Patagônia pra… mim :-)

Cinco Hermanos, Ushuaia

Estou começando agora um pequeno périplo pela Patagônia. Embarco — se tudo der certo — num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na Patagônia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: não posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)

No oooutro domingo, pego um vôo para El Calafate. De lá não sei se dou um pulinho em El Chaltén, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche — que, depois do Calafate, é a região que me interessa mais.

De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.

E depois… bom, depois é outro post 🙂

Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.

Mas aceito pitacos, sobretudo na questão Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas não sei se é um passeio pra mim.

O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?

Me contem, pufavô…

107 comentários

Riq, com certeza você nos brindará com relatos de uma linda viagem e fotos de tirar o fôlego 😎
Não deixe de vistoriar o carro e o estepe – lembra da história que contei das meninas que não tinham como provar e morreram numa grana – quando alugar o carro.
Ah e o whisky on the rocks 😉

Entãoo!! Faz diaass que tento lhe falar da minha viagem entre a ARgentina e o Chile até o fim do mundo, mas parece que você não lê os comentários que são postados aqui!

Fui recentemente ao Chile, visitei muita coisa que vale a pena mesmo ser mencionado!

No Chile voei desde a cidade de Santiago a Punta Arenas. Não deixe de visitar o Seno Otway e a Isla de Magdalena via Punta Arenas se está a procura das pinguineras mais distintas do planeta. Tudo isso foi documentado lá no blog boa viagem!
Vale lembrar que fiz também um passeio completo de um dia a Torres del Paine! Se quiser dicas creio que lá vai encontrar muita atualização fresca sobre o local!

Se for útil foi um prazer auxiliar e compartilhar!

Tou doida pra saber como é que vcs vão encarar tudo isso sem havaianas .:D

Vamos ficar na torcida com El Chalten, que é cara ou coroa total ,o Fitz Roy raramente aparece ..
* tem um super mega jipaõ no Calafate , que está sempre estacionado na rua principal , e que os gringos super recomendam pro passeio; vou cacifar

E tb tou doida pra saber se vcs tb vão achar o Perito , assim tão improvável e impactante .

Tô gostando de dar palpite na viagem do Comandante!

O Pavan aí em cima recomendou o mini-trekking sobre o glaciar Perito Moreno. Nós fizemos também. É lindo. Mas é CANSATIVO horrores. Dizem que é uma caminhada leve, e a parte em terra é mesmo, mas quando você vai pra cima do glaciar… ai, ai, ai. Te põem grampones, e toca subir gelo e descer gelo, com uma pisada especial (pro grampão pegar), que acaba com o joelho dos pobres mortais. E vamos ser sinceros: um passeio desse NUNCA seria feito na Alemanha. Você passa na beiradinha de buracos (lindos, é verdade) que tem quilômetros de fundura no gelo – é morte certa se você cair ali. O passeio começa com todo mundo encapotado, e termina com todo mundo tirando a roupa e bufando. Quando chega a hora de tomar uísque com gelo do glaciar, já está todo mundo suado. Não sei se estávamos muito fora de forma (estávamos), mas foi um dos programas-de-contar-pros-netos, como dormir no Saara sem banheiro, que eu achei ótimo mas que não volto nem amarrada.
So you know, antes de ir!

Riq, em Bariloche, não deixe de alugar um carro!
O tal do circuito chico é bonito, mas muito dentro da cidade (mas tem uns mirantes fantásticos).
O lindo mesmo é o tal do circuito grande, e a rota dos sete lagos ( https://www.patagonia.com.ar/rionegro/bariloche/circuitogrande.php ) Vale a pena até levar um picnic pra fazer em um dos inúmeros miradores no caminho (ou comer em Villa la Angostura, como fizemos).

O outro passeio legal é ir até o Cerro Tronador ( https://www.patagonia.com.ar/rionegro/bariloche/cerrotronador.php ) – mas o legal são as vistas dos lagos até chegar lá. Tem um hotel daqueles antigos logo antes do Cerro que fica num lugar lindo, e tem um almoço razoável.

Achei ótimo estar de carro, pra ir parando em todos os lugares interessantes (eu sou meio contemplativa). Dá pra fazer concurso de quantos tons de azul e verde podem existir no mundo…

E realmente, só faça o Cruce de Lagos num dia claro – a gente não viu quase nada (vamos ter que voltar, hehe) quando estava chovendo. Se você for parar em Peulla, lá só tem dois hotéis e o mais novo, o Natura, é mais bonito e arrumadinho, até pra almoçar (nós dormimos). Não sei se você vai animar a fazer todo o percurso, mas em Puerto Varas, de novo, alugue um carro – ir fazendo a volta do lago, parando nas cidadezinhas, é ótimo.

Em Ushuaia, na cidade, gostei da visita ao antigo presídio (uma coisa meio Alcatraz tupiniquim) e de comer centolla (humm!)
Os parques da região são lindos também, especialmente o Tierra del Fuego ( https://www.patagonia.com.ar/tdelfuego/ushuaia/parquenactierra.php ) – que dá pra visitar de van, e só andar pra ver os lagos, sobre umas passarelas de madeira suspensas, molinho.

Óbvio que você já sabe, mas pra mim o mais impressionante da Patagônia foi o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate. Depois, os arredores de Bariloche, especialmente pela facilidade de chegar e pelo custo/benefício.

Ai, que vontade de voltar!

Riq,

Torres del Paine é mesmo para quem quer caminhadas! A vista das torres é embasbacante, mas demorei mais de 4 horas pra chegar lá e 3 horas pra voltar, fora as pernas e joelhos destruídos (faria tudo de novo, rsrs!). Para ver as paisagens a partir das estradas internas, basta um dia de excursão ou aluguel de carro. Acho que o passeio compensa. Mas eu não faria a excursão a partir de El Calafate, pois é muito cansativo. Ficaria em Puerto Natales, faria um dia de passeio pelo parque e outro de navegação pelos glaciares Serrano e Balmaceda.
Alternativamente, poderia dormir uma noite no parque e fazer um cavalgada no outro dia, antes de voltar pra PN.
Em El Calafate, o Mini-trekking é IMPERDÍVEL! Fiz num dia de sol, não senti frio, nem desgaste físico e fiquei com muita vontade de voltar lá um dia e fazer o Big Ice.

Boa viagem,

Pavan.

Riq, que bom que você resolver ir à Patagonia!
Torres del Paine é um parque lindo, mas que dá pra fazer de um jeito sem esforço. A gente foi de pacotinho, com uma van que levou a gente pra lá, a partir de Puerto Natales. A van para na Cueva del Milodón (uma caverna grandona sem graça) e depois segue pro parque, que é liiiiiiiindo. De carro, dá pra ir parando nos mirantes, cada um com uma vista mais bonita (e com o esforço de sair da van e caminhar dez metros, pra achar o ângulo mais bonito pra foto). Por fim, o almoço é num dos refúgios que tem lá, o do Lago Grey, com uma vista… Depois do almoço nos convidaram gentilmente a dar uma caminhada – de uns dois quilômetros, se tanto, no plano e subindo uma pequena inclinação, pra ver melhor um glaciar. A caminhada era tranqüila, mas eu abandonei no meio, porque estava ventando bastante (e o vento passava pelo glaciar, imagina que gelinho) e voltei serelepe pra contemplar a paisagem linda de dentro do refúgio.
Então, não tem sacrifício nenhum DENTRO do Parque de Torres de Paine, que é belíssimo. O problema é chegar lá.
De El Calafate são SEIS HORAS de um busão sem ar condicionado (nem precisa – fomos em fevereiro e estava fresco), que passa por um desertão que é a fronteira de Argentina e Chile até Puerto Natales, que uma das cidades mais feias que já fui (só a frente do lago é bonitinha). De lá, pega-se (no dia seguinte) uma van pra ir passear no parque o dia todo. O problema é que essas estradas todas são de rípio, e não chega nunca. Depois que fomos, dois amigos fizeram a mesma rota mas foram direto para o Parque, dormir em um dos refúgios (eles te pegam de van no posto da fronteira, evitando o resto da viagem a Puerto Natales). Tem até um Explora dentro do Torres del Paine. Eles ficaram num refúgio, gostaram muito, mas acharam as acomodações muito simples, sem nada o que fazer de noite.
Se você topar chegar lá, o Torres del Paine é magnífico! :mrgreen:

Ah, claro que é um passeio para voce… Tem lindas rotas para fazer de carro, não é preciso ser um heavy treker para ir lá.

E, nossa solidariedade ao Chile, atingido por um forte terrremoto…

Riq

Torres só mesmo de carro. Pegue o onibus até Puerto Natales, e de lá alugue um carro. Duas dicas importantes. Procure se possiviel um carro com o vidro trincado – e exija que isto esteja no contrato- pois e muito comum que uma pedra da estrada trinque o vidro. Se não for o caso, reduza bastante a velocidade quando vier o outro carro, para evitar que as pedras trinquem o vidro. E, verifique com a máxima atenção o estepe do carro pois é um lugar em que voce pode precisar dele. Eu recomendo tambem olhar com cuidado o carro antes da entrega, pois já ouvi relatos em que foram cobrados riscos e pequenos amassos já existentes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito