Charada da 6a.: dose dupla

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vou aproveitar que dois integrantos, ou duas integrantas, ou ainda dois integrantes (um integranto e uma integranta) da tripulação me mandaram fotos e vou fazer a primeira charada dupla da história desta tradicional competição. Sim! Quando é postada a charada você sabe que a 6a. feira está chegando ao fim (menos para o blogueiro, que sai correndo para a Redação fechar a página do Turista Profissional) e o fim de semana se anuncia.

charada13nov

A charada do alto se chama "Minha terra tem palmeiras", mas não tenho certeza se o sabiá canta por lá. Eu acredito que tenha alguma coisa a ver com a Espanha, mas não tenho certeza. Enfim, ganha a posse compartilhada do Troféu da Bóia quem chutar primeiro que cidade é essa.

A charada de baixo é uma homenagem a Claude Lévi-Strauss -- aquele que, segundo Caetano, detestou a Baía da Guanabara. Como assim, Bial? A pergunta é: que pedra é aquela bem no meio da foto, que aponta para o céu como -- perdão -- um seio empinado? Quando bati o olho, pensei: como é que eu nunca vi essa montanha no Rio? Quem chutar primeiro ganha a posse compartilhada do Troféu da Bóia por uma semana.

charada13nov2

Claro que se alguém for o primeiro a acertar as duas ao mesmo tempo ganha o Troféu inteiro.

Preparar, apontar... bóia!

RESPOSTA:

[caption id="" align="alignleft" width="70" caption="Arnaldo"]Arnaldo[/caption]

[caption id="" align="alignleft" width="70" caption="Ferdy"]Ferdy[/caption]

Primeiro vou revelar quem mandou as fotos. A de cima é da Marcie,  que esteve na Itália recentemente. E a segunda é da Carla Portilho, que andou fazendo (e andou não gostando muito) um minicruzeiro entre o Rio e Santos. O primeiro a matar uma parte da charada foi o Arnaldo, que por sinal foi o primeirão a responder, e escreveu "Cristo". Devido aos recentes casos de má arbitragem no campeonato brasileiro, porém, eu preciso no mínimo dar uma menção honrosa para o Alexandre Giesbrecht, fundador e presidente da Avivixe, que nomeou o acidente geográfico pelo seu nome oficial, o Corcovado. A charada do alto, porém, persistiu a tarde inteira, e talvez não tivesse sido desvendada se eu não tivesse ajudado com uma diquinha às cinco da tarde. Até o querido Alessandro Hirata, o Doktor Alê, retornou das trevas do apagão para matar uma charada, mas não rolou. Foi quando o Ferdy, que acredito ser estreante em charadas, juntou lé com cré e adivinhou e cravou firme: essas palmeiras ficam próximas à Piazza di Spagna, em Roma, conforme nos jura a Marcie ele mesmo se lembrava. Nâo falei que tinha alguma coisa a ver com a Espanha shock ? Parabéns Arnaldo, parabéns Ferdy, parabéns mencionados! Semana que vem nóis vorta!

87 comentários

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Barcelona e Cristo

Ricardo Chester

Araxá e Cristo

Alexandre Giesbrecht - AVIVIXE

A pedra é o Corcovado. A terra que tem a ver com a Espanha — ?

Araxá, talvez? (Comparação meio esdrúxula com Arántxa Sanchez.

diogo
diogoPermalinkResponder

barcelona (praça real) e cristo redentor!!

Ricardo Chester

sagaró e cristo redentor.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Nice e Corcovado

Igor
IgorPermalinkResponder

Os portugueses chamaram o morro, onde hoje se encontra o Cristo Redentor de Pináculo (ou Pico) da Tentação. Não é nada disso que vocês estão pensando, ainda mais depois da dica do capitão. O nome foi dado em alusão a um monte bíblico.

Igor
IgorPermalinkResponder

A primeira foto é o consulado da Espanha no Rio?

Dri
DriPermalinkResponder

Blergh. Parece que cheguei atrasada...

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Pelo céu, palmeiras e arquitetura parece algum lugar na Andaluzia, Sevilha? A pedra é o Morro do Corcovado.

Zeana
ZeanaPermalinkResponder

Cartagena e Corcovado!

JB
JBPermalinkResponder

Palma de Mallorca e Corcovado.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Fui amomoçar e boiei, como bem disse a Carla do I&V.

maria
mariaPermalinkResponder

A primeira foto é de um hotel em Dubrovinick....

Rosa
RosaPermalinkResponder

Vou fazer uma consulta ao Gonçalves Dias..

Rosa
RosaPermalinkResponder

Museu Histórico Nacional e Corcovado (Cristo Redentor).
No Rio tem palmairae e no Rio canta o Sabiá, com certeza.

Eunice
EunicePermalinkResponder

San Diego e Corcovado

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

não sei grin

Rosa
RosaPermalinkResponder

A 1ª lembra cidade cenográfica da Globo para novela de época.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Meu último chute para a cidade: Petrópolis.

Laura
LauraPermalinkResponder

Hum...a primeira parece algum prédio em Coral Gables, Miami, que lembra muito a Espanha (ao estili Miami, claro!), tanto que quase todas as ruas têm nomes de cidades espanholas!
A montanha é o Corcovado, com o Cristo Redentor, vista por um ângulo diferente do tradicional!

Majô
MajôPermalinkResponder

A pedra é o Corcovado com certeza e Colégio Anchieta em Friburgo.

juliana
julianaPermalinkResponder

A primeira não sei, mas é a segunda é o Corcovado. E falando da minha terra que tem palmeiras... Digam me cá, alguém conhece o hotel TAROBA em Foz de Iguaçu?? Alguma outra sugestão de hospedagem bacana por lá? abraço!!

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

Juliana, sei que é pasteurizado, mas em janeiro desse ano fiquei no Mercure de lá, por um preço muito bom. Recomendo. Minha irmã foi e aprovou o Bella Italia. Ambos no centro de foz, meio do caminho entre as cataratas e itaipu. Muito bom passeio. Se for possível, considere o aluguel de um carro.

juliana
julianaPermalinkResponder

Obrigada Cristiana a priemira opção é o MERCURE, a segunda é o CONTINENTAL inn. Este Taroba estava como um preço muito bom.
abusando de vc um pouco mais, as compras no Paraguay e Argentina como são feitas? so vi que em PUERTO IGUAZÚ tem um duty free e me recomendaram uma loja chamada MONALISA na Ciudad del Este. Não tem um shopping normal no lado argentino? um supermercado bacana pra comprar vinhos? Não to com nenhuma vontade de sacolar no paraguay mas quero ter a emoção de comprar algo (com dignidade e pouca aventura, sem perrengue). Li em uns posts sugeridos pelo Rick de outro blog sobre os passaportes, valem a pena?

juliana
julianaPermalinkResponder

E apesar de Foz ser cataratas e coisa e tal eu gostei muito de uma sugestão de visita as ruinas de las MISIONES no lado Argentino e Paraguaio. Super!
Vi neste site http://www.sensitiveadventure.com.ar/excursiones.html
Alguem ja fez?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Nas duas vezes em que eu fui a Foz, fiquei com vontade de ir visitar as Misiones, mas achei longe demais para um bate-e-volta...

juliana
julianaPermalinkResponder

Eu escrevi para a tal agencia argentina justamente para saber quao longe está essse lugar e se eles me pegam no lado brasileiro para fazer " pero todavia no me contestaron!" Eu fico 5 dias tenho que achar o que fazer! Estava olhando apagina dos PASSAPORTES e há um BRASIL com o MACUCO que custa R$180 e outro Passaporte Argentina que tem o Grand Aventura Nautica (o macuco dos hermanos) por R$115 , juro que fiquei tentada pelo precinho dos hermanos, MAS sei que tem o transporte e coisa e tal. Carla vc usou algum passsaporte lá? esses dois foram os unicos que me interessaram.

Ricardo Freire

A Silvia Oliveira tem um post sobre o Passaporte: http://matraqueando.blogspot.com/2009/04/passaporte-iguassu-vale-pena.html

Este post tem links para posts do Matraqueando e do Turomaquia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/04/ao-parana-com-a-patricia-a-silvia-a-carol-e-o-ernesto/

juliana
julianaPermalinkResponder

eu segui suas dicas e cheguei la. Foi no post dos passaportes que eu descobri que tinha o macuco do outro lado, mas não conseguia chegar em que os disponibiliza até que encontrei este passaporte destino iguassu argentina http://www.loumarturismo.com.br/passaporteargentina.htm

Ricardo Freire

Juliana, os passaportes são pacotes criados por uma agência, a Loumar. Não são oficiais nem do Brasil nem da Argentina. (Ou seja: esse Passaporte Iguassu Argentina é brasileiro). Em cada passaporte eles empacotam um ou dois passeios, traslado e refeição, então fica com preço interessante.

O Passaporte Argentina combina o Gran Aventura Náutica (o Macuco argentino) com um almoço.

juliana
julianaPermalinkResponder

Riq quando eu disse macuco do outro lado era só para apontar o GRAND AVENTURA NAUTICA, eu saquei que a agencia que disponibiliza é brazuca. A pergunta é alguem ja fez este Grand Aventura Nautica?

Ricardo Freire

Americanos fazem e curtem. Eles normalmente só ficam no lado argentino por causa da exigência de visto do lado brasileiro.

Camila Navarro

Eu fui em uma delas, na Argentina, perto de Posadas e gostei muito. Acho que vale a pena!

juliana
julianaPermalinkResponder

Camila, qual a distancia? Como vc foi? Pacote ou por conta PROPRIA?

Ricardo Freire

Juliana, a agência argentina do link que você deu fala em Misiones porque Puerto Iguazú está no departamento de Misiones. Não vi ali nenhum passeio às ruínas, não.

Posadas está a 310 km de Puerto Iguazú. Ônibus fazem o trajeto em 5 horas. Para ônibus na Argentina, vá sempre ao site http://www.plataforma10.com .

Posso pedir um favor? Vamos transferir essas discussões para o post do Paraná ou algum post de Foz? Todas essas informações que estão rolando aqui vão ficar perdidas para quem quiser pesquisar depois.

https://www.viajenaviagem.com/2009/04/ao-parana-com-a-patricia-a-silvia-a-carol-e-o-ernesto/

juliana
julianaPermalinkResponder

ok! enquanto isso vou procurar o lugar onde vi o passeio

Carla
CarlaPermalinkResponder

Juliana, eu fiquei no Continental Inn em 2003, e achei bem legal. Ele fica no centro de Foz, é bastante bem localizado para quem quer fazer de tudo um pouco.

Sobre o aluguel de carro, vale considerar que nenhuma locadora dá permissão para cruzar qualquer fronteira com ele - ou seja, se você quiser fazer passeios no Paraguai ou na Argentina não pode ir de carro alugado.

No Paraguai, a única loja mais bem ajeitadinha é mesmo a Monalisa - entrar na Monalisa é como uma experiência de "teletransporte", você sai de Ciudad del Este, que é um pavor, e vai parar em Miami em milésimos de segundos... wink O duty-free argentino fica logo depois da ponte, antes mesmo de chegar a Puerto Iguazu. Não vi nenhum shopping normal por lá (fui pela última vez em 2006), mas há bons restaurantes e lojinhas variadas - o forte do comércio local são as roupas de couro e cashmere e os vinhos.

Sobre a documentação, você pode cruzar as fronteiras com a sua carteira de identidade, mas tem que ser um documento atual e emitido por órgão de segurança pública (IFP, Detran, etc.) - não serve carteira de motorista nem carteira de qualquer órgão de classe, inclusive OAB.

juliana
julianaPermalinkResponder

Obrigada Carla pelas super dicas! Essa do carro alugado nao cruzar a fronteira baba a minha ideia. Alem de que não tenho muita vontade de dirigir pelas ruas de ciudad del este sem saber o que me espera. Há uma agencia receptiva que pôs as tarifas dos transportes e achei bastante conveniente. http://www.loumarturismo.com.br
Só para comparar: taxi é caro por lá? Quanto sai mais ou menos do aeroporto a um hotel no centro? A cvc ( porque eu tb olho os preços da CVC para comparar) custa R$110 por cabeça!!
As compras (que não são o foco) já estão decididas.obrigada outra vez pelo relato.
Meu marido quer saber se carimbam o passaporte dele na entrada do Paraguai (kakakaka)

Carla
CarlaPermalinkResponder

Juliana, eu não me lembro mais os valores, mas achei os táxis caros, sim. Na 2a. vez, fiquei hospedada na Rodovia das Cataratas, bem perto da fronteira argentina, e qualquer trechinho batia R$ 20. Não estou encontrando as minhas anotações para te dar os detalhes, mas contratei um carro com motorista para nos levar tanto ao Paraguai quanto à Argentina em uma agência ligada ao hotel Bella Italia.

Carimbo no passaporte na fronteira paraguaia?!? Só rindo mesmo... lol

Ricardo Freire

O Pê Esse pôs essa dúvida sobre cruzar a fronteira outro dia aqui. Daí eu entrei num site de uma locadora de Foz que tem "atendimento online". Tava offline, mas aceitava recado. Deixei a pergunta. Quem diz que eles responderam?

Obrigadíssimo pelo esclarecimento...

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Juliana, muito cuidado ao comprar vinho tinto nesta época. Quando a temperatura chega nos 28 graus, começa uma segunda fermentação e se inicia um processo de oxidação que vai deixar o seu vinho beeem podrinho.
Imagine o calor dentro do carro.

Ricardo Freire

Então, Juliana, eu tava vendo Foz por um outro motivo e deparei com esse Tarobá... no site ele é super bem apessoado, né?

juliana
julianaPermalinkResponder

Eu achei o mesmo Ric, MAS eu não acredito mais em site e sim em opiniao de viajantes. Já me dei TÃO mal com fotos bonitinhas que já desisti. Uma vez em Buenos Aires eu vi o site do Che LULU trendy hotel. www.chelulu.com/(odeio este lugar) achei o máximo MAS as fotos me enganaram tremendamente. Cheguei la as paredes mofadas e úmidas. Era tanto mofo que eu comecei a passar mal e teve que vir médico no hotel!!!!! MAS as fotos são lindas, bem iluminadas e coisa e tal. Em Punta já tinha passado o mesmo, em Petropolis , de maneira que eu me recuso no auge dos meus 30 e alguns anos a passar por esse perrengue sem necessidade. kakakaka
Mudando de assunto, comprei meu livrinho on line na quinta e ainda não recebi ! MaAS não resisiti e ontemfui a uma livraria de verdade e li em pé!! kakakak quis ser rapida e me ferrei! bom fim de semana gente

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Esses "coqueiros"/"palmeiras"... são tão Califórnia... grin

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

A primeira é Granada, Andaluzia... A segunda já mataram!

Barreto
BarretoPermalinkResponder

Hum... Barcelona e a Mulher Melão deitada ao sol.

Lena
LenaPermalinkResponder

O dia que você coloca uma foto do Corcovado na charada, eu chego atrasada!! Humpf! A primeira não tenho a menor idéia. :roll:

Marcus V. Murillo

A Laura já matou as duas.

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

Esse ângulo é de onde? O Cristo visto do Parque da Cidade de Niterói?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Cristiana, eu fiz a foto de dentro do navio, na saída da Baía de Guanabara. wink

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Essa eu vou acertar.
Se "Minha terra tem Palmeiras", só pode ser São Paulo. Deve ser algum prédio da sede do Verdão.
O nome da montanha é "Morro Seio de Moça", transportado direto de São Vicente do Sul - RS.

Marília Marconi

Ué, Alessandro, mas o Riq é gaúcho, então a terra que tem palmeiras não pode ser SP!! ;P (só pq eu ia dizer a mesma coisa que vc, mas fui lentinha que só!)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Marilia, tem montes destas palmeiras aqui em POA ,mas não estou lembrando de nada com estas cores .

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

hummmm tá com cara de embaixada da Espanha mrgreen

Ricardo Freire

Interrompo o fechamento da minha página no jornal só para dizer que até agora ninguém acertou a primeira parte shock

Dica: até agora ninguém sequer mencionou o país em que estas palmeiras estão localizadas.

Dica 2: a Sylvia foi quem chegou mais perto. Mas não é embaixada (nem consulado....) da Espanha, não.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Então é um arquiteto/engenheiro espanhol ..

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

acabo de entrar no site do Ministério das Relações Exteriores da Espanha, não é nenhuma embaixada ou consulado da Espanha no Brasil...

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Olha, eu nunca chuto sem google...hehehe, mas já que a Sylvia que chegou mais perto e tem a ver com a Espanha... Será que nao é Uruguai ou Argentina!? Montevidéo ou Buenos Aires!?

Guilherme Lopes

É no Uruguai? Mas onde?

; )

JB
JBPermalinkResponder

Casa De España, em Montevideo?

Geo
GeoPermalinkResponder

Eu acho que a primeira é Buenos Aires...e a segunda, o corcovado...
Tudo bem, não precisam rir!

Guilherme Lopes

Colonia del Sacramento? ; )

Ferdy
FerdyPermalinkResponder

1-Piazza di Spagna - Roma
2-Corcovado

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

*Fui procurar Caxias , no Maranhão ( Gonçalves Dias) : nadica
*Perguntei pra todo mundo onde poderia ser em POA ( isso tá com cara de Luciano , viu ?)
*São Luis do Maranhão ? wink

Ricardo Freire

Charada respondida! Vencedores proclamados! Parabéns, Arnaldo e Ferdy!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Conta ai direitinho Marcie : como assim próximas ??
Na Via del Corso ? ou lá em cima da escada ?
Não consigo lembrar de nenhuma palmeira na piazza ..

Marcie
MarciePermalinkResponder

Olhando de frente pra Scalinata, com a Barcaccia á sua direita, essa praça com as palmeiras fica à sua esquerda. Exatamente onde tem a saída do metrô Piazza di Spagna. wink

Ferdy
FerdyPermalinkResponder

Prezado Ricardo,

esta foi realmanete minha estréia nas charadas, mas não como leitor do blog que adoro.
Esta eu teria matado sem dica alguma. Adoro Roma,consigo até ver o ângulo em que foto foi feita - a Scalinata está à direita.
Obrigado pelo troféu e principalmente por suas dicas sempre tão úteis e confiáveis.
Este ano estivemos em abril na Pousada do Toque(por causa do blog) e agora acabamos de voltar de 2 semanas em Paris, onde as dicas da Conexão Paris foram fantásticas.
Um abraço, do leitor de muito tempo
Fernando Freire (coincidentemente)

Ricardo Freire

Parabéns, primo! Vou corrigir no post!

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Obrigado!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Vou só fazer um pequeno parêntesis para que nenhum dos amigos que fez o cruzeiro comigo fique chateado se ler que eu não curti muito... Cheguei à conclusão de que, para mim, o navio como destino não funciona, não - ou seja, só gosto se estiver em companhia de pessoas queridas, como as que viajaram comigo agora... wink Mas tenho a impressão de que vou gostar bastante de fazer um cruzeiro em que o navio seja um "hotel ambulante", que me leve a lugares diferentes todos os dias... Essa será a próxima experiência!!! grin

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Carla, vc fez um cruzeiro e nem contou pra gente (e nem postou)? wink

Ricardo Freire

Olha a patrulha! mrgreen

Carla
CarlaPermalinkResponder

Hahaha... Eu contei, sim, Arthur, você que não prestou atenção! wink Contei pra Sylvia e pro JB aquele dia no Jobi, e depois comentei também no dia em que almoçamos no Da Silva...

Mas acho que não vou postar, não - não esse, pelo menos... Tenho receio que apareça um monte de gente querendo saber mil informações sobre cruzeiros, que eu não vou saber responder... eekops:

Lena
LenaPermalinkResponder

Sylvia,

olha isso: http://www.italyguides.it/us/roma/spanish_steps.htm
360 graus da Piazza smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Sensacional Lena !! Obrigada grin
Alguem sabe dizer se estas palmeiras estão aí desde sempre?

Marcie
MarciePermalinkResponder

Pelo menos desde que eu conheço Roma, uns 24 anos.

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Ainda tenho que comer muito feijão pra acertar essas charadas! grin
Em geral nem passo perto!

Riq, recebi a VT deste mês e estão mencionando a sua parceria com o hoteis.com (p.55). Vc leu?

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

HAHAHA, das trevas foi ótimo... wink

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Ah teve charada e nem participei...
To meio sumida e sentindo falta da rotina internet wink
Não ia acertar a primeira mesmo...que triste mas a segunda sim!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

O Riq aceitou a proposta da semana passada, de termos uma charada normal (ou seja, dificílima...) e outra "café com leite" wink

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi Riq e amigos do VnV

Primeiro desculpe mudar o assunto do post mas gostaria de pedir a ajuda de vcs (nossa parece aqueles caras no ônibus né, podia ta matando, roubando mas só quero pedir sua contribuição rs..).
Estou indo para Nova York no final do ano e gostaria de saber se vcs tem alguma dica de restaurante para a noite de Natal vou ficar no hotel On the Ave no Upper west side.
Obrigada

Ricardo Freire

Essas eram as indicações da New York Magazine para o ano passado:
http://nymag.com/guides/holidays/52734/

Leve em conta que, em família, o Natal dos americanos é comemorado no dia 25 mesmo. Mas muitos restaurantes fazem menus natalinos também na véspera.

Se é para chutar o balde, eu tentaria uma reserva em algum lugar, ahn, icônico, como o River Café, embaixo da ponte do Brooklyn, com vista pra Manhattan.
http://www.rivercafe.com/

Mas na verdade, se você quer que a noite seja memorável, basta escolher o restaurante onde você esteja mais querendo ir e reserve...

Ferdy
FerdyPermalinkResponder

Vanessa,

agora que ganhei a charada minha língua soltou.
Tive uma experiência inesquecível de Natal em NYC. No dia 25 almoçamos no "Tavern on the Green" no Central Park. Isso já tem uns anos,nem sei como ele está agora. Mas é aquele clima de Natal de filme de Hollywood. Cardápio de Natal, coral cantado músicas natalinas,esculturas de gelo e os jardins em torno do restaurante todo com topiarias.
Achei muito legal quando fomos.
A propósito antes do restaurante assintimos a missa gospel de Natal no Harlen.

Ricardo Freire

O Tavern on the Green tá bem na foto no Natal e no Réveillon (o PêEsse curtiu a virada lá).

No fundo, é a mesma categoria do River Café (ou do Russian Tea Room...).

Culto gospel no dia 25 é muito bem lembrado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar