E vejam vocês: um dos carnavais mais tradicionais que existem não acontece exatamente à beira-mar. Neste lugar aí da foto, que fica a 15 km do oceano, realiza-se um carnaval fiel às tradições do Entrudo, com homens vestidos de mulher e bonecos que lembram os de Olinda. Por lá, não é só o sábado que é de zé-pereira. O interessante é que, como acontece em todo canto, a música baiana também passou a fazer parte da festa.
Desvenda a charada de hoje e leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem disser onde se realiza este famosíssimo carnaval.
Três, dois, um, VALENDO!
Pensei que eu ia pegar vocês, e que só um português decifraria o enigma. Mas não: depois de chutar Colônia às 10h46, o Gabe Britto cravou a resposta certa -- Torres Vedras, em Portugal -- às 10h48. Um blogueiro mais rígido teria desclassificado o vencedor, porque às 10h50 o mesmo Gabe voltava para chutar Nantes, na França -- mas como continuou googlando até achar uma prova irrefutável do acerto (o que aconteceu às 10h53), a Bóia volta para o Rio Grande, mesmo. No entanto, não posso não mencionar honrosamente a Elaine Rego, que veio com a resposta certa às 10h50 (certamente sem ter lido a do Gabe), a Gabi de Madri, que explicou a tradição do Zé Pereira no centro e norte de Portugal e, direto de Setúbal, a Isabel O., que nos ensinou uma despedida deliciosa em português de verdade: "Jinhos!". Foi incrível como apareceram muitos carnavais fora do nosso radar -- coisa que o Gabe e a Camilla bem observaram: foi uma manhã em que o Google ensinou muita coisa que não sabíamos
Parabéns ao Gabe e, a todos os que participaram, jinhos!
46 comentários