Uruguai: dáme un y medio

Conta em Colonia: aceitam-se três moedas
Conta em Colonia: aceitam-se três moedas

É fácil pagar a conta em dólar no Uruguai. Quase todo lugar aceita, e todo mundo tem a cotação na ponta da língua. Quando fui pagar um lanche em Colonia (tinha trocado pouquinho dinheiro, e gasto quase tudo na rodoviária comprando passagem de ônibus), a moça me avisou: “a cotação do dólar não está boa, o peso valorizou 20% ultimamente”.

Esta é a principal diferença entre o custo de viagem no Uruguai e na Argentina. O peso uruguaio — assim como o real, o euro e quase todas as moedas do mundo — está se valorizando frente ao dólar. O peso argentino é uma das únicas moedas que continuam ladeira abaixo. Por isso as coisas parecem grátis na Argentina.

Encontrei o dólar valendo 21 uruguaios (mas 20 nas casas de câmbio e nos estabelecimentos e o real valendo 12 (mas entre 10,50 e 11 nas casas de câmbio e estabelecimentos). O que é exatamente a mesma cotação de um ano e 10 meses atrás, quando estive em Punta.

Os preços, por isso, não estão aquele dáme dos de Buenos Aires; no Uruguai estão no máximo dáme un y medio. Quem mora em São Paulo vai achar que os preços são bons — desde que não tenha passado pela Argentina.

Alguns preços:

Táxi: é quase tão barato quanto na Argentina. A maioria das corridas entre Pocitos e vários pontos do Centro (da Ciudad Vieja à feira Tristán Narvaja) custou 90 uruguaios, ou pouco mais de 8 reais na cotação “da rua” de 11 pesos por real.

Entrecôte no bar Tranquilo, um restaurante não caro: 175 uruguaios (16 reais)

Prato de massa no Tabaré, restaurante mais metido: 280 uruguaios (25 reais)

Uvita (shot de vermute) no Baar Fun Fun: 35 uruguaios (3 reais)

Café expresso no shopping Punta Carretas: 36 uruguaios (3,20 reais)

Passagem de ônibus Colonia-Carmelo, 1h de viagem: 78 uruguaios (7 reais)

Passagem de ônibus Carmelo-Montevidéu, 3h30 de viagem: 235 uruguaios (20 reais)

Quanto às compras, deixe para fazer na Argentina…

70 comentários

Olá!
Alguém me ajuda com esta dica…
Vou para Punta e Montevideu no final de fevereiro, como irei a Punta primeiro, gostaria de saber se existe alguma diferença/vantagem entre trocar reais por pesos no aeroporto de Montevideo ou em Punta mesmo? Já ouvi falar que não é vantajoso fazer este cambio aqui no Brasil.
Obrigada!!!!!

Pessoal
Estamos indo para Montevideo, ficaremos 10 dias inclusive a passagem de ano.
Gostaria de dicas concretas sobre hotéis ou casas de festas para o reveillon.
Viajaremos com adolescente e não será possível irmos a La Fiesta Punta o melhor local para as festas de fim de ano.
Gostaríamos tb de dicas para as vinícolas e os bons vinhos.
Att
Eduardo

Salve a todos de plantao!!
talvez minha historia possa ser interessante para quem deseja um roteiro por montevideo e b.aires!!
minha esposa e eu estaremos em mvd e bues entre os dias 05 a 11 de maio…semana que vem, maravilhaaaa!! decidimos ir de curitiba a montevideo, ida e volta para assim matar dois coelhos latinos, voos
pela pluna (baratissimo, 500 dolarel no total idae vokta com taxas). ficaremos um pernoite na ida outro na volta, no four points, que disseram ser otimo e ficar perto do centro e do mercado – sera que estou certo???. chegaremos em bues a noitinha do dia 06 e ficaremos ate dia 10, qdo voltaremos novamente para mvd (voo ida e volta pela aerolineas ao custo de 90 dolares por pessoa. Em baires ficaremos no libertador sheraton (alguem conhece???). no dia 10 voltamos de bues para mvd e de la para curitiba, no dia 11.05. Ric e viajantes amigos, sera que estou fazendo um bom roteiro?? alguma dica mais concreta para estes 6 dias no delta del prata?? uma duvida por exemplo?? o que vcs observam qto a bagagens nos dois aeroportos (carrasco e aeroparque??)’ no que diz a volume e taxeas e dutyfrees?? desde ja agradeco pela gentileza em retornarem e parabens pelo seu trabalho.
boas viagens e aventuras a todos. abracos’ fabiano

Nossa “boia”, esse texto foi um dos primeiros que eu li e como, na época, nao tinha interesse em ir a montevideo passou batido a informação.
muito obrigada.

Olá ricardo, tudo joia?
estou viciada no site e há semanas entro aqui todo dia. 😀

inicialmente, ia passar 8 dias em buenos aires mas, como meu namorado achou muito tempo lá(já conhecemos), decidimos esticar até montevideo. 2 ou 3 dias são suficientes?
e tem como ir pra colonia pela seacat e lá pegar o onibus com a cot para montevideo? ou só pela buquebus.

obrigada desde já.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito