Frankfurt e Heidelberg pra Marcie

Frankfurt: o rio Main e o skyline de "Mainhattan"

A Marcie do Abrindo o Bico vai dar um girozinho agora em fevereiro por Alemanha e Polônia. Na Alemanha, os destinos são Frankfurt e Heidelberg — e todas as dicas são willkomen.

Com pouco tempo em Frankfurt, eu me basearia no sempre bem-feitinho roteiro de 36 horas do New York Times.

Com mais dias, seguiria a Luisa do Arquivo de Viagens, que correu os patrimônios históricos da Unesco nos arredores da cidade, como Trier, Bamberg, Würzburg (para ver o palácio Residenz), o mosteiro de Kloster Maulbronn, a cidadezinha de Speyer e a siderúrgica (!) Völklingen Hütte.

Estive uma vez na cidade em 2006, fazendo a matéria pré-Copa da Alemanha, e achei a cidade bem mais simpática (e compacta) do que imaginava. Fiquei num duas-estrelas ao lado da estação, supercorreto, chamado Excelsior (paguei 50 euros com lauto café e frigobar liberado; mas é porque não havia feira na cidade, senão os preços sobem).

A Heidelberg eu só fui no meu mochilão de… 1985, então estou um pouco desatualizado. O NYT também — a última matéria é de 2004. Eu começaria pelo site oficial da cidade mesmo, que é bastante bem-feito.

E então? Quem esteve recentemente em Frankfurt ou Heidelberg e queira contribuir para a viagem da Marcie — à caixa de comentários, bitte!

(Por favor dê dicas aqui só para a parte alemã da viagem. Para dar dicas de Varsóvia e Cracóvia, clique aqui.)

239 comentários

Oi Marcie, Morei na Alemanha por um tempo.
Bem eu nao sei quanto tempo voce vai passar lá, mas eu sinceramente falando nao recomendo Frankfurt se voce deseja conhecer a Alemanha de Verdade. Tudo bem Frankfurt até uma cidade legal, bastante cosmopolita, mas ali pertinho caso voce possa alugar um carro o que recomendo muito, pois nao existe coisa melhor no mundo que dirigir numa Autobahn ou disposta a pegar um trem tem outras cidades digamos bem mais interessantes, como o pessoal comentou Wurzburg tem um Castelo bem legal, no caminho para lá voce ainda pode dar uma passada em Wertheim, cidade bem bonitinha tambem, se tiver tempo nao deixe de visitar o Glas Museum e o Castelo lá. Ali perto está Rothenburg Ob der Tauber, uma cidade que parece ser Natal o ano todo, mas atualmente muito turistica.
Se voce procura encontrar um lugar com cara de Alemanha mesmo eu sugiro voce conhecer Schwabische Hall, na minha opiniao a cidade mais alema da Alemanha.
De Schwabische Hall voce pode seguir até Sinsheim, o museu lá e bem legal é o unico museu do mundo que tem um Concord e um Tuplev Tu144 Russo e voce pode entrar dentro dos avioes e tudo, ainda nesse museu voce vai ver milhares de carros, trens, avioes. etc..
Dali voce segue até Heidelberg, o pessoal ja deu dicas boas de lá, mas bem pertinho de Heidelberg fica um Castelo bem bonito que vale a pena visitar tambem em Schwetzingen.

Ate coloquei no googlemaps todo esse roteiro deu menos de 500 Km, viajando nas auto-estradas voce faz esse roteiro em 4-5 horas brincando.

https://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=Frankfurt&daddr=Wertheim+am+Main,+Main-Tauber-Kreis,+Baden-W%C3%BCrttemberg,+Germany+to:Wurzburg+to:Rothenburg+ob+der+Tauber+to:Schw%C3%A4bisch+Hall,+Baden-W%C3%BCrttemberg,+Germany+to:Sinsheim+to:Heidelberg+to:Schwetzingen+to:Frankfurt&hl=en&geocode=FRik_AIdOnSEACnFlnBHbwm9RzEAxrApUEMiBA%3BFdNB9wIdpzmRAClTR9dEeaWiRzHPFcCBm2e2DA%3BFdDM9wIdQXuXACnZTdoSIJCiRzGgCWLwKLcdBA%3BFZh88QId4U-bACk3_23w_Y6YRzHA9bW-MtoeBA%3BFcVf7QId8qGUACmfXhDVb1CYRzEgdAmNPP0fBA%3BFa6J7wIdUH2HACnb9d9_nJGXRzEk6B0idqpBow%3BFUnQ8QIdL3OEACnN3MwOBcGXRzHXOiREAOrm7w%3BFSuV8QIdy8-CACn1-do88seXRzE-2VkuSLrtkw%3BFRik_AIdOnSEACnFlnBHbwm9RzEAxrApUEMiBA&mra=pe&mrcr=3,4&sll=49.993615,9.272461&sspn=2.64159,9.832764&ie=UTF8&ll=49.539469,9.354858&spn=1.333189,4.916382&z=8

Se precisar de mais dicas so entrar em contato comigo.
Infelizmente naquela epoca nao tinha meu Blog ainda!!

    A idéia é mesmo só usar Frankfurt como base, e alugar um carro para sair por aí.
    Obrigada pelas dicas, anotadíssimas.

Oi Marcie!

A parte mais bonitinha e típica alema de Frankfurt é o Römerberg (nao pode deixar de visitar!). Outra dica legal, distante 200 m da ópera (que também vale uma visita) é uma visita ao bar 22nd Lounge e Bar (fica no Hotel Innside by Meliá Frankfurt Eurotheum, Neue Mainzer Straße 66-68). O bar fica no 22 andar (como já diz o nome) e tem uma vista maravilhosa da cidade do alto. Ele só abre as 18h (domingo e feriados está fechado) e se você viajar no inverno esse horário já vai estar noite. Mas mesmo assim vale a pena, pois dá para ter uma visao legal dos arranha-céus de Frankfurt todos iluminados (cartao postal da cidade!)
Outras dicas aqui:
https://joaninhabacana.blogspot.com/2009/03/visitando-frankfurt-parte-ii.html

e aqui
https://joaninhabacana.blogspot.com/search/label/Alemanha%20-%20Frankfurt

Beijos, e boa viagem pra voce!!!
Angie

Estou de passagem comprada para uma “escapada” de fim de semana entre Frankfurt e Heidelberg em Maio, pegando carona no hotel do marido que tá indo com um grupo de amigos “spotters” daqui de Barcelona! Amei encontrar algo de info aqui. Voltarei com comentários, então. Abraços.

Miltenberg é fofa! Aliás, um monte de cidades por ali, especialmente as no vale do rio Neckar, são fofas. Vale a pena alugar um carro e brincar de ir parando…

Não conheci Frankfurt. Fiquei em Miltenberg, lá perto. Muito bonitinha a cidade, bem tradicional mesmo, com um centrinho turístico. Fiquei em casa de amigos por isso não sei indicar hoteis… Mas acho que vale a pena conhecer.

Sou leitor contumaz deste site,apesar de nunca ter postado;trata-se de um dos mais informativos e bem escritos em toda a internet;parabéns ao Ricardo Freire.como acabei e voltar de uma viagem à Europa,passando por essa região,inclusive uasndo várias sugestões do site(Berlin,principalmente),mando minhas impressões.Quanto a Frankfurt,nada a dizer,porque só peguei o carro no aeroporto e rumei para Heidelberg,aonde fiquei por 3 dias no hotel Europäischer Hof,muito confortável e bem localizado,próximo à área de pedestres de Heidelberg.Esta área é interessante para andar,com várias opções de compras,e a visita ao castelo,que tem uma parte medieval em ruinas e outra parte renascentista bem preservada pode ser feita de funicular(comprar o bilhete dá direito a entrar nos jardins e área externa do castelo),ou subindo uma escadaria(parece que +/- 350 degraus).A vista do rio Neckar e da cidade é muito bonita,mas o interior do castelo,pelo menos neta época do ano,só com visita guiada,que é espaçada nesta época.Como a próxima visita demoraria 1:30 para começar e o frio estava tremendo,infelizmente desistimos.Na região, se tiver carro,vale dirigir pela Burgstrasse(estrada dos castelos),que margeia o rio Neckar e tem vistas bonitas;uma cidade que merece uma parada é Bad Wimpfen,com uma parte medieval e arquitetura típica alemã,que fica +/- a 40-45 kms de Heidelberg,e que pode ser acessada facilmente por trem também.Finalmente,dizer quee Rothenburg ob der Tauber é uma linda cidadezinha medieval bem preservada,a +/- 1:30 de carro de Heidelberg,que merece muito a visita.Wurzburg é perto de Rothenburg(60 kms) e tem o Residenz,que merece uma visita também.Desculpem pelos longos comentários.Se houver alguam dúvida mais específica,perguntem!

https://www.europaeischerhof.com/2005eng/willkommen/i_willkommen.htm

O Castelo de heidelberg é imperdível, e eu tomaria uma sopa de batatas no restaurante do próprio castelo.

PS: já deu pra perceber que eu sou louca com essa parte da Alemanha, né?

    Oi Dani

    Estou exatamente em Frankfurt em um hotel e acabei de chegar de uma feira no messe agora estava procurando alguma coisa para fazer: visitar um shooping um restaurante sei la alguma coisa do genero, como li q vc e louca por esta parte do mundo sabe alguma coisa legal para se fazer w

    Obriado

    Gabriel

Bem, eu já pousei trocentas vezes em Frankfurt, mas nunca fui na cidade, então não faço idéia do que fazer lá. É que é uma cidade grande, mas perto de taaaaaaaaantas jóias de cidades pequeninas alemãs, que eu nunca animei.
Por perto, tem as tetéias que a Luíza falou, além de uma parte linda da Rota Romântica, e a fofa Bamberg – tombada pela UNESCO, com impecável bom gosto, é uma cidade em cima de um rio, que tem até uma ilhinha de Saint Louis, residências fantásticas de bispos votadores do Sacro Império Germânico, e uma igreja/abadia no alto do morro liiiiinda. Vale muito a pena.
Em Heildelberg, eu fiquei num hotel que eu não recomendo, super simples. Mas a cidade é lindinha, universitária, com um castelo liiiiindo no alto, que vale muito a visita – tem uma das vistas mais lindas que eu já vi. O castelão do alto é também tombado pela UNESCO, mas tem outro do outro lado do rio (que eu não tive tempo de ir), o centrinho é delicioso de passear a pé, com várias ruas só pra pedestres, e tem um certo arzinho de Praga. Recomendo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito