E aí? Embarco ou não embarco pro Chile?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Usuhaia, hoje

São duas da tarde aqui em Ushuaia, Argentina. Às três vão passar no nosso hotel para nos levar ao porto, a cinco quarteirões de distância. Lá chegando, vamos fazer check-in no Terra Australis, um navio que transporta apenas 160 felizardos passageiros entre Ushuaia e Punta Arenas, pelo canal de Beagle.

(É o pequeninho, gente, não é esse grandão, não.)

Meu navio é o pequeno!

Ontem de madrugada, quando houve o terremoto no centro do Chile, o navio estava no caminho de volta. Chegou são e salvo. A propósito -- não saiu nada até agora na imprensa ou na TV sobre problemas com embarcações na costa chilena.

Eu poderia ter ido até o porto para me informar, mas contive a minha curiosidade e só vou saber se o navio parte ou não quando chegar para o check-in.

Se vocês não ouvirem mais de mim, fiquem tranqüilos: o navio não tem internet, e eu só vou poder voltar a entrar em contato com vocês na parada em Punta Arenas, terça que vem.

Se a companhia achar que não há perigo para viajar, eu embarco sem receio nenhum.

E você? Como agiria nessa hora? Conta pra gente...

Atualizañáo 15h50:

Confirmado. Vamos partir. Check-in feito (numa agência na rua principal), malas entregues. Às 17h embarcamos. No Twitter me mandaram um mapa com a propagaçao das ondas. Sul do Chile tá tranqüilitíssimo, nao se preocupem. Nos falamos na terça!

Até lá, cuidem do blog por mim, pufavô!


191 comentários

Ernesto, o pato

Embarque... Dizem que este cruzeiro é otimo!

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Vaaaaiiii. Acabamos de voltar do Mare Australes (Punta Arenas - Ushuaia) e amamos. O serviço foi impecável, as paisagens de tirar o fôlego e o descanso merecido. Boa viagem!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Eu embarcaria! Também acho que se tiver algum perigo a companhia irá cancelar a viagem. Espero que não tenha e que você possa curtir o passeio! E também que você resolva esticar até Torres del Paine, pois eu adoraria ter dicas suas de lá! wink

Eu estou aqui até agora com o modo viagem suspenso. Meu voo para Santiago é depois de amanhã, mas pelo jeito até lá o aeroporto ainda estará fechado. Sem contar que não sei sobre a situação das estradas que me levariam ao sul. Por via das dúvidas, já estou abrindo o guia e estudando umas possibilidades pelo Brasil.

André Lot
André LotPermalinkResponder

A Ruta 5, a auto-estrada que corta o Chile desde Santiago até o sul, está com vários pontos de interrupção e uma ponte crítica na rota caiu. Não há acesso regular para a região no momento.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Eu? Eu embarcaria era logo. Nesses momentos de dúvida, lembre-se da frase mais célebre do poeta Fernando Pessoa (pus ela em prática naqueles momentos-auge da gripe suína).

Carla
CarlaPermalinkResponder

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"? wink

Carla
CarlaPermalinkResponder

Aliás, nesse caso especificamente, vale citar a estrofe inteira... wink

"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."
(Fernando Pessoa - Mar Português)

Basta substituir o Cabo Bojador pelo Cabo Horn e teremos uma ótima epígrafe para a aventura patagônica do Riq... mrgreen

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Poderíamos, além desta, fazer uso da "navegar é preciso; viver não é preciso". Mas o que importa mesmo é saber quando vou receber em meu e-mail nossa foto tirada aos 44 do segundo tempo, por um simples acaso de eu ter ouvido sua identificação na recepção quando já estava abrindo a porta do hotel para ir embora? Caramba, nunca imaginei... Foi ótimo. Já conheço ao vivo três pessoas do blog. Agora só faltam mais 4997...

Carla
CarlaPermalinkResponder

É pra já!!! grin

Carla
CarlaPermalinkResponder

Foto devidamente enviada! Meus pais disseram que a cena no lobby do hotel foi engraçadissima para quem viu de fora!!! Em um minuto um não sabia quem era o outro - no minuto seguinte estávamos no maior papo animado, tirando foto... wink

Lu
LuPermalinkResponder

Sei ñ, Riq, mas é que eu enjôo ... os caras ñ são loucos. Se eles disserem que pode, vai feliz e desencana! Eles estão bem acostumados c/terremotos, de modo que são bem prudentes. Ficamos aqui na torcida por vc e por todos os chilenos, aliás, e toda a população do planeta, pq parece que o clima está se revoltando ... everywhere!
Bjs,
Lu

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Quando a gente foi, no meio do caminho, começou um incêndio no Parque Torres del Paine, um dos nossos destinos (foi um dos maiores incêndios dos últimos tempos, provocado por um turista que não extingüiu direito a fogueirinha dele). Se o povo daí diz que não há problema, é porque não há (a gente obedeceu as orientações, e não tivemos problema algum - e só vimos um pouco de fumaça).
Ninguém vai ser doido de fazer a viagem sem notícias seguras. Então, se forem fazer o cruzeiro, é porque é seguro.
Como já discutimos aqui, eu acho que o viajante, não cancelando viagens, que ajuda a não atrapalhar a economia do lugar afetado (lógico, sem comprometer a infra-estrutura eventualmente necessária para dar resgate aos habitantes).
São mais de 3600 km de Punta Arenas a Coquimbo, o epicentro do terremoto. Provavelmente, nada aconteceu lá.
Se derem ok (as manchetes no Brasil agora são de ameaça de tsunami, mas desde o da Ásia só falam nisso), é porque não tem problema.
Eu iria, sim.

André Lot
André LotPermalinkResponder

Tsunamis são assuntos "resolvidos" depois de poucas horas. O problema, no caso do Chile, é que a infra-estrutura foi danificada em vários pontos distintos. O terremoto foi intenso e profundo, o que gera danos em áreas mais extensas.

Mari Monteiro
Mari MonteiroPermalinkResponder

Embarque sim! Se houver perigo a companhia é quem vai cancelar. E tenho certeza que vai dar tudo certo. Acompanho sempre seu blog e essa viagem que você vai fazer é uma das que eu mais sonho! Vou acompanhar todas as dicas.
Boa viagem!

juliana
julianaPermalinkResponder

Como no programa do Silvio Santos; "SIIIIMMM!"

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu iria, na boa...

Gilberto Martins

Bom , é mais seguro do que ficar na terra Né!?rsrs
e sem contar que não tem risco de tsunami...Bora embarcaaar!

jb
jbPermalinkResponder

Riq,

Embarca sim, acho que nao deve ter problemas tão ao sul. Alem do mais a companhia vai receber todas as informações e não iria arriscar a vida de 160 pessoas.
Boa viagem e conte tudo pra gente apos a volta.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu estou com a maioria. Acredito que, se a companhia confirmar o cruzeiro, é porque não há risco - afinal, eles têm as informações necessárias para tomar esse tipo de decisão com sensatez.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, a essa hora vocês já embarcaram. Também acho que se houver risco eles não saem
Vai com Deus, tenham uma linda viagem e nos traga a partir de 3a. as fotos mais lindas que já vimos wink Beijos e curtam o friozinho.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Embarcados , Majozinha.
@riqfreire Pessoal, o navio vai partir sim. Check-in feito. Embarco às 5. Volto a entrar em contato na 3a, em Punta Arenas, onde vou ter internet again

Majô
MajôPermalinkResponder

Acabei de ler no twitter querida wink Teremos fotos bárbaras na semana que vem.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Coloquei aqui pro povo destuitado , zerar a ansiedade.

Zé
PermalinkResponder

Eu não iria lol lol lol

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Do contra! lol
Saudade de vcs!

Zé
PermalinkResponder

Do contra nada! Falo por mim. Vomito até as tripas quando ando de barco, hehe mad

Mô, morre de inveja aí: vou pra Disney! Bati o martelo hoje. Tô precisando descansar a mente Aôôôuuuunnnnnn :roll: ...e não tem lugar no mundo melhor do que a Disneylândia pra fazer isso, né? razz

Beijos, Môôôô! Saudades também!! mrgreen

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Zé, aproveitando essa sua deixa, hoje mesmo me perguntaram qual é a melhor época para ir para a Disney e não pegar os parques cheios. Como Orlando é uma falha no meu currículo, pergunto aqui aos trips que melhor época seria essa. Ele pode tirar férias em qualquer mês do ano. Além disso, existe um passe que autoriza furar a fila, mas parece que é bem carinho, não é?

Zé
PermalinkResponder

PêEsse, a melhor negócio é fugir das férias e feriados escolares aqui dos EUA.

O calendário escolar americano funciona mais ou menos assim: as aulas começam no outono - geralmente no final de agosto ou começo de setembro - e terminam em meados de junho. No final do ano, antes do Natal até meados de janeiro, tem o winter break. No final de fevereiro ou começo de março, e final de abril, algumas escolas dão breaks de uma semana pros alunos (winter e spring breaks). As férias escolares acontecem no verão, entre meados de junho e final de agosto. Portanto, resumindo, a melhor época para se viajar para a Disney (e EUA em geral) sem enfrentar muita fila nas atrações seria entre a segunda semana de maio e a primeira semana de junho. Setembro e outubro também é legal. Novembro já começa a ficar friozinho em algumas partes dos EUA (além disso tem o feriado de Thanksgiving no final do mês que é complicadíssimo).

Com relação aos passes da Disney... os caras estão sempre mudando o esquema. Mas atualmente funciona assim: você pode comprar passes que variam de 1 até 10 dias de acesso aos parques (mas só pode visitar um parque por dia). Você pode incluir a opção "Park Hopper" que lhe dá o direito de visitar vários parques num mesmo dia (dentro da validade do passe). Tem a opção também de incluir os parques aquáticos. É óbvio que esses adicionais encarecem o passe, mas valem a pena. Exemplo de preço: passe para 7 dias + opção Park Hopper para um adulto = US$ 287,00.

Na verdade não existe um passe específico para furar filas. O que existe é uma opção chamada "Fastpass" que lhe permite furar a fila em algumas atrações e em horários específicos. Funciona assim: em alguns "brinquedos" existem maquininhas self-service ou guichês "Fastpass" onde você usa o seu passe para emitir, de graça, o seu ticket Fastpass para visitar aquela atração em uma outra hora e sem enfrentar a fila.

Acho que é isso... mrgreen

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Zé, pela sua descrição também aparece uma "janela de sossego" entre a segunda semana de março e a última de abril, não é? Sobre o esquema dos passes, vou copiar e colar seu comentário para ele. Obrigado mesmo.

Zé
PermalinkResponder

PêEsse, essa janela entre março e abril não é muito legal porque é a época das semanas de spring breaks aqui nos EUA.

Encontrei uma página nas internets grin que tem um gráfico que mostra: tempo gasto em fila nas atrações da Disneylândia (mas serve também para a Disneyworld) X época do ano X número de visitantes nos parques. Confere lá! http://www.scottware.com.au/theme/feature/atend.htm

Camilla
CamillaPermalinkResponder

PêEsse, ano passado eu fui na primeria semana de março e estava excelente! praticamente sem filas (claro, tinha gente, mas estava tudo muito rápido pq não estava lotaaaaaado!!!). To voltando agora na última semana de março e te conto como foi depois smile
quanto ao FastPass o Zé já explicou!!
beijinhos

Lena
LenaPermalinkResponder

Camila,
neste ano a Páscoa cai na última semana de março, quando costuma ocorrer o Spring Break. É possível que a Disney esteja mais cheinha, não?

Camilla
CamillaPermalinkResponder

Bem provável Lena, mas o nosso carnaval esse ano não colaborou smile na volta eu conto como estava, beijinhos.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Zé, qdo vc vai pra Disney? Dependendo da data, a gente pode se esbarrar por lá... \o/

Zé
PermalinkResponder

Vou no dia 15 de maio e volto dia 22. Vamo nessa? mrgreen

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Ai, Zé! Por poucos dias a gente não vai se ver. Vou no fim de abril. Fiquei triste agora. sad

Zé
PermalinkResponder

Eita, quase! Qualquer dia desses vou te visitar aí no Havai mrgreen

P.S.: Sr. Ricardo Freire, este post é sobre a Disney. Se o Sr. quiser continuar esse assunto sobre o Chile, por favor procure outro post mais adequado mrgreen

Quem mandou deixar a gente cuidar do blog? Agora güenta a turma do fundão! mrgreen

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Gargalhadas!!!!!!!!!!!!

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

huahaahhua que ótimo! hauahua

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

lol
lol
lol

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalinkResponder

Ze... vc existe mesmo ou é igual a Rometa??? Estou morrendo de rir aqui!!!!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Hahahahahaha!!! Zé, vc é uma figuraça! grin grin grin grin

E viva a turma do fundão!

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Gente!O VnV ganhou vida própria!
Conosco ninguem podosco né!
Bjs a todos e torço para que tudo esteja bem com todos aí pros lados do Chile.Pelas reportagens que eu vi aqui muita destruição!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Zé, excelente escolha!!!! Tem um século que não vou pra Disney!
Será que se eu fizer um dramalhão o namorido se comove? :roll:
Estou proibida de pensar em viajar pelos próximos 2 anos... snif!
Beijos!!

Zé
PermalinkResponder

Mô, leva o namorido no Playcenter e faz ele assistir ao show da "MONGA - A Mulher Macaca". Tenho certeza que ele vai querer sair correndo de lá e ir direto pra Disney! lol

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Ele é esperto!! lol
Vai dizer que nem adianta, Zé... lol
Vou fazer uma poupança clandestina e dizer que ganhei. :roll:
QUe tal??? rsrs

Zé
PermalinkResponder

Bem feito! Quem mandou casar? Casar é: dividir os trapinhos cry

Faz assim: venham pra Vermont. Eu banco. Tudo de graça! Sou rico mrgreen

Natalie
NataliePermalinkResponder

Se eu já não conhecesse o Zé pessoalmente, iria imaginar que ele não existe. Eu choro de rir com seus comentários. =D

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Assina aqui: x__________
Vou te passar os nomes para vc emitir os bilhetes, tá?? lol
Ah, e a minha conta, vc sabe, para a verba das comprinhas... mrgreen
Ah, Zé, eu bem queria, viu? Gosto tanto de viajar, aí deve ser mó lindo! Vai para a wish list!!! smile

Dri
DriPermalinkResponder

Aqui no Rio, no Tivoli Park, era KONGA!

Majô
MajôPermalinkResponder

Zé, por que você não vem com a Débora e os meninos pra conVnVenção no Rio em abril ? wink
Estamos esperando vocês aqui de braços abertos lol lol lol

Zé
PermalinkResponder

Majô, gostaria muito! Mas não dá. Abril é o mês que eu trabalho lol

Falando sério: os meninos estão em aula, a Débora trabalhando e eu também. Quem sabe no fim do ano, né? wink

Vou tirar esse break agora em maio só pra descansar a cabeça. Tô precisando.

Beijots! mrgreen

Majô
MajôPermalinkResponder

Haha, confessou que você enrola o ano inteiro mrgreen
Vocês não têm break na Páscoa ? A conVnVenção é no fimde seguinte à Páscoa. Ao invés de Miami, descansa a cabeça aqui e ainda pega praia wink

Zé
PermalinkResponder

Páscoa aqui é e não é feriado, não tem break, Majô. Celebra quem quer. País politicamente correto... sabe cumé, né? Melhor não puxar a sardinha pra nenhuma religião, pra não dar rolo...

Então, já paguei quase tudo antecipado dessas férias na Disney... não dá mais pra voltar... done! Vou passar a Páscoa com o Mickey eekops:

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Uebaaa , o twitter se mudou pra cá , até o chefe voltar e acabar com a bagunça wink

Zé
PermalinkResponder

OOOOps! shock

Sylvia, ainda não me acostumei com o twitter... Como é que que eu vou fazer minhas bagunças com 140 caracteres só? Não dá! Tem que ser aqui mesmo! mrgreen

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Zééé , pra mim twitter é sinonimo de amenidades ,bagunça que a gente fazia aqui antes
do western union da idade moderna aparecer.
Temos ainda umas 24 horas pra voltar a experimentar o gostinho de antanho...

Jurema
JuremaPermalinkResponder

hahahá, acho que o Riq vai morrer de rir quando tiver conéquitado de novo... Isso se ele não estiver em fase TPM e surtar... wink Oh Capitain our Capitain
E vivam os bons tempos novamente!

Majô
MajôPermalinkResponder

Você devia ter trocado uma idéia antes :mrga reen:

Haha bagunça boa essa, velhos tempos wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

E não é que nós já temos "um passado" , Majô ?
Já tá quase na hora de começar a escrever as memórias grin

Majô
MajôPermalinkResponder

lol lol lol

Lena
LenaPermalinkResponder

Então é por causa do Twiter que não tem mais tricot aqui?? E o Riq proibiu?? E eu não sabia??? Ai meu Deus!!! Tenho medo do Twiter! Medo de viciar e ficar ainda mais atrapalhada shock

Ricardo Freire

O tricõ foi pro Twitter porque o Twitter é mais adequado, só isso...

E voltou neste post porque este post É um tricô smile

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Ueba, Riq, estava todo mundo preocupadaço com vocês...
E viva a turma que adora um tricô mas não tem condições de seguir o Twitter (como eu)!

Lena
LenaPermalinkResponder

lol lol lol

Marcie
MarciePermalinkResponder

desculpe, mas não tem uma escala básica em Niviorqui, não? Saudades docês!!! wink

Denise Mustafa

ai... Boa sorte, Riq!!! Vai dar tudo certo!
buen viaje!

Rodrigo Barneche

Eu iria certo! Chile tem dessas coisas, faz parte. Ano passado foi a erupção do Chaitén que alterou nossa rota.

Come um mote con huesillo por nós. Boa viagem!

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Puxa, vi agora as fotos de Santa Cruz (Vale do Colchagua) destruída. Eu estava lá precisamente há uma semana e a região estava linda, cheia de restaurantes novos, toda preparada para a festa da vendimia. Uma grande pena...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Dá uma sensação horrível, né? Eu tou sentindo isso em relação a Santiago... E já passei pela mesma coisa quando cheguei do Peru em 2007 - vim de Lima e dias depois houve aquele terremoto terrível... sad

Arthur | Agora Vai

Quando viajamos a um lugar, ele passa a fazer parte das nossas vidas para sempre. Qualquer acontecimento posterior nos afeta, como se fosse um pedaço da terra natal. Viajar é ampliar a "terra natal".

Como já estive no Chile, sinto essa catástrofe como se fosse aqui, com um "membro da família".

PS: ontem não consegui acessar nenhum site de servidores localizados fora do Brasil (wordpress, hotmail, etc). Alguém mais teve esse problema? Pensei até que o terremoto tivesse rompido a conexão com algum hub fundamental.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Tb penei por aqui , só após o almoço é que as conexões melhoraram .

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Carla, também passei por Santiago nessa viagem do carnaval ampliado. Mas é que Santa Cruz e as outras cidades próximas são menores, pequenininhas, menos preparadas. É triste, até porque o Chile se tornou destino ou escala de muita gente e para muitas viagens. Tomara que tudo volte ao normal logo...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Pois é, eu mencionei Santiago porque foi onde estive agora... Mas, acompanhando as notícias me sinto bem como o Arthur disse, porque em 2000, quando fui ao Chile pela primeira vez, fui a várias cidades da região mais afetada. Viajar é mesmo "ampliar a terra natal"...

Vera Lucia
Vera LuciaPermalinkResponder

Acabei de ver a foto da Igreja de Santa Cruz com o teto destruído, uma pena. Cheguei do Chile segunda-feira. Fomos visitar as viñas antes da colheita, que ocorrerá entre 5 e 7 de março. Santa Cruz me encantou muito pelas estradas vicinais de boa qualidade; as frutas deliciosas; pequenos e bons restaurantes; o simpático povo; as parreiras carregadíssimas, lindas. Tenho certeza que o Chile vai se recuperar bem, sinto pelas vidas que se perderam.

Cláudia Holder

Eu passei o Carnaval no Chile. Voltei pro Brasil no dia 21/2, ou seja, uma semana antes do terremoto...

Ricardo Freire

Putz, tava pensando em dar uma chegadinha por lá.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Vá sim e faça uma forcinha para realizar as caminhadas longas pelos lindos parques, palavra de alguém que ODEIA colocar os pés para fora (quer coisa mais feia que pé de homem, deveriam baixar uma lei proibindo a exibição de pés masculinos em locais públicos) e só caminha de tênis ou bota... hehehehe.

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Estou com o Zé!
Já não iria mesmo sem o terremoto.
De qualquer maneira, boa viagem e pelo visto, teremos (mais) grandes posts por aqui.
E Carla, me avisa quando você for pra algum lugar!! sad

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Sacanagem, o Edu chamou a Carla de pé frio (risos)...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Edu: lol lol lol Eu tenho que te avisar quando eu for pra você ir antes ou na mesma época...

PêEsse, eu sou pé quente - o terremoto só acontece depois que eu venho embora... shock

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Ops mrgreen !

Juliana Amorim

Caros trips, preciso da ajuda de vcs para montar meu roteiro para Europa.
Vou com meu marido visitar dois amigos, um em Dusseldorf e outro em Bruxelas. Como presente de aniversario de casamento, terminaremos a viagem com 10 dias em Paris. A grande questão é: começar por Dusseldorf ou Bruxelas? Não estou conseguindo montar isso. Ou as passagens ficam MUITO caras ou as conexões são intermináveis.
A Air France tinha sido a primeira opção mas este ano as passagens deram uma subida de mais de 75% do valor que tínhamos visto ano passado. Agora a TAM está com preço mais interessante, mas as conexões da chegada estão muito complicadas (Londres com troca de aeroporto!!!!Nem pensar.) Os trechos internos faremos de trem ou low coast.
Alguém pode me ajudar??? Minha agente de viagem está me ajudando, mas eu tenho certeza que vcs, caros tripulantes, poderão me dar uma LUZ!!!
Minha primeira opção seria :
Trajeto 1: GIG- DUS
Trajeto 2: DUS-AMS
Trajeto 3: AMS – BRU
Trajeto 4:BRU- PARIS
Trajeto 5: PARIS – GIG
A segunda opção é:
Trajeto 1: GIG- BRU
Trajeto 2: BRU-AMS
Trajeto 3: AMS – DUS
Trajeto 4: DUS- PARIS
Trajeto 5: PARIS – GIG
Alguém pode me ajudar??? Minha dúvida é principalmente com o trajeto 1!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Pensando unicamente na ordem das cidades , a opção dois me parece muito mais interessante wink

Juliana Amorim

Pelos meus dados tb parece a mais conveniente em relação a preço X conexões.
Verifiquei que a ida pode ser feita com uma conexao no Porto pra Bruxelas , com 3h de diferença entre voos.
Sylvia: Bruxelas Ams, AMS- DUS dá pra ser de trem, não é? Vi uma passagem DUS-PARIS pela Air Berlin por 16 euros.
Posso confiar na Air Berlin?

juliana
julianaPermalinkResponder

Silvia e trips: tive que fazer umas adaptações no meu roteiro e Dusseldorf não estará mais nele( substituida por Berlim!!!). agora surge uma dúvida cruel:qual a melhor maneira de ir de AMS a BERLIM? Não descobri nenhuma low coast que faça o trecho.
Entretanto vi no ITA SOFTWARE que há uma possibilidade de fazer pela Lufthansa o trecho ams-ber- par por R$375 ( será mesmo???)
Alo Trips!!!! Se alguém puder ajudar, eu agradeço!!!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

o Ita fornece os preços em dólares.

juliana
julianaPermalinkResponder

Mô : trocando o local de compra ele disponibiliza em reais

Ricardo Freire

Juliana. Por favor não triplique perguntas. Já respondi nos outros dois posts em que você perguntou.

Juliana amorim

Desculpa

lucia helena torres

é, decisão difícil esta de embarcar rumo ao Chile, neste momento. Para mim, já não teria mesmo prazer e não encontraria, digamos, diversão, em estar num local onde a população estivesse passando por uma tragédia dessa dimensão; a não ser que eu pudesse ser útil de alguma forma. Assim, só embarcaria, em condições seguras, se fosse esse o jeito de me retirar de cena...de volta pra casa!
Boa viagem,
Lu

Ciça
CiçaPermalinkResponder

Oi pessoal, estou com passagem marcada para Santiago 1/3 as 8:00. Vou (iria, talvez) pegar um navio para Ushuaia em Valparaíso. Estou sem saber se acabo de arrumar a mala! Vou com uma agência que disse que vai dar a resposta hoje as 20:00.
Vocês tem alguma notícia sobre a estrada que liga as 2 cidades?
Ciça

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Nossa Ciça.. imagino a angustia que voce deva estar.
Eu que irei (iria) embarcar dia 13 já esotu aqui nos nervos rs.

Virginia
VirginiaPermalinkResponder

Fábio, estou na sua situação, passagens compradas para o dia 16. Estou em compasso de espera, vendo o noticiário, mas em princípio estou pensando em pagar a multa e remarcar mesmo. Mas tem que ser bem analisado...

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

O pior é a espera não é mesmo?
Muito ruim.
Ainda não reservei a hospedagem.
Estou pensando em subir pra Colômbia e Venezuela, também via Smiles, esta indecisão sufoca =(

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Desisti, Chile ficará para uma próxima.

Zé
PermalinkResponder

Tô achando que o pé-frio aqui da "comuna" não é a Carla, não. Tá lembrado da viagem pro México, Fábio? Eu hein?! sad

Fábio, nunca, jamais pense em nos visitar aqui em Vermont, tá? mrgreen

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Eu, México, Zé? rs
Acho que é outro o Fábio ao qual você se refere.
Mas posso dizer que o México é um dos meus sonhos smile
Onde fica Vermont? smile

Zé
PermalinkResponder

Oh, Fábio, desculpaê! Confundi os nomes eekops: Liga não, é a idade chegando... Tô ficando senil razz

Bom, sendo assim, o Sr. está convidado a nos visitar aqui em Vermont mrgreen

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ô, Zé, eu não sou pé frio, não... Os terremotos só acontecem depois que eu vou embora, viu? Aliás, fiquei na Califórnia 3 meses e o Big One nem aconteceu... mrgreen

Não era o Fabio NG que ia pra Cancún? wink

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Bem, se o terremoto só acontece quando você vai embora podemos dizer que você tem sorte isso sim smile

Zé
PermalinkResponder

Carla, você é pézinho quente sim! grin

Hahaha... putz, se viu a bagunça que eu aprontei com esses Fábios. Muita gente por aqui! Muita gente! Não tô dando conta mais de decorar todos esses nomes! shock

Camila
CamilaPermalinkResponder

Ciça, eu também iria amanhã para Santiago, de onde iria para Pucon, mas o voo foi cancelado... Fiquei até agorinha na espera, sem saber se haveria uma solução, nas não teve jeito. sad

Dani Polis
Dani PolisPermalinkResponder

Riq, nao se esqueca de mostrar as fotos depois =D

Guta
GutaPermalinkResponder

Boa sorte e otima viagem Riq! bjus

Adriana Pessoa

Acho que minhas férias de julho no Chile (assim como a do ano passado), não irão acontecer. Já estou até com reservas em Santiago. Seria Ski+Santiago, com passeios às vinícolas. Julho passado foi por causa da gripe suina (tenho filho de 11 anos) agora este terremoto...o problema é que a infraestrututa da cidade foi bastante abalada, de acordo com as notícias. Até julho não há tempo para recuperar...fora que bate a maior insegurança. O que vcs acham?
Bjs

Carla
CarlaPermalinkResponder

Por enquanto não dá para ter uma opinião embasada, Adriana, é muito cedo. Se a sua viagem é apenas em julho, não há motivo para se precipitar agora e cancelar as férias. No seu lugar, eu esperaria um mês ou dois para ver como estará a situação, e só então decidiria o que fazer.

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Olha, se fossem férias a semana que vem talvez vc devesse reconsiderar ou avaliar melhor... mas férias em julho? Eu não decidiria nada agora. Espera o pessoal avaliar os estragos e por aí vai. Os danos não são exatamente proporcionais ao que a gente vê: vidro quebrado e reboco caído são coisas fáceis de consertar, já a ponte que liga Chilán ao norte é mais complexa. Mas eu esperaria pelo menos 15 dias até ter uma ideia exata da situação no local.

Ricardo Freire

Adriana, estarei em Santiago dentro de no máximo quinze dias. Darei notícias. Me parece tranqüilo que em julho tudo esteja normalizado. O maior terremoto da história do Chile foi em 1960, e em 1962 eles estavam fazendo uma Copa do Mundo...

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Para ser mais preciso, Riq, o maior terremoto já registrado desde que o sismógrafo foi inventado no fim do séc. XIX. 9,6 graus na escala Richter, o que equivale mais ou menos a um tremor 42 vezes mais intenso que o dessa semana,

Camilla
CamillaPermalinkResponder

Andre,
só uma correção - a escala de Richter é adimensional, não é medida em graus! Apesar de estar super em voga por conta dos atuais terremotos, a forma de se referir a magnitude de um terremoto naquela escala não comporta a expressão 'graus'. Isso tem sido um horror reverberado pelos meios de comunicação - toda hora aparece um repórter falando em "tantos (ai) graus(ai)" na escala Richter.
Então, para deixar sua informação mais correta, o tal terremoto mencionado, foi o maior já registrado com magnitude de 9,6 na escala de Richter.
beijinhos

Ciça
CiçaPermalinkResponder

É Fabio, estou arrumando a mala...tirando inspiração não sei de onde!!A agencia até agora nada....

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Eita...no Estadão esta que o aeroporto esta fechado primeiramente até as 9 horas de amanhã.
E amanhã teremos mais noticias.
Não quero passar as férias em casa.... então se não for pra ir quero que a Gol diga o que antes pra eu poder elaborando o meu plano C rs

Ciça
CiçaPermalinkResponder

Ei Camila,
como você soube do cancelamento do vôo?

Camila
CamilaPermalinkResponder

Ciça, foi pelo call center da Tam. O meu voo sairia às 16:25 de São Paulo.

Arthur | Agora Vai

Que frustração, Camila, como você escreveu no seu blog, é até constrangedor a gente reclamar de não poder viajar quando os problemas lá são bem mais graves, mas que frustra, frustra. Espero que tudo volte logo ao normal no Chile, país do qual gostei muito (como todos os outros) e que você e o seu namorado possam conhecer de norte a sul esse belo país, de uma vez só, como você escreveu.
(não respondi no seu blog, pq consigo acessar no trabalho, mas não abre o campo de comentários aqui...)

Camila
CamilaPermalinkResponder

Arthur, o blog mudou de endereço, mas continua hospedado no blogger, então muitas coisas ficam bloqueadas... sad

O mais chato foi ser tão em cima da hora e a incerteza nos dois útimos dias, mas poderia ser muito pior. Imagina se eu estivesse lá! Agora tô aqui tentando encontrar uma viagem para fazer de carro(ficar em casa nas férias não dá, né?), mas parece que tá chovendo em tudo quanto é canto!

Ernesto, o pato

Riq

Diante das noticias, eu consideraria a possibilidade de voltar pela Argentina, por Calayfate. De qualquer maneira os locais vão informar voce melhor. Pelo que tenho lido a situação em Santiago está bastante complicada.

Ricardo Freire

Eu estou voltando para Ushuaia, de lá foi ao Calafate, talvez cruze para ver Torres del Paine, então vou a Bariloche. Lá eu vou fazer o cruce de lagos. Então saberei como vai dar para ir do sul do Chile a Santiago.

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Eu embarcaria certo. Aprendi no Viaje na Viagem impresso: "na CNN parece sempre pior." =)

Ricardo Freire

Com efeito mrgreen

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Extra Extra!

Aeroporto de Santiago retorna operações!

(?)

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1509371-5602,00.html

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Foi a mesma viagem que eu fiz em dezembro de 2008 e eu AMEI!!! Divirtam-se muito! wink

Ciça
CiçaPermalinkResponder

Estou aqui com a mala pronta e parece que vamos embarcar as 15hs e não as 8hs!
Camila, o call center da Lan está sempre ocupado, ou não atendem...No site não tem esta informação.
Vai ser mesmo uma pena perder esta viagem, que deve ser incrível! Por outro lado esta espera esta dando nos nervos!!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Ciça, de manhã a atendente da Tam garantiu que seria cancelado (na Lan eu tb não consegui falar o dia todo). Estou até agora acompanhando e realmente não saiu a confirmação do cancelamento. Liguei lá de novo agora e novamente falaram que amanhã deve ser cancelado e que receberam a informação de que o aeroporto reabrirá só terça-feira. Mas agora tô apreensiva, porque sem o cancelamento eu fico na mão. O problema é que tô em Uberlândia e iria pra SP às 08:15, mas como vou sair daqui com essa incerteza? E se eu não vou e o aeroporto reabre? Eles já estão remarcando as passagens, mas só tinha pro dia 08/03 e aí eu já não posso mais. Pro dia 02/03 ainda tinha uma vaga. Você também vai com a Lan?

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Camila, alguns sites estão noticiando sobre a abertura do Aeroporto de Santiago.
Eu iria, o máximo que pode acontecer é você não embarcar, se isto acontecer creio que a Lan deverá proceder com os devidos ressarcimentos.

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

A Gol esta isentando os clientes das taxas de remarcação e cancelamentos para voos até 07/03. E curiosamente só esta comercializando passagens para Santiago apartir do dia 08.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Cheguei atrasada - depois de 3 dias quase que totalmente desconectada por ordens maridais - e digo: em embarcaria sem a menor hesitação. Espero que vocês tenham uma viagem maravilhosa. Essa é "a" viagem dos meus sonhos, mas preciso arrumar um(a) amigo(a) para ir comigo: maridão não vai nem por decreto. Aproveite muito! mrgreen

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Desculpem, mas não pude me conter.

Tomara que - com o terremoto no Chile - ninguém fique bravo com quem quiser ir à Argentina, Peru, Bolívia...

Só a minha mãe mesmo que não quer que eu vá à Colômbia, para onde irei na sexta-feira, mas é por medo de que o terremoto "pegue lá"...Mas mãe está perdoada.

Cristina Barroca

O que tenho a dizer é: Bon Voyage!!!
Espero que seja "muy Lindo", seguro e confortável.

Aproveite.

Arthur | Agora Vai

Infelizmente, hoje veio a notícia do tsunami que acabou atingindo o próprio Chile, no litoral Sul, em Constituición e Dichato, além do arquipélago de José Fernandez. Mesmo com a reabertura do aeroporto de Santiago, acho que não há clima para ir para lá, principalmente o roteiro que a Camila iria fazer, no Sul.

Ricardo Freire

Concepción fica ao sul de Santiago, mas não é litoral sul do Chile. Convenciona-se chamar de sul a parte de Puerto Montt. Acredito que não tenha havido danos nessa área (só às estradas de acesso de Santiago para lá).

Carla
CarlaPermalinkResponder

Riq, não foi Concepción, não, foi Constitución mesmo... wink O tsunami atingiu Talcahuano, Constitución e outras cidades costeiras menores. Mas realmente a região fica a cerca de 500 km ao sul de Santiago, não na região que se costuma chamar de sul do Chile.

Uma vez que o aeroporto de Santiago retome a normalidade, me parece que não haverá problema para se chegar ao sul, porque a região dos Lagos Andinos não foi atingida. Mas para se poder fazer o percurso por via terrestre vai levar mais um tempo, já que, como apontou o André, há vários pontos de interrupção na Ruta 5 Sur, além da queda de uma ponte...

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Olha, a situação foi um pouco diferente do "tsunami" asiático. Vou poupá-los dos detalhes técnicos da geologia, mas o tsunami que ocorreu por lá está para o da Indonésia/Sri Lanka/Índia como as inundações que atingiram Angra dos Reis estão para os alagamentos maciços da Holanda anos atrás.

Ciça
CiçaPermalinkResponder

Camila, ia pela Lan sim. E aí o que você decidiu?
Acabo de consegui falar com eles. (03007880045). As informações são: o voo de Rio (8hs), SP (10:00) foi cancelado. Talvez saia um voo Rio 15 hs, mas com embarque prioritário chilenos idosos, crianças e acompanhantes que precisam voltar a seu país. No momento, a Lan não esta tratando de reembolso, devido a todos os outros problemas prioritários (o que a meu ver é justo). O atendente sugere remarcar os bilhetes, mas eu vou preferir deixar isso por conta da agência, ja que tenho um pacote com navio. Além disso, disseram que estão com extrema dificuldade de comunicação (só receberam 5 atualizações desde o 1 terremoto.
A previsão (extra oficial) (da Lan) é que os vôos comecem a normalizar dia 3, ainda com embarque prioritário.

Parece que agora vai começar a batalha do reebolso. Alguém tem dicas?
No mais, com certeza, assim que possível, iremos conhecer este país maravilhoso... que esperamos em breve estar reconstruído!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Ciça, eu comprei pela Tam, mas o voo na ida seria operado pela Lan. Ontem depois que falei no call center já vi que não teria mesmo jeito e desisti. Seria muitam incertezas em cima da hora.

Comprei as passaagens na Tam Viagens. Daqui pouco vou lá par pedir o reembolso. Depois conto como foi, mas acho que será tranquilo.

Ermesto, o pato

Eu acredito que a LAN vai ser correta. Ela não deveria cobrar multa, e me parece que se deve dar algum tempo para que eles façam o reembolso. Imagino que a situação deve estar dificil, e o que aconteceu, por eviente não é uma culpa da cia. aerea.

ANA SANTOS
ANA SANTOSPermalinkResponder

Cheguei de Buenos Aires ontem ( estava no Chile até o dia 25). No aeroporto de Buenos Aires todos os vôos do Chile apareciam como cancelados. A informação que tivemos ontem é que o aeroporto só voltaria a funcionar hoje. Essa semana o aeroporto estará sobrecarregado...

Luca
LucaPermalinkResponder

Um amigo que está em Punta Arenas me escreveu ontem à noite:

" hola , aca bien aca el terremoto no llego , ni tampoco el maremoto estamos muy alejado del pais , que son muy escasas las provabilidades que suceda algo asi , pero igual afectado con lo que paso con el resto de pais , mucha gente muerta y ahora se suma que estan robando en supermercados , tiendas y tambien quemandolas imaginate no hay agua y la gente quema las pocas cosas que quedaron en pie."

Nem tanta falta de infra, mas falta de clima...

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Cadê o Riq? Eu vi ontem no JN que ninguém estava conseguindo sair de avião de Punta Arenas e fiquei preocupada com eles.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Paulinha, pelo que entendi eles voltam pra Ushuaia de navio mesmo, apenas fazendo uma rota diferente. E depois viajam um pouco pela Argentina antes de fazer o Cruce de Lagos. A partir daí, vamos ver como se desenrola essa viagem... wink

A questão é: o Riq estava contando com o acesso à Internet em Punta Arenas para dar notícias. Mas será que o sistema de comunicações lá não foi afetado?

Natalie
NataliePermalinkResponder

Acordei pensando nessa possibilidade. Não sabemos se o sistema de comunicação está funcionando normalmente. Mas acredito que esteja tudo bem. Como o Riq mesmo disse, a empresa é séria e não iria colocá-los em nenhuma roubada. Logo logo ele passa por aqui pra dizer "hello" smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Terça a noite , pipols grin

Ricardo Freire

Desembarquei ao meio-dia, antes das 13h já tava dando notícias aqui mrgreen

Gracias por la preocupación eekops:

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Bienvenido !!!!!!!!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Muito bem!!! Espero que tenham aproveitado muito o passeio - e que a volta também seja ótima! grin

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ele disse que daria notícias hoje Paula Bicudo, vai ver o navio ainda não chegou. Estará tudo bem graças a Deus, ele só vai reclamar da chuva wink Fiquei uns dias desconectada e me atualizei hoje de tudo - fico feliz que ninguém de nós estava no Chile e que meu amigo lá tá bem. E o comandante pela região que sonho conhecer...justo agora! Isso é que é timing! Lamento pelos que não puderam embarcar para sonhadas férias lá, mas tudo acontece qdo tem que ser, espero que em breve possam curtí-las lá. Bjs

Majô
MajôPermalinkResponder

Temos que contar com a possibilidade de não haver conexão. Talvez demore um pouco mais para conseguirem dar notícias. Pelo que leio e ouço, está tudo precário por lá.

Majô
MajôPermalinkResponder

Belê, o comandante já está na área lol lol Welcome back smile

Laura
LauraPermalinkResponder

É isso aí... Já está no twitter... Que bom!

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Bem vindo de volta, Riq!

Valdez
ValdezPermalinkResponder

Riq,

Não deixe de tomar algunas botellas de Dom Melchor e Alaviva, ambos fantásticos. smile

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Valdez, quanto custa um Don Melchor lá? Aqui custa quatrocentinho sad

JB
JBPermalinkResponder

Zè Maria,

Lembro que um Don Melchor bem safrado custava pouco menos de 200 reais por lá. Eu provei os dois (um cálice apenas, claro) na visita a Concha y Toro e confesso que o Almaviva ganhou de goleada.

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Valdez, se for barato, pode mandar umas duas garrafas!! rs
E acho que você quis escrever Almaviva, né?
Me lembro que comprei um 2002 por U$ 70 lá na Concha y Toro. Barato demais!!

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Edu, depois que você vai aqui na www.tenutalafortuna.it e compra supertoscanos por 20 euros, esses viinhos chilenos por 70 dólares não são 'baratos demais'.

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Zé, é barato (uns R$140) em relação ao que se cobra por aí num "lerrítimo" Almaviva (uns R$500).
Será que a Tenuta La Fortuna entrega aqui na grande Ferraz de Vasconcelos? smile Ou na ConVnVenção ??

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Edú, eu fiquei na casa de um amigo que é delegado de degustação na Lombardia em setembro. Ele e seus amigos respiram vinho o dia todo, e tomam barolos, sangioveses e franciacortas de 12, 18, 20... 30 euros no máximo. Se existe uma coisa barata na Europa, é vinho, e você sabe isso melhor que eu. Eu perguntei se eles entregam no Brasil e a resposta, juro por Deus, quase me matou de vergonha, com meu amigo Erminio ajudando a traduzir pra mim: não, porque não chega! Se você for pra Montalcino, eles tem um agriturismo de sonho, onde fiquei. Acho que não tem nem site...

Riq
RiqPermalinkResponder

Queridas e queridos,

Não aconteceu nada durante a viagem: nem o terremoto nem o tsunâmi nos atrapalharam (só uns ventinhos de... 150 km/h no domingo). Tirei fotos lindas e estou gostando muito de tudo.

Só o que me derrubou foi a internet aqui em Punta Arenas: não consegui terminar o post da viagem (ia subir DOIS posts novos).

Peço desculpas a todos e agradeço de coração toda a preocupação.

Estamos embarcando daqui a pouco de volta a Ushuaia. Chegamos sábado, quando então vou dedicar o dia inteiro a atualizar o blog.

Até lá, tricotem à vontade mrgreen

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Ótimo retorno pra vcs !

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ui... Ventinhos de 150km?!? Foi no Cabo Horn? wink

Aproveitem muito a viagem de volta!

Amelia
AmeliaPermalinkResponder

Eba!Boas noticias, Riq!
Volte numa boa enquanto esperamos as novidades!
Enquanto isto na terra do tricô ....@@...

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Entrei mesmo pra saber noticias...fiquei preocupada...mas ainda bem esta tudo certo!!!
Aproveitem a viagem!!!
Depois ficaremos sabendo por voce como esta o chile.

Malu
MaluPermalinkResponder

Como é bom ter notícias de vocês!!!! Continuem com esse astral e ótima viagem de volta para Ushuaia.Bjs.

Isabel O., Portugal

Eu também ainda não entrei na fase "mais-dependente-ainda-não-é-possível" por isso cá vai mais um pontinho:
Conhecem ROMERO LUBAMBO E LENY ANDRADE? Deve ser a pergunta mais imbecil do mundo mas cá pela lusitânia é uma dupla desconhecida.
Estão no Lincon Center na época em que estarei em Nova York. Já ouvi na net, e é bem romanticozinho para o ano da celebração dos 15 anos de casados.
Beijinhos
Boa Viagem

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Isabel, não é não. Eu não faço a mínima idéia de quem seja Romero Lubambo, mas Leny Andrade é famosa por aqui.
Oba! Os twiteiros avisam para nós de fora do Twiter antes do Comandante entrar no ar. wink Só pude passar agora e ainda disse para minha mãe - vou conectar para ver se Riq e Nick estão bem wink

Ricardo Freire

Romero Lubambo é um grande violonista que acompanha Leny já há muitos anos.

Leny é uma das grandes divas da MPB, Isabel! Está no panteão das estrelas máximas. Eu fui ver um show dela no Bluebird ano retrasado e sabe quem estava na platéia? Tony Benett!

Ela pooooode!

Isabel O., Portugal

Bem me parecia que tinha ido ver assim uma figurona e podia ser esta senhora... Só que não consegui descobrir o post onde deixou esse relato, para confirmar o nome.
Nós somos fanzérrimos de Tony Benett.
Obrigada por ter respondido à posteriori.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Adoro esse tricô que rola por aqui, espero que continue... Eu tambem não sigo o Twitter, não sei como se faz. Boa viagem de volta, Riq!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar