O quente de Flexeiras, por Denise Mustafa

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

No fim do ano passado teve gente aqui perguntando sobre o Réveillon em Flexeiras (ou Flecheiras, dependendo da placa que você segue), uma praia 150 km a oeste de Fortaleza. Eu não sabia explicar — e pior: não sabia que a querida Denise Mustafa é graduada no assunto. Denise, que é fotógrafa e jornalista, acompanhou a evolução desta praia que hoje é a preferida de quem quer dar uma escapadinha de Fortaleza sem precisar enfrentar muita estrada (seja para Jeri, seja para Pipa). Aí vai o Dossiê Mustafá sobre onde comer e onde dormir em Flexeiras. As fotos, claro, são todas dela.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Flexeiras ‘cresceu’ muito de uns dois anos pra cá. O público passou a ser mais sofisticado (principalmente por conta do hotel Orixás, que tem um público de classe social mais elevado) e, por isso, a praia sentiu essa necessidade de abrir lugares que acolhessem esse tipo de turista.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Tem pra todo gosto: pra quem vai com menos grana, as barracas de praia oferecem um vasto cardápio de frutos do mar. Dessa vez nós fomos pra Barraca Maré Alta, onde comemos a moqueca de arraia especial, que inclui camarão e lagosta (naquela região tem muuuuita lagosta, por isso o preço baixo). O preço da moqueca foi 28,50 e dá pra 3 pessoas, tranqüilo.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Os restaurantes legais que abriram:

Restaurante do Nonô: tem pizza, massas e frutos do mar. A sugestão é comer o peixe grelhado ao molho de maracujá (na faixa dos 45,00 pra 2 pessoas) e a pizza de alga marinha (na faixa dos 25,00 a média). OBS: Todos os anos Flexeiras tem o Festival das Algas, tipo uma feira gastronômica com pratos a base de alga marinha. Delícia! Vale a pena conferir esse prato diferente. O único defeito é que não tem muita variedade de vinhos. E, normalmente, eles cobram 45,00 pelos que têm no dia. Em compensação, eles cobram apenas 10 reais na rolha. Assim vc pode levar o vinho que quiser.

Oca do Sabor: você monta o prato. Os preços variam de R$ 16 (peixe) a R$ 35 (carne). Tem sanduíches e saladas. O restô é de um casal que veio de Goiânia e abriu em julho. É todo decorado com produtos indígenas. Aqui já tem uma carta de vinhos e de outras bebidinhas.

Ozio: o dono é o italiano Ozio. Não cheguei a provar a comida de lá, mas os preços são bem acessíveis. É normal ir pra lá tomar uns drinks depois do jantar. Fica bem em frente à pracinha principal.

La Terracita: é um bar de tapas de drinks de um espanhol da Galícia.

Kalangos: barzinho lounge, com um som eletrônico chill out, na beira do mar.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Pousadas:

– Dessa vez fiquei na Pousada Nootka – diária em quarto duplo a partir de 180,00. De frente pro mar, quarto básico mas aconchegante e internet wi-fi (com custo de 10,00 por dia). Foi a que mais gostei. Os donos são espanhóis (já deu pra notar que tá cheio de gringo por lá, né?)

– E também já fiquei na Pousada Catavento – diárias a partir de 150,00 (quarto duplo). Também fica de frente pro mar.

É isso. Vale lembrar que Flexeiras faz parte do município de Trairi, que incluem mais 2 praias: Mundaú e Guajirú. Todas são belíssimas! E é uma do lado da outra (é uma extensão só. Muda apenas o nome.)

Eu acrescento: Mundaú é a cidadezinha maior, e por isso mais bagunçada — mas oferece um lindo passeio pelo rio (ou braço de mar, não sei) ao longo de dunas incríveis. O melhor é fretar uma jangada (os passeios de grupo são uma farofa). Guajiru é ainda mais sossegado que Flexeiras, e tem um hotel bem-estruturado, o Rede Resort.

Obrigado, Denise!

120 comentários

Olá, Ricardo e Denise! Acompanho o Viaje na Viagem há alguns anos e sempre é uma referência nos meus planejamentos de férias. Obrigado pelo excelente trabalho!! As dicas de Santo André (BA) garantiram uma viagem incrível em 2019 (passeios do Carlindo!!). Estou planejando férias para julho e peço uma ajudinha: viagem de uns 10 dias, para descansar com pé na areia, casal com duas crianças, de 8 e 9 anos. Estou namorando essa região de Trairi e fiquei na dúvida se seria melhor ficar hospedado em Flexeiras ou Guajiru. Alguma sugestão?

    Olá, Leo! Quem responde é a Bóia. Flecheiras tem um minicentrinho com algum movimento, Guajiru é uma microvila com ar mais interiorano. Mas a maioria dos hotéis legais está fora das duas vilas. O entorno será o mesmo – praia deserta, com eventual bugue de turistas passando em direção à Lagoinha (é o único aspecto desagradável da região).

    Falamos de Flecheiras/Guajiru neste post da época da pandemia:

    https://www.viajenaviagem.com/praias-sem-aglomeracao/#flecheiras

boa noite! utilizo muito a página do viaje para planejar meus deslocamentos. sei que faz muito tempo que o Ricardo foi, mas eu queria saber se tem uma dica boa: saio de mundaú para icaraizinho e estou sem carro. o único trajeto que encontrei é ir até itapipoca pela cooperita e, de lá, pegar o transporte para icaraizinho.
têm uma ideia mais prática para chegar lá (por exemplo, saindo da praia da baleia).
obrigada <3
vida longa ao viaje na viagem!

Eu adorei a viagem que fiz há pouco para o Trairí, no litoral oeste do Ceará. Fiquei hospedado na praia de Mundaú e de lá pude aproveitar todas essas belíssimas praias desse pedaço de paraíso. Super Recomendo!

Bóia, Estou me programando para fazer um roteiro de 10 dias, Lençóis: Santo Amaro, Lagoa da Gaivota,Betânia, Espigão, Lagoa Azul, (Pernoite em Atins).
Lagoa Verde, Delta do Parnaíba, Ilhas das Canária, (Pernoitar em Barra Grande no Piaui). Lagoa Tatajuba, Jeri, (Pernoitar em Flexeiras ou Guajiru). e finalizar em Fortaleza, Canoa Quebrada. Lhe pergunto qual a melhor época que pego as águas dos Lençóis Maranhense e aproveito o sol de todo o litoral até Fortaleza, de preferencia fora da alta temporada que tudo ai deve ser muito mais caro.
Abs.: Ludovico Ramos
Rio de Janeiro

Olá. Estou querendo ir no carnaval para flexeiras, mas não sei como chegar lá. Existe onibus que leve de fortaleza até la?

    Olá, Clecia! A viação Fretcar faz a rota. Pergunte os horários pelo telefone: 85/3402-2244

Oi. Vou para o Ceará na primeira quinzena de julho (vi que é uma das regiões do NE que não chove nesta época). Pensei em ficar em Flecheiras, mas vi que o Hotel Solar das Flecheiras foi demolido.
Achei o Orixás Art muito caro e a Pousada Catavento, pelas fotos, não me agradou. Quais outras pousadas vocês indicam na região? A Rede Beach, em Guajiru, vale a pena?
Muito obrigado

Olá! Vou para o Ceará em lua de mel em agosto. Estou com algumas dúvidas. Gostaria de saber quais são as principais diferenças entre as praias de Flecheiras, Mundaú e Guajiru, em termos de beleza, estrutura, mar, agito, etc… Quantos dias de hospedagem são suficientes para conhecer essa região? Alguma outra praia próxima em valha a pena passar alguns dias? Existe algum transporte prático e barato para fazer o trajeto de Fortaleza para essa região, sem alugar carro?

    Olá, Aline! Não há nada que possa ser chamado de “agito” na região. Flexeiras tem o público mais animado, normalmente nos fins de semana. Flexeiras e Guajiru têm trechos de praia calmos. Mundaú é mais popular e agora teve suas dunas desfiguradas com cataventos eólicos. Existem ônibus que saem de Fortaleza, da rodoviária, e vão a Trairi, sede do município. Alguns continuam a Flexeiras e Mundaú. Sua pousada lhe oferecerá todas as coordenadas.

    Olá! Muito obrigada pelo rápido retorno! Só mais uma pergunta: Em Mundaú/Flexeiras tem bastante opções de restaurante, mesmo durante a semana? Tem mercado, farmácia, essas coisas? Locadora de veículos? Mais uma vez, obrigada!

    Olá, Aline! Sempre vai ter algum restaurante aberto; de dia com certeza; de noite informe-se na sua pousada. Locadora, só em Fortaleza.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito