Frankfurt e Heidelberg pra Marcie

Frankfurt: o rio Main e o skyline de "Mainhattan"

A Marcie do Abrindo o Bico vai dar um girozinho agora em fevereiro por Alemanha e Polônia. Na Alemanha, os destinos são Frankfurt e Heidelberg — e todas as dicas são willkomen.

Com pouco tempo em Frankfurt, eu me basearia no sempre bem-feitinho roteiro de 36 horas do New York Times.

Com mais dias, seguiria a Luisa do Arquivo de Viagens, que correu os patrimônios históricos da Unesco nos arredores da cidade, como Trier, Bamberg, Würzburg (para ver o palácio Residenz), o mosteiro de Kloster Maulbronn, a cidadezinha de Speyer e a siderúrgica (!) Völklingen Hütte.

Estive uma vez na cidade em 2006, fazendo a matéria pré-Copa da Alemanha, e achei a cidade bem mais simpática (e compacta) do que imaginava. Fiquei num duas-estrelas ao lado da estação, supercorreto, chamado Excelsior (paguei 50 euros com lauto café e frigobar liberado; mas é porque não havia feira na cidade, senão os preços sobem).

A Heidelberg eu só fui no meu mochilão de… 1985, então estou um pouco desatualizado. O NYT também — a última matéria é de 2004. Eu começaria pelo site oficial da cidade mesmo, que é bastante bem-feito.

E então? Quem esteve recentemente em Frankfurt ou Heidelberg e queira contribuir para a viagem da Marcie — à caixa de comentários, bitte!

(Por favor dê dicas aqui só para a parte alemã da viagem. Para dar dicas de Varsóvia e Cracóvia, clique aqui.)

239 comentários

riq, mt obrigada pela ajuda!
agora tou + indecisa ainda, pq as opções aumentaram! hehehe
tou super na dúvida entre Rüdesheim – Bingen – Boppard – Koblenz. tudo parece ser tão lindo!
vou continuar estudando!
valeu!

olá, riq e trips!
pretendo conhecer o vale do reno/mosela em setembro, e me hospedar 3 noites por lá.
ñ encontrei mts informações sobre a região aqui no VnV… estou mt em dúvida sobre a cidade em q devo me hospedar…
minha idéia é usar koblenz como base, mas ñ sei se ela é a cidade ideal… alguém já se hospedou lá, ou tem alguma outra dica de hospedagem? como ñ sei se vou alugar carro pelos 3 dias (além do carro, planejo me locomover de trem e de barco), ñ quero ficar em um vilarejo mt isolado, mas também ñ pretendo ficar em uma cidade grande como frankfurt… alguém pode me ajudar?
ficarei eternamente grata pelas dicas, e prometo escrever um relato aqui qd voltar!

Muito obrigada. Se possível, mais uma pergunta:tendo Frankfurt como base, é possível ir a alguma dessas cidades citadas nos comentários acima, como Heidelberg, Rothenburg etc, de trem, indo e voltando no mesmo dia?

    Tatiana eu acho bem possivel sim, especialmente Heidelberg. A sua velocidade de deslocamento vai estar muito relacionada ao tipo de trem que você vai pegar. Mas qualquer cidade num raio de ate 100 no max 150 e possível de se visitar de trem.
    Caso você opte por ir a Heidelberg de ICE o trem de alta velocidade da Alemanha você ira com ele ate Mannheim e de lá pegara outro trem ate Heidelberg creio que esse trajeto leve cerca de 1h e meia. Mas de uma olhada no site da Deutsche Bahn http://www.db.de lá tem opção para inglês

Olá Ricardo,

Também pretendo conhecer o Sul da Alemanha como o Fernando de Frankfurt até Munique, passando por Heidelberg, Freiburg e Fussen. Tenho 12 dias para fazer todo esse percurso, mas não gosto de ficar pulando de hotel também.Quais as cidades que você aconselha a fixar como base? Abraços, Fátima

    Em roteiros que eu não estudei eu costumo apenas recomendar que se monte bases (isso você já descobriu) e que simule os trajetos no https://www.viamichelin.com . Você está na direção certa. Faça isso, pesquise sobre o que encontrar e você vai desenhar uma linda viagem.

    Fatima
    Se voce tem 12 dias para fazer o Sul da Alemanha, acho que voce poderia escolher 3 ou 4 cidades Bases.
    Eu Escolheria Frankfurt já que seu voo pelo visto chega ou parte dali e ali perto visitaria Heidelberg, Castelo de Schwetzingen, Marburg, Darmstadt entre outros lugares. Da ate mesmo para dar um pulo em Strassbourg na França.

    Freiburg também seria uma otima pedida,além da cidade ser linda (Suspeito em Falar morei la por 1 ano e meio) dali voce pode visitar varias cidadezinhas bem interessantes da Floresta Negra como Triberg (Cidade dos Relógios Cucos) por exemplo. E ainda o ponto mais alto da floresta negra o Feldberg e o famoso Titisee. Em uma distancia razoavel ainda esta Basel na Suiça e até mesmo o Lago de Constança.

    Munique é uma cidade linda e com otima infra-estrutura turistica e seria uma outra excelente cidade base. Dali voce consegue ir a Fussen, Oberammergau, Garmisch Partenkirche entre outras cidadezinhas lindas dos Alpes Bavaros. Dá até mesmo para dar um pulinho em Innsbruck.
    Fica um pouquinho mais longe, mas se voce gosta de paisagens naturais e história como eu não tem lugar mais bonito na Alemanha que o Parque Nacional de Berchtesgaden bem próximo a Salzburg na Austria. Ele é o único parque nacional alemão e onde Hitler construiu o Ninho da Aguia ou Adler Nest e dali em menos de 30 km voce está na terra natal de Mozart. recomendo muito!!
    Infelizmente nessa fase Alemanha tinha apenas um pequeno diario. Ainda não fazia parte da blogosfera.

    Minhas ultimas 2 idas a Alemanha desde então sempre foram digamos que super corridas. Mas mesmo assim sempre matando a saudade dos velhos lugares e conhecendo outros novos.

    Se precisares de alguma outra dica ou sugestão so entrar em contato.
    Abraço

    Oscar,

    Vc tem alguma dica para um roteiro de 4 ou 5 dias saindo de Frankfurt passando por Munique e chegando até o parque Berchtesgaden e depois voltando para Frankfurt? Vc acha q vale a pena esse percurso?

    Fatima, além das excelentes dicas do Oscar, que é um especialista na região. Eu não deixaria de visitar Rothenburg-ob-der-Tauber, que é uma cidade linda no meio da rota romântica e ainda pode servir de base para se conhecer outras cidades maravilhosas, como Bamberg, Nuremberg, Wurzburg, Dikensbuhl e Nordlingen.
    Como você pode ver, opções são o que não faltam para os seus 12 dias. Boa sorte!

    Fatima, essas dicas do Alessandro também são otimas, como voce pode ver opçoes não faltam na região. Se optares fazer essa região mais ao norte da Bavaria, recomendaria como Base Nuremberg, ali perto voce pode visitar todas essas cidades que o Alessandro recomendou além de Bayreuth. Rothenburg ob der Tauber é uma cidadezinha medieval murada encantadora, no entanto um pouco turistica de mais. Se fores até lá prefira ir durante semana.

    Outra cidade Base interessante seria Stuttgart, bem primeiramente por ser a capital do estado de Baden Wurtemberg, sede mundial da Porsche e Mercedes com museus excelentes. Mas ali perto também vale a pena visitar seus castelos como o do centro da cidade, o Solitude e o castelo dos Hohenzollern em Hechingen a cerca de 60 Km ao sul de Stuttgart e a cidade Universitária de Tübingen.
    Uma recomendaçao pessoal seria Schwäbisch Hall que apesar de seus 90 km de Stuttgart e 120 Km de Distancia de Nuremberg é a cidade mais “germanica”da alemanha que eu conheço a arquitetura da cidade é linda quase toda em estilo enxaimel.

    Se fores de carro de Stuttgart para Munique, voce irá passar por Ulm a cidade natal de Albert Einstein, vale a pena pelo menos conhecer a catedral da cidade, que tem a torre de Igreja mais alta do mundo e o seu entorno, a cidade é cortada pelo Rio Danúbio e a agua é limpissima, até ja tomei banho de rio lá. Rs
    Como voce pode ver os 12 dias vão estar cheios de coisas para conhecer!! Vc tem que pesquisar e escolher aquilo que mais te interessa, voce pode focar em história, arquitetura, paisagens, enfim…
    No meu Blog tenho alguns posts do Sul da Alemanha, mas infelizmente estão sem foto. https://mauoscar.com/indice/
    Uma hora dessas que tiver um tempinho vou la arrumar isso!!
    Abraço

oi Riq,
conhece algum trip que tenha ido com criança pra alemanha?
surgiu oportunidade. a base seria Dusseldorf.
bjo
Carol
viajandonamaternidade.blogspot.com

Oscar, muito obrigada. Estou indo lá copiar as dicas.
Riq,
Parto 2ª feira, se o vulcão não atrapalhar, para Londres, Budapeste, Viena, Praga e Berlim (repare que na ordem recomendada) e volto por Frankfurt. Todas as dicas coletas foram pegas aqui e nos blogs das/dos trips. Meu falso moleskine tem mais endereços de “imbiss” do que serei capaz de comprovar. Voltando, dou um feedback. Agradeço a todos. No momento, só ficaram faltando…os euros.
Anna Francisca

    Anna, vi o seu post e lembrei que no ano passado eu estava planejando Praga e Budapeste e nos falamos por aqui. Se não me engano vc estava indo com a sua irmã. Depois conta como foi…na minha viagem deu tudo muito certo. Espero que na sua também!

Anna Francisca.
Em 7 horas voce vai ter tempo suficiente para curtir um pouco da cidade. Voce pega o metro em direcao a estacao central (hauptbanhof) de la voce tendo um mapa na mao consegue visitar as principais atracoes da cidade, nesse tempo relativamente restrito, voce deveria se concentrar na regiao central da cidade, visitando a regiao do Romerplatz, a Catedral de Frankfurt, a Prefeitura, a margem do Rio Main. No meu Blog tem meu relato de minha ultima visita a cidade em Outubro do Ano passado. https://mauoscar.com/2009/11/03/frankfurt-am-main/
Prescisando mais alguma coisa entre em contato

Trips,

Preciso de dicas do tipo “O que fazer em Frankfurt em 7 horas”. Lembram-se daquele post sobre a amiga do Riq e das 7 horas em São Paulo? Pois é isso. Li todos esses comentários aqui e todos descartaram a cidade. Chego ao aeroporto de manhã cedo e só embarco à noite. Tenho fuçado, lido, vasculhado e nada encontrei. Começo pegando o metrô para…
Obrigada,
Anna Francisca

Riq,

Estou palnejando conhecer o sul da Alemanha. Você acha que o roteiro abaixo está muito puxado ou dá pra fazer?

1 – FRAnkfurt
2 – FRA / HEIDELBERG / SPEYER (118 km)
3 – SPEYER / BADEN-BADEN / STRASSBURG (França) (215 km)
4 – STRASSBURG (França) / Floresta Negra / FRIBURGO (185 km)
5 – FRIBURGO / TITISEE (lago)/ CONSTANZA (129 km)
6 – CONSTANZA / MEERBURG / LINDAU / BREGENZ (Áustria) (57 km)
7 – BREGENZ / Neuschwan¬stein / FUSSEN (107 km)
8 – FUSSEN / GARMISH PART.(Zugspitze) / OBERAMMERGAU / MUNICH (174 km)
9 – MUNICH
10 – MUNICH
11 – MUNICH / NORDLINGEN / DINKELSBUHL / ROTHENBURG (219 Km)
12 – ROTHENBURG / BAMBERG (103 km)
13 – BAMBERG / WURZBURG / FRA (216 km)
14 – FRAnkfurt
15 – FRA / COLonia / FRA (trem)
16 – FRA (aeroporto)

Abraços.

Fernando

    Não é o tipo de viagem que me entusiasma, Fernando. Trocar todo dia de cidade é complicado, e os procedimentos de chegada e saída do hotel tomam tempo e energia que fazem falta.

    Eu prefiro planejar bases onde fique pelo menos dois dias (três ou quatro seria ainda melhor), fazendo itinerários circulares.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito