em fazer um bate-volta a Bratislava, a partir de Viena, mas vi varias pessoas aqui falando em fazer a Salzburg, a partir de munique. O que você acha melhor?

Ricardo Freire

Começar por Budapeste, além de permitir um "crescendo" de beleza, também permite deslocamentos menores de trem. De Munique a Budapeste são 7h30 de trem. Tente fazer esse trecho de avião.

Os dois bate-voltas (Salzburg desde Munique e Bratislava desde Viena) são fáceis e recomendáveis.

Fernanda Moreira

Outra duvida: gostaria de saber o tempo ideal para permanecer em cada cidade, em noites. Meu plano inicial é budapeste 3 noites, viena 4, praga 4 e munique 4.
obrigada
fernanda

Ricardo Freire

Tá bacana; dá pra fazer bate-voltas desde Viena e Munique.

Fernanda Moreira

Oi ricardo! nao vou fazer o trecho de munique a budapeste... a ideia é começar em budapeste, depois viena, praga e munique. vi q de praga a munique sao 5 a 6h de trem. Não achei low costs tao "low" assim... na verdade, achei até empresa de onibus, a 22 euros a passagem (550 coroas tchecas), com percurso de 5 ou 6h, dependendo do dia... considerando q tem tempo de check in, check out e mais o deslocamento até o aeroporto, acho q vale mais a pena trem ou onibus. o q vc acha?

Ricardo Freire

Uma viagem de 4 horas de trem leva o mesmo tempo de uma viagem de 1 hora de avião, por conta dos deslocamentos até os aeroportos, antecedência para check-in e espera pela bagagem. 5/6 horas de trem ou ônibus já ficam meio maçantes, mas dá pra encarar.

A Deutsche Bahn http://www.bahn.de/international oferece o trecho Praga-Munique em duas modalidades -- trem sem escalas (6h) e ônibus até Nürnberg + trem entre Nürnberg e Munique (5h).

Descubra onde é a parada desse ônibus tcheco. Descer na estação central de Munique é bastante conveniente, já que há bons hotéis nas redondezas.

Fernanda Moreira

oi Ricardo, eu já tinha visto esse site, so q achei mto caro: o preço normal da viagem so de trem é 62 euros, e a de trem+onibus, 91 euros. a data em q devo fazer o trajeto ainda nao está disponivel para venda, mas coloquei uma semana antes e tem algumas promoçoes de segunda classe por 29! ai vale a pena. Agora, qdo olho esses sites, nao consigo ter noção de como se descobre a localização da estação, da rodoviaria, etc... alguma dica?

Ricardo Freire

O negócio é reservar com 89 dias de antecedência para conseguir a tarifa de 29 euros.

Se a Deutsche Bahn está colocando conexão em Nürnberg (Nuremberg) é porque a estação de ônibus é anexa ou pertinho da de trem.

Tente descobrir onde a cia. de ônibus tcheca te deixaria; esses ônibus raramente param em rodoviárias oficiais.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Alguém conhece ou já utilizou os serviços do "guia de praga":

http://www.guiadepraga.cz/pt/

Estou cogitando contratá-los para um tour até Cesky Krumulov.

Tania Borges
Tania BorgesPermalinkResponder

Oi Ricardo, estou programando na segunda quinzena de Maio uma viagem para Budapeste, Viena e Praga. A principio, serao 3 noites em Budapeste, 4 em Viena, 1 em Cesky Krumlov e 5 em Praga. O que vc. acha ? Praga eh isso tudo mesmo ?????
Estou em duvida se vou de trem ou de barco de Budapeste para Viena e aproveitar e conhecer tambem a Bratislavia.
Sera que vale a pena ir a Salzburg num bate e volta de Viena ? Vc. saberia informar a temperatura nessa epoca do ano ? Alias, eu nao estava programada para ir a Cesky mas depois de ler maravilhas sobre a cidade nao tem como nao deixar de ir !!!! Bjks e obrigada !!!!

Ricardo Freire

Salzburg é indicada num bate-volta desde Munique, é pouco mais de 1 hora de viagem e acrescenta bastante à viagem.

Salzburg a partir de Viena é uma viagem de 3 horas e não acrescenta quase nada a quem passou por Praga há pouco.

Para parar em Bratislava de barco você vai ter que continuar a viagem no dia seguinte. De Viena dá pra fazer o bate-volta de trem (1h de viagem).

Fernanda Moreira

Oi hugo, eu nao tinha visto esse site ainda nao, mas achei referencias a esse aki http://www.praguehotel.net/portugues/, que é de uma tcheca chamada Tania, que fala portugues e trabalha como guia. achei otimas referencias, e estou pensando em contratar o tour a pé. Entrei do guia de praga e achei meio caro o transporte para cesky... acho q ta 200 euros, mesmo q seja para 2 pessoas... a Paula foi de shuttle e foi bem mais barato.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Fernanda, enviei um e-mail para o "guia de praga" e o preço para Cesky é ainda mais caro no caso de carro particular com guia. Fica em 300 euros, sendo que o carro comporta até 3 pessoas.

O ônibus que a Paula utilizou parece ser o mais interessante mesmo. Encontrei o site e eles aceitam reservas on-line. Parece que é um esquema cansativo, mas todos falam tão bem de Cesky que acho que vale a pena.

Igor Barros
Igor BarrosPermalinkResponder

Tania, fiz este mesmo roteiro em setembro do ano passado e recomendo ir de trem de Budapeste para Viena, fazendo bate e volta a Bratislava. A passagem para Bratislava você pode comprar na hora (comprando ida e volta juntos, além de mais barato, a volta pode ser em qualquer horário no mesmo dia). Tem trem fazendo este percurso o tempo todo e a viagem é muito rápida.

Fiz também um bate e volta de Praga a Cesky e achei a cidade linda. Apesar de cansativo, recomendo muito!!!

Ah e Budapeste é espetacular! Eu e minha namorada gostamos mais até do que de Praga.

Tania
TaniaPermalinkResponder

Ok Riq, obrigada, vou tirar de vez Salzburg do meu roteiro e deixar para uma próxima oportunidade. Como não pretendo dormir em Bratislava será que consigo na viagem entre Budapeste e Viena, descer naquela estação, deixar as bagagens no locker, passear, etc e continuar a viagem de trem mais tarde para Viena () não estava pensando em 'queimar' um dia em Viena para conhecer a essa cidade.
Igor obrigada também pela dica. Eu tinha pensado em ficar 4 noites em Budapeste, 4 noites em Praga mas pelo que já li parece que esta última tem muito mais para oferecer do que Budapeste.
Hugo, se possível, gostaria de saber o site do onibus que vc. cita em seu post e também sobre o shuttle que a Paula contratou para Cesky.
Ahhhhh estou aceitando dicas de hoteis . Gostei das tarifas dos Ibis dessas cidades mas tenho muita dúvida quanto a localização dos mesmos.
Mais uma vez agradeço a todos a atenção.
Abs

Ricardo Freire

O bate-volta Viena-Bratislava é para quem vai fazer Budapeste-Viena de barco.
Hotéis BBB em Budapeste e Praga: https://www.viajenaviagem.com/2009/06/hoteis-bbb-em-praga-e-budapeste/

Roberta Reis
Roberta ReisPermalinkResponder

Oi, Riq!
Adorei sua dica de fazer o roteiro: Paris - Budabeste - Viena - Praga. Mas como minha viagem será de 15 dias contando com ida/volta, estou em dúvida em como dividir o tempo pra esse roteiro. Pensei em 6 dias-Paris, 2 dias-Budabeste, 2 dias-Viena e 2 dias-Praga. O que vc acha?
Amei a idéia de ir da Budapeste a Viena de barco pelo Danúbio!
Abração!

Ricardo Freire

Dois dias significa 1 dia e meio no máximo. É pouco para essas três cidades.

Fernanda Moreira

é hugo, eu entrei no site do shuttle tb...acho ate melhor ir direto de viena, sem parar em linz, pois, pelas minhas contas, fica 43 euros, e o de linz para cesky, 16, com um trem q deve ser algo entre 25 e 30 euros... achei esse site aki tb http://accommodation-cesky-krumlov.castleview.cz/from-linz-salzburg-or-vienna.html , q fala de todas as opçoes de transporte, e ainda cita outras empresas de shuttle. Ve la, vale a pena!

Maria Assunção

Olá pessoal, estou pretendendo fazer uma viagem de 06 dias por Londres e depois pegar um voo para Budapeste, e seguir na sequencia Viena esta cidadezinha Cesk que apaixonei depois de ler os posts e Praga e depois voltar pra Londres onde é meu embarque de volta ao Brasil. Olhei no site Raileurope um passe que dá direito a 5 viagens custa 560,00 reais nestes paises que eu citei além de Polonia e Eslovaquia ( que não pretendo ir ) e simulei as passagens avulso e foi uns valores absurdos. Alguem aí pode me informar os valores das passagens de trem nestes percursos ou se é melhor comprar o passe mesmo?

Ricardo Freire

Se você achou o passe em conta e ele cabe na viagem que você quer fazer (veja direitinho os países e os dias de viagem), então compre.

Comprar avuso sempre sai mais em conta, mas sempre dá mais trabalho, sobretudo no Leste Europeu. O único site onde dá pra comprar as ofertas é no site da cia. austríaca, e só para trens que partam ou terminem em Viena. Os outros você teria que comprar nas estações depois de chegar.

Para trechos individuais a Rail Europe é furada, porque tem sobretaxas caras e difcilmente repassa as ofertas das cias. nacionais.

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Fique atenta aos suplementos e taxas de reserva. Eles estão virando moda entre as cias. ferroviárias, até mesmo para trens não-tão-rápidos-assim.

Maria de Assunçao

Oi Ricardo, obrigado por sua dica sobre os trens, foram valiosas! Seus comentários sáo muuito bons.

Fernanda Moreira

ricardo, descobri onde fica a rodoviaria em munique, onde chega o onibus de praga... pelo mapa, parece central... o nome é ZOB Hackerbruecke [st.DTG]... tem alguma noção se é de facil acesso para outros meios de transporte?

Fernanda Moreira

Acabei de comparar com o hotel aki no google, é pertinho! 1,3 km do ibis muenchen city!

Fernanda Moreira

Ricardo, acabei aumentando o meu tempo de viagem, para pagar a tarifa mais barata do domingo para voltar pela airfrance. Dessa forma, está assim agora: budapeste 3 noites, viena 4 noites (com bate-volta em bratislava), cesky krumlov 1 noite, praga 4 noites, munique 5 noites(com bate e volta em salzbourg). Tou em duvida se devo trocar, colocando 5 noites em praga e 4 em munique... o q vc acha?

Ricardo Freire

A partir do 4o. dia dá pra fazer bate-voltas em ambas as cidades. De Praga dá pra ir a Pilsen ou a Carlsbad/Karlóvy Váry; de Munique, a Füssen ou a Garmisch-Partenkischen.

Fernanda Moreira

ricardo, nao vale a pena fazer o bate-volta de munique para salzbourg nao? 5 noites so pra praga, sem bate-volta é muito?

Ricardo Freire

Vale a pena, não falei porque já estava no seu comentário.

Não existe tempo demais em lugar nenhum. BAte-voltas são passeios que se fazem quando se dá a cidade onde se está por vista.

Fernanda Moreira

thanks a lot, ricardo! suas informaçoes estao me ajudando mto! ontem no tel falei do seu site para a minha mae e, surpresa! descobri q ela tem um livro seu... ha mto tempo!

Elizangela
ElizangelaPermalinkResponder

Olá pessoal,
eu tb vou fazer este roteiro em junho e gostaria de algumas dicas de hospedagem.
Li alguma coisa sobre flats, que vale a pena e é ótimo para economizar em relação à alimentação.
Alguém já ficou num flat? Alguma dica de hotel??

Fernanda Moreira

elizangela, eu vou ficar em hoteis ibis... tou achando promoçoes boas, so q nakele eskema de nao poder cancelar, etc e tal... em media 80 dolares a diaria pro casal, sem cafe da manha.

Elizangela
ElizangelaPermalinkResponder

Oi Fernanda,
Vc vai sozinha?

Fernanda Moreira

oi elizangela, nao vou sozinha nao, vou com meu marido, pq?

Elizangela
ElizangelaPermalinkResponder

Fernanda,
Estou planejando a viagem com um amigo e como é nossa
primeira vez, estou pegando carona nas várias dicas do Ricardo
pra Vc... Como o roteiro é bem parecido, a época, enfim...

Fernanda Moreira

ah sim! qq coisa a gente se esbarra la, rs... nos vamos no dia 16 de junho, e voltamos dia 4 de julho! vc mora no rio?

elizangela
elizangelaPermalinkResponder

nós vamos na 1ª quinzena, acho q não vair dar... rs
eu moro em são paulo e meu amigo é do rio.
Vc já conseguiu fechar o roteiro, comprar as passagens e hotéis?
nós ainda não compramos nada, estamos atrasados.. rs

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Oi Ricardo.
antes de mais nada, sensacional sua série 'desempacotando NY', um deleite, assim como o site e seu carinho com todos nós, ansiosos e deslumbrados viajantes de primeira viagem, ou quase isso.
bom, há 20 anos morei em londres e pela primeira vez na vida to saindo de férias oficiais e decidi pela europa. Ente os dias 5 e 23 de abril, super em cima eu sei, mas é o que deu. chego por paris e volto por amsterdam, cidades onde tenho onde ficar e que quero rever. Depois de paris será ou londres-praga-amsterdan ou praga-londres-amsterdam. 5 dias pretendo gastar em praga. to indo com uma grande amiga ultra-mega-super descolada em paris e londres. Sempre tive um sonho de alugar um carro e fazer um passeio por lá. Minha primeira grande dúvida é: (paris e inglaterra sei que carro nao serve pra nada) Por onde é mais bacana dar um rolé, holanda ou entornos de Praga? e que passseio, lugares, cidadezinhas valeria a pena?? acho que até uns 500, 700 kms (ida e volta) eu aguento. vale a pena alugar um carro num país e devolver em outro? Tipo, praga-amsterdan.
E por ultimo, nao quero alugar tanto logo no primeiro contato, queria dicas de sites bacanas sobre a 'night' de praga e amsterdan.
Qq ajuda, agradeço, muitissimo.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

obrigado, querido.
vou conferir

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

onde vc acha mais bacana dar uma volta de carro, em torno de Praga ou de Amsterdam??

obrigado

Ricardo Freire

Eu preferiria dirigir na Holanda do que na República Tcheca.

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Nos países da Europa Ocidental (pra todos os efeitos: aqueles que nunca foram comunistas) a vida do turista que nào fala a língua é muitíssimo mais fácil. Infelizmente, foras das regiões mais turísticas a quantidade de policiais que fala inglês é mínima, e há alugmas pegadinhas à là Brasil como guinchos caros até em caso de quebras.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

vc acha bom o preco medio de 150 euros de veneza pra praga?
direto e num hr confortavel ta saindo 180 euros pelo edreams...

Ricardo Freire

Eu recomendo tentar incluir os trechos internos na passagem transatlântica.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Ricardo

foi linda minha viagem. mesmo com o vulcão impossibilitando minha ida a londres.
praga foi meio esquisito. taxis que roubam, comida ruim e hotel esquisito.
viajar pela holanda foi incrivel.\
obrigado pelo carinho!

DeniX
DeniXPermalinkResponder

Riq, depois de ler todos esses comentários fiquei com mais dúvidas para fechar o roteiro de nossa viagem. Pensamos em
Munique-Berlim-Amsterdã-Paris para nossas férias em Setembro (14 dias). Estava tudo acertado até eu ler esse post. Com tantos comentários bacanas sobre Praga, pensei incluí-la no meu roteiro em substituição a Munique ou Amsterdã, pois não gostaria de incluir mais uma cidade. O que você ou seu time de comentaristas recomendaria?

Ricardo Freire

Escolheria entre Munique e Berlim. Acho que Berlim torna a viagem mais diversificada, mas se você quer ter um gosto da Alemanha autêntica, Munique é mais indicado.

DeniX
DeniXPermalinkResponder

Riq,
Resolvemos não alterar o roteiro. Como você mesmo escreveu em seu livro "... há indícios seguros de que a Europa não pretende sair do lugar nas próximas décadas". Logo, Praga tornou-se um bom motivo para uma próxima viagem. Obrigada.

Eliz
ElizPermalinkResponder

Olá Ricardo,

É minha primeira vez no exterior e escolhi a europa. Gostaria muito de conhecer Budapeste-Viena-Praga e Munique. Porém depois de pesquisar um pouco, fiquei receosa. Acho que talvez seja um pouco complicado trocar de país, moeda,lingua... com um inglês+ ou - ...
Gostaria de saber sua opinião ou de alguém q já foi em situação parecida, se dá para se virar, como é o transporte,cambio ... enfim, ou melhor seria conhecer outro roteiro da Europa?

Obrigada

Ricardo Freire

Se quiser se aclimatar antes, programe a primeira viagem para Portugal, Espanha e Itália.

Geo
GeoPermalinkResponder

Eliz
Não conheço Munique e Viena mas conheço Budapeste e Praga.
Não tive qualquer problema com o meu Inglês mais ou menos. Nestas duas cidades saquei dinheiro no caixa automático e trocar de moeda não foi um problema. Aliás o Inglês falado no "Leste" é mais fácil de entender do que em Países com Lingua Inglesa Nativa. Normalmente eles falam devagar. Outra coisa que pode assustar um pouco é o transfer de/para o hotel. Em Praga peguei aquelas Vans do aeroporto e vc só tem que dizer o nome do Hotel. Tranquilo. Em Budapeste peguei uma dica no tripadvisor e contratei um motorista de taxi educadérrimo que fala bem o Inglês. Tudo por e-mail e tranquilo. Nos hotéis não há o que temer pois todos falam Inglês.
Estou com vontade de ir de novo para as duas cidades...

alexandre
alexandrePermalinkResponder

Pessoal tenho uma duvida, gostaria de uma ajuda.
Chegarei a Viena de trem na estacao Wien Westbahnhof vindo de Salzburgo e precisarei fazer uma baldeacao para a estacao Wien Südbahnhof Ostbahn para pegar o trem para Bratislava.
Poderiam me ajudar informando como vou de uma estacao para a outra?

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Alexandre,

A rede de transportes de Viena é excelente, então existem *várias* formas de fazer este percurso. Aqui vão duas opções:

- Straßebahn (tram) número 18 direção Schlachthausgasse.

- metrô U3 (linha laranja) direção Simmering: descer na estação Landstraße (Wien Mitte) e tomar um S-bahn (trem) na direção sul (cuidado para não pegar o S7 que vai p/ o aeroporto!). A Südbahnhof é a 2a estação.

Mais detalhes da malha de transportes de Viena, você pode ver nos sites:
- http://www.wienplan.com/select/plaene_hs.html
- http://www.vor.at/efa/?P=421&von=&nach=

Mais uma coisa: a estação Südbahnhof está em obras. Provavelmente o trem p/ Bratislava é um dos poucos que ainda está saindo de lá, os demais foram transferidos para outras estações da malha.

Boa viagem!

Joanna
JoannaPermalinkResponder

Olá Riq!!

Gostaria de perguntar uma coisa, você acha pouco 3 dias em berlin e 3 em praga? Dá pra aproveitar legal as duas cidades? É pq li o comentário de alguém que disse que menos de 4 dias inteiros em berlin é bobagem...

Obrigada!!

Ricardo Freire

O problema dos três dias é que acabam facilmente virando 2, por conta do deslocamento e trâmites de acomodação e desacomodação. Mas é melhor do que nada...

Carolina Owen
Carolina OwenPermalinkResponder

Oi Riq e demais viajantes!

Tou com um roteiro planejado pra Agosto da seguinte forma:

3 noites Budapeste
4 noites Viena (day trip pra Bratislava, se sobrar tempo).
1 noite cesky krumlov
3 noites praga
5 noites paris

Ha algum modo de ir de Viena pra Cesky Krumlov saindo cedo na manha chegando antes do meio dia, jah que quero sair cedo no dia seguinte pra Praga?

Desde jah, obrigada!!!

Fernanda Moreira

oi carolina
vou fazer um roteiro muito semelhante ao seu, so que com munique no lugar de Paris (3 noites em budapeste, 4 em vienna, 1 cesky, 4 em praga e 5 em munique), agora na segunda quinzena de junho. Ja pesquisei bastante a melhor forma de ir de vienna pra cesky, e cheguei a conclusao de que a melhor é de shuttle, com viagem durando 3 horas. O problema é que sai as 12:30h de vienna. De trem é muito contramao, pois nao tem trem direto pra la, você precisa ir primeiro pra cesky bodejevice (acho q o nome é esse), que mais longe que cesky krumlov, pra depois voltar. tem tambem a opção de ir de trem pra linz, e de la pegar o shuttle pra cesky, com a duração igual a ir direto de vienna, mas tambem nesse horario no inicio da tarde.
Espero que tenha ajudado!
quando eu voltar dou noticias!
boa viagem

Andressa
AndressaPermalinkResponder

Pessoal:
Gostaria de deixar uma dica de hotel em Praga: o METROPOL. Muito bem localizado, excelente café da manhã, moderninho e com bons preços.
Os quartos dos fundos tem vista para a Praça da Cidade Antiga, e a parede é inteira de vidro. O quarto é pequeno, mas ainda assim vale muito a pena.
Ah, que saudades de Praga...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar