Chegando em Noronha: pegadinhas

Aterrissando em Noronha

Eu poderia jurar que os aviões que chegavam em Noronha davam duas voltas completas na ilha, para que os ocupantes das janelinhas dos dois lados pudessem olhar o Morro do Pico e  o Sancho do alto. Mas neste meu vôo — pela Gol — não foi assim, não. Só quem estava na janelinha esquerda é que pôde dizer que fez um vôo panorâmico. Fica a dica: voando pela Gol, tente pegar qualquer assento A (os assentos F são da janela ‘errada’).

Outra coisa: não adianta, como aconteceu comigo, se lembrar de pagar a taxa de preservação ambiental na véspera da partida. O pagamento é online ma non troppo; é preciso esperar um a dois dias úteis pela confirmação do recebimento.  E vale a pena pagar pela internet, sim: a maioria dos guichês fica em função da fila dos que pagaram pela internet; quem vai pagar na hora precisa se contentar com apenas um atendente. Só quando a fila da internet termina é que todos os guichês passam a atender quem vai pagar na hora.

Melhor programa para o finzinho da sua primeira tarde em Noronha? Mesmo que você tenha ido com pacote, dispense o trânsfer coletivo (leva séculos e muitas vezes inclui uma palestra-malho de venda de passeios). Pegue um táxi para a pousada (R$ 20 a R$ 30), largue a mochila por lá e corra para a Conceição, no bar Duda Rei, onde dá pra pegar o entardecer com cervejinha, queijo de coalho assado e banho de mar.

215 comentários

Quando fui, sentei do lado esquerdo e vi tudo direitinho! Era vôo da Trip. Não me lembro se deu duas voltinhas…

Não sei no caso de Noronha, mas em geral, essa história de escolher assento não funciona assim 100%… Basta um deslocamentozinho no vôo, para a visão mudar totalmente.

Por exemplo, no vôo para o Rio, às vezes o avião vai em cima do continente. Então, quem estã do lado direito vê toda a costa e quem está do lado esquerdo só vê terra… Já, quando o avião vai em cima do oceano, quem está do lado esquerdo vê toda a costa e quem está do lado direito fica a ver navios 😆

Quanto ao programinha, foi exatamente o que fiz! Deixei as coisas na pousada, coloque o biquini e corri pra Conceição 😉

    Fui duas vezes a Noronha, uma pela Trip e outra pela Varig. Nas duas vezes o avião deu só uma volta na ilha, por sorte eu estava do lado certo.

    Lena,

    “Num voo para o Rio…”
    Mas num voo partindo de ONDE ????
    Não dá pra saber de qual lado esquerdo ou direito você fala quando não sabemos esse detalhe omitido. 😉

Fernando de Noronha sempre esteve nos meus planos, mas quando buscava por pacotes (por economia) ficava em dúvida pq amigos já tiveram más experiências com “pousadas familiares” (sem chance de escolha nas viagens empacotadas). Quando fazia o cálculo para ir de forma independente, a mais simples das pousadas indicadas (eram poucas) deixava o preço proibitivo, pelo menos para mim.
Já que estamos falando de Noronha, quem sabe aparece dicas de pousadas BBB ou pelo menos boa com preços razoáveis.
A dica da poltrona já está anotada.

    Uns amigo meus ficaram na pousada da Tia Zete, que eu acabei visitando. Fica na Vila dos Remédios, na estrada mesmo, bem localizada. É simplezinha, mas bem limpinha e confortável. Na busca por uma hospedagem barata, certammente eu ficaria lá. AH! A Luana Piovani fica na Tia Zete, se é que isso significa alguma coisa…

RIQ, março passado fui para Noronha pela Gol, e, ao contrário de ti, sentei no lado direito e tive visão total da ilha. Aliás, os dois lados tiveram. Será que isso depende do comandante?

    O meu vôo estava atrasado, de repente foi isso. De todo modo, sou levado a crer que a visão da janelinha esquerda é default; a da direita, só se o comandante quiser/puder dar duas voltas.

    Concordo.

    De todo modo, é possível que tenha uma vista legal da ilha no retorno ao continente, sentando no lado direito.

    Isso depende mais da aproximação do avião, por qual das cabeceiras. Em aeroportos pequenos, depende mais de vento do que de qualquer outra coisa. Não acho que a GOL iria queimar gasolina de aviação para fazer vôo panorâmico.

    Aliás, bem que poderia haver um turismo de vôos panorâmicos bem desenvolvido em Noronha, igual em Foz do Iguaçu.

Estou pensando em ir no mês de abril. Alguém sabem como fica o tempo nessa época?

    Marco,
    Fui no final de março de 2009. Choveu muito. Mas faça chuva ou faça sol, Noronha sempre compensa.

    abril chuvoso mas muito menos quente, e muito , mas muitooo barro =) dae vc chega na praia, ou mergulha, ou ve os golfinhos.. e esquece o barro!! hehehe a ilha fica verde, e muito bonita em cima da terra… debaixo da agua fica tudo azul, talvez diminua um pouco a visibilidade do mergulho, mas nada q prejudique o deslumbramento!
    leve um tenis bom de andar no barro, e nas pedras , pq tudo escorrega muito! nao da pra ter frio nao,mesmo que chova todos os dias. fiquei lá uma semana que choveu todos os dias, menos no ultimo dia… hehehe
    ótimo de qualquer maneira… o unico problema que quando chove, voce come mais!!! hehehe

fui pela Trip agora em Set/2009 e não houve o vôo em volta da ilha não; sentei do lado direito da aeronave na volta e tive um espetacular por do sol.

Noronha ainda é um dos destinos que mais quero conhecer. No ano passado quase fui para lá, mas acabou não dando certo. Enquanto isso vou coletando dicas e informações do comandante e tripulantes.

Quando eu fui em 2005, pela Trip, o avião fazia essas duas voltas, mas era um turboélice, o ATR 42. Não sei se ainda faz. Talvez o 737 não faça por ser maior. De qualquer maneira, é pena…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito