Paula* e Fred na Europa Central

Paula*, o Danúbio e Pest
Budapeste

Nossa querida Paula Asterisco* e seu personal maridão, o Fred, fizeram uma linda viagem mês passado pelo filé da Europa Central: Budapeste, Viena, Cesky Krumlov, Praga e Berlim.

(Pessoal, anote aí esse itinerário: a ordem dos fatores altera, sim, o produto, e para mim esta é a seqüência perfeita, tanto em termos de deslocamento quanto em, digamos, modo de servir os pratos.)

Praga
Praga

Paula* e Fred foram atrás conferir as dicas da comunidade — tem dica minha, da Marcie, do Arnaldo, da Paula Bicudo, da Cristina, da Majô… — e se deram muitíssimo bem. E, evidentemente, também fizeram seus belos achados, que agora compartilham com os trips lá no Condomínio da Majô 🙂

Cesky Krumlov
Cesky Krumlov

Para ir direto aos posts:

Leia mais:

273 comentários

Ok Riq, obrigada, vou tirar de vez Salzburg do meu roteiro e deixar para uma próxima oportunidade. Como não pretendo dormir em Bratislava será que consigo na viagem entre Budapeste e Viena, descer naquela estação, deixar as bagagens no locker, passear, etc e continuar a viagem de trem mais tarde para Viena () não estava pensando em ‘queimar’ um dia em Viena para conhecer a essa cidade.
Igor obrigada também pela dica. Eu tinha pensado em ficar 4 noites em Budapeste, 4 noites em Praga mas pelo que já li parece que esta última tem muito mais para oferecer do que Budapeste.
Hugo, se possível, gostaria de saber o site do onibus que vc. cita em seu post e também sobre o shuttle que a Paula contratou para Cesky.
Ahhhhh estou aceitando dicas de hoteis . Gostei das tarifas dos Ibis dessas cidades mas tenho muita dúvida quanto a localização dos mesmos.
Mais uma vez agradeço a todos a atenção.
Abs

Tania, fiz este mesmo roteiro em setembro do ano passado e recomendo ir de trem de Budapeste para Viena, fazendo bate e volta a Bratislava. A passagem para Bratislava você pode comprar na hora (comprando ida e volta juntos, além de mais barato, a volta pode ser em qualquer horário no mesmo dia). Tem trem fazendo este percurso o tempo todo e a viagem é muito rápida.

Fiz também um bate e volta de Praga a Cesky e achei a cidade linda. Apesar de cansativo, recomendo muito!!!

Ah e Budapeste é espetacular! Eu e minha namorada gostamos mais até do que de Praga.

Oi hugo, eu nao tinha visto esse site ainda nao, mas achei referencias a esse aki https://www.praguehotel.net/portugues/, que é de uma tcheca chamada Tania, que fala portugues e trabalha como guia. achei otimas referencias, e estou pensando em contratar o tour a pé. Entrei do guia de praga e achei meio caro o transporte para cesky… acho q ta 200 euros, mesmo q seja para 2 pessoas… a Paula foi de shuttle e foi bem mais barato.

    Fernanda, enviei um e-mail para o “guia de praga” e o preço para Cesky é ainda mais caro no caso de carro particular com guia. Fica em 300 euros, sendo que o carro comporta até 3 pessoas.

    O ônibus que a Paula utilizou parece ser o mais interessante mesmo. Encontrei o site e eles aceitam reservas on-line. Parece que é um esquema cansativo, mas todos falam tão bem de Cesky que acho que vale a pena.

Oi Ricardo, estou programando na segunda quinzena de Maio uma viagem para Budapeste, Viena e Praga. A principio, serao 3 noites em Budapeste, 4 em Viena, 1 em Cesky Krumlov e 5 em Praga. O que vc. acha ? Praga eh isso tudo mesmo ?????
Estou em duvida se vou de trem ou de barco de Budapeste para Viena e aproveitar e conhecer tambem a Bratislavia.
Sera que vale a pena ir a Salzburg num bate e volta de Viena ? Vc. saberia informar a temperatura nessa epoca do ano ? Alias, eu nao estava programada para ir a Cesky mas depois de ler maravilhas sobre a cidade nao tem como nao deixar de ir !!!! Bjks e obrigada !!!!

    Salzburg é indicada num bate-volta desde Munique, é pouco mais de 1 hora de viagem e acrescenta bastante à viagem.

    Salzburg a partir de Viena é uma viagem de 3 horas e não acrescenta quase nada a quem passou por Praga há pouco.

    Para parar em Bratislava de barco você vai ter que continuar a viagem no dia seguinte. De Viena dá pra fazer o bate-volta de trem (1h de viagem).

oi Ricardo, eu já tinha visto esse site, so q achei mto caro: o preço normal da viagem so de trem é 62 euros, e a de trem+onibus, 91 euros. a data em q devo fazer o trajeto ainda nao está disponivel para venda, mas coloquei uma semana antes e tem algumas promoçoes de segunda classe por 29! ai vale a pena. Agora, qdo olho esses sites, nao consigo ter noção de como se descobre a localização da estação, da rodoviaria, etc… alguma dica?

    O negócio é reservar com 89 dias de antecedência para conseguir a tarifa de 29 euros.

    Se a Deutsche Bahn está colocando conexão em Nürnberg (Nuremberg) é porque a estação de ônibus é anexa ou pertinho da de trem.

    Tente descobrir onde a cia. de ônibus tcheca te deixaria; esses ônibus raramente param em rodoviárias oficiais.

Oi ricardo! nao vou fazer o trecho de munique a budapeste… a ideia é começar em budapeste, depois viena, praga e munique. vi q de praga a munique sao 5 a 6h de trem. Não achei low costs tao “low” assim… na verdade, achei até empresa de onibus, a 22 euros a passagem (550 coroas tchecas), com percurso de 5 ou 6h, dependendo do dia… considerando q tem tempo de check in, check out e mais o deslocamento até o aeroporto, acho q vale mais a pena trem ou onibus. o q vc acha?

    Uma viagem de 4 horas de trem leva o mesmo tempo de uma viagem de 1 hora de avião, por conta dos deslocamentos até os aeroportos, antecedência para check-in e espera pela bagagem. 5/6 horas de trem ou ônibus já ficam meio maçantes, mas dá pra encarar.

    A Deutsche Bahn https://www.bahn.de/international oferece o trecho Praga-Munique em duas modalidades — trem sem escalas (6h) e ônibus até Nürnberg + trem entre Nürnberg e Munique (5h).

    Descubra onde é a parada desse ônibus tcheco. Descer na estação central de Munique é bastante conveniente, já que há bons hotéis nas redondezas.

Outra duvida: gostaria de saber o tempo ideal para permanecer em cada cidade, em noites. Meu plano inicial é budapeste 3 noites, viena 4, praga 4 e munique 4.
obrigada
fernanda

Vou fazer na segunda quinzena de junho um roteiro igual ao acima, só que sem berlim. Minha ideia inicial era começar por budapeste, terminando em munique, só que achei voo mais barato pela airfrance se começar por munique. A diferença não é tao grande assim. Realmente fica melhor passar por Praga mais no final da viagem pela maior beleza, ou tambem há diferença nos deslocamentos de trem ou onibus? Tinha pensado em fazer um bate-volta a Bratislava, a partir de Viena, mas vi varias pessoas aqui falando em fazer a Salzburg, a partir de munique. O que você acha melhor?

    Começar por Budapeste, além de permitir um “crescendo” de beleza, também permite deslocamentos menores de trem. De Munique a Budapeste são 7h30 de trem. Tente fazer esse trecho de avião.

    Os dois bate-voltas (Salzburg desde Munique e Bratislava desde Viena) são fáceis e recomendáveis.

Estou pensando em fazer um roteiro parecido agora em junho. Nunca fui à Europa e gostaria de saber se está muito em cima da hora. São uns 20 dias. O roteiro seria Munique, Praga, Viena, Budapeste e Berlin, não necessariamente nesta ordem… E o clima nesta época, o que é bom levar??
Muitissimo obrigada!

    Faça Budapeste-Viena-Praga-Berlim-Munique. Compre a passagem aérea chegando em Budapeste e voltando de Munique. Os trechos internos faça de trem. Leve agasalho, não vai estar superfrio mas você ainda vai pegar um friozinho (tipo 12 graus de vez em quando).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito