Estradas em Visconde de Mauá (pro Hugo)

Entre Bocaina de Minas e Mirantão (foto: Tacio Philip)
Entre Bocaina de Minas e Mirantão (foto: Tacio Philip)

O Hugo está indo agora no feriado pra Mauá. Ele vem de Belo Horizonte e quer cortar caminho por Juiz de Fora e Caxambu. A dúvida dele é se o trecho final do trajeto, entre Bocaina de Minas, Mirantão e Visconde de Mauá, que é de terra, pode ser feito com carro comum.

Alguém fez esse trajeto recentemente? Tem dicas para dar? À caixa de comentários, por favor!

Surrupiei a foto (tirada em 2007) do interessantíssimo site do fotógrafo, escalador e montanhista Tacio Philip.

46 comentários

Hugo,

Acabei de passar pela estrada de Maringá a Bocaina (dia 24/09). Saí de Maringá para Tiradentes, sem voltar em Mauá. Estava em um Honda Civic, com 4 pessoas e muita bagagem. Confesso que preferimos esta estrada à de Penedo-Mauá. O carro bateu um pouco, mas ficou tudo bem. Até agora não tivemos problemas com ele. Para se garantir, a melhor sugestão é ligar para a sua pousada um dia antes e conferir. O pessoal da pousada recebe as notícias das pessoas que passam por esta estrada diariamente. Foi o pessoal da Terra da Luz que nos garantiu que poderíamos ir sem problemas e realmente deu tudo certo. Boa viagem!

Eu Tb seguiria o conselho do Ernesto.Ligar para a pousada e qqr dúvida 4×4.Não aconselho mesmo carro comum…vai passar mas depois vem a conta.

Hugo,
A estrada de Bocaina até o Mirantão acho que não é o grande problema. O trecho mais complicado é da vila de Mirantão até Visconde. Já fui de vectra para Visconde e tive que ir bem devagar. Mas acho que mesmo com chuva, vc não vai enfrentar grandes problemas.
Abs

Fábio G., bom saber que as ruas de Mauá estão em bom estado.

Ernesto, infelizmente não estarei com a Land da foto. Vai ser um vectra, por isso a minha preocupação porque o carro não é muito alto. Mas mesmo assim quero ir com calma e paciência, passando com cuidados nos buracos e valas. Se der tempo vou tentar dar uma passada em Caxambu.

Marcia, se puder olhar com sua sogra como está o trecho de Bocaina até Mirandão seria ótimo. Parece que este pedaço é o pior. Vou torcer para não chover no sábado que vem. Já o nome do restaurante vou anotar para ir visitá-lo.

    Hugo

    Vectra e estrada de terra não combinam!

    Até Maua a estrada é de trafego constante, então vai sem problema.

    Eu sugiro a voce alugar um gol e se despreocupar. Até Mirantão eu fui com um tracker, que é tracionado e foi bem tranquilo. Acredito que um carro comum – mas não um Vectra – faria isto. Se voce quer um carro alto e resistente, tente um Toyota Corrolla. Eu tive um do modelo antigo, e ele nunca sofreu muito na terra. Não sei quanto ao modelo novo.

    Ernesto, na verdade o Vectra já é alugado. O meu carro está na concessionária para solução de um defeito de fábrica, e a montadora alugou para mim um Vectra nesse período.

    Por isso estou querendo aproveitar para conhecer Mauá, mas também não quero danificar o carro.

    Como a Junia sugeriu, vou ligar na pousada um dia antes, e se não tiver chovido na sexta e no sábado e se a estrada estiver boa devo ir por Bocaina mesmo. Se tiver chovido ou se a estrada estiver ruim, devo dar a volta por Penedo.

De Mirantão até Mauá dá sim, com certeza. De Bocainda de Minas até o Mirantão tenho q consultar as bases (minha sogra mora em Mauá) e dou um retorno mais tarde. Carro comum leia-se carro alto, como Gol ou Palio, por exemplo. Fui de Palio pra Visconde de Mauá muitas e muitas vezes. Honda Fit, Civic etc, eu não faria. Em Mauá, não deixe de comer no Le Petit, o famoso restaurante do sapo.

Em tempo, se estiver com tempo bom, o passeio até CAxambu MG por estrada de terra é lindo. Mas, se voce não estiver com a land da foto, se informe antes!

Hugo

O probela maior é a estrada para Mirantão. Até Maua é bem tranquilo.
Se não choever, carro comuum passa bem. Sugiro ligar para sua pousada, e verificar.

Hugo, acabei de voltar de Mauá neste fim de semana. Pode ir sem problemas. Além disso, informo que a estrada de terra para quem vai de Penedo (em vias de ser pavimentada) está bem melhor – subi em 35 minutos, até Maringá…

Lucia, muito boa a sua notícia. Eu quero sair de BH bem cedo em direção a Mauá, de forma que chegue lá por volta da hora do almoço. Vou com bastante calma. Na volta também quero sair cedo para poder chegar em BH no meio da tarde.

Já me disseram que essa estrada é muito bonita mesmo, e além de tudo vou cortar um bom caminho, porque se fosse passar por Volta Redonda e Penedo aumentar muito o trajeto.

Obrigado 🙂 .

Hugo,
Peguei esta estrada faz uns seis meses e ela está boa.
Só sugiro não fazer o trajeto durante a noite, até porque vc vai perder o melhor que é a paisagem.
Com carro normal, indo devagar, vc não terá nenhum problema.
Boa viagem

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito