Com que antecedência você planeja seu carnaval?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Daniela Mercury no Carnaval 2008 em Salvador

Brasileiro só se organiza mesmo para viajar no Réveillon e no Carnaval. São as duas datas em que quase ninguém quer ficar em casa.

Enquanto no Réveillon todo mundo quer estar na muvuca, no Carnaval a maioria quer fugir da bagunça. (E acaba encontrando a bagunça feita pelo encontro das multidões que estão fugindo dela.) Há quem aproveite para ir para o exterior. O problema sempre são os vôos, que nunca têm assentos suficientes para todos os que querem viajar, pelo Brasil ou para fora.

Você vai viajar neste carnaval? Pra onde? Quando se programou? Quando confirmou suas reservas?

Deixou para a última hora? Está conseguindo alguma coisa?

Vamos compartilhar nossas experiências e estratégias para determinar quando é melhor entrar em ação para cada tipo de destino carnavalesco -- os destinos foliões, os destinos de quem foge da folia e o exterior.

À caixa de comentários, pufavô!

113 comentários

Felipe V.
Felipe V.PermalinkResponder

1. Dá uma pesquisada também nos classificados do Jornal A Tarde (se vender aí na sua região) ou no A Tarde On Line. Sempre tem anúncios de aptos pro carnaval. Mas ande rápido! A hora é agora!
2. No início do circuito é melhor, mas são sempre os mais caros (muito mais caros)!
3. Chegando meia-noite na sexta de carnaval? Engarrafamento quase zero na maioria das ruas e avenidas! E pela hora só vai pegar trânsito intenso no retorno do folião, ou seja, nas ruas e avenidas próximas ao fim dos percursos!
4. A orla fica interditada do Porto da Barra (concentração dos trios) até o final de Ondina (dispersão)! Só um trechinho mesmo...
5. O Victoria Marina é fantástico, mas o olho d`cara no período do carnaval! Vi mtos globais no deck qdo fiquei lá!
6. E se prepare pra maratona carnavalesca! rs

Eunice
EunicePermalinkResponder

Minhas sugestões: 1) alugar em site de aluguel por temporada, tipo aluguetemporada.com.br. 2) Onde: na Barra, em uma rua interna, com saída para Graça, Vale do Canela ou Centenário . Possibilta ir caminhando para camarotes e blocos, à noite , além de silêncio em casa se quiser dormir.Na Vitória os predios ficam com madeirame na frente, o barulho é grande à noite, a saída é pelo fundo dos prédios do lado oposto ao mar, via vale.Não seria minha escolha para carnaval, exceto se meu plano fosse carnaval no centro.Rua Princesa Isabel, na Barra-Avenida, é um bom lugar. 3) Depende de onde ficará seu apto.4) Sugestões: assisitir ou sair um dia nos Filhos de Gandhi.5) Um dia curtir o carnaval do Pelô. 6) Um bloco Afro: pode ser a saída do Ilê. 7)A turma de Waltinho Queiroz, antigo Jacu, em geral se concentra em uma pracinha interna da Barra Avenida, é muito bom.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Riq, só uma notícia. Já existe ordem judicial para derrubar todas as barracas de praia remanescentes - em torno de 327, em um prazo de 10 dias. Vamos ver como a novela vai acabar. Se a ordem vai ou não ser cumprida.

Ricardo Freire

Estou acompanhando... mas essa semana ainda não entrei para ver. O Correio da Bahia tem sido a minha fonte de informação smile

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

As barracas já fora derrubadas, graças a Deus!!!! Só faltam as da praia de Ipitanga, região do Flamengo, onde tb temos casa e não vemos mais o mar de cima da costa... Na região de Paripe, tb não sei. Aguardamos a alternativa viável e saudável para os bares de praia que nao sejam favelosos e deem abrigos dignos para nós baianos e os turistas.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Oi Riq, oi Eunice!
Estive ontem em Stella, me despedindo da Azul Marinho, minha barraca do coração.
Ação difícil, essa, viu... espero que traga melhorias, mas acho que o futuro da praia do baiano tá bem nublado! sad

Ricardo Freire

Eu tenho várias objeções à ocupação (cadeiras de plástico, cimento...) mas acho que a não-ocupação é uma impossibilidade. O trator passa uma vez, mas a polícia não tem como coibir a ação generalizada da "ambulância".

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Justamente.
Enquanto tomávamos nossa água de côco analisávamos o ambiente e a conclusão era que tem muita coisa errada, mas que essa ação da derrubada das barracas está pouco integrada às consequências... vamos ver os próximos dias! Mantendo o otimismo, sempre!

Ricardo Freire

Dois lugares onde eu isso deu certo: na Praia do Forte, que é o único lugar do Brasil nascido sob choque de ordem (e mesmo assim há uma zona delimitada para barracas com comida), e na Praia Brava de Itajaí, onde os clubes de praia saíram da areia e se instalaram do outro lado da "rua".

O que eu acho que vai acontecer caso as barracas sejam derrubadas: aos 30 segundos do primeiro tempo as areias serão invadidas por ambulantes que vão levar e trazer mesas e cadeiras todos os dias e vão brincar de gato e rato com a polícia, que não vai demorar a fazer vistas grossas.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

AAAAh, novidade: a comida também foi banida das praias afastadas na em Praia do Forte - aquelas no caminho pra PapaGente. Estive lá em junho e quando bateu a fome só tinha queijinho coalho e picolé capelinha pra comer. Os espetinhos e acarajés e etcéteras foram banidos dali, também.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Meninos, não sabia que na BA essa discussão estava tão adiantada! Aqui no CE está acontecendo o mesmo, mas até onde sei, a discussão judicial não atingiu esse nível. Eles querem que as barracas da Praia do Futuro passem para a quadra de trás. Aqui tem barraca com parque aquático (cobrando entrada, pulseirinha e tudo!) e cabeleireiro(?!?!?! Pra mim, não tem nada mais imcompatível com praia do que serviço de cabeleireiro!)Enfim, soube que o dono do Itapariká está até querendo vendê-la.

Ricardo Freire

Não gosto das barracas -- mas se existe algum lugar onde não há problema algum em ocupar a areia é a Praia do Futuro. Sem as barracas a praia seria totalmente inóspita. A faixa de areia é larguíssima. O problema do Brasil é: ou pode tudo, ou não pode nada. Triste.

Ricardo Freire

Sim, já faz um tempo! Em 2008 eles já não podiam vender nada quente, só coco, cerveja e refri.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Hahaha, então é sazonal, de acordo com a temporada de fiscalizações... wink

Eu gosto da infra de barracas porque ela existe! Mas se sumir, me adapto rapidinho e vou adorar também! Fico preocupada é com a questão social... O que vai ser do exército de garçons que trabalha na praia? Mas aí já é uma outra loooonga discussão...

Viviane Moura
Viviane MouraPermalinkResponder

Oi Guilherme,
Creio que o melhor são realmente sites de aluguel ou então com o proprietário – em novembro e dezembro já começa a sair no jornais locais pra vc alugar.O jornal A Tarde é o maior em circulação. Se vc mora em alguma capital pode tentar esse caminho.
Se não quiser esperar ate lá pode pesquisar sites. Dei uma olhada e achei esses, mas não testei o serviço deles, mas já um inicio:
http://www.salvadorba.net/
http://www.aluguetemporada.com.br/scripts/imovel-list.cfm?Cidade=Salvador
http://www.webtemporada.com.br/imoveis/538/salvador/

Os valores são altos mesmo, já vi gente alugando por cinco mil reais por 7 dias apês de 03 quartos próximo ao circuito, por isso vale o lema: negocie e pechinche! E pesquise muito antes de fechar. Vc não vai achar nada barato, mas pode pagar um preço mais justo. Veja valores de flats e hoteis 3 estrelas nessa época em SSA e faça uma estimativa pra 10 pessoas - vc já fica com um parametro pra ter noção de valores e, claro, tem que ser bem abaixo desse valor.
Em termos de localização depende qual circuito vc vai se dedicar mais: ao do Campo Grande – mais tradicional ou ao da Barra – Ondina que costuma atrair mais o turista por ser mais à noite, ter uma brisa constante por ser na orla e ter uma infinidade de camarotes pra escolher..
Vc pode fazer como o Mestre e ficar na Vitória – pertinho do circuito do Campo Grande.
Vc pode também ficar em bairros como Jardim Apipema, Ondina e Rio Vermelho pra ficar perto do circuito da Orla.
Se não quiser ficar tão perto, pode optar por Amaralina , Pituba, Costa Azul, Caminho das Árvores e outros, mas aí não fica perto e vc tem que gastar com o deslocamento de táxi – que nessa época do ano vira guerra. Tem táxi disponível em pontos próximos ao circuito, mas eles acabam cobrando por fora sem o taxímetro. Lá pelo 5º dia às 4 da manhã vc desiste de discutir e só quer deitar em uma cama, qualquer cama!!
Pode ainda ficar entre os 02 – aproveita um pouco de cada. Particularmente gosto mais do circuito do Campo Grande, mas quem vem de fora não aprecia tanto. Se vc optar por esse pode tentar bairros no meio dos circuitos – Graça, Canela, a própria Vitória também funciona como meio Barra Avenida e a Barra.
Tem ainda o circuito Batatinha que é no Centro Histórico(Pelourinho) que tem um carnaval mais alternativo com bandinhas, fanfarras – como se fosse um carnaval do começo do século XX. Já fui e também é muito bom – todo mundo vestido de pierrô, arlequim, e muitas crianças com confete na mão..mas vindo em 10 pessoas não creio que seja esse seu foco...
Pra te ajudar, tem esse site mostrando os bairros e circuitos. http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/carnaval/mapas-do-circuito-de-salvador.jhtm
Qto ao deslocamento como já disse o Mestre, vc só tem problemas qdo chega perto de cada circuito. No aeroporto em si fica meio bagunçado, mas vc ja entra no clima da festa. Como vcs são em 10 não vale a pena pegar táxi - alugue uma van(não tenho contatos em mãos, mas posso vr com amigos). O transporte ate o centro da cidade é longo - uns 40 minutos e onibus demora muuuuito.
Se precisar de mais informações, estou às ordens!
Boa sorte nos preparativos!!

Viviane

Andre C
Andre CPermalinkResponder

Guilherme, vou tentar lhe ajudar! Não sou de Ssa, mas já fui 5x no carnaval e outras 2 off-folia! Nunca aluguei apartamentos, por vários motivos, mas principalmente pela comodidade e pq meu grupo nunca era grande o suficiente para tal, entao acabava não compensando!!! Não sei te dizer com quem alugar, mas procure referências, ou com imobiliárias. A quantidade de golpes nessa época no setor imobiliário baiano é muito grande!

2)Quanto ao circuito, certamente é melhor alugar próximo ao fim.. nada melhor do que terminar o bloco e vc já estar em casa! Alugar no início da Barra é um saco pq é muito difícil encontrar taxistas que aceitem te levar de ondina até a barra.

3) Vc vai chegar no ápice da folia!! Tenha certeza absoluta que se seu local de hospedagem estiver pelo menos próximo ao circuito vc terá que enfrentar os blocos e a pipoca de malas nas mãos portanto, veja isso com atenção! ISSO JÁ ACONTECEU COMIGO! a sorte é que não tava passando nenhum bloco muito cheio, então deu pra ir tranquilo!!

4) Antes de fechar um apê, verifica se realmente vale a pena, economicamente falando... Às vezes vc cosegue pousadas pelo preço equivalente e com mais conforto!!

Eu já tô fechado pro ano que vem ... meu sexto carnaval em salvador!!! Qualquer coisa, pode indagar, como se diz por aqui!

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Guilherme, como vc já está armado com camarotes, abadás (eu sou do tempo da mortalha!!!), as indicações da Adri Lima estão ótimas: Graça, Barra Avenida, etc, estão ótimas. A Ondina somente nas avenidas do Jd Apipema, pq para vc chegar na sexta vai ter que circular na multidao bombando, se for nas ruas transversais do circuito (não fique na Av Ademar de Barros, onde desarmam os trios e na Centenário onde o povão se ocncentra para pegar condução de volta, na madruga). Se o objetivo não é ver o carnaval da varanda/sacada/janela do apê, jamais fique nas avenidas do circuito e transversais!
O Canela e o Garcia cumprem bem este esquema se o objetivo for o centro mas tem que voltar de taxi se for Barra-Ondina, que não fica longe, também. No Rio Vermelho fica fácil para ir e voltar de táxi, tranquilo e sem trânsito no Carnaval e o próximo bairro é Ondina - final do circuito...
O Victoria Marina fica no local que gosto do circuito - é perfeito para quem quer curtir o carnaval do hotel, a muvuca começa às 15-16 horas e termina (ou não) lá pelas 4 horas.
Fora do curcuito,cOmo a Adri disse, contrate um taxi ou van para a turma! Use calçado fechado, dinheiro em bolso interno, cuidado com cameras à vista e fiquem em grupo!
Tem muuuitos endereços para aluguel, mas não tenho essa experiencia (a Bahiatursa tinha indicações). Bom Carnaval!!

Thyago Portela

Ops, desculpa a duplicidade.

Ricardo Freire

Sem problema. O problema é quando PERGUNTAM em duplicidade em posts diferentes grin

Rapha Aretakis

Nasci em Recife, ou seja, tenho 25 carnavais bem vividos. Porém, moro em São Paulo há 2 anos e quero fugir da folia no próximo, ainda não pensei como articular minha fuga. Ideias? hahahah
:*

Tereza
TerezaPermalinkResponder

Rick,
O que você sugere para o Carnaval 2011?
Algo fora do Brasil e agitado.
Ano passado passei em Cancun e amei!
Mas esse ano, estou sem idéias...
Não necessariamente precisa ser praia, portanto que tenha gente jovem e bonita.

Val Lagoa
Val LagoaPermalinkResponder

Oi gente, sei que já passou da hora, mas alguém teria indicação de hotel bbb (ou quase isso, rs), em Salvador, no Carnaval? Abraços,

Thyago Portela

Val, minha dica é não ficar em hotel. Qualquer um meia boca vai cobrar uma fortuna, a não ser que você queira ficar depois de Itapuã.

Há 10 anos eu sempre fico em apê/flat alugado, sai bem mais em conta. Para o próximo ano ficarei no Barra Apart Service, saiu R$ 600,00 por pessoa (flat p/ 05).

Eunice
EunicePermalinkResponder

Minhãs sugestões são: a) apart/flat próximo ao circuito; b) hotel "business", fora do circuito, contando em usar transporte público - ônibus ou táxi, na região da Tancredo Neves, ACM ou Pituba - táxi dessa região para a Barra custa aproximadamente R$ 25,00 a 27,00.

Quer Fugir do Aluguel

[...] Com que antecedência você planeja seu carnaval? [...]

Clemilson
ClemilsonPermalinkResponder

Como é o carnaval no Rio? É muita muvuca? Onde é melhor se hospedar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clemilson! O Carnaval no Rio de Janeiro está mais cheio a cada ano. Os blocos de rua estão "bombando", como dizem os cariocas. Sugiro que você NÃO fique em Santa Teresa, porque o bairro não comporta mais o tamanho dos blocos que desfilam por lá. Ipanema e Copacabana são convenientes para você conseguir se deslocar por toda a cidade e estarão fervendo. Se quiser mais sossego, fique no Leblon ou Botafogo. Mas corra: deve haver pouquíssimas vagas, a essa altura, nos hotéis.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Eu nunca viajo no carnaval. Preços altos, caos nos aeroportos, estradas lotadas e tarifas absurdas. Como moro no Rio e ODEIO carnaval, principalmente os blocos e seus mijões,ops, foliões, faço uma operação de guerra: compro comidinhas e bebidas, alugo vários DVDs e me tranco em casa com o ar ligado.
Eu sei, sou uma chata! rs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar