Viajando de avião com criança: o que levar (e o que fazer) a bordo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Minha amiga Elisa Araújo, que é a C.E.O. deste blog, também é consultora num site superbacana para crianças, o Mingau Digital. Lá, numa seção dirigida aos pais, ela postou este ótimo texto sobre a bagagem de mão ideal para entreter/acalmar/administrar os pimpolhos. Adorei que ela deixou republicar aqui mrgreen (Já a foto foi gentilmente surrupiada deste site; originalmente é de um anúncioda rede americana de fast-food drive-in Sonic -- obrigado, Mariana -- e foi clicada por Lyndon Wade.)

sonic-airplane-ad

A regra é: 'quanto menor a criança, mais coisas na bagagem de mão'. Isso porque as horas dentro do avião (especialmente em vôos internacionais) incluem refeições, soninho, brincadeiras e, também, impaciência, irritação, acidentes com a comida etc.

Anote algumas dicas e boa viagem.

Farmacinha. Converse com o pediatra e peça uma lista de remédios que você deve levar na viagem com as respectivas dosagens. Separe para a bagagem de mão o analgésico, o anti-térmico e um remédio para enjôo.

Kit brincadeiras
. Leve brinquedos (sem músicas, buzinas ou campainhas), cadernos de atividades, giz de cera (nao sujam como os pilots e não precisam de apontador), baralho, livros. Evite jogos com muitas peças porque um esbarrão manda tudo para baixo das poltronas. Pense também no peso dos brinquedos -- lembre que quem vai carregar é você. Se a criança for pequena, compre brinquedos baratinhos, do tipo encontrado em lojas populares, bancas de jornais etc, e faça surpresas dentro do avião, aos poucos. O fato de serem novidades vai garantir parte da atenção dedicada a eles.

DVD portátil. Se você tiver um, leve. Siga as instruções dos comissários de bordo sobre quando é possível ligar o aparelho.

Roupas. Se a criança é pequena, menos de 3 anos, leve uma ou duas mudas de roupa completas. Leve também uma calça e uma blusa ou sueter extra para você - parece exagero, mas ninguém gosta de desembarcar com manchas de comida ou outras coisas estragando o figurino de viagem. Nao esqueça os babadores.

Lanchinhos e refeições
. Inclua na bagagem de mão biscoitos, chocolates e sucos ou achocolatados. Por melhor que sejam as refeições oferecidas durante o vôo, são muitas horas sem ter o que fazer e a fome não perdoa. Avalie bem se vale a pena levar frutas -- elas podem estragar ou então produzem lixo orgânico do qual você terá que se livrar (casca, miolo, bagaço, caroços).

Pedir a refeiçao infantil no avião é uma boa idéia -- peça ao seu agente de viagens para fazer isso ou faça você mesmo quando comprar os bilhetes e fizer a escolha dos assentos. Normalmente, as bandejas das crianças e outras refeições especiais (vegetariana, kosher etc) chegam antes e os pratos para crianças são em geral acompanhados de iorgurtes levinhos e brindes.

As papinhas de bebês, tipo potinhos da Nestlé, podem ser aquecidas no avião -- peça ajuda a uma comissária. A equipe de bordo também ajuda com a água quente para misturar com o leite em pó.

Se você vai dar mamadeiras de leite em pó durante o vôo, procure em farmácias e lojas especializadas aqueles modelos de mamadeira em que pó e água ficam separados e você gira as partes para fazer a mistura na hora que quiser. Ou procure por um recipiente específico que tem três divisões para o pó - a tampa é giratória e você abre cada divisão individualmente. Dá para preparar 3 mamadeiras no avião.

Escolha bem o vôo. Em viagens internacionais, prefira os vôos noturnos. Isso fará do sono um aliado seu. Se viaja em 3, peça ao agente de viagens para escolher as poltronas da fileira central do avião, deixando um assento vazio no meio. Vai ser mais dificil outro passageiro comprar aquele assento e você tem grande chance de ocupar os 4 lugares - ou seja, viajar com mais conforto. Se viaja em 2 ou em 4, escolha as poltronas das fileiras laterais para nao ficar espremido nem preso por outros passageiros.

Quem viaja com bebês deve informar isso na compra dos bilhetes e pedir o bercinho. Normalmente, você vai viajar na primeira fileira, de frente para a parede onde o bercinho será encaixado.

Higiene. Leve álcool-gel, forros descartáveis para assentos de vasos sanitários, lenços de papel e lenços umedecidos, mesmo se seus filhos já forem crescidos. Sempre tem mãos sujas de chocolate ou comida para serem limpas.

Fraldas. Faça trocas preventivas, mesmo que você pareça paranóica e exagerada. É melhor trocar as fraldas várias vezes do que ter que trocar toda a roupa do bebê porque o xixi vazou. Isso sem falar da poltrona ou do bercinho do avião, que podem acabar sendo vítimas.

Para trocas simples, prefira o próprio assento. Só leve ao banheiro se for mesmo necessário. Os banheiros dos aviões não são os lugares mais limpos do mundo.

Documentos. Além dos passaportes das crianças, leve cópias autenticadas das certidões de nascimento. Uma garantia extra, até porque os novos modelos dos passaportes brasileiros não informam os nomes dos pais!

Na descida. A descompressão na hora da descida vai incomodar as crianças porque os ouvidos vão doer. Para os bebês, a melhor coisa é mamar (no peito ou mamadeira) por causa do movimento de sucção. Para os mais velhos, goma de mascar para movimentar as mandíbulas. As crianças que não mamam mais e não mascam chicletes precisarão de atenção extra -- explique o que vai acontecer e ensine a abrir e fechar a boca repetidamente. Às vezes, não importa o que você faça, não tem jeito e o ouvido dói mesmo.

Mamães e papais a bordo: algum outro conselho na manga?

259 comentários

raquel rios
raquel riosPermalinkResponder

Tenho uma dica importante que é pedir ou já pegar travesseiros e cobertores logo que entrar pois se o voo estiver cheio nem sempre terá para todos e para crianças eles são ssenciais.
Além disso, se for dar remédio para dormir tipo dramin de antes de entrar pois demoram um tempo para fazer efeito e se alguem for vomitar não suja tudo bem no começo da viagem.
No meu blog //viajandocomfilhos.blog.terra.com.br cito várias experiencias de viagens com tres crianças em aviões.

fabiana
fabianaPermalinkResponder

Visitei seu blog e adorei as dicas, me diverti muito com as historias, tem que rir pra nao chorar.......

Andréa
AndréaPermalinkResponder

Gente, nao desanimem....as viagens nao sao tao dificeis assim! Imaginem voces que moro na China e vou para o Brasil visitar minha familia todo ano, quando nao vou 2 vezes por ano. Tenho um filho de 2 anos e 10 meses que é super eletrico e agora estou gravida de 2 meses e meio. Em julho enfrento mais uma viagem para a nossa terrinha. E detalhe: sao 2 voos de 12 hrs cada um, com uma pausa de 5 a 6 hrs no aeroporto...que tal?
na minha opiniao, o segredo é manter a calma e carregar toda a parafernalia já mencionada...principalmente o DVD portatil!!
Todo esforço vale a pena qdo penso q vou rever as pessoas queridas q estao tao longe de mim!
Boa viagem pra vcs!

cassia
cassiaPermalinkResponder

amei o seu post vc e realmente corajosa heim!!!ate me animou mais a viajar sozinha com meus dois filhos um de 4 e outro de 22 meses sozinha de Miami para o Brazil bjs e obrigada pela forca.....

Ana paula
Ana paulaPermalinkResponder

nossa! eu estou em panico vou o mes q vem (outubro) p china c meu filho de 2anos!e sozinha! o pai dele ja esta la,mas estou c medo dele ficar doentinho! o que vc me diz??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Se a sua preocupação é com a saúde do seu filho, consultar o pediatra para tirar as suas dúvidas é a melhor dica smile

Robs
RobsPermalinkResponder

Oi Riq. Faz tempos q eu não comento por aqui... Este post e todos os comentários foram um achado! Agora que a pequena Milena chegou, as viagens serão a três. E já vai começar. Vamos de Poa pro Rio visitar a família. É um vôo de 2 horinhas que estou super habituada a fazer, mas a primeira vez com ela será uma nova aventura para mim. Tomara que ela se comporte bem. smile

Danielle Domingos

Olá Ricardo,

adorei esse texto, e as dicas são ótimas! Tenho um filhote de 7 anos que viaja desde os 28 dias de nascido, como uma mãe zeloza sempre procuro levar algum livro ou joguinho como o PSP para que ele não sinta tanto o tempo, daqui a duas semana faremos nossa primeira viagem internacional, vamos a Disney e já combinei com ele o que vamos levar para ele se "divertir" dentro do avião..Mas o que me chamou atenção nos comentários é a idéia de que criança não deve viajar, acredito que ela não só deve como pode, precisamos lembrar que mesmo na condição de criança ela é um ser humano e tem esse direito, acho que quem não quer se sentir incomodado com crianças falando (muitas veze pela ansiedade de conhecer lugares novos ou visitar algum parente que mora em outra cidade), brincado, irritado, de mal humor etc... deveria alugar um jatinho (sem querer ofender ninguem) , mas é que precisamos lembrar que vivemos em sociedade e todos somo iguais, por isso papais que não se sentem a vontade não fiquem assim, basta se preparar antes como as preciosas dicas do Ricardo dizem e relaxar, pensem no bem estar dos seus filhote e não não pessoas que não sbem viver em sociedade...

Um gande abraço,

Dani

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá,

Acabei de ler as dicas e adorei. Tenho um bebe de 10 meses que já fez a primeira viagem de avião (duração de 3 horas) com 4,5 meses que só mamava no peito e dormiu a viagem inteira. Agora estou pensando em fazer a segunda viagem.
Com certeza tem muitas outras coisas que incomodam muito mais do que um bebe no aviao... Já fiz um viagem ( Orlando / São Paulo) em que vim sentindo um cheiro forte de xixi durante as últimas 4 horas de vôo , quando o avião pousou, descobri que a pessoa ( um idoso) do meu lado havia feito xixi na calça).

kecia
keciaPermalinkResponder

eu precisava desses concelhos muito obrigada

sil
silPermalinkResponder

ola!adorei as dicas de viagem!estou cm um pouco d receio pq vou viajar cm meu bebe de 11meses para o japão ea viagem é longa e vou sozinha cm meu bebe....se alguem tiver dicas agradeço!!!!!bjooo a tdos

Josy Silva
Josy SilvaPermalinkResponder

Olá! Passei praticamente 1 hora lendo todos esses comentários e amei cada um deles! Seja a favor ou contra crianças e bebês nos aviões (rrss). De cada um desses comentários, pude extrair algo de bom, que creio eu, ajudarão e muito em minha primeira viagem de avião com minha filha de 1 ano e 8 meses. Serão 12 horas de viagem; mas posso dizer que depois de tudo que lí por aqui, vou bem mais preparada, tranquila e segura! E mesmo se algum imprevisto surgir...Sei que 12 horas não são a eternidade; e que elas vão passar e chegar ao fim com certeza! Abraços a todos e muito obrigada! Que Deus os abençoe em nome de Jesus!

Cinthia Rangel

Gente,
Viajei mês passado com minha filhota que, à época, estava com 04 meses e meio.
Foi tranquilo, mas era um voo de POA-RJ, bem rapidinho. O da ida foi uma maravilha. Ela entrou no avião e dormiu. Só acordou qdo chegou no RJ e distribuía sorrisos a todos.
Na volta, dormiu um pouco, ameaçou um choramingo, que logo parou qdo um passageiro próximo começou a brincar com ela. Às vezes os bebês acham mais graça nos outros do que àqueles que estão sp com eles! A partir daí, ela riu o resto do voo, e o passageiro brincalhão amou a nossa fofa!
Chegou tranquila, tranquila e rindo muito!
Mas, agora, em outubro, com seis meses e meio, ela vai enfrentar 10 horas de voo até Portugal e, após, uma conexão de quase 03 horas a Bologna. Vamos ver como a pequena vai se comportar, mas o Kit vai estar pronto.
Inúmeros DVD`s comprados, alguns já devidamente guardados para ser a novidade da viagem, tanto na ida qto na volta. Vou comprar, esse mês mesmo, um DVD portátil. Além de já ter adquirido uns novos brinquedinhos pequenos, tb para servir de novidade para ela!
Só falta pedir a receita médica básica do pediatra!
E lá vamos nós a Bologna, Roma e Toscana com a filhota!
Ab,
Cinthia.

Carliane
CarlianePermalinkResponder

Oi gente boa noite, tenho um bebe de um ano e seis meses, e estaremos fazendo a nossa primeira viagem de avião, e será para europa, o meu maior medo é justamente o voo, se ele vai ficar bem, mas tenho tomado algumas providências, e ter lido essas digas me deixou mais tranquila, muito obrigada a todos!!!!!!!!!!

eli
eliPermalinkResponder

Oi Eli,
Achei na internet estas dicas e achei interessante.
bjss
Marta

Ana Berton
Ana BertonPermalinkResponder

Mes que vem estaremos viajando para o mexico com nossa Beatriz de 3 meses , vi que em algumas companhias vc pode solicitar o "bercinho" alguem sabe de informar se é somente na primeira classe este auxilio
Boa viagem a todos!!

Ricardo Freire

Ana, é mais fácil você ligar para a companhia com a qual comprou a passagem ou companhias que fazem a rota, caso não tenha comprado, e perguntar. Telefone não morde e é muito mais eficaz do que ficar esperando alguém passar aqui, achar a sua pergunta e dar uma resposta que talvez não esteja atualizada.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Deu no New York Times: Passageiros fazem pressão por voos sem crianças. Sentar perto de uma criança incontrolável é o segundo maior medo de voar, depois apenas do pouso forçado.

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2010/11/15/passageiros-fazem-pressao-por-voos-sem-criancas.jhtm

Nádia Cristina

Nossa, amei cada uma dessas dicas. Estou c o coração na mão de tanta preocupacao por voar c minha pequena Valentina de Cuiaba a Maceio daqui a 10 dias quando ela estará com três meses e 14 dias.
Será q ela vai sentir enjoo?

eliana lima da silva

estou preucupada gostaria de saber se junto com minha mala posso levar duas caixa de fralda com 92 fralda cada caixa sera que vcs libera minha bagagens beijos espero resposta

Kassandra
KassandraPermalinkResponder

Vc vai viajar pra onde? Lá não tem fralda pra vender?

Ilza Pereira
Ilza PereiraPermalinkResponder

Vamos viajar de avião com o nosso filho Celton, ele tem dois anos e seis meses. Fiquei preocupada com a descompressão do avião.Realmente pode doer o ouvido dele? Corre risco de ter outra consequência mais grave como sangramento?
Aguardo resposta.
Obrigada,
Ilza

mario
marioPermalinkResponder

Ilza, fique tranquila. As variações de pressão durante o voo podem causar um pequeno desconforto auricular, mas nada além disso. Os bebes são os que mais sofrem e como eles ainda não sabem falar, resmungar ou mascar chiclete, eles choram smile . Na idade do Celton é bem capaz de ele não se incomodar muito com nada disso, ainda mais se ele ´pegar´ o vírus de paixão por aviões durante o voo. Eu tinha dois meses de idade no meu primeiro voo e nunca mais consegui parar de voar. Esse é o único risco: ter um filho que vai passar o resto da vida se distraindo toda vez que ver um avião cruzando os céus smile. Boa viagem para vocês.

rosy
rosyPermalinkResponder

excelentes dicas!! gostei da ideia de escolher a janela e corredor, pra quem viaja a dois com o bebe, dificilmente alguem ira escolher o assento do meio, principalmente se for em baixa temporada..ao fazer a escolha do assento, os da frente, que sao melhores pra ir com bebes ja estavam ocupados, alguem pode me dizer qual seria outro lugar mais confortavel??boa viagem a todos (a),rsrs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosy! Hoje em dia é raro um avião decolar com muitos lugares vagos. A estratégia janela + corredor é uma boa tentativa, mas há grande probabilidade de você acabar trocando o corredor pelo meio.

fabiana sippl
fabiana sipplPermalinkResponder

Ola mamaes de 1º viagem como eu,olha tenho uma filha de 1 ano e 2 meses,mais desde dos 2 meses ja fizemos voos internacionais,moro na alemanha,mais tenho casa nos USA,e no mexico e brasil,imagina minha vida,uma das coisas,mais importantes e a preparacao psicologica antes de viajar,claro que cm crianca vc nao relaxar no aviao,ou dormir o tempo todo,claro que nao,mais o estress da mae passa para a crianca,ela vai se aproveitar disso te deixando louca rsrs,mais td bem,as dicas acima ja pratico quase todas,mais o que mais me ajuda sem duvida e o DVD,nossa esse e meu salvador da patria,livros com muitos bichinhos bem coloridos tb chamam a atencao,e minha baixinha fica super feliz quando vamos viajar ja sabe que vai ter a mamae o tempo todo durante algumas horas rsrs,ok mt obrigado,have nice trip!!!!!!!!!!!!

carina
carinaPermalinkResponder

Nossa gente.Estou em pânico.Minha bebezinha tem 1 ano e 10 meses e é super ativa.Não fica um minuto sentada no colo.O negócio dela é sair andando.O que devo fazer.terei que fazer uma viagem de Recife para BH sozinha com ela com duração de 3 horas e meia.Abraços

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Nossa 3 hrs nao e nada, eu vou enfrentar quase 32 hrs de voo, com minha filha de 2 anos e 2 meses, super eletrica, nao para, enjoa muito facil de td, so pedindo a Deus q me ajude...rsrsrsrsrs
Mas e assim mesmo, o negocio e ter muita paciencia.

KAREN ANDRETTA

NOSSA EU AMEI AS DICAS, AINDA ESTOU GRAVIDA DE 6 MESES, MINHA FILHOTA NASCE EM DEZEMBRO E EM MARÇO DO ANO QUE VEM, ELA FARA SUA PRIMEIRA VIAGEM, SERA DE SP PARA POA, SO UMA HORINHA E MEIA, MAS JA ESTOU ANSIOSA E PREOCUPADA.

Maynara De Morais

OIII...Estou a procura de dicas na internet por que confesso que estou um pouco preocupada...Proximo dia 23 estou indo pra Italia com meu filho de dois meses,por que se nào meu marido que esta là sozinho enlouquece de vez...O pior é que ele esta bem na fase de còlicas e tal...E o que me preocupa mais ainda nào é nem as 12 horas de voo de Sp a Roma e sim ter que sair de Floripa muito cedo demanhà e as varias horas de espera em Sp até o embarque,que provavelmente ele ja vai està mais enjoadinho e cansado...E o pior é que ele nào mama mais no peito,toma NAN!!O peito seria muito mais pratico...Mais seja o que Deus quiser...Se alguem fez viagem longa com bebezinho asism tào novinho gostaria de saber como foi....Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maynara! Vale uma conversa com o pediatra para ver se essa é uma boa idéia!

PAULA
PAULAPermalinkResponder

Bnoite!!!
Amei as dicas dadas para voos internacionais. pois tenho uma viagem para Paris e o meu Filho P.NETO tera 1 ano e cinco meses, ele ñ fica quieto nem um segundo, mesmo com as dicas ainda to preocupada, por ke é a minha 1 viagem d avião.

faby
fabyPermalinkResponder

eu to morando na suecia e vou vizitar minha familia no brasil,e tenho um bb de 14 meses,eu vou ter que esperar 12 hrs na alemanha pra poder pegar o outro voo que dura mas 12 hrs,sera que eu vou dar conta,e eu nao sei falar nem ingles e nem sueco sad apenas brasileiro mesmo,quero dicas me ajudem...!!!

Carol Leme
Carol LemePermalinkResponder

Posso levar papinha da nestlé para Cancún na bagagem que eu vou despachar?

ME AJUDEM!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! A Luciana Misura deu boas dicas para uma outra mãe viajante. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire/comment-page-7/#comment-151147

adriana
adrianaPermalinkResponder

amei as dicas... faremos um voo de 26 horas so eu e meu bebe.. o papai vai na frente...
Estava perdidinha e imaginando a a fúria do menininho de apenas 2 a nos srsrs

Ana Machado
Ana MachadoPermalinkResponder

Olá, amei todas as dicas..principalmente porque dentro de dois meses vou viajar de Lisboa a Curitiba sozinha com o meu bebé que nessa altura terá quatro meses e meio para conhecer os meus sogros e eles conhecerem o netinho meio português meio brasileiro kkk =). Agradeço muito pois as dicas do blog esclareceram todas as minhas duvida. **

Milton Costa
Milton CostaPermalinkResponder

Muito bom o site. Tenho uma dúvida que me deixa preocupado em viajar com a minha filha de um ano e quatro meses de Belem para Salvador. Tenho uma outra filha que mora na Guyana Francesa. Ela viaja de lá para cá desde os primeiros meses, só que, quando completou cinco anos ela teve de fazer uma operação de Otite. Gostaria de saber se tem alguma ligação entre a quantidade de viagens que ela sempre fez e o problema no ouvido. Obrigado.

Cyntia
CyntiaPermalinkResponder

Olá Milton,

Muito provavelmente sua filha já deveria ter alguma otite média serosa (que significa secreção no ouvido, mais espessa que não necessáriamente causa dor), mas quando submetida à pressão do avião aí sim ela pode se manifestar, porque a criança não consegue compensar a pressão, devido à presença da secreção.

O ideal para crianças que têm tendencia a ter otites, ou no caso de dúvida realiza um exame audiológico antes da viagem, daí é possivel verificar se tem algum problema otológico e tratar antes da viagem, para não ficar com a criança chorando e com dor o voô todo. Quem tem problema no ouvido tb não pode mergulhar, porque segue o mesmo mecanismo.

Celi Carnicini

Olá !
Adorei a matéria, tirei várias dúvidas,parabéns !No final deste ano faremos nossa primeira viagem de avião com nosso Bebê de 1 ano de 5 meses . Ele é suuuuper ativo , e não sabemos como será o comportamento dele sentado durante 3 horas. E temos um probleminha como ele em relação a dormir, ele não dorme se não estiver total silêncio e se não estiver no berço dele , espero que essa viagem não se torne um pesadelo , porque ele fica muitíssimo irritado e inquieto, e ainda há o problema das variações de pressão. A minha preocupação maior é deixá-lo desconfortável e ainda atrapalhar os outros passageiros . O que fazer???
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celi! Este post está repleto de depoimentos de pais de crianças e bebês.

Comece a ler os comentários a partir da primeira página. Clique aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/11/no-aviao-com-crianca-o-que-levar-a-bordo/comment-page-1/#comments

Pedro Ferrari
Pedro FerrariPermalinkResponder

Olá, sou de Porto Alegre e vou viajar para Orlando, pela Delta Airlines, mas o trecho Nacional é pela GOL, preciso de um modelo de autorização Medica para viagem de Gestante, minha esposa esta gravida, e necessito desse documento para viajarmos com tranquilidade..existe algum modelo..
Parabens pelo blog..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! No site da Gol você encontra as orientações para viagens de gestantes: http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/passageiros-especiais/gravidas/paginas/default.aspx

cristina
cristinaPermalinkResponder

Ola sou cristina tenho algumas duvidas sera que vcs poderia me ajuda tenho 2 bebe de 8 messes como faco pra viaja com eles e uma baba as companias aerias fornece baba ?se algem solbe porfavor me ajuda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Os pais é que precisam dar conta dos seus filhos nos vôos, não importa a sua idade.

niele sales
niele salesPermalinkResponder

óla gente!!!!!!!vou viaja com meu bebe de 3meses,acho q vai durar umas 3horas mais to um pouco preocupada com os ouvidinhos deles ...sera q inflama?

MARCELLY
MARCELLYPermalinkResponder

VOU FAZER UMA VIAGEM RÁPIDA DO RIO À RECIFE E VOU VIAJAR PELA PRIMEIRA VEZ COM MEU FILHO DE 2 ANOS E 8 MESES E ESTOU PREOCUPADA COM A DESCOMPRESSÃO.POR FAVOR ME AJUDEM???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelly! Leia os comentários desde o início, obrigada.

https://www.viajenaviagem.com/2009/11/no-aviao-com-crianca-o-que-levar-a-bordo/comment-page-1/#comments

E por favor: não use maiúsculas na internet. É entendido como gritaria. Obrigada.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Ola, estou programando minhas ferias com meu marido e bebê q terá 4 meses e meio. Estou pesquisando alguns roteiros... de praia e de preferencia no Nordeste... e gostaria de dicas( exceto Porto de Galinhas e Maceio q ja conheço).
Gostaria tb de saber se resort é o ideal ou hotel com boa estrutura atende bem as necessidades de um bebê ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Convém sempre consultar o hotel ou resort sobre os serviços oferecidos para bebês. Veja as dicas dos nossos leitores para hotéis-fazenda e pousadas que aceitam crianças:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-fazenda-e-pousadas-para-ir-com-criancas-relatos-de-leitores/
Veja também o guia de resorts:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/resorts/

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Ok Boia, Obrigada !
Hotel fazenda não faz muito meu genero, mas vale a dica pra quando minha bebe estiver maiorzinha, com certeza pra criança é bem legal !

Ja dei uma olhada neste guia de resorts... estou bem tendenciosa
a ir pra Costa do Sauipe, embora tenha varios relatos negativos.
Se alguem tiver outra sugestão, alguma experiencia, eu agradeço !

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Adorei o post, mto bom!

Ligia Dantas Lima

Maezinhas queridas não esqueçam de ter um termometro em mão também!Ah e o brinquedo preferido da criança.

Carla Mariana
Carla MarianaPermalinkResponder

Muito bom, tem bastante coisa legal pra ler.

Leandra
LeandraPermalinkResponder

Amei, vou pra disney em dezembro, e vou usar todas as dicas, tenho duas filhas, uma de 13 anos e outra de 02 anos e 8 meses, que é estremamente agitada, foi muito importante pra mim, valeu, um grande abraço.

Márcia Guimarães

´posso levar meu notebook para minha viagem pra punta cana? não dá problema com alfandega visto que não tenho nota fiscal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Se tiver sido comprado no Brasil o fiscal saberá. Se tiver sido comprado no exterior e você for parada, pode dar problema.

Viajando de avião com criança: o que levar (e o que fazer) a bordo « O mundo na minha mochila

[...] Viaje na viagem Rate this:Share this:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. [...]

luana
luanaPermalinkResponder

Bom dia!! No aviao tem como recarregar o DVD portatil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oá, Luana! Alguns aviões têm tomadas junto às poltronas, mas são poucos.

Syzla
SyzlaPermalinkResponder

Olá a todos li todos os comentários e confesso que tenham tirado as minhas duvidas vou viajar coma minha princesa a africa do Sul e confesso que o meu receio maior e andar longa distancia com ela no colo o aeroporto e multo grande e com a carteira no ombro e ela 11kls com 8meses ? complicado pois o carrinho ? bagagem despachada e no entanto só tiro a bagagem já quase na saída do aeroporto resumindo vou andar com ela ao colo durante 20 min ou mais heheheh

cris
crisPermalinkResponder

ola moro em lyon frança e vou viajar a primeira vez pro Brasil visitar mha familia com meu bebe de 1 ano a duvida è posso usar os protetores auriculares no ouvido do meu bebe pra evitar dores de ouvido ,

cris
crisPermalinkResponder

è a primeira viajem que meu bebe faz de aviao entao mtas duvidas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! O melhor é pedir orientação a seu pediatra.

aline
alinePermalinkResponder

Olá estive lendo as dicas desse site e gostei muito, estou indo viajar para o Japao com meu filhote de 4 anos, e é minha primeira viagem internacional, gostaria de saber se alguem tem mais alguma dica afinal a viagem é bem longa! agradeço obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline!

Leia sobre o Japão:
https://www.viajenaviagem.com/category/japao

Elivaldo
ElivaldoPermalinkResponder

Olá,
Vou a Santiago no próximo mês e seu site tem me judado bastante no planejamento da viagem. Viajarei com minha esposa e dois filhos (3 e 7 anos). Li que a fiscalização de babagem no Chile é bastante rigorosa. Meu menino de 3 anos toma mamadeira e como vamos voar à noite,quando ele não dispensa o leite, gostaria de saber se posso levar o leite em pó em porções separadas, fora, assim, da embalagem lacrada. Estou pensando em, caso não faça uso de todo o leite, descartá-lo no avião. Posso agir assim? O que me diz? Grato desde já.Ah! POsso levar Nescauzinho na bagagem despechada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elivaldo! Normalmente encrencam com produtos in natura.

Paola
PaolaPermalinkResponder

Parabéns, adorei o post e os comentários. Vou viajar com meu filho de 4 meses no final do mês para Itália com escala em paris. Confesso que só estou me tranquilizando porque estou lendo diversos comentários dizendo que é tranquilo.
Espero fazer uma boa viagem.

Julio
JulioPermalinkResponder

Olha que bacana le e pede a francesca pra olhar isso pra gente

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar