Colonia del Sacramento, a Paraty do Uruguai

Calle de los *Suspiros*

Eu sei, é o clichê do clichê do clichê. Mas é irresistível.

Museu Municipal

Uma cidadezinha colonial, à beira d'água, fundada por portugueses, patrimônio da Unesco, povoada por pousadas e restaurantinhos e galerias...

Num cantinho da Plaza Mayor

Só que o clichê acaba sendo útil pelo outro lado. Porque ajuda a contar as diferenças entre Colonia del Sacramento e sua -- ahn -- equivalente fluminense.

O Prata, prateado

Para começar, Colonia está à beira-rio: o histórico e o vizinho centro comercial ocupam uma peninsulazinha que avança no Rio da Prata. No lugar de traineirinhas e escunas, Colonia exibe veleiros e iates (no portinho da costeira norte) e ferry-boats (no terminal hidroviário da costeira sul). O centrinho histórico tem um passeio à beira-rio murado, voltado para o poente, e que não inunda nunca, o Paseo San Gabriel.

Coleira? O que é coleira?

Pouco resta da arquitetura original portuguesa; talvez o traçado, algumas casas e o calçamento pé-de-moleque, com canaleta no centro, da Calle de los Suspiros. A maioria das edificações é colonial espanhola ou neoclássica, com uma ou outra casa mais moderna no meio.

De novo: calle de los... *suspiros*

A Plaza Mayor, no coração do centro histórico, está mais para o Quadrado de Trancoso do que para qualquer outra praça de cidade colonial brasileira.

Estudiantes de la Plata?

Outra diferença: o entorno do centro histórico é muito mais bonitinho e arrumado do que o que estamos acostumados. O centro comercial de Colonia também tem seu charme; não sei se o interior do Rio Grande ainda tem cidades assim, que escaparam ao crescimento desordenado.

Fora do centro histórico

Trata-se de um lugar cuja visita não requer nenhum esforço além do de chegar lá. Caminhar, fotografar, tomar um café ou uma taça de vinho ao sol. Comprando apenas um ingresso pode-se visitar todos os museus da cidade -- isto é, desde que não haja uma turma de escolares dentro, quando então pede-se ao turista para esperar. (Acabei não entrando no Museu Português porque sempre tinha uma turma na hora em que eu queria visitar.)

Lentas Maravillas

O jardim

Tostadas

Meu grande achado durante o dia foi a casa de chá Lentas Maravillas, que funciona na casa dos donos, argentinos de origem inglesa. Num dia de sol dá para ficar no gramado à beira-rio; mas fazer o brunch na sala, apreciando não só a vista como a coleção de livros de arte e fotografia, é o que há.

El Drugstore - de dia

O centro histórico está coalhado de restaurantes. Os mais chiques são o Mesón de la Plaza e o La Florida. Fiquei com vontade de jantar no La Florida, mas estava fechado no dia em que fiquei na cidade. Acabei, como todo mundo que estava por lá, no El Drugstore, que normalmente é o mais animado. Achei a decoração divertida; a comida, porém, me decepcionou muito.

Gibellini

Me arrependi de não ter jantado num restaurante de massas fora do centro histórico, mas que leva todo jeito de ser ótimo, o Gibellini, que funciona num salão revestido de azulejos brancos; praticamente um botequim.

El Drugstore - de noite

Vale a pena passar a noite na cidade?

Paraty, não: a Bruges do Uruguai!

Na minha opinião, passar a noite não faz falta, não. A cidade é perfeitamente visitável no bate-e-volta de Buenos Aires, ou num pit-stop entre Montevidéu e Buenos Aires (prefiro neste sentido do que Buenos Aires-Montevidéu). Revisitando o clichê: se fosse Paraty, eu diria que ficar à noite é essencial; em Colonia, eu acho opcional -- vai do tempo, do ritmo e do estilo de cada um.

Claro que a iluminação noturna muda a paisagem e proporciona aquele momento "sou dono do lugar". Vale num contexto bem slow travel. Eu achei repetitivo -- mas talvez se tivesse gostado mais do jantar teria tido outra opinião eek

Quem quer pegar a cidade com algum movimento pode vir no fim de semana.

Onde ficar

Na calçada da Posada del Ángel (a amarelinha ao fundo)

Quem faz questão de ficar no coração do centro histórico tem três hotéis a escolher: o Plaza Mayor, a Posada del Virrey e o La Misión -- todos com diárias a partir de US$ 100.

Fora do centro histórico -- mas ainda na parte antiga da cidade -- minha intuição aponta para a charmosa Posada del Ángel (na mesma rua do Radisson, desde US$ 85) e a econômica El Viajero B&B (à beira-rio, perto do portal da cidade, desde US$ 55).

Querendo conforto de hotel moderno, o Radisson, que já tinha sido indicado pela Carla Portilho, dá superconta do recado (e tem tarifas desde US$ 100). Seu maior mérito é o de ser discreto -- mesmo sendo uma construção recente, não enfeia a cidade, não.

São Miguel Arcanjo

Como chegar

Colonia fica 180 km a oeste de Montevidéu (110 km em estrada duplicada). De ônibus, pela COT, o trajeto é feito em 2 horas e meia (veja horários e tarifas).

Buenos Aires está mais próxima: a travessia em buques (barcos) rápidos é feita em 1h pela Buquebus (que também trasporta carros) e Colonia Express. É possível fazer pit stop em Colonia entre as duas cidades -- deixe a mala no maleiro da rodoviária, ao lado do terminal hidroviário (grátis) ou, se não couber, deixe na lanchonete (que cobra 50 pesos por peça).

Querendo passar o dia em Colonia e seguir viagem é preciso comprar as passagens separadamente: o Buquebus para a travessia, e o COT para o trecho a/de Montevidéu.

Atenção: os comentários estão encerrados.

Tweets that mention Colonia del Sacramento, a Paraty do Uruguai « Viaje na Viagem -- Topsy.com

[...] This post was mentioned on Twitter by Ricardo Freire, Renato Pezzotti. Renato Pezzotti said: RT @riqfreire Fotoblog: Colonia del Sacramento, a Paraty do Prata http://migre.me/a8Wx [...]

Carmen
CarmenPermalink

Amei as fotos do lugar.

Se tem alguma coisa de Paraty eu não sei, porque infelizmente eu não conosco Paraty, mais as casas pequenhas de cores recordan a vilas ou vilarejos brasileiros tem um pouco das pequenhas casas de Trancoso. Um ar... A estrutura é diferente...mas há um ar charmoso e descontraido... Gostei, gostei!
Um saludo

CarolinaPermalink

Estive em Colonia no dia 16/10 e achei a cidade uma graça. Concordo com você sobre a questão de passar ou não a noite na cidade. Eu acabei ficando e me hospedei no hotel Betran. Achei que cumpriu bem seu papel a um preço razoável (US$ 75).

Érica França
Érica FrançaPermalink

Lindas fotos! Estou ansiosa para conhecer a cidade. Beijo.

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

Toda vez que vou para BsAs decido ir também para Colônia. E toda vez deixo para a próxima. Mas com este post tudo vai mudar. IMPOSSÌVEL não querer ir depois desta leitura. Neste ano não tem volta! Vou visitar esta cidade charmosa. Obrigado mais uma vez! Abraço!

Adolfo Palhares
Adolfo PalharesPermalink

Eu e minha esposa fizemos uma viagem bacana passando por lá. Uma semana em Buenos Aires num apê alugado ( http://tinyurl.com/yl74ff5 ) em Palermo Viejo com uma localização excelente a duas quadras do metrô. De lá pra Colônia pelo Buque. Em Colônia é bacana alugar uma vespinha/scooter e roletar pela cidade, é diversão garantida. Alugamos um carro por uma semana e fomos a Punta onde nos hospedamos no La Bluettte ( http://www.hotellabluette.com/ ) por módicos US$ 80 a diária na baixa temporada. Depois seguimos pra Montevideo. Na Capital De La Republica não deixe de passar pelo restaurante La Corte ( http://www.lacorte.com.uy/ ). O cardápio é simplesmente sensacional e o preço dá água na boca. Buon viaje amigos!

PêEsse
PêEssePermalink

Também recomendo, com vigor, o La Corte. Para jantar, ligar antes (não abre todos os dias).

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Quando estive em Buenos Aires (ou seria Buenos Ayres? hehehe) fiquei na dúvida se visitava Colônia e acabei não indo por falta de tempo. Depois desse post, estou tremendamente arrependido. Na próxima vez eu passo lá com certeza!

Arthur
ArthurPermalink

Gostei, deu a impressão que vale a pena um pernoite sim.

Camila NavarroPermalink

Eu adorei passar a noite lá. Não tinha nada para fazer na cidade, tava bem parado, mas o centro histórico fica lindo iluminado. Acho que compensa!

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Interessante a dúvida sobre se no Rio Grande do Sul ainda existem cidades assim.

Nas minhas andanças pelo RS vou começar a observar mais.

Do que vi ultimamente, as cidades de colonização açoriana e catellana estão bem decadentes no que diz respeito à conservação dos sítios históricos.

Já as cidades de colonização alemã e italiana se mantém bem melhor conservadas.

Ana Luiza J Maiorino
Ana Luiza J MaiorinoPermalink

Conheci Colonia há 4 anos durante uma viagem pelo interior do Uruguai. Minhas filhas adoraram passear pelo centro histórico de Colonia a bordo de um carrinho elétrico. Acredito que vale o pernoite sim.

CarlaPermalink

Ai, ai... Com esse post eu hoje vou me transformar na "Carla de los suspiros"... wink

Eu gostei bastante de passar a noite em Colonia, embora a chuva tenha atrapalhado tanto o meu pôr-do-sol quanto os passeios noturnos. Mas fui jantar no Mesón de la Plaza e talvez isso tenha feito a diferença! grin

Riq, o El Drugstore não estava legal, não? Almocei lá e achei tão gostoso... Bom, já faz quase 3 anos, e infelizmente essas coisas mudam, nem sempre pra melhor...

Ricardo FreirePermalink

Pode ser que o chef estivesse de férias, Carla smile Pilotando aquela chapona havia duas moças com jeito mais de ajudantes do que de outra coisa. Pedi o menu do dia. Veio uma salada de repolho cru com tomate, e depois um peito de frango branquelo acompanhado por batatas cozidas em rodelas e cebolas aferventadas em rodelas. Um hospital não faria melhor eekops: (Mas um hospital também não serviria Patricia....)

CarlaPermalink

Puxa, que pena... sad Tenho lembranças super vívidas do frango agridoce com legumes grelhados que comi lá - sério que já tive vontade de fazer o bate-e-volta a partir de Bs.As. por esse motivo! eekops:

E, só pra não perder o hábito, ah, que saudades da Patricia!!! lol (Menos, Carla, menos, que agora tem Patricia nos mercados de Niterói...)

Camila NavarroPermalink

Carla, também peguei chuva lá, também no fim da tarde, mas ainda assim a noite foi linda. E também foi há quase 3 anos. Será que a gente esteve em Colonia no mesmo dia? wink

CarlaPermalink

Camila, por acaso tenho em mãos a minha cadernetinha de viagens - foi no dia 21/02/2007. Faz tempo, né? wink

Camila NavarroPermalink

Eu eu no dia 28/02/07. Foi quase!!!

CarlaPermalink

Uau, uma semaninha só... grin

Deise
DeisePermalink

Condordo plenamente! Conheco Paraty e Colonia e uma é irmã torta da outra.
Ótimo blog!

Paula*
Paula*Permalink

Amamos Colonia! Foi como tirar féria das férias (já que estávamos num ritmo frenético em BsAs). wink
Mas, confesso...ficamos com votnade de dormir por lá...

Emília
EmíliaPermalink

Saudadezinhas...as fotos me levaram de volta a Colonia.
E obrigada pelo link!

vera marques
vera marquesPermalink

Adorei as fotos e as dicas.Vou para lá em dezembro e com certeza as dicas vao me ajudar muito.Obrigado.
meu blog www.lugareseolhares,com
Abraços

Dani S.
Dani S.Permalink

Pra deixar o depoimento: ficamos no Plaza Mayor, que tem quartos simpáticos, um pátio interno delicioso, e uma vista linda, pro rio, da sala do restaurante, que serve um café da manhã bem gostosinho (dulce de leche - *suspiros*). Fica bem no centro, e dá pra ir a todo lugar a pé (dã!). Na época, eu achei mais "no clima" do que ficar em um hotel modernoso (como o que a Carla sugeriu).
Lembro vagamente de comer um chivito no El Drugstore (que está bonzinho) e um fondue, de noite. Tinha um restaurante que parecia interessante, de massas, na esquina da Plaza Mayor, mas que simplesmente fechou a cozinha antes que pedíssemos. Mas a comida não me marcou, tanto que não lembro. A vista desse farol, no entanto, eu lembro perfeitamente - dá até pra ver Buenos Aires do outro lado (com boa vontade).

CarlaZ
CarlaZPermalink

Eu amei Colônia...foi uma surpresa boa!!!
Peguei um dia lindo lindo e cheguei com marca de relógio...da minha sapatilha...uma vergonha!
Não senti falta de dormir lá não...acho que foi o suficiente...

Fernando Sevá
Fernando SeváPermalink

Grande Riq !!

Em janeiro estarei por aquelas bandas, quero ir ao Uruguai e a Ushuaia, BsAs como base. Espero que estejas bem, estou retornando ao dura batente das férias rs ! Abraços aqui do Norte !

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá amigos,

Irei de Buenos Aires para Colônia e lá vou para Montevideu. Aonde vale mais à pena pernoitar? Pensei em ir de manhã para Colônia, passar o dia por lá e a noite ir dormir em Montevideu onde passaria o dia seguinte, o que vcs acham? Obrigada

Ricardo FreirePermalink

Vai do gosto da pessoa. Eu pernoitaria em Montevidéu, em Pocitos, porque acho Colonia muito devagar à noite. Mas deve haver quem prefira ficar em Colonia justamente por isso.

TerezaPermalink

Vou fazer uma bate-volta até Colônia. Estou em dúvida entre o domingo e a terça-feira. Muita diferença entre este dois dias? Vi boas referêcias do restaurante La Florida. Alguém saberia me informar os dias e horários de funcionamento deste restaurante?

Ricardo FreirePermalink

O restaurante é bastante charmoso, e no dia em que estive em Colônia só abriu para almoço (era uma quinta-feira, creio).

O guia de restaurantes online do Uruguai, o Salir a Comer, não traz os horários.

Se você ligar (tel. 598 94 93036) por favor nos diga o que descobrir.

Quanto à diferença entre domingo e terça, é o que você já estava pensando antes de perguntar. Domingo tem mais gente.

TerezaPermalink

Vou fazer um bate-volta até Colônia. Estou em dúvida entre o domingo e a terça-feira. Muita diferença entre estes dois dias? Vi boas referências do restaurante La Florida. Alguém saberia me informar os dias e horários de funcionamento deste restaurante? Obrigada.

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Tereza, estive em Colonia numa quinta e o restaurante estava aberto (e é realmente espetacular, foi o melhor da minha última viagem, e olha que eu fui ao Casa Cruz, Cabaña Las Lilas e Broccolino - esse último é o meu italiano preferido em Buenos Aires).

Obrigada pelas respostas.
Repeti a pergunta no sentido de corrigir os erros de grafia.
Imaginei mais movimento no domingo, mas tive dúvidas se os bares e retaurantes estariam fechados.

Ricardo FreirePermalink

Domingo está tudo aberto. Durante a semana os museus fecham em dias determinados (cada um no seu).

Caroline
CarolinePermalink

Oi Riq!

Vou para Colonia dia 01/05. Recebi milhares de dicas de restaurantes em Bs As que não caberão nos meus 5 dias de viagem! Vc acha q vale à pena deixar de ir em algum dos restaurantes que me foram indicados em Buenos pra ir no Mesón de La Plaza (em Colonia)?(Tinha me programado para almoçar em: Restó, Miranda, Cabana Las Lilas, Vineria de Gualterio e El Trapiche ou Palacio de Las Papas Fritas).

Obrigada!

Ricardo FreirePermalink

Em Colonia eu veria se o La Florida está aberto. É também bastante recomendado e o ambiente é lindo. Deixei para jantar lá e no dia em que fiquei só abria no almoço.

Flavio
FlavioPermalink

lógico que vale, pegue o Buque bus e passe o dia lá, tambem estarei no dia 1º de maio lá passando o dia e alugando um carro elétrico por 40 dolares 6 hora, era o preço de janeiro, deve estar mais barato. Olha não precisa mais de um dia para conhecer, levarei minha esposa lá pois passei de moto por lá em janeira e adorei.

Caroline
CarolinePermalink

Brigada! Brigada! Brigada!

Oi Riq, mais uma coisa: tinha me programado para ir pra Colonia no sábado, mas pensei em ir na segunda e deixar pra sábado as compras e Outlets. Vc acha q faz diferença em Colonia? Quanto às lojas, imagino que fiquem mais cheias no sábado, né...

Obrigada mais uma vez!

Ricardo FreirePermalink

Em "Onde ir em cada bairro", a Sylvia diz: "sábado os outlets ficam insuportavelmente cheios".

Roberson
RobersonPermalink

Estou querendo visitar colonia de carro entrando pelo chui,gostaria de saber se eu presciso reservar hotel ou chegando lá eu consigo hotel, os dias de hospedagem seriam segunda e terça-feira, 17 e 18 de maio de 2010.

Ricardo FreirePermalink

Eu gosto de sair com hotéis reservados para não perder tempo procurando na hora. Vai ser uma viagem longa, não vai ser agradável chegar depois de um dia inteiro de viagem e sair camelando de hotel em hotel para escolher. Mas num início de semana em maio todos terão vaga, é certo.

Roberson
RobersonPermalink

Obrigado pelo pronta resposta, muito bom o site.

iara
iaraPermalink

Adorei colonia vale mesmo a pena passar por aqui e aé ficar mais de um dia.

In Spirits
In SpiritsPermalink

As fotos estão lindas. Quase dá para sentir a brisa e a temperatura amena, escutar o balanço das folhas das árvores.

Abraço
Geraldo Figueras

antonio hugo aresse quintana

NAVEGA ESTE SITE E LE OS COMENTARIOS
ABRAÇOS
PAI

Oi, Ricardo e trips,

Irei passar 10 dias em BsAs e estou programando um bate e volta a Colonia. A dúvida é quanto ao dinheiro que devo lavar pra lá. Acredito que não seja necessário levar pesos uruguaios, correto? Além do tradicional cartão de crédito, são aceitos reais, dólares, pesos argentinos? Li no site dos museus de lá que o passe só pode ser comprado com dinheiro local e fiquei na dúvida.

Parabéns pelo excelente site!

Ricardo FreirePermalink

O passe dos museus locais é baratíssimo, você compra com o troco que te derem pra uma Coca-Cola que você comprar no bar do Buquebus. Todos os outros lugares vão aceitar pesos argentinos, dólares e reais.

Muito obrigada!

Mauricio
MauricioPermalink

Estive pela primeira vez em Buenos Aires entre 26/06 e 03/07, e seguindo as recomendações do site, fiz também um bate-e-volta em Colônia. Achei a cidade maravilhosa! Embora adore morar nos grandes centros, a tranquilidade dessa cidade é um tipo de choque muito positivo!
Além de conhecer o centro histórico, caminhamos por toda a 'orla' até a plaza de toros. A plaza em si não tem nadinha de especial. Na real, é bem tosca. Mas o passeio pela orla é lindo, pelo menos até o final da ciclovia. Aproximadamente na metade do caminho, tem um deckzinho com alguns bancos, onde passamos uma hora deitados lendo um bom livro e curtindo o solzinho do fim da tarde. Por fim, enquanto esperávamos o horário do nosso Buque de retorno, ficamos na lanchonete de um clube próximo ao centro. Fiquei impressionado sobre como todos se conhecem e como o povo é amigável. A maior surpresa foi algo que vi na última folha do cardápio: a 'Mesa da Vigília'.
Não cheguei a perguntar para a garçonete, mas acredito que como boa cidade ribeirinha antiga, eles ainda tenham o costume de realizar a vigília dos pescadores. Isso é algo que eu gostaria de presenciar um dia!

Parabéns pelo site e pelas excelentes dicas.

Abraços,

Mauricio.

Mauricio
MauricioPermalink

Ah, também almocei no El Drugstore, mas gostei. O prato de frango com purê estava muito bom, mas o que me conquistou foi o 'servicio' de pão francês quentinho (recém assado, e não aquecido), e manteiga caseira. Sei que o servicio não é o principal, mas mostrou uma atenção e preocupação que me cativaram.

Marcos Guimarães
Marcos GuimarãesPermalink

Primeiramente, meus parabens pelos relatos, pelas fotos e pelo Blog.
Gostaria da opinião de voces quanto a minha viagem:
O que ele me indica fazer nesta viagem:

-Saio de Curitiba as 6 da manha de segunda feira e chego em Montevideo por volta do meio dia
-Retorno de MVD para CTBA no domingo as 6 da manhã.

Que roteiro ele indicaria para fazer de segunda feira depois das 13h até sábado a noite???
Pensei em:
- Conhecer MVD segunda a tarde (se o vôo não atrasar) e terça-feira
- Quarta feira fazer um bate e volta até Punta del Leste (fazer um city tour que termina na Casa Pueblo)
- Quinta feira, ir até Colonia Del Sacramento de manhã, passar o dia e a tarde pegar o barco para Buenos Aires.
- Dormir em B. Aires de quinta pra sexta, conhecer B. Aires durante o dia e a tarde voltar para Colonia e MVD.
- Sabado não sei...

Abraços

Ricardo FreirePermalink

É muito sacrificado fazer ida e volta. Essa é uma viagem que se faz descendo em Montevidéu e voltando por Buenos Aires.

Ana CarolinaPermalink

Não sei qual é o seu estilo de viagem. Seu roteiro é possível, mas é bem apertado.

Se quiser conhecer Punta "de verdade", de agito, volte no verão - agora tá frio e a cidade deve estar vazia (sem badalação). O Museu foi o que eu mais gostei, mas no inverno o passeio não empolga (salvo se vc quiser saber onde ficam as casas dos famosos e políticos corruptos).

Eu trocaria Punta por mais tempo em Buenos Aires, se fosse manter o roteiro apertado. Aliás, acho que já iria na terça para BsAs passando por Colônia e reservaria só o sábado inteiro para explorar o que faltou em MVD (que não deu na segunda).

Ano passado eu fiz um roteiro parecido com esse seu, em maio/junho. Passei 3 noites em BsAs e 4 em MVD (indo de buque, por Colônia, indo a Punta de excursão). Se eu fosse mudar eu teria ficado só 2 noites em MVD e as outras 5 em BsAs. Meu marido brinca que teria ficado 1 ou nenhuma em MVD e 6/7 em BsAs (pois esta tem realmente mais coisa para fazer em comparação a MVD).

Se o roteiro fosse meu:
Segunda à tarde explorar MVD: almoço no Mercado, voltinha nos pontos turísticos, estádio Centenário (dá para contratar fácil citytour de meio dia - tem uns guichês de turismo oficiais espalhados pela cidade - o nosso contratamos na rodoviária).
Terça: Colônia - Buque para BsAs
Quarta-Quinta: BsAs
Sexta: retorno a MVD (por Colônia ou direto a MVD se quiser poupar tempo)
Sábado: MVD. Iria à Vinicola Bouza (que foi o que mais gostei na cidade) para conhecer e almoçar (vale cada centavo). Dá para ir de táxi comum que é fácil e barato (aliás, táxi em MVD e BsAs é infinitamente mais barato que em Curitiba). Termine o dia com uma ida ao Bar FunFun (tem post ótimo aqui) para ouvir candombe e tomar uvita.

Desculpe se me passei.

Marcos Guimarães
Marcos GuimarãesPermalink

Muito legal suas considerações Ana.
Com certeza levarei em consideração o que me disse.
Punta dizem ser bacana e tal, mas como a grana é curta, talvez seja até melhor ir fora de temporada devido ao alto custo.
Por outro lado, ir somente para conhecer as mansões e a Casa Pueblo, pode ser perda de tempo.
Penso que se eu dedicar mais tempo pra conhecer BsAs, pode ser que aumente o custo da minha viagem pois terei que me hospedar lá tbem por mais tempo.. além do que também tem a questão das bagagens, check out em MVD, check in e check out em BsAs, check in novamente em MVD...
A logistica fica complicada..
Confesso que estou bem na dpuvida sobre o que fazer..

Olá Marcos!
Bom vou te dar minha opinião também!!!
Seguinte, estou indo para Uruguay e Argentina agora em Setembro para ficar 9 dias, e montei o seguinte roteiro: (depois de muita pesquisa na internet e dicas que recebi!)
1º dia: Chegada em MVD na hora do almoço, almoço no mercado del puerto, passeio pela ciudad vieja e jantar Chivito na 18 de julio
2º dia: Colonia del sacramento
3º dia: Punta del leste (Casa Pueblo, mão do afogado, Porto, Curtir a brisa gelada!)
4º dia: Passeio por outros ponto de MVD (18 de julio, Parque Rodó - Me contaram que tem uma feirinha lá aos domingos cheia de coisas legais pra comprar!- El Prado)
5º dia: Buque para BsAs, chegada na hora do almoço, almoço no centro, compras, jantar e passeio em San Telmo
6º dia: Passeio pelo centro e Pontos turisticos e Puerto Madero (inclusive para jantar, achei umas dicas de uns restaurantes com preço bacana, pois dizem que lá é tudo uma facada!)
7º dia: Palermo (parques, zoo e Malba)
8º dia: Recoleta pela manhã, Boca de tarde e Retiro de noite
9º dia: San Isidro e Delta do Tigre
10º dia: Volta para Casa!!!

Montei este roteiro em meses de pesquisa, te passei resumido, pesquisei distancias, viabilidade, restaurantes com preços bons, Em MVD alugaremos um carro devido aos deslocamentos maiores e pq estaremos em 5 pessoas (inclusive uma criança de 3 anos), então vale a pena, mas se fosse sozinha me deslocaria de onibus, e algumas vezes taxi, dizem que é muito barato lá!
Dica importante: Um conhecido da Net que foi pra lá mes passado me deu a seguinte dica: Evite utilizar os taxis que saem do aeroporto de Carrasco, eles superfaturam muuuuuito a corrida, por exemplo, ele pegou um taxi até o centro saindo do aeroporto e pagou $700,00 para voltar do centro ao aeroporto, a mesma distancia ele pagou $260,00 (não é de matar???), os aeroportos sempre tem serviços de onibus fretado que fazem este transporte e talvez não te assaltem desta forma!!!
Bom é isso, se puder ajudar mais estou à disposição, tenho guias e sites que posso te recomendar!!!

Abraço

Roberta
se você trocar o jantar por um almoço tardio em P.Madero pode pegar boas ofertas de "menu do dia", com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Eu já 'almocei' esse tipo de menu depois das 17h, hehehe... com um belo café da manhã dá para considerar essa refeição um 'almo-janta'.
Minha sugestão é inclusive almoçar em P.Madero na chegada porque o Buque atraca logo no início de P.Madero (e eu acho que esse lugar, apesar de ser super-turistão, merece ser visitado de dia E de noite).

já pensou em pegar aquele ônibus turístico para dar uma volta geral pela cidade logo no começo do roteiro e depois ver o que mais vale retornar para visitar? Ex: sei de quem ama o Caminito, mas para mim vale só a passadinha básica do primeiro city tour. Se vc se encantar por algum ponto vc volta, se não for com a cara já dispensa a ida.

Seu roteiro está de babar! boa viagem!

Ana CarolinaPermalink

Se quiser jantar em P.Madero só para aproveitar o lugar, um restaurante simples, sem nada especial, mas bacaninha é o Il Gato Trattoria http://www.ilgatto.com.ar - tire os espaços . É honesto e depois de parrillas e chivitos sempre tem um momento em que uma massinha leve cai bem.

Beth
BethPermalink

Acabei de fazer a seguinte viagem e qualquer dúvida é só falar: MVD é tudo de bom, já estou doida para voltar!
cheguei em MVD segunda à tarde. Fiquei no Punta Trouville Apart, excelente hotel e localização, recomendo. Saímos para jantar a pé.
Na terça-feira fomos à vinícula Bouza e saímos à tarde para as compras. Na quarta fomos ao centro da cidade, teatro, museus e mercado de artesanos.
No dia seguinte fomos à Carmelo de ônibus. Dormimos no Four Seasons.(Momento "caras" da viagem.) Depois fomos à Colonia, dormimos lá (Pousada del Angel, muito bem localizada.)
No dia seguinte fomos para Baires de Buquebus.
Dispensei Punta porque imaginei que um balneário com o frio que está fazendo por lá não deve ser nada bom. Deixei para a próxima viagem.

Excelente!

patriciaPermalink

Marcos, eu estive em Punta no inverno, e, assim como a Ana, não recomendo muito não. Se tens verba curta, vale mais ficar em BsAs. Punta, mesmo no inverno, não é barata. O custo de um hotel em BsAs as vezes compensa mais do que esse bate-volta, fora o cansaço. E infelizmente Montevideo tem bem menos opções e coisas para ver do que BsAs.

Roberta, se eu fosse você iria primeiro a Punta, depois para Colônia e de lá partiria para BsAs. Caso contrário irá fazer dois percuros desnecessários. Acho, se me permites, que irás se cansar muito nesse roteiro e ver tudo muito rapidamente. BsAs vale passear com calma, apreciando cada ponto. Alguns bairros são mais distantes e o trânsito não flui tão rapidamente. As vezes, demora para se descolar de um ponto a outro. Mas claro essa é minha opinião.

Bom passeio para os dois.

Ana CarolinaPermalink

Patrícia - concordo com vc em tudo e repito à Roberta: eu TAMBÉM inverteria Punta-Colônia, inclusive para pegar o buque em Colônia (e economizar um bom tempo de trajeto e um troquinho - pq o buque é mais barato).
O único porém é a tal feira de artesanato (eu dispensaria).

Lud
LudPermalink

Também deixaria Punta para o verão. Nessa época a cidade é super deserta, está quase tudo fechado, vc vai ficar com uma má impressão de Punta. Quando for não deixe de ir na Casapueblo no fim da tarde(até chorei com o ritual do por do sol)e coma o alfajor Punta Balena (muuuuuito melhor que o Havana, até babei no pc só de falar!).
Aproveite este dia e fique em BsAs mesmo tomando um cházinho quentinho no Alvear!

Fábio G.Permalink

Eu estive lá em um mês de outubro, foi interessante fazer o passeio pela cidade.
Mas a cidade de fato é pacata demais. No entanto curtir o por do sol na Casa Pueblo, se vocês não conhecem, compensa SIM a morbilidade local.
Só trocaria a ordem, iria primeiro pra Punta e depois pra Colonia, por questões geográficas.

Oi Ana, Patrícia, Lud e Fabio

Adoro dicas, sempre levo em consideração e são sempre muito úteis! Entendi todas as recomendações, mas tem algumas que para seguir preciso rever todo o roteiro... explico o porque e aí se alguém tiver uma idéia eu aceito de braços abertos!!! Seguinte:

1º ponto (problema): Reservei os hotéis da seguinte forma: Quinta à domingo em MVD... saindo para Buenos Aires na segunda pela manhã... Então vou ter que ir de MVD para Colonia pegar o Buque provavelmente (com o onibus do próprio Buque), tinha pensado em aproveitar a ida para Colonia para pegar o Buque e já passear por lá, mas quero conhecer Colonia com carinho e calma... o que eu faria com as malas por exemplo??? Então pensei muito e isso que me falaram da questão geográfica é super lógico, muito certo, mas não consegui organizar me roteiro de forma à evitar este trecho de viagem por duas vezes!!! (até considero trocar o buque por avião dependendo da facada que for...) Voces sabem se tem outras empresas ao invés do Buquebus???

2º Ponto: Punta imagino que nesta época deve ser tipo Monte verde fora de época, ou Litoral norte de São Paulo no inverno... mas infelizmente meu marido é enfermeiro e trabalha por escala, nunca tem folga de um fim de semana ou feriados inteiros... conseguimos fazer viagens de mais de 2 dias só nas férias dele mesmo... então se não aproveitar pra conhecer Punta agora... só daqui uns 10 anos!!! Mesmo deserta, vou acabar passando por lá... sempre padeço com cidades onde só tem a gente de turista!!! Tomara que ache pelo menos um restaurante pra almoçar!!!!

O City tour em BsAs, eu adoraria fazer, não fosse o meu pequeno filho de 3 anos que nunca ficaria parado dentro do onibus vendo as paisagens... sabem como são crianças... não param nunca, mas se o assunto for caminhar... ele é show, incansável, tem umas perninhas de ouro... então vou acabar andando, e chegando em lugares que não vou gostar e aí vou embora....

O roteiro é meio maluco, talvez eu nem consiga cumpri-lo todo ou até faça modificações ao longo da viagem, mas sabe como é 5 dias em uma cidade como BsAs queria dar uma geral em tudo sabe? E me atentar e perder mais tempo no que achar mais legal...

Adorei a dica do Por do sol na Casa Pueblo, a principio na hora do por do sol já pretendia estar de volta à MVD (mais por conta do filhote mesmo!) mas vcs sabem à que horas o sol se põe por lá nesta época do ano???

Pessoal, eu adorei as dicas de vcs viu? O que tiverem mais de dicas mandem que meu bloquinho tá do lado do computador pra anotar tudinho....

Ah alguém aí visitou os doces de Leche Lapataia em Punta???

Abraços à todos!!!

Angela Bruno
Angela BrunoPermalink

Roberta,

E se você saísse de MDV com o carro alugado e só devolvesse depois de passear em Colônia e antes de pegar o Buque para BUE? Acho que seria uma boa opção... wink

Roberta,

se reservou, mas não pagou todos os dias, sempre existe a possibilidade de negociar com os hotéis. Eu mesmo fiz isso em Montevidéo e não tive problema algum. Pelo contrário, sempre se mostraram muito solicitos e gentis. Quanto as malas,não consigo me lembrar se existe maleiro ou coisa parecida no BuqueBus (tente entrar em contato com eles pelo site www.buquebus.com ) , mas sempre dá para negociar com os uruguaios. Na nossa lua de mel, para teres uma idéia, deixamos nosso carro no hotel da Colônia (sem custo algum) e fomos ficar uma semana em BsAs.

Sobre Punta, sempre tem alguns dos restaurantes abertos e o cassino nunca para. Recomendo comer o churros do Manolo, simplesmente inegualável. Só abre no finalzinho da tarde. Em uma lojinha meio escondida e quase sem identificação. Mas vale ir atrás.

Eu fui na fazenda Lapataia. Confesso que não achei nada de mais, e os preços dos doces de leite são iguais/mais caros que no supermercado. Se tiver pouco tempo, não vale.

O por do sol é realmente bacana. Começa nessa época, por volta das 17:50, se eu não me engano. Agora vai ser dificil manter o pimpolho quietinho durante o processo. hehehe

Falando nele, vá ao cais, pois os leões marinhos e focas ficam por lá dando um show a parte. Para quem gosta de bichos, impossível não se encantar. Na minha vez, teve até um pinguim perdido por lá. hihihi

Abraços,

Fábio G.Permalink

Roberta, eu fui de Colonia para MVD por uma empresa de ônibus que não era a Buque.
Na lanchonete da rodoviária tem um porta-volume para você deixar a sua bagagem.
O por do sol na Casa Pueblo é obrigatório, se você não for e eu te encontrar na rua depois eu juro que te dou uns cascudos hauaha smile
Eu sempre verifico aqui os horários do nosso amigo sol.
Ah.. Fiquei menos de 20 horas em Punta, como o tempo não estava pra praia e era baixa temporada, acho que foi de bom tamanho. Fiz o passeio através de agência, paguei 20USD e contratei os serviços na rodoviaria. Vale a pena.

RobertaPermalink

Ok... vou ficar pro Por do sol!!!! Com gentileza fui convencida!!!! Prometo! Vou até alterar o roteiro que previa Casa Pueblo na ida para Punta (de repente vc acha que vale a Pena passar na ida e na volta????)
Tem uma dica boa de restaurante bom e barato em Punta????

Fuçando na internet encontrei uma empresa que faz a travessia, com onibus de MVD para Colonia e barco de Colonia para Buenos Aires por + ou - R$ 68 por pessoa, juntando meu marido, eu e o filho dá quase 100 reais à menos do que o Buquebus... já gostei!!!! chama Seacat... um barco que parece uma lancha!!! Acho que deve ser válido né???

Ana CarolinaPermalink

Putz, no meu passeio a Punta eu não tive pôr-do-sol na Casa Publo, que triste sad - verifique antes para ter certeza de não comprar gato por lebre.

Sei que ainda há, além da Seacat, outra agência que não lembro o nome agora... mas só tenho experiência em Buque (usei 3x).

Eu usei o guarda-volumes (grátis) da rodoviária em Colônia. Era o último, só coube o mochilão do marido (a minha ficou nas nossas costas, em revezamento), mas o policial/guarda nos explicou que o povo deixa as malas na lanchonete sem problemas e nos pareceu bem tranquilo. Nós só não usamos porque minha mochila era realmente tranquila de carregar.
Também não usamos o ônibus 'oficial' do buque - pegamos um outro que tinha o melhor horário de saída (os preços devem ser tabelados, o ônibus que usamos era bem conservado e a viagem foi tranquila). Insisto: jogaria Colônia para o final para, de lá, ir a BsAs. Poupa tempo e dinheiro.

Fábio G.Permalink

Roberta, não há necessidade de passar na ida não.
Chegue 1 hora antes do por do sol para curtir o visu e conhecer a galeria de arte que tem por lá.
AH..vou corrigir, fiquei cerca de 30 horas por Punta... Não paguei tão caro não, devo ter pago cerca de R$30,00 em um jantar com bebida não-alcoólica e um prato que daria para duas pessoas tranqüilamente. O local não era requintado não, mas estava bem longe de ser baixo nível.

Insisto junto com a Carol.. smile deixa Colonia pro final do URU.. deixa! hau

Ana CarolinaPermalink

além das razões geográficas, na minha opinião Colônia é bem mais charmosa que MVD e Punta... re-repito: deixe "the best for last"

Angela Bruno
Angela BrunoPermalink

Roberta,

Se você já irá alugar carro em MDV, insisto que verifique o custo/benefício em devolvê-lo em Colônia, depois de passear pela cidade e antes de embarcar para BUE.

Já utilizei a Punta Car, mas não deve ser a única.

Oi Pessoal!!!

Estou analisando as possibilidades... tenho que pensar em tudo direitinho porque meus companheiros de viagem (marido, filhos e mãe) são um pouco exigentes... minha mãe jamais deixaria as malas na lanchonete por exemplo... meu marido nas férias jamais gostaria de esquentar a cabeça com "aonde deixar as malas da sogra", aos domingos a maior parte das locadoras de carros só aceitam devolução nos aeroportos internacionais (ao menos as que consultei aqui do Brasil e até já reservei o meu na Hertz), mas eu to analisando, tenho um mês pra acabar de resolver... depois conto!!!
Mas anotei a dica do restaurante de Puerto Madero, do Por-do-sol na casa Pueblo, só falta o Fabio me dar o nome restaurante, ou pelo manos aonde ele fica mais ou menos!!! Existe essa possibilidade???? E as dicas de Buenos Aires??? O que vcs acham imperdível por lá??? To aguardando hein???

Abraços!!!

Júnior
JúniorPermalink

Olá, pessoal!
Vou para BAs agora em agosto (fico 9 dias por lá) e infelizmente só reservei um dia para um bate-e-volta no Uruguai. O que é mais vantajoso conhecer? Colonia ou Montevideo? Se bem que nada que eu li sobre Montevideo até agora me convenceu a visitá-la... Não sei, parece uma cidade meio sem graça... Será que eu estou errado?
Um abraço a todos!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Júnior,
Como você só dispõe de tempo para um bate-e-volta no, vá à Colonia que é bem mais perto de BsAs que Montevidéu. De Colonia a Montevidéu são cerca de 3 horas de ônibus!
Boa viagem.

Ricardo FreirePermalink

É difícil o lugar do mundo que justifique um bate-volta de 3 horas para ir e 3 horas para voltar.

Ana CarolinaPermalink

Meu voto tb é para Colônia.
Na minha opinião Colônia é bem mais interessante que MVD para o bate-volta.

cida verdi
cida verdiPermalink

fiz um bate volta em colonia e achei um saco,dizer que colonia é como Paraty é simplesmente ridiculo.Meia dúzia de casas e alguns escombros não podem ser comparadas a uma cidade com um centro histórico estruturado,comida boa e vida noturna...Ponto para paraty.Achei a viagem longa e cansativa para fazer no mesmo dia;Acho que se a pessoa está de passagem indo a Buenos Aires tudo bem visitar Colonia...mas daí a dizer que as cidades são irmãs...Também não cho muito válido comparar MVD a BS aires é como comparar são paulo a porto alegre. Montevideo tem seus encantos e à medida que vai se conhecendo te encantam. Buenos Aires tem muito mais a ser descoberto mais ambas são encantadoras

Cida,

opiniões são opiniões justamente por serem diferentes! Cuidado ao se referir a dos outros ofensivamente. O que é "ridículo" para vc pode ser "maravilhoso" para outro. Pense nisso! wink

Lucia
LuciaPermalink

Pessoal, vejo muitos comentários sobre Colônia, mas nenhum sobre a história de Colônia. Pelo Tratado de Tordesilhas, o território português acabava em Laguna ( SC). A costa do RS é reta, sem abrigos naturais para os navios, só com a saída da Laguna dos Patos para o oceano em Rio Grande, que tem este nome pq os portugueses achavam que a Laguna fosse um grande rio. Portugueses e espanhóis estavam sempre furando os olhos um do outro! Se os espanhois tinham Buenos Aires, os portuga fundaram Colônia na outra margem do Rio da Prata. Era díficil manter a cidade e resolveram criar um presídio ( uma fortificação militar) no local onde hoje está a cidade do Rio Grande- RS. As missões jesuíticas estavam crescendo no oeste do Rio Grande do Sul, e os portugueses e espanhois resolveram acabar com o poder dos padres, inimigos ficaram amiguinhos! Fizeram o Tratado de Madrid e trocaram os territórios: as missões ficaram portuguesas e Colônia ficou espanhola. Alguns anos mais tarde( uns 8 anos), os espanhois atacaram Rio Grande, ficaram 13 anos na cidade. A população fugiu para o Uruguai ( fundaram Sao Carlos) e para Viamão/Porto Alegre. O governo da província tb veio para Porto Alegre.
Os portugueses construiram fortes em Rio Grande, mas a cidade de litoral não tinha pedras, os fortes eram de madeira. Não existem mais, ao contrário dos fortes feitos pelos portugueses e que hoje estão no Uruguai( próximo a Chuy). Um deles é o Forte de Santa Tereza, um parque nacional uruguaio. Curiosidade: a estrada entre o Chui/Chuy e Punta del Leste/Montevideo vira pista de avião! Com sinalização é tudo. Uns 30 Km depois do Chuy!
Sobre Punta: gosta da cidade, já estive algumas vezes mas no inverno é um pouco deprimente. Experimentem ir no ínicio de dezembro, ainda não é alta temporada, os preços estão melhores.
Lembrem-se: Janeiro é o mês de férias dos argentinos, as escolas argentinas começam em fevereiro. Punta é mais cara em janeiro! Buenos Aires é muito quente no verão! Para quem não conhece: não esqueçam o Riq: Primeiro Montevideo e depois Buenos Aires!
Distãncia de Montevideo/Porto Alegre: já fiz de carro, são 8 horas, melhor opção é por Chuy, uns tres pedágios no Uruguai.
Jaguarão é mais próximo 60 km mas não passa por punta.
Buenos Aires: 13 horas de carro de Porto Alegre, passando por Livramento e Uruguay. Agora não há mais barreiras na ponte entre Uruguai e Argentina por causa da guerra das papeleiras! Podem aproveitar para esticar para as termas uruguaias em Arapey!

Félix
FélixPermalink

Estou indo pela segunda vez à Buenos Aires e tenho apenas 4 dias. Qual passeio seria mais interessante a fazer: dia em Colônia ou passeio ao Delta do Tigre com Trem da Costa? Obrigado.

Ricardo FreirePermalink

Não será a sua última vez, Félix. Faça agora aquele que te apetece mais, deixe o outro para a próxima.

Félix
FélixPermalink

Ricardo, mas qual deles você considera mais interessante? Sobre Colônia temos bastante informação nesse post, mas sobre o Delta do Tigre não sei muita coisa.

Ricardo FreirePermalink

Na página https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire você acha links de relatos sobre o passeio ao Tigre.

Eu acho Colonia mais interessante, mas é questão de gosto pessoal.

MarciaPermalink

Riq e trips: é seguro fazer reserva para Colonia del Sacramento pelo reservas.net?

Sylvia
SylviaPermalink

Olha Marcia ,uso sem receio, qualquer site de reserva que conste das buscas dos maiores atacadistas
(kayak,tripadvisor,hotelscombined,trivago, etc).

MarciaPermalink

Obrigada, Sylvia, mas não consegui por lá não. Acabei conseguindo pelo info@indooruruguay.com o Hotel Beltran, único que aceitava 1 noite somente. É que vou pernoitar no meio do feriado (11/10). Achei meio caro, 108$, mas era pegar ou largar. Posso abusar? O colonia express é muito menor que o buquebus? Devo comprar daqui ou posso comprar quando chegar?
Obrigadíssima desde já.

Ricardo FreirePermalink

O Buquebus é melhor do que o Colonia Express.
Compre pela internet http://www.buquebus.com.ar

MarciaPermalink

Obrigada, Riq. Ao entrar mo site do buquebus, não entendi os horários de alguns buques que saem às 11:30 e chegam 11:45 (?)e outro saindo 13:30 chegando 14:45. Já li todo o post e entendi tudo, mas no site...

Ricardo FreirePermalink

O site tá esquisito hoje no meu computador. Mas tem um buque rápido, que leva 1h, e um buque demorado, que leva 3h. Talvez eles estejam acrescentando 15 min. de "tolerância" para não chegar atrasado. O Uruguai tem horário de verão, a Argentina não -- por isso os horários podem não fazer sentido entre outubro e fevereiro.

MarciaPermalink

Pois é, ontem continuava assim. Hoje vou tentar de novo, espero ter mais sorte. Não sabia do horário de verão no Uruguai. Obrigada mais uma vez, Riq.

Olá, Riq, acabei de finalizar a compra do buquebus Colonia - BsAs, não sem alguma dificuldade, mas hoje os horários já fazem sentido.