Câmbio na Venezuela (pra Mariana)

Sobrevoando Los Roques

Como muitos de vocês devem saber, a Venezuela vive sob um regime cambial todo próprio. A cotação oficial de sua moeda, o bolívar fuerte, é de 2,15 por US$ 1.

Na vida real, porém, US$ 1 vale 5,75 bolívares fuertes (chegou a valer 7 bolívares fuertes em agosto).

Publicar a cotação do paralelo é proibido; o máximo que você consegue é consultar em páginas da internet que pesquisam mas não armazenam o dado, como esta aqui.

A diferença abissal de cotações faz com que o turista que não troque seus dólares no paralelo pague tudo muitíssimo mais caro do que custa. O “certo” a fazer é se virar como todos: pedir os preços em bolívares e trocar seus dólares no câmbio negro.

Quando eu fui, em 2003, a diferença era bem menor (“apenas” 50%) e eu já tinha pago tudo em dólar mesmo, por cartão de crédito; então não tenho nenhuma dica pessoal para dar.

A Mariana deixou um comentário num outro post querendo saber se ela pagasse a pousada por PayPal pegaria a cotação oficial ou paralela. Pela lógica, como envolve cartão de crédito e transações interbancárias, eu acredito que seria a cotação oficial. Mas se alguém já tiver passado por isso na prática e puder contar o que rolou…

Aproveitando: se você esteve recentemente em Los Roques, por favor conte pra gente como foi trocar 1) negociar o pagamento com a pousada e 2) trocar os seus dólares. Foi no aeroporto de Caracas? Foi em Los Roques? Você conversou sobre o assunto abertamente por email com a pousada, ou o assunto foi tratado em linguagem cifrada?

Conta pra gente!

Leia também:

Los Roques, meu Corpus Christi inesquecível

97 comentários

Gostaria de dxar minha opiniao sobre a posada Mediterraneo.Fui muito mal tratada , o pessoal da pousada é super arrogante, mal educados.
tomava café da manhã todo dia com um mulher que serviaque parecia que a qualquer momento ela pegaria a faca e sairia atràs de nós , dava até medo de pedir mais café ou suco , ela mal olhava na nossa cara!
o pessoal da cozinha quando entravamos na pousada vindo das ilhas eles ficavam rindo e cochixando…
o lugar é lindo , muito lindo , perfeito para lua de mel!
se puderem se hospedem na la gaviota , acho que é isso , jantávamos todo dia lá , e os donos e o pessoal que servia o jantar são simplesmente maravilhosos o jantar é a luz de velas, ambiente lindo!

Olá,

Tenho uma dúvida, vamos ver se alguém pode me ajudar!
Estou indo pra Caracas, meu marido vai trabalhar lá
queria saber se nas casas de cambio posso trocar bolivares por real, eles tem essa moeda disponivel vcs acham?
Pq como ele vai receber em bolivares, para nós vale a pena poagar barato no real! Minha única dúvida é se eles tem nossa moeda sempre, se existe um valor maximo para troca e se é muito burocratico!

Obriga!

    Olá, Jacqueline! É uma complicação para comprar moeda estrangeira oficialmente na Venezuela. Talvez seu marido como estrangeiro empregado possa ter alguma regalia. O empregador do seu marido terá os detalhes. Mas não alimente esperanças.

Olá, gostaria de saber quanto eles estão pagando no cambio negro EUROxBolivar?? Alguem ja fez essa troca em 2011??

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito