Manual de sobrevivência em Ciudad del Este, pelo PêEsse

Foto do blog https://indiada.wordpress.com

O PêEsse pôs esse comentário num post sobre Foz e eu achei tão bom que estou transformando em post. A foto foi gentilmente surrupiada do divertidíssimo blog Indiada.

Por questões de falta de segurança em Ciudad del Leste e por conta de o trânsito lá ser uma bagunça (aliás, não só o trânsito), nas duas vezes em que fui ao Paraguai deixei o carro no Estacionamento Silva (Rua Olavo Bilac, 214, Vila Portes, Foz do Iguaçu – tel. 45/3528-6631 45/3528-6631), com várias vagas na sombra, atendimento ótimo e ambiente seguro. Custava, em dezembro de 2009, R$ 15, independentemente do tempo que você usar o estacionamento. De lá, fui a pé até a Ponte da Amizade e a Ciudad del Leste.

Uns três minutos depois que você termina de atravessar a ponte indo para Ciudad del Leste, você vê uma casinha vermelhinha do seu lado direito. Ali é a “imigração”. Passa e pára lá quem quer. Quem não estiver a fim, basta ir direto, não entrar, mudar de calçada, passar assoviando olhando para cima. Ninguém vai nem lhe olhar atravessado. 99% das pessoas fazem isso.

Como eu queria o carimbo oficial no passaporte, parei lá. A única pergunta que o atendente fez foi se Machu Picchu era realmente bacana como diziam. De posse do meu carimbo, segui em frente.

Dois minutos depois começa o monte de lojas, camelôs, motos, pessoas com caixas na cabeça, táxis, caminhões descarregando mercadorias, enfim, Ciudad del Leste propriamente dita. Eu já tinha lojas certas para ir, então fiquei em Ciudad del Leste umas duas horas apenas. Na volta, por conta do calor, eu só queria chegar no carro e ligar o ar condicionado. Não peguei nenhum carimbo de saída, portanto.

No meu terceiro dia em Foz, contudo, eu me arrependi de uma compra não-feita e voltei a Ciudad del Leste (agora devidamente vestido para o calor: camiseta branca, bermuda e chinelo). Na entrada, peguei meu carimbo de saída que tinha ficado faltando (bacana foi que no meio tempo entre um carimbo e outro houve uma ida e volta da Argentina).

Falando de compras, para câmeras, lentes, cartões de memória e todos os tipos de equipamentos fotográficos recomendo a Monte Carlo. Os produtos são originais, o atendimento é muito bom, a compra é registrada com nota fiscal. De acordo com os empregados da loja, o site está desatualizado porque em breve será lançado um novo. Por isso na loja há diversos produtos que não constam no site. Para informações e cotações de preços basta entrar em contato pelo MSN com Zanete ([email protected]).

Para GPS, a Pirâmide é imbatível. Quantidade, diversidade e um atendimento bem esclarecedor. Produtos originais e vendas com nota fiscal. Para equipamentos de informática em geral, recomendo a loja Nova Advance. Bastante diversidade. Produtos originais e vendas com nota fiscal.

Para compras em geral (perfumes, roupas, vinhos franceses de procedência), passe na Monalisa. Inclusive, se for comer em Ciudad del Leste, nem pesquise e vá direto no restaurante da Monalisa. Excelente e confiável comida.

Gracias, Don PêEsse!

Leia mais:

140 comentários

TENHO QUE PASSAR COM O MEU CARRO PARA O LADo DE LÁ ? E A FISCALIZAÇÃO NA VOLTA?

Olá

Gostaria de comprar a camera Sony HX9 ou a canon S230 no Paraguai e estou indo agora no início do mês de setembro, queria saber quais são as lojas mais confiaveis…

Podem me ajudar?!

Obrigada…

    Alô, Ana! Veja as dicas no post acima e nos comentários anteriores!

Ola a todos, se algum de vcs gostaria de um guia turistico em Ciudad del Este, pra conhecer cataratas, saltos, movida noturna, gastronomia, restaurantes bons, lagos e rios, eventos e teatros. Eu me ofereco como guia, nasci aqui em CDE.. E só por gosto faría (de graca), pq daqui a um ano quero abrir uma agencia de turismo interno, e que melhor que praticar.. 😉

http://www.facebook.com/velerodeleste

Sou visitante assiduo de Ciudad del este, geralmente todo ano vou 2 x lá… meu esquema é passar com meu carro para lado paraguaio, fico num hotel bom e seguro, os hoteis lá são mais baratos que do lado brasileiro, faço compras na loja americana, casa da china e monalisa… que são totalmente confiáveis… e alguns eletronicos em diversas lojas …
tb achei restaurante bons com preços pela metade do preço do Brasil e até restaurante de comida japonesa…
ahh outra dica que vale a pena é comprar pneus…é no mínimo a metade do preço ..
boa viagem e boas compras…

ahh passar na ponte é tranquila….

Para quem mora no MS a dica é ir por sete quedas, vc deixa o carro la no posto de combustivel paga 5R$ e sai 05:00hs da manha, não passa pela ponte! gasta 50 reias de passagem IDA e VOLTA. quando chegar la para no troncal 4 (acho que escreve assim) pega taxi ou onibus, ai é so alegria e dinheiro, ai volta em troncal 4 as 15horas de lá! e pega o onibus de volta pra sete quedas. mais atenção: nao va quando tiver chovendo!

Olá, obrigado pelo site. Realmente tem muitas digas interessantes e uteis.
Eu vou a Foz nod ia 30/08 e volto dia 1/07, portanto 3 dias. Vopu chegar as 13hrs entao gostaria de saber se vale a pena ir nesse dia ao paraguai ainda pois as dicas me dizem pra sair de lá até 14;30. Oura coisa, a alfandega no Brasil tem horario de funcionamento?

desde ja agradeço

Olá,

Pretendo visitar Foz do Iguaçu em Outubro, quero conhecer as cataratas brasileiras e argentinas, itaipú, e fazer umas comprinhas no free shop.
Ainda gostaria de comprar algumas coisinhas em Ciudad del este. Esta é a melhor cidade para comprar? Quantos dias vocês acham que preciso? 5 dias é o suficiente?

Abraços.

    Cinco dias é mais do que suficiente. E se vc alugar carro, aí é que vai ter tempo de sobra mesmo.
    Uma dica: o melhor lado para visitar as cataratas é o argentino, não deixe de ir.
    Ciudad Del Leste também é muito legal. Pense numa muvuca.

    Olá Mendonça,

    Então é melhor hospedar-me na argentina? é isso?

    Eu e minha esposa, tb ieremos em outubro e ficaremos no hotel carima e tb quero dicas de compras e se vale a apena alugar um carro.
    quando vc vai?

Olá meu amigo, tudo bem?

Meio pirata, talvez é o que eu procure. ^^
Se for apenas para comprar, talvez tenha só para CDE? Quem sabe não tenha para Pedro Juan.

De qualquer forma, se você souber de algumas dessas, que faz a viagem de SP/PJC e PJC/SP, gostaria muito de entrar em contato e fazer algumas perguntas com a companhia.

Se você não souber, fica o meu muito obrigado. E espero que alguém possa me ajudar. ^^

Abraço.

Olá meu amigo, tudo bem?

Muito obrigado pela resposta, me ajudou muito por ter alguns telefones.
Mas na verdade o que eu gostaria de saber é se tem, como para CDE, alguma empresa alternativa para fazer a viagem direto para SP, com um preço bem em conta.
Fiquei sabendo de uma empresa que não fica na rodoviária de CDE, e tem um preço muito bom, mas a propaganda dela e bem no boca a boca, por isso tenho essa dúvida, pois gostaria de saber de alguma, por alguém, que faz essa viagem para Pedro Juan.

Muito obrigado. ^^

    Olá, Arthur! O que existe aqui em São Paulo são excursões de compras feitas por companhias meio piratas… não sei se é isso que você procura…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito