Charada da 6a.: rescaldo de carnaval

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Charada da 19 de fevereiro de 2010

E vejam vocês: um dos carnavais mais tradicionais que existem não acontece exatamente à beira-mar. Neste lugar aí da foto, que fica a 15 km do oceano, realiza-se um carnaval fiel às tradições do Entrudo, com homens vestidos de mulher e bonecos que lembram os de Olinda. Por lá, não é só o sábado que é de zé-pereira. O interessante é que, como acontece em todo canto, a música baiana também passou a fazer parte da festa.

Desvenda a charada de hoje e leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem disser onde se realiza este famosíssimo carnaval.

Três, dois, um, VALENDO!

GABE BRITTOPensei que eu ia pegar vocês, e que só um português decifraria o enigma. Mas não: depois de chutar Colônia às 10h46, o Gabe Britto cravou a resposta certa -- Torres Vedras, em Portugal -- às 10h48. Um blogueiro mais rígido teria desclassificado o vencedor, porque às 10h50 o mesmo Gabe voltava para chutar Nantes, na França -- mas como continuou googlando até achar uma prova irrefutável do acerto (o que aconteceu às 10h53), a Bóia volta para o Rio Grande, mesmo. No entanto, não posso não mencionar honrosamente a Elaine Rego, que veio com a resposta certa às 10h50 (certamente sem ter lido a do Gabe), a Gabi de Madri, que explicou a tradição do Zé Pereira no centro e norte de Portugal e, direto de Setúbal, a Isabel O., que nos ensinou uma despedida deliciosa em português de verdade: "Jinhos!". Foi incrível como apareceram muitos carnavais fora do nosso radar -- coisa que o Gabe e a Camilla bem observaram: foi uma manhã em que o Google ensinou muita coisa que não sabíamos grin Parabéns ao Gabe e, a todos os que participaram, jinhos!

46 comentários

Denise Mustafa

Japão! Tokyo!

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Parnaíba, Piauí

diogo
diogoPermalinkResponder

rometta!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

O desfile é depois do concurso do "Zé Momo".

losnet
losnetPermalinkResponder

Uruguai, montevideu.

Meilin
MeilinPermalinkResponder

New Orleans?

ElaineRego
ElaineRegoPermalinkResponder

Veneza

ElaineRego
ElaineRegoPermalinkResponder

ops...agora que li "que fica a 15 km do oceano" chutaria Torres Vedras - Portugal....talvez

ElaineRego
ElaineRegoPermalinkResponder

Familia do maridão é da região da Moita dos Ferreiros...ali perto, mas sinceramente nao sei quantos quilometros do mar fica não...

Gabi de Madri
Gabi de MadriPermalinkResponder

Colonia!

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Colônia.

Cristina L
Cristina LPermalinkResponder

Lazarim, Portugal?

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Torres Vedras, Portugal.

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Nantes, França.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Seria a Fat Tuesday de New Orleans?

Gabi de Madri
Gabi de MadriPermalinkResponder

Ou será Portugal? Essa historia de zé pereira em outros dias.... hmm, não sei, não.

Gabi de Madri
Gabi de MadriPermalinkResponder

"Os grupos chamados "Zés-Pereiras" são característicos das festas e romarias do Norte de Portugal com maior incidência para o Entre Douro e Minho. Estes grupos desfilam pelas ruas tocando instrumentos de percussão - caixas de rufo, timbalões e bombos; assim como aerofones melódicos: pífaros e gaitas-de-fole. Recentemente a concertina, instrumento de grande expressão no Minho, tem sido introduzida nestes conjuntos."

Gustavo - Viajar e Pensar

Essa eu chuto New Orleans.
Por chutar.

Camilla
CamillaPermalinkResponder

to pensando em Portugal! talvez Torres Vedras pelo tradicionalismo... o mais legal foi ter aprendido tanto sobre termos carnavalescos e história do carnaval em tão poucos minutos no google smile

Tomas
TomasPermalinkResponder

Será o entrudo de Lazarim, em Portugal? Não fica na beira da praia. Começa bem antes do Carnaval e vai até quarta-de-cinzas.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Ninguém acertou ainda? Então vou chutar: Antonina, Paraná! A Silvia do Matraqueando postou sobre ele.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

O Gabebritto já acertou e eu não vi!

Camilla
CamillaPermalinkResponder

http://moodle.apvm.net/file.php/304/Imagens/monumento_1.jpg
mas já vi que cheguei tarde razz em minha defesa - a conexão aqui do trabalho é horrível!! impossível concorrer com a galera smile
bom finde a todos!

Fernando E. Aznar

Fallas, Valência, Espanha.

Arthur | Agora Vai

Desfile na Av. Amaral Peixoto, em Niterói. O centro de Niterói fica a 15 km do oceano, porque a Baía de Guanabara, no seu atual estado, não pode ser considerada parte do oceano.
Muito obrigado.

Teté
TetéPermalinkResponder

aaaahhhh cheguei atrasada!!!as fallas de Valencia, é claro! morei la e vi essa festa incrivel! no final todas as fallas pegam fogo. Alguns anos atras (2005) teve show de Ivete, Carlinhos Brown e Margareth Menezes em cima do trio, qual fora carnaval baiano!

Eduarda
EduardaPermalinkResponder

É Torres Vedras em Portugal. Deu pra descobrir pelos bonecos do Bush, Chirac, Zapatero e Barroso.

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Caramba, não sabia que havia tantos carnavais pelo mundo. Minha ignorância momística me limitava a Brasil e Colônia.

Charada de 6a também é cultura.

Carol Garcia
Carol GarciaPermalinkResponder

Affff...Fiquei de ressaca só de ler as tentativas de solução pra essa charada. Viajei por todos esses carnavais em uma tacada só.
Mas, vem cá Riq, o CarnaRometta quase fora de época deve ser o que há!

Bjocas

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Ovar, em Portugal.

Dri - EveryWhere

Com certeza jah cheguei atrasada, mas vou chutar Las Fallas na Espanha!!
Fui nesses festival uma vez em Valencia (nao sei se esta a 15km do mar, mas eh cidade litoranea apesar de nao ser beira mar...
E reconheci a Falla do ex-primeiro ministro Espanhol! (quel o nome dele mesmo....?!)
Abs
Dri Miller

Dri - EveryWhere

Ha!
Eh o Zapatero! smile

Gabi
GabiPermalinkResponder

Não pode ser em Valencia, porque está a beira-mar! Meu chute é norte de Portugal como ja disse la em cima, por causa de uma certa tradiçao de zé pereiras. Alguém especificou, Torres Vedras e nas imagens do google sai essa foto igualzinha! Será que levo pelo menos uma mençao honrosa???

gabriela diniz

Cádiz, Espanha ?

gabriela diniz

Las Palmas? Tenerife?

Isabel O., Portugal

Fico sempre"p'ra morrer" qundo os desafios são sobre Portugal e não participo. A diferença horária nunca mo permite. Estou na escola à sexta à tarde. Quando à noite vou à net já era...
O que é engraçado é que Torres Vedras não fica assim tão longe de Nazaré (o outro desafio luso de há uns tempos). Zona centro bombando...
Já que estamos por Portugal relembro que a Patrícia (Turomaquia) tem escrito posts altamente informativos e detalhados sobre Lisboa.
Jinhos

Beto
BetoPermalinkResponder

Fala a verdade. Jinhos não é demais? lol

Ricardo Freire

Jinhos vale uma menção honrosa. Ou 'rosinha!
smile

Isabel O., Portugal

Sim, está bem - humidemente confesso: nós comemos sílabas. Por cá "jinhos" é muito comum nas mensagens, tal como "bjocas" (beijocas).
A propósito de Carnaval... a vossa "colonização" carnavalesca (moças despidas a dançar em plataformas gigantes, organizadas em "escolas de samba") atingiu o pico do deprimente este ano - a grande maioria das cidades estava abaixo de 10 graus. Em muitas chovia. Aquilo que as televisões chamava de "foliões" olhava estarrecida e estática (sim, por cá só se mexem os que estão a desfilar, o resto parece estar a assistir a un cortejo fúnebre) para os participantes do desfile, embrulhados em casacões e gorros de malha. Valem os carnavais de Torres Vedras e poucos mais, e uns mesmo antigos e tradicionais nas aldeias, sobretudo em Trás-os-Montes, de tempos pré-cristãos, em que uns mascarados sinistros aterrorizam as pessoas. Quem se interessar pelo tema pesquise "caretos", por exemplo.

Ricardo Freire

Só estou esperando que ela termine para fazer um superpost-chamada-índice! A Patricia faz um trabalho sensacional.

Ricardo Freire

Charada desvendada! Vencedor proclamado! Parabéns, Gabe Britto!

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Primeiro a gente chuta pra todos os lados, depois vê se fez o gol!

=)

Brigadão e parabéns pra ElaineRego também, porque a resposta dela foi mais confiante do que a minha.

Elaine Rego
Elaine RegoPermalinkResponder

Brigado Gabe Britto, mas a "dica" veio do maridão Portuga...que achava que era "perto lá de casa"...beijos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar