Caraíva com luz: igualzinha a antes, só que melhor :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bar do Porto, Caraíva

Fiz questão de dar um pulinho em Caraíva no final do meu périplo de janeiro pelo litoral da Bahia. Tinha estado pela última vez por lá em maio de 2007, quando a vila estava em obras, de cabeça para baixo: estavam instalando a rede elétrica -- por cabos subterrâneos, conforme exigido pela população, numa batalha de uma década. Subi um post sobre isso na época, intitulado O metrô de Caraíva?.

A passagem do bumba

Aproveitei a vibe da viagem -- estava andando de ônibus desde Salvador -- e testei o jeito roots de ir e voltar. Peguei o buzão de linha no Arraial d'Ajuda, no desembarque da balsa de Porto Seguro. Há dois ônibus por dia; três na temporada. O bumba leva pouco mais de duas horas para percorrer os 65 km da balsa a Caraíva, indo pela antiga estrada de terra entre Arraial e Trancoso.

Na estrada entre Arraial e Caraíva

A estrada estava bem terraplenadazinha (não chovia de verdade há três meses no Sul da Bahia), condição que varia bastante ao longo do ano. Mas o principal defeito do caminho foi consertado: as pinguelas precaríssimas de madeira podre que metiam medo foram substituídas por pontezinhas de concreto.

Atravessando o rio

A chegada, porém, continua igual: carros ficam na margem norte do rio Caraíva e os bípedes atravessam de canoa, a um preço fixo por cabeça (R$ 2,50).

Felizmente, "igual" é o adjetivo que me veio imediatamente à cabeça quando comecei a andar pela cidade. Na aparência, nada tinha mudado em Caraíva. A chegada da luz não aumentou a área construída nem a altura das edificações. O jeitão da cidade continuava o mesmo -- o que mostrava o acerto da resistência dos moradores aos postes.

A igrejinha

Na verdade, não tinha como ser diferente, mesmo. A luz de gerador era a menor das esquisitices do lugar. As condições objetivas que afastam o turismo mais careta -- a estrada de terra, a proibição de tráfego de carros, a areia fofa e quente das ruas, a inviabilidade prática de bate-voltas -- não foram alteradas. Caraíva está igual. Só que melhor.

Estandartes na rua

Foi a minha primeira vez no verão em Caraíva -- o que me permitiu ver claramente por que tanta gente gosta de lá. É bem menos cheio do que Arraial ou Trancoso, com praticamente zero visitantes de fora. A ocupação da praia é bacana, com destaque para o bar bacanérrimo da pousada Tainá e as tendas baixinhas do Bar da Praia.

Bar da Pousada Tainá

Bar da Praia, Caraíva

Mas foi só à noite que a ficha acabou de cair. Caraíva ligada à rede elétrica está muitíssimo melhor do que a Caraíva dos geradores, porque não tem mais cheiro de queirosene queimando nem trilha sonora de motorzinho de gerador. Som, agora, só da MPB esperta do Bar do Porto ou dos forrós do Ouriço e do Pelé.

Bar do Porto, Caraíva

Preciso voltar.

Leia também:

Sul da Bahia: rali de Havaianas

73 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Meilin
MeilinPermalink

Na minha outra encarnação eu fiquei em Caraíva numa pousada que ficava espremida entre o mar e o Rio Caraíva, um na frente e outro atrás do bangalô pé-na-areia (Pousada Estrela da Barra)...ainda existe??

Cristina L
Cristina LPermalink

aiiiiiiiiii que sonho de consumo!!! desde a sua matéria que saiu na capa da V&T, acho que em 2007, não canso de tentar programar uma ida para Caraíva e região... quando será que ela pinta???

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Ai, Riq, Caraíva é meu sonho....
Infelizmente a chegada da luz não foi legal com todos os pequenos municípios do Brasil. Aliás, foi legal apenas para a maioria.
Achei Pipa horrível no Carnaval...e me lembro de lá ha 15 anos atrás, antes da luz chegar...era um paraíso. É o preço do progresso, infelizmente.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

ops, foi legal apenas para a MINORIA.

Andre Lot
Andre LotPermalink

Paula, luz elétrica é um desses confortos básicos que, para quem vive no local no dia a dia, faz TODA a diferença. O preço de lugares "desconectados e desplugados" em geral é que a população depende de geradores mal-cheirosos para coisas banais como ter uma geladeira smile

Gabi de Madri
Gabi de MadriPermalink

Ai, que saudades!!!!!! Tambem tenho que voltar... Estive em Caraiva em 2002, pra ficar 2 dias e acabei ficando 5, e fui embora chorando (literalmente, juro!). Que alegria saber que a chegada da luz não alterou o ritmo de Caraiva! E olha que eu estive em maio, éramos 4 gatos pingados, e os forrós nem funcionavam, mas mesmo assim foi tudo de bom, uma tranquilidade e uma beleza infinitas.

Tiago
TiagoPermalink

Poxa,
Agora me bateu um arrependimento por não ter ido a Caraíva agora depois do carnaval. Fui para Trancoso e meus planos incluiam uma noite no Espelho e depois duas em Caraíva.
Mas foi só chegar no Espelho para mudar de idéia e esticar um pouco mais a estada. Que lugar abençoado, meu Deus!
E nisso Caraíva ficou para a próxima...
Tiago

simone w.
simone w.Permalink

Também estive em Caraiva nesse verão e achei que nunca esteve tão boa. Alem dos eventos musicais, tem a Cachaçaria Busca Vida com uma cachaça (claro) sensacional e comidinhas deliciosas. Até altas horas na maior animação.

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Estive em Caraíva há uns 5 anos, e fiquei chateada de depender de gerador porque acabei tomando cerveja quente... sad

Mesmo com essa experiência traumática (rs) eu amei o local e queria muito voltar, o que nunca aconteceu!

Agora a vontade voltou... e com a certeza da cervejinha gelada!

Aline
AlinePermalink

Oi pessoal!!

Quero muito conhecer Caraíva, mas to precisando de dicas de pousada. Vou com meu marido...um lugarzinho romantico vai bem. Aguardo vocês!
Valeu!

Sérgio
SérgioPermalink

Além da fachada maravilhosa oferecida entre mar e rio há muito mais riquezas rio acima e em um complexo de unidades de conservação no mar e em florestas, a cultura indígena e a recomposição da mata atlântica, incluindo o primeiro projeto de resgate de carbono sob chancela do padrão CCB - Carbon, Community, Biodiversity. O engajamento da comunidade que trouxe energia elétrica enterrada vai construindo devagar, no tempo de Caraíva, uma história exemplar de ação cidadã.

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Riq, fiz Caraíva em esquema bate-e-volta partindo de Arraial d'Ajuda.
Foi lindo e triste demais ter que voltar de lá.

Fernanda M
Fernanda MPermalink

Estive lá em março do ano passado, realmente um dos lugares mais lindos que conheci, fomos num bate e volta mas valeu super a pena. Com certeza voltarei lá e em breve!

mila
milaPermalink

É inviável o bate e volta de Arraial? E sem ser o ônibus de linha não teria um jeito mais rápido de chegar até lá para não inviabilizar o bate e volta? (já estou com todas diárias marcadas em Arraial..)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É inviável, sim. Dá entre duas horas e meia e três horas de ônibus, não vale a pena. Deixe para ir quando puder pernoitar (até porque a noite é uma das atrações da vila. Mas só na temporada -- janeiro, fevereiro, julho).

Carmen
CarmenPermalink

Acho que pela população é boa à rede eléctrica (mais sem abusar do consumo). Seguro que Caraíva está muito bem agora!!! ademais está bem protegida pela própia natureza do lugar!
Boa notícia pelos amantes do Brasil e somos muitos!!!!!

Rodrigo
RodrigoPermalink

Realmente Caraiva e maravilhoso!!
A unica coisa que eu não gosto do Sul da Bahia e a maneira que eles estipulam o preço de tudo, conforme nacionalidade, região e se vc tem cara de bobo! rs Normalmente, um suco pode custar diferente preços no mesmo quarteirão. Tambem existe o preço para o turista e o preço para os locais. E se vc for "gringo", tem outro preço tambem! De resto... A Bahia e linda!

Pablo
PabloPermalink

Olá!

Vou passar férias do trabalho em Arraial d'ajuda. Sou adepto do nudismo/naturismo. Soube que há praias desertas e até praias onde é permitido o nudismo nessa região. Dentre as praias que são recomendadas como trancoso, caraíva, espelho, e as praias de arraial, quais essa prática é permitida sem problemas, mesmo que não oficialmente? Há praias oficiais para tal prática?

Obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Há muitas praias desertas, sobretudo nesta época, mas nenhuma em que o nudismo seja habitual. A costa sul de Trancoso já foi, há muiiiitos anos, praia de nudismo, e ainda tinha seus nudistas esparsos há até uns cinco anos, mas com a instalação de um condomínio com vigilantes a prática passou a ser coibida.

Praias de nudismo brasileiras onde homens podem entrar desacompanhados de mulheres:
- Abricó, Rio;
- Olho de Boi, Búzios;
- Praia Brava, Cabo Frio;
- Galheta, Florianópolis;
- canto norte da Praia do Pinho, Camboriú.

Pablo
PabloPermalink

Desculpe-me, expressei-me mal.

Vamos eu e minha namorada. Talvez um casal de amigos que gostariam de experimentar a prática mas tem vergonha (assim como nós, embora já tenhamos experimentado certa vez).

Gostaríamos de saber por que de repente é melhor em praias menos procuradas! Mas não vou sozinho. Vamos acompanhados.

Tem dicas para este caso também?

Agradecido!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não há nenhuma praia de nudismo na região. Há muitos trechos isolados e pouco freqüentados, mas nada que se caracterize como uma praia de nudismo convencional.

Outros lugares fora os mencionados anteriormente: Massarandupió (15 km ao norte de Sauípe), Tambaba na Paraíba, Linhares no Espírito Santo, Pedras Altas em Santa Catarina.

carime
carimePermalink

Oi Riq, preciso de dicas… estou indo para arraial com criancas pequenas, 4 e 2 anos. Da ultima vez eles eram menores e fiquei no eco resort por indicacao sua e foi maravilhoso mas desta vez gostaria de ficar mais proxima da vilinha num hotel ou pousada o mais prox possivel da praia e com uma mini infra para as criancas… piscina pelo menos… algo bacana rs dificil? O que sugere? acha que seria melhor trancoso? a ideia e’ de arraial ou trancoso passar 3 dias no espelho e tambem preciso de dicas parecidas pois por ali nao conheco. help !

Bjos

carime
carimePermalink

Riq, esqueci de comentar... queria algo do tipo pousada dos girassoias na pipa... (incrivel)com pelo menos uma ante sala na acomodacao e la servia refeicoes para os pqnos q almocam e jantam em hora sagrada.. rsrs

Obrigadissima !
Bjos

Thiago
ThiagoPermalink

Muito bom ler comentarios como os postados aqui! SAber que a grande maioria entende a chegada da luz, o minimo de conforto para os moradores! Diminuicao gigante da poluicao e custo de vida! Continuamos felizes e ansiosos pela chegada de vcs, sempre muito bem vindos!

Camila
CamilaPermalink

Olá Riq,

Como sempre, preciso das suas essenciais dicas!! Sou baiana, estou indo para Caraíva com meu marido no início de janeiro.
alguma sugestao de pousada confortavel e romantica, de preferencia? rsrs

Obrigada,

Camila

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Romântica, Flor do Mar. Confortável, Vila do Mar.

Tiago dos Reis
Tiago dos ReisPermalink

Riq,
Eu acabei de voltar de Caraíva. Fiquei hospedado na Flor do Mar, seguindo as suas dicas, mas não tive sorte.
As instalações da Pousada são ótimas e a vista incrível. Mas, não sei porque cargas d'agua, a dona da Pousada não foi com a nossa cara e não fez a mínima questão de nos deixar à vontade (talvez porque, ao chegarmos, minha esposa cogitou trocar de quarto - ficamos no bangalô - porque o vidro do banheiro estava quebrado e já havíamos notado dois bichos dentro do quarto!). Desde então, sempre que precisei de alguma informação ou ajuda com a dona, ela se mostrava esnobe e debochada. Tivemos uma experiência absolutamente frustrante lá, a ponto de nos sentirmos o tempo todo estranhos e indesejados.
Eu não sabia que isso afetaria tanto a nossa relação com o lugar!
Não tenho dúvida que preciso voltar a Caraíva para vê-la com outros olhos. E, dessa vez, a Vila do Mar que me aguarde!
Não sei se estou sendo inoportuno com esse comentário, Riq, mas eu precisava desabafar com alguém... rsrsrs

Kelly Biondo
Kelly BiondoPermalink

Oi Ricardo, vou pra la no carnaval 2011 e estou entre a pousada Flor do Mar ou a Cores do Mar. Sugestões?
Ah, estou indo em poucos dias fazer a rota Ecologica, passar o ano novo em Sao Miguel dos Milagres. Li seus relatos, incrivel. Tks!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A Flor do Mar é muito charmosa, não conheço a Cores do Mar.

Alexandre Tadeu
Alexandre TadeuPermalink

Alô Ricardo!
Tô pensando em ir para Caraívas com a minha esposa no Carnaval mas confesso que estou com medo dos preços das pousadas. O que você acha? Tenho a opção de ir em Maio. Vale a pena?
Estive lá com um amigo do sul em janeiro de 2002, o lugar é muito bacana, conheci muita gente (mulher bonita) é claro! Agora tô casado né, o prazer é diferente.

Um Abraço,

Alexandre

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Não custa nada consultar as pousadas, mas no Carnaval os preços sobem em todo lugar.

Fora das férias escolares e do carnaval, tenha em mente que Caraíva fica bem vazia.

Sobre maio, veja este post: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Adriana
AdrianaPermalink

Procuro dica de uma praia paradisíaca, deserta, mas com excelente acomodação. Devido a situação, deveria ser não muito longe de salvador, para facilitar, pois não tenho muito tempo e quero aproveitar o máximo.
Gostei de um hotel, dica sua, do Zank Boutique hotel, mas a praia não sei como é. Gostaria de algo como Taipú de Fora, por exemplo.
Att,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! O Zank fica em Salvador.

Tente a Rota Ecológica:
https://www.viajenaviagem.com/category/rota-ecologica

Cris
CrisPermalink

Olá Ricardo, tudo bem?
Sempre pego dicas de viagens por aqui. Vou para Caraíva na segunda semana de Abril e estou tentando ficar na Vila do Mar, mas a comunicação está um pouco difícil, telefone não funciona, não respondem e-mail... como está um pouco em cima da hora, você poderia indicar outras pousadas? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris!

Aqui quem responde é A Bóia.

No livro 100 praias que valem a viagem o Ricardo Freire recomenda também a Pousada Lagoa e a Flor do Mar.

Tatiana Taulois
Tatiana TauloisPermalink

Casinhas da Bahia, com certeza!!!!!! Café da manhã de primeira, super charmosa e com muito conforto! Muito limpa também...

Cris
CrisPermalink

Olá, A Bóia!
muito obrigada, vou tentar!

Jac
JacPermalink

Caro Ricardo,
Em nome de dois casais de adultos, em férias na segunda quinzena de Junho próximo, que sairão de carro, do Rio, para passar 10 a 15 dias "vagabundando" pelo Sul (sul mesmo, de Caraíva para baixo) da Bahia, solicito sugestões de local e hotel (pousada) para assentar base, desde onde descansar (por uns 3 dias no mesmo canto), e passear por outros 3 dias, nas localidades próximas, tipo um dia em cada lugar.

Agradeço desde já, e muito, a atenção recebida.
Jac

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jac!
Aqui quem fala é A Bóia.
Em junho você achará lugar em qualquer pousada que procurar no sul da Bahia. O conteúdo do Ricardo Freire ainda não foi transferido para o site. No momento ele está viajando pela América do Norte e está com pouco tempo para responder perguntas. Sugiro que você encomende o livro "100 praias que valem a viagem", que aborda Itaúnas, Cumuruxatiba e Abrolhos, Corumbau e Caraíva.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Como a Bóia disse, Jac, estando de carro nesta época pelo sul da Bahia vocês vão poder decidir durante a viagem onde ficar e quanto tempo ficar em cada lugar. Todas as pousadas terão vaga.

Cumuruxatiba é uma boa base para ir ao Corumbau e também fazer Prado e eventualmente Abrolhos. (Para Abrolhos, tendo tempo, o melhor mesmo é pegar um dos passeios que pernoitam no parque; o bate-volta é muito sacrificado, não recomendo.) Boas pousadas lá: Vereda Tropical, Pousada do Rio do Peixe, Mandala.

Sugiro que vocês aproveitem para chegar até Santo André da Bahia, que é um lugar espetacular, 30 km ao norte de Porto Seguro. Pousadas ótimas também, já fiquei na Victor Hugo. Visitem Belmonte e façam a travessia do Jequitinhonha pelos canais até Canavieiras.

Jac
JacPermalink

À Bóia e ao âncora,
Muitíssimo obrigado pela atenção. Tudo anotado, vamos resolver o que fazer. A Pousada do Rio do Peixe de Cumuru está fechada e só abre em Julho. Estamos aguardando as consultas feitas com as demais, tanto em Cumuru, como em Prado, em Corumbau e em Caraíva. Em princípio a idéia era nem chegar a Porto Seguro, alvo de outras viagens anteriores e quiçá posteriores. Seja como for, a sugestão de um mestre é sempre muito bem vinda. E, caríssima Bóia, que a tanto e a tantos salva, o pobre livro tá na bagagem, já bem manuseado, mas nada como ouvir a voz atualizada de quem conhece e sabe. Uma vez mais, muito grato.

Ana Lúcia
Ana LúciaPermalink

Talvez eu tenha tido muita sorte em meio a sorte de ter sido indicada a conhecer Caraíva. Cheguei à noite, a lua estava cheia, mas não a pino, só que cheguei de carona com os donos da Casa Amarela, Marcelo e Denise e um violonista de São Paulo, aluno do consagrado Ulisses Rocha...bem, isso era baixa temporada. Então, depois do banho na gostosa pousada do Marcelo, que nos emprestou uma lanterna, embora não precisasse, pois a lua já estava a pino, sentamos no Bar do Porto, tomamos aquela geladinha, uma pizza incrível e tivemos o imenso prazer de ouvir a maravilhosa MPB do artista desconhecido, o tal aluno do grande mestre, com a lua por testemunha. Simplesmente, inesquecível. Pena que não consigo lembrar ao certo o nome do músico, que acho que era Carlinhos, ao qual peço mil perdões pela minha falha de memória. Isso aconteceu em março de 2010

Silvia Granata
Silvia GranataPermalink

Ric: fui em julho seguindo as suas dicas e do Guia 4 Rodas. Parei em Itamarajú para pernoitar e na manhã seguinte de carro até Caraiva seguindo meu GPS. Peguei a famosa estrada de terra e, de repente chegamos na areia, quase atolando! Tinha umas casinhas. Descimos do carro para pergunar onde estava o famoso rio que deviamos atravesar e...surpresa!!! Estavamos em Caraiva!!!! Acabamos chegando pelo lado sul, sem atravesar rio nenhum!!! Lógico, tivemos de estacionar o carro na garagem de uma moradora e deixá-lo descansando lá toda nossa estadia.
Queria compartilhar isso com vocês porque poucas pessoas sabem deste caminho da BR 101 até Caraíva.

viviane
vivianePermalink

Ola, gostaria de obter maiores informaçoes sobre esse caminho ate Caraiva q. nao precisa atravessar rio. Obrigada.

Anna Carolina Fernandes

Estive por 2x em Caraíva (2001 e 2006), ambas à luz de velas. Mas foi uma delícia. A minha dica de hospedagem é na Pousada da Terra e, para baladinha light ou jantar, a Pousada da Lagoa. Uma vez lá, tem de visitar a aldeia indígena e a Ponta do Corumbau.
Dicas destes destino e de outros imperdíveis ali pertinho no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/trancoso-praia-do-espelho-e-caraiva.html.
Abraços, Anna.

Paulo
PauloPermalink

Ricardo,

estou indo pra praia do espelho de carro em meados de outubro para passar 5 noites. tenho lido em alguns blogs q se chover, s;o de 4x4.. dado q meu carro nao é 4x4, vc sabe como está a estrada entre Trancoso e a praia do espelho?

vou depois para corumbau (via caraíva) passar 4 noites por lá. tenho um esquema (buggy e canoa) para chegar em corumbau partindo de caraíva. neste caso minhas dúvidas são: vc sabe como está a estrada entre a praia do espelho e caraíva (dado que esse trajeto vou fazer no meu carro)? vc conhece algum estacionamento em caraíva onde possa deixar meu carro com segurança? e tem idéia de quanto custa a diária?

agradeço a ajuda

abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Aqui quem responde é A Bóia.

O Ricardo Freire já foi diversas vezes ao Espelho e a Caraíva, sempre de carro comum. Para a estrada ficar interditada é preciso uma calamidade. O estado de conservação vai depender da última vez em que passaram a patrola. Os estacionamentos de Caraíva ficam todos antes do rio. Não registramos queixas de nenhum deles. Você pode consultar a pousada onde vai ficar para saber se tem havido algum problema. Eles devem saber também quanto está a diária. Pense em algo em torno de 15 reais.

Paulo
PauloPermalink

valeu, bóia!

leonor coelhio
leonor coelhioPermalink

eu e meu esposo comemoramos 25 anos de casados em caraiva, pois tenho uma mana e sobrinho ke tem pousada ... a Duca e a Lua ... sinto muito xaudades deles e do lugar , lugar de Deus maravilhoso , eskecemos de tudo , passamos dias maravilhosos , principalmente pela nega maluca da Duca ... se virem eles , digam ke mandei um beijão

M. Oliveira
M. OliveiraPermalink

Ano passado, eu e minha namorada tivemos o prazer de passar uma semana de ferias nesse paraiso, como era fevereiro, a vila ja estava bem mais fazia e tranquila do que no mes de janeiro, quando as noites do povoado constumam ser bem agitadas.
Os morradores de Caraiva sao bem amigaveis, sempre dispostos a dar um informacao.

6 coisas imperdiveis em caraiva.

1. O forro de Caraiva eh unico e magico,
2. A "Praia da Barra" foi a nossa favorita.
3. Tomar uma caipirrinha de maracuja no Bar Lagoa, de frente pra fogueira
4. Comer um pastel de arraia no Boteco do Para, durante o por do sol.
5. Descer o Rio de boia com a namorada smile
6. Caminhada ate a Lagoa do Satu, lagoa de agua doce.(4 km direcao norte)

Aproveitem!

Helena Corrêa
Helena CorrêaPermalink

Caro Ricardo, parabéns pelas dicas maravilhosas, já estou viciada no site. Em fevereiro, pretendemos ir de carro até Santo André. Vamos do sul, pela Br 101, seguindo para Caraíva pela estrada que começa no povoado de Monte Pascoal, próximo a Itabela, e de lá ir parando nas praias, até o destino final. Já utilizamos essa estrada há uns 5 anos atrás, sem problemas, será que algum dos trips pode informar sobre as condições mais atuais?

Agradeço, abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helena! Aqui quem responde é A Bóia. Nesta região as "condições atuais" dependem de quando foi a última chuva e quando foi a última passagem da patrola que conserta a estrada depois da chuva. O melhor é ligar às vésperas da viagem para uma pousada da região onde você tenha reserva e saber como está a coisa. Só não dá para passar em caso de calamidade.

Herminia van Tol
Herminia van TolPermalink

Indo para Caraiva vale a pena dar uma olhada no site da Pousada Lagoa. Os bangalos foram todos reformados e estao ainda mais confortaveis, com 40 m2, cama kingsize, frigobar, banheiro e varanda.
O cafe da manha continua perfeito, com mtas delicias locais e a noite o restaurante/ bar da pousada oferece mtas opcoes de frutos do mar, massas, saladas e deliciosas caipirinhas!

Junior Xandó
Junior XandóPermalink

Prezados, não deixem de visitar a Aldeia Xandó Pataxó divisa com Caraíva, com lindas praias para passeios. Há um estacionamento para carros a 10 metros de Caraíva e agora está chegando também o ônibus da linha Eunápolis x Aldeia Barra Velha pela estrada de terra Monte Pascoal x Caraíva.

Viviane
VivianePermalink

Gostaria de saber se 3 dias em Caraíva é o suficiente. Sempre tive vontade de conhecer, mas falta oportunidade. Queria aproveitar o feriadão de setembro. Li que nessa época, a cidade está bem vazia, mas a ponto de prejudicar a visita?
Agradeço a atenção de sempre de vocês!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! O Ricardo Freire sempre diz que não há o que "conhecer" em praias. Praia é para relaxar. Três dias talvez seja pouco tempo para compensar o trabalho de chegar até Caraíva.

Viviane
VivianePermalink

É verdade Bóia! Sou do Nordeste e sei bem qual é o clima da praia... mas é que vi que lá tem a Aldeia, então pensei nisso. Mas concordo que três dias pode não compensar o trabalho. O problema é que a gente fica esperando o momento ideal, que as vezes demora ou nunca chega... e o tempo vai passando, passando e quando percebemos, poderíamos ter feita tanta coisa, né... enfim, obrigada pela atenção de sempre! Sou muito (muito mesmo) fã de vocês!!!

Natália
NatáliaPermalink

Como é o carnaval em Caraíva, é muito lotado? Queria muito aproveitar os dias de folga para fugir da folia dessa vez, em um lugar sossegado...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natália! Todos os vilarejos de praia, praticamente sem exceção, ficam conturbados no Carnaval.

No caso de Caraíva, além de haver muita gente na cidade, haverá forró a noite inteira, todas as noites. A cidade hiberna depois disso, só volta a ter movimento nos feriadões e em julho.

viviane
vivianePermalink

Ola, gostaria de obter maiores informaçoes sobre o caminho ate Caraiva q. nao precisa atravessar rio, assim como saber sobre como eh o reveilon e a estrutura de camppin.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! É de bugue, vindo de Corumbau. Só é interessante para quem vem de Corumbau. Corumbau é mais difícil de chegar do que Caraíva.

Mariana
MarianaPermalink

Oi viajantes!

Estou passando uns dias na Praia do Espelho e vou fazer a caminhada a pé pra Caraíva. Estava querendo ficar o dia por lá e pegar o por do sol, quem sabe aproveitar algum dos barzinhos no começo da noite... Alguém sabe se é fácil arrumar um taxi ou algum transporte desse tipo para voltar pra Espelho no começo da noite?

Abraços a todos e boas viagens sempre!

Mariana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! É melhor deixar combinado com antecipação. Sua pousada pode ajudar nisso.

Mariana
MarianaPermalink

Obrigada pela resposta!

Mas a pousada está me cobrando 150 reais por uma volta de Caraíva pra Espelho, estou achando caro demais. Sei que o acesso é difícil e a logística precária, o que não reclamo, acho que faz parte, prefiro lugares assim. Mas a distância também não é tão grande, nem leva tanto tempo.

Acho que vou arriscar e depois conto pra vocês, para os próximos viajantes.

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Os trânsfers entre praias são caríssimos, mesmo. A opção é pernoitar em Caraíva e voltar no outro dia a pé ou de ônibus (daí tem 4 km entre a porteira do Outeiro das Brisas e a praia).

Carolina Lessa
Carolina LessaPermalink

Olá!!
Vou viajar para Caraíva no final de Julho com minha filha de 4 anos e meu marido. Poderia me indicar uma pousada para ficar com crianças,chove muito essa época? Qual a sua opnião?
Alias, quero agradecer asa dicas que peguei sobre a Colômbia, amei!!! suas dicas são preciosas. obrigada
Carolina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! A pousada mais estruturada é a Vila do Mar.

https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-santo-andre-porto-seguro-arraial-ajuda-trancoso-espelho-caraiva-corumbau-cumuruxatiba-prado-abrolhos/

As chuvas no sul da Bahia são bem distribuídas o ano inteiro; você deve pegar sol e alguma chuva em qualquer mês.

https://www.viajenaviagem.com/wp-admin/edit-comments.php

Rita
RitaPermalink

Gente, estive sse em Caraiva em março de 2004, não conhecia mas na epoca da faculdade tinha uma amigo que falava muito desse lugar e foi aumentando a minha vontade de conhecer, em 2004 eu e uma amiga saimos de carro passeando pela BA, fomos a Caraiva que fiquei apaixonada logo que cheguei, ficamos 03 dis e fomos pra Porto, ficamos lá dois dias e decidimos voltar para Caraiva....que tinha nos encantando tanto....desde então nunca mais voltei, estou com muita vontade de voltar em março 2014....exatamente 10 anos depois...espero que a magia e o encanto da caraiva continua o mesmo...depois da energia elertrica
Caraiva foi minha paixão a primeira vista....andei de kaique a noite no rio,fiquei hospedado em uma pousada bem pequena em frente ao RIo,a noite colocavámos as esteiras na areia pra admirar o céu lindo com trilhoes de estrelas.... os proprietarios na epoca eram dois gauchos, Silvana e Ricardo, nos tratarm super bem, fizemos churrasco na pousada, peixe frito....foi muitoooo bom

Sonia Ferri
Sonia FerriPermalink

Minha filha quer ir pra Caraiva agora no final de abril e ficar lá 7 dias. Essa época é legal e sete dias é um tempo bom ?????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sonia! Ela pode pegar alguma chuva. É melhor pegar praia no sudeste ou em Santa Catarina nesta época. Para entender mais sobre as épocas de chuva, veja o nosso Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Naide Gazeto
Naide GazetoPermalink

Boa tarde, mais uma vez cá estou eu pedindo teus conselhos rsrsrsrs..
Todas as dicas que vocês me dão , de algumas viagens que fiz foram bem proveitosas (Santiago, Cartagena, Natal).
Já estive em Caraiva e pretendo retornar neste reveillon de 2015, fiquei na Pousada Casa de Prais, muito boa, mas direcionada mais para jovens e quem gosta de festa...
Peço orientação quanto em que lugar ficar, visto que não queria gastar muito, mas sei que é o período mais caro do ano, que tenha uma boa estrutura, donos simpáticos.
aguardo retorno
grata
Naide Gazeto

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Naide! Nós não podemos decidir pelos nossos leitores. Para pesquisar pousadas e preços, use buscadores como o Booking.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia