Extra! Extra! O Sancho também pode ser lindão no verão

Praia do Sancho, Fernando de Noronha

Bem que o Jeffrey — um simpaticíssimo leitor do blog que está aqui na ilha com a família — tinha me avisado: mesmo sendo janeiro, época de Mar de Dentro mexido, a praia do Sancho estava transparente e flat. Anteontem, ao passar na praia perto do fim da tarde, não pude perceber: o sol na contraluz deixava a água opaca, e a maré, enchendo, trazia muita espuma.

Ontem fui de manhã, com sol favorável, e maré ainda baixa. Perfeito. Tava praticamente o Sancho de sempre.

Praia do Sancho, Fernando de Noronha

Claro que dei sorte (eu não: os que estão na ilha pela primeira vez, e puderam ver e entrar no Sancho dos postais). Esses dias o mar tem estado bem calminho, e as ondas na Cacimba do Padre e na Conceição não estão maiores do que as do Arpoador.

Praia do Sancho, Fernando de NoronhaEntrada para a Praia do Sancho, NoronhaPraia do Sancho, Noronha

Se você só pode vir a Noronha nesta época, anote aí mais esse item para você negociar com São Pedro: nada de swell, para você ver o Sancho como se deve.

Snorkeling no Sancho, Noronha

(Mas não conte a nenhum surfista dessa sua negociação, vejalá.)

60 comentários

Em março aconteceu o mesmo no Sancho, mas mesmo no dia em que o mar estava mais mexido a água estava bem transparente e rendeu muita diversão, porque havia umas ondas até bem altas que davam um balanço gostoso de subir e descer para que estava além da arrebentação. Nada que impedisse mergulhar de snorkel e ver tartarugas, arraias etc.

Ah!!!… a melhor época de junho até finais de setembro… vou anotar a toda pressa!!!! obrigadíssima pela informação (eu levo em conta)

Oi Ricardo, eu e meu marido usamos muitas dicas suas na nossa viagem a Europa! Obrigada… Mais uma vez queríamos suas dicas… fomos para Noronha em 2007, e claro, nos apaixonamos pela ilha, que é relamente deslumbrante… estamos com planos de voltar no final de julho desse ano, ficar alguns dias em Porto de galinhas depois… fomos pela Trip… vi seu comentário dizendo q pagou 199,00 pela passagem RE-Noronha pela GOL… com qto tempo é bom comprar as passagens para conseguir esses preços especiais? Junto com os outros estamos aguardando dicas de pousadas BBB…

Obrigada pelas excelentes dicas…

    Fui eu que disse isso? Não foi outro Ricardo não?

    Dessa vez paguei quase 1.000 reais pelo trecho Recife-Noronha-REcife. Comprei muito em cima da hora.

    A política comercial das cias. aéreas varia bastante. Ultimamente elas estão privilegiando as compras antecipadas, o que é uma boa medida. Sempre que o comprador de última hora é beneficiado o sistema fica desacreditado.

    RIQ, quando fui a Noronha (março de 2009) usando Smiles, achei bem intrigante uma coisa: tinha Porto Alegre-Fernando de Noronha-Porto Alegre totalmente free, mas nunca num espaço de tempo curto, naquele padrão uma semana. Eu conseguia um dia para ir, mas para voltar só 18, 19, 20 dias depois. Nunca havia para voltar dali 6, 7 ou 8 dias.

    Mas se eu comprasse Noronha-Recife, aí tinha free Recife-Porto Alegre quando eu quisesse. Paguei cerca de R$ 450 reais o trecho.

    Em tempo: fiz reserva com sete meses de antecedência.

    Será que a cia. aérea não faz isso de propósito, para nos forçar a comprar um trecho?

Em tempo… se você não puder ir na época de mar calmo, vá em qualquer época. Fernando de Noronha vale a pena mesmo com mar de dentro agitado!

Fui na ultima semana de setembro : lindo : tempo bom e mar azul. Sancho e Baia dos Porcos, com mar calmo e transparente: são os lugares de praia mais lindos que já vi na vida !!!

Pessoal,
fui no final de Novembro e peguei 2 dias de mar calminho e Sancho maravilhoso. Os outros 3 dias, mar agitado e muita espuma. Não pude mergulhar na Baía dos Porcos porque as ondas batiam nas pedras e ficou perigoso.
Se você não quiser correr o risco, vá em setembro!
bjs

Oi pessoal! Peço licença para perguntar algo off-topic. 😉

Estou a pleno vapor (e com muita coisa já fechada) no planejamento da viagem pra Europa em Abril, e estou com uma duvida. Antes de tudo, deixa eu passar o roteiro: Londres (4 dias) – Paris (3 dias) – Cote d’azur (4 dias) – Milão (1 dia) – Veneza (3 dias) – Florença (5 dias) – Costa Amalfitana (4 dias) – Roma (1 dia).

Transportes: eurostar entre Londres e Paris, TGV de Paris pra Aix-en-Provence, alugo carro e fico 4 dias na Cote d’azur. Nice-Milao de trem, assim como Milao-Veneza e Veneza-Florença. A ideia é depois de Florença, passar pela Costa amalfitana, e voltar pra Roma pra pegar o voo (ou vôo) de volta. Como já fui a Roma, só fico um dia, só pra dar uma passeada básica antes do voo.

É ai que aparece minha dúvida: Neste trecho Florença-Costa Amalfitana-Roma, estou na duvida entre carro e trem. Se eu fizer de trem, vou fazer muitos trechos em poucos dias com mala e cuia. Estava pensando em pegar um carro nos ultimos dois dias de Florença, porque ai aproveito e Siena, San Gimigniano e Montepulciano de carro. Pegaria a estrada até Sorrento (quase 5h), ficaria de carro na costa amalfitana, e voltaria de carro até Roma, onde pego o voo.

Se acharem que não vale a pena fazer as 5h de estrada, posso esquecer pegar o carro em Florença e pegar em Sorrento. O único porém é que já cotei todas as opções e tirar o carro em Florença e ficar 7 dias fica praticamente o mesmo preço de tirar em Sorrento e ficar 4 dias.

Ou será que não vale e pena pegar carro mesmo?

O que acham?

Obs: perdoem o testamento. 🙂

    Eu acho que vale a pena pegar o carro, sim. Tanto Siena, quanto Montepulciano e San Gimignano super valem a visita. Além de outras cidadezinhas no caminho. Eu recomendo muito Pienza, que é adorável.
    Se você for bom de mapa, e/ou tiver um GPS não fica difícil entrar em Roma. O único cuidado que você tem que ter, dependendo de onde fica seu hotel, é saber que não pode entrar de carro no centro histórico.
    E outra pequena dica, se você me permite: quando chegar ao Raccordo Annulare: você verá, por exemplo FlaminiA e FlaminiO. Quando termina em A é auto-estrada, portanto para fora do centro; quando terminar em O é sentido centro, bairro.

    Oi Marcie,
    Vou ficar no sheraton, mais ao sul da cidade, justamente pra poder estacionar caso seja necessario. Alem disso, há uma estação de metro a 300m e o preço foi imbatível. 🙂
    Engraçado o comentário sobre Raccordo Anulare – estudei isso em italiano na aula de hoje! rsrsrs
    E respondendo a sua pergunta: estarei de GPS! Companheiro inseparável de viagem.
    obrigadu!

    João,
    Não sei se lhe ajuda, mas na viagem que fiz pela Toscana, Siena foi a cidade que eu mais gostei. Eu tive a sorte de ter me hospedado a 7 km de Siena, e pude visitar várias vezes a cidade. É uma cidade toda de pedra, com uma igreja linda toda de mármore, e uma população jovem, por causa da universidade que lá se encontra.
    Se você gosta de vinho, vá a Montalcino, e se esbalde com os Brunellos… 🙂

    Sim!! Escrevi Montepulciano mas quis dizer Montepulciano e Montalcino. É que os nomes são grandes e fico com preguiça de escrever os dois. 😀

    João,
    Eu alugaria um carro em Florença sem dúvida, para fazer as cidades por perto (lindas). Eu só achei o trânsito de Florença bem ruim, então optaria por dormir em outra cidade da região nos dias finais – mas eu amo cidade pequena, então sou suspeita.
    Eu só pensaria duas vezes quanto a carro na Costiera Amalfitana. Quando eu fui em 2009 cheguei a Sorrento de trem e fiz todos os percursos de ônibus, e adorei. Não acho que dirigir naqueles penhascos valha a pena não – você preocupa com as milhares de curvas e perde a vista linda – além de não existir lugar nenhum pra estacionar. Os ônibus são pontuais, com ar condicionado, e permitem curtir mais o pinga-pinga de cidade em cidade. Não sei onde você pretende ficar, mas eu adorei ficar em Amalfi – a cidade é plana, linda, tem restaurantes bons, e fica bem no meio do caminho para visitar todas as outras cidades.
    Que tal pegar o carro em Florença, passear pela Toscana, e devolvê-lo em Sorrento? Não costuma ter taxa de devolução dentro do mesmo país. E no caminho tem a Úmbria toda (Orvieto é linda e na estrada), e até Pompéia, se você quiser (fantástica).

    Pois é. Essa é uma preocupação minha. MAs como eu vou voltar por Roma, seria muito cômodo eu ir de carro até o fim, porque aí paro tranquilamente em Pompéia, dirijo até o aeroporto, etc.
    Uma coisa que posso fazer é deixar o carro parado nos dois dias de Costa Amalfitana, já que a diferença de preço seria quase que nenhuma (vou pagar o preço semanal). Nos dias que eu for pra Capri, isso já vai acontecer mesmo.
    Colocando valores, consegui 160 euros por uma semana de carro, com seguro contra colisão e roubo. Pra 4 dias fica por 150 euros.

    Aliás, sua idéia de Orvieto foi sensacional. Tava pensando em dormir uma noite da Toscana em alguma cidade mais ao sul, como Montepulciano, pra pegar estrada logo depois. O problema é que aí eu não poderia beber vinho. :0
    Orvieto cai que nem uma luva nessa equação! 😉

    João. Você já habituê do blog. Permita-me te pedir para não fazer mais perguntas off-topic.

    No alto do cabeçalho há um menu dividido por destinos. Ainda está incompleto. Mas é só escolher a página mais próxima. No seu caso seria “Europa A-Z”.

    O que vai acontecer é que a sua dúvida, e todas as respostas a ela, vão se perder. Só vão beneficiar a você. Ninguém mais vai encontrar essas dúvidas. As mesmas dúvidas serão postadas por outra pessoa. E talvez as pessoas que te responderam agora não terão paciência para responder aos próximos.

    Fora isso, muitas pessoas que acabarem aqui para saber sobre a melhor época de ir ao Sancho podem desistir de ler os comentários até o final, porque vai ter esse bifão sobre um assunto totalment estranho ao conteúdo que elas googlaram.

    Peço a todos que me ajudem a conscientizar os usuários do site para que isso não se transforme em regra. Temos que ter em mente que estamos produzindo um conteúdo de pesquisa.

    Obrigado.

    Riq,
    Apesar de já frequentar o blog há tempos, nunca reparei que não era recomendável fazer perguntas off-topic. Muito pelo contrário: como sempre via muita gente fazendo, e recebendo respostas, achei que era o recomendado.
    O “Peço licença para perguntar algo off-topic” foi só uma maneira de gentil de pedir para mudar de assunto por um instante. Na verdade não imaginava que estava errado.
    No meu caso, uma pergunta genérica sobre um trecho da Itália, seria melhor encaixada onde? Na página principal do próprio Europa A-Z, como vc recomendou? Ou em algum post da Italia?
    A outra dúvida seria: eu só olho os posts mais recentes, e não fico voltando para ver comentários dos posts antigos.
    O sistema de fórum ordena os tópicos pela última resposta, mas no sistema de comentários, confesso que não me entendi direito.
    Se eu colocar a minha pergunta num post antigo, não é grande a probabilidade de ninguém, ou pelo menos pouca gente, ve-lo? Ou sou eu que estou usando errado?
    Obrigado

    Respondendo à sua pergunta.

    Temos na cabeça muitas regiões-clichê da Europa. Mas a Europa é muito, muito maior do que a que temos na cabeça.

    Insistimos nas regiões de sempre, o que em princípio não é um problema. A não ser quando insistimos em ir a essas regiões na época errada.

    No meu entendimento é perda de tempo e dinheiro ir a lugares de praia superfora de temporada. Por mais que a Costa Amalfitana e a Côte d’Azur tenham atrativos topográficos e arquitetônicos, quando você vai fora de temporada você encontra boa parte dos lugares fechados, à espera do verão. Você gasta seu tempo e seu dinheiro para ver lugares que não estão no seu melhor momento.

    Tudo bem que o auge da temporada, julho e agosto, pode ser desagradável. Mas junho e setembro são ótimos.

    Fora dessa época, há uma profusão de regiões mais interessantes na França e na Itália, que vão recompensar melhor o seu tempo e o seu investimento.

    Provence, Normandia e Bretagne, Vale do Loire, Toscana, Ligúria, Úmbria, Sicília — todas essas regiões são mais bacanas em abril do que Costa Amalfitana e Côte d’Azur.

Acredito que a melhor época seja de junho-julho até outubro-começo de novembro. Fui em Setembro de 2007 e estava lindo. Outubro começa a época dos cruzeiros e rola uma muvucada. Abraços.

Não posso crer que haja alguém tão malvado no mundo que tenha coragem de colocar aqui estas fotos e eu a ter que ir dar aulas num dia de chuva intensa (europeia, há diferenças!!!) com um céu cinzento que só visto…
É violento demais.
Este Inverno está com pouco, pouco sol mas, por aqui, o frio nem tem estado tão grave como noutros locais da Europa (e mesmo de Portugal).
Resta-me sonhar com Julho/Agosto.

    Pior que isso é ver uma foto dessa quando vc tá trancada num escritório e sem reais possibilidades de estar numa praia – emsmo estando um solzão do lado de fora…

Qual a melhor época para ir a Noronha, para poder pegar essas cores e esse mar fantástico?

    O mar já fica calminho tipo abril e fica assim até meados de outubro. Normalmente chove pouco no “inverno” de Noronha. Mas nos últimos anos choveu muito demais da conta, segundo me dizem. Então o melhor garantido é vir em agosto e setembro.

    Março de 2009 peguei 2 dias de sol e 5 dias de chuva (alguns temporais).

    Mas mesmo assim aproveitei muito. Fiz até um mergulho com o temporal caindo a valer lá em cima e a visibilidade no mar estava muito boa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito