Estradas em Visconde de Mauá (pro Hugo)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_5779" align="aligncenter" width="450" caption="Entre Bocaina de Minas e Mirantão (foto: Tacio Philip)"]Entre Bocaina de Minas e Mirantão (foto: Tacio Philip)[/caption]

O Hugo está indo agora no feriado pra Mauá. Ele vem de Belo Horizonte e quer cortar caminho por Juiz de Fora e Caxambu. A dúvida dele é se o trecho final do trajeto, entre Bocaina de Minas, Mirantão e Visconde de Mauá, que é de terra, pode ser feito com carro comum.

Alguém fez esse trajeto recentemente? Tem dicas para dar? À caixa de comentários, por favor!

Surrupiei a foto (tirada em 2007) do interessantíssimo site do fotógrafo, escalador e montanhista Tacio Philip.

42 comentários

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Hugo,
Peguei esta estrada faz uns seis meses e ela está boa.
Só sugiro não fazer o trajeto durante a noite, até porque vc vai perder o melhor que é a paisagem.
Com carro normal, indo devagar, vc não terá nenhum problema.
Boa viagem

Hugo
HugoPermalinkResponder

Lucia, muito boa a sua notícia. Eu quero sair de BH bem cedo em direção a Mauá, de forma que chegue lá por volta da hora do almoço. Vou com bastante calma. Na volta também quero sair cedo para poder chegar em BH no meio da tarde.

Já me disseram que essa estrada é muito bonita mesmo, e além de tudo vou cortar um bom caminho, porque se fosse passar por Volta Redonda e Penedo aumentar muito o trajeto.

Obrigado smile .

fabio g.
fabio g.PermalinkResponder

Hugo, acabei de voltar de Mauá neste fim de semana. Pode ir sem problemas. Além disso, informo que a estrada de terra para quem vai de Penedo (em vias de ser pavimentada) está bem melhor - subi em 35 minutos, até Maringá...

Ernesto, o pato

Hugo

O probela maior é a estrada para Mirantão. Até Maua é bem tranquilo.
Se não choever, carro comuum passa bem. Sugiro ligar para sua pousada, e verificar.

Ernesto, o pato

Em tempo, se estiver com tempo bom, o passeio até CAxambu MG por estrada de terra é lindo. Mas, se voce não estiver com a land da foto, se informe antes!

marcia daskal
marcia daskalPermalinkResponder

De Mirantão até Mauá dá sim, com certeza. De Bocainda de Minas até o Mirantão tenho q consultar as bases (minha sogra mora em Mauá) e dou um retorno mais tarde. Carro comum leia-se carro alto, como Gol ou Palio, por exemplo. Fui de Palio pra Visconde de Mauá muitas e muitas vezes. Honda Fit, Civic etc, eu não faria. Em Mauá, não deixe de comer no Le Petit, o famoso restaurante do sapo.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Fábio G., bom saber que as ruas de Mauá estão em bom estado.

Ernesto, infelizmente não estarei com a Land da foto. Vai ser um vectra, por isso a minha preocupação porque o carro não é muito alto. Mas mesmo assim quero ir com calma e paciência, passando com cuidados nos buracos e valas. Se der tempo vou tentar dar uma passada em Caxambu.

Marcia, se puder olhar com sua sogra como está o trecho de Bocaina até Mirandão seria ótimo. Parece que este pedaço é o pior. Vou torcer para não chover no sábado que vem. Já o nome do restaurante vou anotar para ir visitá-lo.

Ernesto, o pato

Hugo

Vectra e estrada de terra não combinam!

Até Maua a estrada é de trafego constante, então vai sem problema.

Eu sugiro a voce alugar um gol e se despreocupar. Até Mirantão eu fui com um tracker, que é tracionado e foi bem tranquilo. Acredito que um carro comum - mas não um Vectra - faria isto. Se voce quer um carro alto e resistente, tente um Toyota Corrolla. Eu tive um do modelo antigo, e ele nunca sofreu muito na terra. Não sei quanto ao modelo novo.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Ernesto, na verdade o Vectra já é alugado. O meu carro está na concessionária para solução de um defeito de fábrica, e a montadora alugou para mim um Vectra nesse período.

Por isso estou querendo aproveitar para conhecer Mauá, mas também não quero danificar o carro.

Como a Junia sugeriu, vou ligar na pousada um dia antes, e se não tiver chovido na sexta e no sábado e se a estrada estiver boa devo ir por Bocaina mesmo. Se tiver chovido ou se a estrada estiver ruim, devo dar a volta por Penedo.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Hugo,
A estrada de Bocaina até o Mirantão acho que não é o grande problema. O trecho mais complicado é da vila de Mirantão até Visconde. Já fui de vectra para Visconde e tive que ir bem devagar. Mas acho que mesmo com chuva, vc não vai enfrentar grandes problemas.
Abs

Julio
JulioPermalinkResponder

Eu Tb seguiria o conselho do Ernesto.Ligar para a pousada e qqr dúvida 4x4.Não aconselho mesmo carro comum...vai passar mas depois vem a conta.

Junia Gaudereto

Hugo,

Acabei de passar pela estrada de Maringá a Bocaina (dia 24/09). Saí de Maringá para Tiradentes, sem voltar em Mauá. Estava em um Honda Civic, com 4 pessoas e muita bagagem. Confesso que preferimos esta estrada à de Penedo-Mauá. O carro bateu um pouco, mas ficou tudo bem. Até agora não tivemos problemas com ele. Para se garantir, a melhor sugestão é ligar para a sua pousada um dia antes e conferir. O pessoal da pousada recebe as notícias das pessoas que passam por esta estrada diariamente. Foi o pessoal da Terra da Luz que nos garantiu que poderíamos ir sem problemas e realmente deu tudo certo. Boa viagem!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Vou ligar para a pousada na véspera da viagem para me certificar de como está a estrada. Mas ao que parece, basta ir com tranquilidade e sossego que não terei problemas.

marcia daskal
marcia daskalPermalinkResponder

Hugo, demorou mas voltei. Por causa das chuvas, as condiçoes da estarada mudam a cada dia. Por isso minha sogra deixou o telefone da Selma, que tem um armazém em Santo Antônio (032) 3294-4040, pra você ligar antes de pegar a estrada da Liberdade. Ela me disse que vindo da estrada Juiz de Fora- Caxambu, para chegar em Mauá você tem que entrar em Liberdade, depois Bocaina de Minas, Santo Antonio, Mirantão e Visconde Mauá. De Liberdade a Bocaina é asfalto. Se a estrada de Bocaina até Mauá estiver ruim é melhor você continuar até Caxambu. Aí vai por engenheiro Passos, Penedo e Visconde de Mauá. A volta é muito maior, mas com certeza você chega. Se a estrada de Bocaina até Mirantão estiver boa você ganha bastante tempo. Ela disse que tem uma subida de Santo Antônio até o Mirantão, o que pode complicar em caso de chuva. Por isso aconselhou dar uma ligadinha antes de pegar a estrada, se a sua pousada não souber informar. Espero ter ajudado. Um oferecimento...minha sogra!

marcia daskal
marcia daskalPermalinkResponder

Hugo, um recado da minha sogra pra vc: "Fale se for por Bocaina, para dar uma paradinha no armazem da Selma em Santo Antonio, para tomar uma agua, um refrigerante e comer um queijinho.Quando sair de lá em direção a Mirantão prestar atenção após a subida, na vista que se tem de Santo Antônio. Vale a pena!". Recado dado.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Marcia, na volta de Visconde eu passei por Mirantão, mas não sei porque pensei que o armazém da Selma fosse em Bocaina. Passei por Santo Antônio, segui em frente, cheguei na rodovia asfaltada e virei para Bocaina. Chegando lá parei no posto na entrada da cidade e fui perguntar sobre o armazém mas ninguém conhecia. Resolvi olhar a sua mensagem que eu havia impresso, e só então vi que tinha errado, pois já tinha passado pelo armazém.

De qualquer forma queria agradecer muito a ajuda, e numa próxima viagem por Santo Antônio irei ver a Selma com certeza.

marcia daskal
marcia daskalPermalinkResponder

Imagina Hugo, que bom que não choveu na volta e você pode seguir a viagem como havia planejado! Um abraço,

Hugo
HugoPermalinkResponder

Marcia, muuuuuuuito obrigado pela ajuda. Aqui em BH tem chovido muito nos últimos dias, e pelo visto está chovendo no Rio também.

Realmente, com chuva acho melhor evitar estrada de terra. Se o trecho de Bocaina até Mirantão estiver ruim, estou pensando em ir até Volta Redonda, depois Penedo e Visconde de Mauá. É quase 100 kms mais longe, mas melhor do que ficar atolado na estrada.

Na sexta, no final do dia, irei ligar para a Selma e ver com ela como está a estrada. Caso eu passe por Bocaina, passarei no armazem para fazer um lanche.

Um grande abraço.

marcia daskal
marcia daskalPermalinkResponder

Boa viagem Hugo. Se tiver que ir por Penedo, se programe para ver se consegue almoçar por lá - ou pelo menos comprar uns chocolatinhos...

Hugo
HugoPermalinkResponder

Bem, voltei de Visconde ontem e queria atualizá-los sobre as estradas. Na ida eu peguei a 040, fui pela estrada de Volta Redonda, depois Dutra, saí para Penedo e subi a serra. Como estava chovendo achei melhor não arriscar passar por Mirantão e Cia.

A serra até Visconde não é difícil. Dá para ir tranquilo, mesmo com chuva. Basta ir com calma e segurança, evitando abusos.

Em Visconde as ruas estavam ruins. Por causa das chuvas eram muitos os buracos, o que chacoalhava o carro demais. A Pousada Terras Altas é muito agradável. O chalé em que fiquei é ótimo, e não perde para os chalés da Mauá Brasil (estive lá só conhecendo). O restaurante da Terras Altas é excelente, e a adega muito diversificada e com bons preços. O que poderia melhorar na pousada era o café da manhã (tudo caseiro e gostos, mas com pouca variedade) e a área de piscina e sauna (não são nada convidativas).

O problema da Terras Altas é a distância, pois até Maringá gasta-se em torno de 30 a 40 minutos. Para quem quer ficar na parte central, recomento o Jardins do Passaredo, que tem uma localização incrível.

Na parte de culinária Mauá surpreendeu. Os restaurantes são muito bons, com ótima comida e atendimento atencioso. Fui no Gosto com Gosto, Rosmarinus, Babel, Terra da Luz e no da própria pousada Terras Altas. De todos, o único que achei que não valeu muito (custo-benefício) foi o da Terra da Luz, mesmo com o excelente show do Wagnter Tiso.

No tempo que fiquei em Mauá praticamente não choveu. Por isso resolvi voltar por Mirantão e não me arrependi. Só peguei uma subida com muita lama, e consegui superá-la embalando o carro. Mas no geral o passeio é muito agradável, só não recomendo em períodos de chuva com carros 4x2, já que alguns trechos devem ser complicados quando molhados.

O retorno por Mirantão economiza uns 30 ou 40 minutos de viagem, mas entrega muito no que se refere à vista e à tranquilidade do passeio. Sem dúvida recomendo.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Riq,
procurei se tinha algum post de Maua mas nao achei nada nao...como sei que serra nao é mesmo a sua praia...acho que estou certa.
Passei o ultimo final de semana lá e tenho uma pousada a indicar, Pousada Olho d'Agua ( http://www.olhodaguamaua.com.br )
O bom é que ela é bem no centrinho de Maringa-RJ e nem parece...parece ser isolada...nada de barulho! E da pra passear no centrinho sem sair de carro.
Outro passeio muito legal é na Piscicultura Santa Clara (também é na região de Visconde de Maua...mas nao sei qual a cidadezinha nao)
Tem as piscinas da criação de truta e pratos otimos no restaurante.
Comi sashimi de truta, carpaccio de truta, uma delícia! Otimo jeito de fechar o dia depois das cachoeiras...

O assunto do momento na região é a chegada do asfalto a estrada...todos com muito medo de aumentar o fluxo de turistas.. num ponto que a região não aguente...ja que nao tem essa estrutura toda.

Ricardo Freire

Quando quiser mandar fotinhos pra transformar isso em post... às ordens smile

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Thanks Riq...mas sabe que sou ruim de fotos né...vou dar uma procurada...

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Carla;
Já fiquei nessa pousada também e gostei muito. Fiquei no chalé mais alto e realmente não ouvi nada de barulho, mas fazem uns 8 anos. Ano passado fiquei na www.mauabrasil.com.br é sensacional!Vale a visita! Mas é bem isolada, ou seja, tem que pegar carro para estar no centrinho.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Olá viajantes:

numa promoção dp Peixei Urbano arrematei um quarto standart do Hotel Fronteira. Nunca fui à Mauá, apesar de morar no Rio (shame) e não conheço nada por lá. Farei reserva no começo de agosto e ficarei de sexta à domingo.E o tempo? Será que chove muito? Alguém tem dicas de lojinhas interessantes e restaurantes por lá?
Desde já, obrigada.

Fabio de Rezende

Bom, não sei onde fica o seu hotel, mas posso te dizer o seguinte:
Estive lá umas 2 semanas atrás e a estrada asfaltada (Penedo - Mauá) já está quase chegando em Mauá, deve faltar uns 5 Km para chegar no pequeno centro de Visconde de Mauá. O problema é que o maior movimento na região ocorre em Maringá-RJ e MG e em Maromba. Estes locais são um pouco distantes de Mauá, até Maringá RJ e MG uns 5Km em estrada de terra e até Maromba mais uns 2 Km. Eu e minha esposa gostamos muito de Maringá, tanto RJ como MG. Maringá RJ tem um centrinho maior, com lojas de artesanato, alguns restaurantes e tal. Tem uma loja de roupas de frio em Maringá-RJ muito interessante, não lembro o nome, mas não tem erro, a loja fica em frente à rua que dá acesso à ponte para Maringá-MG. Ainda em Maringa-RJ tem um bar, no estilo alemão, que fica de frente para a rua, que serve um chopp maravilhoso, pra quem gosta é imperdível (fica anexo a um restaurante japonês, é só perguntar para um dos guardas que ficam orientando o trânsito). Em Maringá-MG estão localizados a maioria dos melhores restaurantes, não tenho como te indicar algum específico, mas todos parecem bons.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Ah! Esqueci de perguntar sobre as estradas...

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naila! O hotel Fronteira fica numa área mais isolada em Mauá. Para ir a lojas e restaurantes você deverá ir ao centrinho. Vamos colocar a pergunta no Perguntódromo para ver quem passou pelo último trecho da estrada, a serra de Penedo até lá, ultimamente.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Sobre o trecho do seu hotel em particular, não conheço. Mas ouvi dizer de boa fonte que a estrada está tranquila, quase pronta, nada a preocupar.

Ano passado é que estava um verdadeiro filme de terror(estive duas vezes!), porque justamente estavam mexendo a terra, aumentando, para asfaltar a estrada. Estava simplesmente horrível e não poderia recomendar a ninguém em sã consciência. Mas como esse pesadelo passou, estou querendo ir com a família em breve.

A estrada da Mauá a Maromba, passando por Maringá(onde há muitas pousadas, restaurantes e lojinhas) não é asfaltada, mas é tranquila, em geral. Não há o que se preocupar nas condições normais de temperatura e pressão(que inclui um pouco de chuva).

Os melhores restaurantes estão - como já mencionado acima - em Maringá MG. Existe um a pequena(mesmo!) ponte de pedestres, caso você tenha deixado o carro em Maringá RJ. Mas é óbvio que metros adiante se pode passar de carro para o lado "Minas" de Maringá.
No lado "Rio de Janeiro" há ótimas pousadas, e alguns restaurantes que não desrecomendo e são um pouco mais em conta. Truta é o prato principal da região, além de fondue, pizza, e é claro, comida mineira. Existe um restaurante de comida mineira no lado "Rio" de Maringá com comida honestíssima, tudo fresco e gostoso, apenas esqueci o nome(fica na rua principal(estrada Maringá-Maromba, no centrinho). Pode comer lá um dia, o preço é bem decente e a comida também.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Clara, valeu pela atenção.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Valeu, Bóia e Fábio!

Fernanda M
Fernanda MPermalinkResponder

Não deixe de ir ao Gosto com Gosto, um doce de limão com recheio de doce de leite, lembro até hoje. O menu degustação do Babel também é demais, com um visual fantástico. Fiquei, há muitos anos, no Bosque das Azaléias, voltei, sem filhos, no Verde que te quero ver-te, demais, voltei, com filhos, no Repouso Maringá, uma delícia, e, no ano passado, sem filhos no Terra da Luz. O café da manhã é um mimo. É um lugar a ser descoberto...Cogumelos, queijo de cabra, bolo húngaro... Natureza, natureza, natureza...

Patrícia B. Maia

Naila, fui em junho e a estrada está quase toda asfaltada até Mauá. Melhorou muito! O seu hotel fica afastado deste centrinho. Aí a estrada é de terra mas não é ruim. P/ Maringá e Maromba a estrada não é boa.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Obrigada Fernanda e Patrícia. Dicas anotadas.

Paula Garcia
Paula GarciaPermalinkResponder

Indico o restaurante de Caças da Fazenda do Mel. É maravilhoso e a chef já ganhou vários concursos do festival do Pinhão. Mas tem que ir cedo e dá pra aproveitar a cachoeira do hotel enquanto espera o almoço ficar pronto. Qq coisa www.fazendadomel.com.br

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Gente:
cheguei hj de Mauá. Lindo demais! A estrada está sendo asfaltada e com promessas de chegar até Maromba.
Ficamos(eu e marido) hospedados no Fronteira-Arte e Hotelaria. Chalés bonitos e grandes, confortáveis e café da manhã delicioso!
Comprei essa promoção no Peixe Urbano. Eram 2 diárias, mas como fomos no meio da semana, ganhamos mais uma.
Valeu a pena! Nunca tinha comprado oferta de viagem em site de vendas coletivas... mas tudo correu super bem. Fomos muito bem tratados.
Deixo então aqui a dica: Hotel Fronteira em Mauá.

Gustavo Bonelli

Não canso de me surpreender com esse site. Achei que não encontraria nada sobre Visconde de Mauá e olha só quanta info! Estou voltando com a minha esposa depois de mais de 10 anos sem ir pra lá. As dicas já estão anotadas.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Naila, comprei esta mesma promoção, será que você poderia contar um pouco mais da experiência do hotel !?

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Carla:
desculpas...só vi hj essa mensagem. Acho que está mio tarde para te responder..rs
Como disse no post anterior, o hotel é muito bonito e os chalés confortáveis.
Essa promoção ainda está valendo?(comprei pelo Peixe Urbano)

Abs

CARLOS ANDRE
CARLOS ANDREPermalinkResponder

ALGUEM SABE A quilometragem de maua seguindo para bocaina de minas. ate chegar aum posto de gasolina?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos André! O melhor é perguntar para a pousada onde você vai se hospedar.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Riq, Bóia e tripulação;
Acabo de voltar de uns dias em Mauá, dessa vez com filhos.
Smpre gostei muito de lá, mas confesso que é quase impossivel achar uma pousada bacana para ir quando crianças estão inseridas.
Dessa vez consegui, ficamos na http://www.pousadacasabonita.com.br/
no alto de maromba.
A pousada é uma graça, o serviço impecável e os chalés bem aconchegantes. O nosso (nº5) tinha dois quartos com TV ( pequena é verdade) cada, lareira, ante sala também com lareira, uma jacuzzi deliciosa e um excelente chuveiro. Os quartos têm lençois térmicos que foram uma mão na roda, notadamente essa época do ano. Ficamos dois dias no esquema de pensão completa e dois dias com cafe da manhã.
A comida é deliciosa, o café da manhã é dos Deuses ( apesar de não ter muita fartura tudo é muito bem feito) e a noite servem uma sopinha, um quiche, ou similar e uns frios/queijos, perfeitos para acompanhar um bom vinho.
A pousada conta ainda com uma super estrutura para a cachoeira que é escancarada ao lado da sede!!!!!!!!Lindo demais. Fizeram um gande deque com espreguiçadeiras e sauna. Claro que não usamos porque o frio a essa época do ano é proibitivo, mas no verão, deve ser imperdível.
Enfim, fica a dica para que adora Mauá e se vê meio restrito a ir com os filhotes. Os meus têm 7 e 11 anos e adoraram!
Claro que a pousada não tem o luxo da http://www.mauabrasil.com.br/ e da http://www.pousadaterrasaltas.com.br/ que já fiquei anteriormente e são fantásticas, porém não aceitam crianças, mas é uma excelente opção.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar