Um guia da Serra da Estrela a seis mãos

Portugal: Women in Black (foto: Beto Pachoalini)
Portugal: Women in Black (foto: Beto Pachoalini)

Até pouco tempo atrás, a Serra da Estrela para mim lembrava apenas um gostosíssimo queijo português de ovelha que é servido derretido no fabuloso (e caro pra dedéu) couvert do Antiquarius. Foi só a partir de uma pergunta aqui no blog que eu descobri que a Serra da Estrela é também um destino turístico importante de Portugal, aonde acorrem os portugueses em busca de uma experiência, ahn, alpina, sem sair do país.

Tempos depois o Beto Paschoalini, cujas raízes italianas estão migrando para Portugal via Moçambique, publicou um post só para contar, todo amostrado, que recebia em casa queijos inteiros quando visitado por emissários serranos.

Como acontece nos blogs bem-freqüentados, o post deu cria. A Cida L., que de vez em quando também aparece por aqui, fez uma pergunta sobre como subir à Serra a partir de Évora, e recebeu respostas abalizadíssimas não apenas do Toni Gravata, amigo e fornecedor queijeiro da família Paschoalini, como da nossa querida Isabel Oliveira (Isabel O., para os abreviados).

O Beto aproveitou e criou um post novo e utilíssimo a partir das dicas insiders dos ilustres tugas, o Pequeno Guia da Serra da Estrela — com direito até a Google Map mostrando a rota sugerida pela Isabel.

Um beijo, um queijo — e passe lá!

Leia também:

Isabel O. pela França

P’r’t’gall: aj sét’ mârâvilhâj

14 dias em Portugal e Espanha pra Carol

Espanha e Portugal no inverno

Lisboa em 37 posts

30 comentários

Mais um acrescento.
Permitam-me dizer que o tema “queijo da Serra” é o que eu chamaria um clássico do universo bloguesiano do Beto.
Há meses deixei-lhe uma notinha – queijo da serra, mais nozes e presunto de Trás-os Montes (outra região à espera de ser por vós descoberta), pão rústico alentejano, e um bom tinto do Dão… ou qualquer outro local (cada vez temos vinhos melhores). Nunca nada será como dantes em termos gastronómicos!

Os hoteis frios já “eram”…
Abriram nos últimos anos imensos estabelecimentos óptimos.
Se derem um olhinho ao texto do beto vêem lá a “Casa das Penhas Douradas”. Estive em Dezembro. Mais quentinho não podia estar.
Vejam lá este, é das últimas novidades
https://www.h2otel.com.pt/default.asp

Estive na serra da estrela há cerca de 9 anos! Amei!
Comi e comprei tanto queijo da serra q tive q ficar uns anos sem sentir o cheiro.
Outro “produto” típico da serra é o cão pastor. São enormes, peludos e simpáticos. Meu marido queria trazer um filhote de qquer modo, consegui demovê-lo da idéia após uns dias.
Ficamos em Manteigas numa pousada q não consigo me lembrar o nome (vou pesquisar e coloco aqui assim q descobrir). Os donos do hotel, um casal muito fofo, esperavam por nós a noite p/ assistirmos tv, conversarmos e comermos biscoitos juntos.
Sem dúvida é uma parte de Portugal recomendadíssima!

Beto
Boa, boa fotografia.
Em as áreas rurales do Mediterrãneo é comum as “women in black”. Incrível em 2009, mais certo!!!

A Serra de Estrela eh uma delicia!
Mas faz um friiiiio!!!
Minha dica pra quem pretende ir pra regiao durante o inverno, e aproveitar as pistas de ski, atencao aos hoteis, pois no norte de Portugal (apesar do frio!) nao eh muito comum que casas e hoteis tenham aquecimento central, e infelizmente as vezes eh tao frio dentro do hotel, quanto do lado de fora!!
Super desconvortavel!

Mas realmente os produtos de couro cru e couro de ovelha (daqueles que sao na verdade a pele da ovelha virado do avesso, entao sao “forrados” de la pura!) sao os melhores (e mais quentinhos!) do mundo!

Ha umas semanas atras tambem voltei de uma viagem pelo norte de Portugal, mas fiquei apenas na regiao do Porto.
Riq, desculpe pelo post auto promocao, mas jah que o tema eh Portugal, aproveito pra deixar a dica do roteiro das Caves do vinho do Porto que fiz:

https://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2009/10/01/caves-do-vinho-do-porto

E o roteiro pela cidade do Porto, escrito em colaboracao com meus leitores Portugueses (cheios de inside tips!):

E mais aqui:
https://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2009/09/21/o-porto-como-os-tripeiros-post-coletivo/

https://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2009/09/22/porto/

https://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2009/09/24/porto-dia-2/

P.S. Se vc achar esse comentario muito abusado, feeel free de deleta-lo! 🙂

Bjs
Dri Miller

ah! e dizem que é onde tem o melhor couro de Portugal. Tem váaaaarias lojas de produtos de couro!

Women in Black é a melhor tradução para este belo passeio. Partimos da cidade de Covilhã, uma das “portas” para o Parque Nacional da Serra da Estrela, passamos por Manteigas, Gouveia e Seia. Perto de Manteigas existe uma antiga lagoa de origem glacial, um oásis. O queijo é espetacular.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito